Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Suborno. E agora?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Suborno. E agora?

    Boa noite a todos!
    Primeiro que tudo tenho que dizer que visito este site há já algum tempo, mas só agora criei um perfil devido ao que me aconteceu.

    Sem ser muito específica, o meu instrutor pediu-me suborno para passar o exame de condução. Não só uma vez, mas várias. Quando lhe disse que não estava interessada, o seu comportamento mudou totalmente; ameaças indiretas, levantava a voz várias vezes comigo, tudo que fazia era alvo de crítica, etc etc. Claro que no dia do exame isto não mudou, e adicionou-se mais este stress desnecessário a uma situação que por si só ja é bastante estressante.
    Reprovaram-me (claro, não paguei!), e decidi fazer queixa na PJ. Segundo o que me consta, o processo está agora a andar para a frente.
    Alguém me sabe dizer o que se vai passar? Como é que eles vão seguir isto para a frente?
    O que disse à PJ foi que não queria uma situação em que fosse a minha palavra contra a do instrutor, isso seria o pior pois não levaria a lado nenhum a não ser talvez um processo muito demorado.

    Peco desculpa pela falta de pormenores, mas devido ao caso não posso escrever muito.

    Um grande obrigado

    #2
    Esperemos que ande mesmo para a frente e não para trás como os parques de manobras ao abandono.

    Comentário


      #3
      Há dias apareceu por cá um user que pretendia saber como subornar o examinador, tu queres saber como não subornar - que tal entrarem em contacto e fazer uma "troca de galhardetes"?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por velhinh0 Ver Post
        Há dias apareceu por cá um user que pretendia saber como subornar o examinador, tu queres saber como não subornar - que tal entrarem em contacto e fazer uma "troca de galhardetes"?
        Lembrei.me do mesmo! Tinhas apresentado este ao examinador, ele subornava, passavam os dois e ficavam os três contentes!!
        Que mau timing...

        Comentário


          #5
          O que não faltam são instrutores mais velhos metidos nesses esquemas, esses e assediar mulheres nas aulas de condução.

          Sad but true...

          Comentário


            #6
            Porque é que não pediste para mudar de instrutor? Se bem me lembro onde tirei a carta era possível pedir para mudar...

            Comentário


              #7
              eu uma vez falei disso ao meu instrutor e ele disse que não pedia nada a ninguém, só se as pessoas falassem e que não era para ele, mas sim para o dono da escola. o que é certo é que eu só passei â 2ª e mesmo assim não dei dinheiro a ninguém. isto há mais de 20 anos.

              Comentário


                #8
                Eu nunca subornaria ninguém para passar e desde já os meus parabéns pela atitude.
                No entanto isso talvez irá levar a investigação para não ser a tua palavra contra a dele e pode demorar
                Quando foi o meu exame fomos 2 e no final de ambos os exames o instrutor apenas disse estão os 2 aprovados e se toda a gente conduzisse desta forma eu não sofria do coração

                Comentário


                  #9
                  Agora é aguardar pela diligências que sejam feitas...

                  Mas e se chegar a vias de facto, isto é, indícios do crime em questão, poderás de facto vir a ser chamada como testemunha... e mesmo, te ser dada a oportunidade de te constituíres assistente..

                  Comentário


                    #10
                    Queixa na PJ ?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                      Queixa na PJ ?


                      Pois essa parte... tinha-me passado ao lado...

                      Mas podes fazer a queixa em qualquer órgão de policia ou mesmo perante o Ministério Publico.

                      Depois claro está e atendendo às competências de cada órgão criminal, será entrega ao organismo competente.

                      Comentário


                        #12
                        A gravação dessas conversas no telemóvel ou em chamada em tempo real, seria prova admissível em tribunal?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Angela26 Ver Post
                          Boa noite a todos!
                          Primeiro que tudo tenho que dizer que visito este site há já algum tempo, mas só agora criei um perfil devido ao que me aconteceu.

                          Sem ser muito específica, o meu instrutor pediu-me suborno para passar o exame de condução. Não só uma vez, mas várias. Quando lhe disse que não estava interessada, o seu comportamento mudou totalmente; ameaças indiretas, levantava a voz várias vezes comigo, tudo que fazia era alvo de crítica, etc etc. Claro que no dia do exame isto não mudou, e adicionou-se mais este stress desnecessário a uma situação que por si só ja é bastante estressante.
                          Reprovaram-me (claro, não paguei!), e decidi fazer queixa na PJ. Segundo o que me consta, o processo está agora a andar para a frente.
                          Alguém me sabe dizer o que se vai passar? Como é que eles vão seguir isto para a frente?
                          O que disse à PJ foi que não queria uma situação em que fosse a minha palavra contra a do instrutor, isso seria o pior pois não levaria a lado nenhum a não ser talvez um processo muito demorado.

                          Peco desculpa pela falta de pormenores, mas devido ao caso não posso escrever muito.

                          Um grande obrigado

                          Queixa na PJ... em que departamento já agora?

                          Queixaste-te de quem? Instrutor? Escola? Examinador? Entidade examinadora? de todos? ou de nenhum?

                          Pode ser meu defeito de fabrico...mas esse conteúdo de mensagem está um pouco incongruente.

                          1º faltou o contato com a escola na pessoa do seu diretor;
                          2º a troca de instrutor (alegando dificuldades de relacionamento, postura ou falta de capacidade comunicativa do instrutor) sem detalhar (pagas um serviço tens o direito de ser bem atendido);
                          3º antes da ideia mágica dos filmes de ir à PJ, queixa no portal DECO (para marcar/carimbar logo a escola);
                          4º ter meios de prova (os smartphones gravam tão facilmente e tão bem qualquer conversa);
                          5º a tal queixa ou via site a tal denuncia anónima...

                          https://www.policiajudiciaria.pt/denuncia-anonima/#
                          https://www.policiajudiciaria.pt/form/denuncia.php
                          https://qe.pj.pt/login

                          de uma forma ou de outra a coisa rolava...

                          Entretanto sem entrares em grandes pormenores...já mudaste de escola, solicitando transferência para outra? Para reiniciares aulas práticas.

                          Comentário


                            #14
                            vamos ver se não é um fake school driving

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                              Queixa na PJ ?
                              Sim a PJ tem piqutes de serviço...é possivel...raro mas possível.
                              Os piquetes são mais para ação após solicitação de outras forças.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Picard Ver Post
                                A gravação dessas conversas no telemóvel ou em chamada em tempo real, seria prova admissível em tribunal?


                                Desde há uns anos a esta parte, os juizes tem vindo a valorar os mesmos... ainda que se enquadrem num meio de prova ilícita.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                  Pois essa parte... tinha-me passado ao lado...

                                  Mas podes fazer a queixa em qualquer órgão de policia ou mesmo perante o Ministério Publico.

                                  Depois claro está e atendendo às competências de cada órgão criminal, será entrega ao organismo competente.
                                  Pois, ao ministério público sabia que podias fazer queixa, por vezes até indicado para quer fazer queixa de uma polícia.
                                  Agora queixas à PJ nem eu fazia ideia que isso existia.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                    Desde há uns anos a esta parte, os juizes tem vindo a valorar os mesmos... ainda que se enquadrem num meio de prova ilícita.
                                    Talvez não utilizem para agravar penas mas pelo menos, digo eu, que serve para os juízes na medida do que a lei lhes permite, aplicar o máximo de pena.
                                    E serve também para " caso duvidas houvesse "

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                      Talvez não utilizem para agravar penas mas pelo menos, digo eu, que serve para os juízes na medida do que a lei lhes permite, aplicar o máximo de pena.
                                      E serve também para " caso duvidas houvesse "


                                      Fica à livre apreciação dos juízes, se bem que de há uns anos a esta parte, os mesmo tem valorado os ditos.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Se não tens provas do delito... não há nada a fazer! Vai dar tudo em nada, infelizmente!

                                        A única hipótese era a judiciária "arranjar" uma jovem agente (tipo com a tua idade), inscrever-se na escola e esperar pelo pedido de suborno, tal como te aconteceu a ti e havia flagrante delito. De outra forma... é complicado!

                                        Devias ter gravado/filmado o ocorrido, pedido para mudar de instrutor... se der para o torto ainda podes ser acusada de difamação e teres que recorrer a um advogado para te defender... com o risco de ainda teres que indemnizar o inspetor, mas se aparecerem mais pessoas a queixar-se (certamente houve outros casos)... aí a coisa muda de figura!

                                        Tens coragem, tempo, nervos e dinheiro para te chateares por causa disto?

                                        Comentário


                                          #21
                                          quando tirei a carta (em 2002) o meu instrutor avisou-me logo que não se metia em esquemas, se eu quisesse pagar ao examinador tinha de ser eu a tratar disso.

                                          já á irmã de um colega, o examinador já dentro do carro perguntou se havia novidades, como não havia, lá se arranjou maneira de a rapariga chumbar

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Picard Ver Post
                                            A gravação dessas conversas no telemóvel ou em chamada em tempo real, seria prova admissível em tribunal?
                                            Se ligares para um banco, ou outra entidade oficial, é comum que te perguntem "autoriza que se grave a chamada?"

                                            Isto porque, para servir de prova, todos os intervenientes na chamada têm que ter conhecimento de que estão a ser gravados. Caso contrário, eles simplesmente gravavam e não perdiam tempo a pedir-te permissão para nada. Por isso, sim, é admíssivel em tribunal se houver um aviso claro que ambas as partes estão cientes da gravação.

                                            Mas lá está, quem sabe que está a ser gravado, também tem mais cuidado com o que diz.

                                            Se não me falha a memória, o famoso caso "apito dourado" sofreu por causa disso. As chamadas existiram, mas nem todos os que estavam a ser gravados sabiam das escutas, por isso, a "prova" foi dada como inadmissível.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                              Talvez não utilizem para agravar penas mas pelo menos, digo eu, que serve para os juízes na medida do que a lei lhes permite, aplicar o máximo de pena.
                                              E serve também para " caso duvidas houvesse "
                                              Bem visto, se servirem para aplicar a pena máxima, não precisam de as utilizar para agravar penas ...

                                              Percebeste o que disseste?

                                              Comentário


                                                #24
                                                É por essas e por outras que os exames (e aulas) deveriam ser registados em vídeo para posterior análise de entidades competentes, acabariam muitos destes problemas com a nota.

                                                Estou a falar de escolas reais, não de escolas fake

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por velhinh0 Ver Post
                                                  Bem visto, se servirem para aplicar a pena máxima, não precisam de as utilizar para agravar penas ...

                                                  Percebeste o que disseste?
                                                  Percebi. Por isso é que disse " dentro do que a lei lhes permite " . Ou seja dentro daquilo que as outras provas legais permitem aplicar.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Já agora, estas situações não abonam muito a favor da escola de condução, e deixar avaliação negativa pode influenciar o sucesso da mesma.
                                                    A menos que a malta vá logo para a escola na mesma rua onde habita, normalmente faz-se o trabalho de casa para perceber a qualidade da escola para fazer uma boa escolha, porque não são todas iguais.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Uma pergunta: no dia que o instrutor pediu o suborno, porque não queixa na escola (livro de reclamações), polícia e mudança de escola de condução?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Obrigado pelas vossas respostas, realmente bastantes pontos de vista e muitas coisas para considerar. Valeu bem a pena fazer a conta e perguntar!

                                                        As gravações de audio infelizmente não são admissíveis como prova, e segundo a PJ, são até ilícitas, talvez criando uma situação pior que a do instrutor corrupto (eu perguntei se poderia recolher provas desta maneira, e esta foi a resposta que me deram).

                                                        Não me queixei na escola sendo esta muito pequena, e segundo familiares é bem possível que todos lá estejam envolvidos no esquema. Sim, estou a pensar em mudar de escola para repetir o exame, penso que seria essa a escolha certa pois não quero que isto aconteça outra vez.

                                                        A PJ foi muito acolhedora, e ajudaram com o processo. Não escolhi o departamento, entrei e perguntei para falar com um investigador. Ao que parece, isto é considerado pelo Ministério Público como um crime público, e a investigação vai decorrer com certeza. Mas a minha dúvida ainda se mantém, como vai proceder agora? A minha preocupação é mesmo ter de ser a minha palavra contra a dele. Mas acho que não me iriam pôr nessa situação, isso seria uma decisão muito pouco inteligente.

                                                        Vi que alguém disse que poderia ser constituída como assistente para a investigação, uma coisa que já tinha pensado, mas que me deixa um pouco nervosa. Mas a questão aqui não é de nervos, dinheiro, tempo, etc, como alguém também mencionou. É uma questão de se fazer as coisas como tem de ser, sem medos de fraudes quando estou a aprender a conduzir, nem ter de contar com dinheiro extra para pessoas corruptas.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por velhinh0 Ver Post
                                                          Há dias apareceu por cá um user que pretendia saber como subornar o examinador, tu queres saber como não subornar - que tal entrarem em contacto e fazer uma "troca de galhardetes"?


                                                          Tu és mau!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Não és constituída assistente... poderás és tu, te constituíres assistente (isto respeitando os prazos legais).

                                                            Quanto às gravações já foi referido o que as "mesmas valem".... e a valoração que poderá ou não ser dada... etc etc..

                                                            Com a "notícia do crime", iniciou-se a fase de inquérito, em que serão tomadas diligências para apurar se há matéria para deduzir ou não acusação...


                                                            Mas poderás ser arrolada como testemunha por parte do MP... se isso avançar.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X