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    Golf IV GTI

    Boa tarde a todos,
    Ando há algum tempo a pensar em comprar um Golf IV GTI, quero comprar um carro engraçado para conduzir de vez em quando, que nao seja muito caro e que eu goste realmente. Nisto este carro enquadra-se perfeitamente, para além que os motores sao fiáveis e é um carro que marcou aquela altura.

    Gostava de perguntar aqui quais as grandes diferenças da versão 1.8T de 150cv e da 1.8T de 180CV. São motores totalmente diferentes, ou a VW apenas melhorou/alterou algo? Ao nível de problemas conhecidos que tivessem, algo problemático?
    Em caso de alguem tiver feedback sobre a condução propriamente dita, tambem gostava de ter algumas opiniões!

    Cumprimentos

    #2
    Se queres um carro de fim-de-semana que seja divertido de conduzir, não o vais encontrar num IV GTI.

    Comentário


      #3
      o Golf IV GTI é provavelmente o pior GTI na historia dos Golfs GTI. Excelente qualidade mas extremamente aborrecidos (dentro do que é um Golf GTI claro).

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
        Se queres um carro de fim-de-semana que seja divertido de conduzir, não o vais encontrar num IV GTI.
        Foi exactamente isso que ele perguntou!!

        Respondendo à questão da potência, abaixo as principais diferenças (retirado do Wikipedia.de):

        Editado pela última vez por LinoMarques; 06 June 2020, 21:29.

        Comentário


          #5
          golf IV GTI: The worst GTI ever!

          https://drivetribe.com/p/watch-is-th...Q62EGgXSWwOt7g

          Comentário


            #6
            Obrigado pelas respostas desde já!
            Portanto estão todos de acordo que o golf IV gti nao é muito divertido. Tambem ja tinha lido isso realmente mas gosto mesmo do carro.

            Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
            Sobre o video, nao deixo de parte fazer uma alteração ou outra no carro, talvez no turbo por exemplo. Dizem no video que alterando o carro que ele fica muito melhor, mas isso acontece com qualquer carro a verdade é essa. (Excepto nos que metem os diesel a deitar fumo e acham muita piada...)

            Voltando ao ponto principal, já nao será facil encontrar um exemplar destes que nao esteja com muitos kms (ou martelados...), com o motor 180cv (o de 150cv alterado tambem chega aos 180cv la esta, mas isso ja sabe) e originais a um preço decente.
            A questão é que, como disse, quero um carro deste genero, e com um design interessante. Como disse, nao deixo de parte alterar ligeiramente o carro mecanicamente ou esteticamente, mas sem "azeite" obivamente.

            Ja agora, sugestoes em vez do golf IV gti? O que se consegue encontrar normalmente? A rondar entre os 4000 e 6000€ talvez. É que primeiro há a decisao do quê comprar e só depois a fase da pesquisa e de ver o que vai aparecendo.
            Carros que nao sejam os ja conhecidos 106 gti, saxo cup, 206 gti, civic, etc. Podem ser super divertidos de conduzir... mas nao é esse tipo/segmento de carro que procuro lá está.

            Cumprimentos

            Comentário


              #7
              O Golf IV foi um carro fantástico, a curvar era bastante neutro. É um carro sólido, bonito (subjetivo) mas a variante GTI deixava muito a desejar em termos de performance.

              Obviamente que com uns pózitos na eletrónica, turbo maior, uma suspensão Bilstein B6/B8 ou Coilovers como opção low cost e já fica um carro mais engraçado.

              Dizia-te para procurares um Focus Mk1 ST 170cv, mas como não foi um carro muito vendido por cá, os que encontras é 10k euros para cima.

              Isto claro, ficando pelo segmento C.

              Sempre podes subir de segmento e procurar uma AR 156, um Bmw E46 6 em linha, etc, etc.

              Comentário


                #8
                Nesse segmento como alternativa poderias encontrar era o 306 GTI/S16 ou um Xsara VTS 167cv. Mas um por cá nesta altura do campeonato é uma tarefa impossível.

                Dentro da família Golf e por esses preços, não sendo é certo um GTI, o V GT -apesar dos primeiros 1.4 TSI terem um histórico de problemas- é bem melhor "desportivo" que qualquer IV GTI. O chassis melhorou imenso.

                https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#3a10af6674

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                  Nesse segmento como alternativa poderias encontrar era o 306 GTI/S16 ou um Xsara VTS 167cv. Mas um por cá nesta altura do campeonato é uma tarefa impossível.

                  Dentro da família Golf e por esses preços, não sendo é certo um GTI, o V GT -apesar dos primeiros 1.4 TSI terem um histórico de problemas- é bem melhor "desportivo" que qualquer IV GTI. O chassis melhorou imenso.

                  https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#3a10af6674
                  Xsara VTS tambem eu queria mas são raríssimos e provavelmente muito caros.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                    Foi exactamente isso que ele perguntou!!

                    Respondendo à questão da potência, abaixo as principais diferenças (retirado do Wikipedia.de):
                    Ele fez uma suposição relativamente errada. E eu argumentei em relação a isso.
                    Como eu, outros.

                    Com certeza que o intuito dele em abrir esta thread seria mais que se informar acerca da questão de potências como, aliás, o deu a entender posts depois.
                    Também não percebi o porquê de apenas teres respondido ao meu post, quando outro user corroborou exactamente o que eu tinha escrito, depois de mim.

                    Ah... Em relação à qualidade de interiores; os Golf IV também são péssimos.

                    Comentário


                      #11
                      Ao contrário do que os que aqui escreveram, pelo menos parece nunca terem conduzido um VW Golf IV GTI..., eu já conduzi e muitos quilómetros...

                      Às vezes faz me confusão a quantidade de vezes que aqui se fala de que os carros não são divertidos de conduzir...ainda me hão-de dizer o que é que é essa tal diversão a conduzir...

                      Para mim, um carro que tenha um motor lesto, que curve e trave bem, seja estável a alta velocidade e seguro em todas as ocasiões, é um carro divertido de se conduzir...

                      Sobre o comportamento do VW Golf IV, não me vou pronunciar, pois é já sobejamente conhecido.

                      Uma coisa é certa, quando apareceu, era somente o melhor da classe, deixando todos os outros bem longe...

                      Claro está, hoje está ultrapassado...como tudo o tempo passa por ele!

                      O que conduzi muitos quilómetros, 150 cvs, caixa de 5 velocidades, 20VT,

                      - andou até perto dos 400.000 kms,

                      - as bobines tiverem que ser substituídas mais do que uma vez,

                      - caixa de velocidades reparada duas vezes, carreto da terceira com problemas.

                      - motor com boa velocidade de ponta e reprises,

                      - o assobio do turbo era um must!!

                      Cumps

                      Comentário


                        #12
                        Oscari opiniões são opiniões, mas acho que quando dizemos que " é o melhor do segmento " , parto do princípio que quem diz isso é porque já experimentou todos os concorrentes...

                        Como isso raramente é verdade....

                        Fica sempre uma opinião baseada em pouco, porque uma coisa é uma opinião relativamente ao que se conduziu, outra é dizer que é melhor que X ou Y.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por oscari Ver Post
                          Uma coisa é certa, quando apareceu, era somente o melhor da classe
                          Quando apareceu já tinha a fama de ser aborrecido.
                          Qualquer outro do segmento tinha melhor comportamento dinâmico.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por oscari Ver Post
                            Ao contrário do que os que aqui escreveram, pelo menos parece nunca terem conduzido um VW Golf IV GTI..., eu já conduzi e muitos quilómetros...

                            Às vezes faz me confusão a quantidade de vezes que aqui se fala de que os carros não são divertidos de conduzir...ainda me hão-de dizer o que é que é essa tal diversão a conduzir...

                            Para mim, um carro que tenha um motor lesto, que curve e trave bem, seja estável a alta velocidade e seguro em todas as ocasiões, é um carro divertido de se conduzir...

                            Sobre o comportamento do VW Golf IV, não me vou pronunciar, pois é já sobejamente conhecido.

                            Uma coisa é certa, quando apareceu, era somente o melhor da classe, deixando todos os outros bem longe...
                            Contrariamente ao que estás para aí a dizer, o comportamento do Golf IV foi criticado desde o day 1. Era o calcanhar de Aquiles daquela geração e essa é a razão porque na história do Golf GTI, o Mk4, é o parente pobre e de menor pergaminhos desportivos e mais burgueses para andar pouco mais que em frente.

                            Tudo porque para compensar o peso a mais e sendo a plataforma PQ34 uma variante pouco modificada da A3 usada no Golf Mk3, a taragem da suspensão obrigava a um setup péssimo de dureza e reduzida deslocação vertical da carroçaria, o que aliado a um eixo traseiro tecnicamente muito simples, tornava-o nem confortável nem divertido de conduzir, saltitante.

                            Longe, na matéria dinâmica, de qualquer referência na categoria como passou a ser o Focus Mk1 ou eram o 306/Xsara.

                            Tudo corrigido na PQ35 e no Golf V (GTI), cujo grande argumento face ao anterior era mesmo a evolução no comportamento dinâmico.

                            Comentário


                              #15
                              Também conduzi o carro em questão e era genericamente equilibrado e andava bem.

                              Sendo seguro e previsível não seria provavelmente das coisas mais divertidas, mas as criticas eram essencialmente essas, comportamento pouco irreverente e estimulante.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
                                Também conduzi o carro em questão e era genericamente equilibrado e andava bem.

                                Sendo seguro e previsível não seria provavelmente das coisas mais divertidas, mas as criticas eram essencialmente essas, comportamento pouco irreverente e estimulante.
                                Mesmo em performance em curva parece que não era grande coisa, segundo me lembro de ler na época.
                                No entanto, cada um terá a sua opinião após o conduzir.
                                Depois, não havendo carros perfeitos, sobrará sempre críticas.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                                  (...)

                                  Ah... Em relação à qualidade de interiores; os Golf IV também são péssimos.
                                  peço desculpa conta argumentar, mas por esta afirmação não creio que conheças o interior do Golf IV.
                                  dá 10-0 a muita da concorrência da altura em termos de qualidade. Entras num Megane I (por exemplo) e entras no Golf IV e a diferença é abismal, quem diz no megane diz no Astra, Xara (mesmo sendo um projeto mais antigo)306...etc
                                  aliás, o comprovativo da qualidade vê-se em parte á sobrevalorização na venda destes carros nos usados.


                                  Apesar de nunca ter conduzido o "real" GTI (1.8 de 150cv ou 180cv, etc..) no Golf IV conduzi praticamente todos os outros motores, inclusive no Bora (tive 2, 1.9 de 115cv e outro 150cv AWD) e alguns no Passat e posso afirmar que o Golf IV em nada tem de desportivo, mesmo com as afinações GTI, há outros carros no mercado bem melhores em termos de performance desportiva.
                                  Editado pela última vez por KingTDI; 07 June 2020, 17:16.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por KingTDI Ver Post
                                    peço desculpa conta argumentar, mas por esta afirmação não creio que conheças o interior do Golf IV.
                                    dá 10-0 a muita da concorrência da altura em termos de qualidade. Entras num Megane I (por exemplo) e entras no Golf IV e a diferença é abismal, quem diz no megane diz no Astra, Xara (mesmo sendo um projeto mais antigo)306...etc
                                    aliás, o comprovativo da qualidade vê-se em parte á sobrevalorização na venda destes carros nos usados.


                                    Apesar de nunca ter conduzido o "real" GTI (1.8 de 150cv ou 180cv) no Golf IV conduzi praticamente todos os outros motores, inclusive no Bora (tive 2, 1.9 de 115cv e outro 150cv AWD) e alguns no Passat e posso afirmar que o Golf IV em nada tem de desportivo, mesmo com as afinações GTI, há outros carros no mercado bem melhores em termos de performance desportiva.
                                    Comutadores que se partem com facilidade, plásticos a escamar, ruídos parasitas com fartura.

                                    A sobrevalorização do IV só se dá porque é um VW e, em segunda análise, porque provavelmente será um pêdê da moda.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Mais uma vez obrigado pelas respostas! Muitos testemunhos pelo que vejo. Lá está, apesar de tudo penso que é um carro minimamente marcante. Mas opiniões muito distintas tambem.

                                      Por partes:

                                      Sobre possiveis alternativas, sem ser os BMW E46 (referidos pelo user delta18) nao vejo mais nada. Alfa romeo nao quero ir por aí. A questão é que para os preços dos Golf iv gti talvez estejamos a falar mais de E36 do que E46... e 318i/is em vez de 320i talvez tambem...

                                      Foram referidos focus mk1 St, 306 Gti, xsara VTS. Mas são raros e carissimos a verdade é essa.

                                      Não vejo mais mais grandes alternativas para este tipo de carro e aí reside a "questão".


                                      Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                      Dentro da família Golf e por esses preços, não sendo é certo um GTI, o V GT -apesar dos primeiros 1.4 TSI terem um histórico de problemas- é bem melhor "desportivo" que qualquer IV GTI. O chassis melhorou imenso.

                                      https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#3a10af6674
                                      Esse golf V já fica caro demais para um carro para dar umas voltas, para alem de que qualquer que seja o carro com estas idades é preciso pagar o carro e ter dinheiro de parte para uma revisão completa tambem.


                                      Cumprimentos

                                      Comentário


                                        #20
                                        E acrescentar que mesmo dentro dos Golf IV gti tambem há a dificuldade de nao ser tão facil encontrar os de 180CV como os de 150CV

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                                          Comutadores que se partem com facilidade, plásticos a escamar, ruídos parasitas com fartura.

                                          A sobrevalorização do IV só se dá porque é um VW e, em segunda análise, porque provavelmente será um pêdê da moda.
                                          a resposta requeria referir qual o carro que não dá problemas se formos a ver por esse ponto.
                                          na altura que tive o Bora havia no serviço um 306 do mesmo ano e comparando por exemplo em termos de ruídos parasitas no interior o 306 parecia uma "lata velha" no Bora nem um chiu...
                                          Se reparar não é só o Golf IV que é sobrevalorizado, é todo o grupo VAG que basicamente tem o mesmo interior (dentro do segmento).

                                          Comentário


                                            #22
                                            Ainda hoje um Golf IV arruma qualquer Fiat em qualidade de alinhamentos e de pintura.

                                            Ainda hoje nenhum Fiat conseguiu ter um interior com um tablier em mousse de idêntica qualidade (o Stilo foi o que chegou mais próximo e não será por acaso que em reacção ao estrondoso domínio do Golf IV que se assistia durante o seu desenvolvimento), nem tantos pilares forrados a tecido, nem topos das portas traseiras com revestimento mole e nem sequer a qualidade do revestimento do piso/alcatifa do mesmo Golf IV.

                                            Se não entendes isso e te limitas a falar no rubber touch descascado e dois ou três problemas conhecidos de pouca qualidade ou engenharia em componentes/peças específicass para concluires que a qualidade do Golf IV é péssima, bem, é apenas mais uma para o conjunto das idiotices em torno da ideia geral febril de tanto fanático italiano que os alemães só vendem por causa do símbolo e de que é tudo uma cabala.

                                            Vendem porque este interior em 97 estava 3 segmentos à frente dos italianos e 2 dos franceses equivalentes, ponto. Ainda hoje, 20 anos depois, um Fiat Tipo último modelo é mais fatela e menos luxuoso, por maior evolução que toda a indústria sofreu e upgrade considerável na qualidade dos interiores.

                                            Editado pela última vez por Andre; 07 June 2020, 17:29.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Ralph351 Ver Post
                                              E acrescentar que mesmo dentro dos Golf IV gti tambem há a dificuldade de nao ser tão facil encontrar os de 180CV como os de 150CV
                                              é mais fácil comprar um TT do que um GOLF IV GTI, seja com que motor for.

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                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                                Ainda hoje um Golf IV arruma qualquer Fiat em qualidade de alinhamentos e de pintura.

                                                Ainda hoje nenhum Fiat conseguiu ter um interior com um tablier em mousse de idêntica qualidade (o Stilo foi o que chegou mais próximo e não será por acaso que em reacção ao estrondoso domínio do Golf IV que se assistia durante o seu desenvolvimento), nem tantos pilares forrados a tecido, nem topos das portas traseiras com revestimento mole e nem sequer a qualidade do revestimento do piso do mesmo Golf IV.

                                                Se não entendes isso e te limitas a falar no rubber touch descascado e dois ou três problemas conhecidos de pouca qualidade ou engenharia em componentes/peças específicass para concluires que a qualidade do Golf IV é péssima, bem, é apenas mais uma para o conjunto das idiotices em torno da ideia geral febril de tanto fanático italiano que os alemães só vendem por causa do símbolo e de que é tudo uma cabala.

                                                Vendem porque este interior em 97 estava 3 segmentos à frente dos italianos e 2 dos franceses equivalentes, ponto. Ainda hoje, 20 anos depois, um Fiat Tipo último modelo é mais fatela e menos luxuoso, por maior evolução que toda a indústria sofreu e upgrade considerável na qualidade dos interiores.


                                                Concordo completamente. E os golf IV (gti ou nao) envelheceram muito bem seja de interior ou de exterior. E basta ver o salto de qualidade do golf III para o golf IV para se perceber a dificuldade da concorrencia para acompanhar a evolução.

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por KingTDI Ver Post
                                                  é mais fácil comprar um TT do que um GOLF IV GTI, seja com que motor for.
                                                  Audi TT? Tambem são carissimos, e la está, é mais um carro que com a idade que tem é preciso dinheiro extra para se fazer uma revisão completa e em condições.

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por KingTDI Ver Post
                                                    a resposta requeria referir qual o carro que não dá problemas se formos a ver por esse ponto.
                                                    na altura que tive o Bora havia no serviço um 306 do mesmo ano e comparando por exemplo em termos de ruídos parasitas no interior o 306 parecia uma "lata velha" no Bora nem um chiu...
                                                    Se reparar não é só o Golf IV que é sobrevalorizado, é todo o grupo VAG que basicamente tem o mesmo interior (dentro do segmento).
                                                    A grande maioria das pessoas provavelmente dá mais importância a um interior bem construido e sem ruidos do que a uma capacidade de curvar melhor, como é compreensível.
                                                    Eu já conduzi um Xsara e adoro o raio do carro mas claro que os interiores não são do mais resistente que há.
                                                    Enfim, cada carro com o seu objectivo, mas que adorava conduzir um VTS isso adorava, mas nem vê-los.

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                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                                      Ainda hoje um Golf IV arruma qualquer Fiat em qualidade de alinhamentos e de pintura.

                                                      Ainda hoje nenhum Fiat conseguiu ter um interior com um tablier em mousse de idêntica qualidade (o Stilo foi o que chegou mais próximo e não será por acaso que em reacção ao estrondoso domínio do Golf IV que se assistia durante o seu desenvolvimento), nem tantos pilares forrados a tecido, nem topos das portas traseiras com revestimento mole e nem sequer a qualidade do revestimento do piso/alcatifa do mesmo Golf IV.

                                                      Se não entendes isso e te limitas a falar no rubber touch descascado e dois ou três problemas conhecidos de pouca qualidade ou engenharia em componentes/peças específicass para concluires que a qualidade do Golf IV é péssima, bem, é apenas mais uma para o conjunto das idiotices em torno da ideia geral febril de tanto fanático italiano que os alemães só vendem por causa do símbolo e de que é tudo uma cabala.

                                                      Vendem porque este interior em 97 estava 3 segmentos à frente dos italianos e 2 dos franceses equivalentes, ponto. Ainda hoje, 20 anos depois, um Fiat Tipo último modelo é mais fatela e menos luxuoso, por maior evolução que toda a indústria sofreu e upgrade considerável na qualidade dos interiores.
                                                      Pois não sei, não conheço o Golf IV, mas sei que o VI nos interiores não está à frente dos segmentos D franceses seja dos anos 90 seja dos anos 2000 .

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                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                        A grande maioria das pessoas provavelmente dá mais importância a um interior bem construido e sem ruidos do que a uma capacidade de curvar melhor, como é compreensível.
                                                        Eu já conduzi um Xsara e adoro o raio do carro mas claro que os interiores não são do mais resistente que há.
                                                        Enfim, cada carro com o seu objectivo, mas que adorava conduzir um VTS isso adorava, mas nem vê-los.
                                                        os meus posts neste topico foram precisamente a querer dizer isso mesmo. Apesar da melhor qualidade do GOLF IV a concorrência tem melhor em termos de andamento...inclusive o Xsara, 306, etc...

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por KingTDI Ver Post
                                                          os meus posts neste topico foram precisamente a querer dizer isso mesmo. Apesar da melhor qualidade do GOLF IV a concorrência tem melhor em termos de andamento...inclusive o Xsara, 306, etc...
                                                          Sim sim King, eu percebi isso e quis com o meu post dizer que concordo contigo.
                                                          Nessa altura cada modelo de cada segmento tinha os seus objectivos mais definidos, isto é cada modelo tinha o seu publico-alvo.
                                                          Hoje já não é tanto assim, parece-me.
                                                          Hoje os carros estão todos muito homogéneos, pelo menos é a ideia com que fico.

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                            A grande maioria das pessoas provavelmente dá mais importância a um interior bem construido e sem ruidos do que a uma capacidade de curvar melhor, como é compreensível.
                                                            Eu já conduzi um Xsara e adoro o raio do carro mas claro que os interiores não são do mais resistente que há.
                                                            Enfim, cada carro com o seu objectivo, mas que adorava conduzir um VTS isso adorava, mas nem vê-los.
                                                            ainda acrescento mais, digo varias vezes a amigos meus que prefiro um 306 com o motor 1100cc do que um GOLF IV com o motor 1400cc...anda mais e gasta menos.

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