Anúncio

Collapse
No announcement yet.

DPF, problemas e outras coisas.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    DPF, problemas e outras coisas.

    Estava a ouvir um programa na semana passada em que o entrevistado era um professor universitario que fazia peritagens automoveis para tribunais onde ele relata um sem numero de problemas (alguns graves) com os filtros de particulas dos veiculos com motores diesel.
    Um comprador de um carro actual precisa de levar estes problemas em conta? Que problemas se podem esperar? Ate que ponto os filtros de particulas sao um problema? Serao os motores a gasolina mais resistentes a uma conducao tipica onde se fazem habitualmente pequenos trajectos (< 30Km)?

    #2
    Tens algum link para ver?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Karma Ver Post
      Estava a ouvir um programa na semana passada em que o entrevistado era um professor universitario que fazia peritagens automoveis para tribunais onde ele relata um sem numero de problemas (alguns graves) com os filtros de particulas dos veiculos com motores diesel.
      Um comprador de um carro actual precisa de levar estes problemas em conta? Que problemas se podem esperar? Ate que ponto os filtros de particulas sao um problema? Serao os motores a gasolina mais resistentes a uma conducao tipica onde se fazem habitualmente pequenos trajectos (< 30Km)?

      Um comprador actual tem de ter a consciência que anda com um laboratório debaixo dele. É o catalisador, é o fap, é o scr e adblue.....

      Quando corre mal, é o fabricante que não presta...

      Para trajectos curtos <20kms, gasolina sempre. Ou eléctricos vá..

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por nferrari Ver Post
        Tens algum link para ver?
        https://youtu.be/YLxJ7vhIlkc?t=1881

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
          Um comprador actual tem de ter a consciência que anda com um laboratório debaixo dele. É o catalisador, é o fap, é o scr e adblue.....

          Quando corre mal, é o fabricante que não presta...

          Para trajectos curtos <20kms, gasolina sempre. Ou eléctricos vá..
          Ha muita coisa que eu comeco a pensar, sao os diesel e os DPF, os hibridos/electricos e a longevidade das baterias (nao esquecer que a idade media dos carros em Portugal e' de cerca de 13 anos). Restam os carros a gasolina, terao algum problema que eu nao detectei?
          Isto quase parece obsolescencia programada por parte dos fabricantes automoveis.

          Comentário


            #6
            A gasolina passaram a ter FAP nos últimos anos...

            Eu continuo com latas velhas que não tenho pachorra para arranjar os meus

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por eblase Ver Post
              A gasolina passaram a ter FAP nos últimos anos...

              Eu continuo com latas velhas que não tenho pachorra para arranjar os meus
              Nao estava ao corrente disso. Acabei de ler que os filtros de particulas dos carros a gasolina nao tem tendencia a entupir como os dos diesel, posso confiar nisso?

              Comentário


                #8
                Tenho um carro com DPF há perto de 2 anos, comprado na altura com 174.000 km, hoje com 196.000 km, e nenhum indício de problemas com DPF, EGR, etc...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                  Tenho um carro com DPF há perto de 2 anos, comprado na altura com 174.000 km, hoje com 196.000 km, e nenhum indício de problemas com DPF, EGR, etc...
                  Pois mas isso não tem possibilidade de negar o stress que existe com os FAP's.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                    Tenho um carro com DPF há perto de 2 anos, comprado na altura com 174.000 km, hoje com 196.000 km, e nenhum indício de problemas com DPF, EGR, etc...
                    Como disse inicialmente, os problemas parecem ser mitigados quando e' normal fazerem-se trajectos mais compridos. Sera esse o caso?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                      Tenho um carro com DPF há perto de 2 anos, comprado na altura com 174.000 km, hoje com 196.000 km, e nenhum indício de problemas com DPF, EGR, etc...
                      Não quer dizer que não venhas a ter. É precisamente nessa ordem de quilómetros que eles começam a colmatar e precisam de ser substituídos ou teres de recorrer a serviços de "soluções para filtros de partículas".

                      Se é que me entendes..

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                        Como disse inicialmente, os problemas parecem ser mitigados quando e' normal fazerem-se trajectos mais compridos. Sera esse o caso?
                        É esse o caso. E fazer sempre mais um pequeno "esticanço" quando estou para parar o carro e ele está a meio de uma regeneração.


                        Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                        Não quer dizer que não venhas a ter. É precisamente nessa ordem de quilómetros que eles começam a colmatar e precisam de ser substituídos ou teres de recorrer a serviços de "soluções para filtros de partículas".

                        Se é que me entendes..
                        Mas a essa quilometragem até é mais aceitável. De qualquer forma, mandei fazer um diagnóstico há uns meses e não havia indícios de "sobrecarga".

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                          É esse o caso. E fazer sempre mais um pequeno "esticanço" quando estou para parar o carro e ele está a meio de uma regeneração.




                          Mas a essa quilometragem até é mais aceitável. De qualquer forma, mandei fazer um diagnóstico há uns meses e não havia indícios de "sobrecarga".
                          Está bem........

                          Comentário


                            #14
                            Tomo os devidos cuidados, se está a regenerar é andar mais um pouco para terminar, ou então ir para AE ocasionalmente durante uns km.

                            Comentário


                              #15
                              A minha experiência é que com percursos longos diários não se tem problema. O meu Corsa nunca teve problemas com FAP. Vendi com 334.000 km. Andamento de 130 km por dia, em duas viagens diárias de 65 km. Muitas vezes nem dava pelas regenerações. Poucas vezes acendeu a luz a indicar a interrupção da regeneração.
                              Diesel, é para quem anda muito, digo eu.
                              Não é para o meu feitio ser escravo do automóvel e ter de ir fazer kms de AE só porque é preciso ir regenerar...

                              Comentário


                                #16
                                Um comprador de um carro actual deve escolher a motorização com base na sua utilização, e não no seu gosto pessoal.

                                Hoje em dia os sistemas de FAP estão bastante maduros, logo são bastante fiáveis em caso de utilização apropriada.

                                Por aqui vão 197 mil km numa megane 3 , sem problemas de obstrução do FAP. Mas são 2x80 km/dia, só com trânsito entre o Lumiar e Telheiras.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                  Um comprador de um carro actual deve escolher a motorização com base na sua utilização, e não no seu gosto pessoal.

                                  Hoje em dia os sistemas de FAP estão bastante maduros, logo são bastante fiáveis em caso de utilização apropriada.

                                  Por aqui vão 197 mil km numa megane 3 , sem problemas de obstrução do FAP. Mas são 2x80 km/dia, só com trânsito entre o Lumiar e Telheiras.
                                  Como assim? Quais sao as motorizacoes mais adequeados para determinada utilizacao?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                    Como assim? Quais sao as motorizacoes mais adequeados para determinada utilizacao?
                                    Falo de gasóleo vs gasolina.

                                    Se meteres um carro a gasóleo, com FAP, a fazer percursos curtos. Existe a forte probabilidade de o sistema vir a dar problemas precocemente.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                      Está bem........
                                      Pois está...:

                                      Originalmente Colocado por fhff Ver Post
                                      A minha experiência é que com percursos longos diários não se tem problema. O meu Corsa nunca teve problemas com FAP. Vendi com 334.000 km. Andamento de 130 km por dia, em duas viagens diárias de 65 km. Muitas vezes nem dava pelas regenerações. Poucas vezes acendeu a luz a indicar a interrupção da regeneração.
                                      Diesel, é para quem anda muito, digo eu.
                                      Não é para o meu feitio ser escravo do automóvel e ter de ir fazer kms de AE só porque é preciso ir regenerar...

                                      Comentário


                                        #20
                                        A malta tem é de fazer a manutenção a tempo e horas e aprender a conhecer o carro.

                                        Tenho um carro a diesel, moderno e com FAP. Como já disse várias vezes, era o carro que queria comprar tendo em conta o meu plafond. E é um carro que em Portugal tem oferta praticamente inexistente a gasolina.

                                        Tenho uma utilização muito pouco ideal. Faço 3km em dias de semana (pré Covid) entre casa e a estação de comboio. No entanto, ao fim de semana dou sempre voltas maiores e faço viagens grandes com alguma frequência , o que acaba por limpar.

                                        Digamos que tenho uma utilização muito irregular, tanto faço 5km por dia durante 5 dias, como faço uma viagem de 500km num fim de semana.

                                        Até agora , sem problemas. Tenho o carro há 30.000km e só senti 3 ou 4 regenerações ativas, o que significa que apesar dos percursos curtos se fazem passivamente. Que eu desse conta, nunca abortei nenhuma.

                                        Mas o risco é real. É o meu primeiro carro próprio a diesel e não me arrependo nada. Sabe bem fazer Lx - Algarve com médias de 140 km/h e consumos pouco superiores a 5L/100. Já cá coloquei vários registos desses.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Tenho uma Scenic 3 1.5 em casa com FAP que raramente faz mais de 3-4kms de seguida, diariamente, várias vezes ao dia e ao fim de 4 anos neste tipo de uso nunca tive problemas.

                                          Antes ainda andávamos ao fim de semana com ela uns kms (40 a 100 em nacional ou autobahn) mas agora nem isso. Raramente faz mais de 5kms de uma vez. Eu abasteci a carrinha no dia 14 de Março e voltei a abastecer a semana passada, anda todos os dias e várias vezes como disse.

                                          Ao que sei os FAP da Renault conseguem regenerar mesmo a frio ou situações menos favoráveis, seja como for, até agora sem problemas... O próximo que vá fazer este tipo de serviço será a gasolina de qualquer das formas (mais devido ao frio no inverno)

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por fhff Ver Post
                                            A minha experiência é que com percursos longos diários não se tem problema. O meu Corsa nunca teve problemas com FAP. Vendi com 334.000 km. Andamento de 130 km por dia, em duas viagens diárias de 65 km. Muitas vezes nem dava pelas regenerações. Poucas vezes acendeu a luz a indicar a interrupção da regeneração.
                                            Diesel, é para quem anda muito, digo eu.
                                            Não é para o meu feitio ser escravo do automóvel e ter de ir fazer kms de AE só porque é preciso ir regenerar...
                                            Pois a questão é mesmo essa....recuso-me a ter de fazer as vontadinhas desse género ao carro

                                            Comentário


                                              #23
                                              Quanto os percursos metem mais de 30 kms, tem tudo para correr bem e o fap aguentar 200k kms da prache, ou mais.

                                              O problema é quando há percursos curtos ao barulho. Tentei dar um uso geral, com poucos kms e deslocações curtas durante a semana, e uns mais longos ao fds num 1.6 tdi de 2018, tive-o 1 ano.

                                              Não estou para andar a modelar a minha vida em torno de um carro, pelo que optei por um que não sendo diesel faz os mesmos consumos e nao tem FAP, nem injecção directa, nem turbo, nem bimassa, nem caixa

                                              Só tenho pena da Toyota ter demorado tanto tempo a meter um hibrido que me enchesse as medidas no mercado.

                                              Cump.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Tenho um 1.3 Multijet 85 em casa, de 2014.
                                                Em 6 anos nunca deu problemas de FAP e já fez temporadas alargadas de circuitos urbanos curtos, temporadas de nacional/AE... Enfim...
                                                Teve anos de fazer nem 10 mil km e outros de fazer quase 20 mil.

                                                Nunca anda a pastelar na última relação às 1000 e faz mudas de óleo a cada 10 mil km.
                                                Editado pela última vez por brkncrss; 08 June 2020, 12:34.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por ice Ver Post
                                                  Quanto os percursos metem mais de 30 kms, tem tudo para correr bem e o fap aguentar 200k kms da prache, ou mais.

                                                  O problema é quando há percursos curtos ao barulho. Tentei dar um uso geral, com poucos kms e deslocações curtas durante a semana, e uns mais longos ao fds num 1.6 tdi de 2018, tive-o 1 ano.

                                                  Não estou para andar a modelar a minha vida em torno de um carro, pelo que optei por um que não sendo diesel faz os mesmos consumos e nao tem FAP, nem injecção directa, nem turbo, nem bimassa, nem caixa

                                                  Só tenho pena da Toyota ter demorado tanto tempo a meter um hibrido que me enchesse as medidas no mercado.

                                                  Cump.
                                                  Em relacao aos hibridos, qual e' a duracao media (em tempo) das baterias antes de ser necessario substiui-las?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                    Pois está...:
                                                    Não era o mesmo Corsa 1.3cdti que ia à revisão várias vezes ao ano com óleo contaminado, com a fatídica solução de FP+EGR off.

                                                    Insistir em diesel para uso urbano é crime ambiental e económico

                                                    EDIT: A4 2.7tdi » 200mil km deixou as viagens passou a mais circuito urbano » FP off

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                      Em relacao aos hibridos, qual e' a duracao media (em tempo) das baterias antes de ser necessario substiui-las?
                                                      A duração vai depender de vários factores que nao consigo controlar. A marca dá 10 anos de garantia, desde que se faça a manutenção anual lá.

                                                      De qualquer forma, trocá-la fica ao preço que algumas marcas levam por trocar um lá embraiagem/bimassa...

                                                      Até agora estão 100% satisfeito com a decisão. Há pessoal que não se importa de fazer mais uns kms para a regeneração se dar, mas não é o eu caso. Fazia-me uma confusão tremenda.

                                                      Para mais acontecia sempre na pior altura, tipo fazer um viagem lx-Lagos-lx, e quando chegava à porta de casa começava a regenerar

                                                      Cump.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Conto pelos dedos de uma mão as vezes que fui dar uma volta com um carro para terminar um processo de regeneração.

                                                        Contudo conheço de perto unidades com imensos problemas nesse sistema (injeção/EGR/FAP) e existêm mecânicas piores que outras.

                                                        A minha mulher de vez em quando diz-me que o carro ficou com as ventoínhas ligadas. Eu vou ao carro, ligo e desligo (para ele parar com o processo) e volto para casa.

                                                        Neste caso em concreto do carro da minha mulher, são 4.5 anos neste tipo de utilização, e num conjunto que hoje em dia conta com mais de 200.000km.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          A ver o eblase lê isso, que faz-te já um prognóstico que isso não dura nem mais 500m...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Etcetera Ver Post
                                                            A malta tem é de fazer a manutenção a tempo e horas e aprender a conhecer o carro.

                                                            Tenho um carro a diesel, moderno e com FAP. Como já disse várias vezes, era o carro que queria comprar tendo em conta o meu plafond. E é um carro que em Portugal tem oferta praticamente inexistente a gasolina.

                                                            Tenho uma utilização muito pouco ideal. Faço 3km em dias de semana (pré Covid) entre casa e a estação de comboio. No entanto, ao fim de semana dou sempre voltas maiores e faço viagens grandes com alguma frequência , o que acaba por limpar.

                                                            Digamos que tenho uma utilização muito irregular, tanto faço 5km por dia durante 5 dias, como faço uma viagem de 500km num fim de semana.

                                                            Até agora , sem problemas. Tenho o carro há 30.000km e só senti 3 ou 4 regenerações ativas, o que significa que apesar dos percursos curtos se fazem passivamente. Que eu desse conta, nunca abortei nenhuma.

                                                            Mas o risco é real. É o meu primeiro carro próprio a diesel e não me arrependo nada. Sabe bem fazer Lx - Algarve com médias de 140 km/h e consumos pouco superiores a 5L/100. Já cá coloquei vários registos desses.
                                                            Este tema dava pano para mangas, mas para não alongarmos a discussão, esse facto pouco ou nada está relacionado com o filtro de partículas.

                                                            Originalmente Colocado por Twingo32v Ver Post
                                                            Tenho uma Scenic 3 1.5 em casa com FAP que raramente faz mais de 3-4kms de seguida, diariamente, várias vezes ao dia e ao fim de 4 anos neste tipo de uso nunca tive problemas.

                                                            Antes ainda andávamos ao fim de semana com ela uns kms (40 a 100 em nacional ou autobahn) mas agora nem isso. Raramente faz mais de 5kms de uma vez. Eu abasteci a carrinha no dia 14 de Março e voltei a abastecer a semana passada, anda todos os dias e várias vezes como disse.

                                                            Ao que sei os FAP da Renault conseguem regenerar mesmo a frio ou situações menos favoráveis, seja como for, até agora sem problemas... O próximo que vá fazer este tipo de serviço será a gasolina de qualquer das formas (mais devido ao frio no inverno)
                                                            Até pode ser (não sei...), mas em 5 kms não há filtro de partículas que tenha tempo para regenerar.

                                                            O primeiro carro que tive com FAP vendi-o há quase 4 anos com 293 mil kms sem qualquer problema no FAP...até hoje (o meu mecânico ficou com ele).

                                                            O actual tem 220 mil kms e no FAP não teve qualquer problema. Teve sim num dos sensores do FAP (que é problema crónico destes motores, há até um caso aqui no fórum com 10 mil kms, salvo erro) que começa a enviar informações erradas e acende a luz do filtro de partículas. Esse sensor foi trocado há 4 anos, e até hoje ainda não berrou outra vez.

                                                            Sempre que se fala neste tema, vejo muita gente em falar em dar um apertão ao carro, ou fazer viagens ao fim-de-semana para limpar. É preciso perceber que se o FAP precisar de regenerar, não é preciso dar qualquer esticão. Basta circularmos a uma velocidade estabilizada (até é o mais aconselhado), na ordem das 2500 rpms e, se tudo correr bem, menos de 10 minutos depois, o ciclo termina. E só volta a iniciar-se quando o filtro voltar a saturar. Podemos estar a chegar de viagem (como o Ice referiu e acontece a todos), onde havia condições excelentes para a regeneração e voilá, inicia o ciclo. Isto para dizer que as voltas ao fim-de-semana podem atenuar a coisa, mas o carro pode andar a abortar regenerações todos os dias da semana (no limite caso queira regenerar a uma segunda-feira) e só ao fim-de-semana é que completa o ciclo. Como todos sabem, isto não dá saúde ao filtro nem ao óleo do motor. Então se estiver lá 30 mil kms...

                                                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                            Pois a questão é mesmo essa....recuso-me a ter de fazer as vontadinhas desse género ao carro
                                                            Quando tenho tempo e condições, faço-o. Não me custa. É chato estar a queimar gasóleo para o filtro regenerar, não o nego, mas prefiro fazer isso ocasionalmente do que arriscar problemas mais tarde, e os custos associados aos mesmos.

                                                            Quando não dá, não dá. Inicia depois, quando voltar a pegar no carro.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X