[Comparativo] Hibrido versus HDI

A mostrar resultados 1 para 22 de 22
Like Tree3Likes
  • 1 Post By ice
  • 1 Post By ice
  • 1 Post By nto

Título: Hibrido versus HDI

Piloto de Testes PugGT's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2014

Por Defeito Hibrido versus HDI

Colegas faço 70 kms diários num 1.4 HDI em nacional (média de 4.3L/100 nao passando dos 80 km/h) para contribuir para o PIB nacional e o gasto em combustivel anda à volta dos 110, 120 € mensais.
    A questão milenar é: como será o mesmo percurso com um 1.5 HSD da Toyota a nivel de consumo? Vai pesar na decisão de trocar por outro HDI ou aventurar-me nos hibridos.
    Última edição por PugGT : 08-06-20 às 19:01:20

ice
    ice está offline
    Piloto de Rallye ice's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Um corolla 1.8 está a gastar nos mesmos percursos, menos uns decimos aos 100 que um 1.6 hdi, montado numa 307.

Os percursos metem alguma cidade...

Não conhecendo a fundo os modelos mencionados, diria que mais não vai gastar. Mas há a diferença do valor entre combustíveis.

Testa um yaris para confirmar

Cump.
    PugGT gosta disto.

Data de Registo
    Mar 2014

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ice Ver Post
    Um corolla 1.8 está a gastar nos mesmos percursos, menos uns decimos aos 100 que um 1.6 hdi, montado numa 307.
    1.8 hibrido? Pois a questão é mesmo essa. Mesmo que ate gaste menos devido a ser hibrido vou perder na bomba certo?

ice
    ice está offline
    Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Sim, 1.8 hibrido.

No meu caso ficou quase igual, pois baixou um pouco o consumo (5 a diesel para 4.5 a gasolina)

Em defesa do diesel, já conta com mais de 200 k kms, mas na realidade o consumo não alterou muito...

Mas não há nada como testar, até porque a condução do hibrido em questão é muito diferente, a começar ela ausência de caixa e efeito cvt..

Cump.

Banido
    Data de Registo
    Feb 2017

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por PugGT Ver Post
    Colegas faço 70 kms diários num 1.4 HDI em nacional (média de 4.3L/100 nao passando dos 80 km/h) para contribuir para o PIB nacional e o gasto em combustivel anda à volta dos 110, 120 € mensais.
    A questão milenar é: como será o mesmo percurso com um 1.5 HSD da Toyota a nivel de consumo? Vai pesar na decisão de trocar por outro HDI ou aventurar-me nos hibridos.
    Dependo do relevo do terreno..

se for plano de ponta a ponta hibrido
    se for terreno montanhoso diesel

Aluga um híbrido por 1 dia...

Banido
    Data de Registo
    Feb 2017

Por Defeito

70km diarios x 22 dias = 1540km
    Um híbrido com 40L faz uns 800km e pode chegar aos 900km bem poupadinho...Cada deposito são a volta de 45€ para 36L

Piloto de Rallye
    Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

Tendo em conta as condições descritas, o HDI deve ter alguma vantagem visto que as condições lhe são favoráveis.
    Sendo estrada nacional pode andar sem grande esforço, reduzindo o consumo praticamente ao mínimo que consegue, e neste caso não me parece que tires grande vantagem com o híbrido. Se fossem trajetos mais curtos e citadinos aí já seria diferente.

Piloto de Rallye
    Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

Sim, 1.8 hibrido.

No meu caso ficou quase igual, pois baixou um pouco o consumo (5 a diesel para 4.5 a gasolina)

Em defesa do diesel, já conta com mais de 200 k kms, mas na realidade o consumo não alterou muito...

Mas não há nada como testar, até porque a condução do hibrido em questão é muito diferente, a começar ela ausência de caixa e efeito cvt..

Cump.
    Sendo um 307, não é propriamente o diesel mais económico, actualmente estão melhores, pelo que os tais 5 vs 4.5 do Corolla mais recente, facilmente podem dar vantagem ao Diesel mais moderno.

Piloto de Troféu PedroF's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2012

Por Defeito

Andei uns dias com esse yaris...Em nacional e sem passar dos 80, como dizes, podes contar com no máx. 3.5 no yaris actual...o novo deverá estar ainda melhor...o conforto nesse tipo de utilização é do 8 para o 80 a favor do yaris...

Data de Registo
    Mar 2014

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por M207 Ver Post
    Um híbrido com 40L faz uns 800km e pode chegar aos 900km bem poupadinho...
    Boa informaçao. Por acaso sao os kms q faço com 1 deposito normalmente. Embora o ultimo deu para 1099 kms.

ice
    ice está offline
    Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
    Sendo um 307, não é propriamente o diesel mais económico, actualmente estão melhores, pelo que os tais 5 vs 4.5 do Corolla mais recente, facilmente podem dar vantagem ao Diesel mais moderno.
    Não é a ideia que tenho. O 1.6 hdi tem alguns defeitos, e acredita que conheço de perto uma boa parte...

Contudo o consumo não é um deles. Sempre foi extremamente poupado. Para teres uma ideia, se for eu em exclusivo a conduzir, consigo números a rondar os 3.5/4 l/100 com alguma facilidade. Mas eu raramente faço cidade de carro, e quando faço é fora da hora de ponta, logo sempre a rolar.

A informação que dei foi com base numa condução normal, onde tanto eu como a minha mulher usamos, sendo que ela, a principal utilizadora do carro, faz muitos percursos curtos.

Para teres uma ideia, actualmente tenho conduzido quase em exclusivo o corolla. Está com uma média de 3.8, sem grande esforço

Agora concordo, muitos declives ou muito tempo em AE mandam as médias abaixo, quase como um gasolinas normal... É preciso saber ao que se vai.

Cump.
    brunomeleiro gosta disto.

Piloto de Rallye
    Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

Não é a ideia que tenho. O 1.6 hdi tem alguns defeitos, e acredita que conheço de perto uma boa parte...

Contudo o consumo não é um deles. Sempre foi extremamente poupado. Para teres uma ideia, se for eu em exclusivo a conduzir, consigo números a rondar os 3.5/4 l/100 com alguma facilidade. Mas eu raramente faço cidade de carro, e quando faço é fora da hora de ponta, logo sempre a rolar.

A informação que dei foi com base numa condução normal, onde tanto eu como a minha mulher usamos, sendo que ela, a principal utilizadora do carro, faz muitos percursos curtos.

Para teres uma ideia, actualmente tenho conduzido quase em exclusivo o corolla. Está com uma média de 3.8, sem grande esforço

Agora concordo, muitos declives ou muito tempo em AE mandam as médias abaixo, quase como um gasolinas normal... É preciso saber ao que se vai.

Cump.
    Conheço melhor o 1.6hdi nos Ford, e a opinião geral que tenho é que podia ser um motor mais poupado, ou pelo menos menos sensível a ritmos menos económicos, digamos assim.
    Fiz viagens para o Algarve e Trás-os-Montes com um de 90cv, e a média andou pelos 5.5/6, e isto a ritmos normais, sem abusos, porque o carro não era meu

Piloto de Rallye midnightblack's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2014

nto
    nto está offline
    Piloto Lendário nto's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

Conheço melhor o 1.6hdi nos Ford, e a opinião geral que tenho é que podia ser um motor mais poupado, ou pelo menos menos sensível a ritmos menos económicos, digamos assim.
    Fiz viagens para o Algarve e Trás-os-Montes com um de 90cv, e a média andou pelos 5.5/6, e isto a ritmos normais, sem abusos, porque o carro não era meu

Vá... sejamos justos... TDCI...

Ou então... FORD/PSA.

nto
    nto está offline
    Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

Mas fiquei com uma dúvida... estás a equacionar adquirir um PSA... ou estás a fazer comparação entre o que tens e o HSD da TOYOTA?

É que se for a 2ª opção... entre o que tens e HSD... quer me parecer que como é claro, a opção que mais poupas, será manter o que já é teu.

Piloto de Rallye
    Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por nto Ver Post
    Vá... sejamos justos... TDCI...

Ou então... FORD/PSA.
    Sim, eu sei e tens razão.

Mas tendo passado alguns cá por casa, 1.6, 1.8 e 1.5, para mim o Tdci é o 1.8

nto
    nto está offline
    Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

Sim, eu sei e tens razão.

Mas tendo passado alguns cá por casa, 1.6, 1.8 e 1.5, para mim o Tdci é o 1.8

De facto o 1.8 TDCI é qualquer coisa...

Piloto de Rallye
    Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

De facto o 1.8 TDCI é qualquer coisa...
    A experiência foi com a último respiro desse motor, o de 125cv, e posso dizer que não gostei muito. Prefiro o 1.5tdci, mais moderno

nto
    nto está offline
    Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

A experiência foi com a último respiro desse motor, o de 125cv, e posso dizer que não gostei muito. Prefiro o 1.5tdci, mais moderno

Sim, motores distintos...

No caso, usei o mesmo na versão de 115 no Focus mk1,5

Data de Registo
    Mar 2014

Por Defeito

Mas fiquei com uma dúvida... estás a equacionar adquirir um PSA... ou estás a fazer comparação entre o que tens e o HSD da TOYOTA?
    Tenho um C3 1.4 HDI 2005 com 352 mil km e para a viagem q faço ja tenho receio de ficar apeado. Por outro lado os novos dieseis são tão abichanados com FAPs e e outras tecnologias q nao sei se faço bem arriscar. E oiço falar tão bem dos HSD q estou a equacionar fazer a troca. Sei q vou ganhar em cidade sem duvida. Quanto á nacional (estrada da beira Coimbra - Lousã - Coimbra) é q estou relutante e por isso abri este topico.

nto
    nto está offline
    Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

Tenho um C3 1.4 HDI 2005 com 352 mil km e para a viagem q faço ja tenho receio de ficar apeado. Por outro lado os novos dieseis são tão abichanados com FAPs e e outras tecnologias q nao sei se faço bem arriscar. E oiço falar tão bem dos HSD q estou a equacionar fazer a troca. Sei q vou ganhar em cidade sem duvida. Quanto á nacional (estrada da beira Coimbra - Lousã - Coimbra) é q estou relutante e por isso abri este topico.

Ou seja... seria manter o que tens... vs aquisição de uma viatura...

Ora e só em termos "financeiros".. ainda que consumos sejam favoráveis ao HSD... levarás tempo a recuperar o investimento.

Mas é como tudo, cada um saberá de si.. e claro, se também tens confiança ou não, na viatura que tens.
    PugGT gosta disto.

Data de Registo
    Mar 2014

Por Defeito

Ou seja... seria manter o que tens... vs aquisição de uma viatura...
    A aquisição de nova viatura irá acontecer sem duvida até ao final do ano pelo receio de ficar apeado, pela kmtragem e por algum valor q ainda dão pelo carro. Por isso estava de olho nos dieseis atuais mas tenho receio de problemas de FAPs e afins daí entrar na equação um HSD.

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •