[Comparativo] Hibrido versus HDI

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Título: Hibrido versus HDI

  1. #1
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    Por Defeito Hibrido versus HDI

    Colegas faço 70 kms diários num 1.4 HDI em nacional (média de 4.3L/100 nao passando dos 80 km/h) para contribuir para o PIB nacional e o gasto em combustivel anda à volta dos 110, 120 € mensais.
    A questão milenar é: como será o mesmo percurso com um 1.5 HSD da Toyota a nivel de consumo? Vai pesar na decisão de trocar por outro HDI ou aventurar-me nos hibridos.
    Última edição por PugGT : 08-06-20 às 19:01:20


  2. #2
    ice
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    Um corolla 1.8 está a gastar nos mesmos percursos, menos uns decimos aos 100 que um 1.6 hdi, montado numa 307.

    Os percursos metem alguma cidade...

    Não conhecendo a fundo os modelos mencionados, diria que mais não vai gastar. Mas há a diferença do valor entre combustíveis.

    Testa um yaris para confirmar

    Cump.
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  3. #3
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    Citação Originalmente Colocado por ice Ver Post
    Um corolla 1.8 está a gastar nos mesmos percursos, menos uns decimos aos 100 que um 1.6 hdi, montado numa 307.
    1.8 hibrido? Pois a questão é mesmo essa. Mesmo que ate gaste menos devido a ser hibrido vou perder na bomba certo?

  4. #4
    ice
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    Sim, 1.8 hibrido.

    No meu caso ficou quase igual, pois baixou um pouco o consumo (5 a diesel para 4.5 a gasolina)

    Em defesa do diesel, já conta com mais de 200 k kms, mas na realidade o consumo não alterou muito...

    Mas não há nada como testar, até porque a condução do hibrido em questão é muito diferente, a começar ela ausência de caixa e efeito cvt..


    Cump.

  5. #5
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    Citação Originalmente Colocado por PugGT Ver Post
    Colegas faço 70 kms diários num 1.4 HDI em nacional (média de 4.3L/100 nao passando dos 80 km/h) para contribuir para o PIB nacional e o gasto em combustivel anda à volta dos 110, 120 € mensais.
    A questão milenar é: como será o mesmo percurso com um 1.5 HSD da Toyota a nivel de consumo? Vai pesar na decisão de trocar por outro HDI ou aventurar-me nos hibridos.
    Dependo do relevo do terreno..

    se for plano de ponta a ponta hibrido
    se for terreno montanhoso diesel

    Aluga um híbrido por 1 dia...


  6. #6
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    70km diarios x 22 dias = 1540km
    Um híbrido com 40L faz uns 800km e pode chegar aos 900km bem poupadinho...Cada deposito são a volta de 45€ para 36L

  7. #7
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    Tendo em conta as condições descritas, o HDI deve ter alguma vantagem visto que as condições lhe são favoráveis.
    Sendo estrada nacional pode andar sem grande esforço, reduzindo o consumo praticamente ao mínimo que consegue, e neste caso não me parece que tires grande vantagem com o híbrido. Se fossem trajetos mais curtos e citadinos aí já seria diferente.

  8. #8
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    Citação Originalmente Colocado por ice Ver Post
    Sim, 1.8 hibrido.

    No meu caso ficou quase igual, pois baixou um pouco o consumo (5 a diesel para 4.5 a gasolina)

    Em defesa do diesel, já conta com mais de 200 k kms, mas na realidade o consumo não alterou muito...

    Mas não há nada como testar, até porque a condução do hibrido em questão é muito diferente, a começar ela ausência de caixa e efeito cvt..


    Cump.
    Sendo um 307, não é propriamente o diesel mais económico, actualmente estão melhores, pelo que os tais 5 vs 4.5 do Corolla mais recente, facilmente podem dar vantagem ao Diesel mais moderno.

  9. #9
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    Citação Originalmente Colocado por PugGT Ver Post
    Colegas faço 70 kms diários num 1.4 HDI em nacional (média de 4.3L/100 nao passando dos 80 km/h) para contribuir para o PIB nacional e o gasto em combustivel anda à volta dos 110, 120 € mensais.
    A questão milenar é: como será o mesmo percurso com um 1.5 HSD da Toyota a nivel de consumo? Vai pesar na decisão de trocar por outro HDI ou aventurar-me nos hibridos.
    Andei uns dias com esse yaris...Em nacional e sem passar dos 80, como dizes, podes contar com no máx. 3.5 no yaris actual...o novo deverá estar ainda melhor...o conforto nesse tipo de utilização é do 8 para o 80 a favor do yaris...

  10. #10
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    Citação Originalmente Colocado por M207 Ver Post
    Um híbrido com 40L faz uns 800km e pode chegar aos 900km bem poupadinho...
    Boa informaçao. Por acaso sao os kms q faço com 1 deposito normalmente. Embora o ultimo deu para 1099 kms.

  11. #11
    ice
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    Citação Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
    Sendo um 307, não é propriamente o diesel mais económico, actualmente estão melhores, pelo que os tais 5 vs 4.5 do Corolla mais recente, facilmente podem dar vantagem ao Diesel mais moderno.
    Não é a ideia que tenho. O 1.6 hdi tem alguns defeitos, e acredita que conheço de perto uma boa parte...

    Contudo o consumo não é um deles. Sempre foi extremamente poupado. Para teres uma ideia, se for eu em exclusivo a conduzir, consigo números a rondar os 3.5/4 l/100 com alguma facilidade. Mas eu raramente faço cidade de carro, e quando faço é fora da hora de ponta, logo sempre a rolar.

    A informação que dei foi com base numa condução normal, onde tanto eu como a minha mulher usamos, sendo que ela, a principal utilizadora do carro, faz muitos percursos curtos.

    Para teres uma ideia, actualmente tenho conduzido quase em exclusivo o corolla. Está com uma média de 3.8, sem grande esforço

    Agora concordo, muitos declives ou muito tempo em AE mandam as médias abaixo, quase como um gasolinas normal... É preciso saber ao que se vai.

    Cump.
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  12. #12
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    Citação Originalmente Colocado por ice Ver Post
    Não é a ideia que tenho. O 1.6 hdi tem alguns defeitos, e acredita que conheço de perto uma boa parte...

    Contudo o consumo não é um deles. Sempre foi extremamente poupado. Para teres uma ideia, se for eu em exclusivo a conduzir, consigo números a rondar os 3.5/4 l/100 com alguma facilidade. Mas eu raramente faço cidade de carro, e quando faço é fora da hora de ponta, logo sempre a rolar.

    A informação que dei foi com base numa condução normal, onde tanto eu como a minha mulher usamos, sendo que ela, a principal utilizadora do carro, faz muitos percursos curtos.

    Para teres uma ideia, actualmente tenho conduzido quase em exclusivo o corolla. Está com uma média de 3.8, sem grande esforço

    Agora concordo, muitos declives ou muito tempo em AE mandam as médias abaixo, quase como um gasolinas normal... É preciso saber ao que se vai.

    Cump.
    Conheço melhor o 1.6hdi nos Ford, e a opinião geral que tenho é que podia ser um motor mais poupado, ou pelo menos menos sensível a ritmos menos económicos, digamos assim.
    Fiz viagens para o Algarve e Trás-os-Montes com um de 90cv, e a média andou pelos 5.5/6, e isto a ritmos normais, sem abusos, porque o carro não era meu

  13. #13
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  14. #14
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    Citação Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
    Conheço melhor o 1.6hdi nos Ford, e a opinião geral que tenho é que podia ser um motor mais poupado, ou pelo menos menos sensível a ritmos menos económicos, digamos assim.
    Fiz viagens para o Algarve e Trás-os-Montes com um de 90cv, e a média andou pelos 5.5/6, e isto a ritmos normais, sem abusos, porque o carro não era meu


    Vá... sejamos justos... TDCI...

    Ou então... FORD/PSA.

  15. #15
    nto
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    A questão milenar é: como será o mesmo percurso com um 1.5 HSD da Toyota a nivel de consumo? Vai pesar na decisão de trocar por outro HDI ou aventurar-me nos hibridos.



    Mas fiquei com uma dúvida... estás a equacionar adquirir um PSA... ou estás a fazer comparação entre o que tens e o HSD da TOYOTA?

    É que se for a 2ª opção... entre o que tens e HSD... quer me parecer que como é claro, a opção que mais poupas, será manter o que já é teu.

  16. #16
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    Citação Originalmente Colocado por nto Ver Post
    Vá... sejamos justos... TDCI...

    Ou então... FORD/PSA.
    Sim, eu sei e tens razão.

    Mas tendo passado alguns cá por casa, 1.6, 1.8 e 1.5, para mim o Tdci é o 1.8

  17. #17
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    Citação Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
    Sim, eu sei e tens razão.

    Mas tendo passado alguns cá por casa, 1.6, 1.8 e 1.5, para mim o Tdci é o 1.8


    De facto o 1.8 TDCI é qualquer coisa...

  18. #18
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    Citação Originalmente Colocado por nto Ver Post
    De facto o 1.8 TDCI é qualquer coisa...
    A experiência foi com a último respiro desse motor, o de 125cv, e posso dizer que não gostei muito. Prefiro o 1.5tdci, mais moderno

  19. #19
    nto
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    Citação Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
    A experiência foi com a último respiro desse motor, o de 125cv, e posso dizer que não gostei muito. Prefiro o 1.5tdci, mais moderno

    Sim, motores distintos...

    No caso, usei o mesmo na versão de 115 no Focus mk1,5

  20. #20
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    Mas fiquei com uma dúvida... estás a equacionar adquirir um PSA... ou estás a fazer comparação entre o que tens e o HSD da TOYOTA?
    Tenho um C3 1.4 HDI 2005 com 352 mil km e para a viagem q faço ja tenho receio de ficar apeado. Por outro lado os novos dieseis são tão abichanados com FAPs e e outras tecnologias q nao sei se faço bem arriscar. E oiço falar tão bem dos HSD q estou a equacionar fazer a troca. Sei q vou ganhar em cidade sem duvida. Quanto á nacional (estrada da beira Coimbra - Lousã - Coimbra) é q estou relutante e por isso abri este topico.

  21. #21
    nto
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    Tenho um C3 1.4 HDI 2005 com 352 mil km e para a viagem q faço ja tenho receio de ficar apeado. Por outro lado os novos dieseis são tão abichanados com FAPs e e outras tecnologias q nao sei se faço bem arriscar. E oiço falar tão bem dos HSD q estou a equacionar fazer a troca. Sei q vou ganhar em cidade sem duvida. Quanto á nacional (estrada da beira Coimbra - Lousã - Coimbra) é q estou relutante e por isso abri este topico.


    Ou seja... seria manter o que tens... vs aquisição de uma viatura...

    Ora e só em termos "financeiros".. ainda que consumos sejam favoráveis ao HSD... levarás tempo a recuperar o investimento.

    Mas é como tudo, cada um saberá de si.. e claro, se também tens confiança ou não, na viatura que tens.
    PugGT gosta disto.

  22. #22
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    Ou seja... seria manter o que tens... vs aquisição de uma viatura...
    A aquisição de nova viatura irá acontecer sem duvida até ao final do ano pelo receio de ficar apeado, pela kmtragem e por algum valor q ainda dão pelo carro. Por isso estava de olho nos dieseis atuais mas tenho receio de problemas de FAPs e afins daí entrar na equação um HSD.

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