Anúncio

Collapse
No announcement yet.

1.2 Puretech X 1.4 HDI

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Comparativo] 1.2 Puretech X 1.4 HDI

    Colegas na continuaçao deste outro topico https://forum.motorguia.net/forum-ge...ersus-hdi.html e já que nao se lembram eu recordo: faço 70 kms diários num 1.4 HDI em nacional (média de 4.3L/100 nao passando dos 80 km/h) para contribuir para o PIB nacional e o gasto em combustivel anda à volta dos 110, 120 € mensais. A questão nesse topico tinha a ver com fazer o mesmo percurso com um 1.5 HSD da Toyota, mas ontem fui confrontado com um vendedor que me disse que com o motor 1.2 puretech podia fazer o mesmo percurso gastando 1 a 2 lt a mais, e a diferença de preço para o HDI ia ter gasolina para uns anos valentes.
    Tambem informou que as revisoes dieselianas sao muito mais caras mais por causa das novas picuinhices desses motores (FAP e afins, IUC mais caro).
    Na hora de abastecer vou pagar mais em relaçao ao gasoil mas de resto como será? Importa referir que no HDI faço 900 e poucos kms por deposito tendo o ultimo chegado aos 1099km.

    #2
    Eu tenho carros a diesel e a gasolina.
    A diferença é que ao meter gasolina, por exemplo, 20 euros, dá poucos litros, dou umas voltas e se apanho uma subida acende logo a reserva.
    Gasóleo, os mesmos 20 euros dá mais litros, nem te lembras de voltar a meter combustível.
    A grande diferença é que nos diesel há sempre problemas, seja de óleo a pingar, seja injectores, seja o FAP, etc no carro a gasolina é só fazer as revisões..

    Comentário


      #3
      Agora os carros a gasolina tmb têm FAP, não dá problemas como nos a gasóleo?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por DiogoCarmo Ver Post
        Agora os carros a gasolina tmb têm FAP, não dá problemas como nos a gasóleo?
        Pois que devem ser iguais.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por SCOoOTER Ver Post
          A grande diferença é que nos diesel há sempre problemas, seja de óleo a pingar, seja injectores, seja o FAP, etc no carro a gasolina é só fazer as revisões..
          Pois foi o que me disse o vendedor, mas e em relaçao á questao do mesmo percurso entre HDI e gasolina?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por PugGT Ver Post
            Colegas na continuaçao deste outro topico https://forum.motorguia.net/forum-ge...ersus-hdi.html e já que nao se lembram eu recordo: faço 70 kms diários num 1.4 HDI em nacional (média de 4.3L/100 nao passando dos 80 km/h) para contribuir para o PIB nacional e o gasto em combustivel anda à volta dos 110, 120 € mensais.

            A questão nesse topico tinha a ver com fazer o mesmo percurso com um 1.5 HSD da Toyota, mas ontem fui confrontado com um vendedor que me disse que com o motor 1.2 puretech podia fazer o mesmo percurso gastando 1 a 2 lt a mais, e a diferença de preço para o HDI ia ter gasolina para uns anos valentes.

            Tambem informou que as revisoes dieselianas sao muito mais caras mais por causa das novas picuinhices desses motores (FAP e afins, IUC mais caro).

            Na hora de abastecer vou pagar mais em relaçao ao gasoil mas de resto como será? Importa referir que no HDI faço 900 e poucos kms por deposito tendo o ultimo chegado aos 1099km.
            Na manutenção, em principio terá menor despesa, uma correcta manutenção (óleo sintético, filtro, cumprir plano de manutenção prevista pela marca, só), a questão de consumo e observando as mesmas condições, o moderno 1.2 é capaz de rivalizar com o pequeno HDi.

            E a agradabilidade de condução, disponibilidade do bloco numa maior faixa de utilização do 1.2 (ID), é brutal em comparação com os 70 cv HDi.

            Originalmente Colocado por TURBO Ver Post


            "(...)Primatista nelle prove estreme

            Così come nel Roma-Forlì, anche su tutti gli altri percorsi la DS 3 Sportback BlueHDi 100 (qui la nostra prova del Garage) dimostra un’efficienza di alto livello. Il primo risultato importante è quello dei4,4 l/100 km (22,7 km/l) nella prova dell’utilizzo quotidiano urbano/extraurbano, ma anche nel centro di Roma non si comporta male: 6,9 l/100 km (14,4 km/l). Bene anche in autostrada dove il crossover francese segna una media di 5,1 l/100 km (19,6 km/l).

            Il limite del range di consumi vede invece un dato eccezionale di 2,4 l/100 km nell’economy run e una media di 15,1 l/100 km (6,6 km/l) nella prova di massimo consumo in salita; si tratta di due record assoluti per entrambe le tipologie di percorso! A fine prova, dopo più di 850 km, la media di consumo registrata dal computer di bordo è di 4,3 l/100 km, davvero ai massimi livelli.(...)"

            DS 3 Crossback diesel, la prova dei consumi reali

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por PugGT Ver Post
              Pois foi o que me disse o vendedor, mas e em relaçao á questao do mesmo percurso entre HDI e gasolina?
              Espanta-me como ainda hoje em dia haja quem ande a espalhar destas patranhas e, pior ainda, quem acredite nelas!!!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                Espanta-me como ainda hoje em dia haja quem ande a espalhar destas patranhas e, pior ainda, quem acredite nelas!!!
                È favor desenvolver...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por PugGT Ver Post
                  È favor desenvolver...
                  Isto: "A grande diferença é que nos diesel há sempre problemas, seja de óleo a pingar, seja injectores, seja o FAP, etc no carro a gasolina é só fazer as revisões..."

                  Como é que se pode fazer uma generalização destas e como é que se pode dar, sequer, credibilidade a isto??
                  Editado pela última vez por LinoMarques; 18 June 2020, 20:52.

                  Comentário


                    #10
                    Nunca o 1.2 puretech vai rivalizar com o qualquer HDI.

                    Em consumos claro.

                    Nas mesmas condições vão existir diferenças, sem exagero, de 1/2 LT para o gasolina.

                    Comentário


                      #11
                      Eu passei de um C3 1.4Hdi de 2005 para um C4 1.2 puretech em 2015, em terreno plano a andar a essas velocidades a diferença anda por volta 0,5 lt não mais que isso, valores via CB. As diferenças aumentam se fizeres muita cidade a baixa velocidade ou então acima dos 120. Eu no C3 andava com médias entre 6.0 e 6.3 no C4 com 7.2 a 7.5 para os mesmo trajectos.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por PugGT Ver Post
                        Colegas na continuaçao deste outro topico https://forum.motorguia.net/forum-ge...ersus-hdi.html e já que nao se lembram eu recordo: faço 70 kms diários num 1.4 HDI em nacional (média de 4.3L/100 nao passando dos 80 km/h) para contribuir para o PIB nacional e o gasto em combustivel anda à volta dos 110, 120 € mensais. A questão nesse topico tinha a ver com fazer o mesmo percurso com um 1.5 HSD da Toyota, mas ontem fui confrontado com um vendedor que me disse que com o motor 1.2 puretech podia fazer o mesmo percurso gastando 1 a 2 lt a mais, e a diferença de preço para o HDI ia ter gasolina para uns anos valentes.
                        Tambem informou que as revisoes dieselianas sao muito mais caras mais por causa das novas picuinhices desses motores (FAP e afins, IUC mais caro).
                        Na hora de abastecer vou pagar mais em relaçao ao gasoil mas de resto como será? Importa referir que no HDI faço 900 e poucos kms por deposito tendo o ultimo chegado aos 1099km.
                        Precisas de um vendedor para te fazer as contas de quantos km é que dá para fazer com o motor a gasolina face à diferença de preço do carro para a versão a gasóleo?!
                        Quanto é que custa a mais a versão a gasóleo?

                        No preço das revisões não deve haver grandes diferenças, nos carros a gasolina também cobram bem...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por PugGT Ver Post
                          Pois foi o que me disse o vendedor, mas e em relaçao á questao do mesmo percurso entre HDI e gasolina?
                          A única razão que encontro para o vendedor te ter dito isso será porque te quer vender um carro a gasolina.

                          É provável que a diferença de consumo seja pequena e agora até a diferença dos preços dos combustíveis também não é grande. Qual é a diferença de valor de aquisição entre os dois (gasolina e gasóleo)?

                          Acho que para 70 kms diários apostaria no diesel entre esses 2.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Mestre78 Ver Post
                            Eu passei de um C3 1.4Hdi de 2005 para um C4 1.2 puretech em 2015, em terreno plano a andar a essas velocidades a diferença anda por volta 0,5 lt não mais que isso, valores via CB. As diferenças aumentam se fizeres muita cidade a baixa velocidade ou então acima dos 120. Eu no C3 andava com médias entre 6.0 e 6.3 no C4 com 7.2 a 7.5 para os mesmo trajectos.
                            Não colocando nada disso em causa, são 10 anos de diferença entre os motores. Acredito que em igualdade de circunstâncias, a diferença de consumo será maior que esses 0.5L a cada 100 kms.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                              Não colocando nada disso em causa, são 10 anos de diferença entre os motores. Acredito que em igualdade de circunstâncias, a diferença de consumo será maior que esses 0.5L a cada 100 kms.
                              Para um motor a gasolina o 1.2 puretech (o meu é o 110cv) é bem poupado comparando com motor equivalentes.
                              Exemplo de 2 viagens:
                              70km feitos pelo Alentejo andando normalmente a cumprir os limites de velocidade

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Mestre78 Ver Post
                                Para um motor a gasolina o 1.2 puretech (o meu é o 110cv) é bem poupado comparando com motor equivalentes.
                                Exemplo de 2 viagens:
                                70km feitos pelo Alentejo andando normalmente a cumprir os limites de velocidade
                                A par do S&S, inexistente no 1.4 HDi.

                                Comentário


                                  #17
                                  Segundo exemplo:
                                  Viagem feita até ao Algarve ida e volta, sempre pela nacional com 4 adultos e malas.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                                    A par do S&S, inexistente no 1.4 HDi.
                                    O meu não tem S&S.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Lembro-me do DB.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Mestre78 Ver Post
                                        Para um motor a gasolina o 1.2 puretech (o meu é o 110cv) é bem poupado comparando com motor equivalentes.
                                        Exemplo de 2 viagens:
                                        70km feitos pelo Alentejo andando normalmente a cumprir os limites de velocidade
                                        Eu não estou a colocar em causa os consumos (aliás disse isso mesmo). Se voltares a ler, vês o que o meu foco é outro.

                                        Para teres um exemplo, o meu A4 em terrenos planos de nacionais faz isto:



                                        E falamos de carro com motor 2.0, um carro com quase 1 tonelada e meia e pneus 225 de largura, além de ser um motor de 2008 (o A4 mais recente gasta menos ainda). Agora quanto é que achas que o 1.4 hdi de última geração (mais eficiente) com metade da potência do meu, montado num carro umas centenas de kg a menos e pneus mais estreitos faria?

                                        Comentário


                                          #21
                                          O 1.4HDi há muito que está descontinuado. A última geração já estava ultrapassada.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Vá.... trocar o 1.4 HDI pelo 1.5 HDI...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                              Eu não estou a colocar em causa os consumos (aliás disse isso mesmo). Se voltares a ler, vês o que o meu foco é outro.

                                              Para teres um exemplo, o meu A4 em terrenos planos de nacionais faz isto:



                                              E falamos de carro com motor 2.0, um carro com quase 1 tonelada e meia e pneus 225 de largura, além de ser um motor de 2008 (o A4 mais recente gasta menos ainda). Agora quanto é que achas que o 1.4 hdi de última geração (mais eficiente) com metade da potência do meu, montado num carro umas centenas de kg a menos e pneus mais estreitos faria?
                                              1.4hdi foi substituído pelo 1.6hdi, versão com 75cv se não me engano. Este ultimo acredito que seja mais poupado que do meu C3e as diferenças sejam maiores. Mas também quanto mais leve o carro menor a diferença de consumo entre o hdi vs puretech.
                                              Edit: Neste momento no C3 só existe o 1.5hdi de 100cv e a diferença no configurador é de 4000€ para o puretch de 110cv para o de 83 quase 5000€
                                              Editado pela última vez por Mestre78; 18 June 2020, 23:37.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Mestre78 Ver Post
                                                1.4hdi foi substituído pelo 1.6hdi, versão com 75cv se não me engano. Este ultimo acredito que seja mais poupado que do meu C3e as diferenças sejam maiores. Mas também quanto mais leve o carro menor a diferença de consumo entre o hdi vs puretech.


                                                Que entretanto foi substituído pelo 1.5 HDI.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Mestre78 Ver Post
                                                  1.4hdi foi substituído pelo 1.6hdi, versão com 75cv se não me engano. Este ultimo acredito que seja mais poupado que do meu C3e as diferenças sejam maiores. Mas também quanto mais leve o carro menor a diferença de consumo entre o hdi vs puretech.
                                                  Edit: Neste momento no C3 só existe o 1.5hdi de 100cv e a diferença no configurador é de 4000€ para o puretch de 110cv para o de 83 quase 5000€
                                                  Eu só tenho referido 1.4 hdi porque o autor do tópico assim o fez. Nem sabia que já não existia.

                                                  Quanto à diferença de valores, têm que ser feitas algumas contas com ambas as propostas na mão.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                    Eu só tenho referido 1.4 hdi porque o autor do tópico assim o fez. Nem sabia que já não existia.

                                                    Quanto à diferença de valores, têm que ser feitas algumas contas com ambas as propostas na mão.


                                                    O 1.4 saíu de cena em 2015...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                                                      Precisas de um vendedor para te fazer as contas de quantos km é que dá para fazer com o motor a gasolina face à diferença de preço do carro para a versão a gasóleo?!
                                                      Preciso de saber se vou cometer argolada ou nao. No HDI nestes 70 kms a media está nos 4.3L/100 sem tirar nem pôr. Se num puretech chegar aos 5, 6.3L/100 penso que talvez seja boa aposta. Mas como nao tenho carro a gasolina nao sei.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Com uma diferença de 4 mil euros e se não for para fazer vidinha de táxi, só pensa em diesel quem vive em mil nove e troca o passo.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por ASOT Ver Post
                                                          Com uma diferença de 4 mil euros e se não for para fazer vidinha de táxi, só pensa em diesel quem vive em mil nove e troca o passo.
                                                          É preciso saber o valor das propostas finais para se começar a fazer contas. Mas acho curioso falares nesses tempos, quando era exactamente nessa altura que a diferença de custo entre 2 carros iguais do segmento B com combustíveis diferentes era nessa ordem de grandeza. Às vezes até mais.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Eu se estivesse satisfeito com o carro não trocava, o 1.4hdi ainda que descontinuado é um motor bastante fiável e poupado.
                                                            Se quiseres mesmo trocar por alguma coisa mais recente aí a história já é outra, também por aqui se abandonou um HDI e veio um TCE, mas a GPL caso contrário ia ser bonito ia.
                                                            No 1.2 puretech qualquer condução mais apressada que possas ter de fazer e lá se vão os consumos a vida, muito mais notoriamente que no diesel e na minha opinião quando fores a bomba abastecer o peso da fatura vai lá estar sempre, nunca pagarás de ânimo leve a pensar "ah e tal poupei X na compra"

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X