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    Ajuda na aquisição

    Prezados, sou novo por aqui.

    Saí de Portugal ainda criança, pois meus pais resolveram morar no Brasil. Por isso, conheço pouco do mercado automotivo português. Fato é que, no próximo mês de agosto, farei o caminho inverso, retornando a Portugal para fazer mestrado na Universidade do Porto.
    Minha ideia é ter uma viatura simples, penso num VW Polo, Citroen C3, Renault Megane Break, Opel Corsa, Fiat Grande Punto, Opel Astra, sempre entre 2 e 3 mil Euros. Sei que algumas das opções que eu coloquei passam dos 3 mil, nesse caso teria que fazer um pequeno financiamento, o que não descarto, mas tbm não gostaria... Se eu puder evitar financiamento e pagar o carro "a vista" é melhor.
    Não gostaria de uma viatura com muitos kms rodados, acho que 150 mil kms como teto, é ok.
    Quanto ao ao combustível, sei que o gasóleo é mais barato e mais econômico (sempre que fui a Portugal, aluguei viaturas a gasóleo), mas não sei como funciona a manutenção no médio/longo prazo, então não tenho muita preferencia.... Aceito sugestões e explicações sobre as implicações de cada um no dia a dia.
    Falando dos opcionais, creio que a maioria dos modelos citados tenham direção assistida, e ar condicionado (que para mim é indispensável), air bags e alguns deles ABS. Estes são itens que levarei em consideração antes da compra.

    Outro fato é que ainda não sei onde vou morar, se em Gaia, Maia, Matosinhos, Gondomar, Trofa.... Mas penso que rodarei cerca de 50 a 60kms por dia, pois no final das contas, tudo dependerá dos valores das rendas.
    O uso inicialmente será para ir de casa para a universidade, e fazer algumas viagens dentro de Portugal, e quem sabe algumas mais longas para outros países (já fiz isso duas vezes, e amo viajar de carro pelo interior da Europa).

    Olhando do ponto de vista de alguém que viveu 2/3 da vida no Brasil, eu conheço razoavelmente bem todos os modelos citados, e por aqui, são considerados "bons carros" (exceto o Megane e o C3. Carro Frances infelizmente não é bem visto no Brasil), então não tenho "preferencia" por nenhum deles. No momento, é importante eu entender o mercado português, por isso peço ajuda de vocês.
    Dentro do que descrevi, estou "querendo muito"?
    Mas acho que já chega de escrever, e passar a palavra para vocês que conhecem bem mais do que eu.

    Coloquei abaixo o "questionário", como foi solicitado.

    1- Que tipo de carros gostas?
    Fiável e econômico;

    2- Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc)?
    Não gosto de Cabrio e SUVs, o resto, sendo fiável e econômico, está valendo;

    3- Que marcas e modelos gostas e equacionas?
    Citados acima, mas sem preferencias e aceitando sugestões;

    4- Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência?
    Sim, com alguma frequência. É necessário ter 4 portas.

    5- Precisarás de levar carga com frequência?
    Esporadicamente...Acho que somente mala de viagem;

    6- Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos?
    Creio que entre 15 e 25 mil kms por ano. Minha ideia é manter a viatura durante muitos anos;

    7- Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas?
    Sim, inclusive para fora de Portugal;

    8- Os consumos terão grande importância?
    Sim, economizar sempre é bom;

    9- A potência do motor terá grande importância?
    Acho que deve ter um equilíbrio entre potencia, segurança em auto-estradas e economia;

    10- Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos?
    Não;

    11- Que orçamento tens, valor mínimo e máximo?
    Orçamento é baixo... Entre 2 e 3 mil Euros (ideal é não passar de 2500);

    12- Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano?
    Acho que a partir de 2003~2004;

    Obrigado!!

    Cumprimentos

    #2
    Antes de mais, bem-vindo e boa sorte com a nova fase da tua vida.

    Com esses km todos que vais percorrer, tudo apontaria para um Diesel, mas depois o orçamento reduzido vem estragar um pouco as contas. Se não tiveres medo dessa tecnologia, um carro a GPL poderia ser opção, mas estaremos sempre a falar de carros antigos em que as probabilidades de problemas serão maiores - para além de ficares com uma bagageira (já de si pequena) ainda mais reduzida.

    Opções GPL:

    Pesquisa geral:

    https://www.olx.pt/carros-motos-e-ba...%5D%5B0%5D=gpl

    Os mais interessantes seriam:

    https://www.standvirtual.com/anuncio...h_results_link (já com alguns km, mas japonês costuma ser fiável, para além de que é um carro espaçoso para o seu segmento e prático)
    https://www.olx.pt/anuncio/carro-eco...tml#5f8c5ce481 (manutenção acessível, grande disponibilidade de peças)
    https://www.olx.pt/anuncio/chevrolet...tml#5f8c5ce481
    https://www.olx.pt/anuncio/chevrolet...tml#5f8c5ce481
    (Desconfio um pouco da qualidade e durabilidade destes carros, o historial de fiabilidade deles não costuma ser famoso).

    Em carros a gasóleo (Diesel) há algumas opções, mas dificilmente se encontra um que seja de stand com garantia e dentro dos valores que pretendes. Vêem-se muitos Méganes da 2.ª geração, que nunca foram exemplares em fiabilidade, mas o problema foi atenuado após o "facelift" de Janeiro de 2006. Também se encontram Peugeot 307, mas aplica-se o mesmo que aos Mégane. Aqui, o facelift foi em Maio de 2005. As 206 Break 1.4 HDi são mais interessantes porque mais fiáveis, embora sejam bastante menos espaçosas e tenham um chassis muito inferior aos 307. Procurando bem, também já se encontram Fiat Grande Punto Diesel, que eram carros espaçosos para o seu segmento.

    Abaixo algumas hipóteses. Gostei da Opel Meriva por ser um carro económico, espaçoso e prático e a bom preço, mas atenção à mensagem do stand:

    * Proveniente De Retoma. O preço anunciado é para Revenda / Comercío.
    * Valor Fixo / Sem Garantia.
    * Vendida no estado e uso em que se encontra.

    https://www.standvirtual.com/anuncio...h_results_link
    https://www.olx.pt/anuncio/renault-m...tml#6a7f13fa4c
    https://www.olx.pt/anuncio/vendo-peu...tml#6a7f13fa4c (bom motor e carro, mas este motor costuma dar problemas de injectores. Ver se teve alguma intervenção recente a este nível ou se tem fugas de gasóleo evidentes)
    https://www.olx.pt/anuncio/nissan-al...tml#d11db93f87 (pode estar aqui uma opção interessante)
    https://www.olx.pt/anuncio/opel-cors...tml#98853d8b5a
    https://www.standvirtual.com/anuncio...h_results_link (mesmo aviso que para a Opel Meriva)
    https://www.standvirtual.com/anuncio...h_results_link
    Editado pela última vez por LinoMarques; 21 June 2020, 09:48.

    Comentário


      #3
      Qualquer carro em Portugal de 2004 para a frente tem ABS. É obrigatório
      A maioria tem duplo airbag no mínimo. Sendo até normal em carros de dessa altura para a frente ter os laterais.
      Já te deram algumas boas possibilidades.
      Um segmento B ou C de 2004 para a frente chega bem.

      Comentário


        #4
        Legal!
        Não sabia dessa questão dos carros a partir de 2004 terem ABS!
        Obrigado!

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
          Antes de mais, bem-vindo e boa sorte com a nova fase da tua vida.

          Com esses km todos que vais percorrer, tudo apontaria para um Diesel, mas depois o orçamento reduzido vem estragar um pouco as contas. Se não tiveres medo dessa tecnologia, um carro a GPL poderia ser opção, mas estaremos sempre a falar de carros antigos em que as probabilidades de problemas serão maiores - para além de ficares com uma bagageira (já de si pequena) ainda mais reduzida.

          Opções GPL:

          Pesquisa geral:

          https://www.olx.pt/carros-motos-e-ba...%5D%5B0%5D=gpl

          Os mais interessantes seriam:

          https://www.standvirtual.com/anuncio...h_results_link (já com alguns km, mas japonês costuma ser fiável, para além de que é um carro espaçoso para o seu segmento e prático)
          https://www.olx.pt/anuncio/carro-eco...tml#5f8c5ce481 (manutenção acessível, grande disponibilidade de peças)
          https://www.olx.pt/anuncio/chevrolet...tml#5f8c5ce481
          https://www.olx.pt/anuncio/chevrolet...tml#5f8c5ce481
          (Desconfio um pouco da qualidade e durabilidade destes carros, o historial de fiabilidade deles não costuma ser famoso).

          Em carros a gasóleo (Diesel) há algumas opções, mas dificilmente se encontra um que seja de stand com garantia e dentro dos valores que pretendes. Vêem-se muitos Méganes da 2.ª geração, que nunca foram exemplares em fiabilidade, mas o problema foi atenuado após o "facelift" de Janeiro de 2006. Também se encontram Peugeot 307, mas aplica-se o mesmo que aos Mégane. Aqui, o facelift foi em Maio de 2005. As 206 Break 1.4 HDi são mais interessantes porque mais fiáveis, embora sejam bastante menos espaçosas e tenham um chassis muito inferior aos 307. Procurando bem, também já se encontram Fiat Grande Punto Diesel, que eram carros espaçosos para o seu segmento.

          Abaixo algumas hipóteses. Gostei da Opel Meriva por ser um carro económico, espaçoso e prático e a bom preço, mas atenção à mensagem do stand:

          * Proveniente De Retoma. O preço anunciado é para Revenda / Comercío.
          * Valor Fixo / Sem Garantia.
          * Vendida no estado e uso em que se encontra.

          https://www.standvirtual.com/anuncio...h_results_link
          https://www.olx.pt/anuncio/renault-m...tml#6a7f13fa4c
          https://www.olx.pt/anuncio/vendo-peu...tml#6a7f13fa4c (bom motor e carro, mas este motor costuma dar problemas de injectores. Ver se teve alguma intervenção recente a este nível ou se tem fugas de gasóleo evidentes)
          https://www.olx.pt/anuncio/nissan-al...tml#d11db93f87 (pode estar aqui uma opção interessante)
          https://www.olx.pt/anuncio/opel-cors...tml#98853d8b5a
          https://www.standvirtual.com/anuncio...h_results_link (mesmo aviso que para a Opel Meriva)
          https://www.standvirtual.com/anuncio...h_results_link
          Olá!

          Muito obrigado pela resposta!!

          Quais cuidados devo ter quando o anuncio tem as mensagens que vc citou?

          "* Proveniente De Retoma. O preço anunciado é para Revenda / Comercío.

          * Valor Fixo / Sem Garantia.
          * Vendida no estado e uso em que se encontra."

          Gosto muito do Meriva e do Corsa. O Meriva veio para o Brasil pela GM, sempre foi tido como ótimo carro! O Corsa também, inclusive eu já tive um do ano de 2007 (o modelo 2007 aqui no Brasil creio que seja um anterior ao que vc colocou).

          Mas acho que de todas as opções, o Megane é o que mais gosto.
          Os problemas dele se resumem aos injetores, ou há outros problemas crônicos?

          Mas acho que as melhores opções estão:

          - Megane
          - Polo
          - Corsa
          - Meriva
          - Punto
          - Honda Jazz (Também tive um aqui no Brasil. Gosto muito dele)

          Estou certo?

          Além do que vc citou, há algo mais que eu deva me atentar antes da compra?
          Aliás, como funciona compra e venda de veículos em Portugal?
          Aqui no Brasil deve-se fazer uma vistoria para ver se houve alguma batida e analisar a estrutura do carro. O que na prática não resolve nada, pois muitas pessoas conseguem burlar isso... Após a vistoria, faz-se o pagamento, e em seguida ao cartório para transferir a propriedade.

          Outra questão:
          Vejo que é normal o comércio de carros com 200 mil rodados.... É seguro comprar um carro com essa rodagem?
          Pergunto isso, pois aqui no Brasil, um carro com 200 mil está acabado (com raras exceções). Isso ocorre, entre outros motivos, pois o asfalto aqui lembra o solo lunar...buracos que destroem a suspensão dos carros...E donos que não fazem manutenção preventiva..
          Editado pela última vez por Wlad; 22 June 2020, 00:31.

          Comentário


            #6
            Estive olhando Fiesta e Focus dos anos de 2003~2005

            O que vcs me dizem?

            Comentário


              #7
              O Focus da 2.ª geração é um carro interessante e com níveis ainda bastante aceitáveis de segurança activa e passiva. Sempre é um segmento superior ao Fiesta e o melhor é que não necessariamente mais caro. O Honda Jazz tem uma excelente reputação de fiabilidade e é um dos que melhor aproveitam o espaço existente.

              Quanto às outras questões:

              Aliás, como funciona compra e venda de veículos em Portugal?
              Aqui no Brasil deve-se fazer uma vistoria para ver se houve alguma batida e analisar a estrutura do carro. O que na prática não resolve nada, pois muitas pessoas conseguem burlar isso... Após a vistoria, faz-se o pagamento, e em seguida ao cartório para transferir a propriedade.


              Aqui basicamente é a mesma coisa - há que ter bom senso e, se possível, comprar num stand que mostre ter credibilidade, ou seja, uma atitude honesta, séria e transparente. O mesmo em relação a vendedor particular, embora esse não seja obrigado a dar garantia, ao contrário do stand. Os km dá para verificar através dos relatórios da IPO (inspecção periódica obrigatória) que todos os carros têm de fazer aos 4, 6 e 8 anos de idade e a partir daí sempre anualmente. Esse documentos devem estar presentes, embora também dê para aceder a essa informação, mas paga-se. E sim, a transferência de propriedade deve ser feita na hora, sem sequer deixar para o dia seguinte. Há por aí vários tópicos a dar dicas e conselhos nesta matéria.

              Outra questão:
              Vejo que é normal o comércio de carros com 200 mil rodados.... É seguro comprar um carro com essa rodagem?
              Pergunto isso, pois aqui no Brasil, um carro com 200 mil está acabado (com raras exceções). Isso ocorre, entre outros motivos, pois o asfalto aqui lembra o solo lunar...buracos que destroem a suspensão dos carros...E donos que não fazem manutenção preventiva..


              Em geral, se um carro teve um tratamento "normal" e manutenção regular, deve fazer 200.000 sem grandes problemas e até bem mais que isso. Por isso se deve sempre pedir pelo histórico do veículo. Quem tratou bem dele tem isso à mão. Se "desapareceu", como tantas vezes acontece, já é de ficar de pé atrás. Como em tudo, vale o bom senso. Dar uma volta com o carro é essencial: não só serve para avaliar melhor o estado do mesmo como revela muito sobre o à-vontade do vendedor.
              Editado pela última vez por LinoMarques; 22 June 2020, 23:02.

              Comentário


                #8
                este peugeot, se não tiver o problema das luzes de natal no quadrante, seria uma boa hipótese ainda para mais com o 1600cc. tem é que se ver as anilhas dos injetores, como referiu o lino, se não babam óleo e verificar se tem a manutenção mínima efetuada há pouco tempo, estado dos pneus e calços dos travões, quando terá que mudar a correia...

                https://www.olx.pt/anuncio/vendo-peu...tml#6a7f13fa4c

                Comentário


                  #9
                  luzes de natal no quadrante



                  Achei que isso só acontecesse com os Peugeots no Brasil.....

                  Mas ainda assim, é uma opção para compra.

                  No mais, estou bem inclinado a iniciar a busca, partindo do Megane e do Polo....Se não achar nada, os Opels...

                  agradeço a todos que ajudaram!!

                  cumprimentos

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                    O Focus da 2.ª geração é um carro interessante e com níveis ainda bastante aceitáveis de segurança activa e passiva. Sempre é um segmento superior ao Fiesta e o melhor é que não necessariamente mais caro. O Honda Jazz tem uma excelente reputação de fiabilidade e é um dos que melhor aproveitam o espaço existente.

                    Quanto às outras questões:

                    Aliás, como funciona compra e venda de veículos em Portugal?
                    Aqui no Brasil deve-se fazer uma vistoria para ver se houve alguma batida e analisar a estrutura do carro. O que na prática não resolve nada, pois muitas pessoas conseguem burlar isso... Após a vistoria, faz-se o pagamento, e em seguida ao cartório para transferir a propriedade.


                    Aqui basicamente é a mesma coisa - há que ter bom senso e, se possível, comprar num stand que mostre ter credibilidade, ou seja, uma atitude honesta, séria e transparente. O mesmo em relação a vendedor particular, embora esse não seja obrigado a dar garantia, ao contrário do stand. Os km dá para verificar através dos relatórios da IPO (inspecção periódica obrigatória) que todos os carros têm de fazer aos 4, 6 e 8 anos de idade e a partir daí sempre anualmente. Esse documentos devem estar presentes, embora também dê para aceder a essa informação, mas paga-se. E sim, a transferência de propriedade deve ser feita na hora, sem sequer deixar para o dia seguinte. Há por aí vários tópicos a dar dicas e conselhos nesta matéria.

                    Outra questão:
                    Vejo que é normal o comércio de carros com 200 mil rodados.... É seguro comprar um carro com essa rodagem?
                    Pergunto isso, pois aqui no Brasil, um carro com 200 mil está acabado (com raras exceções). Isso ocorre, entre outros motivos, pois o asfalto aqui lembra o solo lunar...buracos que destroem a suspensão dos carros...E donos que não fazem manutenção preventiva..


                    Em geral, se um carro teve um tratamento "normal" e manutenção regular, deve fazer 200.000 sem grandes problemas e até bem mais que isso. Por isso se deve sempre pedir pelo histórico do veículo. Quem tratou bem dele tem isso à mão. Se "desapareceu", como tantas vezes acontece, já é de ficar de pé atrás. Como em tudo, vale o bom senso. Dar uma volta com o carro é essencial: não só serve para avaliar melhor o estado do mesmo como revela muito sobre o à-vontade do vendedor.

                    Muito obrigado pelas dicas!!

                    Vai ajudar MUITO qdo eu chegar em Portugal!

                    Comentário


                      #11
                      os polos têm um motor muito fraco. se apanhares um 1000cc, ainda pior! o 1.2 gasta também muito mas arranjar um 1.4 é quase um tiro nos pés. saíram poucos com o 1.3, mas são raríssimos e antigos. deverás encontrar só o 1.0 e 1.2. um 1.4tdi é a 3 cilindros e faz muito barulho, mas é fiável o mesmo acontecendo no ibia, que partilha o mesmo motor.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                        os polos têm um motor muito fraco. se apanhares um 1000cc, ainda pior! o 1.2 gasta também muito mas arranjar um 1.4 é quase um tiro nos pés. saíram poucos com o 1.3, mas são raríssimos e antigos. deverás encontrar só o 1.0 e 1.2. um 1.4tdi é a 3 cilindros e faz muito barulho, mas é fiável o mesmo acontecendo no ibia, que partilha o mesmo motor.

                        Polo teria que ser a gasolina.
                        Diesel está na faixa de 4500~5000 euros, o que é MUITO pra mim. Nesse caso, teria que financiar, coisa que não gostaria.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                          os polos têm um motor muito fraco. se apanhares um 1000cc, ainda pior! o 1.2 gasta também muito mas arranjar um 1.4 é quase um tiro nos pés. saíram poucos com o 1.3, mas são raríssimos e antigos. deverás encontrar só o 1.0 e 1.2. um 1.4tdi é a 3 cilindros e faz muito barulho, mas é fiável o mesmo acontecendo no ibia, que partilha o mesmo motor.

                          Uma outra questão:
                          O que vcs julgam ser um motor "fraco"?

                          Hoje, aqui no Brasil, eu tenho um 207 Sw (que nada mais é do que um 206 com facelift para ficar parecido com o 207 europeu) 1.4 a gasolina que tem 82hp (o binário eu não lembro). Ele é fraco, mas atende razoavelmente bem....

                          Comentário


                            #14
                            Ui, isso agora daria azo a muita discussão!

                            Muitas vezes mais importante que a potência, é o binário e a rotação a que este atinge o valor máximo. Já sei que alguns fundamentalistas me vão bater, mas para um utilizador normal é assim que funciona.

                            Regra geral, um carro sem turbo e de baixa cilindrada vai parecer quase sempre algo sub-motorizado. Costumava ser o problema da maioria dos carros a gasolina, daí também muitos construtores terem optado por reduzir a cilindrada e adicionar um turbo. Se o valor máximo de binário se encontrar em rotações baixas/médias, a sensação vai ser de que o carro tem mais "força". Depois também depende muito do segmento/peso do carro, pois se num 206/207 um motor 1.4 ainda pode parecer adequado, num carro do nível acima, como um Astra/Golf/Focus, etc., já pode ser considerado fraco. Não há como contrariar o peso senão com mais potência e binário (no Brasil chamam-lhe "torque").

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                              Ui, isso agora daria azo a muita discussão!

                              Muitas vezes mais importante que a potência, é o binário e a rotação a que este atinge o valor máximo. Já sei que alguns fundamentalistas me vão bater, mas para um utilizador normal é assim que funciona.

                              Regra geral, um carro sem turbo e de baixa cilindrada vai parecer quase sempre algo sub-motorizado. Costumava ser o problema da maioria dos carros a gasolina, daí também muitos construtores terem optado por reduzir a cilindrada e adicionar um turbo. Se o valor máximo de binário se encontrar em rotações baixas/médias, a sensação vai ser de que o carro tem mais "força". Depois também depende muito do segmento/peso do carro, pois se num 206/207 um motor 1.4 ainda pode parecer adequado, num carro do nível acima, como um Astra/Golf/Focus, etc., já pode ser considerado fraco. Não há como contrariar o peso senão com mais potência e binário (no Brasil chamam-lhe "torque").
                              Concordo plenamente com vc!
                              A forma que eu conduzo, o binário é mais importante que a potencia! Gosto conduzir em rotações mais baixas.

                              Pelo que li, o Polo tem 70hp e 112nm de binário.

                              Meu Peugeot tem 82hp e 125.5nm e atende (embora acho ele fraco em baixas, pois o binário máximo vem só com 3250rpm)

                              Mas não sei....Penso bastante no Polo a gasolina (devido ao elevado preço do diesel)....e no Megane a diesel tbm

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                                #16
                                Como o caditonuno já referiu, os motores VW 1.2 e 1.4 a gasolina do início dos anos 2000 foram muito problemáticos. Havia um excelente motor que era o 1.6 que era utilizado nos Golf IV e na 1.ª geração do Audi A3. Principalmente este último pode ser uma opção muito interessante, pois são carros reconhecidamente fiáveis e capazes de elevadas quilometragens, mas não se podem esperar milagres em termos de consumos.

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                                  #17
                                  Pessoal, mais uma coisa:Estava olhando o Stand Virtual, e me deparei com esse stand no Porto. https://carrosusadosbaratos.standvirtual.com/O que vocês dizem?Pelas fotos tenho a impressão de serem carros mal cuidados, por isso o "preço baixo".Pode ser uma "cilada" ou é seguro considerar ir ver?

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