Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Escolha de automóvel

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Escolha de automóvel

    Boas noites fórum Autohoje
    Ressuscito a minha conta para vos pedir recomendações na escolha do próximo automóvel.
    Um pouco de background:
    Tive um Fiat Marea (repro) que nunca me deixou mal até se avariar por incúria minha. De seguida um Hyundai Matrix 3cilindros do qual não guardo boa memória, desde soar como um trator a ter uma direcção com 0 feedback da estrada. Finalmente, fiz 100.000km num Renault Megane 2 Extreme (115cv) que, à parte da falta de extras/interiores da gama de entrada e motor com clara apetência para rolar e não para acelerar, se revelou um carro fiável e qb para o dia-a-dia.

    Estive a namorar à distância os AR Giulia Veloce mas, na minha modesta opinião, estão a um preço díspar para o carro/gama onde se inserem (no mercado de usados).

    Assim, para uma comuta diária de 2km com tiradas de 250-600km ao fim de semana pelo menos 2x ao mês, fiquei a equacionar o seguinte:
    A) não comprar carro nenhum e alugar só para os fim de semana
    B) comprar um cabrio a gasolina e roubar a carrinha diesel à Maria quando preciso
    C) comprar uma Sedan usada para os próximos 6 anos

    Dado que isto é um fórum automóvel, praticamente ninguém me recomendará a opção A.
    Assim, preenchi o formulário com vista à opção C, mas aceito sugestões para cabrios maneirinhos.

    Que tipo de carros gostas?
    Sedan, Cabrio... Carrinha
    Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc)?
    C ou D
    Que marcas e modelos gostas e equacionas?
    Indiferente, relação qualidade-preço e pós-venda.
    Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência?
    1-3x/semana
    Precisarás de levar carga com frequência?
    1x/mês
    Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos?
    18k/ano nos últimos 6 anos. Provavelmente aumentará marginalmente
    Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas?
    Nacional e AE
    Os consumos terão grande importância?
    Qb, desde que valores ponderados (max 7-8L/100km)
    A potência do motor terá grande importância?
    Qb
    Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos?
    Não o suficiente para comprar um SUV (ou para ter como único carro). Só numa viatura dedicada.
    Que orçamento tens, valor mínimo e máximo?
    Máximo 30.000e, embora esteja a apontar para menos de 25K
    Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano?
    Usado de 2016 para a frente. Semi-novo.

    Obrigado pela vossa atenção.

    #2
    São mesmo 2 (dois!) km por dia? E precisas de carro para isso?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
      São mesmo 2 (dois!) km por dia? E precisas de carro para isso?
      Neste momento exacto não, mas é o habitual, daí estar a equacionar não ter carro nenhum (ver opção A). Mais importante no futuro a curto prazo será fazer menos de 10km/dia mas fazer pelo menos 3-4 deslocações com prazos apertados ao longo do dia.

      Comentário


        #4
        Podes ter carro na mesma para essas voltas maiores, mas se tiveres que fazer deslocações muito curtas e regulares convém teres uma alternativa barata (a pé, de transporte público ou bicicleta/scooter, etc.).

        Comentário


          #5
          centrando-me apenas nas 3 opções que deste um cabrio (ou algo que te faça sorrir) a gasolina e para as viagens maiores a carrinha da maria. curto e grosso. e direto também, já agora!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
            Podes ter carro na mesma para essas voltas maiores, mas se tiveres que fazer deslocações muito curtas e regulares convém teres uma alternativa barata (a pé, de transporte público ou bicicleta/scooter, etc.).
            Se tiveres de ir ao supermercado sozinho nao vais andar a carregar com os sacos por 2Km. Mas isto sou eu, deve haver malta do crossfit que ate deve achar piada.

            Comentário


              #7
              Obrigado pelo feedback.
              As contas na verdade são simples (tenho bicicleta e moto e estou a considerar uma eléctrica, dados os incentivos fiscais) e demonstram que a única necessidade de carro é a conveniência e bragging rights:
              -taxi/Uber em 80-100d de chuva (10e/d) + aluguer de carro 60d/a (800-1000e) = ~2K/A
              -carro até 25K + despesas = ~ 30k = 5K/a (que pode ser 3K/A se revenda ou retoma por 10k)
              Assim, por 1000 a 3000e de diferença passo a ter um carro em meu nome, sempre parado e disponível à porta, para alimentar e cuidar, vs a burocracia de alugar um carro novo/semi-novo a cada 15d +/-.

              Dado que esta decisão será minha , que carros sugerem que cumpram os requisitos do PO?

              Comentário


                #8
                Deixa ver se percebi, fazes 18 mil km's por ano sendo a esmagadora maioria ao fds, e durante a semana 2km, que podem ser feitos em alternativa a pé, de mota/bicicleta ou transportes públicos?

                Em termos de quilometragem já é um valor relevante, comprares um carro não lhe vai faltar uso certamente, mas a alternativa do aluguer e Uber até é pertinente, e eu próprio até tenho pensado nisso para o futuro da minha utilização.

                Ainda acho os km's anuais elevados, e 60 dias por ano de aluguer já não é muito pouco (os 80 a 100d de chupa ano parece-me pessimista), pelo que podes não ganhar nada com esta opção.

                De qualquer modo, porque não experimentar primeiro se isto é viável? Fazes um ano neste sistema, geres os percursos do dia a dia da forma mais económica possível, recorres ao outro carro de casa sempre que possas e no final fazes as contas. Logo vez se compensa face à desvalorização do carro que pretendes comprar, e aqui é que está a grande questão: tanto podes perder uns 500€ por ano como uns 5 mil

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                  Se tiveres de ir ao supermercado sozinho nao vais andar a carregar com os sacos por 2Km. Mas isto sou eu, deve haver malta do crossfit que ate deve achar piada.
                  Não sabia que "uma comuta diária de 2 km" significava ir ao supermercado, mas pronto!

                  Comentário


                    #10
                    Vou ressuscitar só para dar feedback final:
                    - a logística de andar sem carro e alugar só para as necessidades só dá para quem tem horários muito regulares (not my case). Perdi mais tempo a entregar e recolher carros do que estava à espera e gastava cerca de 250e/mês só em alugueres. A parte positiva é que experimentei uns 2 segmentos B novos (Clio e 208).
                    - por motivos profissionais passei a fazer muito mais km
                    Em conclusão, fui para um 320d automático de 2018, 11K km em agosto, que hoje já conta com 43k. Garantia de usado, até agora tem sido só entrar, escolher a banda sonora e somar Km (excepto trocar a bateria do sistema de emergência, coberta pela garantia).
                    Obrigado pelo feedback

                    Comentário


                      #11
                      esperemos que continue a experiência positiva!

                      Comentário

                      AD fim dos posts Desktop

                      Collapse

                      Ad Fim dos Posts Mobile

                      Collapse
                      Working...
                      X