Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Gasolina 95 ou 98 para motor 1.0 115cv?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Comparativo] Gasolina 95 ou 98 para motor 1.0 115cv?

    Boa tarde,

    Entregaram-me ontem um Leon 1.0 115cv novo (Renting) e quero meter a melhor gasolina para o carro. Há muitos condutores que dizem que a do intermarchê chega, mas eu na dúvida vou pela melhor e sempre mimei os meus carros assim. Neste caso, o carro no fundo não é meu mas quero tratá-lo como se fosse.

    Andei a ver os valores na BP, Galp e Repsol e com os descontos que tenho, a BP é a que me compensa mais. Agora a minha dúvida é qual a recomendada para este carro em especifico, pois não encontrei nenhuma referência na "papelada".

    1 - Será a 95 ou a 98?

    2- Mesmo que seja a 95, se eu meter a 98 melhora o "carro" e este motor em alguma coisa (independentemente da diferença de preço)?

    3- E se os valores fossem iguais em todas as bombas, qual a "marca" que escolhiam, a BP, Galp ou Repsol (não me refiro à "simples", mas sim à Efitec no caso da Repsol, Ultimate/ BP e Evologic/ Galp) ?

    4- Há diferença no consumo da 95 para a 98? Com uma ou com outra gastarei o memso ao fim de 100 km?

    Segunda feira a gasolina sobe e amanhã quero já encher para o mês de julho inteiro

    Obrigado.
    Editado pela última vez por DDarko; 27 June 2020, 15:39.

    #2
    1- 95 claro não é nenhum super desportivo, eu no Captur que tive era 1.2 de 120 cv´s e quase sempre meti 95
    2- Não faz diferença alguma pelo menos no meu Captur não fazia
    3. Meti sempre low-cost desde a 95 à 98

    Comentário


      #3
      Penso que a da Repsol é a que tem menos diferença para o chamado combustível "premium", pelo que escolheria esse. Gasolina 98 não traz qualquer benefício nem é necessária nesse motor, é puro desperdício de dinheiro.

      Comentário


        #4
        Também sou dos que acham que para esse tipo de motor é um desperdício de $$$ colocar 98. Uma boa gasolina 95 (tipo REPSOL Efitec) é mais do que suficiente.

        Já agora, parabéns pela "aquisição". Qual foi a cor escolhida? Cá em casa temos um igual, também em sistema de renting. Vai dando feedback da tua experiência com o carro. Podes abrir um DB, se quiseres/tiveres tempo para isso. Penso que aqui no Fórum já deve haver pelo menos uns 4/5 users com um Leon 1.0 TSI 115cv, em sistema de renting.
        Editado pela última vez por PauloRaposo; 27 June 2020, 15:55.

        Comentário


          #5
          95 ou 98 vai depender da taxa de compressão, mas há partida não terás benefícios em colocar 98, quanto muito mais suavidade de funcionamento.
          O motor do meu carro é algo do género desse, mas doutra marca, fiz uma vez o teste e os benefícios que encontrei são os que referi em cima. Noto um pouco o mesmo se utilizar combustível simples vs aditivado.

          Há uns dias atrás fiquei foi desconfiado com uma coisa, abasteci na mota gasolina 95 evologic numa bomba Galp numa zona mais remota do país, e a mesma apresentava características semelhantes à normal, incolor e com mais espuma. Não fui eu a abastecer e tinha o depósito quase cheio ainda, mas não me cheirou bem...

          Por norma meto Galp, tenho uma à mão que tem preços mais baixos que o normal, e com cartão business fica ao preço "lowcost", mas cada vez mais dou menos importância a isso, e há estudos que comprovam.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post
            Também sou ds que acham que para esse tipo de motor é um desperdício de $$$ colocar 98. Uma boa gasolina 95 (tipo REPSOL Efitec) é mais do que suficiente.

            Já agora, parabéns pela "aquisição". Qual foi a cõr escolhida? Cá em casa temos um igual, também em sistema de renting. Vai dando feedback da tua experiência com o carro. Podes abrir um DB, se quiseres. Penso que aqui no Fórum já deve haver pelo menos uns 4/5 users com um Leon 1.0 TSI 115cv, em sistema de renting.
            Qualquer dia podem fazer um encontro FMG SEAT Leon Rentig!

            Comentário


              #7
              Pedi um em preto. O que é um DB?

              Comentário


                #8
                Tenho um Fiesta Ecoboost 1.0 125cv e leva quase sempre 95 da mais rasca que existe.

                Já levou 98 e foi exatamente a mesma coisa, só perdi dinheiro uma vez.

                Comentário


                  #9
                  A verdade é que existe aqui outro pormenor (isto para quem gosta de ir ao detalhe).

                  Na Repsol existe a 95 Simples, a 95 Efitec e a 98 Efitec.

                  Já a BP tem a 95 s/chumbo Simples e depois passa logo para a Ultimate (que é a 98). Segundo percebi, não tem a intermédia como a Repsol. Mas depois observo o preço da 95 efitec e da 95 simples da BP e fico com a sensação de que é a equivalente, pois mesmo sendo anunciada como "simples", ainda consegue ser mais cara 0,09 €/ lt que a efitec que é a intermédia da Repsol.

                  Já no caso da Galp, faz a mesma distinção que a Repsol, ou seja, 95 Simples, 95 Evologic e 98 Evologic.

                  Pelo que andei a ler e uma vez que dentro da 95 há a simples e a premium, então não valerá a pena exagerar e ir para a 98. Nem 8 nem 80. Fico só com a dúvida sobre o que é a 95 Simples da BP...

                  Atualmente estão assim:

                  Galp
                  95 Simples: 1,459 €
                  95 Evologic: 1,489 €

                  Repsol
                  95 Simples: 1,414 €
                  95 Efitec: 1,479 €

                  BP
                  95 s/ Chumbo Simples: 1,499 €

                  A BP já sabia que era a mais cara, mas sendo simples, supostamente sem ser aditivada como a Efitec e Evologic, consegue ser mais cara???
                  Editado pela última vez por DDarko; 27 June 2020, 16:38.

                  Comentário


                    #10
                    95.
                    Com essa taxa de compressão e relativa baixa pressão de turbo não há qualquer necessidade de meter 98.

                    Mas -- na teoria -- quanto mais octanas melhor, num motor sobrealimentado. Se vais notar diferenças nesse motor? Não.

                    Comentário


                      #11
                      Isso é meter 95 e siga, não existe qualquer beneficio em andar a por da marca mais cara ou com mais octanas, anda o mesmo e só sai mais dinheiro do bolso.

                      Comentário


                        #12
                        Tenho um carro com essa motorização e sempre abasteci com 95, tenho que confirmar mas penso que até é recomendado no manual. Normalmente é Repsol 95 normal (tenho desconto) e 32.000 kms sem queixas.

                        Comentário


                          #13
                          Naturalmente que é só o que o manual disser.
                          O que o resto das pessoas diz não tem qualquer relevância, excepto se estiverem a citar o manual.

                          Esqueçam as teorias da taxa de compressão, que nem sempre as coisas são lineares.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por DDarko Ver Post
                            A verdade é que existe aqui outro pormenor (isto para quem gosta de ir ao detalhe).

                            Na Repsol existe a 95 Simples, a 95 Efitec e a 98 Efitec.

                            Já a BP tem a 95 s/chumbo Simples e depois passa logo para a Ultimate (que é a 98). Segundo percebi, não tem a intermédia como a Repsol. Mas depois observo o preço da 95 efitec e da 95 simples da BP e fico com a sensação de que é a equivalente, pois mesmo sendo anunciada como "simples", ainda consegue ser mais cara 0,09 €/ lt que a efitec que é a intermédia da Repsol.

                            Já no caso da Galp, faz a mesma distinção que a Repsol, ou seja, 95 Simples, 95 Evologic e 98 Evologic.

                            Pelo que andei a ler e uma vez que dentro da 95 há a simples e a premium, então não valerá a pena exagerar e ir para a 98. Nem 8 nem 80. Fico só com a dúvida sobre o que é a 95 Simples da BP...

                            Atualmente estão assim:

                            Galp
                            95 Simples: 1,459 €
                            95 Evologic: 1,489 €

                            Repsol
                            95 Simples: 1,414 €
                            95 Efitec: 1,479 €

                            BP
                            95 s/ Chumbo Simples: 1,499 €

                            A BP já sabia que era a mais cara, mas sendo simples, supostamente sem ser aditivada como a Efitec e Evologic, consegue ser mais cara???
                            Estás a complicar. A 95 evologic ou efitec não é intermédia. É gasolina 95 com aditivos.

                            Ou seja: tem 95 octanas simples, 95 octanas aditivada e 98 octanas aditivada.

                            Comentário


                              #15
                              A BP 95 octanas simples penso que já tem algum aditivo de limpeza.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                Naturalmente que é só o que o manual disser.
                                O que o resto das pessoas diz não tem qualquer relevância, excepto se estiverem a citar o manual.

                                Esqueçam as teorias da taxa de compressão, que nem sempre as coisas são lineares.
                                Confirmando pelo manual, este indica a utilização das octanas recomendadas na tampa de combustível (95), nunca podendo ser inferior. Indica ainda que podem ser superiores, mas que não se traduz numa melhoria face a performances ou economia.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por pregoafundo Ver Post
                                  Confirmando pelo manual, este indica a utilização das octanas recomendadas na tampa de combustível (95), nunca podendo ser inferior. Indica ainda que podem ser superiores, mas que não se traduz numa melhoria face a performances ou economia.
                                  É isso que se quer.
                                  Há alguns que ainda dizem que com 98 pode haver melhorias, mas são no entanto compativeis com 95. Mas eu mesmo aqui metia 95.
                                  Depois há é aqueles que é com 98 apenas, motores finos hehe.

                                  Comentário


                                    #18
                                    A mais barata que encontrares.

                                    Comentário


                                      #19
                                      No depósito tem esta info:

                                      87aa01de-6bc1-4107-babb-a558d43bc62a.jpg

                                      Diz as que o carro pode levar mas não recomenda nenhuma em especifico.

                                      E no manual esta:

                                      de1b614b-9a45-45a7-9a54-ccaa9fb676f4.jpg

                                      O que é a gasolina "Super"? É a normal ou aditivada?

                                      No canto inferior direito onde se refere à 98, diz que com a 95 perde potência. Ou esta info refere-se apenas a carros que mencionem apenas a E10?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Boas
                                        A Super chamava-se antigamente á gasolina de 98 octanas...

                                        Ainda cheguei a ver a de 100 octanas... e as com chumbo... Ahh bom velhos tempos...

                                        Cumprimentos,

                                        LPC

                                        Comentário


                                          #21
                                          A unica coisa que a elevada octanagem faz é atrasar a explosão, na esmagadora maioria dos motores até faz mal para além de ser mais cara

                                          Comentário


                                            #22
                                            Quanto ao pessoal dizer que não faz diferença entre 95 e aditivada, o meu Fiesta mk4 de 97 leva 95 do intermarché, mas tenho um familiar que tem um Toyota Starlet de 90 e posso dizer por experiência própria que usa sempre evologic (Galp) e nota-se imensa diferença quando não usa... Por isso não deve ser assim tão linear como dizem.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por UnTaMa Ver Post
                                              Quanto ao pessoal dizer que não faz diferença entre 95 e aditivada, o meu Fiesta mk4 de 97 leva 95 do intermarché, mas tenho um familiar que tem um Toyota Starlet de 90 e posso dizer por experiência própria que usa sempre evologic (Galp) e nota-se imensa diferença quando não usa... Por isso não deve ser assim tão linear como dizem.
                                              Claro que nota uma grande diferença - na carteira!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por fancyO Ver Post
                                                A unica coisa que a elevada octanagem faz é atrasar a explosão, na esmagadora maioria dos motores até faz mal para além de ser mais cara
                                                Mal nunca faz.

                                                Faz mal é o inverso: abastecer com menos octanas do que o recomendado.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por MANOG Ver Post
                                                  Claro que nota uma grande diferença - na carteira!
                                                  Para que existe combustível aditivado então?
                                                  Editado pela última vez por UnTaMa; 28 June 2020, 16:15.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por UnTaMa Ver Post
                                                    Para que existe combustível aditivado então?
                                                    Para as petrolíferas e distribuidoras ganharem mais. De resto a utilidade é praticamente nula. E isto se for mesmo verdade que colocam no combustível aqueles aditivos que propagandeiam. Existem vários estudos sérios e independentes sobre a matéria e todos chegaram a um resultado - pura propaganda e com papas e bolos se enganam os tolos!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por MANOG Ver Post
                                                      Para as petrolíferas e distribuidoras ganharem mais. De resto a utilidade é praticamente nula. E isto se for mesmo verdade que colocam no combustível aqueles aditivos que propagandeiam. Existem vários estudos sérios e independentes sobre a matéria e todos chegaram a um resultado - pura propaganda e com papas e bolos se enganam os tolos!
                                                      Resposta interessante...
                                                      E consegues citar algum desses estudos independentes?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Vai pesquisar que foi aquilo que eu fiz. A Science et Vie tem um, por exemplo. Lês bem em francês?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por MANOG Ver Post
                                                          Vai pesquisar que foi aquilo que eu fiz. A Science et Vie tem um, por exemplo. Lês bem em francês?
                                                          Não percebo nada de francês, mas o tradutor dá uma ajuda.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Nem mais.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X