[Comparativo] Gasolina 95 ou 98 para motor 1.0 115cv? - Página 3

Página 3 de 3 PrimeiraPrimeira ... 23
A mostrar resultados 61 para 78 de 78
Like Tree27Likes

Título: Gasolina 95 ou 98 para motor 1.0 115cv?

nto
    nto está online
    Piloto Lendário nto's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
    Isto é o que está no manual do meu.

Aí está, um dos casos em que indicam que o mínimo é 91RON...

Ele na página anterior, já colocou imagem do manual dele e acima, fiz o resumo do que é indicado.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Sep 2016

Por Defeito

Então a minima é 95 mas a "melhor" para o carro é a 98? Toda a gente diz que para este motor a 98 não faz mais que a 95...

nto
    nto está online
    Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por DDarko Ver Post
    Então a minima é 95 mas a "melhor" para o carro é a 98? Toda a gente diz que para este motor a 98 não faz mais que a 95...

Segundo o manual sim, o indicado será a 98... o que não impede de usar a de 95 (que é a mínima).

Piloto Lendário Ecoflex's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2011

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por nto Ver Post
    Aí está, um dos casos em que indicam que o mínimo é 91RON...

Ele na página anterior, já colocou imagem do manual dele e acima, fiz o resumo do que é indicado.
    Confesso que não tinha reparado (já fui ver), mas olha que não foi na página anterior, foi mesmo na primeira.

Não, a mínima até é 91 octanas, mas tem alguns condicionalismos como o manual indica. Também recomenda 98. Sinceramente eu fazia uns depósitos de 95 e outros de 98 e depois avaliava. Provavelmente não justifica andares com 98, digo eu, mas posso estar errado.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Sep 2016

Por Defeito

Ou seja, a tua leitura do manual é que se indicar as duas (como é o caso), a mais indicada é a 98? Olhando melhor para o manual parece que é isso mesmo... (contraria tudo o que foi dito antes pelos users)

Aqui vão outra vez os anexos..

87aa01de-6bc1-4107-babb-a558d43bc62a.jpg

de1b614b-9a45-45a7-9a54-ccaa9fb676f4.jpg

nto
    nto está online
    Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
    Confesso que não tinha reparado (já fui ver), mas olha que não foi na página anterior, foi mesmo na primeira.

Não, a mínima até é 91 octanas, mas tem alguns condicionalismos como o manual indica. Também recomenda 98. Sinceramente eu fazia uns depósitos de 95 e outros de 98 e depois avaliava. Provavelmente não justifica andares com 98, digo eu, mas posso estar errado.

Ups... tinha ideia que era a página anterior.

Correcto, a mínima indicada... será a 95, mas a título provisório pode usar 91... mas mal possa, colocar 95 ou 98...

A indicada, será 98.

Mas pode perfeitamente usar a 95... e como indicas, pode aferir qual a mais viável no uso dele (95 ou 98).
    DDarko gosta disto.

Piloto de Rallye pmct's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2003

Por Defeito

Qual a diferença então?

O simples é o combustível que sai da refinaria, sem aditivos, e que todos compram à Galp e usam com ou sem aditivos. Tem um preço/litro de referência que, a 16 de abril, era de 1,112 euros no gasóleo e 1,346 euros na gasolina. O low cost, na prática, não existe porque o que existe é um modelo de negócio low cost. Assim. O combustível low cost é exatamente igual ao simples mas é o que se vende apenas nos super e hipermercados e chama-se assim por serem mais baratos.

Então quer dizer que os combustíveis simples vão ser mais baratos?

Não. Os super e hipermercados não têm tantos custos como as grandes marcas, ou seja, não têm lojas nem empregados para suportar, e por isso, podem aplicar preços mais baixos. Ora, mesmo vendendo simples, as grandes marcas continuam a ter esses custos e, como tal, vão praticar preços mais altos para o mesmo tipo de combustível.

Acabei de descobrir que a diferença do preço do combustivel entre a BP e o Jumbro é por causa dos empregados.

Fonte:
    https://www.dinheirovivo.pt/empresas...da-nas-bombas/

A diferença entre 95 e 98 é basicamente o que esta aqui

https://motorguia.net/2018/10/04/gasolina-95-ou-98/
    DDarko gosta disto.

Piloto de Troféu PauloRaposo's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

Apagar

Piloto de Troféu PauloRaposo's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

Ou seja, a tua leitura do manual é que se indicar as duas (como é o caso), a mais indicada é a 98? Olhando melhor para o manual parece que é isso mesmo... (contraria tudo o que foi dito antes pelos users)

O que o manual diz, e já o referi anteriormente, é para seguir a indicação que está no interior da tampa do depósito. Ponto!

Depois, no manual, são apresentadas as 3 hipóteses que podem vir indicadas na tampa do depósito (consoante as diversas motorizações a gasolina). No caso deste 1.0 TSI, o que está indicado na tampa é "gasolina sem chumbo com um mín. de 95 octanas" (não indica 98 octanas, conforme se pode ver pelo link da fotografia que colocaste mais atrás), o que corresponde à 2ª hipótese referida no manual). Sinceramente, não vejo qual a dúvida aqui (embora reconheça que o manual podia/devia ser mais explícito, mas temos que ter em consideração que o manual é feito para várias versões e motorizações, do Leon).
    Última edição por PauloRaposo : 01-07-20 às 14:48:55

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Sep 2018

Por Defeito

Julgo que a esmagadora maioria dos automóveis fabricados depois de 2010 estão preparados para consumir gasolina sem chumbo com etanol até 10% (E10) de 95 octanas e que não existe interesse algum em utilizar gasolina com maior octanagem -98. Depois há quem diga que se deve usar a Invogarate XPTO porque dá mais potência e diminui o consumo ou a Merdotec Super porque lava o motor por dentro, tudo disparates resultantes de um marketing mentiroso que até deveria ser proibido por lei. Como já disse e repito tudo isso são tretas que análises químicas feitas há já bastante tempo demonstraram. Deve-se ter é cuidado em não abastecer o carro em postos com pouca tiragem ou em deixar a gasolina envelhecer no depósito porque se degrada. Muito poucas deverão ser as viaturas que precisam mesmo de gasolina de 98 octanas nos dias de hoje. Todas têm ignição electrónica comandada por centralinas que são verdadeiros computadores, todas têm todo o tipo de sondas para evitar auto-ignição e coisas dessas. Quando as coisas assim não eram é que se punha a questão. Contudo conto-vos uma experiência pessoal ocorrida no já longínquo ano de 1998: comprei então um motociclo cujo motor debitava mais de 180cv/litro e que tinha uma taxa de compressão bastante elevada e cortava ás 13500 rpm. O concessionário da marca recomendou-me gasolina sem chumbo de 98, recomendação que segui no início. Mas resolvi experimentar a de 95 e não notei rigorosamente diferença alguma. O mesmo andamento, os mesmos consumos, tudo igual. Fui ler the fucking manual e lá vi que até poderia abastecer com gasolina de 91 octanas! Estava tudo dito. Nunca mais na vida acreditei nessas tretas das gasolinas ditas premium e cheias de banha da cobra. O referido motociclo foi vendido com 8 anos e mais de 90.000 km e na véspera andava tanto como quando o adquiri e não gastava uma gota de óleo. E quanto a este tópico tenho dito.
    A4B5 gosta disto.

Piloto Lendário Ecoflex's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2011

Por Defeito

O manual do carro diz (não sou eu) que com a 95 octanas tens ligeira perda de potência. Se a questão foi só essa, eu repito o que disse: faz o teste. Anda vários depósitos com 95 e depois com 98 e vê se notas alguma coisa. O mais certo será optares pela 95, digo eu, já que os ganhos devem ser marginais e é consideravelmente mais barata.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Sep 2016

Por Defeito

Ontem notei que a Galp lançou um novo "combustivel" todo XPTO!! Segundo eles, "por mais 0,03 €...faz mais Kms e o motor anda sempre limpo"

galp_banner_evodriver_evologic_2-0-_1152x495px-01-01-750x430.jpg

No entanto, acho que comecei o assunto do combustivel pela parte do fim. Ontem estava a pensar e cheguei à conclusão de que a pergunta não deve ser "meto 95 ou 98" mas sim "onde é que vou meter?".

Se no inicio estava a querer comparar a 95 com a 98 no geral, penso que mais impoortante que isso é onde é que meto a 95 ou a 98.

Que campanhas usam vocês? Só assim por alto, cheguei à conclusão de que a parceria Galp/ Continente não dão hipoteses á concorrência. Ter 5 € ou 2€ a cada 20€ em compras no Continente e ainda mais um talão de 0,10 €/litro, não há muita conta a fazer. No fim de semana abasteci na BP porque tinha 16€ no cartão BP Premier Plus (saiu-me a 1,15€/L) mas vou passar a ser Cliente Galp. Depois então logo se vê se é 95, 98, Evologic 2.0 XPTO bla bla bla.

E na Galp nem preciso ir à caixa pagar e estar em filas, posso usar a via verde

Contrariem as minhas contas se acharem que estou errado.
    Última edição por DDarko : 01-07-20 às 17:26:28

Piloto Lendário EscapeLivre's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2012
    "Às vezes é no meio do silêncio que descubro as palavras por dizer"

Por Defeito

Se podes usar a via verde é bom.
    De resto os descontos dos cartões a mim não me dizem nada.
    Uso o saldo do CC em compras do proprio continente...e a poupança existe mas é marginal, comparando à concorrência.
    Ao fim de muitos anos a fazer contas chego sempre à mesma conclusão, que o melhor que tenho a fazer é abastecer onde é mais barato, desde que cumpra as normas que o motor exige.
    MANOG e fgarcia337 gostam disto.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Sep 2016

Por Defeito

Não concordo. Se fizeres 40 € de compras todos os fds no continente "ganhas" no mínimo 4€ em cartão e ainda podes usar o talão de 0,10 € desconto quando fores abastecer.

Ou seja, 4 + 4 + 4 +4 =16 € (minimo, porque muitas vezes dão 5 € por cada 20 € em compras)

Já no Pingo Doce, se gastares todos os fds 40 € em compras, juntas 2 + 2 + 2 + 2 = 8 €. É metade.

Mas pronto, estas são as minhas contas

Piloto de Provas de Perícia
    Data de Registo
    Mar 2019

Por Defeito

Boas,

Aqui vai a minha opinião , a não ser que o fabricante do veiculo especifique um combustivel com um nivel superior a 95 octanas, o que acontece com alguns super desportivos , não há razão nenhuma para usar gasolina 98, colocar combustivel com um nivel de octanas superior ao minimo especificado, embora não faça mal , não dá nenhuma vantagem também , porque os motores necessitam de alterações mecanicas para tirarem partido da energia extra presente no combustivel, só serve para queimar dinheiro, se quiserem usar uma gasolina Teoricamente melhor , usem a 95 aditivada , mas também só terão alguma vantagem , se tiverem um veiculo novo já com filtro de particulas .

Resumindo , a não ser que alterem a compressão do motor ,não vão tirar partido das octanas a mais...
    Última edição por fgarcia337 : 01-07-20 às 20:14:30

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Sep 2018

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por fgarcia337 Ver Post
    Boas,

Aqui vai a minha opinião , a não ser que o fabricante do veiculo especifique um combustivel com um nivel superior a 95 octanas, o que acontece com alguns super desportivos , não há razão nenhuma para usar gasolina 98, a principal , colocar combustivel com um nivel de octanas superior ao minimo especificado, embora não faça mal , não dá nenhuma vantagem também , porque os motores necessitam de alterações mecanicas para tirarem partido da energia extra presente no combustivel, só serve para queimar dinheiro, se quiserem usar uma gasolina Teoricamente melhor , usem a 95 aditivada , mas também só terão alguma vantagem , se tiverem um veiculo novo já com filtro de particulas .

Resumindo , a não ser que alterem a compressão do motor ,não vão tirar partido das octanas a mais...
    Desculparás mas o que dizes não tem qualquer sentido. O combustível (gasolina) de 98 octanas não produz mais energia do que a gasolina de 95 octanas. Depois a adição de aditivos na gasolina não tem nada a ver com o facto de o motor da viatura ter ou não filtro de partículas. Usa-se gasolina com maior octanagem para evitar a auto ignição e não para dar mais ou menos energia ao motor. E a gasolina com mais ou menos aditivos não é mais ou menos adequada caso o motor tenha ou não tenha filtro de partículas.

Piloto de Provas de Perícia
    Data de Registo
    Mar 2019

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por MANOG Ver Post
    Desculparás mas o que dizes não tem qualquer sentido. O combustível (gasolina) de 98 octanas não produz mais energia do que a gasolina de 95 octanas. Depois a adição de aditivos na gasolina não tem nada a ver com o facto de o motor da viatura ter ou não filtro de partículas. Usa-se gasolina com maior octanagem para evitar a auto ignição e não para dar mais ou menos energia ao motor. E a gasolina com mais ou menos aditivos não é mais ou menos adequada caso o motor tenha ou não tenha filtro de partículas.
    Eu não disse que os veiculos com filtro de particulas , têm de usar aditivada,
    apenas disse que poderá haver alguma vantagem, apenas porque o combustivel aditivado dito premium é ligeiramente mais "limpo", poderá por isso levar mais tempo a haver problemas com o filtro, de resto e ao contrario do que muita gente pensa a gasolina dita Simpes , também tem aditivos, mas só tem os que são obrigatorios para satisfazerem as especifições dos fabricantes de automoveis.

quanto a historia da energia têms toda a razão , estava a a querer dar uma explicação simples e disse uma coisa completamente errada , basicamente um combustivel com mais octanas suporta mais compressão sem haver auto ignição.

Piloto Lendário EscapeLivre's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2012
    "Às vezes é no meio do silêncio que descubro as palavras por dizer"

Por Defeito

Não concordo. Se fizeres 40 € de compras todos os fds no continente "ganhas" no mínimo 4€ em cartão e ainda podes usar o talão de 0,10 € desconto quando fores abastecer.

Ou seja, 4 + 4 + 4 +4 =16 € (minimo, porque muitas vezes dão 5 € por cada 20 € em compras)

Já no Pingo Doce, se gastares todos os fds 40 € em compras, juntas 2 + 2 + 2 + 2 = 8 €. É metade.

Mas pronto, estas são as minhas contas
    Sim mas o único ponto é que a fazer compras na concorrência poupava tanto ou mais que o saldo que ia para o cartão continente.
    Entretanto isso desde há 1 ano já não é tanto assim, daí ter voltado ao continente.
    Acontece que faço sempre compras online costumava comparar preços e a diferença, para as minhas compras claro está, era bem considerável.

Seja como for isso de descontar o saldo do CC em combustivel e dizer que se abasteceu gasolina a 80 cent para mim não tem qualquer sentido.

É o mesmo que eu ter 20 euros no CC, pagar 20 euros de compras com o CC e dizer que as compras foram grátis.

Mas não estou a dizer que tu e muita gente não poupe, óbvio que sim, mas não é como muita gente pensa.

Mas passa pelo tópico dos combustíveis, lá é que há mais espaço para este tema em especifico
    DDarko gosta disto.

Página 3 de 3 PrimeiraPrimeira ... 23

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •