Anúncio

Collapse
No announcement yet.

devemos "usar" o red-line com regularidade ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    devemos "usar" o red-line com regularidade ?

    bom dia a todos

    na maioria dos carros a gasolina a potência máxima situa-se perto das 4.500/5.000rpm ou mais
    e o red-line normalmente está acima dos 6.000rpm

    a minha pergunta é ?
    para uma boa manutenção e longevidade dos motores, e para "MANTER" OS CAVALOS todos ACORDADOS e disponíveis ao longo dos anos
    em especial dos novos turbo a gasolina de 1200/1400/1600
    e uma vez que o binário máximo está disponível entre as 2.000/2500/3000rpm,

    devemos "Puxar" pelo motor até às 4.000/5.000 rpm 1x por mês ? ou de 6 em 6 meses ? só quando é preciso ?
    se sim, em mudanças baixas ? 2ª 3ª ? ou mais altas 5ª ? (uma vez que a 6ª quando existe costuma ser para consumos/rolar)
    se não o fizemos o motor vai acabar por ficar "preso" ?

    #2
    Eu puxo uma vez por semana em estrada e com o motor já bem quente. Convém é que a manutenção esteja em dia.

    Comentário


      #3
      Nos meus carros a gasolina creio que pelo menos uma vez por mês levava uma 2ª ao redline após ter o motor já bem quente.

      Hoje num diesel não me preocupo em ir ao redline, até acho um pouco contra-natura. Volta e meia gosto de fazer algumas acelerações mais vigorosas bem como manter uma velocidade acima da média durante alguns minutos.

      Acho que alguns minutos desse tipo de andamentos de tempos a tempos são benéficos, em particular em carros com muitos trajectos curtos e percursos urbanos. Acabo por não me preocupar muito com a questão porque a maioria dos kms que faço são em AE.

      Se fosse dar algum conselho a alguém nessa matéria possivelmente diria algo que li numa revista há alguns anos como recomendado para motores diesel, que é circular alguns minutos seguidos a 150 km/h.

      Comentário


        #4
        4500 rpm num motor gasolina atmosférico é perfeitamente normal. Basta arrancar numa subida mais acentuada que se chega logo a isso. Agora chegar ao redline muito raramente faço isso.

        Comentário


          #5
          Italian tune-up. Levo o motor ao red line frequentemente, foi feito para isso.

          Comentário


            #6
            Claro que sim, os carros a gasolina estão preparados para fazer rotação. Não tem mal nenhum ir ao red line.

            Os meus vão frequentemente ao red line.

            Comentário


              #7
              Poder, podem !
              mas devem ir com regularidade ?
              é aconselhavel ?

              Comentário


                #8
                Quer dizer , não vais encontrar no manual do carro nada a dizer que é aconselhável levar o carro ao red line frequentemente.

                Mas o carro está preparado para isso, se e la que está o pico de potência, ou la próximo e de explorar sem medo, depois de o carro estar quente, fazer bem as manutenções, etc.

                Se o carro der problemas porque de vez em quando e esticado, e porque é uma unidade com problemas, certamente.

                Comentário


                  #9

                  Comentário


                    #10
                    Isso é tópico para a malta dos Hondas

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Ccorreia Ver Post
                      se não o fizemos o motor vai acabar por ficar "preso" ?
                      Não.

                      A unica coisa que aumenta com baixos regimes são os depositos, porque é necessária uma certa temperatura CONSTANTE para queimar depositos.

                      Levar um motor ao redline por alguns segundos não faz nada, andar a médios regimes por um longo periodo de tempo (Autoestrada) faz melhor.

                      Comentário


                        #12
                        Sou da opinião que devemos utilizar os carros de acordo com as necessidades.
                        Os carro vão estar melhor se forem utilizados em percursos longos a velocidades aceitáveis, não acumulam carvão nem nada que se pareça.

                        O problema está em quem anda pouco e devagar. Andar rápido não é o Redline.

                        Comentário


                          #13
                          Se com a caixa automática ele vai lá, que posso eu fazer

                          Comentário


                            #14
                            Uso toda a faixa de rotação, depende do estado de espírito.

                            Além da manutenção a tempo e horas, como cuidados tenho supervisionar os níveis do óleo e liquido do sistema de refrigeração, não puxar por ele a frio a mais das 3000rpm e não desligar logo (também desativar o Start Stop) depois de uma viagem maior em ae, apesar dos motores recentes já terem mecanismos para proteção do turbo.

                            De resto, vou algumas vezes ao red line, somente em 2a e 3a, em trocas de caixa.
                            Em 1a não o faço, em 4a já corresponde a top speed e em 5a não chega lá...
                            Tenho de dar uso aos cavalos todos, que estão nas 6000, se fosse para acabar antes tinha comprado a versão menos potente

                            Comentário


                              #15
                              nos meus ultimos carros 1400cc turbo com +/- 140cv
                              a partir das 3.000/3.500rpm já se vai a velocidades altas e já se sente o carro a puxar bem,
                              e normalmente passo sempre de mudança entre as 2000-3.000/3500rpm,
                              muito raramente acima disso

                              mas de vez em quando quando puxo um 3º até mais rpm parece que sinto que ele nao evolui taõ bem acima das 3500/4000 até às 5000/5500/6000
                              faz "muito" barulho mas nao parece proporcional à velocidade

                              Comentário


                                #16
                                apagar
                                Editado pela última vez por Blatzvid; 03 July 2020, 12:35.

                                Comentário


                                  #17
                                  este topico refere-se a carros a Gasolina

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Ccorreia Ver Post
                                    este topico refere-se a carros a Gasolina
                                    Então edita o título do tópico

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                      Então edita o título do tópico
                                      ele não precisa de editar o titulo, é só ler o topico antes de responder...
                                      Editado pela última vez por bigturbo; 03 July 2020, 13:19.

                                      Comentário


                                        #20
                                        honestamente foi algo que nunca me ralei simplesmente, nunca andei a abusar constantemente a ir à red line só porque sim, apenas em alguma eventual necessidade, por exemplo numa ultrapassagem, ou a efectuar manobras em locais de grande inclinação, de resto é andar, pois andar constamente a puxar pelo até ao limite só estou a diminuir o tempo de vida dos componentes...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por BlackKnight Ver Post
                                          Se com a caixa automática ele vai lá, que posso eu fazer
                                          Bem visto.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                            Uso toda a faixa de rotação, depende do estado de espírito.

                                            Além da manutenção a tempo e horas, como cuidados tenho supervisionar os níveis do óleo e liquido do sistema de refrigeração, não puxar por ele a frio a mais das 3000rpm e não desligar logo (também desativar o Start Stop) depois de uma viagem maior em ae, apesar dos motores recentes já terem mecanismos para proteção do turbo.

                                            De resto, vou algumas vezes ao red line, somente em 2a e 3a, em trocas de caixa.
                                            Em 1a não o faço, em 4a já corresponde a top speed e em 5a não chega lá...
                                            Tenho de dar uso aos cavalos todos, que estão nas 6000, se fosse para acabar antes tinha comprado a versão menos potente
                                            Isto é coisa que me irrita profundamente no meu carro! por norma tenho sempre o SS desativado (o botão está mesmo junto ao botão para ligar, nao custa nada) mas ha vezes que a meio de alguma viagem paro para decansar e quando arranco esqueço-me de ligar. Eventualmente acabo por sair da AE, paro num semaforo e pimba!, o motor desliga

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Ccorreia Ver Post
                                              este topico refere-se a carros a Gasolina
                                              Racismo!!!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Ccorreia Ver Post
                                                este topico refere-se a carros a Gasolina
                                                O Audi S5 ficou triste...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Nunca li nada que dissesse que é prejudicial ir ao redline nos motores.
                                                  No entanto, como em tudo na vida, o que é demais enjoa e acredito que andar sempre no redline e a fundo não seja saudável, portanto, costumo, só depois do motor estar á sua temperatura ideal, levar as rotações ao redline uma vez ou outra.
                                                  Acho que não faz mal nem faz bem, dá-me algum gozo e não estraga.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por speedyssj3 Ver Post
                                                    Isto é coisa que me irrita profundamente no meu carro! por norma tenho sempre o SS desativado (o botão está mesmo junto ao botão para ligar, nao custa nada) mas ha vezes que a meio de alguma viagem paro para decansar e quando arranco esqueço-me de ligar. Eventualmente acabo por sair da AE, paro num semaforo e pimba!, o motor desliga
                                                    Eu sei que na Mercedes por exemplo quando se anda a puxar o SS desliga automaticamente. Portanto presumo que maior parte dos fabricantes tenham isso em conta.
                                                    Honestamente em autoestrada a não ser que se ande a velocidades muito acima do limite português não há grande razão para deixar o carro sem o SS ao fim da viagem.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Maior rotação = maior tensão, maior tensão = maior desgaste.

                                                      Mas, os motores geralmente antes de saírem para o mercado passam centenas de milhar de KM em testes, na rotação máxima (red-line), e aguentam...

                                                      Por isso eu diria que puxar uma mudança não tem mal nenhum desde que o carro cumpra as revisões que é suposto.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Dá saúde aos motores utilizar as rpms todas.

                                                        Claro que se for muito (constantemente) também haverá um desgaste exagerado.

                                                        Tenho um carro atmosférico a gasolina que quando é conduzido 3 ou 4 vezes seguido pela minha filha nora-se perfeitamente que fica mais preso.

                                                        Comentário

                                                        AD fim dos posts Desktop

                                                        Collapse

                                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                                        Collapse
                                                        Working...
                                                        X