Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Primeiro Carro! Clio vs Jazz

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Primeiro Carro! Clio vs Jazz

    Boa tarde a tod@s,

    Tenho carta há alguns anos e decidi agora comprar o meu primeiro carro.
    Contudo, tenho dois em vista e gostaria de saber opiniões sobre os mesmos, caso já tenham tido um ou outro.
    Por um lado, um Renault Clio de 2000, 1.2 a gasolina. Com cerca de 135 mil km, com correia e bomba de água mudadas há cerca de 15 mil km e óleo mudado há 50 km. A pintura está impecável e sem mossas.
    Por outro, um Honda Jazz de 2003, 1.2 a gasolina, com cerca de 220 mil km com sistema de corrente (que nunca foi mudada). A pintura está impecável e tem apenas 2 mossas (porta lateral e traseira)
    Em termos de valor pouco diferem entre eles (1200/1300€).
    Conheço ambos os donos e sei qeu foram bem estimados.
    Precisava de algumas opiniões mais técnicas e práticas sobre os mesmos. Sabendo que um é mais antigo mas com menos kms e o outro mais recente mas com mais kms.

    Alguém já teve algum destes? Têm opiniões formadas sobre um ou outro? Qual seria a melhor escolha? Agradeço qualquer informação que possa disponibilizar. Muito obrigada a tod@s

    #2
    Em princípio o Honda, mesmo com mais quilómetros.

    Comentário


      #3
      O jazz supera o clio, mas como o renault tem menos km e melhor aparência é um factor a considerar

      Comentário


        #4
        Outro voto no Honda.

        Comentário


          #5
          Com essas premissas o clio nem entra como opção. O jazz está muito barato (para o que se vê por aí)

          Comentário


            #6
            Voto Jazz.

            Comentário


              #7
              Em igualdade de circunstâncias, Jazz, sem pestanejar. Tenho dois na família há 10 anos (são de 2002 e 2003) e têm sido exemplares. Se bem me lembro, a despesa maior em cada um foi um rolamento traseiro.

              Como já foi dito, o preço desse Jazz está bem abaixo da média. Se está tudo bem com ele, aproveita.

              Comentário


                #8
                Agradeço todas as respostas
                Editado pela última vez por Sofiacar; 10 July 2020, 10:19.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por GustavoAlmeida Ver Post
                  Em igualdade de circunstâncias, Jazz, sem pestanejar. Tenho dois na família há 10 anos (são de 2002 e 2003) e têm sido exemplares. Se bem me lembro, a despesa maior em cada um foi um rolamento traseiro.

                  Como já foi dito, o preço desse Jazz está bem abaixo da média. Se está tudo bem com ele, aproveita.
                  Obrigada pela opinião e dar o testemunho em relação aos Jazz.
                  Em relação à corrente, tem noção de quantos em quantos km é aconselhada trocar e qual o valor médio?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Sofiacar Ver Post
                    Obrigada pela opinião e dar o testemunho em relação aos Jazz.
                    Em relação à corrente, tem noção de quantos em quantos km é aconselhada trocar e qual o valor médio?
                    Penso que a corrente só deve ser trocada se começar a fazer barulho.

                    O primeiro caso que soube que precisou de troca de corrente ocorreu há poucos dias ou ainda está a fazer essa intervenção; fora da marca vai custar cerca de 300 euros. Isto para dizer que, tanto quanto sei, até ver, não é nada comum necessitar de trocar a corrente, apesar de alguns dos exemplares já terem 18 anos.

                    Por curiosidade, se eu quiser trocar a corrente do meu Accord i-CTDi na marca, ronda os 1.500 euros. O facto de ser diesel faz muita diferença no custo final.

                    Voltando ao Jazz, aconselho a usar óleo 0w20 (é o recomendado pela Honda) e mudar a cada 10 mil kms ou anualmente. Isso ajuda à longevidade da corrente, bem como boa "saúde" geral do motor e economia de combustível.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Sofiacar Ver Post
                      Agradeço todas as respostas
                      Agradecer não.
                      É uma rodada aqui prá malta.
                      Só acrescentar que o Jazz é mais "ligeiro" de conduzir,"maneirinho",passe o termo.
                      Tem uma maior,se não a maior bagageira do segmento.
                      Tem ainda os "magic seat" que lhe conferem uma excelente modularidade.

                      Comentário


                        #12
                        Ah,e para mim,continua a ser o mais apelativo estecticamente de todos os que até agora saíram.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por sempreabrir Ver Post
                          Agradecer não.
                          É uma rodada aqui prá malta.
                          Só acrescentar que o Jazz é mais "ligeiro" de conduzir,"maneirinho",passe o termo.
                          Tem uma maior,se não a maior bagageira do segmento.
                          Tem ainda os "magic seat" que lhe conferem uma excelente modularidade.
                          Combinadissimo

                          A bagageira é muito espaçosa, sem dúvida.
                          Em termos de condução, só tinha me só a opinião da actual dona.
                          Saber se outras opiniões é sempre bom e ajuda na escolha

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Sofiacar Ver Post
                            Combinadissimo

                            A bagageira é muito espaçosa, sem dúvida.
                            Em termos de condução, só tinha me só a opinião da actual dona.
                            Saber se outras opiniões é sempre bom e ajuda na escolha
                            Sim,tem practicamente a mesma capacidade do Civic da altura...
                            Carro de um segmento acima.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por GustavoAlmeida Ver Post
                              Penso que a corrente só deve ser trocada se começar a fazer barulho.

                              O primeiro caso que soube que precisou de troca de corrente ocorreu há poucos dias ou ainda está a fazer essa intervenção; fora da marca vai custar cerca de 300 euros. Isto para dizer que, tanto quanto sei, até ver, não é nada comum necessitar de trocar a corrente, apesar de alguns dos exemplares já terem 18 anos.

                              Por curiosidade, se eu quiser trocar a corrente do meu Accord i-CTDi na marca, ronda os 1.500 euros. O facto de ser diesel faz muita diferença no custo final.

                              Voltando ao Jazz, aconselho a usar óleo 0w20 (é o recomendado pela Honda) e mudar a cada 10 mil kms ou anualmente. Isso ajuda à longevidade da corrente, bem como boa "saúde" geral do motor e economia de combustível.
                              A informação que está na net sobre correntes é mínima. É inicialmente, achei o carro com alguns kms sem ter sido feita nenhuma substituição, agora sei pq. Assim já tenho alguma noção do que seja necessário e qual o valor aproximado. Seja como for, o carro irá fazer a inspecção dentro de dias pelas atual dona e quero que seja visto por um mecânico da minha confiança para avançar com a compra.

                              Agradeço a informação sobre o oleo e vou tanta saber qual está a ser usado atualmente.

                              A propósito, pelo que sei este jazz precisa de um rolamento na caixa mas nada de mais. Já aconteceu alguma situação identica?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Sofiacar Ver Post
                                A informação que está na net sobre correntes é mínima. É inicialmente, achei o carro com alguns kms sem ter sido feita nenhuma substituição, agora sei pq. Assim já tenho alguma noção do que seja necessário e qual o valor aproximado. Seja como for, o carro irá fazer a inspecção dentro de dias pelas atual dona e quero que seja visto por um mecânico da minha confiança para avançar com a compra.

                                Agradeço a informação sobre o oleo e vou tanta saber qual está a ser usado atualmente.

                                A propósito, pelo que sei este jazz precisa de um rolamento na caixa mas nada de mais. Já aconteceu alguma situação identica?
                                Se for o rolamento de encosto é "normal", é um componente de desgaste e com 220mil km é normal precisar de ser substituido. Aproveita e substitui também a embraiagem.

                                Já tive um jazz durante uns dias, também de 2003, e acredita que é muito superior ao clio, tanto em espaço, andamento e habitabilidade.

                                Pelo preço que o vais comprar, mesmo com uma boa revisão, ficas com um excelente carro a preço abaixo de mercado

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Sofiacar Ver Post
                                  A informação que está na net sobre correntes é mínima. É inicialmente, achei o carro com alguns kms sem ter sido feita nenhuma substituição, agora sei pq. Assim já tenho alguma noção do que seja necessário e qual o valor aproximado. Seja como for, o carro irá fazer a inspecção dentro de dias pelas atual dona e quero que seja visto por um mecânico da minha confiança para avançar com a compra.

                                  Agradeço a informação sobre o oleo e vou tanta saber qual está a ser usado atualmente.

                                  A propósito, pelo que sei este jazz precisa de um rolamento na caixa mas nada de mais. Já aconteceu alguma situação identica?
                                  Sei que pode haver um problema na caixa mas que está longe de afectar todas as unidades, ou pelo menos há muitos que ainda não o tiveram (é o caso dos dois que acompanho de perto). Nem sei de cor qual é o componente, possivelmente será o tal rolamento.

                                  Assim já se compreende melhor o preço. Fala com o tal mecânico e vê o custo de reparação sobre o rolamento da caixa e, como foi dito, esclarece se é mesmo rolamento da caixa ou o rolamento de encosto da embraiagem. Este último é bem mais barato e fica mais à mão para trocar.

                                  Uma correia (borracha) tem prazo/kms para ser trocada, uma corrente poderá durar a vida toda do carro, excepto se começar a fazer barulho; aí há que a trocar rapidamente, até porque se partir, muito provavelmente, vai o motor para o lixo.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Se esse negócio do Jazz é de confiança, o negócio é muito atractivo, mesmo com o tal problema na caixa para resolver.

                                    Passou um cá por casa durante 14 anos precisamente de 2003, comprado novo.
                                    Os únicos problemas que teve foram precisamente um rolamento na caixa, aos 120 mil km's e 12/13 anos de muita tareia de cidade, pois era essa a função dele. E um rolamento traseiro, crónico no modelo, e que foi substituído por volta dos 7 anos/80 mil km's, na marca e sem custos para o dono.

                                    De resto, foi um carro honesto e que deixou saudades nesse aspecto.
                                    Esteticamente não agrada a todos, o conforto/suspensão são provavelmente os pontos menos bons, mas de resto está em bom plano, é bastante económico e as grandes qualidades são a versatilidade e o espaço.

                                    Existe outro na família, desde 2008 e que até à data não deu qualquer problema, mas este faz mais estrada e não levou a tareia de cidade do outro.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Agora olhando bem, estou a achar o valor desse Jazz muito baixo...dessa idade, anda tudo a pedir o dobro pelo menos...

                                      https://www.standvirtual.com/carros/...%5Bcountry%5D=

                                      Será que nao tem ali nenhum gato escondido? Em condições normais e mesmo com mais km, valerá sempre mais do que o Clio, a não ser que o dono não tenha noção dos valores e apenas queira vender o carro. Cuidado.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por mpereira Ver Post
                                        Agora olhando bem, estou a achar o valor desse Jazz muito baixo...dessa idade, anda tudo a pedir o dobro pelo menos...

                                        https://www.standvirtual.com/carros/...%5Bcountry%5D=

                                        Será que nao tem ali nenhum gato escondido? Em condições normais e mesmo com mais km, valerá sempre mais do que o Clio, a não ser que o dono não tenha noção dos valores e apenas queira vender o carro. Cuidado.
                                        Há negócios e negócios...
                                        Até pode ser algum daqueles casos em que retoma dão uma ninharia, ser venda entre familiares... há muitas variáveis, e só o interessado(a) consegue saber o porquê desse preço.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Eletrico Ver Post
                                          Se for o rolamento de encosto é "normal", é um componente de desgaste e com 220mil km é normal precisar de ser substituido. Aproveita e substitui também a embraiagem.

                                          Já tive um jazz durante uns dias, também de 2003, e acredita que é muito superior ao clio, tanto em espaço, andamento e habitabilidade.

                                          Pelo preço que o vais comprar, mesmo com uma boa revisão, ficas com um excelente carro a preço abaixo de mercado

                                          Aproveitar para verificar tudo o que é preciso e alterar agora.
                                          Sim, pelo que tenho visto em relação a preços, mesmo gastanto x na revisão, sairá por um valor justo.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por GustavoAlmeida Ver Post
                                            Sei que pode haver um problema na caixa mas que está longe de afectar todas as unidades, ou pelo menos há muitos que ainda não o tiveram (é o caso dos dois que acompanho de perto). Nem sei de cor qual é o componente, possivelmente será o tal rolamento.

                                            Assim já se compreende melhor o preço. Fala com o tal mecânico e vê o custo de reparação sobre o rolamento da caixa e, como foi dito, esclarece se é mesmo rolamento da caixa ou o rolamento de encosto da embraiagem. Este último é bem mais barato e fica mais à mão para trocar.

                                            Uma correia (borracha) tem prazo/kms para ser trocada, uma corrente poderá durar a vida toda do carro, excepto se começar a fazer barulho; aí há que a trocar rapidamente, até porque se partir, muito provavelmente, vai o motor para o lixo.

                                            Na próxima semana irei ver tudo isso com o mecânico.

                                            Agradeço a explicação, já me ajuda a ter uma noção do que é e o que poderá sem preciso.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                              Se esse negócio do Jazz é de confiança, o negócio é muito atractivo, mesmo com o tal problema na caixa para resolver.

                                              Passou um cá por casa durante 14 anos precisamente de 2003, comprado novo.
                                              Os únicos problemas que teve foram precisamente um rolamento na caixa, aos 120 mil km's e 12/13 anos de muita tareia de cidade, pois era essa a função dele. E um rolamento traseiro, crónico no modelo, e que foi substituído por volta dos 7 anos/80 mil km's, na marca e sem custos para o dono.

                                              De resto, foi um carro honesto e que deixou saudades nesse aspecto.
                                              Esteticamente não agrada a todos, o conforto/suspensão são provavelmente os pontos menos bons, mas de resto está em bom plano, é bastante económico e as grandes qualidades são a versatilidade e o espaço.

                                              Existe outro na família, desde 2008 e que até à data não deu qualquer problema, mas este faz mais estrada e não levou a tareia de cidade do outro.
                                              É de confiança, sim. Foi um dos motivos que me levou a ponderar/apostar nele.
                                              É o que a actual dona diz: que deixa saudades.
                                              Obrigada pela opinião e vai ao encontro do que tem sido falado.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por mpereira Ver Post
                                                Agora olhando bem, estou a achar o valor desse Jazz muito baixo...dessa idade, anda tudo a pedir o dobro pelo menos...

                                                https://www.standvirtual.com/carros/...%5Bcountry%5D=

                                                Será que nao tem ali nenhum gato escondido? Em condições normais e mesmo com mais km, valerá sempre mais do que o Clio, a não ser que o dono não tenha noção dos valores e apenas queira vender o carro. Cuidado.
                                                Obrigada por me alertar para essa situação. Estive a ver alguns exemplos de jazz com a mesma idade e km e qual o valor pedido.
                                                Neste caso, este valor é mesmo por ser conhecida da família há alguns anos e por a atual dona já ter um novo carro.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                                  Há negócios e negócios...
                                                  Até pode ser algum daqueles casos em que retoma dão uma ninharia, ser venda entre familiares... há muitas variáveis, e só o interessado(a) consegue saber o porquê desse preço.
                                                  A questão do valor é mesmo essa, por ser conhecida da família.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Sendo assim, tem tudo para ser uma ótima compra! e ficando tudo reparado, fica aí carro para mais uns bons anos e kms sem dar chatice alguma. Disso podes ficar descansada.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Boa tarde a tod@s,

                                                      Cheguei a comprar o Jazz e foi um óptimo negócio. Obrigada pelas opiniões e feedback.
                                                      Há apenas uma situação que gostava de comentar convosco e saber se tiveram situações idênticas. A luz do motor acendeu é ao ligar o carro à máquina foi detectado um erro na EGR e a mesma já foi substituída. Qual não é o espanto que a luz 4 dias depois voltou a acender. Fui novamente com o carro ao mecânico e deu erro no 2° e 5° cilindros. Achou o erro muito estranho e fez limpeza geral e apagou novamente a luz mas a mesma acendeu novamente, uma semana depois. Já tiveram algum problema idêntico? Será algo usual acontecer nestes carros?

                                                      Desde já obrigada
                                                      Editado pela última vez por Sofiacar; 25 October 2020, 14:37.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        No 5° será difícil...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por sempreabrir Ver Post
                                                          No 5° será difícil...
                                                          Diria impossível mesmo.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Foram os erros que deram na máquina. Ele também achou estranho...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X