Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Gasolina 98 no saxo 1.1?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Gasolina 98 no saxo 1.1?

    Boas,

    Tirei a carta há menos de um ano, há cerca de 2 meses comprei o meu primeiro carro. Um saxo 1.1 de 97, em bom estado. Não sei que combustível usava o antigo dono, mas eu usei a gasolina 95 efitec da Repsol. Fiz uma média de mais ou menos 7,5l. De realçar que ao ser recém encartado e ainda me estar a habituar ao carro eu ainda puxo muito pela primeira ao arrancar para não deixar o carro descair ou morrer. Neste momento já me sinto mais confortável e já não o faço tanto, já controlo muito bem a embraiagem, mas ao início gastei aí muita gasolina penso. Só uso o carro em cidade, e só para ir trabalhar ou num raio de 20 km da minha casa. Nada mais. Talvez agora no verão vá para algumas zonas através da autoestrada, mas será a exceção, de resto só em cidade.

    Por curiosidade andei a ler o livro de instruções do carro e fiquei espantado quando lá dizia que era recomendado o carburante RON98. Eu fui pesquisar e aqui no fórum as opiniões são muito controversas. Uns dizem que só se deve usar 98 em motores muito potentes e desportivos, outros que conseguem médias melhores com 98, outros que a única diferença da 95 para a 98 é na carteira, etc. As opiniões não me ajudaram em nada, fiquei igual.

    Estou a pensar em experimentar 98, por ser a recomendada no livro de instruções, mas sempre tive a ideia, talvez por ler aqui no fórum, que era só para carros com muita cilindrada e cavalos...

    A minha dúvida é então: devo ou não usar 98?

    #2
    para o carro com o motor em questão, os teus trajetos (as voltinhas que vais dar) e a idade do carro, mete 95. se houvesse alguma de 92 eu aconselharia até essa! eu tive esse motor durante muitos anos e passou por 4 mãos lá em casa e mais de 200 mil kms, com algumas saídas pela europa nos verões e sempre metemos 95 e da mais barata. depois tive o 1.4 em que o caro era da mesma idade e foi a mesma coisa. ainda hoje ele anda aí a circular noutras mãos e deve levar precisamente da mais baratinha.

    Comentário


      #3
      Desconheço as razões para a recomendação de usar 98 nesse carro, só quem conhece bem a mecânica do modelo te deve saber responder melhor se podes ou não 95.

      Olhando por outro lado, não me parece que tenha taxa de compressão para justificar 98, como tal o que eu faria é como diz o caditonuno, 95 da mais barata lá para dentro. Se metes 98, arriscas a ter mais valor dentro do depósito do que à volta dele

      Comentário


        #4
        O dinheiro é teu. Usa o combustível que te apetecer...desde que seja gasolina.
        Boas curvas.

        Comentário


          #5
          Temos cá por casa um 206 com esse motor e sempre levou e levará 95. Não vejo grande sentido nisso, até acho estranha essa indicação. Ainda vou espreitar o livro do 206.

          Comentário


            #6
            Gasolina mais barata que encontrares.

            Comentário


              #7
              Já conheci de perto quem tivesse Saxo 1.1i e também me tinha dito que no manual indica que não há qualquer problema em usar 95, no dizia que só com 98 se iria garantir a totalidade das performances e consumos anunciados.
              A pessoa em questão de facto notava alguma diferença mas era uma coisa mínima, que do ponto de vista financeiro não justifica, e, do ponto de vista de saúde do motor, não tem qualquer problema utilizar a gasolina 95.
              E obviamente o fabricante sabe o que diz, daí que esse assunto da taxa de compressão não é linear, até porque neste caso nem está em causa a auto detonação.

              Comentário


                #8
                Não percebo a recomendação do construtor par a Ron98, porque é inutil do ponto de vista da eficiencia energética desse motor. Esse motor tem 9,7:1 de taxa de compressão, ou seja é uma baixa taxa de compressão pelo que uma gasolina de 98 octanas não vai melhora nada, absolutamnte nada

                Seria diferente se falássemos de um motor com taxa de compressao elevada, por exemplo 12:1 ou 13:1

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por 330i Ver Post
                  Não percebo a recomendação do construtor par a Ron98, porque é inutil do ponto de vista da eficiencia energética desse motor. Esse motor tem 9,7:1 de taxa de compressão, ou seja é uma baixa taxa de compressão pelo que uma gasolina de 98 octanas não vai melhora nada, absolutamnte nada

                  Seria diferente se falássemos de um motor com taxa de compressao elevada, por exemplo 12:1 ou 13:1
                  Mas há motores em que mesmo com taxa de compressão baixas notas diferença, mas como outro user tinha dito, poderá ter a ver com os aditivos já que as 98 são quase todas aditivadas.
                  Eu notava isso no meu C1 mas não justificava.

                  Agora se os engenheiros das marcas assim definiram essa recomendação, alguma razão existirá. Digo eu..

                  Comentário


                    #10
                    No meu indica 95.... 98 não será para o Cup?

                    Comentário


                      #11
                      Usa a mais barata que encontrares.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                        No meu indica 95.... 98 não será para o Cup?
                        vi um em francês num fórum francês que também perguntava o mesmo...algo me diz que quiseram poupar papel...serve do 1.1i de 50cv ao cup 1.6i de 120cv...fica 98 para tudo e siga...na altura em que o combustivel não era a roubalheira de hoje em dia.

                        a única coisa de meter 98 seria num daqueles chassos que usassem combustivel com chumbo de resto...95

                        Comentário


                          #13
                          Pois tambem pode ser isso, ou seja no limite é um engano da propria marca ou descuido de não especificar para quem é que a 98 eventualmente melhora qq coisa.
                          Eu no C1 1.0i notava ligeiramente mas nada que justifique e já ouvi explicações que teria a ver mais com os aditivos do que com as octanas.

                          De qualquer forma a 95 não faz nenhum mal ao Saxo 1.1i conforme o manual e indica, e mais a mais mesmo que a 98 tenha ganhos são bem dispensáveis por isso acho que o que dizem de meter 95 faz sentido.

                          E da mais barata

                          Comentário


                            #14
                            A recomendação de uso da 98 é de aproveitamento máximo da performance do motor. Basicamente para garantir que o motor consegue atingir o máximo de potência. Isto num carro de 200 ou 300cvs pode fazer sentido, na lógica de performance. Mas mesmo assim levam da 95 sem qualquer problema e funcionam sem qualquer problema.

                            Num motor 1.1 onde o objectivo não será performance e sim economia, não faz qualquer sentido usar a 98. Nem se poupa dinheiro nem se atinge grande diferença de performance que seja notável.

                            Comentário


                              #15
                              Luís Alves, fui ver ao manual do meu Citroen Saxo de Junho de 1997 e o que vislumbrei é que no mesmo fazem este tipo de referência: " Nas motorizações a gasolina para uma maior satisfação de utilização/condução recomendamos o uso de gasolina de 98 octanas/RON".

                              Ou seja, em relação ao tipo de combustível não fazem distinção entre as várias motorizações a gasolina disponíveis no modelo Saxo.

                              Eu desde 1997 sempre utilizei a de índice 98 (nem tenho memória se esporadicamente já alguma vez utilizei a de 95), mas para ser sincero nem sei se tenho alguma vantagem em utilizar a de 98 !!!!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por SandroTrigo Ver Post
                                Luís Alves, fui ver ao manual do meu Citroen Saxo de Junho de 1997 e o que vislumbrei é que no mesmo fazem este tipo de referência: " Nas motorizações a gasolina para uma maior satisfação de utilização/condução recomendamos o uso de gasolina de 98 octanas/RON".

                                Ou seja, em relação ao tipo de combustível não fazem distinção entre as várias motorizações a gasolina disponíveis no modelo Saxo.

                                Eu desde 1997 sempre utilizei a de índice 98 (nem tenho memória se esporadicamente já alguma vez utilizei a de 95), mas para ser sincero nem sei se tenho alguma vantagem em utilizar a de 98 !!!!

                                Exatamente o que diz no meu manual. Bem...vou experimentar nem que seja por uma vez. São mais 13 cent por litro e eu tenho o desconto de 14 cent do continente... Não será pelo dinheiro que não vou meter 98. Pode ser que sinta o carro a trabalhar melhor até...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por luishmalves Ver Post
                                  Exatamente o que diz no meu manual. Bem...vou experimentar nem que seja por uma vez. São mais 13 cent por litro e eu tenho o desconto de 14 cent do continente... Não será pelo dinheiro que não vou meter 98. Pode ser que sinta o carro a trabalhar melhor até...


                                  Luís, duvido imenso que notes alguma diferença em utilizares gasolina de índice 98 no Citroen Saxo 1.1i 60cv !!! Podes tentar colocar desta vez, mas de certeza que depois irás sempre colocar a de índice 95 (pois nada irás notar, ou seja, nem para melhor nem para pior) !!!

                                  Eu em 1997 adquiri a estrear um Citroen Saxo Cup 1.6i 16v 120cv (presentemente ainda o possuo) e acredita que utilizo a gasolina de índice 98 somente porque fica na minha mente que talvez assim consiga extrair toda a potência do seu motor (mas provavelmente com a de índice 95 será praticamente igual) e como circulo tão pouco com o mesmo (em 23 anos somente percorreu 63.000 km) pouco me custa economicamente.

                                  Comentário

                                  AD fim dos posts Desktop

                                  Collapse

                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                  Collapse
                                  Working...
                                  X