Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Oficina trocou uma peça que não resolveu o problema

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Oficina trocou uma peça que não resolveu o problema

    Boas,

    De um dia para o outro, o meu carro deixou de trancar as portas. Para além disso, o porta bagagens não abria. Fui deixar o carro à oficina, passado 1 semana ligam me a dizer que o problema "provavelmente" seria da unidade de controlo do fecho central. Deram-me um orçamento de 900 euros, já com a mão de obra. Depois de esperar mais de 2 semanas pela peça, porque teria que vir da Alemanha, ligaram-me ontem a informar que a substituição da peça não resolveu o problema e que teriam que mandar vir outra, ou seja, mais 2 semanas sem o carro.

    Depois desta noticia, e como a peça nova não resolveu o problema, tenho que a pagar? A oficina não pode simplesmente mandar a peça nova de volta e colocar a antiga? percebo que tivesse que pagar a mão de obra, mas se a peça antiga estava funcional, porque haveria de ter que pagar uma nova que não resolveu nada?

    #2
    se a peça nova não resolveu, não tens a pagar, pois a velha está em perfeitas condições, isso são situações chatas, pois uma funcionalidade tem n sensores e módulos o que basta algo que berre é uma desgraça para dar com o problema, depois só tentativa e erro o que consome tempo, como não tem componentes em armazém devido ao custo, tem de mandar vir.

    já agora que carro é?

    Comentário


      #3
      Não tens de pagar nada, nem a peço nem a mão de obra já que a oficina está obrigado a uma prestação que conduza a um resultado, neste caso a reparação da avaria. Se o não conseguiu siga a marinha. Vai a outra oficina.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
        se a peça nova não resolveu, não tens a pagar, pois a velha está em perfeitas condições, isso são situações chatas, pois uma funcionalidade tem n sensores e módulos o que basta algo que berre é uma desgraça para dar com o problema, depois só tentativa e erro o que consome tempo, como não tem componentes em armazém devido ao custo, tem de mandar vir.

        já agora que carro é?
        É um audi a1 de 2012.
        O problema é argumentar que não tenho que pagar a peça. Porque qd falei com eles e me disseram que continuava avariado, disse que então não tinha que pagar a peça nova que colocaram, ao que disseram "que tenho que pagar", "isto não funciona assim" e que "era para despistar"...
        Editado pela última vez por albertocaeiro; 14 July 2020, 17:16.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por albertocaeiro Ver Post
          É um audi a1 de 2012.
          O problema é argumentar que não tenho que pagar a peça. Porque qd falei com eles e me disseram que continuava avariado, disse que então não tinha que pagar a peça nova que colocaram, ao que disseram "que tenho que pagar", "isto não funciona assim" e que "era para despistar"...
          A resposta foi essa ?

          Ia lá com a policia buscar o carro.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por albertocaeiro Ver Post
            É um audi a1 de 2012.
            O problema é argumentar que não tenho que pagar a peça. Porque qd falei com eles e me disseram que continuava avariado, disse que então não tinha que pagar a peça nova que colocaram, ao que disseram "que tenho que pagar", "isto não funciona assim" e que "era para despistar"...
            isso que te disseram foi um piada e das grandes, se não conseguem resolver a situação, entreguem a quem consiga, se vamos por essa ordem de ideias se mudarem as peças todas e mais algumas e nenhuma for a origem do problema, apresentam-te a conta das peças todas, está-se mesmo a ver.

            eu já tinha arranjado lá confusão com eles e reclamação feita.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por albertocaeiro Ver Post
              É um audi a1 de 2012.
              Oficina oficial da marca, ou outra?

              Se for oficial da marca, acho que podes reclamar directamente à SIVA.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Condutor9 Ver Post
                Oficina oficial da marca, ou outra?

                Se for oficial da marca, acho que podes reclamar directamente à SIVA.
                Primeiro deixei na precision que era mais perto de casa. Entretanto, como não cosneguiram resolver o problema, enviaram para a marca.
                Ontem é que me ligaram a dizer que, apesar da troca de peças, o problema mantece-se e que iam mandar vir um sensor( que me diseram ser sem custos) para ver se resolve o problema. Mas pelo que deram a entender, a peça anterior que substituiram, não estava danificada.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Mig29 Ver Post
                  A resposta foi essa ?

                  Ia lá com a policia buscar o carro.
                  É o que apetece. Mas quero o arranjo do carro... não quero é pagar peças novas que o carro, pelos vistos, não necessitava.
                  Será que há alguma lei que me proteja neste aspeto?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por albertocaeiro Ver Post
                    É o que apetece. Mas quero o arranjo do carro... não quero é pagar peças novas que o carro, pelos vistos, não necessitava.
                    Será que há alguma lei que me proteja neste aspeto?
                    então não há de haver, leis relativo ao consumidor a proteger dessas situações, como te foi dito se as coisas não correm, bem é reclamação para a frente contactar a SIVA sobre a situação e ameaçares ires para a justiça com isso, visto que se forem por esses termos é um assalto aos clientes.

                    eles só te podem cobrar o tempo de mão de obra despendido e o componentes que realmente estava avariado, e nada mais, se mandaram vir componentes para despiste a custar fortunas, aguentem-se.

                    só por essa situação vê-se logo como são os representantes da marcas, há representantes e representantes.

                    Comentário


                      #11
                      Arranja um mecânico, não um trocador de peças.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por albertocaeiro Ver Post
                        É o que apetece. Mas quero o arranjo do carro... não quero é pagar peças novas que o carro, pelos vistos, não necessitava.
                        Será que há alguma lei que me proteja neste aspeto?
                        Lei das garantias. Tens um orçamento para resolver um problema, o problema tem de ser resolvido. Pagas quando estiver resolvido e dás um prazo (Se já não estiver no orçamento).

                        Avisas por escrito que dia x vais levantar o carro e esperas que esteja pronto. Se estiver, pagas. Se não estiver levantas o carro e não pagas.

                        Pagar para arranjar um furo no pneu e trocarem o oleo ao carro é responsabilidade da oficina. Se não sabem o que fazem vejam vídeos no youtube ou comprem manuais da haynes.

                        Comentário


                          #13
                          Aceitaste um orçamento de 900€. Tiveste todas as possíbilidades de não aceitar, de tirar de lá o carro, de pedir 2ª, 3ª ou até 15ª opinião, e optaste por aceitar o orçamento de 900€. Pelo que entendo do teu texto, vão-te cobrar 0€ para além dos 900€.
                          Se gastam 900 ou 9milhões, não é problema teu, pagas os 900. Se afinal gastam 9 ou 90, quanto muito há problemas de ética, mas pagas os 900.

                          Conselho de quem já viu muito filme:
                          Reclama do tempo que te estão a fazer perder para além das 2 semanas iniciais, exigindo por exemplo um carro de substituição gratuito ou um desconto na fatura. Quando te apresentarem a conta com um valor acima do orçamentado, reclamas disso.

                          Antes de entrares lá a pés juntos com a policia, cães, gatos, stallone e o ranger do texas, fala com um bom advogado, só para teres a certeza que esse é o caminho a seguir.

                          Comentário


                            #14
                            Se a viatura não foi reparada, tenha ele aceite ou não o orçamento, nada, repito, nada deve pagar. As oficinas estão obrigadas ao resultado da prestação de serviços a que se obrigam. Se o não conseguem não poderão cobrar o que quer que seja ao cliente.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
                              então não há de haver, leis relativo ao consumidor a proteger dessas situações, como te foi dito se as coisas não correm, bem é reclamação para a frente contactar a SIVA sobre a situação e ameaçares ires para a justiça com isso, visto que se forem por esses termos é um assalto aos clientes.

                              eles só te podem cobrar o tempo de mão de obra despendido e o componentes que realmente estava avariado, e nada mais, se mandaram vir componentes para despiste a custar fortunas, aguentem-se.

                              só por essa situação vê-se logo como são os representantes da marcas, há representantes e representantes.
                              Reclamar para a Siva porquê, se primeiro foi a Precision, e agora o representante da marca é que esta a arranjar o que eles não foram capazes?

                              Comentário


                                #16
                                Será que só eu é que acho um roubo pedir 900€ para resolver um problema do fecho central das portas de um segmento B?

                                Comentário


                                  #17
                                  Fica a ressalva.. nunca, mas nunca, deixes um carro numa Precision/Midas/Roady/Norauto/etc para resolverem problemas mais sérios com o teu carro, sobretudo quando pode envolver unidades de comando seja do que for.
                                  Essas oficinas não servem para mais do que trocar pneus ou carregar AC (e às vezes nem isso). E pior do que isso, cravam e bem a unha.

                                  Se é para pagar, que seja para resolver o problema. Mete logo na Audi ou numa boa oficina de electricidade auto.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por albertocaeiro Ver Post
                                    Primeiro deixei na precision que era mais perto de casa. Entretanto, como não cosneguiram resolver o problema, enviaram para a marca.
                                    Ontem é que me ligaram a dizer que, apesar da troca de peças, o problema mantece-se e que iam mandar vir um sensor( que me diseram ser sem custos) para ver se resolve o problema. Mas pelo que deram a entender, a peça anterior que substituiram, não estava danificada.
                                    Então que te metam novamente o teu módulo confort velho e façam o que quiserem com o outro.
                                    Não és obrigado a pagar a substituição de peças que não têm quaisquer defeitos. Senão era uma festa..

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                      Será que só eu é que acho um roubo pedir 900€ para resolver um problema do fecho central das portas de um segmento B?
                                      Vag what else?? Não será um problema.... Foi um azar....
                                      Fujam dessas oficinas!
                                      Tens aí no YouTube um canal que é perito em carros grupo vag, chama-se solving TV.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Vizza Ver Post
                                        Vag what else?? Não será um problema.... Foi um azar....
                                        Fujam dessas oficinas!
                                        Tens aí no YouTube um canal que é perito em carros grupo vag, chama-se solving TV.
                                        Foi um problema? Eu fechava as portas à mão até descobrir o problema, não iria dar 900€ de mão beijada para resolver um problema de fechaduras.
                                        Conheço um caso parecido, mas foi com a chave de ignição de um A4, e foi na Roady, aquilo foi novela para 2 meses, acabou por ficar sem imobilizador e uns 500€, isto depois do carro ser roubado, agora... Fecho das portas???? 900€??? Tá tudo louco. Ainda falam das baterias dos elétricos.

                                        Comentário


                                          #21
                                          A situação é simples. Foi proposto um orçamento de 900€ para resolver o problema e esse orçamento foi aceite. Há agora duas situações possíveis:
                                          1 - A oficina consegue resolver o problema e cobra os 900€ orçamentados independentemente do que tiverem de fazer para resolver a situação. Poderás argumentar que se calhar era só mudar um parafuso e não era preciso tanto, mas o orçamento foi aceite e isso é responsabilidade do cliente. Por outro lado se a oficina tiver de gastar mais dinheiro em peças e mão de obra isso já é responsabilidade da oficina.
                                          2 - A oficina não consegue resolver o problema e entrega o veículo como o recebeu. Aqui, quanto muito, será devido um valor de diagnóstico do problema. Este valor deveria estar explicitado à partida.

                                          Qualquer outra solução é incorreta e inaceitável do meu ponto de vista.


                                          Agora a segunda parte é como se chega a uma soluçaõ amigável que termine numa destas duas resoluções. E aí já deram algumas boas sugestões:
                                          - Argumentar que te foi dado um orçamento para resolver um problema e não para substituir uma peça apenas. Tu pediste a resolução do problema e não a substituição de peºas
                                          - Argumentar nos custos e danos pelo atraso e retenção do carro p.ex. dizendo que a partir de dia X terás de ter um carro de substituição (algumas oficinas até podem dar carros de cortesia)
                                          etc.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                                            1 - A oficina consegue resolver o problema e cobra os 900€ orçamentados independentemente do que tiverem de fazer para resolver a situação. Poderás argumentar que se calhar era só mudar um parafuso e não era preciso tanto, mas o orçamento foi aceite e isso é responsabilidade do cliente. Por outro lado se a oficina tiver de gastar mais dinheiro em peças e mão de obra isso já é responsabilidade da oficina.
                                            Se o orçamento refere a peça e a mão de obra relativa a essa peça, foi aceite com esse pressuposto.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Liam2000 Ver Post
                                              Se o orçamento refere a peça e a mão de obra relativa a essa peça, foi aceite com esse pressuposto.
                                              Eles disseram que a substituição da peça resolveria o problema, pq só podia ser daquilo. Aceitei o orçamento, com base nesta premissa. Se eles agora dizem que a peça pela qual vou pagar não resolveu, que é preciso um sensor (que se calhar custa apenas 10€), faz sentido ficar com a outra peça?
                                              Se isto for assim, podem usar sempre esta tática...

                                              Acho apenas que é uma questão de bom senso. Eles devolvem a peça e metem no meu carro a antiga que, pelos vistos, estava funcional. Cobram-me o valor da mão de obra e apenas das peças que estiverem estragadas.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Dependerá sempre como o processo decorreu. Em tempos foi-me pedido 1900 € para resolver um suposto problema numa concessão oficial, mas foi-me dito que teriam que substituir determinadas peças e depois logo se via se era só dali ou se havia mais algum problema. Ora 1900 € e ainda iam ver? Está bem Amélia. Paguei o orçamento, algo que não chegou a 30€, devidamente esclarecido quando deixei o carro, e coloquei noutra oficina. 66 € depois estava reparado, até hoje e já lá vão 40 mil kms e quase 4 anos.

                                                Se o Alberto autorização esta reparação, pode ter aí um problema legal caso não a pague. É uma situação deveras chata para o proprietário.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por ravager Ver Post
                                                  Fica a ressalva.. nunca, mas nunca, deixes um carro numa Precision/Midas/Roady/Norauto/etc para resolverem problemas mais sérios com o teu carro, sobretudo quando pode envolver unidades de comando seja do que for.
                                                  Essas oficinas não servem para mais do que trocar pneus ou carregar AC (e às vezes nem isso). E pior do que isso, cravam e bem a unha.

                                                  Se é para pagar, que seja para resolver o problema. Mete logo na Audi ou numa boa oficina de electricidade auto.
                                                  Nem para isso, já me carregaram o AC com o radiador furado, serviu de exemplo. Primeira e última vez nessas oficinas, só para trocar pneus e quando tem preço.

                                                  Se fores da zona norte a Solving em São João da Madeira em VAGs está muito forte.

                                                  Tenho feito todas as revisões na A.M. Auto (Valongo) (também tem canal no YouTube) e tem um serviço impecável.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    O mais provável é dizem que essa peça também estava estragada e que só detectaram o 2º problema depois de resolver o 1º e que eram isolados...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Tjqueiroz Ver Post
                                                      Nem para isso, já me carregaram o AC com o radiador furado, serviu de exemplo. Primeira e última vez nessas oficinas, só para trocar pneus e quando tem preço.

                                                      Se fores da zona norte a Solving em São João da Madeira em VAGs está muito forte.

                                                      Tenho feito todas as revisões na A.M. Auto (Valongo) (também tem canal no YouTube) e tem um serviço impecável.
                                                      Uma vez montei uma lâmpada no carro que vinha defeituosa, saía fumo da lâmpada, fui a uma Norauto e pareciam dois burros a olhar para um palácio, diziam que tinha de ser com o electricista.
                                                      Levei o carro ao meu mecânico de sempre, o problema eléctrico tão grave que precisava de electricista era a própria lâmpada com defeito e tinha de ser substituída.

                                                      E sim, também já me carregaram o AC com um tubo furado. 40 paus para o lixo.

                                                      Norauto é para meter pneus ou ir buscar material da nextzett, e preferencialmente quando está em promoção ou tem os portes grátis.. agora para reparar o carro? Nah

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Liam2000 Ver Post
                                                        Se o orçamento refere a peça e a mão de obra relativa a essa peça, foi aceite com esse pressuposto.
                                                        Não foi isso que foi aqui relatado. É legítimo que uma oficina diga que não consegue ter a certeza se determinada ação resolve o problema e aí a decisão está do lado do cliente. Mas não foi isso que foi aqui relatado.

                                                        O serviço prestado é, do ponto de vista legal, uma obrigação de resultado a não ser que explicitado de outra forma.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                                          Foi um problema? Eu fechava as portas à mão até descobrir o problema, não iria dar 900€ de mão beijada para resolver um problema de fechaduras.
                                                          Conheço um caso parecido, mas foi com a chave de ignição de um A4, e foi na Roady, aquilo foi novela para 2 meses, acabou por ficar sem imobilizador e uns 500€, isto depois do carro ser roubado, agora... Fecho das portas???? 900€??? Tá tudo louco. Ainda falam das baterias dos elétricos.
                                                          Anulam-lhe um sistema anti-roubo e ainda o fazem pagar para isso? Claro que tem de dar pano para mangas..

                                                          As Roadys é para onde vão os estagiários em início de carreira ou aqueles sucateiros que não dão para mais. Os bons têm todos (ou quase todos) oficinas próprias

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                            O mais provável é dizem que essa peça também estava estragada e que só detectaram o 2º problema depois de resolver o 1º e que eram isolados...
                                                            É provável que sim. Aí só mesmo pegando na peça usada nº 1 e reinstalando para ver se estava boa à partida. Isso é possível mas terá um custo e pode não valer a pena essa luta. Depende dos valores em causa.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X