Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Problemas ao tentar solicitar 2ª via do Livrete no IMT Online

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Problemas ao tentar solicitar 2ª via do Livrete no IMT Online

    Boas a todos.
    Devido a erros grosseiros da minha parte, deixei arrastar uma situação que não deveria ter sucedido, mas já paguei e bem por tal.
    Uma viatura que tive um acidente, ficou demasiado danificada, a oficina colocou a viatura num parque junto à oficina ao abandono e contingências da minha vida na altura, obrigaram-me a viajar 400 kms para Norte e o assunto caiu no esquecimento.
    Fui estupidamente pagando os IUCs do carro...e nunca o dei como abandonado, roubado ou o que quer que seja.
    Decidi que está na altura de deixar de ser parvo...e fui ao site do IMT Online solicitar uma 2ª via do livrete para depois solicitar o cancelamento da matrícula.
    Só que o site diz "VIATURA IRREGULAR" e não permite pedir o documento.
    No site das finanças não tenho nada penhorado (eu sei lá podia ter algo que ver com isso)...
    Alguém poderá elucidar-me sobre que raio poderá ser isto?
    Ou como é que eu poderei saber o que se passa?

    Obrigado desde já pelos conselhos que derem.

    #2
    Originalmente Colocado por Plantunes Ver Post
    Boas a todos.
    Devido a erros grosseiros da minha parte, deixei arrastar uma situação que não deveria ter sucedido, mas já paguei e bem por tal.
    Uma viatura que tive um acidente, ficou demasiado danificada, a oficina colocou a viatura num parque junto à oficina ao abandono e contingências da minha vida na altura, obrigaram-me a viajar 400 kms para Norte e o assunto caiu no esquecimento.
    Fui estupidamente pagando os IUCs do carro...e nunca o dei como abandonado, roubado ou o que quer que seja.
    Decidi que está na altura de deixar de ser parvo...e fui ao site do IMT Online solicitar uma 2ª via do livrete para depois solicitar o cancelamento da matrícula.
    Só que o site diz "VIATURA IRREGULAR" e não permite pedir o documento.
    No site das finanças não tenho nada penhorado (eu sei lá podia ter algo que ver com isso)...
    Alguém poderá elucidar-me sobre que raio poderá ser isto?
    Ou como é que eu poderei saber o que se passa?

    Obrigado desde já pelos conselhos que derem.
    Provavelmente porque ao final de 5 anos sem inspecção a matricula é do automóvel é cancelada de forma automática. Não invalida seres tu o proprietário e teres responsabilidades sobre o mesmo.

    Comentário


      #3
      Provavelmente é o que já foi referido, se já passou mais de 5 anos sem IPO a matricula foi cancelada, agora só conseguires resolver isso , indo presencialmente ao IMT.

      Comentário


        #4
        Acho que deves ter sanções por regularizar do veiculo, tens que ir presencialmente ver o que se passa

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
          Provavelmente é o que já foi referido, se já passou mais de 5 anos sem IPO a matricula foi cancelada, agora só conseguires resolver isso , indo presencialmente ao IMT.
          Isso ainda está em vigor? pensei que fosse só na altura dos cancelamento automático de matricula, nos anos 2008/2009 ?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
            Provavelmente é o que já foi referido, se já passou mais de 5 anos sem IPO a matricula foi cancelada, agora só conseguires resolver isso , indo presencialmente ao IMT.
            Vou citar-te mas no fundo é citar a todos...
            se a matrícula foi cancelada, então como dou baixa da viatura de modo a deixar de pagar o IUC todos os anos?
            E é possível haver viaturas com mais de 5 anos sem IPO e a matrícula não ter sido cancelada?
            Quanto a possíveis dívidas...extraí uma certidão permanente sobre a viatura e não há qualquer pendência sobre a mesma.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por corsadti16v Ver Post
              Provavelmente porque ao final de 5 anos sem inspecção a matricula é do automóvel é cancelada de forma automática. Não invalida seres tu o proprietário e teres responsabilidades sobre o mesmo.
              Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
              Provavelmente é o que já foi referido, se já passou mais de 5 anos sem IPO a matricula foi cancelada, agora só conseguires resolver isso , indo presencialmente ao IMT.
              Originalmente Colocado por DBS Ver Post
              Isso ainda está em vigor? pensei que fosse só na altura dos cancelamento automático de matricula, nos anos 2008/2009 ?



              De facto essa questão de cancelamento por falta de IPO, apenas vigorou como medida temporária durante um curto espaço de tempo... e isto há uns bons anos, realmente.

              Portanto, não parece que será por aí.

              Comentário


                #8
                Os documentos não foram "apreendidos" na altura do acidente, para a obrigatoriadade de fazer IPO B caso a viatura fosse reparada para voltar a circular?
                O que aconteceu ao livrete "original?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Atadinho Ver Post
                  Os documentos não foram "apreendidos" na altura do acidente, para a obrigatoriadade de fazer IPO B caso a viatura fosse reparada para voltar a circular?
                  O que aconteceu ao livrete "original?


                  Se calhar, terá sido mais isso de facto.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Atadinho Ver Post
                    Os documentos não foram "apreendidos" na altura do acidente, para a obrigatoriadade de fazer IPO B caso a viatura fosse reparada para voltar a circular?
                    O que aconteceu ao livrete "original?
                    Mas ele refere que foi pagando o IUC todos os anos, portanto nunca devia de ter sido cancelada!?!?

                    Comentário


                      #11
                      . . apagar
                      Editado pela última vez por dercio24; 17 July 2020, 00:47.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por DBS Ver Post
                        Mas ele refere que foi pagando o IUC todos os anos, portanto nunca devia de ter sido cancelada!?!?



                        A questão do cancelamento de IPO nem se coloca, porque isso foi somente um regime temporário que existiu durante pouco, há uns bons anos mesmo.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Atadinho Ver Post
                          Os documentos não foram "apreendidos" na altura do acidente, para a obrigatoriadade de fazer IPO B caso a viatura fosse reparada para voltar a circular?
                          O que aconteceu ao livrete "original?
                          Não, não foram. O livrete devia estar dentro do porta-luvas como erradamente eu fazia na altura.
                          O acidente foi sozinho e sem consequências para ninguém ou materialmente...salvo o próprio carro que foi contra um separador de betão à saída do túnel do grilo em Loures.
                          A viatura foi rebocada para uma oficina em Setúbal. Daí foi colocada num parque exterior à oficina e, provavelmente, rebocada ao fim de algum tempo por alguém que tenha denunciado o abandono do carro.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Plantunes Ver Post
                            Não, não foram. O livrete devia estar dentro do porta-luvas como erradamente eu fazia na altura.
                            O acidente foi sozinho e sem consequências para ninguém ou materialmente...salvo o próprio carro que foi contra um separador de betão à saída do túnel do grilo em Loures.
                            A viatura foi rebocada para uma oficina em Setúbal. Daí foi colocada num parque exterior à oficina e, provavelmente, rebocada ao fim de algum tempo por alguém que tenha denunciado o abandono do carro.

                            E foi rebocada para onde então?

                            Se calhar à que regularizar o reboque e estacionamento para onde foi rebocado...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por nto Ver Post
                              E foi rebocada para onde então?

                              Se calhar à que regularizar o reboque e estacionamento para onde foi rebocado...
                              Tenho total desconhecimento sobre essa matéria.
                              Por motivos que agora não importam, tive de regressar ao Norte do País e o assunto caiu no esquecimento.
                              Presumo que só indo ao IMTT????
                              É que já tirei uma certidão permanente sobre a viatura e não tenho qualquer dívida, penhora, nada....

                              Comentário


                                #16
                                Mas não consegues de todo começar por ir ver o que é feito do carro? Nem que seja ir ver fisicamente onde é que ele está, se a reparação é viável, etc.
                                Já agora, começa por ver no site do IMT se a matrícula foi cancelada: Instituto da Mobilidade e  dos Transportes, IP

                                Depois, podes ver se foi rebocado pelas autoridades. Podes ligar para a polícia ou, caso tenha sido rebocado em Lisboa ou no Porto, podes ver aqui: https://eportugal.gov.pt/servicos/re...iculo-rebocado

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Plantunes Ver Post
                                  Tenho total desconhecimento sobre essa matéria.
                                  Por motivos que agora não importam, tive de regressar ao Norte do País e o assunto caiu no esquecimento.
                                  Presumo que só indo ao IMTT????
                                  É que já tirei uma certidão permanente sobre a viatura e não tenho qualquer dívida, penhora, nada....


                                  Pois... mas como referes que terá havido denuncia e viatura foi rebocada... na volta está num parque das autoridades... ora a pagar a diária por estar lá estacionado...

                                  Mas nada como tentares indagar afinal o que se passa.

                                  Comentário


                                    #18
                                    PS: se foi rebocado pelas autoridades e já passou muito tempo, tens aí uma conta maluca à tua espera. É tens que pagar uma taxa de remoção mais uma taxa de parque diária. Salvo erro, a remoção custa uns 80€ e o parque uns 20€ por dia. Já há uns bons anos rebocaram-me o carro e o reboque foi muito mais caro que a multa e eu fui levantá-lo no próprio dia.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                      PS: se foi rebocado pelas autoridades e já passou muito tempo, tens aí uma conta maluca à tua espera. É tens que pagar uma taxa de remoção mais uma taxa de parque diária. Salvo erro, a remoção custa uns 80€ e o parque uns 20€ por dia. Já há uns bons anos rebocaram-me o carro e o reboque foi muito mais caro que a multa e eu fui levantá-lo no próprio dia.


                                      Pois... por isso referi acima que a pagar a diária... ai ai ai...

                                      Se calhar e se for o caso, já poderá ultrapassar o valor do carro.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Plantunes Ver Post
                                        Não, não foram. O livrete devia estar dentro do porta-luvas como erradamente eu fazia na altura.
                                        O acidente foi sozinho e sem consequências para ninguém ou materialmente...salvo o próprio carro que foi contra um separador de betão à saída do túnel do grilo em Loures.
                                        A viatura foi rebocada para uma oficina em Setúbal. Daí foi colocada num parque exterior à oficina e, provavelmente, rebocada ao fim de algum tempo por alguém que tenha denunciado o abandono do carro.
                                        Está aqui a explicação!
                                        Isto foi há quanto tempo? A viatura ainda existe? Sabes onde está?
                                        Contacta a Câmara Municipal onde estava o veiculo, normalmente são eles que tratam da remoção dos veiculos por presunção de abandono.
                                        Editado pela última vez por Atadinho; 17 July 2020, 16:05.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Bem se o OP diz que já está á anos sem o carro, imaginando o custo de 20€ ao dia no parque só num ano são 7300€!!! Mais vale dar o carro como roubado sei lá, mas se assim for as despesas vão dar para comprar um carro novo!
                                          Editado pela última vez por Vizza; 17 July 2020, 16:06.

                                          Comentário


                                            #22
                                            No site da CM de Setúbal tem isto:
                                            VEÍCULOS ABANDONADOS



                                            Entre outras disposições, o artigo 163.º do Código da Estrada define como viatura abandonada – também denominada como Viatura em Fim de Vida (VFV) – os veículos que “apresentem sinais exteriores evidentes de abandono, de inutilização ou de impossibilidade de se deslocarem com segurança pelos seus próprios meios”.
                                            A alínea a) do ponto 1 do mesmo artigo define, igualmente, que é considerado estacionamento indevido ou abusivo de veículos que, durante 30 dias ininterruptos, se encontrem em local da via pública ou em parque ou zona de estacionamento que estejam isentos de qualquer taxa.
                                            Caso as viaturas se enquadrem nestes ou nos restantes parâmetros definidos pelo artigo 163.º do Código da Estrada encontram-se elegíveis para serem sinalizadas para a respetiva remoção da via pública.
                                            Decorrido um prazo mínimo de 30 dias após a identificação da VFV, o veículo reúne condições para remoção, após a qual é feita consulta à Conservatória do Registo Automóvel, sendo, então, os proprietários notificados para reclamação da viatura no prazo de 45 dias. Findo este prazo, caso não haja reclamação, a Câmara Municipal procede à emissão de edital público, concedendo novo prazo de 45 dias para reclamação da VFV. Concluído este interregno sem reclamação apresentada pelos proprietários, as viaturas seguem para abate, com a respetiva emissão de Certificado de Abate de VFV.
                                            No caso de o proprietário querer reaver a viatura após a remoção desta da via pública e dentro do prazo legal estipulado, o levantamento carece de pagamento de custos de reboque e de diária no parque.

                                            Fonte:
                                            https://www.mun-setubal.pt/viaturas-em-fim-de-vida/



                                            Não encontrei os valores da "diária" em Setubal, mas em Évora são 16.54€: Remoção de Veículos da Via Pública

                                            Depósito: Quando o veículo for rebocado, adicionalmente à coima são devidas as seguintes taxas diárias:
                                            Ciclomotores e motociclos 8.27€
                                            Veículos Ligeiros 16.54€
                                            Veículos Pesados 33.07€

                                            Tens aqui uma bela ***** para resolver...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Atadinho Ver Post
                                              No site da CM de Setúbal tem isto:
                                              VEÍCULOS ABANDONADOS



                                              Entre outras disposições, o artigo 163.º do Código da Estrada define como viatura abandonada – também denominada como Viatura em Fim de Vida (VFV) – os veículos que “apresentem sinais exteriores evidentes de abandono, de inutilização ou de impossibilidade de se deslocarem com segurança pelos seus próprios meios”.
                                              A alínea a) do ponto 1 do mesmo artigo define, igualmente, que é considerado estacionamento indevido ou abusivo de veículos que, durante 30 dias ininterruptos, se encontrem em local da via pública ou em parque ou zona de estacionamento que estejam isentos de qualquer taxa.
                                              Caso as viaturas se enquadrem nestes ou nos restantes parâmetros definidos pelo artigo 163.º do Código da Estrada encontram-se elegíveis para serem sinalizadas para a respetiva remoção da via pública.
                                              Decorrido um prazo mínimo de 30 dias após a identificação da VFV, o veículo reúne condições para remoção, após a qual é feita consulta à Conservatória do Registo Automóvel, sendo, então, os proprietários notificados para reclamação da viatura no prazo de 45 dias. Findo este prazo, caso não haja reclamação, a Câmara Municipal procede à emissão de edital público, concedendo novo prazo de 45 dias para reclamação da VFV. Concluído este interregno sem reclamação apresentada pelos proprietários, as viaturas seguem para abate, com a respetiva emissão de Certificado de Abate de VFV.
                                              No caso de o proprietário querer reaver a viatura após a remoção desta da via pública e dentro do prazo legal estipulado, o levantamento carece de pagamento de custos de reboque e de diária no parque.

                                              Fonte:
                                              https://www.mun-setubal.pt/viaturas-em-fim-de-vida/



                                              Não encontrei os valores da "diária" em Setubal, mas em Évora são 16.54€: Remoção de Veículos da Via Pública

                                              Depósito: Quando o veículo for rebocado, adicionalmente à coima são devidas as seguintes taxas diárias:
                                              Ciclomotores e motociclos 8.27€
                                              Veículos Ligeiros 16.54€
                                              Veículos Pesados 33.07€

                                              Tens aqui uma bela ***** para resolver...

                                              Excelente info.
                                              Aproveitando também para responder quem mais acima colocou dois links posso dizer então o seguinte:

                                              - A matrícula não se encontra cancelada
                                              - O carro não está dado como estando em algum parque da polícia
                                              - Lendo o que dizes, supostamente o carro teria ido para abate ao fim de 90 dias....mas se assim fosse, não era suposto então já não ser considerado como um carro meu e já não estar a pagar IUC?

                                              Obrigado a todos os que têm tentado ajudado. No fundo...uma autêntica m**** que eu fiz por descuido, mas que queria ver se resolvia.

                                              PS: Li algures que se desse a viatura como sendo para uso exclusivo em pistas de corrida que não pagaria IUC. Era uma solução...só que não consigo sequer pedir o livrete online.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Mesmo sem entrar nesse questão de uso "em pista"... é possível pedir a suspensão de pagamento do IUC por 5 anos...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Plantunes Ver Post
                                                  - Lendo o que dizes, supostamente o carro teria ido para abate ao fim de 90 dias....mas se assim fosse, não era suposto então já não ser considerado como um carro meu e já não estar a pagar IUC?
                                                  Acho que sim, mas acredito mais que esteja a apodrecer num parque qualquer da CM de Setúbal... Contacta-os.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Atadinho Ver Post
                                                    Acho que sim, mas acredito mais que esteja a apodrecer num parque qualquer da CM de Setúbal... Contacta-os.
                                                    Para quê???
                                                    Se tiver de pagar "aquilo" que aparece na tabela, mais vale pagar o IUC durante o resto da minha vida. Sai-me mais barato e pago aos bocadinhos por ano.
                                                    Só em parque eram quase 1.500€

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Apagar...
                                                      Editado pela última vez por Atadinho; 17 July 2020, 19:36.

                                                      Comentário

                                                      AD fim dos posts Desktop

                                                      Collapse

                                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                                      Collapse
                                                      Working...
                                                      X