Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Sinais das obras

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sinais das obras

    Gostaria que alguem de informasse se os sinais colocados na estrada por empresas de manutenção e de obras publicas tem algum valor legal.
    É que penso não haver nenhuma entidade que regule a sinalização colocada por estas empresas, ficando somente ao seu livre criterio.
    Se desobedecer a um desses sinais a policia tem alguma base legal para me multar?
    Pelo que vejo, qualquer gajo das obras pega nos sinais e os coloca aonde quiser e como quiser, pelo tempo que lhe apetecer e nós temos de nos sujeitar á sua vontade.

    #2
    As empresas de construção só colocam a sinalização que o dono de obra, ou o coordenador de segurança da obra os obriga.
    É perfeitamente legal, e se não se cumprir está-se a transgrerdir.


    No caso de obras para a brisa é a ela que decide a sinalização colocar, para as Camaras Municipais igualmente.
    Por exemplo, a CML tem um departamento só para isso.

    Comentário


      #3
      o problema é que na maior parte dos casos, os sinais das obras são meros obstaculos para nos desviarmos dos buracos... em nada reflectem a realidade da obra.

      Comentário


        #4
        É um tópico pertinente! Vai a www.dgv.pt e faz o download do PDF "decreto_reg_22a_98.pdf". É uma espécie de bíblia da sinalização e tem muita informação que a maioria dos condutores desconhecem.

        Exemplo:
        CAPÍTULO V
        Sinalização temporária
        SECÇÃO I
        Princípios gerais
        Artigo 77.o
        1 — A sinalização temporária destina-se a prevenir os utentes da existência de obras ou obstáculos ocasionais na via pública e a transmitir as obrigações, restrições ou proibições especiais que temporariamente lhes são impostas.
        2 — A sinalização temporária deve ser efectuada com recurso a sinais verticais e luminosos, bem como a marcas rodoviárias e a dispositivos complementares, nos termos dos artigos seguintes.
        3 — Os sinais e marcas utilizados em sinalização temporária têm o mesmo significado e valor que os sinais e marcas correspondentes previstos nos capítulos II a IV do presente Regulamento, ainda que apresentem cor ou dimensões diferentes.

        Cada sinal temporário tem uma identificação e características próprias e a sua colocação é devidamente regulamentada. Ora, em algumas obras temos pedaços de chapa pintados de forma imaginativa e os mais arrojados até latões colocam :D . Assim, não me parece que toda a sinalização temporária que vemos esteja de acordo com a lei!

        Comentário


          #5
          nem mais essa sinalização vem na autorização emitida , oor ex. dentro das cidades é a cmunicipal que impoem e exige determinada sinalização que o empreiteiro tem que colocar, será a mesma vistoriada pelo fiscal, e se estiver tudo como na autorização tem todo valor legal. agora chegar os gajos das obras e espalharem sinais ou coisas parecidas a seu belo prazer, muitas das vezes sem nexo algum, é claro que de nada valem.

          Comentário


            #6
            é curioso ver os sinais que sao colocados para assinalar as obras ou entao pequenos buracos... deveras hilariante. por ex, ja vi à entrada de um cruzamento uma placa de 'proibido exceder os 88 km/h [algum engraçadinho 'fechou' o zero] sendo que esta serve [foi o uso que lhe deram] para 'tapar' um buraco ?!?
            estranho...

            Comentário


              #7
              Tambem ja vi estradas fechadas á meses com placas de "Fechado para obras" mas obras nem sombra.
              Outra é fazerem os desvios e alteração de sinalização para as obras e depois vão-se embora e deixam tudo na mesma, sem reporem a situação original, causando por vezes situações bastante perigrosas.
              Já não basta a sinalização nas estradas serem uns autenticos abortos, feita por gente que não tem a minima noção da situação real e que depois é os "fenomenos" que vemos todos os dias.

              Comentário

              AD fim dos posts Desktop

              Collapse

              Ad Fim dos Posts Mobile

              Collapse
              Working...
              X