Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Aulas de condução Ultrapassagens

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Aulas de condução Ultrapassagens

    Abri este tópico em jeito de desabafo e saber a vossa opinião.


    Uma amiga resolveu tirar a carta, chumbou hoje no exame de condução. É uma pessoa próxima e sempre me foi dando feedback esporádico de como corriam as aulas, mas repetia muitas vezes que não passava de uma 4º e dos 70KM/h, mas não dei importância.

    Hoje fez exame, em Coimbra, e chumbou. Pelo que me contou o exame até estava a correr razoavelmente bem, sem incidências, já tinha feito os estacionamentos da praxe, acho que repetiu 1x mas foi por pedido dela. Numa rotunda, vinha um carro a sair da mesma, abrandou para dar tempo com o intuito de o outro carro passar e depois entrar, ao que o examinador trava o carro a fundo, inclusive os carros que iam atrás apitaram, e disse que estava a colocar em perigo todos os condutores?


    Tudo bem, aqui o problema é o seguinte, durante 30 aulas apenas fizeram meio urbano, apenas na aula 29 é que o instrutor a levou para o IC2 e disse-lhe para fazer pisca e ultrapassar.

    Ora, no exame, o examinador testou-a 2x nessa situação, na última disse para ela ultrapassar mas ela não o fez porque sentiu que não se reuniam as condições necessárias para o fazer.


    Ora, eu concordo que ela merecesse chumbar, e até a própria tem noção que não está capacitada, na sua totalidade, para conduzir na via pública, contudo, é normal que durante 30 aulas apenas na aula 29 lhe tenha dito para ultrapassar e meter uma 5º velocidade?


    Eu quando tirei a carta, há 10 anos, na 3º aula o meu instrutor meteu-me na A24 a disse-me para ultrapassar e acelerar, e partir daí em todas as outras aulas em lembro-me que desenvolvi o carro na sua plenitude (Polo mk3,5 1.4 TDI e Ibiza 6j 1.4 TDI).


    Eu, sinceramente, não acho nsto admissível e normal, principalmente porque, pelo que ela me conta, as aulas sempre correram bem, nas ultimas 10 aulas não teve reparos à condução, sempre a fazer tudo direitinho.


    350e para pack de 10 aulas e novo exame.


    Eu por mim ia "armar" barraca com o instrutor para o questionar sobre que raio de aulas o palerma dá, mas também não quero estar a queimar a miúda pois nestes meios a promiscuidade deve ser grande e depois é que nunca mais a rapariga passa no exame...

    #2
    Já não dão aulas como antigamente...primeira aula...prego a fundo na via rápida para "conhecer" o carro, trabalhar com a caixa, fazer umas ultrapassagens...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
      Já não dão aulas como antigamente...primeira aula...prego a fundo na via rápida para "conhecer" o carro, trabalhar com a caixa, fazer umas ultrapassagens...
      E em carcaças com mais de 10 anos

      Comentário


        #4
        Exatamente, o Polo com que andei na maior parte das aulas era de 2001.

        Aqui em Coimbra andam de Volvo V40 em low costs...

        Btw, a escola de condução que falo tem como frota Volvos V40...

        Comentário


          #5
          É uma das desvantagens de tirar a carta em escolas localizadas em grandes centros urbanos

          Comentário


            #6
            Tirei a carta há mais de 20 anos e nunca entrei numa AE. No entanto sempre tive à vontade a conduzir e logo na primeira aula perguntei se nós iriamos fazer ultrapassagens e meter a 5ª. Ora a resposta foi negativa, com todas as letras. O instrutor que era um atrasado mental de todo o tamanho, levou logo comigo a fazer uma ultrapassagem nessa primeira aula (já no final) e a dar 80 metendo a 5ª. Digamos que abusei um bocado, mas não queria tirar a carta "coxo".

            Comentário


              #7
              Cuidado quando se diz que não se dão aulas como antigamente. Primeiro, antigamente como agora as aulas continuam a ser sempre a pisar ovos sempre bem abaixo dos limites e em segundo lugar quando eu tirei a carta há 25 anos atrás nem era permitido os carros de instrução irem para a AE... O mais parecido que havia de uma AE era o IC20 para a Costa da Caparica... E dava-me por muito satisfeito.

              Enviado do meu WAS-LX1A através do Tapatalk

              Comentário


                #8
                Aulas de condução Ultrapassagens

                Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                Tirei a carta há mais de 20 anos e nunca entrei numa AE. No entanto sempre tive à vontade a conduzir e logo na primeira aula perguntei se nós iriamos fazer ultrapassagens e meter a 5ª. Ora a resposta foi negativa, com todas as letras. O instrutor que era um atrasado mental de todo o tamanho, levou logo comigo a fazer uma ultrapassagem nessa primeira aula (já no final) e a dar 80 metendo a 5ª. Digamos que abusei um bocado, mas não queria tirar a carta "coxo".
                Na minha terra, além de não existirem autoestradas, não existiam rotundas... [emoji2]

                E fiz ultrapassagens nas aulas. No exame não, porque foi sempre em contexto urbano.
                Editado pela última vez por Ruie34; 20 July 2020, 22:23.

                Comentário


                  #9
                  Nunca fiz ultrapassagem nas aulas de condução. Também não fiz no exame.
                  Com um Fiat Uno 1.3D e os seu estonteantes 45 cavalos era difícil ultrapassar.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                    Na minha terra, além de não existirem autoestradas, não existiam rotundas... [emoji2]
                    Já por cá havia muito disso. Agora ainda é pior...

                    Comentário


                      #11
                      Se não me engano, condução em ae (se for possível) é o último capítulo do programa de aulas, porque sim, isso existe! E deve ser cumprido.
                      E depois têm outras limitações, como por exemplo não poderem sair do concelho, com excepção das aulas de treinamento na zona de exames.

                      Pelo menos foi isto que me disseram quando tirei a carta há 10 anos, mas por acaso fui logo na 2a aula Para a VCI levar outros alunos ao centro de exames para o código, entre outras coisas como fazer recados ou entregar prendas de Natal , mas aparentemente o instrutor tinha um documento subscrito pelos donos da escola como assumiam os custos caso fosse multado por andar fora do concelho.

                      Apesar de haver muitas irregularidades, muitas escolas de fraca qualidade, continua a haver boas escolas e um programa de lições a cumprir, que muitas vezes não será o melhor elaborado...

                      Pelo que vou ouvindo, o "antigamente é que era bom" é uma bela treta...o meu pai tirou a carta de mota e a única vez que conduziu uma foi para ir a exame, como já andava de motorizada, foi "dispensado" das aulas e foi logo a exame

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por blindness2005 Ver Post
                        Cuidado quando se diz que não se dão aulas como antigamente. Primeiro, antigamente como agora as aulas continuam a ser sempre a pisar ovos sempre bem abaixo dos limites e em segundo lugar quando eu tirei a carta há 25 anos atrás nem era permitido os carros de instrução irem para a AE... O mais parecido que havia de uma AE era o IC20 para a Costa da Caparica... E dava-me por muito satisfeito.

                        Enviado do meu WAS-LX1A através do Tapatalk
                        Não se pode exigir que os carros de instrução circulem à velocidade dos outros, que normalmente até andam em excesso de velocidade em meio urbano
                        Também se vê muita gente a assustar e a apertar os veículos de instrução, quando o mínimo que deviam fazer era respeitar e fazer uma condução defensiva.
                        Ainda na semana passada aguardei umas dezenas de segundos para entrar numa rotunda porque uma miúda na mota estava a ver-se aflita na entrada duma rotunda. Qualquer susto e podia ter consequências chatas, por isso acho que é de bom tom a malta respeitar e ter um pouco de paciência, todos passamos por isso.

                        Comentário


                          #13
                          Recente só carta de mota o ano passado, éramos dois e fomos para AE/IP pra aí em 5 aulas. E a mim não me deixava estabilizar a 110km/h...tinha de andar mais.

                          Acho estranho carro só irem 1 ou 2x.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                            Se não me engano, condução em ae (se for possível) é o último capítulo do programa de aulas, porque sim, isso existe! E deve ser cumprido.
                            E depois têm outras limitações, como por exemplo não poderem sair do concelho, com excepção das aulas de treinamento na zona de exames.

                            Pelo menos foi isto que me disseram quando tirei a carta há 10 anos, mas por acaso fui logo na 2a aula Para a VCI levar outros alunos ao centro de exames para o código, entre outras coisas como fazer recados ou entregar prendas de Natal , mas aparentemente o instrutor tinha um documento subscrito pelos donos da escola como assumiam os custos caso fosse multado por andar fora do concelho.

                            Apesar de haver muitas irregularidades, muitas escolas de fraca qualidade, continua a haver boas escolas e um programa de lições a cumprir, que muitas vezes não será o melhor elaborado...

                            Pelo que vou ouvindo, o "antigamente é que era bom" é uma bela treta...o meu pai tirou a carta de mota e a única vez que conduziu uma foi para ir a exame, como já andava de motorizada, foi "dispensado" das aulas e foi logo a exame
                            O teu pai sem aulas foi logo a exame e chumbou, certo?

                            Agora fazem 30 aulas e chumbam também, certo?...

                            Comentário


                              #15
                              A formação em PT em geral é uma treta, com algumas excepções, há boas escolas, mas a maior parte explica o standard de condução praticado por cá.
                              E depois temos uma sinalização medíocre e por vezes torna-se difícil de interpretar para novos formandos, causa confusão principalmente nos grandes centros urbanos.
                              Quando tirei a carta militar, já tinham simuladores na altura. Acho que devia ser obrigatório em todas as escolas na fase inicial de aulas práticas antes de passar para a estrada.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                Não se pode exigir que os carros de instrução circulem à velocidade dos outros, que normalmente até andam em excesso de velocidade em meio urbano
                                Também se vê muita gente a assustar e a apertar os veículos de instrução, quando o mínimo que deviam fazer era respeitar e fazer uma condução defensiva.
                                Ainda na semana passada aguardei umas dezenas de segundos para entrar numa rotunda porque uma miúda na mota estava a ver-se aflita na entrada duma rotunda. Qualquer susto e podia ter consequências chatas, por isso acho que é de bom tom a malta respeitar e ter um pouco de paciência, todos passamos por isso.
                                Certo... Mas o que eu estava a dizer é que "nem 8 nem 80". Se em cidade os encartados andam a 60, 70 ou 80 quando o limite obrigatório é de 50, mas também se na mesma via for um carro de instrução a 20 à hora... Não exageremos, porque não é quase parado que se vai aprender melhor sendo que a essa velocidade nem consegue meter mais que uma segunda. Depois com carta numa AE ou numa estrada livre o condutor não está minimamente preparado para acompanhar o trânsito normal.

                                Enviado do meu WAS-LX1A através do Tapatalk

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                  Não se pode exigir que os carros de instrução circulem à velocidade dos outros, que normalmente até andam em excesso de velocidade em meio urbano
                                  Também se vê muita gente a assustar e a apertar os veículos de instrução, quando o mínimo que deviam fazer era respeitar e fazer uma condução defensiva.
                                  Ainda na semana passada aguardei umas dezenas de segundos para entrar numa rotunda porque uma miúda na mota estava a ver-se aflita na entrada duma rotunda. Qualquer susto e podia ter consequências chatas, por isso acho que é de bom tom a malta respeitar e ter um pouco de paciência, todos passamos por isso.
                                  Certo... Mas o que eu estava a dizer é que "nem 8 nem 80". Em cidade os encartados andam a 60, 70 ou 80 e está mal porque o limite obrigatório é de 50, mas também se na mesma via for um carro de instrução a 20 à hora, acho que também não vai bem... Não exageremos, porque não é quase parado que se vai aprender melhor sendo que a essa velocidade nem consegue meter mais que uma segunda. Depois com carta numa AE ou numa estrada livre o condutor não está minimamente preparado para acompanhar o trânsito normal.

                                  E também concordo contigo que a nossa condução/atitude deva interferir com quem anda a aprender. Há que respeitar porque muitas vezes esquecem-se que todos passaram pelo mesmo e ao interferirmos podemos estar a complicar a vida a essas pessoas que têm que duplicar ou triplicar a concentração no que está a fazer e a aprender, coisa que quem tem carta não é tão exigente.

                                  Enviado do meu WAS-LX1A através do Tapatalk
                                  Editado pela última vez por blindness2005; 21 July 2020, 00:19.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Eu não sei se antigamente era melhor ou pior, o meu pai tirou a carta num pug 404, depois na tropa tirou as outras classes todas, até pesados, e sempre foi um condutor fantástico, não me recordo de algum vício grave que tenha.

                                    O meu avô tirou na Alemanha e sempre foi um condutor muito calmo e cuidadoso, agora ainda mais devido à idade avançada.

                                    Se o objetivo é preparar os jovens para a vida real, penso que habituá-los a todo o tipo de situações é fulcral para assim se evitaram acidentes ou incidentes graves.


                                    De facto, e não há muito tempo, um casal amigo teve um grave acidente. Ele deixou a namorada conduzir o carro dele até ao Porto, recém encartada, e numa ultrapassagem mal calculada na A1 o carro capotou e ele, infelizmente faleceu.

                                    Ora, ela também tirou a carta em Coimbra, não sei se pode estar relacionado o acidente com a falta de prática neste tipo de situações, mas parece-me plausível e lógico pensar-se que sim.

                                    Atenção que não foi apenas erro humano, o carro também tinha a suspensão já bastante cansada, contudo, a manobra ríspida com que fez a ultrapassagem foi o que deu origem ao acidente.

                                    Se de facto ir para AE é o último capítulo das aulas de condução, então parece-me que há aqui um problema bem maior que este caso pessoal.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                      O teu pai sem aulas foi logo a exame e chumbou, certo?

                                      Agora fazem 30 aulas e chumbam também, certo?...
                                      Nunca chumbou.

                                      O precisar de 30 aulas para passar ou chumbar é relativo, e pouco relacionado com os skills de condução, que é o que 99% das pessoas valorizam.
                                      A destreza ganha-se com a experiência, uns mais rápido, outros mais de vagar, agora o código, esse é igual para todos e, ou cumpre e pode passar, ou não cumpre e chumba, pouco valendo os skills que já ostenta.
                                      Eu chumbei na condução do carro à conta de um stop dum cruzamento onde não vinha ninguém, parei meti 1a e arranquei logo, algo que toda a gente faz, mas que ali é preciso "paraaaar", contar até 3 e arrancar.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Vejo aqui alguns comentários e só posso dar-me por sortudo de ter tirado a carta numa boa escola de condução.

                                        - Tirei a carta há 20 anos
                                        - A escola localizava-se no centro de Lisboa por isso não era propriamente acessível ir a uma AE rapidamente
                                        - No entanto fiz as minhas 30 aulas e apesar de não ter sido muito frequente, lembro-me claramente de ter ido algumas vezes a AEs e circular com normalidade

                                        Obviamente que não andava muito rápido e pelos padrões da maioria dos condutores provavelmente era um pouco a pisar ovos... mas já vi vários condutores bem pior.

                                        Não era nenhum ás do volante quando estava a tirar a carta mas acho que fui bem preparado para conduzir de forma segura. Nada substitui a experiência de conduzir mas creio que como recem-encartado fizeram um trabalho razoavel para eu poder conduzir em segurança incluindo em AEs

                                        Comentário


                                          #21
                                          Acho que depende muito da zona e do instrutor. Eu fiz "muito" IC-19 e A16

                                          Comentário


                                            #22
                                            Tirei a carta numa escola de condução em Linda-a-Velha à mais ou menos 18 anos. Acho que também fiz as 30 aulas e só por uma fez fui para a AE durante 5 minutos no máximo! Nunca cheguei a conduzir a noite sendo que quando comecei a conduzir sozinho tinha que perguntar ao meu irmão onde se ligavam as luzes!... No entanto nunca tive um acidente grave e só por uma vez estive envolvido num acidente em que uma senhora não respeitou o sinal de prioridade.

                                            Melhor ainda chumbei o 1º teste de condução pois fiquei mais de 2 semanas sem conduzir e no teste só fiz m****! Até tenho pena de não ter gravado teste tal a quantidade de porcaria que fiz.

                                            Moral da história, o que importa no final é termos cabecinha para conduzir e saber reconhecer quando não temos experiência para conduzir em determinadas condições, seja à noite ou noutras condições como fraca visibilidade ou conduzir na neve ou gelo.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                              Na minha terra, além de não existirem autoestradas, não existiam rotundas... [emoji2]
                                              Na minha além disso também não havia semáforos nem passadeiras!
                                              No dia antes do exame tinha de se fazer uma aula em Bragança para experimentar essas modernices
                                              Isto em 92 (porra que já lá vão 28 anos ) ao volante de Corsa A 1.5D.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por PP Ver Post
                                                Na minha além disso também não havia semáforos nem passadeiras!
                                                No dia antes do exame tinha de se fazer uma aula em Bragança para experimentar essas modernices
                                                Isto em 92 (porra que já lá vão 28 anos ) ao volante de Corsa A 1.5D.
                                                Epá, isso já havia aqui na terra... semáforos havia num único cruzamento.

                                                Relativamente ao número de aulas que falam. Até hoje fiz 4 exames de condução, em que felizmente passei sempre à primeira, tendo tido ao todo 16 aulas práticas.

                                                2 aulas para a categoria A1
                                                13 aulas para a categoria B
                                                1 aula para a categoria A
                                                0 aulas para a categoria B+E (autoproposto)

                                                Mas o meu falecido pai foi ainda “pior”. Teve uma única aula de condução, em que se desentendeu com o instrutor, chegando quase ao confronto físico. O instrutor, por vingança pediu o exame e não lhe deu mais aulas [emoji2]. A sorte é que ele tinha aprendido a conduzir com os empregados do meu avô, ao volante de uma Hanomag.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Nota-se que o "antigamente é que é", pelas rotundas mal feitas do pessoal mais velho.


                                                  Os novos também as fazem mal, mas em menor quantidade
                                                  Editado pela última vez por afc; 21 July 2020, 10:37.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Eu todos os dias vejo e me questiono que raio de instrução terão os instrutores para dar aos alunos!

                                                    Todos os dias vejo gente no Porto e Gaia nos carros de condução a meter nojo, a 25 e a 30km/h em situações completamente desnecessárias.

                                                    Na VCI e 40 e 50 km/h... não se percebe!!

                                                    Costumo dizer que se prepara as pessoas para meter nojo na estrada e não para conduzir!!

                                                    quando tirei a carta o meu instrutor chateava-me a cabeça de cada vez que eu ia a empatar o transito!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por afc Ver Post
                                                      Nota-se que o "antigamente é que é", pelas rotundas mal feitas do pessoal mais velho.


                                                      Os novos também as fazem mal, mas em menor quantidade
                                                      Define, rotunda mal feira por favor!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Navigation Ver Post
                                                        Eu todos os dias vejo e me questiono que raio de instrução terão os instrutores para dar aos alunos!

                                                        Todos os dias vejo gente no Porto e Gaia nos carros de condução a meter nojo, a 25 e a 30km/h em situações completamente desnecessárias.

                                                        Na VCI e 40 e 50 km/h... não se percebe!!

                                                        Costumo dizer que se prepara as pessoas para meter nojo na estrada e não para conduzir!!

                                                        quando tirei a carta o meu instrutor chateava-me a cabeça de cada vez que eu ia a empatar o transito!
                                                        O meu disse-me algumas vezes "10 abaixo do limite!"... estás a ver como é isto no Porto, sem ir à VCI???

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Navigation Ver Post
                                                          Define, rotunda mal feira por favor!
                                                          Ainda hoje uma cinquentona além da rotunda toda por fora (cortando me a saida), ainda conseguiu ir no meio das vias da rotunda. Depois se um gajo bate, a culpa é de quem a ia a fazer como deve de ser.... Mas como o hábito faz o monge, um gajo no fundo já fica sempre à espera destas pérolas.

                                                          Eu gosto é da malta que vai em excesso de velocidade, apanha um radar e facilmente baixa a velocidade para menos 10 a 15km/h do permitido

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Navigation Ver Post
                                                            Eu todos os dias vejo e me questiono que raio de instrução terão os instrutores para dar aos alunos!

                                                            Todos os dias vejo gente no Porto e Gaia nos carros de condução a meter nojo, a 25 e a 30km/h em situações completamente desnecessárias.

                                                            Na VCI e 40 e 50 km/h... não se percebe!!

                                                            Costumo dizer que se prepara as pessoas para meter nojo na estrada e não para conduzir!!

                                                            quando tirei a carta o meu instrutor chateava-me a cabeça de cada vez que eu ia a empatar o transito!
                                                            No meu caso, tirei também a carta no Porto, e não sendo um acelera, andava mais perto do limite (pelos 40km/h em cidade, 100 km/h em AE).

                                                            Tenho visto o que destacas, na VCI, incluindo alguns comportamentos impensáveis no tempo em que tirei a carta, que é os carros de instrução estarem posicionados na via central.

                                                            Ainda que a VCI tenha muitas entradas e saídas, o que será mais "assustador" para quem está a aprender, o mais estranho é que os vejo a fazer isto na zona do dragão, que será a mais calma.

                                                            Depois é ver a fila a acumular na subida escusadamente

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X