Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Compra usado (primeiro carro)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Compra usado (primeiro carro)

    Ora bem pessoal, mais um!

    1. Que tipo de carros gostas? Nenhum estilo em particular. Desde que ande
    2. Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc)? A, B ou C
    3. Que marcas e modelos gostas e equacionas? Nada em específico. Diria que os mais comuns em portugal (Renault, Fiat, Ford) são melhores para ter uma maior probabilidade no caso de ter de trocar peças.
    4. Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência? Raramente, talvez em saídas pontuais com amigos. Todos sabemos que nesta altura elas não são muitas :p
    5. Precisarás de levar carga com frequência? Não
    6. Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos? Talvez umas
    7. Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas? Muito raramente. 90% em cidade.
    8. Os consumos terão grande importância? Sim!
    9. A potência do motor terá grande importância? Até certo ponto? Algo que não precise de muito esforço em subidas. Não precisa de ser nenhum maquinão..
    10. Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos? Talvez. Não me parece que vá ser uma ocorrência comum.
    11. Que orçamento tens, valor mínimo e máximo? Depende se for a um particular ou a um stand. Mas não queria gastar mais de 2000-3000€.
    12. Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano? Usado! Em relação ao ano, depende do segmento do carro diria eu. Apontar no mínimo em 2002 para cima?


    Para dar mais algum contexto, eu não pretendo gastar muito num primeiro carro. Gostaria de ter algo minimamente seguro e que me dure pelo menos 2 anos. Já estive a equacionar comprar um carro por 1000€ mas parece-me ser um risco muito grande, tanto em termos de segurança como em termos económicos. Já fiz alguma pesquisa no fórum e portanto deixo aqui alguns negocios que estou a considerar. Agradeço opiniões!

    PS: Preferência zona de Setúbal, ou se valer muito a pena, Lisboa.

    https://www.custojusto.pt/setubal/se...-ghia-31916284
    https://www.custojusto.pt/setubal/ci...om-ac-31941245
    https://www.custojusto.pt/setubal/se...sport-31584705
    https://www.custojusto.pt/setubal/ut...6v-ac-31542219
    https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8OPn0Q.html
    https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8OR2aH.html
    https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8OQufi.html

    #2
    Originalmente Colocado por icetapanho Ver Post
    Gostaria de ter algo minimamente seguro e que me dure pelo menos 2 anos.
    [...]
    https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8OQufi.html
    Se o teu objectivo é algo que dure "pelo menos 2 anos" sem te dar muita dor de cabeça, sugiro que te foques em carros vendidos em stands honestos, ou seja, que anunciam preço logo à partida com os 24 meses previstos na lei.

    Esse Honda Jazz de 2005 até parecia uma boa opção, até eu ter lido isto:

    "garantia sob consulta e sujeita a acordo entre as duas partes"

    Ou seja, muito provavelmente vai dizer-te que a parte dos 24 meses foi "engano informático", e depois impinge-te uma garantia só de 1 ano (ou mesmo sem garantia nenhuma!) e se insistires nos 24 meses vai-te pedir dinheiro extra. Tudo ilegal, portanto.

    Que tal algo assim?:

    - Nissan Micra
    - Seat Ibiza

    Contudo, se preferes arriscar comprar sem garantia, então aí sim vê anúncios a particulares. Ausência de garantia por ausência de garantia, ao menos tens mais escolha e, por vezes, preços mais interessantes.
    Editado pela última vez por Condutor9; 21 July 2020, 22:08.

    Comentário


      #3
      Para quê essa cor de letra praticamente invisível?? Não há cores escuras e bem visíveis alternativas??

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
        Para quê essa cor de letra praticamente invisível?? Não há cores escuras e bem visíveis alternativas??
        Obrigado pelo alerta. O problema foi que fiz "copy & paste" do StandVirtual, e tudo o que escrevi a seguir à citação ficou com a mesma fonte e cor. Para mim parecia bem porque eu tenho o fórum em fundo negro com letras claras. Se não dissesses nada, eu não me tinha apercebido.

        Comentário


          #5
          Pois, já notei isso em vários posts e comecei a achar estranho.

          Comentário


            #6
            Antes de mais, obrigado pela resposta!

            Tanto o Micra como o Ibiza me agradam. Diria que estéticamente gosto mais do Ibiza, mas em termos de consumos e fiabilidade o Micra deverá ser uma melhor opção. Concordas?

            Já agora, se me puderes responder: as garantias de stand cobrem o veículo em geral ou só algumas partes (ex. motor e caixa de velocidades) ? Procurei na internet mas encontro informações contraditórias.

            Mais uma coisa, é boa ideia tentar negociar algo como levar o carro a uma oficina para uma inspeção e se não for encontrado nenhum problema então fica por minha conta, caso contrário pagaria o stand. É que como deves calcular eu não tenho muito conhecimento acerca de mecânica e mesmo fazendo o test-drive pode-me falhar algo.

            Originalmente Colocado por Condutor9 Ver Post
            Se o teu objectivo é algo que dure "pelo menos 2 anos" sem te dar muita dor de cabeça, sugiro que te foques em carros vendidos em stands honestos, ou seja, que anunciam preço logo à partida com os 24 meses previstos na lei.

            Esse Honda Jazz de 2005 até parecia uma boa opção, até eu ter lido isto:

            "garantia sob consulta e sujeita a acordo entre as duas partes"

            Ou seja, muito provavelmente vai dizer-te que a parte dos 24 meses foi "engano informático", e depois impinge-te uma garantia só de 1 ano (ou mesmo sem garantia nenhuma!) e se insistires nos 24 meses vai-te pedir dinheiro extra. Tudo ilegal, portanto.

            Que tal algo assim?:

            - Nissan Micra
            - Seat Ibiza

            Contudo, se preferes arriscar comprar sem garantia, então aí sim vê anúncios a particulares. Ausência de garantia por ausência de garantia, ao menos tens mais escolha e, por vezes, preços mais interessantes.

            Comentário


              #7
              As garantis, legalmente tem de ser de 24 meses... no entanto e em bens usados, podem eventualmente ser reduzido por acordo das partes para 12 meses... mas não incluem exclusões... são garantias totais na mesma. E a existirem exclusões, estas são consideradas nulas, ou seja, legalmente não podem produzir efeitos.

              No entanto e infelizmente o que muitos se vê... é a tal "história" de serem somente de motor e caixa... ou seja, estarem a impingir uma exclusão, quando a dita é nula.


              O senão de toda a questão, é que apesar de estas exclusões serem nulas... a existir problemas, muitas das vezes só recorrendo às devidas instâncias, o que acarreta custos... tempo... imobilização da viatura... etc.


              Assim sendo, o melhor acaba por afastar logo à partida, qualquer stand que ofereça uma garantia com exclusões...


              Conclusão... a garantia tem de ser de 24 meses (numa viatura nova ou usada), no entanto numa viatura usada, pode ser reduzida para 12 meses.

              Comentário


                #8
                Pois.. Mesmo que tenha noção da legalidade das coisas, até chegar ao ponto de prosseguir e de fazer queixa por vias legais vai um grande caminho .

                Obrigado pelo esclarecimento, vou ter uma especial atenção a isso quando lidar com stands.

                Originalmente Colocado por nto Ver Post
                As garantis, legalmente tem de ser de 24 meses... no entanto e em bens usados, podem eventualmente ser reduzido por acordo das partes para 12 meses... mas não incluem exclusões... são garantias totais na mesma. E a existirem exclusões, estas são consideradas nulas, ou seja, legalmente não podem produzir efeitos.

                No entanto e infelizmente o que muitos se vê... é a tal "história" de serem somente de motor e caixa... ou seja, estarem a impingir uma exclusão, quando a dita é nula.


                O senão de toda a questão, é que apesar de estas exclusões serem nulas... a existir problemas, muitas das vezes só recorrendo às devidas instâncias, o que acarreta custos... tempo... imobilização da viatura... etc.


                Assim sendo, o melhor acaba por afastar logo à partida, qualquer stand que ofereça uma garantia com exclusões...


                Conclusão... a garantia tem de ser de 24 meses (numa viatura nova ou usada), no entanto numa viatura usada, pode ser reduzida para 12 meses.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por icetapanho Ver Post
                  Diria que estéticamente gosto mais do Ibiza, mas em termos de consumos e fiabilidade o Micra deverá ser uma melhor opção. Concordas?
                  Já conduzi um Ibiza dessa geração, mas nunca experimentei um Micra, por isso, não posso comparar. Talvez alguém mais experimentado veja o teu tópico e comente.

                  Originalmente Colocado por icetapanho Ver Post
                  Já agora, se me puderes responder: as garantias de stand cobrem o veículo em geral ou só algumas partes (ex. motor e caixa de velocidades) ? Procurei na internet mas encontro informações contraditórias.
                  O nto já deu a síntese da coisa, mas de facto tive o mesmo problema que tu, tentar navegar na confusão de informações sobre o assunto, por isso, criei o seguinte tópico para reunir tudo o que houver de fontes confiáveis (legais):

                  Garantia Automóvel (Bens Móveis) - Casos Práticos e a Lei

                  Sugiro que consultes os links do post original, dentro do tempo que tiveres disponível.

                  Originalmente Colocado por icetapanho Ver Post
                  Mais uma coisa, é boa ideia tentar negociar algo como levar o carro a uma oficina para uma inspeção e se não for encontrado nenhum problema então fica por minha conta, caso contrário pagaria o stand. É que como deves calcular eu não tenho muito conhecimento acerca de mecânica e mesmo fazendo o test-drive pode-me falhar algo.
                  Mecânica também não é o meu forte, por isso, sempre recorri a terceiros para avaliar os carros em que estou à beira de fechar negócio (ficaria muito dispendioso se avaliasse todos os que me interessam!)

                  Na minha experiência, desde que pagues, sim podes pedir para o carro fazer um check-up numa oficina da tua escolha (no meu caso, escolho sempre representantes oficiais da marca).

                  Uma vez pago o diagnóstico (que será sempre do teu bolso), qualquer anomalia encontrada terá de ser discutida à parte. Se o stand for honesto e estiver mesmo interessado na venda, pode oferecer-se para pagar o arranjo, ou oferece uma redução no preço a contar que serás tu a arranjar o carro posteriormente. Se o stand for manhoso, a tendência será de exigir que o carro seja visto por uma entidade "independente" ou oficina deles, para confirmar a anomalia - e neste último caso, só o tempo que se perde, pessoalmente, acho que não vale a pena.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                    Pois, já notei isso em vários posts e comecei a achar estranho.
                    Vários?!

                    Agora vou andar a ver 150 posts um a um à procura de onde tenho mais erros desses.

                    Quem me manda a mim escrever tanto...

                    Comentário


                      #11
                      O que está feito está feito, deixa lá isso.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Condutor9 Ver Post
                        Já conduzi um Ibiza dessa geração, mas nunca experimentei um Micra, por isso, não posso comparar. Talvez alguém mais experimentado veja o teu tópico e comente.
                        E que achaste do carrito?



                        O nto já deu a síntese da coisa, mas de facto tive o mesmo problema que tu, tentar navegar na confusão de informações sobre o assunto, por isso, criei o seguinte tópico para reunir tudo o que houver de fontes confiáveis (legais):

                        Garantia Automóvel (Bens Móveis) - Casos Práticos e a Lei

                        Sugiro que consultes os links do post original, dentro do tempo que tiveres disponível.
                        Vou dar uma vista de olhos, obrigado!


                        Uma vez pago o diagnóstico (que será sempre do teu bolso), qualquer anomalia encontrada terá de ser discutida à parte. Se o stand for honesto e estiver mesmo interessado na venda, pode oferecer-se para pagar o arranjo, ou oferece uma redução no preço a contar que serás tu a arranjar o carro posteriormente. Se o stand for manhoso, a tendência será de exigir que o carro seja visto por uma entidade "independente" ou oficina deles, para confirmar a anomalia - e neste último caso, só o tempo que se perde, pessoalmente, acho que não vale a pena.
                        Por que intervalo de valores te ficava um desses diagnósticos?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por icetapanho Ver Post

                          Por que intervalo de valores te ficava um desses diagnósticos?
                          Não fui eu que sugeri, mas há isto da Bosch Car Service por 50 euros:

                          https://www.boschcarservice.com/pt/e..._veiculo_usado

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por icetapanho Ver Post
                            E que achaste do carrito?
                            Do que me lembro, a minha principal queixa era a suspensão ser um pouco rija. De resto, portou-se bem. Não fiquei com má imagem do carro.

                            Originalmente Colocado por icetapanho Ver Post
                            Por que intervalo de valores te ficava um desses diagnósticos?
                            Depende da marca, e é custo por hora. Por exemplo, numa oficina representante da SIVA cobraram-me uma vez €100/hora por um Audi A3 e mais tarde €90/hora por um Volkswagen Golf - exactamente a mesma oficina e exactamente o mesmo serviço.

                            Para um check-up completo (suspensão, sistema eléctrico, sistema de travagem, etc), pode levar 2 a 3 horas, mas também podes pedir para se focarem só nas áreas que te preocupam mais (tipo, motor e caixa), e aí fazem-te tudo numa hora.

                            É sempre bom mandar e-mail ou telefonar antes para saber quanto cobram antes de levar lá o carro. Os preços mudam de tempos a tempos.

                            Comentário


                              #15
                              Obrigado a todos pelos comentários. Tenho estado à procura de mais alternativas e ao mesmo tempo tenho contactado os que me foram aconselhados.

                              Devo dizer que é muito difícil encontrar (pelo menos no StandVirtual) anúncios em que o preço inclua os 2 anos de garantia!

                              Estou a ponderar seriamente fazer negócio com um particular e guardar o dinheiro para o caso de ser necessário fazer alguma reparação. Os preços que pedem por mais um ano extra de garantia são quase o valor do próprio carro, acho absurdo.

                              Se entretanto precisar de mais uma ou outra opinião volto a este tópico.

                              Obrigado!

                              Comentário


                                #16
                                por acaso vinha referir isso mesmo, que virtualmente ninguém irá dar garantia de 2 anos em bens com 15 anos e centena e meia de milhar de kms.

                                Comentário


                                  #17
                                  Há dias estava aí um stand a dar garantia de 24 meses a um Patrol de 1996 com mais de 600.000 km. E havia mais do género.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Que acham destes carros? Eu costumo sempre duvidar de títulos que contém "impecável" ou "oportunidade". :p


                                    https://www.olx.pt/anuncio/fiat-punt...tml#11e975b5aa

                                    https://www.olx.pt/anuncio/renault-c...tml#11e975b5aa
                                    Editado pela última vez por icetapanho; 24 July 2020, 12:04.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por icetapanho Ver Post
                                      Que acham destes carros? Eu costumo sempre duvidar de títulos que contém "impecável" ou "oportunidade". :p


                                      https://www.olx.pt/anuncio/fiat-punt...tml#11e975b5aa

                                      https://www.olx.pt/anuncio/renault-c...tml#11e975b5aa
                                      Esse Punto parece ser bom negócio, especialmente com a distribuição já mudada.
                                      Poucos km e esse motor é extremamente fiável.

                                      Comentário

                                      AD fim dos posts Desktop

                                      Collapse

                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                      Collapse
                                      Working...
                                      X