Hyundai Tucson 1.6 GDI fraco desempenho - Página 12

Página 12 de 16 PrimeiraPrimeira ... 2111213 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 331 para 360 de 467
Like Tree162Likes

Título: Hyundai Tucson 1.6 GDI fraco desempenho

Piloto Lendário EscapeLivre's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2012
    "Às vezes é no meio do silêncio que descubro as palavras por dizer"

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
    Depende da exigência mas sim, tirando a subir o Marão, põe-se lá sem grandes problemas.
    Mas não tenho muito por hábito andar a essas velocidades, normalmente não passo dos +20/30 km's hora acima do limite, e neste contexto porta-se bem.
    Pois é como eu, só que o meu de 90cv mete-se nos 150 num instante, imagino esse hehe.

Piloto de Testes DiogoTav21's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2015

Por Defeito

O Tucson 2.0 não foi opção?

Piloto de Provas de Perícia Azathoth's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2010

Por Defeito

A diferença entre um diesel turbo e um gasolina atmosférico é que o primeiro está feito para andar a médio regime e o segundo a alto regime. A baixas rotações o diesel responde se esmagarmos o acelerador. No gasolina atmosférico isso só acontece se estivermos em altas rotações. Numa condução "normal", sem ser em regimes desportivos, o gasolina atmosférico responde baixando uma velocidade e nem é preciso pressionar mais o acelerador. No turbo diesel pressiona-se mais o acelerador e depois sobe-se uma mudança porque depois o turbo diesel morre em altas.

Obviamente depois tem a questão da caixa. Uma caixa longa num gasolina atmosférico evidencia ainda mais a necessidade de andar em altos regimes.

Depois tem os gasolina turbo. Fraquinhos em baixas, bons em médias rotações e razoáveis em altas. A primeira vez que peguei num Corsa 1.0 turbo com 115 cv surpreendeu-me pela negativa como fraquinho era nos arranques e na necessidade de pressionar muito o acelerador ao arrancar mesmo comparado com um Corsa 1.2 atmosférico com menos 30 cavalos. Mas depois claro se esmagarmos o acelerador em andamento, a potência aparece de repente.

Piloto de Testes ELVTMB's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2004

Por Defeito

E é exatamente esse comportamento que não gosto em motores a gasolina: o de não responder logo e depois dar o pulo, gosto de linearidade.

Piloto Veterano
    Data de Registo
    May 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ELVTMB Ver Post
    E é exatamente esse comportamento que não gosto em motores a gasolina: o de não responder logo e depois dar o pulo, gosto de linearidade.
    achei que estavas a descrever um turbo-diesel habitual da praça

Data de Registo
    Nov 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
    Certo.

Aliás, eu acho que se enganaram quando decidiram utilizar tais relações absurdas no carro.

No meu caso, caixa auto, 6ª :

1800rpm ~ 120km/h
    2000rpm ~ 130km/h
    2500rpm ~ 165km/h
    3000rpm ~ 200km/h
    5000rpm (redline 5200) - 327km/h

Por outro lado, fazer AE com cruise a 145/150, faz médias que nem vou revelar por receio de soar a aldrabão.
    Pela experiencia que tenho com o meu W204 cuja 6ª também esgota aos 300 e tal , resulta muito bem em plano e a descer a nível de consumos a 130/140, já em subidas mais pronunciadas, os consumos sobem mais do que se fosse em 5ª, ou seja com mais 400 e tal rpm.

Data de Registo
    Nov 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Andre Ver Post
    achei que estavas a descrever um turbo-diesel habitual da praça
    Nas mudanças baixas, 1ª e 2ª, ou seja uso urbano, é um problema (feitio vá...) que nota-se bem nos td's monoturbo que não tenham muita cilindrada. Há motores que disfarçam melhor que outros esse fenómeno. E há motores gasolina turbo que tambem se nota bem.

Data de Registo
    Jul 2012

Por Defeito

Por acaso se há coisa que me surpreendeu no TCE foi a agilidade que tem mesmo antes das 2000 RPM.
    Mesmo às 1500 desenvolve com muita facilidade.
    Bom, tambem falamos de um carro leve.
    Se for num captur mais pesado e com pneus mais largos não sei se será assim.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Sep 2016

Por Defeito

Um bom atmosférico a gasolina tem aquele disparo quando os elevas a uma certa rotação, pior é com os turbos que alguns ainda têem aquele "atraso", o chamado lag de turbo que hoje em dia é muito menor mas que ainda existe, agora por exemplo com um sobrealimentador o disparo é instantâneo e são um pouco mais versáteis no regime de rotação, embora tenha o inconveniente de consumir combustível ao contrário de um turbo.

Data de Registo
    Nov 2004

Por Defeito

desde que andei uns tempos com um C4 de 2012 1.6 HDI 90 cv (penso que era essa potencia) fraco em baixas, turbo lag e fraco em altas fiquei "traumatizado". Ter esse tipo de comportamento num motor a gasolina, mesmo que não seja de forma acentuada, é algo que não queria mesmo.

É assim, é uma questäo de gostos, por isso é que convem sempre fazer um test-drive.

Data de Registo
    Jul 2012

Por Defeito

desde que andei uns tempos com um C4 de 2012 1.6 HDI 90 cv (penso que era essa potencia) fraco em baixas, turbo lag e fraco em altas fiquei "traumatizado". Ter esse tipo de comportamento num motor a gasolina, mesmo que não seja de forma acentuada, é algo que não queria mesmo.

É assim, é uma questäo de gostos, por isso é que convem sempre fazer um test-drive.
    É um diesel de entrada de gama, não podes esperar muito sobretudo se estiveres habituado nem que seja a um " banal " 1.6 gasolina 100cv.

Depois há outra coisa, em diversos motores gasolina e diesel que já conduzi, quando ando a gasolina raramente sinto falta de força em baixas RPM, até porque muitas vezes as caixas estão bem escalonadas.

Curiosamente é nos diesel que tenho que fazer melhor gestão da caixa, falando de condução em cidade. Porque alguns são mesmo chatos.
    Mas adoro os antigos diesel sem turbo em cidade...lá está, caixa curta e sem turbo....
    Coisa que alguns turbodiesel tambem têm : linearidade claro está. Mas não todos.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Sep 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
    Com as alavancas? Olha não brinques, isso é preciso saber :P

Os GS / GSA e 2CV, traziam essa alavanca.
    Quantas vezes não vi o meu pulso quase a voar

Data de Registo
    Jul 2012

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
    Quantas vezes não vi o meu pulso quase a voar
    Sim, mesmo para quem sabe pode ser tramado.
    Já vi alguns vídeos em que a malta apanha cada susto
    Mas pode dar um jeitaço do catano

Data de Registo
    Nov 2004

Por Defeito

É um diesel de entrada de gama, não podes esperar muito sobretudo se estiveres habituado nem que seja a um " banal " 1.6 gasolina 100cv.

Depois há outra coisa, em diversos motores gasolina e diesel que já conduzi, quando ando a gasolina raramente sinto falta de força em baixas RPM, até porque muitas vezes as caixas estão bem escalonadas.

Curiosamente é nos diesel que tenho que fazer melhor gestão da caixa, falando de condução em cidade. Porque alguns são mesmo chatos.
    Mas adoro os antigos diesel sem turbo em cidade...lá está, caixa curta e sem turbo....
    Coisa que alguns turbodiesel tambem têm : linearidade claro está. Mas não todos.
    Tanto ando com um 1.3 88 cv atmosférico como ando com um 2.0 turbodiesel 177 cv, que não deixa de ser nada de especial mas dá para perceber a ideia. O que não estava á espera que fosse tão é mau é a linearidade do motor, na subida de regime.

É precisamente em percurso urbano que mais se nota esta questão, e é por isso que os motores a gasolina costumam ser mais agradáveis face aos turbodiesel comparáveis...a tua experiência é um exemplo disso.

Piloto de Troféu Ccorreia's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

tenho uma pessoa amiga que tinha um laguna dci e trocou pelo primo desse hyundai - kia sportage 1.6gdi
    também não havia carros para test drive e passado uns meses de andar com o carro depois do encantamento inicial
    sucedeu exactamente o mesmo, o carro não tem binário suficiente para quem está habituado a um diesel

apenas agora com os sistema hibridos a ajudar a dar um booost é que estes carros pesados podem ter algum sucesso
    eu por exemplo estive interessado no ano passado num cx5 2.0 gasolina de 165cv, mas depois de uma má experiencia com um cruze 1.6 atmosferico tenho mantido sempre nos turbo a gasolina de 140cv (altea xl 1.2 tsi 105cv, jeep renegade 1.4 140cv e agora Scenic 1.3 140cv)
    pois tem já força abaixo das 1500rpm, e garantem uma entrega "firme" de potencia até às +/- 4.000rpm
    e com consumos razoáveis de 7-8L em carros grandes (sem abusar é claro, mas sem andar com cuidados)

Data de Registo
    Jul 2012

Por Defeito

Tanto ando com um 1.3 88 cv atmosférico como ando com um 2.0 turbodiesel 177 cv, que não deixa de ser nada de especial mas dá para perceber a ideia. O que não estava á espera que fosse tão é mau é a linearidade do motor, na subida de regime.

É precisamente em percurso urbano que mais se nota esta questão, e é por isso que os motores a gasolina costumam ser mais agradáveis face aos turbodiesel comparáveis...a tua experiência é um exemplo disso.
    Sim, mas lá está vai depender muito.
    Não é à toa que em cidade prefiro um 1.5 DCI 70 ou 1.9 D 71cv do que um 1.5 DCI 105
    Tanto que há relatos de motores diesel que após pequenas alterações das marcas nomeadamente em restylings e assim, vêm já muito melhores.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Jul 2017

Por Defeito

Mais uma experiência, Porto - Vila Real, subida para o túnel sempre a 140 também dificilmente dava mais...

Carro - Xsara 2.0HDI 90cv

Mais uma vez digo que o que se passou foi apenas e só por não ter feito uma redução para 5 antes da subida.

Piloto Lendário LinoMarques's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003
    Não deite fora as suas revistas de carros - dê-mas!

Por Defeito

5 ou 4? Os HDI nos Xsara só tinham 5 velocidades...

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Jul 2017

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
    5 ou 4? Os HDI nos Xsara só tinham 5 velocidades...
    Eu subi sempre em 5.

A redução referia-me ao carro do autor do tópico.

Mais um teste hoje

Armamar - Vila Real subida na A24, 130 e não dava mais, quase que furava o chão do carro.

Data de Registo
    Jul 2012

Por Defeito

No 2.0 HDI 110 no C5 subi uma vez a A9 CREL na famosa ponte, a 160 km/h, mas aí nem havia a questão da 4ª haha.
    Um Toledo 1.9 TDI 110 estava na mes a situação que eu.

Agora, como já foi dito, temos que nos adaptar a cada carro, porque o inverso não vai acontecer.

Piloto de Testes brkncrss's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2017

Por Defeito

Não há nada mais linear que um otto NA.
    CaRaMeLo gosta disto.

Piloto de Testes KingTDI's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ribeiro2020 Ver Post
    Bom dia,

Adquiri este ano um Hyundai Tucson 1.6 GDI com 132cv. Na altura tínhamos uma Volvo V50 1.6 a gasóleo e decidimos comprar um carro a gasolina porque atualmente não fazemos muitos km por ano.
    Não conseguimos fazer nenhum test drive em modelos a gasolina porque não havia carros disponíveis. Por isso experimentámos a versão a gasóleo (1.6 CRDi), no entanto a nossa zona é bastante plana.

Acontece que logo após a compra notámos que o carro tinha pouca força e não desenvolvia com a rapidez e agilidade desejadas.
    Como ainda era recente pensámos que poderia ser a nossa própria adaptação ao novo carro, que era mais pesado e mais alto do que o anterior.

Contactámos o concessionário que nos pediu para fazermos mais uns 1000/1500km porque o carro ainda era muito recente (tinha cerca de 2500km). Assim, após o período de quarentena fizemos uma viagem ao Algarve e tanto na ida como na vinda notámos as mesmas limitações...

Para vos dar alguns exemplos:
    Na A1, sentido sul-norte:
    - na zona da área de serviço da Mealhada existe uma subida e o carro tem dificuldade em manter-se nos 120km/h ou acima (cruise control a 139km/h desceu até aos 125km/h);
    - na zona da Serra de Aire com o cruise control nos 135km/h o carro chegou aos 90km/h;
    Também no IC8 sentido A13-Sertã, logo após um túnel existe uma subida com 2 faixas é impossível fazer uma ultrapassagem pois chega a ser necessário colocar a 3ª mudança.
    À saída do Algarve/Albufeira pela A2 na zona de serra também chegou a descer aos 90km/h.
    Já temos uma marcação na oficina da marca para que o carro seja avaliado.
    Mas neste momento estamos completamente decepcionados com o desempenho do carro. Claro que não esperávamos nenhum formula 1 mas não me parece razoável que um carro destes apresente tão fraco desempenho, onde temos receio que não responda numa ultrapassagem e que em auto-estrada basta aparecer uma pequena subida para que desça drasticamente a velocidade.

Assim, gostaríamos de ter o feedback de quem tem/conhece este modelo ou modelo semelhante/equiparável para tentarmos perceber se efetivamente é uma limitação "normal" ou se poderemos estar perante algum defeito.
    Não me leves a mal mas acho não sabes conduzir.
    Não conheço o Tucson, mas sei que é um carro recente, já deve ter de certeza indicação de troca de velocidade, no mínimo a indicar acima ou baixo.
    De certeza absoluta que mal começaste a perder velocidade o carro te deu indicação para deitares uma abaixo e tu simplesmente borrifaste-te.
    um carro pesado a gasolina atmosférico e com pouco binario, a caixa tem de trabalhar no duro...tem de ser tipo Vin Diesel no Fast And Furious, sempre com a mão no selector...lol

Data de Registo
    Jul 2012

Por Defeito

Não sejas rude O user não é expert nem tem de ser e pediu opinião / ajuda

Piloto de Testes KingTDI's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2006

Por Defeito

Não sejas rude O user não é expert nem tem de ser e pediu opinião / ajuda
    EscapeLivre gosta disto.

Data de Registo
    Nov 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
    Não há nada mais linear que um otto NA.
    Eu sei. Agora é que percebi que passei a ideia errada. O que quis dizer é que gosto dos motores a gasolina o mais linear possível. Não aprecio motores a gasolina sobrealimentados que tenham lag's em baixas e, acima de tudo, que sejam fracos em altas.

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

Eu sei. Agora é que percebi que passei a ideia errada. O que quis dizer é que gosto dos motores a gasolina o mais linear possível. Não aprecio motores a gasolina sobrealimentados que tenham lag's em baixas e, acima de tudo, que sejam fracos em altas.
    Motores a gasolina, tal como gasóleo, há de tudo: mais lineares ou mais fortes em baixas, mesmo nos sobrealimentado, tudo depende do gosto do condutor.

Eu estou um bocado como tu, prefiro motores mais lineares e com o mínimo de turbo lag possível, de preferência, só acho que as coisas não são preto ou branco. Curiosamente a maioria até prefere motores mais fortes em baixas, fruto do modo como estão habituadas a conduzir.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Jul 2017

Por Defeito

Eu prefiro motores com turbos em relação a atmosféricos, a condução em estrada é mais relaxada.

Falo de potência semelhante.

Data de Registo
    Jul 2012

Por Defeito

Sim, depois tambem temos que ver que motores mais fraquitos atmosféricos tambem são lineares porque têm caixa curta.
    Caso contrário seriam lineares sem sair do sítio

Piloto Lendário LinoMarques's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003
    Não deite fora as suas revistas de carros - dê-mas!

Por Defeito

Nesse sentido, os Diesel atmosféricos também são bastante lineares... pelas piores razões!

(Como se não houvesse Diesel atmosféricos mais potentes e performantes que muitos Otto atmosféricos, mas o raio das palas, para as tirar é um problema, estão presas com super-cola... )

Piloto de Testes brkncrss's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2017

Por Defeito

Ou então, surpresa das surpresas, usem a caixa e não sentem lag em situação alguma.

Página 12 de 16 PrimeiraPrimeira ... 2111213 ... ÚltimaÚltima

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •