Hyundai Tucson 1.6 GDI fraco desempenho

Página 1 de 16 1211 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 1 para 30 de 467
Like Tree162Likes

Título: Hyundai Tucson 1.6 GDI fraco desempenho

Pedestre
    Data de Registo
    Jul 2020

Por Defeito Hyundai Tucson 1.6 GDI fraco desempenho

Bom dia,

Adquiri este ano um Hyundai Tucson 1.6 GDI com 132cv. Na altura tínhamos uma Volvo V50 1.6 a gasóleo e decidimos comprar um carro a gasolina porque atualmente não fazemos muitos km por ano.
    Não conseguimos fazer nenhum test drive em modelos a gasolina porque não havia carros disponíveis. Por isso experimentámos a versão a gasóleo (1.6 CRDi), no entanto a nossa zona é bastante plana.

Acontece que logo após a compra notámos que o carro tinha pouca força e não desenvolvia com a rapidez e agilidade desejadas.
    Como ainda era recente pensámos que poderia ser a nossa própria adaptação ao novo carro, que era mais pesado e mais alto do que o anterior.

Contactámos o concessionário que nos pediu para fazermos mais uns 1000/1500km porque o carro ainda era muito recente (tinha cerca de 2500km). Assim, após o período de quarentena fizemos uma viagem ao Algarve e tanto na ida como na vinda notámos as mesmas limitações...

Para vos dar alguns exemplos:
    Na A1, sentido sul-norte:
    - na zona da área de serviço da Mealhada existe uma subida e o carro tem dificuldade em manter-se nos 120km/h ou acima (cruise control a 139km/h desceu até aos 125km/h);
    - na zona da Serra de Aire com o cruise control nos 135km/h o carro chegou aos 90km/h;
    Também no IC8 sentido A13-Sertã, logo após um túnel existe uma subida com 2 faixas é impossível fazer uma ultrapassagem pois chega a ser necessário colocar a 3ª mudança.
    À saída do Algarve/Albufeira pela A2 na zona de serra também chegou a descer aos 90km/h.
    Já temos uma marcação na oficina da marca para que o carro seja avaliado.
    Mas neste momento estamos completamente decepcionados com o desempenho do carro. Claro que não esperávamos nenhum formula 1 mas não me parece razoável que um carro destes apresente tão fraco desempenho, onde temos receio que não responda numa ultrapassagem e que em auto-estrada basta aparecer uma pequena subida para que desça drasticamente a velocidade.

Assim, gostaríamos de ter o feedback de quem tem/conhece este modelo ou modelo semelhante/equiparável para tentarmos perceber se efetivamente é uma limitação "normal" ou se poderemos estar perante algum defeito.

Piloto de Sofás nmyguel's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2007

Por Defeito

Um 1.6 atmosferico num SUV não se pode esperar grandes milagres, isso vai sempre precisar de embalar para fazer certas subidas e reduzir.
    RGomes, Drifting and midnightblack like this.

Piloto de Kart kings's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Por vezes nestes motores a gasolina sem turbo (penso ser o caso), é necessário recorrer mais à caixa de velocidades para manter a velocidade nas subidas. Obviamente que se a caixa for automática esta justificação deixa de fazer qualquer sentido.

Pedestre
    Data de Registo
    Jul 2020

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por kings Ver Post
    Por vezes nestes motores a gasolina sem turbo (penso ser o caso), é necessário recorrer mais à caixa de velocidades para manter a velocidade nas subidas. Obviamente que se a caixa for automática esta justificação deixa de fazer qualquer sentido.
    A caixa é manual.

Pedestre
    Data de Registo
    Jul 2020

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
    Um 1.6 atmosferico num SUV não se pode esperar grandes milagres, isso vai sempre precisar de embalar para fazer certas subidas e reduzir.
    Mas por exemplo na zona da área de serviço da Mealhada (A1) a subida não é muito ingreme, não esperava de todo ter que reduzir...

Piloto de Provas de Perícia f7ood's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2018

Por Defeito Hyundai Tucson 1.6 GDI fraco desempenho

Acho que podes ter sido induzido em erro a quando do test drive.

O teu 1.6 GDI é um motor atmosférico com uma cilindrada modesta. O carro em que está montado é um SUV de 1400kg.

O 1.6 CRDI que experimentaste é um motor turbo, e apesar de terem perto da mesma potência 132 vs 136cv o CRDI tem o dobro do binário a metade das rotações. Isto quer dizer que à volta das 2000rpm vai ter cerca de 4x a potência (cavalos) que o teu.

Por exemplo o teu carro para desenvolver 100cv tens que o levar perto das 4850rpm, enquanto no diesel se fosses às 2250rpm já tens essa potência.

Isto tudo para dizer que possivelmente terás que trabalhar mais com a caixa para o carro não "morrer" em subidas.

Também de notar que os SUV têm a aerodinâmica de um tijolo, isto junto com um motor atmosférico de baixa cilindrada faz de novo com que se tenha que trabalhar mais com a caixa.

O 1.6 T-GDI já teria um comportamento mais semelhante ao diesel que testaste.
    Última edição por f7ood : 22-07-20 às 13:34:22
    mpereira, bg2, tomix and 2 others like this.

Piloto de Fórmula 1 Bolide's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Sim isso é óbvio não podes comprar motores diesel com turbo com um gasolina atmosférico. Se quiseres andar como na V50 a 2 mil rpm é claro que se vai arrastar e não aguenta nenhuma subida. Basta olhar para os gráficos de potência e binário.

Data de Registo
    Apr 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ribeiro2020 Ver Post
    Mas por exemplo na zona da área de serviço da Mealhada (A1) a subida não é muito ingreme, não esperava de todo ter que reduzir...
    Ainda para mais os carros agora tem caixas longas por causa das emissões/consumos, ainda mais tens que reduzir. Tem caixa de 5 ou 6v?

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Oct 2003

Por Defeito

Para reduzir para essas velocidades e ter que meter 3ª só para manter a velocidade numa AE, isso está com menos de 1/3 da potência, é estranho não ter qualquer outro sintoma (engasgar, luzes acesas, fumos, consumos acima de 20L/100 etc etc).

Tendo em conta a falta de sintomas adicionais, provávelmente montaram o 1.0 do Pony por engano.

para evitar ter um acidente, é mandar já de reboque.

Piloto de Troféu Scutar's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2011

Por Defeito

Não esperes milagres desse motor nesse modelo, foi um grande erro não teres experimentado antes de comprar. Faço ideia os consumos disso, 8lts?

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Oct 2003

Por Defeito

não há um unico carro no mercado que, no seu desempenho normal e com condução normal, tenha que meter uma 3ª para se aguentar numa subida de AE.

Já há muitas decadas que não existe disso.
    edununo gosta disto.

Piloto de Troféu marelo's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2011

Por Defeito

Sem certezas, mas acho que o carro não tem problema nenhum. É um SUV pesadote (1414kg curb weight) com aerodinamica de SUV, caixa longa e com um motor a gasolina atmosférico ("só" 161Nm de binário). Tens obrigatoriamente de reduzir e passar a conduzir de "embalo", ou seja, aproveitar as descidas e terreno plano para conseguires ultrapassar as subidas com maior facilidade. Desaconselho o uso do cruise control (a não ser em AE planas).

Data de Registo
    Jun 2011

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
    não há um unico carro no mercado que, no seu desempenho normal e com condução normal, tenha que meter uma 3ª para se aguentar numa subida de AE.

Depende. A maioria das pessoas não sabe qual o regime maximo de potencia e de binario dos seus carros. Neste caso estamos a falar de um carro que se estiver carregado (viagem de ferias em AE) pode pesar uns 1750kg, com uma caixa longa e com um motor só com 161Nm de binário. E quando não reduzes para 5ª na altura correcta (a maioria das pessoas não sabe quando o fazer, outras vezes estão simplesmente distraidas a conversar, ouvir musica etc), quando reduzires para 5ª ele já vai precisar de um 4ª ou de um 3ª.

nto
    nto está online
    Piloto Lendário nto's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por f7ood Ver Post

O teu 1.6 GDI é um motor atmosférico com uma cilindrada modesta. O carro em que está montado é um SUV de 1400kg.

O 1.6 CRDI que experimentaste é um motor turbo, e apesar de terem perto da mesma potência 132 vs 136cv o CRDI tem o dobro do binário a metade das rotações. Isto quer dizer que à volta das 2000rpm vai ter cerca de 4x a potência (cavalos) que o teu.

Por exemplo o teu carro para desenvolver 100cv tens que o levar perto das 4850rpm, enquanto no diesel se fosses às 2250rpm já tens essa potência.

Isto tudo para dizer que possivelmente terás que trabalhar mais com a caixa para o carro não "morrer" em subidas.

Também de notar que os SUV têm a aerodinâmica de um tijolo, isto junto com um motor atmosférico de baixa cilindrada faz de novo com que se tenha que trabalhar mais com a caixa.

Está mais perto dos 1500kg...

Por exemplo e a versão "mais despida"... 1489kg

https://www.km77.com/coches/hyundai/...-essence/datos

Piloto Veterano Jbranco's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post

Olha que... O último atmosférico de baixa cilindrada que tive foi o VW Golf IV 1.6 de 1998 e aquilo na Serra dos Candeeiros (penso que é a essa zona da AE que ele se refere) era preciso puxar bem por ele. Sendo certo que tinha menos potencia (100cv se a memória não me falha) tinha em seu favor a caixa de 5 não muito longa e (penso) o seu menor peso...

Pedestre
    Data de Registo
    Jul 2020

Por Defeito

Ainda para mais os carros agora tem caixas longas por causa das emissões/consumos, ainda mais tens que reduzir. Tem caixa de 5 ou 6v?
    6 velocidades

Data de Registo
    Jul 2018

Por Defeito

Estes modelos atmosféricos sofreram muito com as caixas longas. Ainda me lembro do meu primeiro carro, um polo 6N de 95 com o 1600 de 75cv. Aquilo com uma 4a bem metida antes da subida da serra de Aires na A1, mantinha os 150 de ponteiro no redline <3

Data de Registo
    Jun 2011

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por f7ood Ver Post

Só depois de escrever é que li este post, caso contrario teria poupado o meu tempo

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Oct 2003

Por Defeito

Mas reduzir atempadamente para evitar tamanha quebra de velocidade não faz parte da condução normal? Ou só reduzes quando o carro já está parado?

Não sei, mas parece-me que estamos a falar de malta que arranca em 6ª dum semaforo, percebe que não dá então mete 5ª, por ai adiante até chegar à 1ª e arrancar. No semaforo seguinte, repete...

Se entras numa subida ingreme em 6ª num carro pesado, com pouco binario e caixa longa, estás à espera do quê?
    Metes 5ª na base da subida (porque pronto, tens os olhos abertos e vês que é uma subida...) e o carro dificilmente não aguenta subir aos 120. Mas pronto, assumindo que é uma pessoa que é só inexperiente, mete uma 4ª para aguentar os 110. Nunca "chega" aos 90, nem tão pouco tem dificuldade a lá chegar.

Se tirares um cabo de vela ao teu ex-golf, continuas a ter mais potência que a descrita pelo op......
    bg2 e Drifting gostam disto.

Piloto Veterano Jbranco's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2004

Por Defeito

Sim, é isso, é preciso saber usar a caixa para as subidas, para as ultrapassagens, etc.

Penso que muitas pessoas que já cresceram com os diesel turbo esperam dos pequenos otto atmosféricos o mesmo comportamento, e isso de facto não acontece.

É esse o meu ponto.

Piloto de Troféu felyzardo's Avatar
    Data de Registo
    May 2012

Por Defeito

Eu concordo com o que dizem no entanto chegar lá acima tão devagar? Se não tiver problemas é muito estranho.

bg2
    bg2 está offline
    Piloto de Fórmula 1 bg2's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito

Parece-me tudo normal.

nto
    nto está online
    Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
    Sim, é isso, é preciso saber usar a caixa para as subidas, para as ultrapassagens, etc.

Penso que muitas pessoas que já cresceram com os diesel turbo esperam dos pequenos otto atmosféricos o mesmo comportamento, e isso de facto não acontece.

É esse o meu ponto.

De facto, já vi algumas pessoas que são da era "turbo"... e quando pegam ainda num carro atmosférico, não o "sabem conduzir".

Data de Registo
    Apr 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por nto Ver Post
    De facto, já vi algumas pessoas que são da era "turbo"... e quando pegam ainda num carro atmosférico, não o "sabem conduzir".
    Eu andei ao contrario, o carro aqui de casa era um 1.6 atmosferico que subir Mira Aire era em 4ª com o pé a fundo e quando lá passei de Sprinter CDI fiquei maravilhado por aquilo subir em 5ª sem reduzir
    nto gosta disto.

nto
    nto está online
    Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

Eu andei ao contrario, o carro aqui de casa era um 1.6 atmosferico que subir Mira Aire era em 4ª com o pé a fundo e quando lá passei de Sprinter CDI fiquei maravilhado por aquilo subir em 5ª sem reduzir

Por aqui também, ainda sou da "era" atmosférico... daí que por e quando ando com alguém que é da "era turbo", por vezes se vê diferenças, em saber explorar ou não o carro.

Data de Registo
    Apr 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por nto Ver Post
    Por aqui também, ainda sou da "era" atmosférico... daí que por e quando ando com alguém que é da "era turbo", por vezes se vê diferenças, em saber explorar ou não o carro.
    O pessoal de agora não sabe o que era andar com 4 ou 5 pessoas num 1.4/1.6 atmosférico a ter que fazer calculos para uma simples ultrapassagem.

Ainda me lembro bem da vez que na N110 entre Tomar e Ansião, eu no Primera e levei um bigode a ultrapassar uma carrada de carros de um Audi 80 1.9 tdi. Fez-me bastante confusão como menos 10cv de potencia e dar aquele bigode ao Primera.
    MGomes e Topolino gostam disto.

Pedestre
    Data de Registo
    Jul 2020

Por Defeito

Reconheço que talvez me falte algum conhecimento deste tipo de carros, em particular deste. Até ao momento só tive carros a diesel e penso que quase todos com turbo.
    Mas não deixo de sentir algum desânimo com tudo isto...

De qualquer modo agradeço os vossos feedbacks.

Já agora, na vossa opinião, qual a melhor opção de SUV a gasolina ou híbridos a gasolina (marcas, modelos ou simplesmente características) em que este "problema" não ocorra?

Data de Registo
    Jul 2018

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ribeiro2020 Ver Post
    Reconheço que talvez me falte algum conhecimento deste tipo de carros, em particular deste. Até ao momento só tive carros a diesel e penso que quase todos com turbo.
    Mas não deixo de sentir algum desânimo com tudo isto...

De qualquer modo agradeço os vossos feedbacks.

Já agora, na vossa opinião, qual a melhor opção de SUV a gasolina ou híbridos a gasolina (marcas, modelos ou simplesmente características) em que este "problema" não ocorra?
    Isso não é um problema, é uma característica.

Se gostas dos motores turbo tens que comprar um turbo a gasolina. Os híbridos podem ser interessantes, mas maior parte dos modelos está associado a um motor atmosférico. Como vêm sempre com uma caixa automática a questão não se irá por.

Nestes pequenos SUV um dos meu favoritos é o T-Roc com o 1.5TFSi. Mas sinceramente SUV é o último carro na minha lista de preferências. Prefiro 1000x ter uma carrinha para as coisas do dia-a-dia e andar com a família.

nto
    nto está online
    Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

O pessoal de agora não sabe o que era andar com 4 ou 5 pessoas num 1.4/1.6 atmosférico a ter que fazer calculos para uma simples ultrapassagem.

Ainda me lembro bem da vez que na N110 entre Tomar e Ansião, eu no Primera e levei um bigode a ultrapassar uma carrada de carros de um Audi 80 1.9 tdi. Fez-me bastante confusão como menos 10cv de potencia e dar aquele bigode ao Primera.

Mesmo... e isso já estas a comparar "boas potências"... então um 1.0 a 1.3 a gasolina... ou então um 1.5D, 1.6D... 1.8D... tudo viaturas que tinham entre 50cv a 60cv... com 5 pessoas e malas cheias...

Era preciso fazer bem a leitura dos espaços e, trabalhar com as caixas e bem...

Piloto de Testes Drifting's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2006

Por Defeito

Ponto 1: o user claramente não percebe um motor gasolina atmosférico (ou até percebe, mas não quer acreditar...)
    Ponto 2: devias ter andado antes...

Ponto 3:
    - aproveita a linearidade de ser atmosférico, já quase nenhum construtor tem isso! Agora, aproveita a caixa!! Não tenhas medo nem pena, ela está lá é para ser usada! Qual o red line disso? 6.000rpm? 7.000rpm?
    Ainda há 2 semanas andei uma semana inteira com um carro gasolina atmosférico 1.5 de 115cv, e se eu queria potência tinha de puxar pelas rpm.
    É o caso do teu carro!
    Pesado, caixa longa, atmosférico = reduzir e puxar pelas rpm!!

O exemplo da subida da serra de Aire a 90kmh em 4ª e ele não se aguentar (ou pelo menos morrer muito…), isso não me admira muito.

Resumo:
    Assume que tens de trabalhar a caixa, e não deixes de reduzir só porque vais ouvir o motor a gritar!
    Ou então, assume que o carro é pastelão e mantém-te na faixa da direita e vai andando…

Infelizmente estes motores atmosféricos novos e as normas antipoluição deram origem a estas coisas...
    LuisMiguel gosta disto.

Página 1 de 16 1211 ... ÚltimaÚltima

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •