Hyundai Tucson 1.6 GDI fraco desempenho

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Título: Hyundai Tucson 1.6 GDI fraco desempenho

  1. #1
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    Por Defeito Hyundai Tucson 1.6 GDI fraco desempenho

    Bom dia,

    Adquiri este ano um Hyundai Tucson 1.6 GDI com 132cv. Na altura tínhamos uma Volvo V50 1.6 a gasóleo e decidimos comprar um carro a gasolina porque atualmente não fazemos muitos km por ano.
    Não conseguimos fazer nenhum test drive em modelos a gasolina porque não havia carros disponíveis. Por isso experimentámos a versão a gasóleo (1.6 CRDi), no entanto a nossa zona é bastante plana.

    Acontece que logo após a compra notámos que o carro tinha pouca força e não desenvolvia com a rapidez e agilidade desejadas.
    Como ainda era recente pensámos que poderia ser a nossa própria adaptação ao novo carro, que era mais pesado e mais alto do que o anterior.

    Contactámos o concessionário que nos pediu para fazermos mais uns 1000/1500km porque o carro ainda era muito recente (tinha cerca de 2500km). Assim, após o período de quarentena fizemos uma viagem ao Algarve e tanto na ida como na vinda notámos as mesmas limitações...

    Para vos dar alguns exemplos:
    Na A1, sentido sul-norte:
    - na zona da área de serviço da Mealhada existe uma subida e o carro tem dificuldade em manter-se nos 120km/h ou acima (cruise control a 139km/h desceu até aos 125km/h);
    - na zona da Serra de Aire com o cruise control nos 135km/h o carro chegou aos 90km/h;
    Também no IC8 sentido A13-Sertã, logo após um túnel existe uma subida com 2 faixas é impossível fazer uma ultrapassagem pois chega a ser necessário colocar a 3ª mudança.
    À saída do Algarve/Albufeira pela A2 na zona de serra também chegou a descer aos 90km/h.
    Já temos uma marcação na oficina da marca para que o carro seja avaliado.
    Mas neste momento estamos completamente decepcionados com o desempenho do carro. Claro que não esperávamos nenhum formula 1 mas não me parece razoável que um carro destes apresente tão fraco desempenho, onde temos receio que não responda numa ultrapassagem e que em auto-estrada basta aparecer uma pequena subida para que desça drasticamente a velocidade.

    Assim, gostaríamos de ter o feedback de quem tem/conhece este modelo ou modelo semelhante/equiparável para tentarmos perceber se efetivamente é uma limitação "normal" ou se poderemos estar perante algum defeito.


  2. #2
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    Um 1.6 atmosferico num SUV não se pode esperar grandes milagres, isso vai sempre precisar de embalar para fazer certas subidas e reduzir.
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  3. #3
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    Por vezes nestes motores a gasolina sem turbo (penso ser o caso), é necessário recorrer mais à caixa de velocidades para manter a velocidade nas subidas. Obviamente que se a caixa for automática esta justificação deixa de fazer qualquer sentido.

  4. #4
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    Citação Originalmente Colocado por kings Ver Post
    Por vezes nestes motores a gasolina sem turbo (penso ser o caso), é necessário recorrer mais à caixa de velocidades para manter a velocidade nas subidas. Obviamente que se a caixa for automática esta justificação deixa de fazer qualquer sentido.
    A caixa é manual.

  5. #5
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
    Um 1.6 atmosferico num SUV não se pode esperar grandes milagres, isso vai sempre precisar de embalar para fazer certas subidas e reduzir.
    Mas por exemplo na zona da área de serviço da Mealhada (A1) a subida não é muito ingreme, não esperava de todo ter que reduzir...


  6. #6
    Piloto de Provas de Perícia f7ood's Avatar
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    Por Defeito Hyundai Tucson 1.6 GDI fraco desempenho

    Acho que podes ter sido induzido em erro a quando do test drive.

    O teu 1.6 GDI é um motor atmosférico com uma cilindrada modesta. O carro em que está montado é um SUV de 1400kg.

    O 1.6 CRDI que experimentaste é um motor turbo, e apesar de terem perto da mesma potência 132 vs 136cv o CRDI tem o dobro do binário a metade das rotações. Isto quer dizer que à volta das 2000rpm vai ter cerca de 4x a potência (cavalos) que o teu.

    Por exemplo o teu carro para desenvolver 100cv tens que o levar perto das 4850rpm, enquanto no diesel se fosses às 2250rpm já tens essa potência.

    Isto tudo para dizer que possivelmente terás que trabalhar mais com a caixa para o carro não "morrer" em subidas.

    Também de notar que os SUV têm a aerodinâmica de um tijolo, isto junto com um motor atmosférico de baixa cilindrada faz de novo com que se tenha que trabalhar mais com a caixa.

    O 1.6 T-GDI já teria um comportamento mais semelhante ao diesel que testaste.
    Última edição por f7ood : 22-07-20 às 13:34:22
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  7. #7
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    Sim isso é óbvio não podes comprar motores diesel com turbo com um gasolina atmosférico. Se quiseres andar como na V50 a 2 mil rpm é claro que se vai arrastar e não aguenta nenhuma subida. Basta olhar para os gráficos de potência e binário.

  8. #8
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    Citação Originalmente Colocado por ribeiro2020 Ver Post
    Mas por exemplo na zona da área de serviço da Mealhada (A1) a subida não é muito ingreme, não esperava de todo ter que reduzir...
    Ainda para mais os carros agora tem caixas longas por causa das emissões/consumos, ainda mais tens que reduzir. Tem caixa de 5 ou 6v?

  9. #9
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    Para reduzir para essas velocidades e ter que meter 3ª só para manter a velocidade numa AE, isso está com menos de 1/3 da potência, é estranho não ter qualquer outro sintoma (engasgar, luzes acesas, fumos, consumos acima de 20L/100 etc etc).

    Tendo em conta a falta de sintomas adicionais, provávelmente montaram o 1.0 do Pony por engano.

    para evitar ter um acidente, é mandar já de reboque.

  10. #10
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    Não esperes milagres desse motor nesse modelo, foi um grande erro não teres experimentado antes de comprar. Faço ideia os consumos disso, 8lts?

  11. #11
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    Por Defeito

    não há um unico carro no mercado que, no seu desempenho normal e com condução normal, tenha que meter uma 3ª para se aguentar numa subida de AE.

    Já há muitas decadas que não existe disso.
    edununo gosta disto.

  12. #12
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    Sem certezas, mas acho que o carro não tem problema nenhum. É um SUV pesadote (1414kg curb weight) com aerodinamica de SUV, caixa longa e com um motor a gasolina atmosférico ("só" 161Nm de binário). Tens obrigatoriamente de reduzir e passar a conduzir de "embalo", ou seja, aproveitar as descidas e terreno plano para conseguires ultrapassar as subidas com maior facilidade. Desaconselho o uso do cruise control (a não ser em AE planas).

  13. #13
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    Citação Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
    não há um unico carro no mercado que, no seu desempenho normal e com condução normal, tenha que meter uma 3ª para se aguentar numa subida de AE.

    Já há muitas decadas que não existe disso.
    Depende. A maioria das pessoas não sabe qual o regime maximo de potencia e de binario dos seus carros. Neste caso estamos a falar de um carro que se estiver carregado (viagem de ferias em AE) pode pesar uns 1750kg, com uma caixa longa e com um motor só com 161Nm de binário. E quando não reduzes para 5ª na altura correcta (a maioria das pessoas não sabe quando o fazer, outras vezes estão simplesmente distraidas a conversar, ouvir musica etc), quando reduzires para 5ª ele já vai precisar de um 4ª ou de um 3ª.

  14. #14
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    Citação Originalmente Colocado por f7ood Ver Post
    Acho que podes ter sido induzido em erro a quando do test drive.

    O teu 1.6 GDI é um motor atmosférico com uma cilindrada modesta. O carro em que está montado é um SUV de 1400kg.

    O 1.6 CRDI que experimentaste é um motor turbo, e apesar de terem perto da mesma potência 132 vs 136cv o CRDI tem o dobro do binário a metade das rotações. Isto quer dizer que à volta das 2000rpm vai ter cerca de 4x a potência (cavalos) que o teu.

    Por exemplo o teu carro para desenvolver 100cv tens que o levar perto das 4850rpm, enquanto no diesel se fosses às 2250rpm já tens essa potência.

    Isto tudo para dizer que possivelmente terás que trabalhar mais com a caixa para o carro não "morrer" em subidas.

    Também de notar que os SUV têm a aerodinâmica de um tijolo, isto junto com um motor atmosférico de baixa cilindrada faz de novo com que se tenha que trabalhar mais com a caixa.

    O 1.6 T-GDI já teria um comportamento mais semelhante ao diesel que testaste.


    Está mais perto dos 1500kg...

    Por exemplo e a versão "mais despida"... 1489kg


    https://www.km77.com/coches/hyundai/...-essence/datos

  15. #15
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    Citação Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
    não há um unico carro no mercado que, no seu desempenho normal e com condução normal, tenha que meter uma 3ª para se aguentar numa subida de AE.

    Já há muitas decadas que não existe disso.
    Olha que... O último atmosférico de baixa cilindrada que tive foi o VW Golf IV 1.6 de 1998 e aquilo na Serra dos Candeeiros (penso que é a essa zona da AE que ele se refere) era preciso puxar bem por ele. Sendo certo que tinha menos potencia (100cv se a memória não me falha) tinha em seu favor a caixa de 5 não muito longa e (penso) o seu menor peso...

  16. #16
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    Citação Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
    Ainda para mais os carros agora tem caixas longas por causa das emissões/consumos, ainda mais tens que reduzir. Tem caixa de 5 ou 6v?
    6 velocidades

  17. #17
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    Estes modelos atmosféricos sofreram muito com as caixas longas. Ainda me lembro do meu primeiro carro, um polo 6N de 95 com o 1600 de 75cv. Aquilo com uma 4a bem metida antes da subida da serra de Aires na A1, mantinha os 150 de ponteiro no redline <3

  18. #18
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    Citação Originalmente Colocado por f7ood Ver Post
    Acho que podes ter sido induzido em erro a quando do test drive.

    O teu 1.6 GDI é um motor atmosférico com uma cilindrada modesta. O carro em que está montado é um SUV de 1400kg.

    O 1.6 CRDI que experimentaste é um motor turbo, e apesar de terem perto da mesma potência 132 vs 136cv o CRDI tem o dobro do binário a metade das rotações. Isto quer dizer que à volta das 2000rpm vai ter cerca de 4x a potência (cavalos) que o teu.

    Por exemplo o teu carro para desenvolver 100cv tens que o levar perto das 4850rpm, enquanto no diesel se fosses às 2250rpm já tens essa potência.

    Isto tudo para dizer que possivelmente terás que trabalhar mais com a caixa para o carro não "morrer" em subidas.

    Também de notar que os SUV têm a aerodinâmica de um tijolo, isto junto com um motor atmosférico de baixa cilindrada faz de novo com que se tenha que trabalhar mais com a caixa.

    O 1.6 T-GDI já teria um comportamento mais semelhante ao diesel que testaste.
    Só depois de escrever é que li este post, caso contrario teria poupado o meu tempo

  19. #19
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    Mas reduzir atempadamente para evitar tamanha quebra de velocidade não faz parte da condução normal? Ou só reduzes quando o carro já está parado?

    Não sei, mas parece-me que estamos a falar de malta que arranca em 6ª dum semaforo, percebe que não dá então mete 5ª, por ai adiante até chegar à 1ª e arrancar. No semaforo seguinte, repete...

    Se entras numa subida ingreme em 6ª num carro pesado, com pouco binario e caixa longa, estás à espera do quê?
    Metes 5ª na base da subida (porque pronto, tens os olhos abertos e vês que é uma subida...) e o carro dificilmente não aguenta subir aos 120. Mas pronto, assumindo que é uma pessoa que é só inexperiente, mete uma 4ª para aguentar os 110. Nunca "chega" aos 90, nem tão pouco tem dificuldade a lá chegar.

    Se tirares um cabo de vela ao teu ex-golf, continuas a ter mais potência que a descrita pelo op......
    bg2 e Drifting gostam disto.

  20. #20
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    Sim, é isso, é preciso saber usar a caixa para as subidas, para as ultrapassagens, etc.

    Penso que muitas pessoas que já cresceram com os diesel turbo esperam dos pequenos otto atmosféricos o mesmo comportamento, e isso de facto não acontece.

    É esse o meu ponto.

  21. #21
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    Eu concordo com o que dizem no entanto chegar lá acima tão devagar? Se não tiver problemas é muito estranho.

  22. #22
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    Parece-me tudo normal.

  23. #23
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    Citação Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
    Sim, é isso, é preciso saber usar a caixa para as subidas, para as ultrapassagens, etc.

    Penso que muitas pessoas que já cresceram com os diesel turbo esperam dos pequenos otto atmosféricos o mesmo comportamento, e isso de facto não acontece.

    É esse o meu ponto.



    De facto, já vi algumas pessoas que são da era "turbo"... e quando pegam ainda num carro atmosférico, não o "sabem conduzir".

  24. #24
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    Citação Originalmente Colocado por nto Ver Post
    De facto, já vi algumas pessoas que são da era "turbo"... e quando pegam ainda num carro atmosférico, não o "sabem conduzir".
    Eu andei ao contrario, o carro aqui de casa era um 1.6 atmosferico que subir Mira Aire era em 4ª com o pé a fundo e quando lá passei de Sprinter CDI fiquei maravilhado por aquilo subir em 5ª sem reduzir
    nto gosta disto.

  25. #25
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    Citação Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
    Eu andei ao contrario, o carro aqui de casa era um 1.6 atmosferico que subir Mira Aire era em 4ª com o pé a fundo e quando lá passei de Sprinter CDI fiquei maravilhado por aquilo subir em 5ª sem reduzir


    Por aqui também, ainda sou da "era" atmosférico... daí que por e quando ando com alguém que é da "era turbo", por vezes se vê diferenças, em saber explorar ou não o carro.

  26. #26
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    Citação Originalmente Colocado por nto Ver Post
    Por aqui também, ainda sou da "era" atmosférico... daí que por e quando ando com alguém que é da "era turbo", por vezes se vê diferenças, em saber explorar ou não o carro.
    O pessoal de agora não sabe o que era andar com 4 ou 5 pessoas num 1.4/1.6 atmosférico a ter que fazer calculos para uma simples ultrapassagem.

    Ainda me lembro bem da vez que na N110 entre Tomar e Ansião, eu no Primera e levei um bigode a ultrapassar uma carrada de carros de um Audi 80 1.9 tdi. Fez-me bastante confusão como menos 10cv de potencia e dar aquele bigode ao Primera.
    MGomes e Topolino gostam disto.

  27. #27
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    Reconheço que talvez me falte algum conhecimento deste tipo de carros, em particular deste. Até ao momento só tive carros a diesel e penso que quase todos com turbo.
    Mas não deixo de sentir algum desânimo com tudo isto...

    De qualquer modo agradeço os vossos feedbacks.

    Já agora, na vossa opinião, qual a melhor opção de SUV a gasolina ou híbridos a gasolina (marcas, modelos ou simplesmente características) em que este "problema" não ocorra?

  28. #28
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    Citação Originalmente Colocado por ribeiro2020 Ver Post
    Reconheço que talvez me falte algum conhecimento deste tipo de carros, em particular deste. Até ao momento só tive carros a diesel e penso que quase todos com turbo.
    Mas não deixo de sentir algum desânimo com tudo isto...

    De qualquer modo agradeço os vossos feedbacks.

    Já agora, na vossa opinião, qual a melhor opção de SUV a gasolina ou híbridos a gasolina (marcas, modelos ou simplesmente características) em que este "problema" não ocorra?
    Isso não é um problema, é uma característica.

    Se gostas dos motores turbo tens que comprar um turbo a gasolina. Os híbridos podem ser interessantes, mas maior parte dos modelos está associado a um motor atmosférico. Como vêm sempre com uma caixa automática a questão não se irá por.

    Nestes pequenos SUV um dos meu favoritos é o T-Roc com o 1.5TFSi. Mas sinceramente SUV é o último carro na minha lista de preferências. Prefiro 1000x ter uma carrinha para as coisas do dia-a-dia e andar com a família.

  29. #29
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    O pessoal de agora não sabe o que era andar com 4 ou 5 pessoas num 1.4/1.6 atmosférico a ter que fazer calculos para uma simples ultrapassagem.

    Ainda me lembro bem da vez que na N110 entre Tomar e Ansião, eu no Primera e levei um bigode a ultrapassar uma carrada de carros de um Audi 80 1.9 tdi. Fez-me bastante confusão como menos 10cv de potencia e dar aquele bigode ao Primera.


    Mesmo... e isso já estas a comparar "boas potências"... então um 1.0 a 1.3 a gasolina... ou então um 1.5D, 1.6D... 1.8D... tudo viaturas que tinham entre 50cv a 60cv... com 5 pessoas e malas cheias...

    Era preciso fazer bem a leitura dos espaços e, trabalhar com as caixas e bem...

  30. #30
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    Por Defeito

    Ponto 1: o user claramente não percebe um motor gasolina atmosférico (ou até percebe, mas não quer acreditar...)
    Ponto 2: devias ter andado antes...

    Ponto 3:
    - aproveita a linearidade de ser atmosférico, já quase nenhum construtor tem isso! Agora, aproveita a caixa!! Não tenhas medo nem pena, ela está lá é para ser usada! Qual o red line disso? 6.000rpm? 7.000rpm?
    Ainda há 2 semanas andei uma semana inteira com um carro gasolina atmosférico 1.5 de 115cv, e se eu queria potência tinha de puxar pelas rpm.
    É o caso do teu carro!
    Pesado, caixa longa, atmosférico = reduzir e puxar pelas rpm!!

    O exemplo da subida da serra de Aire a 90kmh em 4ª e ele não se aguentar (ou pelo menos morrer muito…), isso não me admira muito.

    Resumo:
    Assume que tens de trabalhar a caixa, e não deixes de reduzir só porque vais ouvir o motor a gritar!
    Ou então, assume que o carro é pastelão e mantém-te na faixa da direita e vai andando…

    Infelizmente estes motores atmosféricos novos e as normas antipoluição deram origem a estas coisas...
    LuisMiguel gosta disto.

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