Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Repro Seat Ibiza 1.2 TDI

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Repro Seat Ibiza 1.2 TDI

    Boas pessoal,

    Tenho um Seat Ibiza 1.2 TDI 5p e tenho andado a pensar em fazer uma repro para que o carro tenha mais força, principalmente nas subidas e ultrapassagens no entanto estou com receio que isto possa causar muito desgaste no motor ou estragar o turbo etc.
    O carro tem 109000km e chegou as minhas mãos agora em bom estado.
    Faço cerca de 50 kms diários e por vezes faço viagens maiores até ao Algarve (+- 400kms)
    Sou de Lisboa e gostaria de saber, caso aconselhem fazer repro, qual a melhor casa? que faça testes e não seja só chegar e por o ficheiro.

    Abraço

    #2
    sinceramente fazer repros em carros 1.2 e 1.4 não acho que seja boa ideia. carros com meia dúzia de cavalos mais vale deixá-los estar como estão.

    Comentário


      #3
      Então se puder adicionar 15-20 CV sem estragar, por que não?

      Só os mais potentes é que têm direito a ser ainda mais potentes, muitas vezes até além das capacidades do próprio chassis?

      Por curiosidade, ainda ontem estava a folhear uma revista antiga em que colocavam um Corsa 1.3 CDTI de 70 CV com nada menos que 104. E tudo com garantia (empresa Speedfactor).

      Comentário


        #4
        Mas o Corsa/Fiat e uma "ganda Mánica".

        Comentário


          #5
          O 1.2 tdi se retirar o turbo com quantos cavalitos teria? 40?

          É so para ter uma ideia se duplica a potencia base ou nao

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
            Então se puder adicionar 15-20 CV sem estragar, por que não?

            Só os mais potentes é que têm direito a ser ainda mais potentes, muitas vezes até além das capacidades do próprio chassis?

            Por curiosidade, ainda ontem estava a folhear uma revista antiga em que colocavam um Corsa 1.3 CDTI de 70 CV com nada menos que 104. E tudo com garantia (empresa Speedfactor).
            Com certeza os carros são fabricados com uma margem de aumento de potência, mais não seja para garantir que a potência original não afecta o motor a longo prazo.

            Naturalmente que uma repro bem feita terá de estar dentro daquilo que é a tolerância do motor, mantendo emissões em situações normais, e não desgastando mais a embraiagem.

            Mas naturalmente que uma repro dessas sai cara.

            Lembro-me de o tubular bells andar a pensar numa repro ao 1.9 CDTI 150, para ficar com mais 25cv e era 1200 ou 1500 na marca mas não me recordo é se era só repro ou tinha outros componentes.

            Mas mesmo que seja só repro, deverá sair caro pois claro está, tem que ser bem feito.

            Há até quem as faça não só pela potência, que fica igual em alguns tipos de repro, mas para aumentar binário e respectiva curva.

            Comentário


              #7
              Ah, esqueci-me de dizer : eu antes da repro olharia para o Ibiza 1.6 TDI 90cv ( ou a versão mais potente logo a seguir ao 1.2 , não tenho a certeza qual é ) para ver se amortecedores e pneus são iguais.
              Caso não sejam eu estudava primeiro a coisa, pois pode significar que esse chassis com mais potência ficará mais seguro com outros pneus e/ou amortecedores ( ou outros componentes que tais ).

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                Então se puder adicionar 15-20 CV sem estragar, por que não?

                Só os mais potentes é que têm direito a ser ainda mais potentes, muitas vezes até além das capacidades do próprio chassis?

                Por curiosidade, ainda ontem estava a folhear uma revista antiga em que colocavam um Corsa 1.3 CDTI de 70 CV com nada menos que 104. E tudo com garantia (empresa Speedfactor).
                cada um tem direito de fazer o que quiser com o seu próprio dinheiro, como se compreende! agora não acho muito significativo fazer uma repro num motorzinho desses. ficará mais solto, mas ficará também ainda meio anémico quando apanhar uma subida grande ou for carregado na mesma. se tiver digamos, 70cv, ficará com 85 e mais uns 30nm de binário. tudo ajuda, é claro, mas mais vale fazer num 1.6, uma vez que é a média do nosso parque, pô-lo de 90 para 110 e mais binário e já apanha a média nacional. claro que para quem tem um de 70cv, não pode esperar que depois ande como um de 130. pode é dar-se a situação curiosa de que essa pessoa fique satisfeita, pois está habituada a um de 70 e passa a ter 85 ou mesmo 90. então se entra num de 130, lá está, aquilo vai parecer fogo debaixo do pé!!!

                agora se na minha ótica tem muita utilidade? se calhar não e de um de 150cv, como dizes, também tem pouca, mas aí sempre é mais normal fazer-se uma repro. agora em qual dos dois farias mais depressa? num que sabes que vais andar bem ou noutro para teres força a mais? em condições normais no de mais baixa cavalagem, mas não é isso que geralmente as pessoas fazem, aumentam, isso sim, nos motores intermédios e ditos grandes.

                Comentário


                  #9
                  Anda mais algum tempo até te habituares ao carro!

                  Se ainda assim pensares nisso, pondera antes trocar de carro e ir, como te disseram, para outro Ibiza com o motor 1.6, mesmo de 90 cv...

                  Esse moto é o que é: minúsculo e económico, mas a performance não pode ser uma prioridade!

                  Para acabar, eu não punha de parte um zagolinas! Imagino que faças menos que 15.000 ano, pelo que indicas...

                  Comentário


                    #10
                    Eu tambem não faria repro, mas eu é mesmo em nenhuma situação.
                    Prefiro sempre investir em travões melhores etc.
                    MAS, o user o que pretende não é um carro rapido mas sim algo um pouco mais ágil.
                    Diria que com mais 10cv já faria uma diferença considerável.

                    Comentário


                      #11
                      sobretudo em binário!

                      apostando que seja um carro da geração anterior, o 1.2 tem nao 70 mas 75cv e 180nm de binário. o 1.4 tem apenas mais 5cv, mas mais 15nm de binário, o que já é bom. aumentando os tais 10cv, se calhar ganha 20nm de binário. com 200nm, equipara-se praticamente aos 1.6 psa, que com 100cv têm 210nm.

                      depois noutro patamar já temos os 1.6tdi, com 90 e 105cv e 230 e 250nm de binário, respetivamente. não sei se um 1.2 com 200nm de binário e apenas 10cv a mais fará algum mal, não deve ser por aí, mas tendo já 200nm seria um bom aumento de pulmão aos 180nm bem mais anémicos. com um 1.6 de 90cv ficava com uns 260nm e mais 20cv! isso já ajudava muito mais, mas são outos carros!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                        Eu tambem não faria repro, mas eu é mesmo em nenhuma situação.
                        Prefiro sempre investir em travões melhores etc.
                        MAS, o user o que pretende não é um carro rapido mas sim algo um pouco mais ágil.
                        Diria que com mais 10cv já faria uma diferença considerável.
                        Lá está: uma reprogramação, mesmo que "soft", já melhora um pouco o desempenho do carro sem pôr em causa a fiabilidade geral ou a durabilidade de componentes como embraiagem, caixa, etc.

                        Terá é que ver-se o custo/benefício disso. Exemplo: dar 500 € para + 10 CV se calhar não vale a pena, mas se for 150 €... Ou então 500 € por mais 25-30 CV.

                        Comentário


                          #13
                          Deram-te o carro? Antes de te pores a inventar aproveita o verão e a máquina e faz as coisas com mais calma...é um 1.2tdi...é para ser calmo e ter consumos baixos...a caixa deve ser longa como tudo. 20cv com uma repro.

                          Comentário


                            #14
                            toda a gente fala dos cavalos, mas ninguém se lembra do binário a mais...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                              Lá está: uma reprogramação, mesmo que "soft", já melhora um pouco o desempenho do carro sem pôr em causa a fiabilidade geral ou a durabilidade de componentes como embraiagem, caixa, etc.

                              Terá é que ver-se o custo/benefício disso. Exemplo: dar 500 € para + 10 CV se calhar não vale a pena, mas se for 150 €... Ou então 500 € por mais 25-30 CV.
                              Sim mas num motor pequeno que certamente tem uma embraiagem limitada não sei se os 30cv não pode ser demasiado puxado...
                              150 euros era bom preço para 10cv mas duvido é que isso seja possível numa oficina digna desse nome.
                              De qualquer forma de 75 para 85cv se calhar já dá o power extra que o user quer.

                              Comentário


                                #16
                                E daí Lino, se calhar não é assim tão caro:

                                Comentário


                                  #17
                                  Olha aqui outro exemplo, e pelo gráfico diria que irias sentir mais força, consideravelmente até.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                    E daí Lino, se calhar não é assim tão caro:

                                    E será que que o motor depois não rebenta depois 1000 km ?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                      toda a gente fala dos cavalos, mas ninguém se lembra do binário a mais...
                                      Claro que uma coisa anda "agarrada" à outra. Ao falares de uma, falas da outra.


                                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                      E daí Lino, se calhar não é assim tão caro:
                                      Olha, nem falhei assim tanto! Atirei aqueles valores ao ar!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                        Então se puder adicionar 15-20 CV sem estragar, por que não?

                                        Só os mais potentes é que têm direito a ser ainda mais potentes, muitas vezes até além das capacidades do próprio chassis?

                                        Por curiosidade, ainda ontem estava a folhear uma revista antiga em que colocavam um Corsa 1.3 CDTI de 70 CV com nada menos que 104. E tudo com garantia (empresa Speedfactor).

                                        Boas

                                        BIG LOL..por isso é que acabou a speedfactor...mau serviço, repros da treta, valores enganosos...recordo um dino day em 2004 onde ele apresntou um A3 1.8 T 150cv e um Leon 1.8 T 180cv...e os resultados...foram piores que os de origem...
                                        eu tive um 1.3 mjet na empresa mesmo motor desse corsa...origem 72cv medidos com chip tinha 86cv e ja se notava bem.
                                        Quanto a garantia dada ate gostava de ver...ele dava garantia DO CHIP...agora do resto..


                                        Cumps
                                        Cumps

                                        Comentário


                                          #21
                                          Pois, isso já não sei. Foi mais para ilustrar que com cilindradas e potências baixas também se podem fazer repros, isto em resposta ao caditonuno.

                                          Não estou minimamente a querer discutir a (falta de) qualidade dos trabalhos deles, fiz-me entender?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Boas

                                            Sim Lino claro que sim, apenas o exemplo foi mau, porque nem esse carro faz 100cv de Chip, nem a Speedfactor valia alguma coisa.
                                            apenas isso.

                                            Cumps

                                            Comentário


                                              #23
                                              Boas

                                              e ja agora, tambem sou da tua opiniao..os carros pequenos e motores pequenos ate sao dos que faz mais sentido mexer em alguma coisa.
                                              Esse Mjet era um bom exemplo ou o C1 1.4 HDI por exemplo.

                                              O Ibiza 1.2 Tdi tb deve se notar e bem

                                              Cumps

                                              Comentário


                                                #24
                                                É que por vezes nos motores pequenos uma repro pode ajudar muito a melhorar a resposta em baixas RPM que tantos precisam.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  daí eu falar que era mais em binário para ajudar a subir e carregar mais peso se assim fosse preciso, do que propriamente para ganhar cavalos.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Uma coisa "arrasta" a outra, já disse acima.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      sim há por aí nos simuladores um exemplo com esse motor aumenta um pouco menos de 20cv e acrescenta uns 30nm de binário.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Acho que sim que podias investir numa repro mais uns 15 cv´s já ficava com 90 cv´s que me parece um valor já decente para um segmento B diesel

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                          Uma coisa "arrasta" a outra, já disse acima.
                                                          e eu já tinha lido acima.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Greetings!

                                                            O problema não será o motor.
                                                            A embreagem / bimassa é que vai sofrer. São peças caras. O turbo também pode ser muito caro.
                                                            Pode durar bastante menos km.
                                                            Eu quando tive um 1.3 Multijet fiz logo uma repro mas custou apenas 100€, num tipo de Alverca que anúnciava no olx.

                                                            A primeira repro o carro veio todo doido. Parecia um ibiza do aço.
                                                            No dia a seguir fui ter com o tipo para por tudo igual a origem depois das 3000rpm, e que queria uma coisa soft para força em baixas e melhores consumos.
                                                            A partir dai o carro ficou óptimo. Mas não andava nas corridas dos semáforos. Durante os 3 anos que o tive tudo ok.
                                                            Cuidado com o te fazem no carro e não pagues muito. 250€ ou 500€ que pedem muitas vezes acho muito para carros pequenos e baratos.

                                                            Cumprimentos
                                                            Editado pela última vez por pgainf; 06 August 2020, 17:37.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X