Tem tempo para ler uma história verídica em 3 actos?
Acto 1 - Antecedentes
Tenho 51 anos, mulher e 3 filhos.
Há meses que andava a pensar trocar a minha carrinha Volvo 850 a GPL de 1993 por outra mais recente a diesel. As minhas preferidas eram a BMW 520, a Volvo V70 2.4 D5, a Audi A6 e a Saab 95 2.2 Tdi.
Fiz diversas pesquisas no mercado nacional (revistas e Internet) e cheguei a ver 3 ou 4 carros. Quanto mais via e comparava modelos e preços, mais me convencia que a solução inteligente era ir buscar o carro lá fora. Como tenho família em Bruxelas telefonei-lhes a pedir asilo por uns dias e passei a restringir as minhas pesquisas a um raio de 100 kms à volta da capital da Bélgica. Entretanto informei-me na Alfândega e numa agência de documentação automóvel dos trâmites legais e dos custos de uma importação de carros usados. No passado mês de Julho, com o aproximar das férias, iniciei os contactos por e-mail com os vendedores dos carros que tinha seleccionado.
Em função das respostas criei uma lista de veículos prioritários para experimentar e escolher no local.
Imprimi um mapa detalhado dos arredores de Bruxelas e marquei nele os stands que gostaria de visitar. Provavelmente num deles estaria, calmamente, à minha espera o meu futuro carro.
27 de Julho (5ª feira)
Fui a um site de viagens e pesquisei um bilhete low-cost só de ida para Bruxelas.
Consegui na Virgin Airways por 159,75 euros e partida às 11 horas da manhã.
Este é, sem dúvida, o momento da verdade!
Quando dei o OK depois de ter introduzido o nº do Visa deixou de haver espaço para mais hesitações. O bilhete estava comprado e a partida era dentro de 2 dias.
Quando recebi o e-mail de confirmação do bilhete apanhei um susto enorme: tinha um bilhete de Bruxelas para Lisboa. Em pânico telefonei para o balcão da companhia no aeroporto e, para bem do meu palpitante coração quinquagenário, em menos de um quarto de hora tinham corrigido o meu erro de forma simpática e eficaz. Paguei mais 5 euros devido às diferentes taxas dos aeroportos belgas e portugueses e… já está!
Bilhete correcto e confirmado para a 3ª feira seguinte.
Tinha 4 dias e tal, tempo suficiente para ultimar preparativos, escolher os cd’s para a viagem de regresso e levantar dinheiro para levar comigo.
Acto 2 - Durantes
Finalmente chegou o dia da partida: 1 de Agosto (3ª feira).
Na Virgin, por aquele preço, nem um copo de água oferecem a bordo. Mas são simpáticos e vendem sandwiches e cerveja a preços de marisco e champagne!
2 horas e 45minutos mais tarde estava em Bruxelas onde me esperava o meu sobrinho. Foi com ele e no seu carro que percorremos os stands pré-seleccionados.
Também foi no computador dele que nessa noite fiz as últimas pesquisas em sites belgas. À meia noite já tinha o percurso definitivo para o dia seguinte, que seria decisivo. O mapa ia fazer um jeitão.
Começámos às 9 da manhã e experimentámos uma Saab 95 2.2 Tdi que nos esperava à porta do stand pois tinha efectuado a marcação de véspera pelo telefone. Ainda consegui baixar o preço de 11900 para 11000 euros com documentação incluída! Fiquei de confirmar até ao fim desse dia e partimos à procura do próximo. Andámos 30 kms e lá estava ela: uma BMW 520 D Touring impecável e a um preço interessante (com um desconto de 500 euros). Infelizmente estava pessoal de férias e o vendedor estava sozinho no stand pelo que não podíamos ir de imediato experimentar o carro. Pior para ele. Combinámos uma hora para essa tarde, caso até lá não me decidisse por outro carro. E assim partimos para o seguinte: mais 20 kms e estávamos sentados numa Volvo V70 2.5 com motor Audi e com garantia do revendedor Volvo oficial. Também aqui o preço baixou 750 euros para uns atraentes 14250 euros finais, enquanto dávamos uma volta de ensaio pelas redondezas do stand. O carro estava lindo e completamente novo por dentro e por fora. Mas ainda era cedo e eu tinha ficado picado com a BMW e queria experimentar uma. Comemos um MAcDonalds depressinha e vai de andar mais 25 kms até Mortsel, uma povoação já nos arredores de Antuérpia. Um stand fundado em 1972 e com mais de 300 carros em exposição num armazém tão grande que mais parecia um hangar de aviões.
Pensei de imediato que uma empresa destas não vive seguramente de trafulhices e senti-me confiante ao mesmo tempo que me deixava encantar pelos modelos que não paravam de se exibir aos meus olhos. Até que a vi! Esta não era de prata como a outra mas era sem dúvida a BMW 520 D Touring que eu ia experimentar pela primeira vez.
A coitada ficou tão tímida quando me viu que a bateria se foi abaixo e não conseguiu pegar sem ajuda de uns cabos auxiliares!!! Saímos do stand com o vendedor a conduzir e comigo ao lado. Quando trocámos de lugares, passados uns quilómetros, eu já estava meio convencido. Quando acabei de conduzir de regresso ao stand estava completamente. E quando o vendedor calculou o preço final de 12721 euros eu já tinha a carteira na mão para pagar o sinal! Só queria saber quando a podia ir buscar. Deveria confirmar por telefone por volta das 2 horas da tarde do dia seguinte, mas se tudo corresse normalmente podia tê-la pronta a sair ao fim desse dia.
Regressámos a casa a tempo do meu sobrinho ir trabalhar (fazia o turno das 6 da tarde à meia-noite). Telefonei à minha mulher a contar as novidades do dia. Depois escolhi uns DVD’s e deixei-me adormecer a ver televisão.
O pior foi a espera na manhã seguinte até saber a confirmação se tinha carro ou não para poder regressar nesse dia. Mas, de facto, os serviços belgas estão preparados para despachar processos de exportação de viaturas em poucas horas. Por isso, ao final da tarde chegaram as desejadas placas e quando o relógio bateu as doze badaladas do dia 2 de Agosto já eu tinha percorrido as belas, luminosas e gratuitas auto-estradas belgas e estava a passar ao lado de Paris, feliz e contente,… comigo, com o carro, com a vida!
E ainda vinha a gastar o meio depósito com que me entregaram a BMW!!!
Tive apenas um problema com o ar condicionado que tinha pouco gás e que resolvi rápida e eficazmente numa pequena oficina de Salamanca por uns honestos 80 euros.
A partir daí vim pela fresca, desfrutando do cruise control para manter as pernas relaxadas e uma média elevada, mas sem correr riscos de multas indesejadas.
Acto 3 – Finalmentes
Cheguei a casa dia 4 de Agosto (6ª feira) a tempo de levar a família a ver o pôr-do-sol.
Na 2ª feira seguinte entreguei os documentos à tal agência de documentação automóvel a quem passei a necessária procuração (uma simples assinatura). Pelo telefone marcaram a inspecção para as duas e meia da tarde desse mesmo dia. O carro passou com distinção sem nenhuma observação de anomalia. Na 4ª feira entreguei o dinheiro para pagar as taxas alfandegárias e na 6ª feira tinha as matrículas portuguesas e uma guia provisória para poder circular sem restrições.
Contas feitas tinha gasto menos de 19000 euros - tudo incluído, tudo limpinho e tudo legal - por um carro cotado cá acima dos 26000!
Todos gostamos de Matemática quando temos resultados como este, não é?
Quanto a mim, como podem calcular, estou pronto para outra!
[u]Notas finais</u>
Sites consultados para pesquisar carros
<center>www.topusados.com
www.mobile.de
www.autoscout24.be
www.automatch.be</center>
Para marcar a passagem de avião
<center>www.virgin.com</center>
Para calcular o IA
<center>www.millenniumbcp.pt/Simul/ImpostoAutomovel/ImpostoAutomovel.jhtml</center>
Software utilizado
Excel - para hierarquizar as várias opções de compra
Loxanne Way Home - para organizar os trajectos na Bélgica e do regresso
Acto 1 - Antecedentes
Tenho 51 anos, mulher e 3 filhos.
Há meses que andava a pensar trocar a minha carrinha Volvo 850 a GPL de 1993 por outra mais recente a diesel. As minhas preferidas eram a BMW 520, a Volvo V70 2.4 D5, a Audi A6 e a Saab 95 2.2 Tdi.
Fiz diversas pesquisas no mercado nacional (revistas e Internet) e cheguei a ver 3 ou 4 carros. Quanto mais via e comparava modelos e preços, mais me convencia que a solução inteligente era ir buscar o carro lá fora. Como tenho família em Bruxelas telefonei-lhes a pedir asilo por uns dias e passei a restringir as minhas pesquisas a um raio de 100 kms à volta da capital da Bélgica. Entretanto informei-me na Alfândega e numa agência de documentação automóvel dos trâmites legais e dos custos de uma importação de carros usados. No passado mês de Julho, com o aproximar das férias, iniciei os contactos por e-mail com os vendedores dos carros que tinha seleccionado.
Em função das respostas criei uma lista de veículos prioritários para experimentar e escolher no local.
Imprimi um mapa detalhado dos arredores de Bruxelas e marquei nele os stands que gostaria de visitar. Provavelmente num deles estaria, calmamente, à minha espera o meu futuro carro.
27 de Julho (5ª feira)
Fui a um site de viagens e pesquisei um bilhete low-cost só de ida para Bruxelas.
Consegui na Virgin Airways por 159,75 euros e partida às 11 horas da manhã.
Este é, sem dúvida, o momento da verdade!
Quando dei o OK depois de ter introduzido o nº do Visa deixou de haver espaço para mais hesitações. O bilhete estava comprado e a partida era dentro de 2 dias.
Quando recebi o e-mail de confirmação do bilhete apanhei um susto enorme: tinha um bilhete de Bruxelas para Lisboa. Em pânico telefonei para o balcão da companhia no aeroporto e, para bem do meu palpitante coração quinquagenário, em menos de um quarto de hora tinham corrigido o meu erro de forma simpática e eficaz. Paguei mais 5 euros devido às diferentes taxas dos aeroportos belgas e portugueses e… já está!
Bilhete correcto e confirmado para a 3ª feira seguinte.
Tinha 4 dias e tal, tempo suficiente para ultimar preparativos, escolher os cd’s para a viagem de regresso e levantar dinheiro para levar comigo.
Acto 2 - Durantes
Finalmente chegou o dia da partida: 1 de Agosto (3ª feira).
Na Virgin, por aquele preço, nem um copo de água oferecem a bordo. Mas são simpáticos e vendem sandwiches e cerveja a preços de marisco e champagne!
2 horas e 45minutos mais tarde estava em Bruxelas onde me esperava o meu sobrinho. Foi com ele e no seu carro que percorremos os stands pré-seleccionados.
Também foi no computador dele que nessa noite fiz as últimas pesquisas em sites belgas. À meia noite já tinha o percurso definitivo para o dia seguinte, que seria decisivo. O mapa ia fazer um jeitão.
Começámos às 9 da manhã e experimentámos uma Saab 95 2.2 Tdi que nos esperava à porta do stand pois tinha efectuado a marcação de véspera pelo telefone. Ainda consegui baixar o preço de 11900 para 11000 euros com documentação incluída! Fiquei de confirmar até ao fim desse dia e partimos à procura do próximo. Andámos 30 kms e lá estava ela: uma BMW 520 D Touring impecável e a um preço interessante (com um desconto de 500 euros). Infelizmente estava pessoal de férias e o vendedor estava sozinho no stand pelo que não podíamos ir de imediato experimentar o carro. Pior para ele. Combinámos uma hora para essa tarde, caso até lá não me decidisse por outro carro. E assim partimos para o seguinte: mais 20 kms e estávamos sentados numa Volvo V70 2.5 com motor Audi e com garantia do revendedor Volvo oficial. Também aqui o preço baixou 750 euros para uns atraentes 14250 euros finais, enquanto dávamos uma volta de ensaio pelas redondezas do stand. O carro estava lindo e completamente novo por dentro e por fora. Mas ainda era cedo e eu tinha ficado picado com a BMW e queria experimentar uma. Comemos um MAcDonalds depressinha e vai de andar mais 25 kms até Mortsel, uma povoação já nos arredores de Antuérpia. Um stand fundado em 1972 e com mais de 300 carros em exposição num armazém tão grande que mais parecia um hangar de aviões.
Pensei de imediato que uma empresa destas não vive seguramente de trafulhices e senti-me confiante ao mesmo tempo que me deixava encantar pelos modelos que não paravam de se exibir aos meus olhos. Até que a vi! Esta não era de prata como a outra mas era sem dúvida a BMW 520 D Touring que eu ia experimentar pela primeira vez.
A coitada ficou tão tímida quando me viu que a bateria se foi abaixo e não conseguiu pegar sem ajuda de uns cabos auxiliares!!! Saímos do stand com o vendedor a conduzir e comigo ao lado. Quando trocámos de lugares, passados uns quilómetros, eu já estava meio convencido. Quando acabei de conduzir de regresso ao stand estava completamente. E quando o vendedor calculou o preço final de 12721 euros eu já tinha a carteira na mão para pagar o sinal! Só queria saber quando a podia ir buscar. Deveria confirmar por telefone por volta das 2 horas da tarde do dia seguinte, mas se tudo corresse normalmente podia tê-la pronta a sair ao fim desse dia.
Regressámos a casa a tempo do meu sobrinho ir trabalhar (fazia o turno das 6 da tarde à meia-noite). Telefonei à minha mulher a contar as novidades do dia. Depois escolhi uns DVD’s e deixei-me adormecer a ver televisão.
O pior foi a espera na manhã seguinte até saber a confirmação se tinha carro ou não para poder regressar nesse dia. Mas, de facto, os serviços belgas estão preparados para despachar processos de exportação de viaturas em poucas horas. Por isso, ao final da tarde chegaram as desejadas placas e quando o relógio bateu as doze badaladas do dia 2 de Agosto já eu tinha percorrido as belas, luminosas e gratuitas auto-estradas belgas e estava a passar ao lado de Paris, feliz e contente,… comigo, com o carro, com a vida!
E ainda vinha a gastar o meio depósito com que me entregaram a BMW!!!
Tive apenas um problema com o ar condicionado que tinha pouco gás e que resolvi rápida e eficazmente numa pequena oficina de Salamanca por uns honestos 80 euros.
A partir daí vim pela fresca, desfrutando do cruise control para manter as pernas relaxadas e uma média elevada, mas sem correr riscos de multas indesejadas.
Acto 3 – Finalmentes
Cheguei a casa dia 4 de Agosto (6ª feira) a tempo de levar a família a ver o pôr-do-sol.
Na 2ª feira seguinte entreguei os documentos à tal agência de documentação automóvel a quem passei a necessária procuração (uma simples assinatura). Pelo telefone marcaram a inspecção para as duas e meia da tarde desse mesmo dia. O carro passou com distinção sem nenhuma observação de anomalia. Na 4ª feira entreguei o dinheiro para pagar as taxas alfandegárias e na 6ª feira tinha as matrículas portuguesas e uma guia provisória para poder circular sem restrições.
Contas feitas tinha gasto menos de 19000 euros - tudo incluído, tudo limpinho e tudo legal - por um carro cotado cá acima dos 26000!
Todos gostamos de Matemática quando temos resultados como este, não é?
Quanto a mim, como podem calcular, estou pronto para outra!
[u]Notas finais</u>
Sites consultados para pesquisar carros
<center>www.topusados.com
www.mobile.de
www.autoscout24.be
www.automatch.be</center>
Para marcar a passagem de avião
<center>www.virgin.com</center>
Para calcular o IA
<center>www.millenniumbcp.pt/Simul/ImpostoAutomovel/ImpostoAutomovel.jhtml</center>
Software utilizado
Excel - para hierarquizar as várias opções de compra
Loxanne Way Home - para organizar os trajectos na Bélgica e do regresso
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