Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Citroen Saxo 1.1i 60CV

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Citroen Saxo 1.1i 60CV

    Saudações a todos,

    Surgiu-me a oportunidade de comprar um Citroen Saxo, o 1.1 de 60CV, de 2000 com 235.000KM.

    O carro está em bom estado tendo em conta que tem 20 anos. Não tem vestígios de óleo no motor, não aqueceu para lá do recomendável nos 20 minutos em que esteve a trabalhar, as mudanças entraram sem dificuldade, mas não o experimentei em andamento.

    Tem aqueles pormenores do costume como o volante gasto e os estofos com algumas marcas. Porém, tem um rolamento no eixo traseiro a precisar de substituição e, segundo sei, estes carros dão alguns problemas no eixo traseiro e, por vezes, o melhor é comprar um eixo completo recondicionado.

    Está a um preço simpático e funcionaria, essencialmente, como segundo carro, ou seja, voltinhas na cidade e pouco mais.

    Que acham?

    Obrigado!

    #2
    Não tem vestígios de óleo no motor? Eu não comprava.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por eblase Ver Post
      Não tem vestígios de óleo no motor? Eu não comprava.
      Não tomei muita atenção, mas não me pareceu. Sei que a junta da cabeça é um problema crónicos nestes motores, mas não me reparei em óleo.

      Mas já percebi... pode ter sido limpo. No entanto, o motor estava cheio de pó.

      Comentário


        #4
        também não comprava sem andar nele primeiro... pelo que recomendo também fazer um teste de estrada

        Comentário


          #5
          Acho que não perceberam a piada do Eblase...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por rtxs Ver Post
            também não comprava sem andar nele primeiro... pelo que recomendo também fazer um teste de estrada
            Sim, isso será feito.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por delta18 Ver Post
              Acho que não perceberam a piada do Eblase...
              Parece que não percebi.

              Conta aí para ver se se ajuda ao meu dilema.

              Comentário


                #8
                O eblase estava a dizer-te que se não tem vestígios de óleo no motor, é porque o motor não tem óleo e isso não pode acontecer

                O que tu queres dizer é que não tem vestígios de fuga de óloe hehehe.

                Mas é ele a meter-se contigo

                Agora mais a sério, isso é um carro tendencialmente económico e fiável, não obstante da junta de cabeça pelos vistos estragar-se com a idade.
                Vê se trava bem, se tiver ABS ainda melhor,

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                  O eblase estava a dizer-te que se não tem vestígios de óleo no motor, é porque o motor não tem óleo e isso não pode acontecer

                  O que tu queres dizer é que não tem vestígios de fuga de óloe hehehe.

                  Mas é ele a meter-se contigo

                  Agora mais a sério, isso é um carro tendencialmente económico e fiável, não obstante da junta de cabeça pelos vistos estragar-se com a idade.
                  Vê se trava bem, se tiver ABS ainda melhor,
                  Pois, muito bem visto. Não convinha nada comprar um carrito com o motor gripado.

                  Sim, a junta é um problema destes motores. Sobre o ABS, acho que só o CUP é que saiu com isso. As outras versões não têm ABS.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por VMPM Ver Post
                    Pois, muito bem visto. Não convinha nada comprar um carrito com o motor gripado.

                    Sim, a junta é um problema destes motores. Sobre o ABS, acho que só o CUP é que saiu com isso. As outras versões não têm ABS.
                    Ok, não sabia, é pena. Pensei que as versões VTS e Exclusive tivessem ABS.
                    Mas pronto apesar disso se o preço for bom, pode eventualmente ser uma boa compra.
                    Sendo que no mundo de usados é escolher sempre o que estiver em melhor estado dentro do orçamento, que de resto não é novidade para ninguém.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                      Ok, não sabia, é pena. Pensei que as versões VTS e Exclusive tivessem ABS.
                      Mas pronto apesar disso se o preço for bom, pode eventualmente ser uma boa compra.
                      Sendo que no mundo de usados é escolher sempre o que estiver em melhor estado dentro do orçamento, que de resto não é novidade para ninguém.
                      Sim, de facto o ABS é importante e gostava que tivesse, mas pronto... tenho de adaptar a condução e perceber o carro que tenho nas mãos.

                      Sim, o preço é muito acessível, mas espero que apareçam alguns problemas nos primeiros tempos. De pintura está bom, os interiores também, mas falta-me andar com ele para perceber como estão os outros componentes.

                      O carro não será para andar muito, se calhar nem 100 ou 150KM fará por semana.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por VMPM Ver Post
                        Saudações a todos,

                        Surgiu-me a oportunidade de comprar um Citroen Saxo, o 1.1 de 60CV, de 2000 com 235.000KM.

                        O carro está em bom estado tendo em conta que tem 20 anos. Não tem vestígios de óleo no motor, não aqueceu para lá do recomendável nos 20 minutos em que esteve a trabalhar, as mudanças entraram sem dificuldade, mas não o experimentei em andamento.

                        Tem aqueles pormenores do costume como o volante gasto e os estofos com algumas marcas. Porém, tem um rolamento no eixo traseiro a precisar de substituição e, segundo sei, estes carros dão alguns problemas no eixo traseiro e, por vezes, o melhor é comprar um eixo completo recondicionado.

                        Está a um preço simpático e funcionaria, essencialmente, como segundo carro, ou seja, voltinhas na cidade e pouco mais.

                        Que acham?

                        Obrigado!
                        Carro de mecânica extremamente simples e sem probabilidades de dar problemas. Manutenção tambem muito barata.
                        Andou um 106 do mesmo ano e com o mesmo motor cá por casa, passou por 3 gerações de condutores, fez 300000kms, só levou embraiagem aos 280000kms alem das manutenções normais.
                        Conduzido nas calmas era menino para fazer consumos de 5l/100kms. Puxadinho ia aos 10l.
                        Lembro-me de um filtro de óleo custar 7€ e o de gasolina 3,50€. Fazíamos uma revisão completa com muda dos filtros e todos e do óleo por menos de 50€. Trabalho feito por nós obviamente.
                        És menino para encontrar uma maquina dessas, em bom estado, com preço a rondar os 700€.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por KingTDI Ver Post
                          Carro de mecânica extremamente simples e sem probabilidades de dar problemas. Manutenção tambem muito barata.
                          Andou um 106 do mesmo ano e com o mesmo motor cá por casa, passou por 3 gerações de condutores, fez 300000kms, só levou embraiagem aos 280000kms alem das manutenções normais.
                          Conduzido nas calmas era menino para fazer consumos de 5l/100kms. Puxadinho ia aos 10l.
                          Lembro-me de um filtro de óleo custar 7€ e o de gasolina 3,50€. Fazíamos uma revisão completa com muda dos filtros e todos e do óleo por menos de 50€. Trabalho feito por nós obviamente.
                          És menino para encontrar uma maquina dessas, em bom estado, com preço a rondar os 700€.
                          É a ideia geral que tenho do carro. É simples, não anda muito, é barulhento, desconfortável e económico quando se tem controlo no pé direito.

                          Sim, eu vejo por aí peças usadas para o Saxo e são baratas. Isso da manutenção não me preocupa muito porque consigo fazer aquela mais imediata (excepto trocar o óleo).

                          O que mais me preocupa é a junta da cabeça e o eixo traseiro (ainda para mais este tem um problema num rolamento).

                          Não espero fazer deslocações superiores a 10 ou 15KM com ele, daí não me preocupar como se porta na AE ou em viagens maiores.

                          Mais uma dúvida: é tranquilo conduzir o carro ou ele é muito dançarino?

                          Comentário


                            #14
                            Os Saxo CUP tinham um chassis quase de competição, mas as versões normais são da velha escola francesa: o comportamento não é inseguro ou traiçoeiro, mas as curvas mais apertadas são feitas com uma inclinação considerável, fruto da afinação da suspensão mais virada para o conforto.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                              Os Saxo CUP tinham um chassis quase de competição, mas as versões normais são da velha escola francesa: o comportamento não é inseguro ou traiçoeiro, mas as curvas mais apertadas são feitas com uma inclinação considerável, fruto da afinação da suspensão mais virada para o conforto.
                              Os Saxos CUP estão noutro patamar, são de uma agilidade estonteante.

                              Queria era saber se a versão normal era perigosa. Do género de fazer uma curva com uma mudança mais alta ou com um bocado de velocidade a mais, e começar a senti-lo a fugir e com poucas hipóteses de recuperar a trajetória.

                              Pois, isso da inclinação excessiva já tinha ouvido falar.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                Os Saxo CUP tinham um chassis quase de competição, mas as versões normais são da velha escola francesa: o comportamento não é inseguro ou traiçoeiro, mas as curvas mais apertadas são feitas com uma inclinação considerável, fruto da afinação da suspensão mais virada para o conforto.
                                É verdade, mas eu penso que ainda assim o comportamento em curva era relativamente bom dado ser um segmento B assim mais para o A.
                                Por exemplo nos AX cá de casa, em termos de curvar e travões, eram bem melhores que o Fiat Uno/Punto, embora estes ultimos fossem melhores noutros aspectos.

                                Comentário


                                  #17
                                  Eu disse que "o comportamento não é inseguro ou traiçoeiro".

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por VMPM Ver Post
                                    Os Saxos CUP estão noutro patamar, são de uma agilidade estonteante.

                                    Queria era saber se a versão normal era perigosa. Do género de fazer uma curva com uma mudança mais alta ou com um bocado de velocidade a mais, e começar a senti-lo a fugir e com poucas hipóteses de recuperar a trajetória.

                                    Pois, isso da inclinação excessiva já tinha ouvido falar.
                                    Pois, a questão é que a inclinação nem sempre é sinónimo de mau comportamento.
                                    Claro que está longe de ser um desportivo, mas eu diria que se tiveres pneus em condições e amortecedores tambem em condições, terá um comportamento mais que aceitável.
                                    No entanto seria interessante saber se esse saxo que eventualmente vais comprar tem os amortecedores de origem. Se assim for eu trocava logo.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                      Eu disse que "o comportamento não é inseguro ou traiçoeiro".
                                      Tão mas eu percebi, só estava a complementar, sorry se calhar nao construí bem a frase ou dei a entender outra coisa.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por VMPM Ver Post
                                        É a ideia geral que tenho do carro. É simples, não anda muito, é barulhento, desconfortável e económico quando se tem controlo no pé direito.

                                        Sim, eu vejo por aí peças usadas para o Saxo e são baratas. Isso da manutenção não me preocupa muito porque consigo fazer aquela mais imediata (excepto trocar o óleo).

                                        O que mais me preocupa é a junta da cabeça e o eixo traseiro (ainda para mais este tem um problema num rolamento).

                                        Não espero fazer deslocações superiores a 10 ou 15KM com ele, daí não me preocupar como se porta na AE ou em viagens maiores.

                                        Mais uma dúvida: é tranquilo conduzir o carro ou ele é muito dançarino?
                                        estamos a falar num carro com 20 anos segmento B do tamanho e peso abaixo dum segmento A de hoje em dia.
                                        Se tens pressa, compra outro carro. Conduz-se tranquilamente e nem por isso adorna muito em curva, mas não deixa de ser um carro com jantes 14, pneu 165 e suspensão mais dada ao conforto.
                                        Para pequenas viagens nacional e cidade é um bom carro.

                                        Comentário


                                          #21
                                          fonix....
                                          por curiosidade fui ao stand virtual e OLX ver preços e em bom estado andam acima dos 1000€.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                            Pois, a questão é que a inclinação nem sempre é sinónimo de mau comportamento.
                                            Claro que está longe de ser um desportivo, mas eu diria que se tiveres pneus em condições e amortecedores tambem em condições, terá um comportamento mais que aceitável.
                                            No entanto seria interessante saber se esse saxo que eventualmente vais comprar tem os amortecedores de origem. Se assim for eu trocava logo.
                                            Quanto a isso não sei, os pneus ainda têm muito piso, mas não são de uma marca premium. A minha ideia até é meter logo dois atrás bons. Os amortecedores só consigo perceber isso experimentado o carro, mas acredito que ainda sejam os de origem.

                                            Não estou muito preocupado com o conforto nem penso andar rápido com o carro (rápido nem é a melhor palavra, é mais do género que não posso fazer a condução que faço no meu carro habitual).

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por KingTDI Ver Post
                                              fonix....
                                              por curiosidade fui ao stand virtual e OLX ver preços e em bom estado andam acima dos 1000€.
                                              Pois, um em bom estado não se arranja por menos de 1000 ou 1200€.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Por experiência diária há 12 anos com o primo 106, diria para arranjares um Clio 2, bem mais confortável. E se conseguires, o phase 2.

                                                Quem diz que o Saxo e o 106 são confortáveis, é porque nunca experimentou os bancos de jardim das versões base.
                                                Originalmente Colocado por KingTDI Ver Post
                                                fonix....
                                                por curiosidade fui ao stand virtual e OLX ver preços e em bom estado andam acima dos 1000€.
                                                Assustei-me mais que tu quando vi a pedir 9000 por um CUP de mil nove e troca o passo no SV.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Se o CUP estiver de origem , 9000 pode não ser muito atendendo ao facto de ser pré clássico talvez?

                                                  Os Clio II já são de outro segmento ( apesar de oficialmente ser tudo B ).

                                                  Mas eu já andei em Clios I e II e ainda gostava de saber porque são tão adorados. São bons carros para o preço mas é mesmo só isso.

                                                  Só no Clio III é que já se compreende isso, dos quais gostei muito.

                                                  Mas voltando ao saxo, tambem importa o estado dos bancos.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    tirando a deformação do chassis em caso de acidente (já me contaram isso e já vi aqui perto um saxo de uma na altura funcionária da minha mulher todo deformado que levou uma panada valente em nacional de um merc que vinha a uns 70 km/h) e tirando o tal problema do eixo traseiro, é um carrito bom poara andar em cidade. até à 3ª velocidade tem muita força, é nervosito, depois é que são elas! andou um zx por casa em 4 mãos e 285 mil kms desde novo durante 17 anos até ir para a sucata, já no 2º motor (o primeiro durou sensivelmente 225 ou 235 mil e fui eu que acabei por dar cabo dele em conduções loucas. meteu-se depois um 1.4 de um 205, mas já devia vir com alguns problemas, pois durou mais uns 3 anos apenas.

                                                    já agora, a manutenção já falaram aqui. uma correia no sítio fica por 75€ num mecânico e o resto realmente é barato. pneus duram quase 100 mil se bem estimados, por exemplo. quanto ao eixo novamente, o meu irmão num 206 teve problemas há poucos anos, carro dele comprado de serviço. queriam mundos e fundos na norauto. foi ao meu mecânico, ficava por 120€, no final ficou por 75€. não era do eixo em si, mas peças envolventes. ainda aí anda diariamente sem problemas.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por VMPM Ver Post
                                                      Quanto a isso não sei, os pneus ainda têm muito piso, mas não são de uma marca premium. A minha ideia até é meter logo dois atrás bons. Os amortecedores só consigo perceber isso experimentado o carro, mas acredito que ainda sejam os de origem.

                                                      Não estou muito preocupado com o conforto nem penso andar rápido com o carro (rápido nem é a melhor palavra, é mais do género que não posso fazer a condução que faço no meu carro habitual).
                                                      Tive um Exclusive e para fazer cidade é uma opção muito económica. Na altura fazia quase 800km por depósito (Sem fazer AE). Não trava bem é a realidade, mas é uma questão de hábito acho (só notarás diferença se conduzires outro carro no dia-a-dia que era o meu caso).

                                                      Em relação ao curvar é preciso entrar com calma nas curvas mais apertadas mas também não é o cup :D. Em cidade nem darás por isso.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                                        tirando a deformação do chassis em caso de acidente (já me contaram isso e já vi aqui perto um saxo de uma na altura funcionária da minha mulher todo deformado que levou uma panada valente em nacional de um merc que vinha a uns 70 km/h) e tirando o tal problema do eixo traseiro, é um carrito bom poara andar em cidade. até à 3ª velocidade tem muita força, é nervosito, depois é que são elas! andou um zx por casa em 4 mãos e 285 mil kms desde novo durante 17 anos até ir para a sucata, já no 2º motor (o primeiro durou sensivelmente 225 ou 235 mil e fui eu que acabei por dar cabo dele em conduções loucas. meteu-se depois um 1.4 de um 205, mas já devia vir com alguns problemas, pois durou mais uns 3 anos apenas.

                                                        já agora, a manutenção já falaram aqui. uma correia no sítio fica por 75€ num mecânico e o resto realmente é barato. pneus duram quase 100 mil se bem estimados, por exemplo. quanto ao eixo novamente, o meu irmão num 206 teve problemas há poucos anos, carro dele comprado de serviço. queriam mundos e fundos na norauto. foi ao meu mecânico, ficava por 120€, no final ficou por 75€. não era do eixo em si, mas peças envolventes. ainda aí anda diariamente sem problemas.
                                                        Sim, em caso de acidente assusta um bocado ver aquilo. Mas tudo depende da condução, se bem que por vezes não há nada a fazer.

                                                        A manutenção é barata e acessível, isso pouco me preocupa, mas não deixam de ser 235.000KM em cima.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por electrao08 Ver Post
                                                          Tive um Exclusive e para fazer cidade é uma opção muito económica. Na altura fazia quase 800km por depósito (Sem fazer AE). Não trava bem é a realidade, mas é uma questão de hábito acho (só notarás diferença se conduzires outro carro no dia-a-dia que era o meu caso).

                                                          Em relação ao curvar é preciso entrar com calma nas curvas mais apertadas mas também não é o cup :D. Em cidade nem darás por isso.
                                                          Isso da travagem é engraçado. Estou muito habituado a estes sistemas de travagem recentes, conduzo todos os dias um carro que trava extremamente bem, portanto a diferença será grande. Mas é como disse acima, um condutor tem de saber adaptar a sua condução consoante o carro que conduz.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por VMPM Ver Post
                                                            Isso da travagem é engraçado. Estou muito habituado a estes sistemas de travagem recentes, conduzo todos os dias um carro que trava extremamente bem, portanto a diferença será grande. Mas é como disse acima, um condutor tem de saber adaptar a sua condução consoante o carro que conduz.
                                                            Certo mas tanto o saxo como o AX até têm bons travões para o seu segmento na altura.
                                                            Os mais fraquitos que tive conhecimento e até experiência foram os corsas B fase 1 e os fiats uno e punto mk1 .
                                                            Mas claro que os travões de um carro com pneus 165 não fazem milagres. Mesmo no C1 que depois tive, apesar do ABS, a travagem não era nada do outro mundo porque sem pneus largos nada feito mas pronto, cumpria.

                                                            Quanto à segurança passiva, o saxo é um carro que foi até aos anos 2000 mas a base dele era ainda do inicio dos anos 90 digamos. Só depois no C3 é que mudou drasticamente.


                                                            De resto um dos pontos que melhorou muito a segurança activa nos ultimos 20 anos foi a largura dos pneus. Se no saxo desse para meteres medida 185 é que era fixe.

                                                            Penso que as versões VTL/VTS ou Exclusive 1.4 já devem ter pneus mais largos que 165.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X