Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Primeiro carro- compromisso entre economia e divertimento

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Primeiro carro- compromisso entre economia e divertimento

    Boas.
    Vou fazer um ano e pouco de carta e achei que estava na hora de investir num carrito. Essencialmente procuro o que a maior parte dos recém-encartados procuram, algo mais económico e fiável que permita ter algum gozo na condução. Gosto bastante da estética de um Kia Ceed, VW Polo, Alfa romeo 147.

    1-Que tipo de carros gostas?

    Económico, relativamente bom de conduzir, 5 ou 3 portas, manutenção acessível.

    2-Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc)?

    A-Citadino; B-Utilitário; C-Pequeno familiar

    3-Que marcas e modelos gostas e equacionas?
    Honda Civic; Alfa Romeo 147; VW Polo (esteticamente); Gosto muito do Kia Ceed mas talvez seja um investimento um tanto elevado para primeiro carro, mas caso valha mesmo a pena não está fora das opções.

    4-Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência?
    Não muito frequentemente, no máximo duas vezes por semana.

    5-Precisarás de levar carga com frequência?

    Não.

    6-Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos?

    Típico percurso escola-trabalho-casa, com a ocasional saída ou passeio. Diria uns 10 mil km por ano no máximo.

    7-Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas?

    Não.

    8-Os consumos terão grande importância?
    É sempre preferível não ser muito gastador.

    9-A potência do motor terá grande importância?

    A suficiente para trazer algum gozo na condução mas não é necessário nada por aí além.

    10-Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos?

    Não.

    11-Que orçamento tens, valor mínimo e máximo?

    Preferencialmente entre 3000 e 4000.

    12-Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano?

    Usado.

    #2
    Podes comprar um 147 por baixo preço e terás um certo perfume desportivo, mas esses carros requerem alguma disponibilidade para manutenções mais caras que a média... Se comprares 147, procura um da 2.ª série.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
      Podes comprar um 147 por baixo preço e terás um certo perfume desportivo, mas esses carros requerem alguma disponibilidade para manutenções mais caras que a média... Se comprares 147, procura um da 2.ª série.
      Na bomba. São uns bêbedos à data, bem como acanhados a nível de cota disponível para passageiro(s).

      Comentário


        #4
        E não só na bomba. A manutenção também tem assim umas especificidades...

        Comentário


          #5
          Nunca reparei em nada, a especificidade maior era cumprir a manutenção. Convém, o que rara vez é realizado no parque automóvel, que por norma já é velho.

          Comentário


            #6
            principalmente na parte da suspensão é precisa alguma atenção.

            Comentário


              #7
              Alfa 147 1.6 TS foi dos carros que mais gostei de conduzir, um vicio brutal.

              Mas o motor 1.6 120cv obviamente que anda bem mas o carro ao mesmo tempo é filtrado e parece ter pouca força nas baixas rpm

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                Nunca reparei em nada, a especificidade maior era cumprir a manutenção. Convém, o que rara vez é realizado no parque automóvel, que por norma já é velho.
                Penso que ele se esteja a referir à troca da distribuição a cada 60 ou 80k( os kits que foram lançados depois em teoria aguentam um pouco mais), ao variador de fase e às 8 velas.

                Tirando isso, nos anos que o tive foi um carro completamente normal e que me deu muito gozo de conduzir.

                Comentário


                  #9
                  Diversão por pouco dinheiro, acho que os tri gémeos 108/c1/aygo são justos candidatos.

                  Pequenos, básicos, leves e com um som de motor bem raçudo para o carro em questão


                  Cump.

                  Comentário


                    #10
                    O problema dos carros "divertidos" nessa gama de preços é que o mais certo é alguém se ter "divertido" com eles antes de ti, e vai deixar as mazelas para o dono que vier.
                    Como tal, ou tens orçamento extra a pensar em potenciais mazelas que o carro terá, ou na minha opinião será melhor comprares um carro mais honesto e fazer-lhe uma boa revisão.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ice Ver Post
                      Diversão por pouco dinheiro, acho que os tri gémeos 108/c1/aygo são justos candidatos.

                      Pequenos, básicos, leves e com um som de motor bem raçudo para o carro em questão


                      Cump.
                      É bem verdade, aquilo papa curvas de montanha de uma forma impressionante para o segmento, porque alem de pequenos, têm bom comportamento.
                      E o motor é ágil, não sei é se o user queria algo mais poderoso em aceleração e travagem

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                        E não só na bomba. A manutenção também tem assim umas especificidades...
                        Alfas é sempre a tal coisa, ou gostas muito da marca e do carro e não te importas com as "especificidades", ou então mais vale esquecer e ir para outras paragens.

                        Comentário


                          #13
                          Procurava um 206 gti 1.6.

                          Comentário


                            #14
                            nunca conduzi, mas sempre disseram aqui que não tinha nada de especial e que esse motor, aliado ao peso, de gti tinha muito pouco.

                            Comentário


                              #15
                              Sim consta que o motor 1.6i 16v 110cv ao contrário da versão 120cv, foi uma desilusão.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                Sim consta que o motor 1.6i 16v 110cv ao contrário da versão 120cv, foi uma desilusão.
                                Eram coisas diferentes, o 1.6i 110 no 206 era uma coisa morna, acima ainda tinha o 2.0 136 e o 2.0 180cv. Não deixa de ser um conjunto interessante pelo preço, dinamicamente é interessante.

                                De qualquer forma, por mais um bocadinho:

                                https://www.olx.pt/anuncio/citroen-c...tml#b89f719b57

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                                  Eram coisas diferentes, o 1.6i 110 no 206 era uma coisa morna, acima ainda tinha o 2.0 136 e o 2.0 180cv. Não deixa de ser um conjunto interessante pelo preço, dinamicamente é interessante.

                                  De qualquer forma, por mais um bocadinho:

                                  https://www.olx.pt/anuncio/citroen-c...tml#b89f719b57
                                  Tanto quanto sei, o 206 GTi 1.6 só existiu aqui no tasco.
                                  GTis lá fora só com o 2.0.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Exacto. GTI 1.6 só por cá. Lá fora era um XS por exemplo.
                                    O motor 1.6 110, conheço-o bem. Já tive carros com esse motor. Em algumas coisas até era mais evoluído que o 1.6 120. Estava era muito castrado para cumprir as normas de poluição.
                                    Obviamente que quem saía de um 106 GTI e pegava num 206 GTI 1.6, ficava com menos 10cv e mais 100 kg de peso. Era de facto uma desilusão. Não pelo motor mas por uma sigla GTI o usar.

                                    Comentário


                                      #19
                                      https://www.olx.pt/anuncio/citroen-s...tml#19e86c012d

                                      Podes fechar

                                      Comentário


                                        #20
                                        até pensei que ias postar o outro de 9 mil!

                                        Comentário


                                          #21
                                          O de 9k é absurdo, mas esse não está "caro" e tem bom aspeto ainda que com algumas coisas a fazer. Eu não vendo o meu g40 por esse preço e nem tem comparação um carro para o outro

                                          Comentário


                                            #22
                                            Sim, o 206 1.6 GTI não é a maior espingarda do mundo, mas a meu ver é um carro porreiro para 1º carro. Minimamente engraçado de conduzir, fiável e com consumos muito comedidos. Já agora, o 2.0 GTI foi também vendido em Portugal.

                                            Outra boa opção é C2 VTS como disseram. O C2 é um carro mais recente e deve andar ligeiramente mais, é uma melhor opção para a maioria das pessoas, menos para mim. A qualidade montagem e dos materiais é má e o feeling da direcção é inexistente. O nosso C2 partiu 2x os apois dos bancos (o que permite "dobrar" as costas do banco) e partiu uma vez um apoio do porta. Fui a ver e descobri que o apoio da porta era o mesmo do Citroen C3, que tem uma porta mais pequena e mais leve que a do C2, tenho pouca paciência para estes problemas de concepção. Tirando estas coisas, é um carro muito porreiro.

                                            Alfa Romeo 147 eu descartaria por ser um carro que bebe imenso, especialmente para alguém que seja estudante. Médias abaixo de 8 são um mito.
                                            Editado pela última vez por marelo; 13 August 2020, 11:52.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Blatzvid Ver Post
                                              O de 9k é absurdo, mas esse não está "caro" e tem bom aspeto ainda que com algumas coisas a fazer. Eu não vendo o meu g40 por esse preço e nem tem comparação um carro para o outro
                                              Não tem comparação como assim?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                Não tem comparação como assim?
                                                O cup é mais "carro" que o g40 , falando de segurança/travagem/curva etc

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Blatzvid Ver Post
                                                  O cup é mais "carro" que o g40 , falando de segurança/travagem/curva etc
                                                  Ah tabem mas o G40 tambem é mais antigo, mas de qualquer forma o G40 tinha mais uma filosofia de muscle car, com força bruta e divertimento, perdendo para a concorrência nos travões e comportamento mas por outro lado aquele mutor até bufa hehe.

                                                  Mas olha que qualquer um deles é clássico. Quer dizer, o G40 mais clássico será por ser mais antigo e já com idade para isso. O CUP ainda é mt recente.

                                                  Olha que se calhar ainda vendias o G40 por 9 mil paus

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por marelo Ver Post
                                                    Sim, o 206 1.6 GTI não é a maior espingarda do mundo, mas a meu ver é um carro porreiro para 1º carro. Minimamente engraçado de conduzir, fiável e com consumos muito comedidos. Já agora, o 2.0 GTI foi também vendido em Portugal.

                                                    Outra boa opção é C2 VTS como disseram. O C2 é um carro mais recente e deve andar ligeiramente mais, é uma melhor opção para a maioria das pessoas, menos para mim. A qualidade montagem e dos materiais é má e o feeling da direcção é inexistente. O nosso C2 partiu 2x os apois dos bancos (o que permite "dobrar" as costas do banco) e partiu uma vez um apoio do porta. Fui a ver e descobri que o apoio da porta era o mesmo do Citroen C3, que tem uma porta mais pequena e mais leve que a do C2, tenho pouca paciência para estes problemas de concepção. Tirando estas coisas, é um carro muito porreiro.

                                                    Alfa Romeo 147 eu descartaria por ser um carro que bebe imenso, especialmente para alguém que seja estudante. Médias abaixo de 8 são um mito.
                                                    Consumos muito comedidos no 206 GTi de 110cv? Não é essa a idéia que tenho, mas posso estar enganado.

                                                    De qualquer forma o 206 GTi é um carro que pode encaixar naquilo que o autor deste tópico procura (consumo à parte). E tem a vantagem de serem mais fáceis de encontrar no mercado de usados, a bom preço, do que p.ex. o Renault Clio 1.6 16v (o seu rival mais direto).
                                                    Editado pela última vez por PauloRaposo; 13 August 2020, 14:37.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post
                                                      Consumos muito comedidos no 206 GTi de 110cv? Não é essa a idéia que tenho, mas posso estar enganado.

                                                      De qualquer forma o 206 GTi é um carro que pode encaixar naquilo que o autor deste tópico procura (consumo à parte). E tem a vantagem de serem mais fáceis de encontrar no mercado de usados, a bom preço, do que p.ex. o Renault Clio 1.6 16v (o seu rival mais direto).
                                                      Eu tive esse motor num Xsara (mais pesado talvez uns 100kg que o 206 GTI) e fazia 6.5L/100 kms de média. No entanto, é possível que o 206 tenha uma relação de caixa mais curta e que consuma mais, não sei.

                                                      A média deste motor no 206 é de 7.3L/100kms. A meu ver é um valor aceitavel (embora menos espetacular do que eu tinha previsto)
                                                      https://www.spritmonitor.de/en/overv...=1&powerunit=2

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        9000€ por um Cup é ridículo. Só se estivesse em perfeitas condições com muito poucos km.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                                                          9000€ por um Cup é ridículo. Só se estivesse em perfeitas condições com muito poucos km.
                                                          Naturalmente que por esses valores teria de ter poucos KM mas com tudo igual ao de origem excepto peças de desgaste ou de avarias, nada de rebaixamentos nem admissões xpto, etc.
                                                          E claro, revisão bem feita, amortecedores, pneus, etc etc.

                                                          Podemos é discutir se ainda é demasiado novo para já valer 9000 euros hehe.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por marelo Ver Post
                                                            Eu tive esse motor num Xsara (mais pesado talvez uns 100kg que o 206 GTI) e fazia 6.5L/100 kms de média. No entanto, é possível que o 206 tenha uma relação de caixa mais curta e que consuma mais, não sei.

                                                            A média deste motor no 206 é de 7.3L/100kms. A meu ver é um valor aceitavel (embora menos espetacular do que eu tinha previsto)
                                                            https://www.spritmonitor.de/en/overv...=1&powerunit=2
                                                            O 206 GTi 110cv tem consumos semelhantes ao Clio 1.6 16v. Digamos que para um 1.6 da época tem consumos aceitáveis. No máximo comedidos. Mas muito comedidos achei uma expressão demasiado "forte" que poderia induzir o autor do tópico em erro.

                                                            São modelos que na cidade exibem consumos algo elevados (na ordem dos 10 litros), mas fora dela até conseguem uns consumos simpáticos (entre os 6 e os 7 litros). Mas sim, para o divertimento que proporcionam, até que não se podem considerar modelos muito gulosos.

                                                            Um Civic VI (EK3) com o 1.5 de 115cv é mais económico e fiável que estes 2 modelos citados. Mas é muito difícil encontrar um em boas condições e a bom preço. O Civic VII 3P com motor 1.6 de 110cv, também pode ser uma opção. Não sendo tão económico como o EK3 1.5 de 115cv, ainda assim tem um motor com consumos ligeiramente inferiores aos do Clio 1.6 16v e 206 GTi 1.6.
                                                            Editado pela última vez por PauloRaposo; 13 August 2020, 15:52.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X