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    SEC XXI

    Já repararam que antigamente para se poder ter um carro potente era preciso ter um motor "grande" duplo carburador,um bom distribuidor,umas velas de 4polos etc.....etc...Hoje com um mero chip ou uma repogramacão conseguimos ganhos de 30,40cv ou mais!!!![:0]!!!Até parece que os carros de hoje andam através de doping!!!:D

    #2
    É. Os transístores e os circuitos integrados fizeram "milagres". :D

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      #3
      citação:Originalmente colocada por João bernardo

      Já repararam que antigamente para se poder ter um carro potente era preciso ter um motor "grande" duplo carburador,um bom distribuidor,umas velas de 4polos etc.....etc...Hoje com um mero chip ou uma repogramacão conseguimos ganhos de 30,40cv ou mais!!!![:0]!!!Até parece que os carros de hoje andam através de doping!!!:D
      Hoje em dia é tudo electronico e compoturizado, ao passo que antigamente era tudo mecânico. E eram bons velhos tempos.

      VOLTEM CARBURADORES!!! voltem....

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        #4
        Em contrapartida antigamente os carros só paravam quando "partia" qualquer coisa. Hj em dia, a m**** de uma MAF a dar leituras erradas faz um carro novo parecer um velho de 90 anos numa cadeira de rodas...

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          #5
          eu adoro quando de manhã puxo o botão do ar [}]para ligar o carro e depois fico ali a carregar no acelarador a cheirar a gasolina fresquinha[}], depois abro o vidro a manivela[}] viro o volante com direção assistida a braços[}] e lá vou todo contente com os meus 45 burros [}]que não passam dos 120 em AE. quando preciso de travar carrego no pedal dos abrandadores[}] e lá vai ele deslizando até parar se não encontrar nada pelo caminho[}].ai como é bom entrar no carro da minha maria e regredir no tempo, só é pena é ela não regredir também e continuar com os belos pneuzitos da idade...[}]ai se ela me ouve:D:D:D

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            #6
            citação:Originalmente colocada por furão

            eu adoro quando de manhã puxo o botão do ar [}]para ligar o carro e depois fico ali a carregar no acelarador a cheirar a gasolina fresquinha[}], depois abro o vidro a manivela[}] viro o volante com direção assistida a braços[}] e lá vou todo contente com os meus 45 burros [}]que não passam dos 120 em AE. quando preciso de travar carrego no pedal dos abrandadores[}] e lá vai ele deslizando até parar se não encontrar nada pelo caminho[}].ai como é bom entrar no carro da minha maria e regredir no tempo, só é pena é ela não regredir também e continuar com os belos pneuzitos da idade...[}]ai se ela me ouve:D:D:D
            ès um poeta

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

              citação:Originalmente colocada por João bernardo

              Já repararam que antigamente para se poder ter um carro potente era preciso ter um motor "grande" duplo carburador,um bom distribuidor,umas velas de 4polos etc.....etc...Hoje com um mero chip ou uma repogramacão conseguimos ganhos de 30,40cv ou mais!!!![:0]!!!Até parece que os carros de hoje andam através de doping!!!:D
              Hoje em dia é tudo electronico e compoturizado, ao passo que antigamente era tudo mecânico. E eram bons velhos tempos.

              VOLTEM CARBURADORES!!! voltem....
              NÃO VOLTEM!!! Fiquem onde estão...

              Gosto muito de ter uma pastilha de silicio a controlar o meu carro, a baixar o consumo, a aumentar a segurança, etc.. Não sinto saudades nenhumas (no dia-a-dia) de "abrir o ar", carburadores, consumos maiores, menos segurança nem de "macânicos" que achavam que resolviam qualquer problema com uma chave de fendas e uma marreta mas que depois iam tentando adivinhar de onde seria a origem do problema por "tentativa e erro"...

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                #8
                citação:Originalmente colocada por M6

                citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

                citação:Originalmente colocada por João bernardo

                Já repararam que antigamente para se poder ter um carro potente era preciso ter um motor "grande" duplo carburador,um bom distribuidor,umas velas de 4polos etc.....etc...Hoje com um mero chip ou uma repogramacão conseguimos ganhos de 30,40cv ou mais!!!![:0]!!!Até parece que os carros de hoje andam através de doping!!!:D
                Hoje em dia é tudo electronico e compoturizado, ao passo que antigamente era tudo mecânico. E eram bons velhos tempos.

                VOLTEM CARBURADORES!!! voltem....
                NÃO VOLTEM!!! Fiquem onde estão...

                Gosto muito de ter uma pastilha de silicio a controlar o meu carro, a baixar o consumo, a aumentar a segurança, etc.. Não sinto saudades nenhumas (no dia-a-dia) de "abrir o ar", carburadores, consumos maiores, menos segurança nem de "macânicos" que achavam que resolviam qualquer problema com uma chave de fendas e uma marreta mas que depois iam tentando adivinhar de onde seria a origem do problema por "tentativa e erro"...
                [^]dito! os carros antigos sao mto bonitos para fins recreativos e tal, agora dia-a-dia n me tirem a minha tecnologia sff.

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por M6

                  citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

                  citação:Originalmente colocada por João bernardo

                  Já repararam que antigamente para se poder ter um carro potente era preciso ter um motor "grande" duplo carburador,um bom distribuidor,umas velas de 4polos etc.....etc...Hoje com um mero chip ou uma repogramacão conseguimos ganhos de 30,40cv ou mais!!!![:0]!!!Até parece que os carros de hoje andam através de doping!!!:D
                  Hoje em dia é tudo electronico e compoturizado, ao passo que antigamente era tudo mecânico. E eram bons velhos tempos.

                  VOLTEM CARBURADORES!!! voltem....
                  NÃO VOLTEM!!! Fiquem onde estão...

                  Gosto muito de ter uma pastilha de silicio a controlar o meu carro, a baixar o consumo, a aumentar a segurança, etc.. Não sinto saudades nenhumas (no dia-a-dia) de "abrir o ar", carburadores, consumos maiores, menos segurança nem de "macânicos" que achavam que resolviam qualquer problema com uma chave de fendas e uma marreta mas que depois iam tentando adivinhar de onde seria a origem do problema por "tentativa e erro"...
                  x2 ... os motores a carburador poluiam mais, faziam mais barulho , consumiam muito mais, e para se ter um carro um pouco rápido.. era preciso ser quase rico para suportar a gasolina que as bestas bebiam...

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por dysplay21

                    citação:Originalmente colocada por M6

                    citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

                    citação:Originalmente colocada por João bernardo

                    Já repararam que antigamente para se poder ter um carro potente era preciso ter um motor "grande" duplo carburador,um bom distribuidor,umas velas de 4polos etc.....etc...Hoje com um mero chip ou uma repogramacão conseguimos ganhos de 30,40cv ou mais!!!![:0]!!!Até parece que os carros de hoje andam através de doping!!!:D
                    Hoje em dia é tudo electronico e compoturizado, ao passo que antigamente era tudo mecânico. E eram bons velhos tempos.

                    VOLTEM CARBURADORES!!! voltem....
                    NÃO VOLTEM!!! Fiquem onde estão...

                    Gosto muito de ter uma pastilha de silicio a controlar o meu carro, a baixar o consumo, a aumentar a segurança, etc.. Não sinto saudades nenhumas (no dia-a-dia) de "abrir o ar", carburadores, consumos maiores, menos segurança nem de "macânicos" que achavam que resolviam qualquer problema com uma chave de fendas e uma marreta mas que depois iam tentando adivinhar de onde seria a origem do problema por "tentativa e erro"...
                    [^]dito! os carros antigos sao mto bonitos para fins recreativos e tal, agora dia-a-dia n me tirem a minha tecnologia sff.
                    exacto [:X]

                    Comentário


                      #11
                      Bah, prefiro o século passado. Os "actualmente" não me convencem, de todo. :D

                      Comentário


                        #12
                        Prefiro um carro que pare antes de partir, do que aquele que pára depois de partir. Sai mais barato.

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por Irreligious

                          Prefiro um carro que pare antes de partir, do que aquele que pára depois de partir. Sai mais barato.
                          Realmente sai mais barato, mas para isso prefiro não ter um carro...
                          Eu cá prefiro um carro que pare depois de partir, quando chega ao seu destino. :D

                          Comentário


                            #14
                            ya.......mas antigamente eles uivavam! agora só assobiam!!!!!!!!

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por M6

                              citação:Originalmente colocada por Irreligious

                              Prefiro um carro que pare antes de partir, do que aquele que pára depois de partir. Sai mais barato.
                              Realmente sai mais barato, mas para isso prefiro não ter um carro...
                              Eu cá prefiro um carro que pare depois de partir, quando chega ao seu destino. :D
                              Se chegar. Mas isto sou eu, que não gosto de alcatrão. :D

                              Comentário


                                #16
                                Mas é sempre bom ficar agarrado com os platinados do distribuidor nas lonas digo isto nos anos 80 em contrapartida nos dias de hoje ia com um amigo que tem uma skoda fabia e á saida da ponte 25abril ligou os 4piscas perdeu potencia e açelarava sozinha!!!!:D:D

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por rui_cruz

                                  citação:Originalmente colocada por M6

                                  citação:Originalmente colocada por Irreligious

                                  Prefiro um carro que pare antes de partir, do que aquele que pára depois de partir. Sai mais barato.
                                  Realmente sai mais barato, mas para isso prefiro não ter um carro...
                                  Eu cá prefiro um carro que pare depois de partir, quando chega ao seu destino. :D
                                  Se chegar. Mas isto sou eu, que não gosto de alcatrão. :D
                                  Creio que a probabilidade de chegar em alcatrão é superior à probabilidade de chegar fora do alcatrão!
                                  Mas isto sou eu, a especular sobre probabilidades! :D

                                  Comentário


                                    #18
                                    prefiro os antigos a carburador sem duvida.

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por M6

                                      Creio que a probabilidade de chegar em alcatrão é superior à probabilidade de chegar fora do alcatrão!
                                      Mas isto sou eu, a especular sobre probabilidades! :D
                                      Tenho as minhas dúvidas, quanto mais não seja pelo risco de acidente. :D

                                      De qualquer das formas, os expoentes máximos de fiabilidade continuam a evitar ao máximos as electricidades e as electrónicas, porque será?

                                      Posso garantir que 95% dos problemas que tive em carros são eléctricos "barra" electrónicos. E incluo carros alemães, espanhóis e ingleses. O japonês, por acaso, não padece da maleita mas a única coisa electrónica digna de nota é o ABS...

                                      Comentário


                                        #20
                                        velhos do restelo a esta hora [}][}][}]

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por Vieira

                                          velhos do restelo a esta hora [}][}][}]
                                          Até me convencerem do contrário, sim.

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por rui_cruz

                                            citação:Originalmente colocada por M6

                                            Creio que a probabilidade de chegar em alcatrão é superior à probabilidade de chegar fora do alcatrão!
                                            Mas isto sou eu, a especular sobre probabilidades! :D
                                            Tenho as minhas dúvidas, quanto mais não seja pelo risco de acidente. :D
                                            Estás a dizer que é mais fácil desviares-te de um pinheiro do que um buraco? :D

                                            citação:
                                            De qualquer das formas, os expoentes máximos de fiabilidade continuam a evitar ao máximos as electricidades e as electrónicas, porque será?
                                            Podia dizer-te que é pelo facto de apostarem em teconologias mais maduras ou simplesmente porque ficaram parados no tempo, não evoluiram e não conhecem mais nada...
                                            Mas a verdade é que essa tua afirmação não tem base de sustentação, mas estou curioso em saber a resposta para esta pergunta: Qual é o expoente máximo da fiabilidade?

                                            citação:
                                            Posso garantir que 95% dos problemas que tive em carros são eléctricos "barra" electrónicos. E incluo carros alemães, espanhóis e ingleses. O japonês, por acaso, não padece da maleita mas a única coisa electrónica digna de nota é o ABS...
                                            Curioso, o meu caso é precisamente o oposto. Os únicos problemas electricos/electrónicos que presenciei foram apenas 3 chaves descodificadas (algo "estupidamente irritante"), tudo o resto foi mecânico.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Sem quotes, para não complicar.

                                              1 - O pinheiro - vê-se a uma distância maior. :D

                                              2 - Tem, tem. Destaco as diferentes versões consoante o desenvolvimento estrutural dos mercados, desde a rede de assistência às condições climatéricas e rodoviárias.

                                              Qual o expoente máximo de fiabilidade? Fácil, facílimo - todo e qualquer veículo que seja mais simples que o vizinho do lado. Menos sistemas, menos componentes implicam menor propensão a avarias (desde que os veículos sejam concebidos de igual forma para se poderem comparar).

                                              3 - Não sei a que condições são sujeitas os veículos que consolidam a tua experiência.

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por rui_cruz

                                                Sem quotes, para não complicar.

                                                1 - O pinheiro - vê-se a uma distância maior. :D
                                                Isso é um facto, tens razão! :D

                                                citação:
                                                2 - Tem, tem. Destaco as diferentes versões consoante o desenvolvimento estrutural dos mercados, desde a rede de assistência às condições climatéricas e rodoviárias.

                                                Qual o expoente máximo de fiabilidade? Fácil, facílimo - todo e qualquer veículo que seja mais simples que o vizinho do lado. Menos sistemas, menos componentes implicam menor propensão a avarias (desde que os veículos sejam concebidos de igual forma para se poderem comparar).
                                                Mas isso nada tem a ver com o facto de ser "mais mecânico" ou "mais electrónico", a tua lógica rege-se apenas pelo número de componentes e a tua regra é "menos compontentes = mais fiabilidade"

                                                citação:
                                                3 - Não sei a que condições são sujeitas os veículos que consolidam a tua experiência.
                                                Mercedes Benz, Clio e Skoda foram os das chaves descodificadas. Quanto aos veículos onde já pus a mão em kms suficientes para que os considere um exemplo significativo (posso esquecer-me de algum e em alguns casos conduzi mais de uma versão, mas dá para ficar com uma ideia):
                                                - Citroen BX
                                                - Clio II
                                                - Astra
                                                - Almera
                                                - Lanos
                                                - Mazda 6
                                                - Saxo
                                                - Ibiza
                                                - Cordoba
                                                - 206 e 206 SW
                                                - Matiz
                                                Enfim, principalmente um expectro relativamente interessante em carros dos segmentos baixos.

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                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                                  citação:Originalmente colocada por dysplay21

                                                  citação:Originalmente colocada por M6

                                                  citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

                                                  citação:Originalmente colocada por João bernardo

                                                  Já repararam que antigamente para se poder ter um carro potente era preciso ter um motor "grande" duplo carburador,um bom distribuidor,umas velas de 4polos etc.....etc...Hoje com um mero chip ou uma repogramacão conseguimos ganhos de 30,40cv ou mais!!!![:0]!!!Até parece que os carros de hoje andam através de doping!!!:D
                                                  Hoje em dia é tudo electronico e compoturizado, ao passo que antigamente era tudo mecânico. E eram bons velhos tempos.

                                                  VOLTEM CARBURADORES!!! voltem....
                                                  NÃO VOLTEM!!! Fiquem onde estão...

                                                  Gosto muito de ter uma pastilha de silicio a controlar o meu carro, a baixar o consumo, a aumentar a segurança, etc.. Não sinto saudades nenhumas (no dia-a-dia) de "abrir o ar", carburadores, consumos maiores, menos segurança nem de "macânicos" que achavam que resolviam qualquer problema com uma chave de fendas e uma marreta mas que depois iam tentando adivinhar de onde seria a origem do problema por "tentativa e erro"...
                                                  [^]dito! os carros antigos sao mto bonitos para fins recreativos e tal, agora dia-a-dia n me tirem a minha tecnologia sff.
                                                  exacto [:X]
                                                  Mas isto é tudo "maria vao com todos"?[}]

                                                  Discordo de tudo o que disseram.
                                                  Só o som de um motor a carburador é música para os meus ouvidos![8D]

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                                                    #26
                                                    Ningém inventou grande coisa nos automóveis dos últimos 20 anos a nível mecânico sem serem geridos pela electrónica. Daí que esta última seja responsável pelo aparecimento de mais sistemas a bordo dos carros. Mais sistemas que dizer...

                                                    Os circuitos integrados simplesmente baixaram custos, daí a sua proliferação. Paradoxalmente, os topos de gama são cada vez mais caros... e porquê? Porque estreiam soluções a nível de electrónica! Mais tarde descem pelos vários segmentos mas até lá dão muita barracada.

                                                    E aqui chego aos veículos que referes. Todos eles são bastante simples, não têm muita coisa para avariar. Dos que referes, destaco o Ibiza. Tive 2, um com injecção mecânica e outro com injecção electrónica. O segundo foi uma dor de cabeça simplesmente por causa de uma ficha com sujidade. E dar com o gato? Não sei quantas idas à oficina, dinheiro mal gasto com uma MAF, dores de cabeça sem razão de ser, enfim.

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                                                      citação:Originalmente colocada por rui_cruz

                                                      Ningém inventou grande coisa nos automóveis dos últimos 20 anos a nível mecânico sem serem geridos pela electrónica. Daí que esta última seja responsável pelo aparecimento de mais sistemas a bordo dos carros. Mais sistemas que dizer...

                                                      Os circuitos integrados simplesmente baixaram custos, daí a sua proliferação. Paradoxalmente, os topos de gama são cada vez mais caros... e porquê? Porque estreiam soluções a nível de electrónica! Mais tarde descem pelos vários segmentos mas até lá dão muita barracada.
                                                      Muita barracada? Nem tanto. Corre-se sempre um risco quando se aposta em algo novo, e efectivamente essas cenas estreiam-se nos topos de gama, mas daí a dizer que dão barracada...

                                                      citação:
                                                      E aqui chego aos veículos que referes. Todos eles são bastante simples, não têm muita coisa para avariar. Dos que referes, destaco o Ibiza. Tive 2, um com injecção mecânica e outro com injecção electrónica. O segundo foi uma dor de cabeça simplesmente por causa de uma ficha com sujidade. E dar com o gato? Não sei quantas idas à oficina, dinheiro mal gasto com uma MAF, dores de cabeça sem razão de ser, enfim.
                                                      Simples? Bem, talvez pela tua definição... Todos a partir do final da década de 90 têm bastante electricidade/electrónica, não só na injecção/maf, mas também em ABS, ETC, AB e noutras coisas mais banais como VE, antena electrica, FC, chaves codificadas (as tais das dores de cabeça)...

                                                      A minha opinião é que os "mais mecânicos" não são mais fiáveis/robusto, o que acontece é que os problemas que temos agora são distintos dos que tinhamos há 20 anos atrás, nada mais.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        2 exemplos de barracadas: Range Rover P38 e Mercedes Classe E W??? que não sei qual é o chassis (que levou o próprio presidente da Mercedes a admitir os erros relativamente à aposta desmesurada na electrónica...)

                                                        Problemas com airbags, volta e meia, aparecem. Ah, e tal, sensibilidade dos sensores... Olha, tive um que abriu quando se deu à chave. Simpático, não é? O que vale é que era lateral.

                                                        Para ilustrar aquilo a que me refiro: compare-se dois modelos de uma só marca. Exemplo: HZJ105 vs HDJ100 da Toyota. E vê lá se o primeiro tem as mariquices do segundo - algumas das quais dão problemas recorrentes.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por rui_cruz

                                                          Ningém inventou grande coisa nos automóveis dos últimos 20 anos a nível mecânico sem serem geridos pela electrónica. Daí que esta última seja responsável pelo aparecimento de mais sistemas a bordo dos carros. Mais sistemas que dizer...

                                                          Os circuitos integrados simplesmente baixaram custos, daí a sua proliferação. Paradoxalmente, os topos de gama são cada vez mais caros... e porquê? Porque estreiam soluções a nível de electrónica! Mais tarde descem pelos vários segmentos mas até lá dão muita barracada.
                                                          Muita barracada? Nem tanto. Corre-se sempre um risco quando se aposta em algo novo, e efectivamente essas cenas estreiam-se nos topos de gama, mas daí a dizer que dão barracada...

                                                          citação:
                                                          E aqui chego aos veículos que referes. Todos eles são bastante simples, não têm muita coisa para avariar. Dos que referes, destaco o Ibiza. Tive 2, um com injecção mecânica e outro com injecção electrónica. O segundo foi uma dor de cabeça simplesmente por causa de uma ficha com sujidade. E dar com o gato? Não sei quantas idas à oficina, dinheiro mal gasto com uma MAF, dores de cabeça sem razão de ser, enfim.
                                                          Simples? Bem, talvez pela tua definição... Todos a partir do final da década de 90 têm bastante electricidade/electrónica, não só na injecção/maf, mas também em ABS, ETC, AB e noutras coisas mais banais como VE, antena electrica, FC, chaves codificadas (as tais das dores de cabeça)...

                                                          A minha opinião é que os "mais mecânicos" não são mais fiáveis/robusto, o que acontece é que os problemas que temos agora são distintos dos que tinhamos há 20 anos atrás, nada mais.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por M6

                                                            citação:Originalmente colocada por rui_cruz

                                                            Ningém inventou grande coisa nos automóveis dos últimos 20 anos a nível mecânico sem serem geridos pela electrónica. Daí que esta última seja responsável pelo aparecimento de mais sistemas a bordo dos carros. Mais sistemas que dizer...

                                                            Os circuitos integrados simplesmente baixaram custos, daí a sua proliferação. Paradoxalmente, os topos de gama são cada vez mais caros... e porquê? Porque estreiam soluções a nível de electrónica! Mais tarde descem pelos vários segmentos mas até lá dão muita barracada.
                                                            Muita barracada? Nem tanto. Corre-se sempre um risco quando se aposta em algo novo, e efectivamente essas cenas estreiam-se nos topos de gama, mas daí a dizer que dão barracada...

                                                            citação:
                                                            E aqui chego aos veículos que referes. Todos eles são bastante simples, não têm muita coisa para avariar. Dos que referes, destaco o Ibiza. Tive 2, um com injecção mecânica e outro com injecção electrónica. O segundo foi uma dor de cabeça simplesmente por causa de uma ficha com sujidade. E dar com o gato? Não sei quantas idas à oficina, dinheiro mal gasto com uma MAF, dores de cabeça sem razão de ser, enfim.
                                                            Simples? Bem, talvez pela tua definição... Todos a partir do final da década de 90 têm bastante electricidade/electrónica, não só na injecção/maf, mas também em ABS, ETC, AB e noutras coisas mais banais como VE, antena electrica, FC, chaves codificadas (as tais das dores de cabeça)...

                                                            A minha opinião é que os "mais mecânicos" não são mais fiáveis/robusto, o que acontece é que os problemas que temos agora são distintos dos que tinhamos há 20 anos atrás, nada mais.
                                                            Já estás a gaguejar, é um princípio. [}]

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