Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Renovação Carta Condução - Martírio - Covid19

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Renovação Carta Condução - Martírio - Covid19

    Boas.

    (Não sei se o tópico está na secção correta. Caso não esteja, peço para o moverem.)

    O meu pai precisa renovar a sua CC. A mesma caducou dia 19 de Agosto. Pelo que sei, está válida até fim de Outubro, devido ao Covid.

    Durante meses, foi-lhe negada a consulta médica para emissão do respectivo atestado (algo que até compreendo devido à pandemia). Mas este mês, e na iminência da caducidade da sua carta, lá consegui marcar a consulta para o médico de família, que lhe passou o atestado.

    O meu pai foi então ao Imt da sua área de residência para tratar da renovação e estava fechado (Covid). Na porta um letreiro dizia para telefonar ou enviar mail para fazer a marcação para ser atendido presencialmente. Telefonemas vão todos para o tecto, ninguém atende. Mandei então um mail e responderam que a renovação da carta podia e devia ser feita online. Ora, eu já tinha tentado fazer a renovação online, mas dava erro e desisti. Voltei a tentar mas não dava mesmo.

    Decidi então pesquisar se existiam lojas do cidadão com balcão do Imt abertas e encontrei a 25kms de casa uma que atendia presencialmente por marcação. Liguei, marquei e lá fui eu com o meu velhote. Ele entrou à hora marcada, esteve lá mais de meia hora (eu esperei cá fora, claro). Passada a meia hora, ele saiu acompanhado pela funcionária que me chamou dizendo que não conseguia fazer a renovação da carta devido a erros informáticos, que a morada não era reconhecida, que ligou para os serviços centrais mas que ninguém atendeu blá bla bla. Disse que enviou mail a reportar e que me ligava até ao fim da semana, quando tivesse resposta. (Aquilo cheirou logo a esturro, pois quando me confrontei com os erros informáticos no processo de renovação online que tentei inicialmente fazer, também mandei mail a reportar e solicitar ajuda para o endereço que eles mencionavam lá no site e até hoje resposta foi zero!)

    Liguei para lá na se!ana seguinte para saber novidades e quem atendeu foi a tal funcionária que me relembrou que me ligaria quando tivesse uma resposta. Eu também a relembrei educadamente que ela havia dito que "até sexta já deve ter a resposta" e a sexta passou e nada.

    Continuo à espera e não estou a ver jeitos da coisa se resolver. O meu pai não alterou dados nenhuns desde a última renovação. Tudo igual, morada etc....Mas dá erro dizem eles. Eu mesmo tentei inicialmente fazer a renovação online e deparei-me com erros que não me deixavam avançar.

    E agora???

    #2
    Isso é algo que só se vai resolver mesmo indo ao IMTT, não há outra hipótese, agora claro dado à situação que estamos a viver, os serviços andam todos sobrelotados, como dizes e bem, tentar telefonar é para esquecer, seja para que serviço for, ninguém atende telefones, mails é outra anedota, e quando surge problemas informáticos anda tudo a empurrar com a barriga e nós com as coisas para resolver.

    Basicamente os serviços já eram uma desgraça antes da pandemia, agora então é o salve-se quem puder, para tratar de alguma coisa.

    Também ando aqui à dois meses para resolver algo na DGEG em Lisboa, a treta é a mesma, visto ninguém atender telefonemas ou responder a email's e a informação no site ser vaga, já enviei documentação para lá e no final um colega meu trabalha na manutenção do edifício, esteve lá sabia do que se passava, telefonou-me que segundo lá o funcionário, alguns dos documentos tinham de ir autenticados, bem fiquei passado, lá tive de ir a um notário autenticar tudo e enviar novamente via CTT com aviso de receção e rastreio, para não terem hipótese de dizer que as coisas não chegaram lá.

    isto já não há paciência para estas tretas dos serviços do estado.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Jarbas83 Ver Post
      Boas.

      Ora, eu já tinha tentado fazer a renovação online, mas dava erro e desisti. Voltei a tentar mas não dava mesmo.
      ...
      Continuo à espera e não estou a ver jeitos da coisa se resolver. O meu pai não alterou dados nenhuns desde a última renovação. Tudo igual, morada etc....Mas dá erro dizem eles. Eu mesmo tentei inicialmente fazer a renovação online e deparei-me com erros que não me deixavam avançar.
      Mas que tipo de erro dá?

      Comentário


        #4
        Se o atestado médico foi electrónico a carta pode ser renovada pela internet. IMT online com a senha das Finanças.

        Comentário


          #5
          Se tem cartão de cidadão pode renovar pela internet.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Omega Ver Post
            Mas que tipo de erro dá?
            Só estou a imaginar não ter cartão de cidadão (acho que tentei fazer qualquer online antes de ter cartão de cidadão e também deu erro a meio do processo).

            Ainda há poucos dias a minha mulher renovou online, e há uns meses um amigo meu.
            Ela usou a informação do cartão de cidadão para a carta de condução, nomeadamente a fotografia.

            Comentário


              #7
              Sim, de facto não tem cartão de cidadão. Tem Bi vitalício. E o atestado tem em papel. Mas no processo de renovação online tem lá um Campo que diz: "Caso seja portador de Bi, clique em prosseguir". Quando clico dá 3 erros:

              INPUT-A08
              DATAN-E01
              PAISNC-E01
              Editado pela última vez por Jarbas83; 26 August 2020, 05:20.

              Comentário


                #8
                Pois... acho que os erros acontecem precisamente quando não se tem cartão de cidadão, porque todos os que têm conseguem renovar a carta sem erros.

                A alternativa é a que eu fiz: renovei no ACP.

                Se também não for sócio do ACP, resta fazer isso presencialmente numa loja do cidadão.

                Comentário


                  #9
                  Mas ele foi à loja do cidadão e lá também não conseguem renovar

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                    Mas ele foi à loja do cidadão e lá também não conseguem renovar
                    Volto a listar as várias alternativas:

                    — Online com o cartão de cidadão
                    — ACP para sócios
                    — Loja do cidadão (balcão do IMT)

                    Estão aqui listadas (excepto o ACP):
                    Revalidação da Carta de Condução

                    Portanto, em último caso, o balcão do IMT numa loja do cidadão tem sempre de conseguir resolver o problema: são eles a entidade que gere a coisa.

                    Se não quiser andar às turras com o IMT, tem duas alternativas:
                    — Pedir o cartão de cidadão, e depois pedir online a renovação da carta
                    — Fazer-se sócio do ACP e pedir a renovação da carta.



                    Eu aconselho fazer o cartão de cidadão.


                    Por várias razões:
                    — Vai ser útil para outras situações.
                    — O mais certo é o balcão do IMT na loja do cidadão estar a esbarrar no mesmo problema por falta do cartão de cidadão.
                    — Nada garante que o ACP consiga resolver o problema.


                    https://eportugal.gov.pt/pt/servicos...tao-de-cidadao

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                      Volto a listar as várias alternativas:

                      — Online com o cartão de cidadão
                      — ACP para sócios
                      — Loja do cidadão (balcão do IMT)

                      Estão aqui listadas (excepto o ACP):
                      Revalidação da Carta de Condução

                      Portanto, em último caso, o balcão do IMT numa loja do cidadão tem sempre de conseguir resolver o problema: são eles a entidade que gere a coisa.

                      Se não quiser andar às turras com o IMT, tem duas alternativas:
                      — Pedir o cartão de cidadão, e depois pedir online a renovação da carta
                      — Fazer-se sócio do ACP e pedir a renovação da carta.



                      Eu aconselho fazer o cartão de cidadão.


                      Por várias razões:
                      — Vai ser útil para outras situações.
                      — O mais certo é o balcão do IMT na loja do cidadão estar a esbarrar no mesmo problema por falta do cartão de cidadão.
                      — Nada garante que o ACP consiga resolver o problema.


                      https://eportugal.gov.pt/pt/servicos...tao-de-cidadao
                      [

                      Desculpa, mas tenho mesmo

                      4 meses para uma homologação.....deixa-me só mais um bocadinho (nada pessoal)

                      P.S. O IMT efectivamente fechou +4 meses este ano

                      Comentário


                        #12
                        Sim o ideal é mesmo pedir o cartão do cidadão e comprar um leitor de cartões para passar a tratar tudo em casa. Evita-se muitas filas e chatices

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                          [

                          Desculpa, mas tenho mesmo

                          4 meses para uma homologação.....deixa-me só mais um bocadinho (nada pessoal)

                          P.S. O IMT efectivamente fechou +4 meses este ano
                          Não estávamos a falar de tempos de resposta, ou sequer de aceitarem pedidos ou não.

                          Estávamos a falar de resolver uma situação de erro. Erro online, e erro no balcão do IMT.
                          Podem demorar 5 anos para resolver o problema, ou não, mas a questão é que só eles podem resolver esse problema.

                          Por exemplo:
                          Não podes ser tu a pedir a uma empresa de software qualquer que vá resolver o bug na aplicação do IMT, mesmo que pagues à empresa do teu próprio bolso.
                          Tem de ser o próprio IMT (Estado, Governo, administração pública, whatever) a tomar a iniciativa para proceder à correcção do problema.

                          Não há nenhuma outra entidade que o possa fazer.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                            Sim o ideal é mesmo pedir o cartão do cidadão e comprar um leitor de cartões para passar a tratar tudo em casa. Evita-se muitas filas e chatices
                            Por acaso tenho leitor com pin pad em casa... mas com a Chave Móvel Digital nem isso agora é preciso.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                              Não estávamos a falar de tempos de resposta, ou sequer de aceitarem pedidos ou não.

                              Estávamos a falar de resolver uma situação de erro. Erro online, e erro no balcão do IMT.
                              Podem demorar 5 anos para resolver o problema, ou não, mas a questão é que só eles podem resolver esse problema.


                              Por exemplo:
                              Não podes ser tu a pedir a uma empresa de software qualquer que vá resolver o bug na aplicação do IMT, mesmo que pagues à empresa do teu próprio bolso.
                              Tem de ser o próprio IMT (Estado, Governo, administração pública, whatever) a tomar a iniciativa para proceder à correcção do problema.

                              Não há nenhuma outra entidade que o possa fazer.
                              Podem resolver tudo, mas quando nem com e-mails, ameaça de acção judicial, queixa no respectivo portal, contacto de outro IMT são capazes de fornecer informações (número de processos, estado de processos, etc), acreditas mesmo que o IMT no geral tem capacidade para isso?

                              Eu por experiência própria coloco a mãozinha no fogo em como este ano, o IMT está "morto".

                              Passa numa escola condução e pergunta o timing para marcação de exame.

                              Passa nalguns IMT's (espera não atendem....arranja umas cunhas) e pergunta tempos para o processo pós atribuição de matrícula pela Alfândega.

                              Claro que não há nenhuma outra entidade que possa fazer coisa alguma além do IMT....aliás o IMT em si vê lhe atribuído até a gestão jurídica de queixas contra eles próprios. A única alternativa é o tribunal administrativo e potencialmente 14 anos (também experiência própria)

                              Comentário


                                #16
                                Ah!

                                Lembrei-me agora de outro pormenor...


                                Da primeira vez que a minha mulher fez login usou a identificação das finanças.
                                Depois eu disse-lhe para fazer login com o cartão de cidadão (com a CMD) de modo a que o IMT pudesse ir buscar os dados necessários aos serviços de autenticação, e acho que foram passadas informações adicionais (não me recordo quais) por esse meio.

                                Provavelmente uma ou várias dessas informações são necessárias para que o processo avance online sem erros.
                                Uma que é pedida individualmente a meio do processo de pedido é se pretende usar a foto do cartão de cidadão ou não.
                                Presumo que sem a identificação inicial usando o cartão de cidadão a coisa possa mesmo não funcionar online.



                                Muito provavelmente será cada vez mais difícil fazer qualquer tipo de processo sem um cartão de cidadão.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                  Podem resolver tudo, mas quando nem com e-mails, ameaça de acção judicial, queixa no respectivo portal, contacto de outro IMT são capazes de fornecer informações (número de processos, estado de processos, etc), acreditas mesmo que o IMT no geral tem capacidade para isso?
                                  (...)
                                  Não me refiro a capacidade. Refiro-me a autoridade.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                    Por acaso tenho leitor com pin pad em casa... mas com a Chave Móvel Digital nem isso agora é preciso.
                                    Nem todos os serviços funcionam com a CMD, é sempre melhor ter um leitor de cartões.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                                      Nem todos os serviços funcionam com a CMD, é sempre melhor ter um leitor de cartões.
                                      Só se for:

                                      — algo mesmo muito antigo (porque a escolha entre CC ou CMD é feita o site de autenticação e não no site do serviço), ou...

                                      — algo de acesso profissional ou institucional que obrigue a CC (juristas para o exercício da sua profissão, ou algo do género), ou...

                                      — para assinar documentos ou algo do género (usando a aplicação do cartão de cidadão).

                                      Para o cidadão comum não estou a ver nada que não possa funcionar com a CMD.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Agora não me lembro onde foi mas sei que ainda este ano houve um sitio onde tive de usar o leitor.

                                        O melhor é o Portal de Contraordenações Rodoviárias, fiz o registo com o CC e responderam passado um ano, já nem me lembrava que tinha feito o registo...

                                        Vou ver os pontos

                                        Não é possível apresentar a sua conta corrente de pontos. Por favor, contacte-nos através do email: mail@ansr.pt

                                        Talvez daqui a um ano respondam a dizer quantos pontos tenho A parte "boa" é que no meio de tanta incompetência prescrevem milhares de multas

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                                          Agora não me lembro onde foi mas sei que ainda este ano houve um sitio onde tive de usar o leitor.

                                          O melhor é o Portal de Contraordenações Rodoviárias, fiz o registo com o CC e responderam passado um ano, já nem me lembrava que tinha feito o registo...

                                          Vou ver os pontos

                                          Não é possível apresentar a sua conta corrente de pontos. Por favor, contacte-nos através do email: mail@ansr.pt

                                          Talvez daqui a um ano respondam a dizer quantos pontos tenho A parte "boa" é que no meio de tanta incompetência prescrevem milhares de multas

                                          Devem estar com algum problema no sistema.

                                          Mas olha que já foi pior.
                                          Há uns 15 anos liguei-me à segurança social directa para mudar a morada.
                                          Diz o sistema que a funcionalidade para alteração de morada só estava disponível de 2ª a 6ª durante o horário de expediente...

                                          Pensei logo naquelas máquinas de vending com um anão lá dentro a fazer os cafés...

                                          Comentário


                                            #22
                                            É para isto que pagamos cada vez mais impostos. Para ser mal servidos.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Topolino Ver Post
                                              É para isto que pagamos cada vez mais impostos. Para ser mal servidos.
                                              São todos em geral. Recusam atendimentos, empurram para atendimento telefónico, que não funciona. Limitam os atendimentos a marcações.

                                              Só estou mesmo à espera que o estado tenha quebra de facturação em 40% e entre em layoff cortando 1/3 a todos os vencimentos.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Eu renovei a minha carta em plena pandemia. Online. Sem atestado médico e até foi mais barato que presencialmente. 27 euros.
                                                Recebi 9 dias depois pelo correio.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Picard Ver Post
                                                  Eu renovei a minha carta em plena pandemia. Online. Sem atestado médico e até foi mais barato que presencialmente. 27 euros.
                                                  Recebi 9 dias depois pelo correio.
                                                  Com cartão de cidadão ou sem?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post

                                                    Se não quiser andar às turras com o IMT, tem duas alternativas:
                                                    — Pedir o cartão de cidadão, e depois pedir online a renovação da carta
                                                    — Fazer-se sócio do ACP e pedir a renovação da carta.
                                                    Não que deva ajudar neste caso, mas as escolas de condução também costumam tratar de renovações à semelhança do ACP - talvez um pouco mais caro, mas não é preciso ser sócio.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                                                      Sim o ideal é mesmo pedir o cartão do cidadão e comprar um leitor de cartões para passar a tratar tudo em casa. Evita-se muitas filas e chatices
                                                      Renovei o meu CC on-line como manda as regras. Em Julho. A entrega tem de ser presencial e a primeira data disponível para a minha morada é a 10 de Novembro.
                                                      O Cartão Caducou. (ok ainda está valido segundo quem manda), ainda nem tentei uma assinatura digital, mas tenho de testar, a ver se aceita.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Vai vendo todos os dias o site do agendamento, volta e meia aparecem vagas para os dias seguintes. Cartão de um familiar renovado em Julho e levantado um mês depois em Agosto. Quando foi levantar as senhoras estavam passadas porque naquela manhã tinham aparecido uma série de pessoas para levantar e não era ali o local de levantamento... E assim se queimam vagas para quem precisa. País de analfabetos...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                          Com cartão de cidadão ou sem?
                                                          Sem aquela maquineta que lê o CC. Há uma forma de registar o cartão pelo site das Finanças.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Picard Ver Post
                                                            Sem aquela maquineta que lê o CC. Há uma forma de registar o cartão pelo site das Finanças.
                                                            Não me referia ao mecanismo de autenticação usado.
                                                            Estava a questionar se tinhas BI ou CC.

                                                            É que o problema não está na autenticação, está em ter CC ou ter BI.
                                                            Com BI acho que dá erro.
                                                            Com CC existem dados que podem ser usados para a carta de condução (como a foto, morada, etc.).

                                                            Se a pessoa tiver CC não dá erro.
                                                            Se a pessoa tiver BI dá erro.


                                                            Que não é necessário o leitor de smartcard já eu sabia (a minha mulher autenticou-se através da chave móvel digital).

                                                            A questão era sobre a necessidade de ter CC ou ser possível com BI.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X