Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Compra de 1o carro - pedido de opinião

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Compra de 1o carro - pedido de opinião

    Boa noite,
    Vou precisar de comprar um carro (primeiro da vida!).

    Precisava da vossa ajuda, se possível, pois não sou entendida na matéria...

    Queria começar por perceber se é possível, para o orçamento, ir ao encontro do meu gosto ou se tenho de ir para outras opções.


    Que tipo de carros gostas?
    Olho de rica carteira de pobre 🤪
    Gosto do Audi A3 e A2, do fiat 500, do bmw série 1.
    A gasóleo.
    Com IUC antigo pois ja pago um IMI...

    Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc)?

    A, citadinos

    Que marcas e modelos gostas e equacionas?
    Audi a3 5 portas, Fiat 500, audi A2, smart

    Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência?
    Esporadicamente. Ainda não tnho filhos.

    Precisarás de levar carga com frequência? Não

    Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos? 20.000km

    Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas? Trajeto Alhandra - Campo Pequeno.
    Esporadicamente idas ao Porto

    Os consumos terão grande importância?

    Sim, queria carro económico.

    potência do motor terá grande importância?
    Não... ando dentro dos limites

    Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos?
    Não .

    Que orçamento tens, valor mínimo e máximo?
    8.000€.

    Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano? Usado.




    Muito grata pela ajuda !

    #2
    com 7 mil (pouparia algum para seguro, IUC, inspeção, pneus ou calços, revisão e mudança de correia e ainda qualquer coisita de lado para arranjos que VÃO surgir), tens muitas opções relativamente recentes, com cerca de 7 ou 8 anos. não é necessário ires para carros com quase 15 anos. isto se não te importares de carros que paguem cerca de 100 a 150€ de IUC anual, ou seja, entre os 1.3 e 1.6 de cilindrada.

    fiesta, clios, corsas, meganes, polos, algum golf que apareça, focus, 207, 307, corolla, yaris... tanta coisa e mais uns quantos que eu nem mencionei!

    Comentário


      #3
      Eu procuraria um Fiat 500, fica bem a uma mulher, a gasolina, um 1.2 CC paga a volta de 100€ de IUC, e já se consegue negócios interessantes com esse orçamento com carros de 2015

      Comentário


        #4
        ela quer a gasóleo, pois faz cerca de 20 mil kms. com um 1200cc (não 1.2cc) fraquito a gasolina com 69 póneis vai longe nos consumos, pois vai estar sempre a meter uma abaixo na caixa em qualquer subida que apareça.

        Comentário


          #5
          Desses também voto no fiat 500, e esquecia o IUC antigo. Ficas muito melhor servida com um carro mais recente

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por MTomaz Ver Post

            A gasóleo.
            Com IUC antigo pois ja pago um IMI...
            O IUC antigo já começa a ser uma miragem - um carro com mais de 13 anos vai começar a gastar em manutenção anual mais do que os 100 - 150 euros que se poupam no IUC ...

            Uma bomba de água aqui, um alternador ali, MAF substituida, valvulas, bomba de gasóleo ... há muita tralha para ir dando de si, uma por ano, para aliviar a carteira de quem vai ficando com um "carro que ainda está bom" (e a lista foi sem ir à transmissão, turbo, direcção e suspensão)

            Pelo que conheço, os híbridos Toyota/Lexus são estúpidamente fiáveis e de manutenção barata. Para o pedido, eu ia por algo deste género: https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8ORrzj.html

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
              ela quer a gasóleo, pois faz cerca de 20 mil kms. com um 1200cc (não 1.2cc) fraquito a gasolina com 69 póneis vai longe nos consumos, pois vai estar sempre a meter uma abaixo na caixa em qualquer subida que apareça.
              por 20000 kms? escolheria a gasolina! está no limite, e a manutenção é mais barata!
              alem disso ela disse que cumpre os limites, se os cumpre 70 cv, chega perfeitamente! Sem falar que estes motores novos mesmo de baixa cilindrada já não são assim tão limitados para fazer reduções nas subidas!

              Comentário


                #8
                69cv num carro com menos de 900kg chega para andar normalmente.
                Mas eu procuraria um 1.3 diesel. 20k km já é puxadote.

                https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#81b88c99ff

                Comentário


                  #9
                  Obrigada pela ajuda e dicas preciosas.
                  Quanto mais procuro, mais confusa fico, mas acabei por quebrar já um pouco o mito do iuc antigo. ..

                  Comentário


                    #10
                    Pode ser "toinice", mas não gosto a gasolina ��

                    Comentário


                      #11
                      Obrigafa - este tipo de dicas é que preciso, sabernpor exemplo que toyotas têm manutenção barata.
                      Uma colega minha diz que a Renault, Mercedes e citroen também.
                      Os mercedes são caros (e pessoalmente nem gosto muito). Os Renault e citroen não só não gosto como comparando com audi a3 acho muito dinheiro parabo que é.
                      Posso estar a ser burra porque como disse não pesco disto, mas para dar 8mil por um destas marcas, prefiro dar o mesmo por a3 ainda que um pouco mais velho

                      Serei só eu que acho os carros de marcas mais :correntes" muito caros..?

                      Comentário


                        #12
                        Obrigada - este tipo de dicas é que preciso, sabernpor exemplo que toyotas têm manutenção barata.
                        Uma colega minha diz que a Renault, Mercedes e citroen também.
                        Os mercedes são caros (e pessoalmente nem gosto muito). Os Renault e citroen não só não gosto como comparando com audi a3 acho muito dinheiro parabo que é.
                        Posso estar a ser burra porque como disse não pesco disto, mas para dar 8mil por um destas marcas, prefiro dar o mesmo por a3 ainda que um pouco mais velho

                        Serei só eu que acho os carros de marcas mais :correntes" muito caros..?

                        Comentário


                          #13
                          Destes só gosto do toyota (aygo pu auris)..
                          O que acho é todos tão caros comparando com marcas mais como a audi ou BMW.

                          E as marcas caras não é só pela parte estética que gosto mais, pode ser à velha mas quando ando nestes carros sente se outra segurança, até as portas são robustas, os carros tipo peugeout iu honda jazz que a minha mãe teve parecem tão frágeis, até dá receio de ir a 130 na autoestrada..

                          Comentário


                            #14
                            E fiat é bom motor e manutenção acessível? Nunca andei num fiat 500 não conheço quem tenha.

                            Comentário


                              #15
                              vais ter mesmo que experimentar. mas se estás "vidrada" para os alemães, vais ter que descer nos anos e kms que eles têm. mesmo assim, esquece o IUC antigo, como referiram. são já quase 15 anos de diferença para hoje em dia. não há muita volta a dar... entre 30 e 150, são 120€ por ano, é certo, mas poupas naçlgumas chatices de peças que irão dar o berro pelos kms que já aresentam.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por MTomaz Ver Post
                                Pode ser "toinice", mas não gosto a gasolina ��
                                Porque não gostas a gasolina?

                                Por acaso para 20 mil km's já te compensa mais a gasóleo.

                                Comentário


                                  #17
                                  Porque gosto do trabalhar dos motores a gasóleo

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por MTomaz Ver Post
                                    Porque gosto do trabalhar dos motores a gasóleo


                                    Nunca vi ninguém gostar mais do trabalhar de trator dos diesel, mas está bem.

                                    Quanto às escolhas, partilho da mesma opinião do caditonuno nas sugestões que referiu.

                                    Para 20 mil km's ano economicamente já justifica com parar a gasóleo porque ao fim do ano são várias centenas de € de diferença, apesar de em teoria um carro a gasóleo mais "gasto" te levar mais dinheiro em manutenção e possíveis avarias, devido a uma maior complexidade.

                                    Por essa mesma razão é que um Audi ou BMW que referes não são tão boas opções, porque a manutenção e peças é tendencialmente mais cara. É o preço a pagar por ter um "premium".

                                    Se és nova nisto ainda não tens noção do dinheiro que um veículo te poderá levar, porque nem todos são como o Honda jazz que referiste algures por aí

                                    Claro que há sempre o risco de sair um limão em algo que não estava previsto, ou teres sorte com algo que tinha tudo para correr mal, mas é mesmo assim o mercado de usados.
                                    O melhor é levares alguém que perceba quando fores ver os carros, experimentar vários sem complexos se superioridade e inferioridade para veres o que gostas mais de conduzir, e não compres o primeiro que te aparecer à frente nem os mais baratos que encontras à venda, aí há mais probabilidade de dar asneira

                                    Comentário


                                      #19
                                      Ok, então para esta dem re valores máximo 8.000 o melhor é fiat 500 certo?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Se fosse a ti, não comprava a gasóleo, o bendito filtro de partículas quando começa a dar problemas é uma carga de trabalhos e é sempre um risco.
                                        Comprava aí um carro com 4 ou 5 anos bi-fuel de origem (Gasolina e GPL) são carros de manutenção relativamente barata e económicos no combustível. O GPL é muito mais barato que a gasolina e para os 20.000 por ano se calhar poupavas mais do que a diesel.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Ahahhaha adoro o trabalhar trator!! ��Obrigada por esta partilha. Sim, talvez para primeiro seja melhor não mergulhar nos Premium

                                          Cada vez mais me parece que é fiat 500.

                                          A comprar tenho de levar o carro a alguém que entende ou levo barrete.

                                          Fiat 500 a diesel há sugestão de melhor combinação qualidade preço possível tipo "tenta ano xis até ao máximo de y km "? Único dono , pedir livro de revisões na marca...??
                                          Obrigada

                                          Comentário


                                            #22
                                            Nem sabia q havia isto de bifuel ��

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por MTomaz Ver Post
                                              Nem sabia q havia isto de bifuel ��
                                              Sim, há e começa cada vez mais a ser uma boa opção para a carteira, especialmente para quem faz muitos km´s

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post

                                                Claro que há sempre o risco de sair um limão em algo que não estava previsto, ou teres sorte com algo que tinha tudo para correr mal, mas é mesmo assim o mercado de usados.
                                                O melhor é levares alguém que perceba quando fores ver os carros, experimentar vários sem complexos se superioridade e inferioridade para veres o que gostas mais de conduzir, e não compres o primeiro que te aparecer à frente nem os mais baratos que encontras à venda, aí há mais probabilidade de dar asneira
                                                passa por muito por aqui. ter cuidado com o que se vê, avaliar a conversa do vendedor, verificar o estado do veículo com um mecânico, levar ao mecânico ou então ver no local com quem perceba (minimamente) de mecânica e decidir DEPOIS, nem que seja 2h ou 3h depois, tentando negociar mais um pouco o preço. não mostrar muito interesse no carro no local, do tipo "é este mesmo!", "adorei o carro!" e assim.

                                                quanto aos filtros de partículas, CASO O TENHA, pois o teu orçamento ainda é limitado, é verificar como está, mas em princípio deverão ser carros simples. para trajetos curtos de 5 ou 10kms é que não aconselho mesmo nada!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  É possível que o filtro de partículas dê problemas principalmente se o mal já vier de trás, da mesma maneira que é possível já nem o ter (ilegal)...

                                                  Sinceramente, para os trajetos referidos (Alhandra-Lisboa) não me preocupava muito com isso. Preocupava-me mais a idade do carro e possíveis limitações na entrada em Lisboa agora ou num futuro próximo, e nesse sentido não compraria nada anterior a 2011, para ser já da década '10.

                                                  GPL pode ser uma opção, mas pode não ser uma escolha muito feliz para uma jovem/senhora que, presumo, sem experiência com automóveis. Não que seja um bixo de sete cabeças, mas não é propriamente chegar a qualquer bomba e pedir ao gajo que lá está para abastecer e ir pagar.

                                                  O Fiat 500 1.3 pode ser uma opção, mas és capaz de te sentires limitada numa viagem Maior (Lisboa-Porto).
                                                  Cuidado com os usados e a sua proveniência, conheço um caso com um destes também com uma jovem que com pouca experiência nestas coisas o carro é um poço de problemas sem fundo. Começou logo mal em termos de negócio, e se fosse comigo já tinha levado guia de marcha à muito, muito tempo.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    também deve haver muitos de rent-a-car nesses 1242cc, se os há a gasolina também.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      O 1.3 Multijet, logo que as mudas se óleo sejam feitas de 10 mil em 10 mil (máximo 15) e se puxe bem por ele de vez em quando não dá problemas nenhuns de filtro de partículas.

                                                      O de 2014 que uso no dia-a-dia já teve temporadas de fazer nem 50 km por semana como temporadas de fazer 120 por dia e nunca se queixou.

                                                      Irá haver sempre contaminação do óleo por regens falhadas, mas é por isso que se recomenda as mudas de 10 em 10 mil.
                                                      Editado pela última vez por brkncrss; 06 September 2020, 00:05.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Acho que estes 2 exemplos ilustram mais ou menos o que queria dizer quando me inclino mais para carros como o A3:


                                                        https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8ORY47.html


                                                        https://m.olx.pt/anuncio/fiat-500-1-...c.html?reason=


                                                        Não vale bem mais o Audi?
                                                        Ou por exemplo o Fiat 500 acaba por sair mais barato em consumos e manutenção?

                                                        Grata pela ajuda e paciência de quem me resondeu

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                                                          O 1.3 Multijet, logo que as mudas se óleo sejam feitas de 10 mil em 10 mil (máximo 15) e se puxe bem por ele de vez em quando não dá problemas nenhuns de filtro de partículas.

                                                          O de 2014 que uso no dia-a-dia já teve temporadas de fazer nem 50 km por semana como temporadas de fazer 120 por dia e nunca se queixou.

                                                          Irá haver sempre contaminação do óleo por regens falhadas, mas é por isso que se recomenda as mudas de 10 em 10 mil.
                                                          No grande punto que tinha (sem fap, 75cv) era só mudar oleo de 15 em 15k e muitas vezes saltava revisões antes de vir para as minhas mãos e já vai com 300k, a única intervenção "grande" foi mesmo trocar a corrente preventivamente e mis nada de especial.

                                                          Agora passaram-me um evo com o 1.3 75cv (tem FAP e tem repro) e porta-se muito bem, a repro fez uma diferença brutal.
                                                          Sou vendedor pelo que faço muitos KM mas normalmente é uma tirada grande até chegar a uma zona e depois é de porta em porta pelo que faz muitos trajetos de 2 ou 3 km e desliga.

                                                          Este Evo veio para a empresa há quase 1 ano mas esteve parado, agora ando eu com ele e tem sido um carrito porreiro, gosto muito. O FAP nem dou por ele, só sei que está a regenerar pelo fumo que ainda só vi 1x ou quando ando com o CB nos consumos instantâneos que quando está a regenerar apresenta numero muito elevados

                                                          Temos também uma Dobló com o 1. 90cv e ja vai com quase 200K, só abriu o motor para trocar a corrente.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                                                            O 1.3 Multijet, logo que as mudas se óleo sejam feitas de 10 mil em 10 mil (máximo 15) e se puxe bem por ele de vez em quando não dá problemas nenhuns de filtro de partículas.

                                                            O de 2014 que uso no dia-a-dia já teve temporadas de fazer nem 50 km por semana como temporadas de fazer 120 por dia e nunca se queixou.

                                                            Irá haver sempre contaminação do óleo por regens falhadas, mas é por isso que se recomenda as mudas de 10 em 10 mil.
                                                            Não sei se é extra ou não, mas o Punto Evo que eu ando tem para la um sensor qualquer de degradação do óleo pelo que até se pode andar mais descansado quanto ás misturas de gasóleo no óleo

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X