Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Clio 4 Tce 0.9 TCe 90 Repro

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Clio 4 Tce 0.9 TCe 90 Repro

    Bom dia!

    Tenho um Clio 4 Tce 0.9 TCe 90 c/ 130nm binário. Ando com ideias de fazer uma repro numa oficina especializada para ter um melhor rendimento a nível de consumos e potencia, no entanto tenho uma dúvida: Devo ou não fazer um reforço de embraiagem? Visto que o resultado final deverá rondar os 119cv e os 180.. 200nm a mesma vai estar sob mais stress, tenho medo de a gripar ou parti-la mesmo.

    Algum concelho?

    Obrigado malta!

    #2
    Originalmente Colocado por V1P3R Ver Post
    Bom dia!

    Tenho um Clio 4 Tce 0.9 TCe 90 c/ 130nm binário. Ando com ideias de fazer uma repro numa oficina especializada para ter um melhor rendimento a nível de consumos e potencia, no entanto tenho uma dúvida: Devo ou não fazer um reforço de embraiagem? Visto que o resultado final deverá rondar os 119cv e os 180.. 200nm a mesma vai estar sob mais stress, tenho medo de a gripar ou parti-la mesmo.

    Algum concelho?

    Obrigado malta!
    Esse motor no twingo GT tem 110cv...claro que algo vai ter de ceder a médio prazo...esses 90 cavalitos num fortwo já chegam e sobram...acredito que num twingo seja semelhante e brusco qb...motor atrás, tração atrás...queres mais 20cv...para andar ainda mais nessa cx de fosforos?
    Para já não reforçava nada via como o carro digere o aumento de potencia...e se for muito podes sempre diminuir os valores da repro...nomeadamente o binário.
    Melhor rendimento a nível de consumos num 3L turbo a gasolina como menos 1000cc...esquece...ou doseias a caixa e o engrenar nas mudanças ou não vais lá.
    Mais potência, para maior velocidade...se é isso que queres força.

    Comentário


      #3
      Se queres um conselho, eu mantinha como está. Já houve relatos neste fórum de repros em motores a gasolina modernos com alguns problemas pelo meio e há riscos a médio/longo prazo.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
        Esse motor no twingo GT tem 110cv...claro que algo vai ter de ceder a médio prazo...esses 90 cavalitos num fortwo já chegam e sobram...acredito que num twingo seja semelhante e brusco qb...motor atrás, tração atrás...queres mais 20cv...para andar ainda mais nessa cx de fosforos?
        Para já não reforçava nada via como o carro digere o aumento de potencia...e se for muito podes sempre diminuir os valores da repro...nomeadamente o binário.
        Melhor rendimento a nível de consumos num 3L turbo a gasolina como menos 1000cc...esquece...ou doseias a caixa e o engrenar nas mudanças ou não vais lá.
        Mais potência, para maior velocidade...se é isso que queres força.


        Fiquei confuso... Um twingo, um fortwo, um 3l...

        Isto é um clio 4 de 2015 0.9, só queria perceber, consoante este motor no carro que é, se alguém me aconselha a fazer a repro mas com reforço de caixa.. se devo fazer uma repro mais baixa ou não fazer uma repro de todo
        Editado pela última vez por V1P3R; 07 September 2020, 14:25.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por GustavoAlmeida Ver Post
          Se queres um conselho, eu mantinha como está. Já houve relatos neste fórum de repros em motores a gasolina modernos com alguns problemas pelo meio e há riscos a médio/longo prazo.
          Eu conheço pessoal que fez até agora não houve nenhum que se queixasse (à 5 anos mais ou menos, não foi assim à muito tempo, portanto pode não ter dado tempo para virem os problemas). Mas confio no que estás a dizer, obrigado!

          Comentário


            #6
            Nao vale a pena estares a reforçar . Basta teres consciência que irá ter um desgaste maior conforme a condução claro. Se ela pifar sim poderás pensar em algo diferente.

            Comentário


              #7
              Tenho um, percebo que queres mais, mas eu estaria quieto. Se queres mais potência, compra um já com a mesma!

              Ou faz como eu, anda sempre com o ECO ligado, sempre que o ligares, é como se tivesses feito uma mini repro

              Por outro lado, podes fazer e vir cá contar como correu, pode ser que inspires alguns a fazer

              Comentário


                #8
                [QUOTE=V1P3R;1070904640]
                Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post

                Fiquei confuso... Um twingo, um fortwo, um 3l...

                Isto é um clio 4 de 2015 0.9, só queria perceber, consoante este motor no carro que é, se alguém me aconselha a fazer a repro mas com reforço de caixa.. se devo fazer uma repro mais baixa ou não fazer uma repro de todo

                O motor do teu clio é o mesmo que equipa os smart fortwo/forfour e twingo...e li cruzado só li o motor...por isso esquece o que referi do motor e da tração ser traseira...

                Se queres fazer a repro faz a repro.
                O reforço da caixa será prematuro...tudo depende dos km que já tens no teu.
                o motor é energico para smart e twingo...acredito que em clio já se note um pouco o peso...mas a potência que queres é a que o (problemático) 1.2tce tem de origem...estando a ir para o escalão de potência acima vais esforçar mais outros componentes..mas estar a gastar dinheiro a reforçar a embraiagem e ela depois ceder à mesma...
                Se o .8 bicilindrico fiat atinge 105cv de origem o teu 3cil .9 pode perfeitamente almejar os 115cv...vê só se a tua cx de velocid de origem tolera sem problemas o aumento de binário...os tais 200nm que referes com repro.

                Queres mais power faz a repro e depois dá-nos o feedback.

                Comentário


                  #9
                  Passa para um Sandero 0.9 TCE que notas logo a diferença na performance
                  Perdes é suavidade.

                  Mas olha lá, isso para 100 / 105cv e uns 160NM já não ficava mais do teu agrado? é que 120cv já me parece algo puxado..

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Eletrico Ver Post
                    Tenho um, percebo que queres mais, mas eu estaria quieto. Se queres mais potência, compra um já com a mesma!

                    Ou faz como eu, anda sempre com o ECO ligado, sempre que o ligares, é como se tivesses feito uma mini repro

                    Por outro lado, podes fazer e vir cá contar como correu, pode ser que inspires alguns a fazer

                    Sim, com o modo eco ligado tenho cerca de 80 cv (79,7cv ou 59,4 kw) ja testei no dyno, desligado dá me os 90cv, e o biário fica disponivel na totalidade às 2500 rpm, noto alguma diferença eheh

                    Ainda estou a tirar as minhas conclusões, obrigado pelo feedback

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                      Passa para um Sandero 0.9 TCE que notas logo a diferença na performance
                      Perdes é suavidade.

                      Mas olha lá, isso para 100 / 105cv e uns 160NM já não ficava mais do teu agrado? é que 120cv já me parece algo puxado..

                      Comprei-o à 3 meses heheh não planeio trocar já :P

                      Sim, talvez como dizes seja mais apropriado, o esforço é relativamente menor...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por V1P3R Ver Post
                        O motor do teu clio é o mesmo que equipa os smart fortwo/forfour e twingo...e li cruzado só li o motor...por isso esquece o que referi do motor e da tração ser traseira...

                        Se queres fazer a repro faz a repro.
                        O reforço da caixa será prematuro...tudo depende dos km que já tens no teu.
                        o motor é energico para smart e twingo...acredito que em clio já se note um pouco o peso...mas a potência que queres é a que o (problemático) 1.2tce tem de origem...estando a ir para o escalão de potência acima vais esforçar mais outros componentes..mas estar a gastar dinheiro a reforçar a embraiagem e ela depois ceder à mesma...
                        Se o .8 bicilindrico fiat atinge 105cv de origem o teu 3cil .9 pode perfeitamente almejar os 115cv...vê só se a tua cx de velocid de origem tolera sem problemas o aumento de binário...os tais 200nm que referes com repro.

                        Queres mais power faz a repro e depois dá-nos o feedback.



                        Exato, não preciso de tanto binário, a repro em stage 2 (máximo) ronda os 200 nm.. mas não tenho como (ou não sei como) saber o binário que a caixa aguenta sem problemas

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por V1P3R Ver Post
                          [/COLOR]


                          Exato, não preciso de tanto binário, a repro em stage 2 (máximo) ronda os 200 nm.. mas não tenho como (ou não sei como) saber o binário que a caixa aguenta sem problemas
                          Não vale a pena falares em stage 2 / 3 / 4 etc...

                          Pelo que estive a ver esse motor aguenta sem problemas de maior uma repro leve, não tenhas problema com a embraiagem porque não é com +20cv que vais dar cabo dela, se não fizer 100k kms faz 90k (por exemplo)
                          Se fores em frente uma dica, não aceleres a fundo em baixas pelo menos enquanto o turbo não encher, ajuda muito em não desgastar tanto a embraiagem
                          Editado pela última vez por Blatzvid; 07 September 2020, 15:35.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por V1P3R Ver Post
                            Comprei-o à 3 meses heheh não planeio trocar já :P

                            Sim, talvez como dizes seja mais apropriado, o esforço é relativamente menor...
                            Não era para trocares, eu tava a brincar
                            Mas numa corrida ganho-te hehehe.

                            Mas agora mais a sério eu apostava numa repro mais soft.

                            E como diz o SPV, não vale a pena reforçar. Logo vês como ela se porta.
                            Digo eu....

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por V1P3R Ver Post
                              [/COLOR]


                              Exato, não preciso de tanto binário, a repro em stage 2 (máximo) ronda os 200 nm.. mas não tenho como (ou não sei como) saber o binário que a caixa aguenta sem problemas
                              Esse motor tambem existe na variante 110cv penso eu, no smart. Não sei é se a caixa é a mesma.
                              Se for, já ficavas com uma ideia.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                Esse motor tambem existe na variante 110cv penso eu, no smart. Não sei é se a caixa é a mesma.
                                Se for, já ficavas com uma ideia.
                                Sim é o mesmo motor no Twingo GT e smart brabus fortwo/forfour...

                                Comentário


                                  #17
                                  Ok, a caixa é a mesma?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Blatzvid Ver Post
                                    Não vale a pena falares em stage 2 / 3 / 4 etc...

                                    Pelo que estive a ver esse motor aguenta sem problemas de maior uma repro leve, não tenhas problema com a embraiagem porque não é com +20cv que vais dar cabo dela, se não fizer 100k kms faz 90k (por exemplo)
                                    Se fores em frente uma dica, não aceleres a fundo em baixas pelo menos enquanto o turbo não encher, ajuda muito em não desgastar tanto a embraiagem

                                    Pronto, obrigado pela dica! Estive a fazer uma pesquisa sobre este motor e de facto tens razão, é uma questão de ter cuidado com a maneira de operar a caixa e fazer uma mais soft, isto aplica-se mesmo sem a repro, se eu conduzir como um anormal dura menos do que com uma feita....

                                    Falta saber os preços e a fiabilidade da oficina, ainda não estou a par de um bom sitio para fazer

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por GustavoAlmeida Ver Post
                                      Se queres um conselho, eu mantinha como está. Já houve relatos neste fórum de repros em motores a gasolina modernos com alguns problemas pelo meio e há riscos a médio/longo prazo.
                                      Como o meu já há alguns cá em Portugal, ainda não vi relatos de problemas, mas é sempre um risco.
                                      Já andei tentado, mas perder garantia e gastar umas centenas de € não é propriamente a minha vontade

                                      No caso destes TCE nunca vi nada com repro, mas mais do que aumentar potência era corrigir o comportamento do motor.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Andas a pensar numa repro fora da marca....e a Renault a chamar a malta para repro obrigatória (não deve ser é para todos os 0.9 TCe):
                                        https://www.renaultpt.com/index.php?topic=23140.0

                                        Lembrei-me agora tens a hipótese do item efeito placebo...as powerbox...sem necessidade de "mexer" na centralina original com a evidente perda de garantia...uma powerbox...que é ligar uma ficha...e carrega um ficheiro emulado para a centralina.
                                        Vale o que vale...equivale ou supera uma repro em preço...em resultados desconheço.
                                        https://www.chiptuning.com/pt/renaul...ercontrol.html

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                                          Andas a pensar numa repro fora da marca....e a Renault a chamar a malta para repro obrigatória (não deve ser é para todos os 0.9 TCe):
                                          https://www.renaultpt.com/index.php?topic=23140.0

                                          Lembrei-me agora tens a hipótese do item efeito placebo...as powerbox...sem necessidade de "mexer" na centralina original com a evidente perda de garantia...uma powerbox...que é ligar uma ficha...e carrega um ficheiro emulado para a centralina.
                                          Vale o que vale...equivale ou supera uma repro em preço...em resultados desconheço.
                                          https://www.chiptuning.com/pt/renaul...ercontrol.html
                                          A Renault já chamou o antigo dono para fazer a repro mas foi em 2018... e no caso dos TCe reduziu as emissões e o comportamento do motor a nível de mistura, não aumentou nem diminuiu a potencia e o binário...

                                          Mas isso dos chips só vendo algumas reviews da marca, alguns cheiram mal... mas outros já não, e eu tenho o nariz entupido heheh
                                          Vou tirar alguma info sobre essa marca de chiptuning (e outras também)

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                                            Andas a pensar numa repro fora da marca....e a Renault a chamar a malta para repro obrigatória (não deve ser é para todos os 0.9 TCe):
                                            https://www.renaultpt.com/index.php?topic=23140.0

                                            Lembrei-me agora tens a hipótese do item efeito placebo...as powerbox...sem necessidade de "mexer" na centralina original com a evidente perda de garantia...uma powerbox...que é ligar uma ficha...e carrega um ficheiro emulado para a centralina.
                                            Vale o que vale...equivale ou supera uma repro em preço...em resultados desconheço.
                                            https://www.chiptuning.com/pt/renaul...ercontrol.html
                                            Mas essa ação da recal é para os 1.5 DCI, aqui estamos a falar do 0.9tce.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                                              Andas a pensar numa repro fora da marca....e a Renault a chamar a malta para repro obrigatória (não deve ser é para todos os 0.9 TCe):
                                              https://www.renaultpt.com/index.php?topic=23140.0

                                              Lembrei-me agora tens a hipótese do item efeito placebo...as powerbox...sem necessidade de "mexer" na centralina original com a evidente perda de garantia...uma powerbox...que é ligar uma ficha...e carrega um ficheiro emulado para a centralina.
                                              Vale o que vale...equivale ou supera uma repro em preço...em resultados desconheço.
                                              https://www.chiptuning.com/pt/renaul...ercontrol.html

                                              O utilizador esta a falar de um clio 0.9 TCe. Ja falaste de twingo GT, fortwo, forfour, 1.5 DCI ... Estás no minimo confuso


                                              Sobre a repro, eu avançava se é isso que queres e sentes necessidade. Mas não acrescentaria tantos CV, pode comprometer a fiabilidade dos componentes

                                              Comentário


                                                #24
                                                Eu apostava numa repro stage 4.

                                                Fala com a RF turbo performance!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por delta18 Ver Post
                                                  Eu apostava numa repro stage 4.

                                                  Fala com a RF turbo performance!
                                                  Ajudou imenso de certeza esse comentário!
                                                  Pelo menos essa foto de perfil é melhor que a minha

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Estacionamento Ver Post
                                                    Ajudou imenso de certeza esse comentário!
                                                    Pelo menos essa foto de perfil é melhor que a minha
                                                    Ora essa, não tens que agradecer!

                                                    Fica com 210cv medidos a olho, uns 400nm de binário e pops and bangs, vai dar ratada a toda a gente!


                                                    Agora mais a sério, obviamente que não é necessário nenhum reforço de embraiagem, sem falar que isso iria aumentar para o dobro ou o triplo os custos.


                                                    É fazer uma reprogramação soft e bem planeada, tendo em conta os objetivos e estilo de condução do OP (por ex se quer binário em baixas para andar em cidade ou se prefere mais acima para aguentar melhor uma subida).


                                                    O resto é ter cuidado com o pé, não fazer arranques parvos, estimar o carro e o desgaste extra nem se irá notar.

                                                    Caso um dia a embraiagem dê o badagaio então talvez que equacione uma reforçada.


                                                    O importante agora é que, casa opte pela reprogramação, que o faça numa casa fiável, o resto é treta.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Simulando aqui 2 reprogramadores com alguma reputação na praça:

                                                      https://www.pke.pt/configurador/rena...-ph2-flexdrive

                                                      https://turbotec.pt/marque-ja/?type=...0TCE%20%2090cv

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por delta18 Ver Post
                                                        Ora essa, não tens que agradecer!

                                                        Fica com 210cv medidos a olho, uns 400nm de binário e pops and bangs, vai dar ratada a toda a gente!


                                                        Agora mais a sério, obviamente que não é necessário nenhum reforço de embraiagem, sem falar que isso iria aumentar para o dobro ou o triplo os custos.


                                                        É fazer uma reprogramação soft e bem planeada, tendo em conta os objetivos e estilo de condução do OP (por ex se quer binário em baixas para andar em cidade ou se prefere mais acima para aguentar melhor uma subida).


                                                        O resto é ter cuidado com o pé, não fazer arranques parvos, estimar o carro e o desgaste extra nem se irá notar.

                                                        Caso um dia a embraiagem dê o badagaio então talvez que equacione uma reforçada.


                                                        O importante agora é que, casa opte pela reprogramação, que o faça numa casa fiável, o resto é treta.

                                                        Afinal sempre deu para dares uma opinião util e sem trollar

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Já fiz a repro malta (originalmente tinha 93cv e 135nm). Optei por algo mais suave para o motor. Fiquei com 118cv em motor e 105 às rodas, a nível de binário totalizei 158nm. O tuning consistiu em puxar a linha de binário para as baixas de modo a ter baixos consumos quando o motor precisa de mais força para manter uma certa velocidade a uma certa inclinação. Isto resultou numa condução muito mais suave e sem trepidações em rpms baixas. Os consumos medios baixaram imediatamente dos 7,2 para os 6 ...
                                                          O modo eco também levou um remap para não desfazer as alterações da repro, quando ligado, o turbo só entra a uma determinada carga do motor, ou seja, o carro fica mais "sossegado".
                                                          Dei 270€ na TWE motorsport. São excelentes profissionais. Recomendo malta!

                                                          PS: Também fiquei com um roncar mais engraçado ehehe

                                                          Abraço
                                                          Editado pela última vez por V1P3R; 05 December 2020, 15:16.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por V1P3R Ver Post
                                                            Já fiz a repro malta (originalmente tinha 93cv e 135nm). Optei por algo mais suave para o motor. Fiquei com 118cv em motor e 105 às rodas, a nível de binário totalizei 158nm. O tuning consistiu em puxar a linha de binário para as baixas de modo a ter baixos consumos quando o motor precisa de mais força para manter uma certa velocidade a uma certa inclinação. Isto resultou numa condução muito mais suave e sem trepidações em rpms baixas. Os consumos medios baixaram imediatamente dos 7,2 para os 6 ...
                                                            O modo eco também levou um remap para não desfazer as alterações da repro, quando ligado, o turbo só entra a uma determinada carga do motor, ou seja, o carro fica mais "sossegado".
                                                            Dei 270€ na TWE motorsport. São excelentes profissionais. Recomendo malta!

                                                            PS: Também fiquei com um roncar mais engraçado ehehe

                                                            Abraço
                                                            Obrigado pelo teu testemunho, foi muito útil! Vamos a ver como será o resultado a médio/longo prazo! Estou curioso pois também tenho um e de inverno a minha média está por volta dos 6.9

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X