Boas pessoal!
Bem, acabei de fazer um "orçamento" para arranjar tudo o que o Corsa precisa e o valor que me deu não foi propriamente baixo (+1000€).
Visto que vou voltar a estudar, além de não ter tempo para "pegar" nele (não falando que trata-se de um carro já com 15 anos...), vou precisar de arranjar um "daily" fiável e que não me dê muito trabalho nos próximos 3~4 anos (sou eu que o vou "intervencionar" sempre que seja preciso, quer manutenções quer outras coisas que surgam).
Nesse sentido venho aqui procurar "ajuda"/opiniões/experiência em relação a um hipotético carro "novo".
1. Que tipo de carros gostas?
-Sendo daily, terá que ser algo "pequeno", 3 portas (condição "obrigatória"), 2 lugares, com estética "sport" e consumos baixos (próximo dos 4,5~5L aos 100kms)... Preferencialmente algo a gasolina, mas considero diesel também.
2. Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc)?
-B, utilitário (ou A, citadino), com estética "desportiva" e "diferente" q.b.
3. Que marcas e modelos gostas e equacionas?
(+- por ordem de preferência; só o Toyota é uma "real" preferência...)
-Toyota Yaris (XP130 > XP90 > XP10), 3portas, gasolina > diesel
-Nissan Micra (K12/K12C), 3 portas, gasolina > diesel
-Suzuki Swift (RS), 3 portas, gasolina > diesel
-Fiat Punto Evo, 3 portas, 1.3 diesel
-Fiat 500 1.4 100cv (gasolina)
-VW Polo (6R), 3 portas, gasolina > diesel
4. Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência?
-Não tenciono andar com passageiros, principalmente atrás.
5. Precisarás de levar carga com frequência?
-Ocasionalmente.
6. Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos?
-Apesar de nos últimos anos andar a fazer menos de 10 mil, tenciono nos próximos 3~4 anos fazer um mín. de 15~20 mil.
7. Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas?
-Dia-a-dia em cidade (50~65%), fim de semana em nacionais/ICs (AE ocasionalmente; 50~35%).
8. Os consumos terão grande importância?
-Sim. Pretendo algo próximo dos 5L...
9. A potência do motor terá grande importância?
-Não abaixo de 70~75cv...
10. Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos?
-"Volta e meia" terá que ir a um ou outro caminho de terra batida (não sendo isso uma "condicionante").
11. Que orçamento tens, valor mínimo e máximo?
-Mín. 5000€, máx. 7500~8000€ (além disso, somente se for mesmo bom negócio até um máximo de 9000~9500€)...
12. Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano?
-Antes de Junho de 2007 era o ideal (menor IUC); no entanto, prefiro pagar mais um pouco de IUC e ter algo com menos kms e anos...; Não pretendo algo com mais de 100~125 mil kms.
Estando a prever fazer cerca de 15~20 mil kms anuais, estou a ponderar deixar o diesel do Corsa e passar para algo alimentado a gasolina.
Não querendo fazer disso a "regra", esses kms serão feitos maioritariamente em trajectos de curta distância diariamente (até 30kms...; possivelmente "pára-arranca") com uma maior distância ao fim-de-semana (+250kms; nacional/AE)...
Além da questão dos kms anuais, tendo já conhecimento de motorizações a diesel e como estas são "sujas" (por muito que se limpe, se utilize bom gasóleo e/ou com manutenção a "tempo e horas", os motores diesel ganham muito mais "sujidade" que os a gasolina...), o factor "gasolina" é uma vantagem. Além disso, aquando de manutenções, o preço de peças é mais favorável para uma motorização a gasolina do que a diesel.
(No entanto, o diesel não está totalmente excluído, principalmente se houver um bom negócio...)
Em termos de capacidade cúbica, estou a considerar algo próximo dos 1300~1400cc. O Corsa tem um 1.3 e quando estava bom conseguia fazer consumos na ordem dos 4,5L/100kms. Nesse sentido, não queria variar muito de cilindrada (e consumos)...
Abaixo dos 1.3~1.4 são motorizações "fracas" para fazer kms em estrada "aberta" (nacionais/AE) - estas motorizações podem ser boas em cidade mas depois quando se quer andar num ritmo mais "aberto", ficam em "esforço" e, por consequente, fazem mais consumo (e têm um desgaste maior)... Além disso, grande parte dessas motorizações são de 3 cilindros e, apesar de não ter nada contra (se andasse "exclusivamente" em cidade...), 4 cilindros apresentam um maior "à vontade" em termos de desempenho.
Por outro lado, 1.6 ou maior, apesar de serem motorizações que estão bastante à vontade para andar em nacionais e companhia, têm o problema do consumo, principalmente em cidade/"pára-arranca"/trajectos curtos.
Acerca de carroçaria/estilo e outras coisas dessas, pretendia ficar com algo igual ao Corsa - "utilitário", 3 portas, preferencialmente 2 lugares e equipamento "sport"... (Outras coisas como retrovisores eléctricos, GPS, rádio com mp3, etc, não me interessam...)
Ano de matrícula... apesar de antes de Junho de 2007 o IUC ser (bem!) mais em conta, creio que até 2010~2011 posso considerar - o facto de terem menos anos (e menos kms...) "compensa" um valor de IUC mais alto.
Valor do orçamento: no máx. 7500~8000€, com preferência para 5000€...
Atendendo a que já conheço uma ou outra coisa de mecânica (as intervenções dos meus carros sou eu que as faço...) e do mercado de manutenção ("idas à oficina"), já limitei um pouco as escolhas: se é algo a gasolina tem que ser Japonês e a diesel do grupo VAG.
Nesse sentido, estava/estou inclinado para arranjar um Toyota Yaris 3 portas.
Gosto da estética do carro - só não aprecio muito a geração XP90 (2005~2011), principalmente o interior... - e, daquilo que vi/leio e conheço, da sua fiabilidade.
Procurando nos sites do costume (OLX, Standvirtual, etc), os Yaris (3 portas) que estão para venda têm uma série de condicionantes que "não gosto muito"...
1º que tudo, a gasolina, mesmo aumentado o valor do orçamento (e procurando carros mais recentes, 2010~2011), não se consegue achar motorizações sem ser 1.0 - creio que esta motorização seja 3 cilindros e, apesar de ser Toyota (não parte...), não é bem isso que pretendo... Os poucos (e rarissímos) 1.3 são de 5 portas e (bem) mais caros - não pretendo um carro de 5 portas...
Já na vertente gasóleo, vê-se bastantes D-4D (1.4 se não me engano; fala-se que este motor é bastante bom...) mas, mesmo havendo um ou outro que até considero (3 portas, XP130 preferencialmente mas XP10 também e, em último caso, XP90), ficam além do valor de referência do orçamento (mais caros) e têm mais kms que o Corsa...
A gasolina, aparte de Toyota/Yaris, ando equacionar outras "coisas"...
Uma dessas "coisas", Fiat 500 equipado com 1.4 de 100cv. Alguém sabe se "vale alguma coisa" (consumos, fiabilidade, custos de manutenção, etc)?
VW Polo de (+-) 2011 (6R; 3 portas) também é de considerar. No entanto, tal como o Yaris, os mais acessíveis tem motorização 1.2, sendo que esta é de 3 cilindros e queria evitar esses tipos de motor... Aparte dos 3 cilindros, existe 1.2 TSi (4 em linha com turbo) - fiabilidade deste motor/consumos/problemas crónicos?
Suzuki Swift Sport, 1.6 de 125cv - manutenção e consumos devem pesar na carteira não?
Também consideraria Seat Arosa Sport/VW Lupo Sport/Seat Ibiza 6L Sport (1.4 100cv)... não fosse o facto de conhecer esse motor na versão de 75cv equipado num León de 1ª geração e... aquilo beber óleo e gasolina "à maluca"!
A diesel (fugindo a Toyota/Yaris) ando a ver o Fiat Punto Evo - acho que o carro tem uma estética "brutal"!! - equipado com a mesma motorização do meu Corsa, 1.3 - embora com filtro de partículas (?) e mais umas quantas coisas.
VW Polo (6R) é uma hipótese mas não se vê nada à venda que não seja 3 em linha...
Agradecia que dessem as vossas opiniões/comentários sobre os carros que mencionei...
Bons passeios!
Ass.:RZ!
Bem, acabei de fazer um "orçamento" para arranjar tudo o que o Corsa precisa e o valor que me deu não foi propriamente baixo (+1000€).
Visto que vou voltar a estudar, além de não ter tempo para "pegar" nele (não falando que trata-se de um carro já com 15 anos...), vou precisar de arranjar um "daily" fiável e que não me dê muito trabalho nos próximos 3~4 anos (sou eu que o vou "intervencionar" sempre que seja preciso, quer manutenções quer outras coisas que surgam).
Nesse sentido venho aqui procurar "ajuda"/opiniões/experiência em relação a um hipotético carro "novo".
1. Que tipo de carros gostas?
-Sendo daily, terá que ser algo "pequeno", 3 portas (condição "obrigatória"), 2 lugares, com estética "sport" e consumos baixos (próximo dos 4,5~5L aos 100kms)... Preferencialmente algo a gasolina, mas considero diesel também.
2. Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc)?
-B, utilitário (ou A, citadino), com estética "desportiva" e "diferente" q.b.
3. Que marcas e modelos gostas e equacionas?
(+- por ordem de preferência; só o Toyota é uma "real" preferência...)
-Toyota Yaris (XP130 > XP90 > XP10), 3portas, gasolina > diesel
-Nissan Micra (K12/K12C), 3 portas, gasolina > diesel
-Suzuki Swift (RS), 3 portas, gasolina > diesel
-Fiat Punto Evo, 3 portas, 1.3 diesel
-Fiat 500 1.4 100cv (gasolina)
-VW Polo (6R), 3 portas, gasolina > diesel
4. Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência?
-Não tenciono andar com passageiros, principalmente atrás.
5. Precisarás de levar carga com frequência?
-Ocasionalmente.
6. Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos?
-Apesar de nos últimos anos andar a fazer menos de 10 mil, tenciono nos próximos 3~4 anos fazer um mín. de 15~20 mil.
7. Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas?
-Dia-a-dia em cidade (50~65%), fim de semana em nacionais/ICs (AE ocasionalmente; 50~35%).
8. Os consumos terão grande importância?
-Sim. Pretendo algo próximo dos 5L...
9. A potência do motor terá grande importância?
-Não abaixo de 70~75cv...
10. Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos?
-"Volta e meia" terá que ir a um ou outro caminho de terra batida (não sendo isso uma "condicionante").
11. Que orçamento tens, valor mínimo e máximo?
-Mín. 5000€, máx. 7500~8000€ (além disso, somente se for mesmo bom negócio até um máximo de 9000~9500€)...
12. Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano?
-Antes de Junho de 2007 era o ideal (menor IUC); no entanto, prefiro pagar mais um pouco de IUC e ter algo com menos kms e anos...; Não pretendo algo com mais de 100~125 mil kms.
Estando a prever fazer cerca de 15~20 mil kms anuais, estou a ponderar deixar o diesel do Corsa e passar para algo alimentado a gasolina.
Não querendo fazer disso a "regra", esses kms serão feitos maioritariamente em trajectos de curta distância diariamente (até 30kms...; possivelmente "pára-arranca") com uma maior distância ao fim-de-semana (+250kms; nacional/AE)...
Além da questão dos kms anuais, tendo já conhecimento de motorizações a diesel e como estas são "sujas" (por muito que se limpe, se utilize bom gasóleo e/ou com manutenção a "tempo e horas", os motores diesel ganham muito mais "sujidade" que os a gasolina...), o factor "gasolina" é uma vantagem. Além disso, aquando de manutenções, o preço de peças é mais favorável para uma motorização a gasolina do que a diesel.
(No entanto, o diesel não está totalmente excluído, principalmente se houver um bom negócio...)
Em termos de capacidade cúbica, estou a considerar algo próximo dos 1300~1400cc. O Corsa tem um 1.3 e quando estava bom conseguia fazer consumos na ordem dos 4,5L/100kms. Nesse sentido, não queria variar muito de cilindrada (e consumos)...
Abaixo dos 1.3~1.4 são motorizações "fracas" para fazer kms em estrada "aberta" (nacionais/AE) - estas motorizações podem ser boas em cidade mas depois quando se quer andar num ritmo mais "aberto", ficam em "esforço" e, por consequente, fazem mais consumo (e têm um desgaste maior)... Além disso, grande parte dessas motorizações são de 3 cilindros e, apesar de não ter nada contra (se andasse "exclusivamente" em cidade...), 4 cilindros apresentam um maior "à vontade" em termos de desempenho.
Por outro lado, 1.6 ou maior, apesar de serem motorizações que estão bastante à vontade para andar em nacionais e companhia, têm o problema do consumo, principalmente em cidade/"pára-arranca"/trajectos curtos.
Acerca de carroçaria/estilo e outras coisas dessas, pretendia ficar com algo igual ao Corsa - "utilitário", 3 portas, preferencialmente 2 lugares e equipamento "sport"... (Outras coisas como retrovisores eléctricos, GPS, rádio com mp3, etc, não me interessam...)
Ano de matrícula... apesar de antes de Junho de 2007 o IUC ser (bem!) mais em conta, creio que até 2010~2011 posso considerar - o facto de terem menos anos (e menos kms...) "compensa" um valor de IUC mais alto.
Valor do orçamento: no máx. 7500~8000€, com preferência para 5000€...
Atendendo a que já conheço uma ou outra coisa de mecânica (as intervenções dos meus carros sou eu que as faço...) e do mercado de manutenção ("idas à oficina"), já limitei um pouco as escolhas: se é algo a gasolina tem que ser Japonês e a diesel do grupo VAG.
Nesse sentido, estava/estou inclinado para arranjar um Toyota Yaris 3 portas.
Gosto da estética do carro - só não aprecio muito a geração XP90 (2005~2011), principalmente o interior... - e, daquilo que vi/leio e conheço, da sua fiabilidade.
Procurando nos sites do costume (OLX, Standvirtual, etc), os Yaris (3 portas) que estão para venda têm uma série de condicionantes que "não gosto muito"...
1º que tudo, a gasolina, mesmo aumentado o valor do orçamento (e procurando carros mais recentes, 2010~2011), não se consegue achar motorizações sem ser 1.0 - creio que esta motorização seja 3 cilindros e, apesar de ser Toyota (não parte...), não é bem isso que pretendo... Os poucos (e rarissímos) 1.3 são de 5 portas e (bem) mais caros - não pretendo um carro de 5 portas...
Já na vertente gasóleo, vê-se bastantes D-4D (1.4 se não me engano; fala-se que este motor é bastante bom...) mas, mesmo havendo um ou outro que até considero (3 portas, XP130 preferencialmente mas XP10 também e, em último caso, XP90), ficam além do valor de referência do orçamento (mais caros) e têm mais kms que o Corsa...
A gasolina, aparte de Toyota/Yaris, ando equacionar outras "coisas"...
Uma dessas "coisas", Fiat 500 equipado com 1.4 de 100cv. Alguém sabe se "vale alguma coisa" (consumos, fiabilidade, custos de manutenção, etc)?
VW Polo de (+-) 2011 (6R; 3 portas) também é de considerar. No entanto, tal como o Yaris, os mais acessíveis tem motorização 1.2, sendo que esta é de 3 cilindros e queria evitar esses tipos de motor... Aparte dos 3 cilindros, existe 1.2 TSi (4 em linha com turbo) - fiabilidade deste motor/consumos/problemas crónicos?
Suzuki Swift Sport, 1.6 de 125cv - manutenção e consumos devem pesar na carteira não?
Também consideraria Seat Arosa Sport/VW Lupo Sport/Seat Ibiza 6L Sport (1.4 100cv)... não fosse o facto de conhecer esse motor na versão de 75cv equipado num León de 1ª geração e... aquilo beber óleo e gasolina "à maluca"!
A diesel (fugindo a Toyota/Yaris) ando a ver o Fiat Punto Evo - acho que o carro tem uma estética "brutal"!! - equipado com a mesma motorização do meu Corsa, 1.3 - embora com filtro de partículas (?) e mais umas quantas coisas.
VW Polo (6R) é uma hipótese mas não se vê nada à venda que não seja 3 em linha...
Agradecia que dessem as vossas opiniões/comentários sobre os carros que mencionei...
Bons passeios!
Ass.:RZ!
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