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Ajuda com aquisição - Alf Romeo Mito 0.9 Twinair

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    Ajuda com aquisição - Alf Romeo Mito 0.9 Twinair

    Viva!


    Estou à procura de um carro citadino, a gasolina até 9.000 euros.


    Ainda que esteja consciente que possam existir outras opções melhores, dentro do meu orçamento disponível, o carro que eu mais gosto é, de longe, o Alfa Romeo Mito.


    Neste sentido, gostaria de saber se o 0.9 Twin Air de 105cv é uma motorização fiável.
    Não será um carro especialmente económico, pois não?


    A opção por gasolina tem que ver os poucos km’s anuais que o carro vai fazer (arrisco dizer que andará à volta dos 10.000km/ano) e com o facto das deslocações serem essencialmente em cidade.


    Estou inclinado para este: https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#08394ace7d


    90.000km num carro como este é relevante, se tiver as manutenções feitas convenientemente?




    O que acham?


    Muito obrigado!

    #2
    É um carro bonito, disso não à duvida, se calhar, o mais bonito do segmento...

    Não sei se esse estará a bom preço, pois à cerca de 3 anos, estive para comprar um num stand de Lisboa, tinha menos kms, era azul escuro, o twin air e o valor pedido era 8.500 euros

    Comentário


      #3
      Não há muito oferta, pelo menos de momento, de Mitos a gasolina pelo que não tenho grande termo de comparação, mas muito obrigado pelo aviso!

      Consegues acrescentar alguma coisa relativamente ao motor e aos consumos?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por guedes22 Ver Post
        Não há muito oferta, pelo menos de momento, de Mitos a gasolina pelo que não tenho grande termo de comparação, mas muito obrigado pelo aviso!

        Consegues acrescentar alguma coisa relativamente ao motor e aos consumos?
        Não tenho conhecimento desses motores, pelo que se ouve, são económicos se andarmos devagar, mas começando a puxar... gasta.

        E sim, não existe muita oferta de Mitos's a gasolina twin air, é quase nada.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
          Não tenho conhecimento desses motores, pelo que se ouve, são económicos se andarmos devagar, mas começando a puxar... gasta.

          E sim, não existe muita oferta de Mitos's a gasolina twin air, é quase nada.
          Obrigado! Vou estando atento a outros anúncios, caso surjam.
          Eu diria que tenho uma condução relativamente económica, pelo que talvez consiga fazer consumos razoáveis.

          Comentário


            #6
            Em relação à fiabilidade não te posso adiantar muito pois tive um 500 com esse motor durante pouco mais de um ano, acho que não lhe cheguei a fazer 30.000kms.

            Agora em termos de economia, esquece, era a versão de 85cvs e os consumos eram altos para o conjunto em questão.

            Fazia sempre acima dos 8l sem grandes excessos, com esticoes era capaz de beber como um “crescido”.

            A versão de 85cvs tinha umas baixas “sofríveis” e, por exemplo, em cidade o 1.2 de 60cvs era/é mais agradável de utilizar.

            Porreiro era o “ratata” do escape e a rapidez com aquilo comia rotação! Tudo parecia rápido e emocionante se não olhássemos para o velocímetro ou fôssemos a tentar acompanhar alguém!

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
              Em relação à fiabilidade não te posso adiantar muito pois tive um 500 com esse motor durante pouco mais de um ano, acho que não lhe cheguei a fazer 30.000kms.

              Agora em termos de economia, esquece, era a versão de 85cvs e os consumos eram altos para o conjunto em questão.

              Fazia sempre acima dos 8l sem grandes excessos, com esticoes era capaz de beber como um “crescido”.

              A versão de 85cvs tinha umas baixas “sofríveis” e, por exemplo, em cidade o 1.2 de 60cvs era/é mais agradável de utilizar.

              Porreiro era o “ratata” do escape e a rapidez com aquilo comia rotação! Tudo parecia rápido e emocionante se não olhássemos para o velocímetro ou fôssemos a tentar acompanhar alguém!
              Obrigado pelo input!

              Não fazia ideia que os consumos iam para esses números.
              Os consumos anunciados estão muito longe disso (mas não me admira que não correspondam à realidade).

              Edit
              Encontrei aqui alguns registos que me deixam um pouco mais descansados mas que valem o que valem:
              https://www.spritmonitor.de/en/detail/908519.html
              https://www.spritmonitor.de/en/detail/660267.html

              O que tenho lido é que o carro no modo 'dinâmico' (o Mito tem o botão para trocar os modos) mexe-se melhor pelo que essas baixas mais 'sofríveis' neste carro talvez sejam diferentes do Fiat 500.
              Editado pela última vez por guedes22; 16 September 2020, 16:25.

              Comentário


                #8
                No pouco tempo que andei com um, notei a falta de baixas e os consumos anormalmente altos.

                A falta de baixas é questão de hábito, dá para ultrapassar, já os consumos nem por isso.
                As médias que fiz no alentejo (Beja e Evora) foram bastante razoáveis, a rondar os 5L/100. Em Lisboa não baixei dos 8, e bem tentei...

                Fora da cidade é a mesma coisa. Nacional a ritmos legais, sem subidas, 6 e pouco. Nacional com subidas sem estacionar o carro na faixa de rodagem, não é dificil passar os 10.

                é um carro engraçado de se usar em cidade, mas não queres estar sempre a pensar em consumos e queres andar um pouco mais descansado, pensa noutro.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por guedes22 Ver Post
                  Obrigado pelo input!

                  Não fazia ideia que os consumos iam para esses números.
                  Os consumos anunciados estão muito longe disso (mas não me admira que não correspondam à realidade).

                  Edit
                  Encontrei aqui alguns registos que me deixam um pouco mais descansados mas que valem o que valem:
                  https://www.spritmonitor.de/en/detail/908519.html
                  https://www.spritmonitor.de/en/detail/660267.html

                  O que tenho lido é que o carro no modo 'dinâmico' (o Mito tem o botão para trocar os modos) mexe-se melhor pelo que essas baixas mais 'sofríveis' neste carro talvez sejam diferentes do Fiat 500.
                  Repara que esses registos de consumos são feitos em estrada, não em cidade.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                    No pouco tempo que andei com um, notei a falta de baixas e os consumos anormalmente altos.

                    A falta de baixas é questão de hábito, dá para ultrapassar, já os consumos nem por isso.
                    As médias que fiz no alentejo (Beja e Evora) foram bastante razoáveis, a rondar os 5L/100. Em Lisboa não baixei dos 8, e bem tentei...

                    Fora da cidade é a mesma coisa. Nacional a ritmos legais, sem subidas, 6 e pouco. Nacional com subidas sem estacionar o carro na faixa de rodagem, não é dificil passar os 10.

                    é um carro engraçado de se usar em cidade, mas não queres estar sempre a pensar em consumos e queres andar um pouco mais descansado, pensa noutro.
                    Obrigado!

                    Não fazia ideia que os consumos estavam perto desses valores, de facto.
                    Atualmente vivo numa zona plana mas para o ano vou-me mudar para Coimbra que não é uma cidade especialmente plana e que tem algum trânsito.
                    Não queria ter um carro a beber 8 constantemente, na verdade.

                    O meu problema é que com 9.000eur de budget não tenho nenhum carro que eu goste verdadeiramente, sem que tenha de comprar um carro com 12 anos e com demasiados kms.
                    O Mito é uma 'paixão antiga'.

                    Comentário


                      #11
                      Não é que o twinair seja mau, mas o MiTo merece o 1.4 t-jet/multiair.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                        Não é que o twinair seja mau, mas o MiTo merece o 1.4 t-jet/multiair.
                        Obrigado.

                        A questão é que os Mitos equipados com esse motor já fogem do meu budget, creio eu.

                        Comentário


                          #13
                          A questão das rotações baixas revestem-se de particular importância para quem viver numa cidade menos plana. Não há coisa mais chata que um gajo arrancar num semáforo a subir e ter de fazer um ponto de embraiagem mais longo para logo depois deixar o carro ir abaixo logo de seguida.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por guedes22 Ver Post
                            Obrigado pelo input!

                            Não fazia ideia que os consumos iam para esses números.
                            Os consumos anunciados estão muito longe disso (mas não me admira que não correspondam à realidade).

                            Edit
                            Encontrei aqui alguns registos que me deixam um pouco mais descansados mas que valem o que valem:
                            https://www.spritmonitor.de/en/detail/908519.html
                            https://www.spritmonitor.de/en/detail/660267.html

                            O que tenho lido é que o carro no modo 'dinâmico' (o Mito tem o botão para trocar os modos) mexe-se melhor pelo que essas baixas mais 'sofríveis' neste carro talvez sejam diferentes do Fiat 500.
                            Os meus consumos eram na AML e não sou propriamente conhecido por ser um gajo que ande a pisar ovos.

                            Mas garanto te que não é um carro económico.

                            O Mito com mais cavalos e mais peso, não deve ser melhor, diria que no mínimo será igual.

                            Edit: em relação às “baixas sofríveis”, tento contextualizar melhor... basicamente, este twinair gosta de ser conduzido de forma mais agressiva, para quem gosta de rolar torna se um motor muito pouco agradável de se utilizar.
                            Editado pela última vez por Vrumm; 16 September 2020, 19:31.

                            Comentário


                              #15
                              O que é natural, face à reduzida cilindrada.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por guedes22 Ver Post
                                Obrigado.

                                A questão é que os Mitos equipados com esse motor já fogem do meu budget, creio eu.
                                Dependerá do ano. Naturalmente não poderá ser tão recente como um twinair.

                                Comentário


                                  #17
                                  Acham que se optar por um diesel vou-me meter em problemas por fazer tão poucos kms anuais?
                                  O 1.3 JTD será mais económico?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por guedes22 Ver Post
                                    Acham que se optar por um diesel vou-me meter em problemas por fazer tão poucos kms anuais?
                                    O 1.3 JTD será mais económico?
                                    Será mais económico na bomba, mas mais caro na oficina...

                                    Para 10.000kms, não me parece grande escolha.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                                      Não é que o twinair seja mau, mas o MiTo merece o 1.4 t-jet/multiair.
                                      Portanto, para quem está preocupado pelos consumos de 7/8 do 0.9, vamos indicar-lhe o 1.4t que nas mesmas circunstancias bebe 9/10, especialmente o t-jet, cujo céu é o limite...

                                      O 1.4 tjet de 120cv tem, no spritmonitor, média de consumo superior ao meu carro a gasolina de 200cv...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                                        Portanto, para quem está preocupado pelos consumos de 7/8 do 0.9, vamos indicar-lhe o 1.4t que nas mesmas circunstancias bebe 9/10, especialmente o t-jet, cujo céu é o limite...

                                        O 1.4 tjet de 120cv tem, no spritmonitor, média de consumo superior ao meu carro a gasolina de 200cv...
                                        Começo a acreditar que o Mito não é um carro económico em nenhuma das suas motorizações.

                                        Se o carro bebesse 7/8 ainda era aceitável mas parece-me que para fazer esses consumos terei que andar sempre muito controlado e longe do trânsito da cidade.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por guedes22 Ver Post
                                          Começo a acreditar que o Mito não é um carro económico em nenhuma das suas motorizações.

                                          Se o carro bebesse 7/8 ainda era aceitável mas parece-me que para fazer esses consumos terei que andar sempre muito controlado e longe do trânsito da cidade.
                                          Vou ser sincero, durante a minha estadia de 3 anos em Coimbra convivi durante algum tempo com um mito 1.6 diesel 120, e NUNCA vi aquele CB mostrar menos de 7, portanto não consigo imaginar um mito a gasolina, seja ele qual for, fazer abaixo de 8 nas mesmas circunstâncias...

                                          Acredito que o 1.3jtd seja económico.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por guedes22 Ver Post
                                            Começo a acreditar que o Mito não é um carro económico em nenhuma das suas motorizações.

                                            Se o carro bebesse 7/8 ainda era aceitável mas parece-me que para fazer esses consumos terei que andar sempre muito controlado e longe do trânsito da cidade.
                                            Penso que um consumo em torno dos 8L em cidade, será real. Tudo depende do trânsito.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                                              Vou ser sincero, durante a minha estadia de 3 anos em Coimbra convivi durante algum tempo com um mito 1.6 diesel 120, e NUNCA vi aquele CB mostrar menos de 7, portanto não consigo imaginar um mito a gasolina, seja ele qual for, fazer abaixo de 8 nas mesmas circunstâncias...

                                              Acredito que o 1.3jtd seja económico.
                                              Consideraria o 1.3jtd as tal como o Pedro Lima indicou talvez seja pior ainda uma vez que talvez não faça mais do que 10.000km/ano.
                                              Concordas?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por guedes22 Ver Post
                                                Consideraria o 1.3jtd as tal como o Pedro Lima indicou talvez seja pior ainda uma vez que talvez não faça mais do que 10.000km/ano.
                                                Concordas?
                                                No meu caso, optaria semper pela variante a gasolina.

                                                Tudo depende daquilo que estás disposto a gastar a mais na bomba e possivelmente poupar em manutenções.

                                                Se o 0.9 beber mais ~2l/100 que o 1.3jtd, isto significa um gasto adicional de cerca de 450€ por cada 10.000km, já com o cálculo da diferença de preço de combustível incluído.

                                                Por outro lado, tal como já foi dito, este custo acrescido pode vir a diluir-se pelos menores gastos com manutenções, potenciados pelos percursos curtos citadinos, que não são benéficos para os carros a gasóleo com filtro de partículas... E pela agradabilidade da condução em geral

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                                                  No meu caso, optaria semper pela variante a gasolina.

                                                  Tudo depende daquilo que estás disposto a gastar a mais na bomba e possivelmente poupar em manutenções.

                                                  Se o 0.9 beber mais ~2l/100 que o 1.3jtd, isto significa um gasto adicional de cerca de 450€ por cada 10.000km, já com o cálculo da diferença de preço de combustível incluído.

                                                  Por outro lado, tal como já foi dito, este custo acrescido pode vir a diluir-se pelos menores gastos com manutenções, potenciados pelos percursos curtos citadinos, que não são benéficos para os carros a gasóleo com filtro de partículas... E pela agradabilidade da condução em geral
                                                  Muito obrigado pelo esclarecimento, Luís.
                                                  Já tinha feito um cálculo semelhante.
                                                  Vou ter de pensar com calma.

                                                  Não encontro nenhum outro carro dentro do meu orçamento que eu, realmente, goste a não ser o Mito, infelizmente.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Um Fiat 500 com esse motor não é opção, isto é, não gostas do modelo?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Quando se fala do que não se sabe ...

                                                      Tenho um MiTo QV e a média de combustível dele anda nos 8 - 8,5. Isto em percursos urbanos e sem nenhum cuidado especial com as médias.

                                                      O 1.3 é só um motor fraco que fica muito atrás do 1.6 na sua variante ou dos 1.4 a benzina.

                                                      Tal como o user brkncrss, que é uma pessoa com imenso conhecimento, para o MiTo é muito, mas muito melhor, um motor 1.4 t-jet/multiair.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        https://www.custojusto.pt/faro/sedan...155cv-31424888

                                                        Este consome um pouco mais do que o QV por ser um t-jet, mas acredita que tens muita diversão a conduzir.

                                                        Realmente os preços dos Alfa Romeo MiTo têm aumentado: lembro-me que há 2 anos atrás estava um exemplar 155cv igual a esse com menos kilometragem entre os 8 mil e 8.500 euros.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                                                          Portanto, para quem está preocupado pelos consumos de 7/8 do 0.9, vamos indicar-lhe o 1.4t que nas mesmas circunstancias bebe 9/10, especialmente o t-jet, cujo céu é o limite...

                                                          O 1.4 tjet de 120cv tem, no spritmonitor, média de consumo superior ao meu carro a gasolina de 200cv...
                                                          Consumir por consumir, mais vale aconselhar um motor superior.

                                                          E olha que com cuidado e a deixar rolar em nacional já consegui fazer isto no meu:




                                                          Agora, é óbvio que se não se tiver cuidados, os consumos disparam.
                                                          Editado pela última vez por brkncrss; 17 September 2020, 14:00.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por mpereira Ver Post
                                                            Um Fiat 500 com esse motor não é opção, isto é, não gostas do modelo?
                                                            Não gosto muito, na verdade.

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