Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Opinião do Citroen Saxo 1.0 99

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Opinião do Citroen Saxo 1.0 99

    Alguém pode dizer quais são as vantagens e desvantagens do Citroen Saxo 1.0 1999?

    #2
    desvantagens tem muitas...

    a sério, o motor não é mau, mas face a um 1.1 são quase 30% a menos de potência, binário, força... eu preferiria sempre um 1124cc. esse motor é antigo, mas o 954cc (quase que nem chega ao arredondamento para os 1000cc!) ainda é mais, já vem do citroen visa, penso que de 1986. tem apenas 45 ou 50cv, conforme os casos. o 1124cc tem 60cv e vem do 205, penso. o 1124cc deverá ser já de injeção direta.

    depois o saxo não tem segurança passiva absolutamente nenhuma. já vi um batido e todo encolhido ao levar uma panada por trás a cerca de 60 ou 70. ficou todo torcido e encolhido. já me tinham falado disto, já tinha feito um ou dois anos antes uma viagem num de 2004, dos últimos, em que o dono me tinha falado desse aspeto e fiquei com algum medo durante os 250kms em que andei nele. depois vi o tal acidente e a moça só se safou por sorte, pois ficou todo metido dentro até ao lugar dela e o lugar do pendura ficou muito mal também, a sorte é que não ia ninguém ao lado!

    edit: mesmo que o orçamento seja curto, se calhar consegues algo melhorzito... ainda há cerca de 1 semana o meu sobrinho teve 1 acidente ao chegar a casa e partiu os faróis e entortou o capot do zx de 94, mas nada de especial. há 3 ou 4 dias o meu sobrinho, irmão dele, comprou para desenrascar uma pug 306 de 2000 por 500€, exatamente com o mesmo motor (1360cc e 75cv). por outro tanto compras algo melhor que a dele, que de pintura não está famosa, mas já tem conta-kms digital, tem jantes porreiras, estofos com pele nos rebordos, etc.
    Editado pela última vez por caditonuno; 21 September 2020, 21:14.

    Comentário


      #3
      É um modelo já com mais de 20 anos, e dos mais básicos da altura...

      Estou de acordo com tudo o que disse o Caditonuno, principalmente visto pelos padrões atuais onde está completamente obsoleto.

      O pior dele é mesmo a segurança passiva, porque de resto são caros que apesar da fraca qualidade interior e alguns defeitos, acabam por se manter no ativo precisamente por serem muito baratos de manter.

      Tive um como primeiro carro, o "mítico" 1.5D, tal como muitos jovens, infelizmente...mas se já era mau há 10 anos atrás, fará agora...
      Não recomendo, preferia algo de um Projeto mais atual e igualmente barato, tipo Punto II, Corsa C, Clio II phase 2, Peugeot 206...

      Comentário


        #4
        Se estás a pensar num saxo 1.0 com 21 anos é porque não tens ou não queres muito dinheiro.
        Assim sendo escolhe o que encontrares em melhor estado de conservação.

        Comentário


          #5
          E se tiver de ser mesmo um Saxo, que seja pelo menos o 1.1. Não parece, mas a diferença é bem notória.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
            desvantagens tem muitas...

            a sério, o motor não é mau, mas face a um 1.1 são quase 30% a menos de potência, binário, força... eu preferiria sempre um 1124cc. esse motor é antigo, mas o 954cc (quase que nem chega ao arredondamento para os 1000cc!) ainda é mais, já vem do citroen visa, penso que de 1986. tem apenas 45 ou 50cv, conforme os casos. o 1124cc tem 60cv e vem do 205, penso. o 1124cc deverá ser já de injeção direta.
            Tanta confusão que aqui vai.
            Tanto o 1.0 como o 1.1 são da mesma família e da mesma altura. São ambos da geração TU, estreada em 1986 no Citroen AX.
            Não confundir com a geração X que vinha dos Visas e primeiros 205s.

            O 1.0 era tão (pouco para os padrões actuais) sofisticado como 1.1.
            Nas últimas versões, o 1.0 tinha 50cv e o 1.1 tinha 60cv. Apesar de um ser 1.0 e o outro ser 1.1, a diferença na cilindrada era de 170cm3.

            Injeções directas? WTF?
            Em 99 deveriam ser ambos mono-ponto. Sei que o 1.1 chegou a ter multi-ponto, mas acho que não no Saxo. Penso que no 206 e C3 sim.

            Comentário


              #7
              E creio que também no Saxo, talvez a partir de 2000.

              Comentário


                #8
                Mesmo com pouco dinheiro, há sempre outras opções. Até o Corsa B é mais robusto e espaçoso, e é um projecto antigo.
                Até um ZX 1.4 é bem melhor.

                Tenho o irmão 106 com o mesmo motor e porque foi-me oferecido há 12 anos atrás, com 216 mil kms feitos ontem.
                Não anda nada.
                Junta da colassa trocada aos 100 mil.
                Bebe óleo e anticongelante com regularidade.
                Não anda nada.
                Calcular uma ultrapassagem por vezes torna-se mais complicado do que explicar a Teoria das Cordas a um bêbado.
                E acho que já tinha dito que não anda um coalho.

                Consumos, não fazes abaixo de 5 a não ser que vás numa AE plana abaixo de 100 e mal toques no acelerador.
                Mas para fazer acima de 7 tens que conduzir apenas na cidade e prego a fundo.
                O normal é 6 em condução intermédia.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                  E creio que também no Saxo, talvez a partir de 2000.
                  É possível.

                  The TU1 has a displacement of 1.1 L (1,124 cc), with a bore and a stroke of 72 mm × 69 mm (2.83 in × 2.72 in). Power was initially 55 PS (40 kW; 54 hp), but it was increased to 60 PS (44 kW; 59 hp) in 1992, with the adoption of central fuel injection and a catalytic converter. The introduction of Euro III led to the adoption of multi point injection, but power remained the same (although there was a small torque increase). This engine was the entry-level option in the Citroën C2 and C3 and Peugeot 206.


                  Aqui fala que a utilização da injecção multiponto foi para cumprir as normas euro3.

                  Comentário


                    #10
                    O saxo 1.0, 1.1 e 1.4 sempre foram monoponto. Multiponto só no C2 e C3.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Kevincego Ver Post
                      O saxo 1.0, 1.1 e 1.4 sempre foram monoponto. Multiponto só no C2 e C3.
                      Também tinha essa ideia.

                      Comentário


                        #12
                        Tenho quase a certeza de ter lido numa L'Automobile sobre o Saxo 1.1 ou 1.4 com multiponto, tenho de ir procurar.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por ASOT Ver Post
                          Mesmo com pouco dinheiro, há sempre outras opções. Até o Corsa B é mais robusto e espaçoso, e é um projecto antigo.
                          Até um ZX 1.4 é bem melhor.

                          Tenho o irmão 106 com o mesmo motor e porque foi-me oferecido há 12 anos atrás, com 216 mil kms feitos ontem.
                          Não anda nada.
                          Junta da colassa trocada aos 100 mil.
                          Bebe óleo e anticongelante com regularidade.
                          Não anda nada.
                          Calcular uma ultrapassagem por vezes torna-se mais complicado do que explicar a Teoria das Cordas a um bêbado.
                          E acho que já tinha dito que não anda um coalho.

                          Consumos, não fazes abaixo de 5 a não ser que vás numa AE plana abaixo de 100 e mal toques no acelerador.
                          Mas para fazer acima de 7 tens que conduzir apenas na cidade e prego a fundo.
                          O normal é 6 em condução intermédia.
                          São motores de entrada de gama. Mal seria se andassem.
                          O festival de 8v, monoponto e pouca potência acontece tambem no Corsa B 1.0i 55cv ou no B anterior de 1.2i 45cv.

                          São carros de entrada de gama, que na prática substituíamos actuais low cost, embora não o fossem de forma digamos óbvia.

                          No meu entender, poderá valer a pena dependendo do preço que é pedido e do estado geral.
                          Quando o orçamento é muito baixo, as coisas de potências e etc de nada valem, excepto se estiverem em igual estado.

                          Comentário


                            #14
                            Outra coisa: esqueçam completamente essa história da robustez.
                            O que os carros eram em novos, pouco importa actualmente após 20 e tal anos.
                            O tratamento que lhes foi dado é que tem relevância.
                            Se puderem testar numa estrada de empedrado já dá para ter 1 ideia de como está.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                              Tenho quase a certeza de ter lido numa L'Automobile sobre o Saxo 1.1 ou 1.4 com multiponto, tenho de ir procurar.
                              Creio que a partir de 1999 já eram multiponto.
                              https://www.ultimatespecs.com/pt/car...-Saxo-14i.html

                              Comentário


                                #16
                                https://www.auto-data.net/en/citroen...-sx-60hp-15203

                                1.1 multiponto.

                                Pelo menos segundo os sites.

                                Mas o 1.0i creio só ter existido monoponto.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                  Se estás a pensar num saxo 1.0 com 21 anos é porque não tens ou não queres muito dinheiro.
                                  Assim sendo escolhe o que encontrares em melhor estado de conservação.
                                  Basicamente, é isto.

                                  Comentário


                                    #18
                                    O carro está bom de pintura e de interiores, tem 160000km, motor está ótimo, seco, sem macha de oleo, nao faz barulhos e só tem um dono, e estava perguntando porque queria saber opinião de vocês, o carro vai ser para utilizar uns 7 meses a fazer 20km por dia, depois vai tar parado, está me pedindo 450€ eu acho que o preço tá bom

                                    Comentário


                                      #19
                                      Creio que a principal desvantagem é morrer num embate a 80km/h.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Dentro da cidade nao vou 80km

                                        Comentário


                                          #21
                                          Num embate a 80 km/h há muitos mais que morrem.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                            São motores de entrada de gama. Mal seria se andassem.
                                            O festival de 8v, monoponto e pouca potência acontece tambem no Corsa B 1.0i 55cv ou no B anterior de 1.2i 45cv.

                                            São carros de entrada de gama, que na prática substituíamos actuais low cost, embora não o fossem de forma digamos óbvia.

                                            No meu entender, poderá valer a pena dependendo do preço que é pedido e do estado geral.
                                            Quando o orçamento é muito baixo, as coisas de potências e etc de nada valem, excepto se estiverem em igual estado.
                                            Lá andas tu com a conversa do andamento, quando no Corsa B só falei na robustez. E sei por experiência própria.
                                            Mas como já deste a entender noutras conversas que nessa matéria preferes um Saxo ou 106, não vou bater mais no ceguinho.

                                            Só sei que se tiver que fazer uma viagem grande, e tiver oportunidade de escolher entre o Corsa e o 106, prefiro a milhas o Corsa. Não anda nada, mas é bem mais confortável e estável.

                                            Eu só acho que com 1000 euros ou lá o que o OP pretende gastar, arranja-se melhor, mesmo com mais anos em cima.
                                            E melhor, não é dos 0 aos 100 abaixo dos 10 segundos.
                                            É com mais conforto, mais estabilidade e mais alguns cavalos. Ou pelo menos um ou dois destes três argumentos.

                                            Porque no meu 106, só destaco o facto de até à data me ter deixado mal apenas por bateria nas couves e uma correia de alternador partida.
                                            Fora isso, nunca precisou de reboque para nada, mas também dou manutenção preventiva e revisão anual.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Por esse valor consegues um Punto MK2 1.2 8V ou Clio II 1.2 8V. Ambos são motores de "guerra" e projetos superiores.

                                              Não te metas nisso.

                                              Comentário


                                                #24
                                                por 500€ um punto II não sei não, só se for todo rebentado.

                                                uanto ao saxo não si, mas a tal 306 1.4 de 2000 que o meu sobrinho comprou há dias já é de injeção direta ou multiponto ou lá o que é isso (atenção que é esta cilindrada, nos 1.0 e 1.1 não faço a mínima).

                                                nos ZX tive 1.1 e 1.4 de 92 os dois e não faço a mínima, mas um era de puxar o ar e o outro, 1.4, já não tinha nada disso.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                                  nos ZX tive 1.1 e 1.4 de 92 os dois e não faço a mínima, mas um era de puxar o ar e o outro, 1.4, já não tinha nada disso.
                                                  O 1.4 de 92 do meu pai tinha o regulador de ar. Acho que foi em 93 que mudaram isso

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Tive esse 1.1 num 206 e aquilo para a ciilindrada que tinha até se mexia bem, era nervoso. Pouco antes de o vender um mecanico que conhecia fez-lhe algo que passou a fazer bastantes mais rotações, o ponteiro dava a volta por baixo e ia quase às 1000 outra vez. Parecia uma yamaha a roncar. Subia a subida do botão em coimbra a 130 com 2 pessoas para terem uma ideia como ficou. Era de 2000 e ainda anda aí para as curvas

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                      https://www.auto-data.net/en/citroen...-sx-60hp-15203

                                                      1.1 multiponto.

                                                      Pelo menos segundo os sites.

                                                      Mas o 1.0i creio só ter existido monoponto.
                                                      Segundo li, foi em 2001 com a entrada da euro 3 que passaram a ser multiponto.
                                                      O 1.0 acabou nessa altura devido a isso mesmo. Não fizeram o Upgrade para multiponto.
                                                      No 206 o 1.1 passou a multiponto em 2001 salvo erro.

                                                      https://www.km77.com/coches/peugeot/...-de-carroceria

                                                      Los dos motores menos potentes de gasolina están modificados, con objeto de aumentar el par máximo y que, además, lo den a un régimen menor. El 1,1 da 94 Nm a 2.700 rpm (3 Nm más a 500 rpm menos) y el 1,4 da 120 Nm a 2.800 rpm (9 Nm más a 600 rpm menos).

                                                      No Saxo acho que não até porque entretanto apareceu o C2 e C3. Esses sim já com multiponto.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                                                        Creio que a principal desvantagem é morrer num embate a 80km/h.
                                                        Se fosse um carro dos anos 80 já todos chamavam clássico e ninguém se lembrava disso.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por ASOT Ver Post
                                                          Lá andas tu com a conversa do andamento, quando no Corsa B só falei na robustez. E sei por experiência própria.
                                                          Mas como já deste a entender noutras conversas que nessa matéria preferes um Saxo ou 106, não vou bater mais no ceguinho.

                                                          Só sei que se tiver que fazer uma viagem grande, e tiver oportunidade de escolher entre o Corsa e o 106, prefiro a milhas o Corsa. Não anda nada, mas é bem mais confortável e estável.

                                                          Eu só acho que com 1000 euros ou lá o que o OP pretende gastar, arranja-se melhor, mesmo com mais anos em cima.
                                                          E melhor, não é dos 0 aos 100 abaixo dos 10 segundos.
                                                          É com mais conforto, mais estabilidade e mais alguns cavalos. Ou pelo menos um ou dois destes três argumentos.

                                                          Porque no meu 106, só destaco o facto de até à data me ter deixado mal apenas por bateria nas couves e uma correia de alternador partida.
                                                          Fora isso, nunca precisou de reboque para nada, mas também dou manutenção preventiva e revisão anual.
                                                          Quem é que te disse que eu prefiro o 106 / saxo ?
                                                          Quem te disse, disse mal. Porque vai depender da comparação.

                                                          A tua experiência para o caso, não tem qualquer relevância.
                                                          EXCEPTO se os carros tiverem tido exactamente o mesmo tratamento.

                                                          Em carros usados é isso que conta, e não a nossa experiência, a menos que tivesses testado 300 carros iguais VS 300 outros carros iguais de outro modelo.

                                                          E sim claro que arranjas melhor por 1000 euros ( se for o caso ) , mas é preciso é que o principal factor, que é o estado geral, seja bom.

                                                          Mas por 450 como parece ser o caso, e com 1 só dono, é mais complicado.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                            Num embate a 80 km/h há muitos mais que morrem.
                                                            Sim é vdd, e se for contra alguem que tambem venha a 89, chapeu. Mas de qq forma percebi onde o user bkrness quer chegar.
                                                            E até compreendo, ora, se o saxo quando saiu já não era propriamente grande coisa em segurança passiva, quando chegou aos anos 2000 então já estava mesmo obsoleto.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X