Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Carro novo / usado, citadino, deslocações curtas, até 10000€

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Carro novo / usado, citadino, deslocações curtas, até 10000€

    Olá,

    Como digo no título, estou a precisar de um segundo carro, que seria apenas para deslocar de casa para o trabalho (aproximadamente 30 klm por dia, portanto abaixo de 8000klm / ano).
    Respondendo às perguntas:

    Que tipo de carros gostas?
    Não sou esquisito, ligo mais a factores como segurança, consumo...
    Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc)?
    Diria citadino ou utilitário
    Que marcas e modelos gostas e equacionas?
    Tenho boa opinião dos Renault e Toyota (Corrijam-me se estiver errado, mas do que me dizem são bons e manutenção barata). Tenho má opinião dos Ford (o meu focus actual é uma caixa de surpresas... Nunca desilude)
    Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência?
    no geral não, mas a ideia é ter filhos em breve, por isso preferia um de 5 lugares
    Precisarás de levar carga com frequência?
    não
    Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos?
    seria só mesmo casa-trabalho, os tais 30klm / dia. Para longas distâncias usaria o focus.
    Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas?
    Nacional e autoestrada maioritariamente.
    Os consumos terão grande importância?
    Sim
    A potência do motor terá grande importância?
    Não, mas quero um carro que esteja confortável a 100 klm/h na autoestrada
    Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos?
    Não seria o objectivo deste carro
    Que orçamento tens, valor mínimo e máximo?
    8-12k. Estava a fazer as contas para 8-10k, deixando 2k para possíveis problemas iniciais
    Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano?
    Tenho procurado carros com menos de cem mil klm, mais focado nos 50k. Quanto a anos, tenho visto a partir de 2016, mas teria preferência por algo mais recente (por exemplo 2018).


    Noutras notas, como referi acima, tive demasiados problemas com o meu ford focus (turbo, EGR, FAP, bomba de alta pressão. Já tive que pôr estas peças todas novas...). Estou a comprar um carro novo às peças. Ando focado em carros a gasolina por fazer trajectos curtos e ter a ideia que a manutenção de carros a gasolina é mais barata, visto não terem tantas peças susceptíveis de avariar. Mas posso estar errado.


    Muito obrigado pela vossa disponibilidade!

    Edit: Sou da zona de Lisboa, e trabalho em Oeiras
    Editado pela última vez por DAMP; 14 October 2020, 23:14.

    #2
    Boas!

    As pessoas esquecem-se sempre de indicar de onde são, o que é muito importante. O formulário simplesmente esquece-se desse factor importantíssimo. Não é que nunca tenha chamado a atenção para isso, mas ultimamente quase tudo parece cair em saco roto aqui. Adiante.

    Eu sugeria algo dentro disto:

    https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#4af2a9a04f
    https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#f2d0229ca5
    https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#f2d0229ca5 - este parece uma excelente proposta: muito poucos km, motor relativamente potente, bons extras...
    https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#ae6bfd7843
    https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#ae6bfd7843

    Comentário


      #3
      Muito obrigado!
      Já editei o post inicial, vou agora ver os anúncios que me indicou.

      Comentário


        #4
        Então basicamente, nas condições que pedi, as sugestões são:
        - Opel corsa
        - Citroen C3
        - Fiat Punto

        E o Renault Clio, é uma hipótese a considerar?
        Confirma-se a minha ideia de que um carro a gasolina tem manutenções mais baratas? Ou é ela por ela?

        Mais uma vez muito obrigado!

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por DAMP Ver Post
          Então basicamente, nas condições que pedi, as sugestões são:
          - Opel corsa
          - Citroen C3
          - Fiat Punto

          E o Renault Clio, é uma hipótese a considerar?
          Confirma-se a minha ideia de que um carro a gasolina tem manutenções mais baratas? Ou é ela por ela?

          Mais uma vez muito obrigado!
          Mais algumas sugestões a gasolina:
          https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#0451f64363
          https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#0451f64363
          https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#0451f64363
          https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#256895367d
          https://www.carnext.com/pt-pt/carros...fua-0p37-6030/

          Se calhar consegues ir buscar um Punto MJet, que pode ser boa aposta para essa utilização...
          https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#0451f64363
          https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#0451f64363

          Isso vai ser carro de pára-arranca pela descrição que fazes.
          Um diesel pequeno pode ser boa solução, pelos baixos consumos, mas é preciso confirmar se tem FAP e como é a manutenção desse componente.
          Um carro a gasolina demasiado "fraquinho" também não vai ser grande coisa em constantes subidas e descidas, estando eu a imaginar que o percurso de eleição seja a A5...

          Comentário


            #6
            Acho que andas a precisar de um carro com motor a gasolina...

            E pretendes manter o cancaro do Focus diesel para viagens mais longas... o que está correcto!

            Então precisas de um "utilitário" que não dê chatices, como este:

            https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8OSskV.html


            Ou de uma coisa mais "all-around" mas que também não seja muito molengão e que talvez nem dê muita chatice... tipo este:

            https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8OTWNr.html


            E se algum deles der algum qui-pró-quo... ainda sobrará muito guito para tratar disso!



            Eh pá! Nem vi que o carro tinha que subir a A5... isso precisas aí, no mínimo dos mínimos!!!, de um Panamera Hibrido!
            Editado pela última vez por CL; 19 October 2020, 16:39.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Scientist Ver Post
              Originalmente Colocado por CL Ver Post


              Muito obrigado pelos conselhos! Vou analisar as opções, mostrar à patroa e decidir entretanto.

              Mas acho que por agora... Não será o Panamera :P

              Comentário


                #8
                Um elétrico é viavel? Zoe?

                Comentário


                  #9
                  Até gostava, mas não tenho grandes sítios para carregar (não tenho garagem por exemplo, nem tenho carregadores no local de trabalho).

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por DAMP Ver Post
                    Até gostava, mas não tenho grandes sítios para carregar (não tenho garagem por exemplo, nem tenho carregadores no local de trabalho).
                    A tua carteira financeira ficaria muito mais recheada se adquirisses um elétrico. Além da questão do ambiente, pensares numa tendência do futuro, etc..

                    Mesmo não tendo garagem, a fazer 30 kms/dia, ainda que alugasses uma garagem por 30-40€/mês continuaria a compensar, em relação a um veículo gasolina/diesel.

                    Não é propriamente necessário haver carregadores no local de trabalho. Com o carregador doméstico, ligas a uma tomada do teu local de trabalho e, enquanto estiveres a trabalhar durante as horas necessárias, a bateria vai recuperando a carga.

                    Entretanto, até 10000€, é possível encontrar um dos seguintes exemplares:
                    - Citadinos Mitsubishi I-Miev/Citroen C-zero/Peugeot ION, segmento A, 4 lugares, autonomia de +/-130 kms;
                    - Renault ZOE pre-2016, segmento B, 5 lugares, autonomia de 120-140 kms (com ou sem aluguer de bateria);
                    *Também é possível encontrar Renault ZOE com bateria de 40kWh com autonomia de 300 kms, mas só com aluguer de bateria por este preço.
                    - Nissan Leaf, possivelmente até com a bateria de 30kWh, segmento C, 5 lugares, autonomia de +/- 200 kms (avaliar pelo estado da bateria).
                    Se o orçamento já for 12000€ a história já é um pouco diferente, é possível encontrares Renault ZOE 40 com autonomia de 300 kms, no entanto, com muita sorte encontrarias sem bateria de aluguer.

                    Atenção, se adquirires um elétrico, assim que começares a conduzir a diferença vai ser notória em relação a um veículo diesel/gasolina.

                    NOTA: com esse orçamento, se fores por esta opção que referi, não queiras ir a 120 km/h na autoestrada ou a autonomia que falei nos exemplares nunca será essa, um pouco menos (-25% mínimo). Se fores a 90-100km/h já é melhor.
                    Editado pela última vez por tgfj555; 25 October 2020, 20:36.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por tgfj555 Ver Post
                      A tua carteira financeira ficaria muito mais recheada se adquirisses um elétrico. Além da questão do ambiente, pensares numa tendência do futuro, etc..

                      Mesmo não tendo garagem, a fazer 30 kms/dia, ainda que alugasses uma garagem por 30-40€/mês continuaria a compensar, em relação a um veículo gasolina/diesel.

                      Não é propriamente necessário haver carregadores no local de trabalho. Com o carregador doméstico, ligas a uma tomada do teu local de trabalho e, enquanto estiveres a trabalhar durante as horas necessárias, a bateria vai recuperando a carga.

                      Entretanto, até 10000€, é possível encontrar um dos seguintes exemplares:
                      - Citadinos Mitsubishi I-Miev/Citroen C-zero/Peugeot ION, segmento A, 4 lugares, autonomia de +/-130 kms;
                      - Renault ZOE pre-2016, segmento B, 5 lugares, autonomia de 120-140 kms (com ou sem aluguer de bateria);
                      *Também é possível encontrar Renault ZOE com bateria de 40kWh com autonomia de 300 kms, mas só com aluguer de bateria por este preço.
                      - Nissan Leaf, possivelmente até com a bateria de 30kWh, segmento C, 5 lugares, autonomia de +/- 200 kms (avaliar pelo estado da bateria).
                      Se o orçamento já for 12000€ a história já é um pouco diferente, é possível encontrares Renault ZOE 40 com autonomia de 300 kms, no entanto, com muita sorte encontrarias sem bateria de aluguer.

                      Atenção, se adquirires um elétrico, assim que começares a conduzir a diferença vai ser notória em relação a um veículo diesel/gasolina.

                      NOTA: com esse orçamento, se fores por esta opção que referi, não queiras ir a 120 km/h na autoestrada ou a autonomia que falei nos exemplares nunca será essa, um pouco menos (-25% mínimo). Se fores a 90-100km/h já é melhor.
                      Exemplo de Leaf com bateria de 24 kWh em bom estado (foto 23, tem 12 barras de 12, deve dar autonomia de 120+ km): https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8OUNdu.html

                      Se é para ter outro para viagem, uma coisa destas cobre o percurso diário e citadino lindamente.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por tgfj555 Ver Post

                        Não é propriamente necessário haver carregadores no local de trabalho. Com o carregador doméstico, ligas a uma tomada do teu local de trabalho e, enquanto estiveres a trabalhar durante as horas necessárias, a bateria vai recuperando a carga.
                        Podes explicar melhor esta questão? Se calhar fui eu que percebi mal, mas no meu trabalho não estaciono dentro de edíficios, é na rua...

                        E um híbrido, é uma hipótese?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por DAMP Ver Post
                          Podes explicar melhor esta questão? Se calhar fui eu que percebi mal, mas no meu trabalho não estaciono dentro de edíficios, é na rua...
                          Se é na rua o cenário já é um pouco diferente. A não ser que fosse daquele tipo de edifiícios que o carro fica no exterior mas dentro do mesmo, já perto de tomadas AC.

                          Eu podia estar a falar de outras hipóteses como levares extensão, deixar junto à entrada, bla bla... Mas:

                          Como dizes que fazes uns 30km/dia nada disso será necessário. Dá para ir e vir até uma 3x por dia aonde queres e voltar, por exemplo.
                          Tento em conta os exemplares que te apresentei, mesmo saindo de casa com a bateria carregada/quase carregada não é motivo para preocupações, a fazer 30 kms/dia.
                          Veículos com 130 kms autonomia dão perfeitamente para cobrir várias vezes os 30km dia. Não seria necessário, neste aspeto, carregar no trabalho.

                          E um híbrido, é uma hipótese?
                          Se é uma hipótese? É. No entanto, os híbridos convencionais, mesmo misturando com motor a gasolina tendem a fazer um consumo superior a 4 litros/100km. Mesmo parecendo económico, fica muito, mas muito atrás de um elétrico.
                          No entanto, tens, por exemplo, o Opel Ampera-E, Híbrido Plug-in (ligas à corrente para carregar o motor elétrico), com autonomia de 60kms em 100% modo elétrico e +/- 500km em gasolina. Mesmo fazendo os 30kms/dia, neste, dá para cobrir o modo 100% elétrico, e aí a poupança já se aproxima de um elétrico.
                          Entretanto, como desvantagens tens o pagamento anual do IUC (140€), seguro mais caro (elétrico é mais barato, tendencialmente), polui o ambiente, manutenção mais cara do que um elétrico, por exemplo.
                          Alguns anúncios sobre este veículo do tipo PHEV:
                          1:https://www.olx.pt/anuncio/opel-ampe...tml#6a7aead59b
                          2:https://www.olx.pt/anuncio/opel-ampe...tml#6a7aead59b
                          Editado pela última vez por tgfj555; 25 October 2020, 21:23.

                          Comentário


                            #14
                            Muito obrigado novamente!

                            Originalmente Colocado por tgfj555 Ver Post
                            Se é na rua o cenário já é um pouco diferente. A não ser que fosse daquele tipo de edifiícios que o carro fica no exterior mas dentro do mesmo, já perto de tomadas AC.
                            Pois, então percebi bem o que disseste ;)


                            Originalmente Colocado por tgfj555 Ver Post

                            Como dizes que fazes uns 30km/dia nada disso será necessário. Dá para ir e vir até uma 3x por dia aonde queres e voltar, por exemplo.
                            Tento em conta os exemplares que te apresentei, mesmo saindo de casa com a bateria carregada/quase carregada não é motivo para preocupações, a fazer 30 kms/dia.
                            Veículos com 130 kms autonomia dão perfeitamente para cobrir várias vezes os 30km dia. Não seria necessário, neste aspeto, carregar no trabalho.
                            Tenho a desvantagem de não ter sítio para carregar em casa. Há dois sítios de carregamento a uns 15 minutos a pé, tenho que começar a ver se costumam estar livres ou não. Mas pronto, isso já são outras conversas.


                            Originalmente Colocado por tgfj555 Ver Post
                            Se é uma hipótese? É. No entanto, os híbridos convencionais, mesmo misturando com motor a gasolina tendem a fazer um consumo superior a 4 litros/100km. Mesmo parecendo económico, fica muito, mas muito atrás de um elétrico.
                            No entanto, tens, por exemplo, o Opel Ampera-E, Híbrido Plug-in (ligas à corrente para carregar o motor elétrico), com autonomia de 60kms em 100% modo elétrico e +/- 500km em gasolina. Mesmo fazendo os 30kms/dia, neste, dá para cobrir o modo 100% elétrico, e aí a poupança já se aproxima de um elétrico.
                            Quando falei em híbridos, eram os que não são plug in, que carregam a bateria com o andamento normal, as travagens... Isto para contrabalançar a minha falta de locais de carregamento

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por DAMP Ver Post
                              Muito obrigado novamente!

                              Tenho a desvantagem de não ter sítio para carregar em casa. Há dois sítios de carregamento a uns 15 minutos a pé, tenho que começar a ver se costumam estar livres ou não. Mas pronto, isso já são outras conversas.

                              Quando falei em híbridos, eram os que não são plug in, que carregam a bateria com o andamento normal, as travagens... Isto para contrabalançar a minha falta de locais de carregamento
                              Pois, se vives num apartamento aí é que já terias que adaptar a questão, ou uma extensão ou na casa de algum amigo , ou então nos postos de carregamento público, mas com a bateria de 16kWh demora até 4 horas a fazer a carga completa com o AC de 3,7kWh que existe no veículo. Com o carregador doméstico, dependendo da potência contratada, o tempo pode ser igual ou maior (ou menor, dependendo da % da bateria no momento).

                              Este, como já seria de esperar, também carrega a bateria com as travagens, andamento, etc.. Sempre dá para recuperar algo. Mas não fiques à espera que isto seja o prato do dia, se queres economia tens que dar o contributo, as energia regenerativa dos travões é apenas um biscoito para ajudar

                              As I lift off, the engine shuts down again as gentle regenerative braking takes over, feeding a little power back into the depleted battery.
                              Source: https://www.greenmotor.co.uk/2011/07...ll-ampera.html (caso não saibas Opel no UK é Vauxhall).

                              Comentário


                                #16
                                Compra um nissan micra ou um clio com o novo motor 1.0 IG-T/1.0 TCE arranjas esses semi-novos com +- 20k kms por esses valores 10.000€.

                                Cps
                                Editado pela última vez por Silent123; 26 October 2020, 09:48.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por DAMP Ver Post
                                  Tenho a desvantagem de não ter sítio para carregar em casa. Há dois sítios de carregamento a uns 15 minutos a pé, tenho que começar a ver se costumam estar livres ou não. Mas pronto, isso já são outras conversas.
                                  Nesse cenário não prevejo grande poupança com um elétrico. Os postos públicos, graças ao nosso fantástico modelo de tarifação das cargas, não são baratos.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Olá novamente,
                                    Andei a ver mais a patroa, e gostámos dos Toyota Yaris. Basicamente por ser Toyota, marca fiável e de boa manutenção. O Yaris foi a versão mais barata que preenche os nossos requisitos, porque o aygo é muito pequeno.
                                    Já estive a ver alguns, e vi que por exemplo há versão 69 e 90 CV. perguntei também opinião a um conhecido que percebe de carros, e ele recomendou fugir dos de 69 CV.
                                    Algo mais que deva ter em conta? Ando maioritariamente a ver de 2017, e sei que às vezes há "batches" que têm mais problemas...

                                    Obrigado novamente pela ajuda a todos!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Olá novamente, bom ano!

                                      Ando agora mais decidido e a ver carros. Hoje fui um Renault Clio Trend (link abaixo) e uns Yaris (link de um semelhante abaixo).
                                      Estou bastante mais inclinado para o Clio. É quase novo, até acho estranho ele ainda não ter sido vendido, daí estar mais de pé atrás. Não me pareceu mal no entanto. Carro de serviço.

                                      os Yaris têm muito mais quilómetros, para o mesmo preço. A única vantagem é serem Toyota, que como já disse, associo a serem mais fiáveis.


                                      https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8NNiTl.html
                                      standvirtual.com
                                      Usados Renault Clio - 12 320 EUR, 3 770 km, 2019 | Standvirtual
                                      Standvirtual Nº1 em carros. Pesquise anúncios classificados de Renault Clio em Portugal no Standvirtual. Comprar ou vender carros usados.

                                      https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8OTORK.html
                                      standvirtual.com
                                      Usados Toyota Yaris - 12 250 EUR, 45 991 km, 2018 | Standvirtual
                                      Standvirtual Nº1 em carros. Pesquise anúncios classificados de Toyota Yaris em Portugal no Standvirtual. Comprar ou vender carros usados.


                                      Depois quando decidir (estes ou outros) venho cá comentar e partilhar , e agradecer novamente!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Se mora na zona de Lisboa, com um EV pode carregar nos postos do Continente, que ficam muito mais baratos (cerca de 0,20€/kWh) do que a estupidez da rede pública e enquanto faz as compras. E se fizer compras superiores a 30€ ainda recebe 10 minutos da carga de volta no cartão Continente.

                                        Se fosse eu e para o percurso que é, optava por esta solução.

                                        Se não quiser optar por esta solução e ao contrário do qua já foi aqui dito, com um Hibrido (Hibrido a sério - AKA Toyota -, não daqueles de fingir) consegue uns excelentes consumos. Como está inclinado para o Yaris, veja os Yaris híbridos.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Obrigado pela resposta! Por acaso hoje no stand toyota estive a ver os Híbridos Yaris, e também gostei do que vi, mas não tinha feito nenhuma pesquisa sobre híbridos. São um pouco mais caros... O que ganho por ser híbrido para além da redução do consumo? IUC e seguros, são mais baratos do que um a gasolina por exemplo?

                                          Comentário


                                            #22
                                            IUC... querias!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por DAMP Ver Post
                                              Obrigado pela resposta! Por acaso hoje no stand toyota estive a ver os Híbridos Yaris, e também gostei do que vi, mas não tinha feito nenhuma pesquisa sobre híbridos. São um pouco mais caros... O que ganho por ser híbrido para além da redução do consumo? IUC e seguros, são mais baratos do que um a gasolina por exemplo?

                                              O IUC será igual ao meu Prius (Prius 2G, que tem o mesmo motor): cerca de 119€

                                              Ganhas em consumo, conforto de condução (especialmente no para/arranca), manutenção (não há cá embraiagem, turbo, FAP e afins para dar chatices).

                                              Com um EV, ganhavas em estacionamento e IUC também. Se trabalhas na zona de Oeiras, 20 minutos no Continente de Alfragide 1/2 vezes por semana seria o suficiente para carregar para a semana toda.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Obrigado novamente pela resposta!
                                                Estive a conversar hoje com a patroa, e parece que ela gostou muito dos híbridos Yaris realmente. Vou marcar um test drive.

                                                Entretanto, duas questões:
                                                Sei que a bateria é um dos maiores custos dos eléctricos. Também se aplica aos híbridos? Quantos quilómetros ) anos posso esperar fazer até a bateria dar problemas, e qual o custo esperado nessa altura?

                                                Originalmente Colocado por sem2006 Ver Post

                                                Ganhas em consumo, conforto de condução (especialmente no para/arranca), manutenção (não há cá embraiagem, turbo, FAP e afins para dar chatices). .
                                                So para clarificar, os exemplos de manutenção que referes é comparado com um diesel correcto?ou com um gasolina também?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por DAMP Ver Post
                                                  Obrigado novamente pela resposta!
                                                  Estive a conversar hoje com a patroa, e parece que ela gostou muito dos híbridos Yaris realmente. Vou marcar um test drive.

                                                  Entretanto, duas questões:
                                                  Sei que a bateria é um dos maiores custos dos eléctricos. Também se aplica aos híbridos? Quantos quilómetros ) anos posso esperar fazer até a bateria dar problemas, e qual o custo esperado nessa altura?



                                                  So para clarificar, os exemplos de manutenção que referes é comparado com um diesel correcto?ou com um gasolina também?

                                                  A Toyota dá 10 anos de garantia à bateria dos híbridos, desde que a manutenção seja feita nas suas oficinas autorizadas. O Meu Prius tem quase 13 anos, 275000 km e a bateria ainda é a de origem. Não sei qual a data dos Yaris Híbridos que estás a considerar, mas como tem os 10 anos de garantia, durante todo esse tempo estás de alma perfeitamente descansada. O preço da bateria, caso alguma vez a precises de substituir fora desta garantia é de 1300€

                                                  Em termos de manutenção, estava a comparar com qualquer carro convencional, pois todos tem embraiagem (algo que não existe nos híbridos da Toyota), a maioria dos carros actuais tem turbo e os gasóleo tem normalmente FAP.

                                                  Depois como a travagem é essencialmente regenerativa, também se poupa nos calços

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Muito obrigado!
                                                    Parece uma boa escolha, mas o preço é bastante maior e portanto tenho que fazer umas contas a ver se compensa.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      O teu problema está resolvido!

                                                      Vais ao Algarve de autocarro, dormes lá uma noite para tratar do seguro e via verde e voltas neste:

                                                      https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#9f900e9ad0

                                                      Comentário

                                                      AD fim dos posts Desktop

                                                      Collapse

                                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                                      Collapse
                                                      Working...
                                                      X