Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Compra de Carro Híbrido plug-in (Dúvida nos impostos)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Compra de Carro Híbrido plug-in (Dúvida nos impostos)

    Estou a equacionar comprar carro novo, nomeadamente um híbrido plug-in, e tenho a seguinte dúvida sobre impostos e custos.

    Numa das visitas a um stand e em conversa com o vendedor, estivemos a falar sobre as diferentes possibilidades de adquirir o carro.
    A certa altura sou questionado se era coletado, ao que respondi que eu não era, mas o meu pai sim... mas sem contabilidade organizada.

    Depois o vendedor falou-me na hipótese de o carro ser comprado em nome do meu pai e se ele passasse para contabilidade organizada poderia vir a deduzir o IVA da compra do carro. Situação que me cativou, pois o IVA é um valor significativo.

    Questionei quais os custos dessa troca e o vendedor disse que o processo de troca era simples, mas teria de pagar a tributação autónoma e custos com a contabilidade.
    Disse que a tributação autónoma eram 10%, mas não percebi bem a aplicação deste imposto... pois poderia ser pago em vários anos.

    A compra do carro em nome do meu pai não será problema...

    Para terem uma noção mais real.
    O meu pai é reformado, com rendimento de anual inferior a 10000€ e está também coletado na categoria B, como vendedor de produtos agrícolas (código 1210) com uma faturação anual entre 1000€/2000€, sendo este um pequeno rendimento. Entrando estes valores no IRS no regime simplificado.

    O hibrido plug-in custa 36 000€+IVA.


    Assim, venho pedir a vossa ajuda no sentido de perceber quais os custos reais e se a troca para contabilizada organizada é de facto uma opção, tendo em conta a dedução do IVA e os custos associados.

    #2
    Esquece isso, contabilidade organizada não compensa porque o volume de faturação é pouco, teriam que facturar acima dos 100 mil euros ou mais, mais vale comprar um carro normal e com esse orçamento já compras uma máquina jeitosa.

    Cumps

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por 1975 Ver Post
      Esquece isso, contabilidade organizada não compensa porque o volume de faturação é pouco, teriam que facturar acima dos 100 mil euros ou mais, mais vale comprar um carro normal e com esse orçamento já compras uma máquina jeitosa.

      Cumps
      Confesso que fiquei curioso sobre esses custos...
      Podes explicar melhor essa situação da faturação e os custos associados.
      Pois mesmo não comprando o carro, gostaria de saber os valores reais.

      Comentário


        #4
        O tuga, sempre a poder fugir ao que puder...

        Comentário


          #5
          Também recordar que um dia mais tarde quando o venderes, tens que tirar 23% do valor da venda para entregar ao Estado.

          Eu tive a mesma dúvida pois estou comprador de carro novo e considerei um híbrido. No meu caso estou coletado (actividade aberta já há mais de 10 anos) e como um rendimento anual entre 1/3 e 1/2 do valor que o 1975 aponta como margem em que já pode valer a pena a contabilidade organizada.

          No meu caso, desisti da ideia. Se já tivesse contabilidade organizada e se residisse neste momento numa casa onde fosse acessível e fácil carregar o carro durante a noite, provavelmente tinha comprado um híbrido. Mas, como nem uma coisa, nem outra, vai ter que ficar para uma próxima.

          -

          Comentário


            #6
            Acho que o melhor será falares com um contabilista, para não andares com informações cruzadas...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por mjm Ver Post
              Confesso que fiquei curioso sobre esses custos...
              Podes explicar melhor essa situação da faturação e os custos associados.
              Pois mesmo não comprando o carro, gostaria de saber os valores reais.
              Não sou contabilista mas a contabilidade organizada não é para todos, tem que facturar um x por ano (como disse mais acima) em relação ao custos com o toc são 7 a 10 vezes mais nesse sistema do que o pagas agora ao contabilista.

              Cumps

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por delta18 Ver Post
                O tuga, sempre a poder fugir ao que puder...
                O Tuga a ser burro, como sempre.
                Onde é que há fuga ao que puder?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
                  Acho que o melhor será falares com um contabilista, para não andares com informações cruzadas...

                  O problema é que as informações vêm mesmo de contabilistas com informações cruzadas... uns dizem uma coisa, outros dizem outra.
                  Nomeadamente, quanto à tributação autónoma.
                  Quanto ao passar para contabilidade organizada, não há mínimo de faturação.
                  Ainda não entendi o "só compensa acima de 100k..." atiram o post, sem justificação. É preferível não responder em vez de criar ainda mais dúvidas.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por mjm Ver Post
                    O Tuga a ser burro, como sempre.
                    Onde é que há fuga ao que puder?
                    Começo por dizer, que eu se tivesse oportunidade fazia o mesmo...

                    Mas entendo perfeitamente o post do "delta18", legalmente até podes estar 100% dentro da lei, mas moralmente,... estás a comprar um carro em que dizes às finanças que é para a empresa do teu pai e daí tens contrapartidas, quando na realidade o carro é para teu uso pessoal.

                    Mas eu, não estou aqui para julgar ninguém, daí ter dito que o melhor é falares com um contabilista, que saiba o que diz

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por mjm Ver Post
                      O problema é que as informações vêm mesmo de contabilistas com informações cruzadas... uns dizem uma coisa, outros dizem outra.
                      Nomeadamente, quanto à tributação autónoma.
                      Quanto ao passar para contabilidade organizada, não há mínimo de faturação.
                      Ainda não entendi o "só compensa acima de 100k..." atiram o post, sem justificação. É preferível não responder em vez de criar ainda mais dúvidas.
                      Creio que deves falar com o contabilista do teu pai, se tiver. No entanto, em contabilidade organizada tens obrigatoriamente que ter Contabilista Certificado, que poderá orçar, sendo meigo,1800 euros anuais, mais IVA.

                      A tributação autónoma é calculada no final de cada exercício, no caso no valor de 10% das despesas com o veículo (amortizações, combustíveis, seguros...). Em cada ano, mesmo que não tenha lucro, esse valor tem que pagar; se tiver prejuízo, agrava em 10% o valor da tributação.

                      Na venda tens que liquidar IVA e entregar ao Estado.

                      Sinceramente, só vais dar dores de cabeça ao teu pai, mas isto sou eu que digo.
                      Editado pela última vez por jpcfc; 16 October 2020, 14:26. Razão: erro

                      Comentário


                        #12
                        Há algo que me está a escapar...como é que o teu pai, que nem sequer está em regime de IVA e tem uma faturação anual tão baixa, vai recuperar 8k de IVA?

                        Hipotéticamente, se o IVA do carro fosse dedutível, em condições normais seria recuperado pela dedução ao IVA liquidado (IVA cobrado pelo teu pai aos clientes), ora para recuperar 8k quanto teria de vender?

                        A alternativa era o reembolso de IVA, que é possível mas o mais provável é haver uma inspeção, e aí facilmente surgiria a questão: a viatura é usada para o exercício da atividade?

                        Isto e mais a tributação autónoma, o custo do contabilista,...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por PP Ver Post
                          Há algo que me está a escapar...como é que o teu pai, que nem sequer está em regime de IVA e tem uma faturação anual tão baixa, vai recuperar 8k de IVA?

                          Hipotéticamente, se o IVA do carro fosse dedutível, em condições normais seria recuperado pela dedução ao IVA liquidado (IVA cobrado pelo teu pai aos clientes), ora para recuperar 8k quanto teria de vender?

                          A alternativa era o reembolso de IVA, que é possível mas o mais provável é haver uma inspeção, e aí facilmente surgiria a questão: a viatura é usada para o exercício da atividade?

                          Isto e mais a tributação autónoma, o custo do contabilista,...
                          Pode aderir ao regime trimestral de IVA. Imagino que queira ir buscar o IVA através de pedido de reembolso, mas vai ter os gajos em cima dele durante uns largos anos.

                          Não me meteria nessa alhada, mas há muita "boa" gente que leva a vida com esses malabarismos, abre e fecha empresas, muda de moradas, compra carros vai buscar IVA,etc. Contam com a lentidão dos nossos serviços públicos. Eu gosto de dormir descansado, teso mas não temo.

                          Comentário


                            #14
                            Se o teu problema é em relação a tributação autônoma, compra um eléctrico, problema resolvido.

                            Cumps

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por jpcfc Ver Post
                              Creio que deves falar com o contabilista do teu pai, se tiver. No entanto, em contabilidade organizada tens obrigatoriamente que ter Contabilista Certificado, que poderá orçar, sendo meigo,1800 euros anuais, mais IVA.

                              A tributação autónoma é calculada no final de cada exercício, no caso no valor de 10% das despesas com o veículo (amortizações, combustíveis, seguros...). Em cada ano, mesmo que não tenha lucro, esse valor tem que pagar; se tiver prejuízo, agrava em 10% o valor da tributação.

                              Na venda tens que liquidar IVA e entregar ao Estado.

                              Sinceramente, só vais dar dores de cabeça ao teu pai, mas isto sou eu que digo.

                              A questão que coloco é meramente hipotética... tudo o que referes esta na minha equação.

                              São esses 10% que ainda não percebi muito bem... ou seja, eles incidem também sobre o valor da compra?
                              Isto é, neste exemplo teria de pagar 3600€ só pela compra?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por jpcfc Ver Post
                                Pode aderir ao regime trimestral de IVA. Imagino que queira ir buscar o IVA através de pedido de reembolso, mas vai ter os gajos em cima dele durante uns largos anos.

                                Não me meteria nessa alhada, mas há muita "boa" gente que leva a vida com esses malabarismos, abre e fecha empresas, muda de moradas, compra carros vai buscar IVA,etc. Contam com a lentidão dos nossos serviços públicos. Eu gosto de dormir descansado, teso mas não temo.
                                É precisamente por não querer estar a ter problemas que ando a recolher todas as informações para não ser surpreendido.
                                Desde que falei com o vendedor, a hipótese de compra nesse regime de contabilidade organizada reduziu bastante, sendo agora praticamente zero.

                                No entanto, não deixo de pretender esclarecer todas as questões, já perguntei a pessoas da contabilidade e não me convenceram, pois obtive respostas diferentes.

                                Comentário


                                  #17
                                  Parece que afinal são 200 mil euros.

                                  https://www.vendus.pt/blog/regime-si...de-organizada/

                                  Basta pesquisar.

                                  Cumps

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por 1975 Ver Post
                                    Parece que afinal são 200 mil euros.

                                    https://www.vendus.pt/blog/regime-si...de-organizada/

                                    Basta pesquisar.

                                    Cumps

                                    200k é o valor em que é obrigatório... é isso que diz o artigo.
                                    No entanto, por opção, podes também ter contabilidade organizada para valores inferiores.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Já agora qual é o carro em questão?

                                      Cumps

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por 1975 Ver Post
                                        Já agora qual é o carro em questão?

                                        Cumps
                                        Era o A250e...
                                        e digo era, não só por esta questão da compra, mas fundamentalmente, porque fiz um testdrive e não fiquei assim tão impressionado... pelo que as hipóteses de compra são bastante remotas.
                                        No entanto, terei de esclarecer muito bem esta questão que estou a colocar, pois ainda não encontrei as respostas...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Sendo assim experimenta o A sem ser plug in (163 cv), ou seja, mesmo motor mas sem ter o peso acrescido das baterias e do motor eléctrico.

                                          Cumps

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por mjm Ver Post
                                            A questão que coloco é meramente hipotética... tudo o que referes esta na minha equação.

                                            São esses 10% que ainda não percebi muito bem... ou seja, eles incidem também sobre o valor da compra?
                                            Isto é, neste exemplo teria de pagar 3600€ só pela compra?
                                            Os 10% incidem sobre os custos anuais.
                                            A compra em si não é um custo mas sim a amortização anual de 25% do valor de aquisição, acrescido do IUC e outros custos com a viatura. Isto daria uma tributação autónoma de uns 1000€/ano nos primeiros 4 anos.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Se achas que consegues explicar a um fiscal das finanças que uma viatura ligeira de passageiros ( ainda por cima no valor de 36.000€ + IVA ) é indispensável para o teu pai poder vender 1500€ de produtos agrícolas por ano, avança, que pode ser bom negócio.

                                              Se achas que não tem pés nem cabeça pensar sequer em comprar um tricíclo, especificamente para esse negócio, esquece.

                                              Quer o vendedor, quer alguns dos contabilistas com quem falaste, estão a pensar na melhor maneira de facturarem algum ... e até seria caricato ter um negócio em que a facturação não chega para pagar ao contabilista ( mesmo que, em saldo, te cobrassem 50% da facturação, seria disparatado ).

                                              Esclarecendo a tua dúvida, a tributação autónoma incide sobre os custos que tens anualmente com o carro, o que inclui uma parte do custo do carro chamada amortização ou depreciação, habitualmente 20 ou 25%, até perfazer o valor total do carro ( seriam 5 ou 4 anos, com estas taxas).

                                              Outra coisa é aproveitares os descontos que certas marcas dão pelo simples facto de estar colectado, sem que isso tenha depois implicações na contabilidade ou na declaração de IRS do comprador ...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por velhinh0 Ver Post
                                                Se achas que consegues explicar a um fiscal das finanças que uma viatura ligeira de passageiros ( ainda por cima no valor de 36.000€ + IVA ) é indispensável para o teu pai poder vender 1500€ de produtos agrícolas por ano, avança, que pode ser bom negócio.

                                                Se achas que não tem pés nem cabeça pensar sequer em comprar um tricíclo, especificamente para esse negócio, esquece.

                                                Quer o vendedor, quer alguns dos contabilistas com quem falaste, estão a pensar na melhor maneira de facturarem algum ... e até seria caricato ter um negócio em que a facturação não chega para pagar ao contabilista ( mesmo que, em saldo, te cobrassem 50% da facturação, seria disparatado ).

                                                Esclarecendo a tua dúvida, a tributação autónoma incide sobre os custos que tens anualmente com o carro, o que inclui uma parte do custo do carro chamada amortização ou depreciação, habitualmente 20 ou 25%, até perfazer o valor total do carro ( seriam 5 ou 4 anos, com estas taxas).

                                                Outra coisa é aproveitares os descontos que certas marcas dão pelo simples facto de estar colectado, sem que isso tenha depois implicações na contabilidade ou na declaração de IRS do comprador ...

                                                Isso do explicar ao fiscal tem que se lhe diga... pois por esse ponto de vista, qual era a atividade que justifica ter esse tipo de carro de uso particular?

                                                Quanto ao resto, a tal hipótese de compra foi aventada pelo vendedor... nunca tinha pensado nessa possibilidade, daí estar a pelo menos tentar perceber como funciona a compra de um carro no sistema de contabilidade organizada.

                                                E, como é evidente, só colocaria a questão de avançar, caso tal fosse economicamente interessante.
                                                O custo do contabilista é uma parcela importante, mas seria muito abaixo dos valores que falaste, pois caso contrário não tinha qualquer interesse.

                                                A minha dúvida é mesmo ao nível dos impostos...e mesmo após a tua explicação, continuo sem perceber concretamente a sua aplicação.
                                                Ou seja, pegando no exemplo que coloquei e dos valores.
                                                Quais poderiam ser os custos ao nível de impostos?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por PP Ver Post
                                                  Os 10% incidem sobre os custos anuais.
                                                  A compra em si não é um custo mas sim a amortização anual de 25% do valor de aquisição, acrescido do IUC e outros custos com a viatura. Isto daria uma tributação autónoma de uns 1000€/ano nos primeiros 4 anos.
                                                  Peço desculpa, mas podes exemplificar melhor a aplicação e os valores anuais...
                                                  O que queres dizer é que poderia pagar os 3600€ do custo do carro em 4 anos?
                                                  Os restantes valores vêm do IUC e manutenção?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por mjm Ver Post
                                                    Peço desculpa, mas podes exemplificar melhor a aplicação e os valores anuais...
                                                    O que queres dizer é que poderia pagar os 3600€ do custo do carro em 4 anos?
                                                    Os restantes valores vêm do IUC e manutenção?
                                                    Embora compres o carro e pagues na totalidade, as Finanças só vão aceitar como custo a amortização anual (4 anos -> 25%/ano).
                                                    Portanto anualmente terias de pagar tributação autónoma no mínimo de 9.000€*10%=900€/ano.

                                                    No meu post anterior arredondei para 1.000€ porque haveria outros custos anuais, como por exemplo o IUC, o seguro, a manutenção...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por mjm Ver Post
                                                      Isso do explicar ao fiscal tem que se lhe diga... pois por esse ponto de vista, qual era a atividade que justifica ter esse tipo de carro de uso particular?

                                                      ( ... )
                                                      há sempre a questão da razoabilidade ... só vais ter certezas nos casos extremos, nos intermédios pode sempre ser discutível ...

                                                      Mas facturar 1.000/2.000€ ano não justifica de certeza absoluta a compra dum carro desses

                                                      assim como de certeza nenhum fiscal vai implicar com um carro desses comprado para um administrador da Sonae ou da EDP

                                                      o teu caso não tem discussão ... se insistires pode é servir para o fiscal presumir que o teu pai subfactura e fazer-lhe uma liquidação adicional de IVA e IRS e ele se quiser que conteste no tribunal ...

                                                      no século passado tudo era justificável, até havia cabeleireiros no regime simplificado com dois, três ou mais empregados na folha da seg. social .... sem pagar um tostão de IVA ou IRS ...

                                                      quanto aos custos, o @PP já te (re)explicou

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Há uma alternativa mais "soft", que é a empresa passar uma declaração de que o carro - apesar de comprado em nome pessoal - vai ser afecto a uso da empresa, ou qualquer coisa similar.

                                                        Isso não tem consequências fiscais, e permite ao concessionário aceder a desconto para empresa do fabricante. Será conforme o caso, mas pode-se perguntar.

                                                        Estou a revender a preço de custo uma conversa telefónica com um dos poucos concessionários Mercedes que me respondeu a um email pedindo propostas para configurações já feitas no website. Dado o entusiasmo geral demonstrado, acabei por comprar um imóvel velho em vez de um automóvel novo

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Li em diagonal...mas espero não ser único a saber que para recuperar esse iva não é necessário ter contabilidade organizada nem preocupações com tributação autónoma, declarações de afetação ou outra coisa...Seja qual for o código de atividade, basta ser ENI e em regime de iva...ponto

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
                                                            Começo por dizer, que eu se tivesse oportunidade fazia o mesmo...

                                                            Mas entendo perfeitamente o post do "delta18", legalmente até podes estar 100% dentro da lei, mas moralmente,... estás a comprar um carro em que dizes às finanças que é para a empresa do teu pai e daí tens contrapartidas, quando na realidade o carro é para teu uso pessoal.

                                                            Mas eu, não estou aqui para julgar ninguém, daí ter dito que o melhor é falares com um contabilista, que saiba o que diz
                                                            O governo sabe muito bem desta situação e não se importa nada, pelo contrário até a incentiva pois desta maneira ajuda o mercado automóvel e consegue sacar mais uns milhares em impostos.

                                                            O meu caso pessoal serve de exemplo, comprei um Clio a gasolina à quase dez anos, sendo que na altura o meu pai tinha uma Ford Transit podre em nome da firma. Como existia o abate para carros com mais de 10 anos ou 15, "dei" a Transit para abate e comprei o Clio em nome da firma e com isso paguei pelo carro 11.800€ em vez de 18.300€!... Nunca na vida as finanças foram perguntar ao meu pai o porque desta compra nem nunca ninguém me chateou por andar com o carro.
                                                            Por isso acho que não existem problemas em comprar um carro para uso particular em nome de uma firma, muitos fazem o mesmo por causa dos benefícios.

                                                            O que as finanças não acham muita piada é quando se compram carros caríssimos e a firma não apresenta facturação que justifique ou compense a compra de uma viatura com esse valor... Aí corre-se o risco das finanças fazerem uma "visita" a firma e fazerem uma pequena auditoria a contabilidade, que resulta quase sempre numa pouco simpática multa...

                                                            Também convém não esquecer que a partir dos 25.000€ não dá para ter todos os benefícios de comprar carro pela empresa e a partir dos 40.000€ ainda é pior se bem que no caso dos híbridos/eléctricos o caso pode ser diferente.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X