Anúncio

Collapse
No announcement yet.

60k líquidos por ano. Qual o valor máximo que posso dar por um carro?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    60k líquidos por ano. Qual o valor máximo que posso dar por um carro?

    Sei que o carro é algo que desvaloriza bastante, e é financeiramente irresponsável pagar muito por um, principalmente se for novo. Também sei que isto é um forum de carros... e provavelmente não é o melhor local para fazer tal pergunta, pois muitas pessoas não têm em conta a sua saúde financeira quando compram um carro. Mas eu tento sempre ser o máximo responsável e poupado possível, investindo sempre o maior valor que posso para assegurar uma boa reforma (em fundos de indice, ações internacionais, imóveis, etc.) em vez de gastar em bens caros que sofram uma depreciação rápida.

    Qual o valor máximo que acham responsável gastar num carro tendo em conta os meus rendimentos?

    Pontos de realce:
    - Será pagamento a pronto.
    - De momento, conduzo um Peugeot 206 de 2010 com 150k km... desde 2010. Mas este carro já não me serve (não tem tech nenhum; bagageira demasiado pequena; muitos ruidos parasitas; demasiado lento; e acima de tudo, começou a dar bastantes problemas este ano).
    Obrigado.
    Editado pela última vez por Agricultor; 16 October 2020, 14:09.

    #2
    60k líquidos por ano. Qual o valor máximo que posso dar por um carro?

    Pagar a pronto? Depende das tuas poupanças e do que estás a prever gastar nos próximos anos.

    Digamos que metes 50k de lado. Se o que tens de resto chega para emergências, ou se tens suficiente para que o banco te empreste em casos extremos, e se há suficiente para o próximo par se anos, então porque não dares um mimo a ti?

    Se não vais comprar casa, ter filhos ou pior, amantes, então põe o dinheiro de lado e goza um carro, porque a vida não é só poupar.

    Não é o que ganhas por ano que dita isso, é mais a percentagem disso que estimas que não gastas e que consegues poupar que deve ser o indicador de quanto queres gastar.

    E não te esqueças que carros caros são encargos mais caros.. a não ser que vás para um EV.

    Comentário


      #3
      Conheco gente em situacoes melhores e que nao da' mais do que 50K por um carro e fica com ele ate' cair de maduro.

      Comentário


        #4

        Comentário


          #5
          Então mas ganhas 60k ao ano, ou tens 60k parados prontos a gastar depois de uma vida inteira a poupar?

          Além disso tens responsabilidades? Família, filhos, planos para meter a forca ao pescoço?

          Comentário


            #6
            Se ganhas 60 e tens 0 poupanças e uma prestação de 1.500/mês de casa é uma coisa, se ganhas 60 e tens 500 mil poupanças e casa paga é outra.

            No primeiro caso diria para comprares algo do tipo Dacia Stepway, no segundo algo do tipo Range Rover Evoque

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
              Calma que trago para todos:

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                Calma que trago para todos:
                Bem hajas. assim já posso ficar aqui a ver o desenrolar desta preciosidade.

                Comentário


                  #9
                  É uma questão pessoal e depende essencialmente do valor que atribuis ao € e ao bem a adquirir.

                  Ainda que haja muitas variáveis, gosto de pensar num carro de valor máximo a 1/1,5 anos de rendimentos. Se tiveres folga financeira para isso, claro. Podes ter um salário muito acima da média e ter custos fixos mensais de 5000€, claro que aí não recomendaria um carro de valor tão elevado.

                  Diria que apontava para os 50k €. É também o limite máximo que considero aceitável para um carro de dia-a-dia, pago com o meu €

                  E isto é uma questão pertinente, porque muitos dos M4, Classe S e afins desta vida, são de empresas. Se calhar, se fossem com o salário dos seus condutores, claramente não seriam os "eleitos"

                  Comentário


                    #10
                    Se ganhas 60 mil euros por ano, que andas a fazer num charuto desses, mesmo investindo em imóveis e mais não sei o quê, já o devias ter trocado a 2 ou 3 anos, imagina que durante os últimos 10 anos colocavas 10 mil euros por ano de lado para trocar de carro hoje terias 100 mil, a 7 anos tinhas 70 mil euros, já podias andar numa máquina de 40...50 ou 60 mil euros e andas num charuto, não sei nada da tua vida, mas uma coisa é certa, só se vive uma vez

                    Cumps

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Agricultor Ver Post
                      Sei que o carro é algo que desvaloriza bastante, e é financeiramente irresponsável pagar muito por um, principalmente se for novo. Também sei que isto é um forum de carros... e provavelmente não é o melhor local para fazer tal pergunta, pois muitas pessoas não têm em conta a sua saúde financeira quando compram um carro. Mas eu tento sempre ser o máximo responsável e poupado possível, investindo sempre o maior valor que posso para assegurar uma boa reforma (em fundos de indice, ações internacionais, imóveis, etc.) em vez de gastar em bens caros que sofram uma depreciação rápida.

                      Qual o valor máximo que acham responsável gastar num carro tendo em conta os meus rendimentos?

                      Pontos de realce:
                      - Será pagamento a pronto.
                      - De momento, conduzo um Peugeot 206 de 2010 com 150k km... desde 2010. Mas este carro já não me serve (não tem tech nenhum; bagageira demasiado pequena; muitos ruidos parasitas; demasiado lento; e acima de tudo, começou a dar bastantes problemas este ano).
                      Obrigado.
                      A minha resposta a isso?

                      Se ganhas 60k líquidos por ano, a meu ver, tens boas condições para teres um veículo que te faça ficar bem servido, não só internamente como externamente. Mas há muitos fatores que pesam sobre o que gastas/despesas que tenhas com esse montante.

                      Peugeot 206 de 2010?
                      Conta mais com um carro de 1998 que foi levando updates até 2010. É quase como, de alguma maneira, tivesses um carro com base de 22 anos nas tuas mãos. Para o que recebes, acho que mereces algo bem melhor.

                      Comentário


                        #12
                        300 euros e duas minis.

                        Comentário


                          #13
                          não gastes dinheiro em carros pá... um 206 de 2010 é carro para fazer mais 10 anos, na boa!!! Não te metas em aventuras!!!

                          Comentário


                            #14
                            Ainda dizem que a agricultura está má.

                            Comentário


                              #15
                              Vais pagar em dinheiro ou em cultivo?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por CarLegends Ver Post
                                não gastes dinheiro em carros pá... um 206 de 2010 é carro para fazer mais 10 anos, na boa!!! Não te metas em aventuras!!!
                                Ele disse que o carro está a começar a gostar de garagens, e percebe-se que quando é assim, é altura de passar para outro.

                                Comentário


                                  #17
                                  Se calhar queria dizer 6K.

                                  Estamos a ser mauzinhos...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Pastis Ver Post

                                    Estamos a ser mauzinhos...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                      Calma que trago para todos:
                                      eu já ia comprar ao continente, que elas estºao com desconto, mas sendo assim se me "emprestares" algumas, aceito.


                                      Originalmente Colocado por MSchumacher Ver Post
                                      Ainda dizem que a agricultura está má.
                                      se for para este, está um bocadito má. os veículos e roupas são sempre as mesmas!




                                      Originalmente Colocado por CarLegends Ver Post
                                      não gastes dinheiro em carros pá... um 206 de 2010 é carro para fazer mais 10 anos, na boa!!! Não te metas em aventuras!!!
                                      mesmo sendo um 206+, que deve ser isso. mesmo assim, precisa de uma reformulação. o que diria o criador deste post de um carro que só é rápido, mas é de 2004 e tem praticamente 325 mil, a fazer 100kms por dia? um carro do tempo dos reis, presumo!

                                      Comentário


                                        #20
                                        já agora, não vi ninguém a recomendar porsches boxter usados, lancers e 520D até 60 mil!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por PortuguesAoVolante Ver Post
                                          Pagar a pronto? Depende das tuas poupanças e do que estás a prever gastar nos próximos anos.

                                          Digamos que metes 50k de lado. Se o que tens de resto chega para emergências, ou se tens suficiente para que o banco te empreste em casos extremos, e se há suficiente para o próximo par se anos, então porque não dares um mimo a ti?

                                          Se não vais comprar casa, ter filhos ou pior, amantes, então põe o dinheiro de lado e goza um carro, porque a vida não é só poupar.

                                          Não é o que ganhas por ano que dita isso, é mais a percentagem disso que estimas que não gastas e que consegues poupar que deve ser o indicador de quanto queres gastar.

                                          E não te esqueças que carros caros são encargos mais caros.. a não ser que vás para um EV.

                                          De momento tenho 4 meses de despesas numa conta a prazo, 60% da casa paga, 15k investidos em ações/ETFs, e 30k extra parados. Já tenho 1 filho, sim, pequeno. Poupo cerca de 1/3 do rendimento mensal.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                            Conheco gente em situacoes melhores e que nao da' mais do que 50K por um carro e fica com ele ate' cair de maduro.
                                            50k é demasiado caro. Está fora das minhas possibilidades...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Pittboxer Ver Post
                                              Então mas ganhas 60k ao ano, ou tens 60k parados prontos a gastar depois de uma vida inteira a poupar?

                                              Além disso tens responsabilidades? Família, filhos, planos para meter a forca ao pescoço?
                                              De momento tenho 4 meses de despesas numa conta a prazo, 60% da casa paga, 15k investidos em ações/ETFs, e 30k extra parados. Já tenho 1 filho, sim, pequeno. Poupo cerca de 1/3 do rendimento mensal.

                                              Ganho 60k por ano liquidos após impostos. Já tenho 1 filho pequeno, e em termos de planos: se calhar gostava de ir para uma casa melhor, com piscina, daqui por uns 5 anos. Mas tirando isso, e com a pandemia, também não me vejo a viajar muito. A maior parte do meu dinheiro, ou tento amortizar a casa atual, ou investir em ações/etfs que deem retorno.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
                                                Se ganhas 60 e tens 0 poupanças e uma prestação de 1.500/mês de casa é uma coisa, se ganhas 60 e tens 500 mil poupanças e casa paga é outra.

                                                No primeiro caso diria para comprares algo do tipo Dacia Stepway, no segundo algo do tipo Range Rover Evoque
                                                De momento tenho 4 meses de despesas numa conta a prazo, 60% da casa paga, 15k investidos em ações/ETFs, e 30k extra parados. Poupo cerca de 1/3 do rendimento mensal.

                                                De facto já estive a ver Dacias... mas não me cativaram muito. Em relação ao Range Rover Evoque, acho o preço está fora das minhas possibilidades atuais.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Etcetera Ver Post
                                                  É uma questão pessoal e depende essencialmente do valor que atribuis ao € e ao bem a adquirir.

                                                  Ainda que haja muitas variáveis, gosto de pensar num carro de valor máximo a 1/1,5 anos de rendimentos. Se tiveres folga financeira para isso, claro. Podes ter um salário muito acima da média e ter custos fixos mensais de 5000€, claro que aí não recomendaria um carro de valor tão elevado.

                                                  Diria que apontava para os 50k €. É também o limite máximo que considero aceitável para um carro de dia-a-dia, pago com o meu €

                                                  E isto é uma questão pertinente, porque muitos dos M4, Classe S e afins desta vida, são de empresas. Se calhar, se fossem com o salário dos seus condutores, claramente não seriam os "eleitos"
                                                  Exacto. Esses carros têm um preço de outro mundo. Estava a ponderar numa % do valor anual que poderia gastar num carro, de forma financeiramente responsável. Tenho visto na internet cerca de 20-30%... 150% parece demasiado para as minhas possibilidades não? Andar a trabalhar um ano e meio para um carro? Ia doer-me psicologicamente assim que passasse o furor do prazer de conduzir tal veículo (meio ano após a compra, ou assim).

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Fdx, só a mim é que não me calham ordenados destes...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Estás a dar informações pessoais que, neste caso em concreto, não servem para o tópico em questão.

                                                      Se queres pagar a pronto então, tendo em conta o teu dinheiro disponível e quanto pretendes gastar, retiras parte desse e vês o que podes comprar com esse dinheiro.

                                                      Por exemplo se queres gastar 20k, 30k, 50k, etc. Dentro desta faixa de preços tenta-se ver que opções mais aprecias.

                                                      Se ganhar 60k net ao ano, se tens 60% da casa paga ou dinheiro investido isso pouco isso também é pouco relevante.

                                                      Se tens 30k extra disponível então gasta parte desse dinheiro num semi-novo (já que não queres pagar tanto de impostos) e fica o assunto arrumado.

                                                      Dás o 206 à troca e talvez escolhas uma opção do segmento C generalista com cerca de 20k, a gasolina.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por tgfj555 Ver Post
                                                        A minha resposta a isso?

                                                        Se ganhas 60k líquidos por ano, a meu ver, tens boas condições para teres um veículo que te faça ficar bem servido, não só internamente como externamente. Mas há muitos fatores que pesam sobre o que gastas/despesas que tenhas com esse montante.

                                                        Peugeot 206 de 2010?
                                                        Conta mais com um carro de 1998 que foi levando updates até 2010. É quase como, de alguma maneira, tivesses um carro com base de 22 anos nas tuas mãos. Para o que recebes, acho que mereces algo bem melhor.
                                                        Tens toda a razão. Sinceramente, ainda fui aguentando o carro, mas este ano já gastei €2000 em arranjos, e disse: chega. Agora a questão é quanto é que será sensato gastar num carro. Talvez vejo um semi-novo? Basicamente sempre tive carros fracos desde que tirei a carta, mesmo quando o meu rendimento aumentou exponencialmente. Mas agora acho que já não aguento mais aquele carro, até porque com uma criança, prefiro algo com mais espaço e mais seguro.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por CarLegends Ver Post
                                                          não gastes dinheiro em carros pá... um 206 de 2010 é carro para fazer mais 10 anos, na boa!!! Não te metas em aventuras!!!
                                                          #Mr. Money Mustache
                                                          #Graham Stephan
                                                          #Vida Frugal
                                                          #Só trocar de carro aos 300k km.
                                                          #Vejo-me ultrapassado por c*g*n*s num BMX X6 com o rendimento mínimo declarado.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                            Fdx, só a mim é que não me calham ordenados destes...
                                                            Aqui na internet podes ganhar quanto quiseres...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X