Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Curiosidade da minha parte - Fiat Uno 1.1 SX de 1991 - upgrade

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Curiosidade da minha parte - Fiat Uno 1.1 SX de 1991 - upgrade

    Sempre tive curiosidade em saber quanto custaria modernizar aquele que em tempos foi o primeiro carro do meu pai: Fiat Uno 1.1 60SX de 1991



    Quando digo modernizar seria além de uma revisão profunda, adicionar novas tecnologias:

    Airbags à frente
    Travões disco à frente e atrás
    ABS
    ESC ou ESP
    Conversão a gás
    Direcção assistida
    Sensores de estacionamento frontais e traseiros

    Isto seria possível de ser feito? Com que custo?
    Seria preciso ainda homologar alguma coisa?

    É apenas uma curiosidade da minha parte e deixo para os entendidos.

    #2
    O Uno 1.1 SX foi meu primeiro carro. Mas o meu era bem mais equipado do que esse, tinha estofos em alcântara, jantes especiais, faróis de nevoeiro, teto de abrir, etc..

    Só o tive durante um ano mas deixou muitas saudades.

    Comentário


      #3
      Tens aí alguns "elementos", que é melhor esquecer de todo...

      Comentário


        #4
        Esquece isso.
        Não se justifica e em muitos casos nem serão tecnicamente possíveis.

        Comentário


          #5
          Possível é mas os custos seriam demasiado elevados. Particularmente os airbags, ABS, e controlo de estabilidade.
          E sim, precisarias de homologar as alterações se quisesses andar legal.

          Comentário


            #6
            Tive um 1.0 da geração anterior, com 45 cv.

            Quando necessário, andava a pouco mais que vapores.

            Nas subidas era muito divertido, aliás, era sempre. Até quando me esquecia de abrir o ar e ele afogava.

            Volta e meia afinava o ralenti através daquele complexo e nobre método.

            Fiz muito TT nele, nunca me deixou a pé. Só levou um par de suspensões, que me lembre.

            Quanto ao tópico, esquece isso.

            Comentário


              #7
              Airbags num carro com uma estrutura tão frágil seriam mais perigosos do que nenhuns airbags.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por neapo Ver Post
                Sempre tive curiosidade em saber quanto custaria modernizar aquele que em tempos foi o primeiro carro do meu pai: Fiat Uno 1.1 60SX de 1991



                Quando digo modernizar seria além de uma revisão profunda, adicionar novas tecnologias:

                Airbags à frente
                Travões disco à frente e atrás
                ABS
                ESC ou ESP
                Conversão a gás
                Direcção assistida
                Sensores de estacionamento frontais e traseiros

                Isto seria possível de ser feito? Com que custo?
                Seria preciso ainda homologar alguma coisa?

                É apenas uma curiosidade da minha parte e deixo para os entendidos.
                Apenas por um exercício de estilo, porque financeiramente mais facilmente compras outro carro já com esses extras.

                Airbags à frente - esquece, não conheço nenhum modelo do uno com Airbags.
                Travões disco à frente e atrás - é possível, dificil mas possível. O UNO Turbo IE tinha.
                ABS - esquece, acho que nem o PUNTO I teve. Provavelmente deverá para adaptar alguma coisa, mas a alteração será de extrema complexidade e de elevado custo.
                ESC ou ESP - o mesmo, ou pior ainda, que o ABS. o carro nem deverá ter estrutura para isso.
                Conversão a gás - muito fácil e até nem é caro. 1000€ devem chegar.
                Direção assistida - Tambem será uma adaptação possível mas difícil e extremamente dispendiosa.
                Sensores de estacionamento frontais e traseiros - fácil, quem tiver algum jeito para trabalhos manuais faz isso por 20€ ou 30€.


                mas como já referido algumas destas adaptações serão quase impossíveis de fazer.

                Comentário


                  #9
                  O Punto I podia ter ABS. Na versão HSD (High Safety Drive), por exemplo, era de série. E talvez também no Punto GT.

                  Comentário


                    #10
                    Já agora, o Uno da Foto é um "S", não "SX".

                    Comentário


                      #11
                      Olhem que o Turbo I.E.... a partir de 1988 teve o Antiskid... ou seja, o ABS...

                      Comentário


                        #12
                        Em Portugal acho que não.


                        Já os tipos da Monkey Garage/Misfit Garage/Fired Up Garage faziam isso e ainda mais em apenas duas semanas

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por nto Ver Post
                          Olhem que o Turbo I.E.... a partir de 1988 teve o Antiskid... ou seja, o ABS...
                          Era talvez uma espécie de ABS mecânico, como o ABR da Honda ou Peugeot da mesma época?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                            Era talvez uma espécie de ABS mecânico, como o ABR da Honda ou Peugeot da mesma época?



                            Talvez...

                            Apesar que tenho ideia que era mesmo um ABS em si.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                              Já agora, o Uno da Foto é um "S", não "SX".
                              Foi só para servir de exemplar. xD

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Picard Ver Post
                                Em Portugal acho que não.


                                Já os tipos da Monkey Garage/Misfit Garage/Fired Up Garage faziam isso e ainda mais em apenas duas semanas
                                Interessante haver disso lá fora mas cá nunca existe um fulano que o faça.

                                Comentário


                                  #17
                                  Fica mais barato comprar um Panda dos novos e substituir os painéis da carroçaria para ficar parecido com um Uno.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                    Já agora, o Uno da Foto é um "S", não "SX".
                                    o SX tinha farol de nevoeiro de serie...

                                    No Brasil ao uno ainda vende, embora acho que é mais um panda do que um uno.
                                    mas até é bem pouco tempo pouco mais era do que um restyling/facelift do europeu dos anos 80/90.

                                    Comentário


                                      #19

                                      Comentário


                                        #20
                                        O unico item dessa lista que não dá para meter são os airbags, de resto podias adaptar tudo porque foram equipamentos do Uno.
                                        A direção assistida dá para por uma eléctrica com relativa facilidade.

                                        Comentário


                                          #21
                                          ESP também não...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                            ESP também não...
                                            Se montasses os sensores todos e a respetiva unidade de controlo, em teoria dava. Agora duvido é que encontres no mercado a unidade de controlo programada para o Tipo ou sequer quem o consiga fazer.

                                            Quanto ao resto: airbags - nesses carros, à velocidade a que o airbag enche, como disseste, a estrutura já estará a colapsar, pelo que pouca falta vão fazer. Como diz um amigo meu sobre carros pré-2000 e motas: poder bater não é um opcional disponível nestes veículos.

                                            Travões de disco, direção assistida e sensores de parque: possível.

                                            Conversão GPL: possível


                                            Agora, a fatura total deverá ficar num valor que daria para comprar uns 5 ou 10 Fiat Tipo. E, sinceramente, alguém que quer comprar um Tipo e depois quer montar essa lista toda de equipamento, faz-me lembrar a história da sopa da pedra. QUer dizer, a panela tinha uma pedra, mas a sopa talvez não fosse bem de pedra...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                              Se montasses os sensores todos e a respetiva unidade de controlo, em teoria dava. Agora duvido é que encontres no mercado a unidade de controlo programada para o Tipo ou sequer quem o consiga fazer.

                                              Quanto ao resto: airbags - nesses carros, à velocidade a que o airbag enche, como disseste, a estrutura já estará a colapsar, pelo que pouca falta vão fazer. Como diz um amigo meu sobre carros pré-2000 e motas: poder bater não é um opcional disponível nestes veículos.

                                              Travões de disco, direção assistida e sensores de parque: possível.

                                              Conversão GPL: possível


                                              Agora, a fatura total deverá ficar num valor que daria para comprar uns 5 ou 10 Fiat Tipo. E, sinceramente, alguém que quer comprar um Tipo e depois quer montar essa lista toda de equipamento, faz-me lembrar a história da sopa da pedra. QUer dizer, a panela tinha uma pedra, mas a sopa talvez não fosse bem de pedra...


                                              Uno... e não Tipo.

                                              Comentário


                                                #24
                                                De facto e como se referiu... seria os Airbag e ESP...

                                                Os travões de disco, já os tinham à frente em todas as motorizações....

                                                Mas a querer fazer a "transformação" era pegar na travagem do Uno Turbo... esse a dada altura, teve travões de disco nas quatro rodas... portanto, seria aplicar a mesma...



                                                Mas de facto e de viável em alguns casos, não tem nada (sem entrar em considerações os custos).

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por neapo Ver Post
                                                  Interessante haver disso lá fora mas cá nunca existe um fulano que o faça.

                                                  Já reparei nisso. Cheguei a achar que era um truque qualquer apanhar um carro a cair de podre no meio de um terreno ou apodrecido num celeiro, e que o trocavam durante as filmagens.
                                                  Mas não. Conseguem mesmo ressuscitar aquilo. Tenho impressão que para esses, não há transformação que não consigam fazer.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    A unica hipotese talvez fosse verificar se esses sistemas estão no uno brasileiro que foi vendido la até 2013 e importar

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por rtxs Ver Post
                                                      A unica hipotese talvez fosse verificar se esses sistemas estão no uno brasileiro que foi vendido la até 2013 e importar
                                                      O Mille, era assim que se chamava o Uno original nos últimos anos em que ainda esteve disponível (entre 2010 e 2013) saiu de cena exatamente devido a regulamentação brasileira que obrigava os automóveis a saírem de fábrica com ABS e airbags frontais!
                                                      Editado pela última vez por PP; 22 October 2020, 14:49.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por PP Ver Post
                                                        O Mille, era assim que se chamava o Uno original nos últimos anos em que ainda esteve disponível (entre 2010 e 2013) saiu de cena exatamente devido a regulamentação brasilera que obrigava os automóveis a saírem de fábrica com ABS e airbags frontais!
                                                        pensei que em 2013 ja fossem obrigatórios, sendo assim não é opção

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                          Uno... e não Tipo.
                                                          Obrigado pelo reparo. Mas trocando Tipo por Uno, mantém-se tudo o que disse.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                                            Obrigado pelo reparo. Mas trocando Tipo por Uno, mantém-se tudo o que disse.



                                                            Sim claro.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X