Caros,
Venho expor o tema relativamente à viatura Mercedes-Benz GLE 300d, com a matrícula 03-ZU-58 e com o VIN WDC1671191A004106, adquirida a 30 de Janeiro de 2020 no concessionário Carclasse de Lisboa, com extensão de garantia contratada de mais 2 anos, ficando com 4 anos de garantia.
Até ao momento em que nos encontramos, a viatura em questão, tem registado diversos problemas sem resolução definitiva, como será descrito de seguida:
A 12 de Março de 2020, a viatura com 1.872 kms, deu entrada na oficina e apresentava as seguintes situações:
1 - aquecimento excessivo no módulo do volante apenas do lado esquerdo nos botões do telefone e alta voz
2 - aparece informação de impossibilidade de utilizar os máximos automáticos e collision prevent assyst
3 - display por vezes fica todo negro tem de desligar a viatura
4 - na aproximação à viatura nem sempre se destranca todas as portas apenas a esuerdaq ou por vezes a totalidade - por vezes abre a porta do condutor e por vezes abre as portas todas
5 – Os bancos (condutor e pendura) perdem a memória de posição e todas as configurações efetuadas sofrem um reset, repondo as definições de fábrica
6 - na casa dos 16/17 graus no automático não se sente saída de ar frio no sistema auto não regula automaticamente
Após diagnóstico, foi confirmado que o módulo de controlo do MBUX (controla painel touch screen, rádio, A/c) não estava a funcionar em pleno e que teria de ser substituído, Refª MA167 900 19 17 – unidade de comando.
Este módulo acima descrito, que foi encomendado especificamente para esta viatura, vem de fábrica com número VIN, só é possível ser usado por esta viatura e nenhuma outra.
No âmbito desta intervenção foi encomendado e substituído outro o módulo com Refª MA000 900 45 19/ 7H52 – unidade de comando. Este módulo foi substituído para resolver a questão do A/c em automático não fazer sair frio.
Além destes dois módulos substituídos, foram efectuadas várias programações/actualizações de software de modo a resolver os vários pontos apresentados.
Depois de concluídos os trabalhos, a viatura foi testada e não existindo qualquer evidência de não conformidade a viatura foi dada como pronta e em normais condições de funcionamento.
Durante o período de permanência da viatura em oficina, foi atribuída mobilidade ao cliente, com franquia caso aconteça algum sinistro de 4.300,00€ + IVA.
Após diagnóstico, viatura foi devolvida ao cliente, que circulou com a mesma enquanto aguardava o fornecimento das peças, fornecimento esse que seria de mais de 3 meses.
Imobilização para efectuar serviço de 25 de Maio a 01 de Junho 2020.
__________________________________________________ ________________________
Passados poucos dias após levantamento da viatura, a 09 de Junho de 2020 e a viatura com 4.837 kms, deu entrada na oficina, com as seguintes situações:
1 - touch screen apaga-se – situação repetiu-se
2 - mensagens aparecem painel ic "visao da camara reduzida - indisponível" mensagem amarela – situação repetiu-se
3 - bancos deixaram de mover perderam as memorias sistema conforto de bancos e volante deixou de funcionar // Os bancos (condutor e pendura) perdem a memória de
posição e todas as configurações efetuadas sofrem um reset, repondo as definições de fábrica – situação repetiu-se
Foi efectuado um diagnóstico, concluindo-se que o painel de instrumentos tinha de ser substituído, peça foi encomendada, existindo uma previsão de fornecimento da mesma para 17 de Agosto de 2020.
Foi mencionado também que, por vezes, apesar desta data estimada, as peças são fornecidas mais cedo.
Foram efectuadas actualizações de software no módulo de controlo dos bancos, neste momento as memórias estão a funcionar em pleno.
O painel de instrumentos chegou à Carclasse e no dia 20-07-20 o mesmo foi instalado na viatura.
No dia 24 de Julho 2020, e após o nosso controlo de qualidade, a viatura encontra-se e em normais condições de funcionamento, conforme combinado,
no final do dia de 24-07-2020 a viatura está pronta para ser recolhida na Carclasse.
De 18 a 30 de Junho 2020 a Carclasse disponibilizou e atribuiu uma viatura Mercedes-Benz classe E para poder conferir mobilidade ao cliente, com franquia caso aconteça algum sinistro de 4.300,00€ + IVA.
__________________________________________________ ________________________
A 24 de Agosto de 2020 e a viatura com 5299kms, voltou a dar entrada na oficina com os seguintes problemas:
1 - touch screen apagou-se – situação repetiu-se
2 - mensagens aparecem painel ic "visao da camara reduzida - indisponível" mensagem amarela – situação repetiu-se
3 - "assistente de máximos adaptativos plus de momento indisponível" – situação repetiu-se
4 - médio do lado do pendura ligou quando o carro se encontrava fechado na garagem
5 - aquecimento excessivo no módulo do volante apenas do lado esquerdo nos botões do telefone e alta voz – situação nunca foi normalizada
Após visita por parte de técnico da Mercedes-Benz foi indicado a substituição dos fárois, tendo recebido a informação a 19 de Setembro de 2020 que a saída de fábrica será no final de Novembro e
chegada à oficina 5 dias úteis depois da expedição da fábrica.
Viatura entregue ao cliente a 02 de Outubro de 2020 com a garantia por parte do pós-venda e da parte técnica da Mercedes-Benz que a viatura estava com os problemas todos resolvidos, sendo que fizeram sensivelmente
150km para testar a mesma.
Desde dia 24 de Agosto de 2020 que tenho viatura de mobilidade Mercedes-Benz classe E com franquia caso aconteça algum sinistro de 4.300,00€ + IVA.
__________________________________________________ ________________________
A 06 de Outubro de 2020 (até à data) e a viatura com 6551kms, voltou a dar entrada na oficina de reboque:
1 - touch screen apagou-se – situação repetiu-se
2 - mensagens aparecem painel ic "visao da camara reduzida - indisponível" mensagem amarela – situação repetiu-se
3 - "assistente de máximos adaptativos plus de momento indisponível" – situação repetiu-se
4 - aquecimento excessivo no módulo do volante apenas do lado esquerdo nos botões do telefone e alta voz – situação nunca foi normalizada
5 - brake assist ativou-se em plena AE sem qualquer viatura num raio de 500m, tendo imobilizado a viatura que circulava sensivelmente a 120km/h
Este é o report de todos os problemas até à data deste post.
Como é possível calcular a viatura já passou mais de 80% do tempo na oficina, contando desde o dia que a levantei até à data de hoje.
No que concerne à aquisição de um bem, parte-se do principio que, este, será para se ter um usufruto pleno, o que de todo não tem acontecido com esta viatura.
Conforme referi anteriormente, a viatura em questão, foi levantada no Stand da Carclasse em Lisboa, no dia 30 de Janeiro de 2020 e o expectável seria poder beneficiar da utilização da mesma 335 dias no corrente ano.
Apresento-vos alguns pontos, relevantes para este tema:
A viatura em questão, tem um financiamento convosco, o que faz com que tenhamos um encargo mensal sem qualquer usufruto da mesma;
Têm-nos sido cedidas viaturas que em nada se comparam à viatura que adquirimos (espaço e conforto) e pela qual pagamos;
Fizemos investimentos na viatura, tais como:
colocação de PPF nos faróis da frente (250€+IVA)
colocação de películas inclusive tecto panorâmico (650€+IVA)
serviço de detalhe completo, realizado de 28 de Julho a 21 de Agosto (3000€+IVA)
O trabalho de aplicação de PPF na viatura de forma integral, já se encontra pago (7.228,66€+IVA) e aguarda disponibilidade para que a viatura se encontre na minha posse, para que seja realizado.
Foi solicitada uma anulação de negócio à Carclasse e Mercedes-Benz Portugal, sempre salvaguardando que continuarei a ser cliente, tendo apresentado 3 modelos configurados.
Após diversas tentativas de contacto com a Carclasse, com o seu director comercial, foi sempre colocado em cima da mesa o termo "paciência".
Após ter contrato o serviço de um advogado o processo teve algum desenvolvimento, sendo que à data é o seguinte:
- a Mercedes-Benz Finance faz a anulação total e restitui entrada e mensalidades pagas, sendo que é obrigatório adquirirmos outra viatura
- a Carclasse compra o GLE por 87.500€ (desvalorização de 10.000€ tem de ser assumida pelo cliente)
- na aquisição da nova viatura, o IUC será assumida pela Carclasse
- extensão da garantia seria dividida entre Carclasse e cliente, visto o valor da extensão ser o dobro que o pago para o GLE
Agora começa a linda paródia prestada pelo director comercial da Carclasse:
- valor de retoma de 87.500€ (sendo que é uma anulação o cliente é que tem de assumir o prejuizo por um artigo com defeito)
- nova viatura, tem uma proposta com extras quase a dobro de preço de tabela e está a dividir a extensão da garantia quando a mesma se encontra na proposta
Cos isto tudo quero-vos transmitir que o GLE será colocado à venda, conforme palavras do director comercial. Ressalvo que caso pretendam adquirir viaturas Mercedes-Benz escolham o concessionário
correto, porque este apresenta tudo menos confiança no que expõem.
Desculpem o longo testamento mas neste momento já não sei o que fazer, a não ser avançar com processo em tribunal, visto que me sinto completamente burlado pela Carclasse e sem qualquer apoio do importador.
Venho expor o tema relativamente à viatura Mercedes-Benz GLE 300d, com a matrícula 03-ZU-58 e com o VIN WDC1671191A004106, adquirida a 30 de Janeiro de 2020 no concessionário Carclasse de Lisboa, com extensão de garantia contratada de mais 2 anos, ficando com 4 anos de garantia.
Até ao momento em que nos encontramos, a viatura em questão, tem registado diversos problemas sem resolução definitiva, como será descrito de seguida:
A 12 de Março de 2020, a viatura com 1.872 kms, deu entrada na oficina e apresentava as seguintes situações:
1 - aquecimento excessivo no módulo do volante apenas do lado esquerdo nos botões do telefone e alta voz
2 - aparece informação de impossibilidade de utilizar os máximos automáticos e collision prevent assyst
3 - display por vezes fica todo negro tem de desligar a viatura
4 - na aproximação à viatura nem sempre se destranca todas as portas apenas a esuerdaq ou por vezes a totalidade - por vezes abre a porta do condutor e por vezes abre as portas todas
5 – Os bancos (condutor e pendura) perdem a memória de posição e todas as configurações efetuadas sofrem um reset, repondo as definições de fábrica
6 - na casa dos 16/17 graus no automático não se sente saída de ar frio no sistema auto não regula automaticamente
Após diagnóstico, foi confirmado que o módulo de controlo do MBUX (controla painel touch screen, rádio, A/c) não estava a funcionar em pleno e que teria de ser substituído, Refª MA167 900 19 17 – unidade de comando.
Este módulo acima descrito, que foi encomendado especificamente para esta viatura, vem de fábrica com número VIN, só é possível ser usado por esta viatura e nenhuma outra.
No âmbito desta intervenção foi encomendado e substituído outro o módulo com Refª MA000 900 45 19/ 7H52 – unidade de comando. Este módulo foi substituído para resolver a questão do A/c em automático não fazer sair frio.
Além destes dois módulos substituídos, foram efectuadas várias programações/actualizações de software de modo a resolver os vários pontos apresentados.
Depois de concluídos os trabalhos, a viatura foi testada e não existindo qualquer evidência de não conformidade a viatura foi dada como pronta e em normais condições de funcionamento.
Durante o período de permanência da viatura em oficina, foi atribuída mobilidade ao cliente, com franquia caso aconteça algum sinistro de 4.300,00€ + IVA.
Após diagnóstico, viatura foi devolvida ao cliente, que circulou com a mesma enquanto aguardava o fornecimento das peças, fornecimento esse que seria de mais de 3 meses.
Imobilização para efectuar serviço de 25 de Maio a 01 de Junho 2020.
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Passados poucos dias após levantamento da viatura, a 09 de Junho de 2020 e a viatura com 4.837 kms, deu entrada na oficina, com as seguintes situações:
1 - touch screen apaga-se – situação repetiu-se
2 - mensagens aparecem painel ic "visao da camara reduzida - indisponível" mensagem amarela – situação repetiu-se
3 - bancos deixaram de mover perderam as memorias sistema conforto de bancos e volante deixou de funcionar // Os bancos (condutor e pendura) perdem a memória de
posição e todas as configurações efetuadas sofrem um reset, repondo as definições de fábrica – situação repetiu-se
Foi efectuado um diagnóstico, concluindo-se que o painel de instrumentos tinha de ser substituído, peça foi encomendada, existindo uma previsão de fornecimento da mesma para 17 de Agosto de 2020.
Foi mencionado também que, por vezes, apesar desta data estimada, as peças são fornecidas mais cedo.
Foram efectuadas actualizações de software no módulo de controlo dos bancos, neste momento as memórias estão a funcionar em pleno.
O painel de instrumentos chegou à Carclasse e no dia 20-07-20 o mesmo foi instalado na viatura.
No dia 24 de Julho 2020, e após o nosso controlo de qualidade, a viatura encontra-se e em normais condições de funcionamento, conforme combinado,
no final do dia de 24-07-2020 a viatura está pronta para ser recolhida na Carclasse.
De 18 a 30 de Junho 2020 a Carclasse disponibilizou e atribuiu uma viatura Mercedes-Benz classe E para poder conferir mobilidade ao cliente, com franquia caso aconteça algum sinistro de 4.300,00€ + IVA.
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A 24 de Agosto de 2020 e a viatura com 5299kms, voltou a dar entrada na oficina com os seguintes problemas:
1 - touch screen apagou-se – situação repetiu-se
2 - mensagens aparecem painel ic "visao da camara reduzida - indisponível" mensagem amarela – situação repetiu-se
3 - "assistente de máximos adaptativos plus de momento indisponível" – situação repetiu-se
4 - médio do lado do pendura ligou quando o carro se encontrava fechado na garagem
5 - aquecimento excessivo no módulo do volante apenas do lado esquerdo nos botões do telefone e alta voz – situação nunca foi normalizada
Após visita por parte de técnico da Mercedes-Benz foi indicado a substituição dos fárois, tendo recebido a informação a 19 de Setembro de 2020 que a saída de fábrica será no final de Novembro e
chegada à oficina 5 dias úteis depois da expedição da fábrica.
Viatura entregue ao cliente a 02 de Outubro de 2020 com a garantia por parte do pós-venda e da parte técnica da Mercedes-Benz que a viatura estava com os problemas todos resolvidos, sendo que fizeram sensivelmente
150km para testar a mesma.
Desde dia 24 de Agosto de 2020 que tenho viatura de mobilidade Mercedes-Benz classe E com franquia caso aconteça algum sinistro de 4.300,00€ + IVA.
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A 06 de Outubro de 2020 (até à data) e a viatura com 6551kms, voltou a dar entrada na oficina de reboque:
1 - touch screen apagou-se – situação repetiu-se
2 - mensagens aparecem painel ic "visao da camara reduzida - indisponível" mensagem amarela – situação repetiu-se
3 - "assistente de máximos adaptativos plus de momento indisponível" – situação repetiu-se
4 - aquecimento excessivo no módulo do volante apenas do lado esquerdo nos botões do telefone e alta voz – situação nunca foi normalizada
5 - brake assist ativou-se em plena AE sem qualquer viatura num raio de 500m, tendo imobilizado a viatura que circulava sensivelmente a 120km/h
Este é o report de todos os problemas até à data deste post.
Como é possível calcular a viatura já passou mais de 80% do tempo na oficina, contando desde o dia que a levantei até à data de hoje.
No que concerne à aquisição de um bem, parte-se do principio que, este, será para se ter um usufruto pleno, o que de todo não tem acontecido com esta viatura.
Conforme referi anteriormente, a viatura em questão, foi levantada no Stand da Carclasse em Lisboa, no dia 30 de Janeiro de 2020 e o expectável seria poder beneficiar da utilização da mesma 335 dias no corrente ano.
Apresento-vos alguns pontos, relevantes para este tema:
A viatura em questão, tem um financiamento convosco, o que faz com que tenhamos um encargo mensal sem qualquer usufruto da mesma;
Têm-nos sido cedidas viaturas que em nada se comparam à viatura que adquirimos (espaço e conforto) e pela qual pagamos;
Fizemos investimentos na viatura, tais como:
colocação de PPF nos faróis da frente (250€+IVA)
colocação de películas inclusive tecto panorâmico (650€+IVA)
serviço de detalhe completo, realizado de 28 de Julho a 21 de Agosto (3000€+IVA)
O trabalho de aplicação de PPF na viatura de forma integral, já se encontra pago (7.228,66€+IVA) e aguarda disponibilidade para que a viatura se encontre na minha posse, para que seja realizado.
Foi solicitada uma anulação de negócio à Carclasse e Mercedes-Benz Portugal, sempre salvaguardando que continuarei a ser cliente, tendo apresentado 3 modelos configurados.
Após diversas tentativas de contacto com a Carclasse, com o seu director comercial, foi sempre colocado em cima da mesa o termo "paciência".
Após ter contrato o serviço de um advogado o processo teve algum desenvolvimento, sendo que à data é o seguinte:
- a Mercedes-Benz Finance faz a anulação total e restitui entrada e mensalidades pagas, sendo que é obrigatório adquirirmos outra viatura
- a Carclasse compra o GLE por 87.500€ (desvalorização de 10.000€ tem de ser assumida pelo cliente)
- na aquisição da nova viatura, o IUC será assumida pela Carclasse
- extensão da garantia seria dividida entre Carclasse e cliente, visto o valor da extensão ser o dobro que o pago para o GLE
Agora começa a linda paródia prestada pelo director comercial da Carclasse:
- valor de retoma de 87.500€ (sendo que é uma anulação o cliente é que tem de assumir o prejuizo por um artigo com defeito)
- nova viatura, tem uma proposta com extras quase a dobro de preço de tabela e está a dividir a extensão da garantia quando a mesma se encontra na proposta
Cos isto tudo quero-vos transmitir que o GLE será colocado à venda, conforme palavras do director comercial. Ressalvo que caso pretendam adquirir viaturas Mercedes-Benz escolham o concessionário
correto, porque este apresenta tudo menos confiança no que expõem.
Desculpem o longo testamento mas neste momento já não sei o que fazer, a não ser avançar com processo em tribunal, visto que me sinto completamente burlado pela Carclasse e sem qualquer apoio do importador.
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