Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Regras inspecção apertam na proxima semana - carros sem FAP em risco

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Regras inspecção apertam na proxima semana - carros sem FAP em risco

    https://executivedigest.sapo.pt/insp...roxima-semana/


    A transposição da diretiva comunitária para a realidade nacional prevê também a definição de novos valores máximos de opacidade (método de verificação dos gases de escape dos motores a diesel). Com a introdução desta medida, aumenta a probabilidade de os veículos nos quais se anulou o filtro de partículas ou a válvula EGR serem detetados na inspeção periódica.

    pub


    Inspeção automóvel com regras mais apertadas já na próxima semana

    Por Executive Digest com DECO [COLOR=rgba(0, 0, 0, 0.44)]09:32, 28 Out 2020


    [/COLOR]
    A partir de 1 de novembro, quando levar o carro à inspeção periódica, a lista de exigências já será mais extensa e rigorosa. Uma das principais novidades é a fiscalização do número de quilómetros dos veículos, entre duas inspeções, para detetar manipulações no conta-quilómetros de carros usados para vender. Outra mudança centra-se no controlo das operações de recall (quando as marcas solicitam a recolha de automóveis às oficinas para reparar anomalias), nas situações que envolvem questões de segurança e de proteção do ambiente.
    Deficiências dos carros comparadas

    As mudanças no quadro de classificação das deficiências técnicas, anunciadas pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), significam, na prática, que as regras passam a ser mais apertadas. Mas não só. A transposição da diretiva 2014/45/UE resulta na harmonização, no espaço da União Europeia, das inspeções e da forma como o grau de deficiência dos problemas detetados é atribuído.
    Um dos ponto-chave assenta, assim, na clarificação e na uniformização dos critérios para a classificação das falhas, base para uma maior transparência e igualdade. Ou seja, o tipo de deficiências encontradas pelos inspetores nos automóveis é suscetível de ser comparado entre os centros de inspeção. A classificação de uma deficiência como “tipo 1” num centro, por exemplo, deverá sê-lo em todos os outros, e em qualquer um dos 27 países da União Europeia. Pressupõe-se igualmente que a definição das deficiências seja redigida de forma a ser compreendida pelos proprietários dos veículos, através de uma linguagem menos técnica.
    Falhou ao recall? Chumba na inspeção

    O chumbo na inspeção periódica é uma certeza, segundo as novas orientações, se um inspetor detetar que um carro não foi objeto de intervenção, na sequência de uma operação de recall. Quando entram em jogo questões de segurança e aspetos relacionados com a proteção ambiental, o proprietário tem a obrigação de levar o veículo à oficina, tal como solicitado pela marca. Este ponto assume especial importância no contexto do Dieselgate, escândalo que rebentou ao descobrir-se que a Volkswagen havia instalado ilegalmente, nos seus veículos, um software que reduzia artificialmente a libertação de monóxido de azoto durante o teste de emissões.
    Quilómetros debaixo de olho

    O controlo do número de quilómetros do automóvel entre duas inspeções é outra alteração. O objetivo é acautelar a manipulação do conta-quilómetros quando está em causa a venda de veículos usados. Está estipulado que o número de quilómetros será anotado na ficha de inspeção, mantendo-se como informação obrigatória nas inspeções seguintes.
    Híbridos e elétricos com vida própria

    O aparecimento de novas soluções tecnológicas conduziu à necessidade de preencher o vazio na regulamentação de deficiências específicas para a componente elétrica. Um anexo especial contempla agora os veículos híbridos e elétricos, contabilizados já em mais de 50 mil, em Portugal. O estado de conservação das baterias e do seu compartimento, bem como circuito elétrico de alta tensão, por exemplo, são itens a verificar.
    As alterações no quadro de classificação das deficiências técnicas estipulam também as especificidades dos veículos de transporte coletivo de crianças e de transporte de deficientes com mais de nove lugares (categoria M2 e M3). Alguns dos pormenores a verificar: sinalização, estado e utilização correta do dístico, tipo e estado das janelas e das portas e saídas de emergência.
    Segurança reforçada

    O novo enquadramento da inspeção automóvel introduz ainda mais pontos de verificação de anomalias relacionadas com os sistemas de segurança ativos EBS (Sistema de Travagem Eletrónico) e ESC (Controlo Eletrónico de Estabilidade).
    A transposição da diretiva comunitária para a realidade nacional prevê também a definição de novos valores máximos de opacidade (método de verificação dos gases de escape dos motores a diesel). Com a introdução desta medida, aumenta a probabilidade de os veículos nos quais se anulou o filtro de partículas ou a válvula EGR serem detetados na inspeção periódica.



    #2
    queria dizer FAP anulada... vamos ver no que se traduz...

    Comentário


      #3
      Acho muito bem!

      Mas há uma grande incoerência, pois continuam a deixar circular os veículos diesel mais antigos que emitem poluição em níveis descomunais.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por eu Ver Post
        Acho muito bem!

        Mas há uma grande incoerência, pois continuam a deixar circular os veículos diesel mais antigos que emitem poluição em níveis descomunais.
        Então? tudo o que existe antes de 2007 vai para o lixo é?

        Comentário


          #5
          Ainda ontem perguntei no Centro de Inspeções quais seriam as alterações, responderam que iam ter uma formação dia 29/10.

          Desconfio que não vai alterar nada, os veículos com repros a deitar toneladas de fumo negro, continuam a ir às IPO à sucapa, com a conivência dos amigos Inspetores e fica tudo quase igual, chateiam meia dúzia de pessoas que não fazem manutenção e os veículos andam todos entupidos, os grandes poluidores continuam igual.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por mok Ver Post
            queria dizer FAP anulada... vamos ver no que se traduz...
            no artigo diz que aumenta a probabilidade de deteção...traduz-se em um ou outro mais distraido ser apanhado e valer para as estatisticas de resto quem passava até aqui continuará a passar...

            as empresas que apresentam soluções de anulação de fap e egr vão continuar a fazê-lo...não deverão é publicitá-lo... é tipo as empresas de reparação de turbos...fazem reparações...mas também fazem alterações para quem as pretenda.

            Comentário


              #7
              Como mera curiosidade... desde quando é que é mesmo obrigatório o FAP?


              Tenho ideia que é ali à volta de 2011... certo?....

              Se assim for, as viaturas anteriores que o tenham retirado, em que situação ficam?

              Comentário


                #8
                É importante perceber o que muda na fiscalização.

                Um carro recente sem FAP, censuras morais à parte, não fica uma locomotiva a deitar fumo.

                Aliás, mora por cá um Mazda 6 2.0 de 2002 e fuma tanto como o meu A de 2014: nada.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por nto Ver Post
                  Como mera curiosidade... desde quando é que é mesmo obrigatório o FAP?


                  Tenho ideia que é ali à volta de 2011... certo?....

                  Se assim for, as viaturas anteriores que o tenham retirado, em que situação ficam?
                  Janeiro 2011

                  Comentário


                    #10
                    e os 10 euros no cinzeiro também vão abolir ?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por nto Ver Post
                      Como mera curiosidade... desde quando é que é mesmo obrigatório o FAP?


                      Tenho ideia que é ali à volta de 2011... certo?....

                      Se assim for, as viaturas anteriores que o tenham retirado, em que situação ficam?
                      Simples: tudo o que é alterar características originais do veículo chumbado. Mesmo que seja um equipamento anterior à sua obrigatoriedade geral.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                        Simples: tudo o que é alterar características originais do veículo chumbado. Mesmo que seja um equipamento anterior à sua obrigatoriedade geral.


                        Eu sei que sim... mas aí está, será que vão mesmo ter isso em conta ou não?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                          Então? tudo o que existe antes de 2007 vai para o lixo é?
                          É. Somos um país com elevado poder de compra e uma carga fiscal baixíssima na compra de veículos novos.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                            Simples: tudo o que é alterar características originais do veículo chumbado. Mesmo que seja um equipamento anterior à sua obrigatoriedade geral.
                            Em 2004 comprei um carro que tinha como extra o filtro de partículas, como sabem se pedi esse extra ou não?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Etcetera Ver Post
                              É importante perceber o que muda na fiscalização.

                              Um carro recente sem FAP, censuras morais à parte, não fica uma locomotiva a deitar fumo.

                              Aliás, mora por cá um Mazda 6 2.0 de 2002 e fuma tanto como o meu A de 2014: nada.
                              Eu tenho cá um de 2003 com 416.000 km e fumo nem se nota.
                              Mas não é um Vag. Este só queima diesel. O óleo fica no motor.

                              Comentário


                                #16
                                Se estes hipócritas estivessem preocupados com o ambiente, baixavam a carga fiscal nos veículos novos. Temos dos parques automóveis mais velhos da Europa.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Topolino Ver Post
                                  Se estes hipócritas estivessem preocupados com o ambiente, baixavam a carga fiscal nos veículos novos. Temos dos parques automóveis mais velhos da Europa.
                                  o ambiente é a desculpa perfeita para cobrar mais impostos, se não fosse isso era outra coisa...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Quem tiver a egr anulada qie depois conte como foi... eu só vou saber para o ano[emoji58]

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                                      Em 2004 comprei um carro que tinha como extra o filtro de partículas, como sabem se pedi esse extra ou não?
                                      Comprei um Ford Focus em segunda mão e se for ao Ford etis, com o número de quadro, tem lá todo equipamento todinho, cor e tudo , que veio de origem. [emoji6]

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Nightwisher Ver Post
                                        Comprei um Ford Focus em segunda mão e se for ao Ford etis, com o número de quadro, tem lá todo equipamento todinho, cor e tudo , que veio de origem. [emoji6]
                                        pois pois, no centro de inspecao vai ir ao Ford etis se for um ford e ao xpto se for um Tesla, etc...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por mok Ver Post
                                          pois pois, no centro de inspecao vai ir ao Ford etis se for um ford e ao xpto se for um Tesla, etc...
                                          Estava apenas a referir, se eu consigo ver, os centros devem ter sistemas que facilmente confirmam a informação.
                                          Até as marcas podem facilitar a informação, pois também pode ser do interesse das mesmas.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Ver se é desta que se encostam de vez as transits, os 190d e os audi 80 a 30 à hora a queimar ramos verdes.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Como vão fazer com os carros da gnr, passat's etc.?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                                                Em 2004 comprei um carro que tinha como extra o filtro de partículas, como sabem se pedi esse extra ou não?
                                                não consta nada no campo das emissões do DUA comparativamente a modelos com o filtro? ambos têm as mesmas emissões?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Nightwisher Ver Post
                                                  Estava apenas a referir, se eu consigo ver, os centros devem ter sistemas que facilmente confirmam a informação.
                                                  Até as marcas podem facilitar a informação, pois também pode ser do interesse das mesmas.

                                                  Os Centros de Inspeção nem as características todas registadas no IMT leem, quanto mais consultarem sites da Marca.

                                                  Numa viatura de final de 1999, que trás a barra anti aproximação nas torres de suspensão de origem, eles nem sabem que todos os modelos desde final 1998 a trazem de origem, já me chamaram à atenção na IPO a querer homologação, outros nem ligam, quando vou para a IPO com aquela viatura, já levo o manual do veiculo para lhes mostrar.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                                    e os 10 euros no cinzeiro também vão abolir ?
                                                    Sim também acaba, passa a 20 euros.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                                                      Ver se é desta que se encostam de vez as transits, os 190d e os audi 80 a 30 à hora a queimar ramos verdes.
                                                      Apenas se tiverem a emitir mais número de gases do que aquilo que foram homologados

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por rtxs Ver Post
                                                        Apenas se tiverem a emitir mais número de gases do que aquilo que foram homologados
                                                        A pergunta é: quantas vezes mais?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                                                          Em 2004 comprei um carro que tinha como extra o filtro de partículas, como sabem se pedi esse extra ou não?
                                                          Os 2.2 HDI tinham de série desde 2001, foram os pioneiros.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
                                                            não consta nada no campo das emissões do DUA comparativamente a modelos com o filtro? ambos têm as mesmas emissões?
                                                            As de CO2 são semelhantes, nas emissões de partículas é que dá para distinguir, mas isso nem faz parte do protocolo de medições...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X