Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Estudo revela que carros híbridos são "desastre ambiental"

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Estudo revela que carros híbridos são "desastre ambiental"



    Estudo revela que carros híbridos são "desastre ambiental" e Zero pede fim dos apoios do Estado



    Fonte: Lusa (1 hora atrás)



    Zero revela as conclusões de um estudo da Federação Europeia de Transportes e Ambiente, segundo o qual este tipo de veículos regista emissões reais que podem ser quase o dobro daquilo que é anunciado.

    Um estudo europeu denuncia o "desastre ambiental" dos carros híbridos 'plug-in' com emissões de dióxido de carbono acima do legalmente declarado e a associação ambientalista Zero pede o fim dos benefícios fiscais para estes veículos.

    Num comunicado divulgado este domingo, a Zero revela as conclusões de um estudo da Federação Europeia de Transportes e Ambiente, à qual pertence, e segundo o qual este tipo de veículos (PHEV, na sigla em inglês) regista emissões reais que podem ser quase o dobro daquilo que é anunciado, tendo por base testes "em condições reais" de utilização realizados aos três modelos mais vendidos na Europa em 2019: um BMW X5 (o PHEV disponível no mercado com maior autonomia), um Volvo XC60 e um Mitsubishi Outlander.
    "O estudo concluiu que, mesmo em condições de teste ótimas, em que os veículos são utilizados da forma mais moderada possível e com as baterias completamente carregadas, as suas emissões são 28%-89% superiores às contabilizadas nos testes. Se forem utilizados em modo convencional, ou seja, usando exclusivamente o motor a combustão, estes carros emitem três a oito vezes mais CO2 [dióxido de carbono] do que aquilo que os testes indicam", refere o comunicado da Zero.


    A associação ambientalista acrescenta que "se adicionalmente o motor a combustão for utilizado para carregar as baterias - algo frequente antes de os condutores entrarem em zonas urbanas de emissões reduzidas - as emissões, de CO2 e em geral de poluentes com efeitos nocivos diretos na saúde, vão até 12 vezes acima das anunciadas oficialmente".

    Os testes constataram níveis de autonomia em modo elétrico inferiores aos publicitados, com o caso mais baixo a corresponder "a uns meros 11 quilómetros", além de concluírem que em condições reais de utilização "o recurso ao motor a combustão é constante", o que significa que "estes automóveis só cumprem o anunciado nos catálogos em viagens muito curtas; por exemplo, numa viagem de 100 quilómetros, emitem até cerca de duas vezes mais do que o valor oficial".

    Para a Zero, os testes que regulamentam oficialmente o nível de emissões destes veículos têm o problema de assentar "na suposição excessivamente otimista da parcela de utilização em modo elétrico, ou seja, o fator de utilização elétrica, resultando em valores de CO2 irrealisticamente baixos".
    Por isso, previsões mais de acordo com a utilização elétrica real colocariam os níveis de emissões em "valores oficiais 50%-230% superiores aos atualmente em vigor".

    A associação ambientalista refere o aumento de vendas de carros PHEV na Europa, com meio milhão de unidades vendidas em 2020, sendo que em Portugal foram vendidos até outubro 8.300 automóveis, "praticamente o dobro do que se vendeu no mesmo período de 2019". Os novos limites em vigor na União Europeia obrigam os fabricantes a vender automóveis com baixas emissões.

    A premissa do estudo hoje divulgado era precisamente perceber se as emissões publicitadas correspondiam à redução para um terço das dos automóveis convencionais equivalentes, como os fabricantes anunciam, ou se "são um truque para cumprir os requisitos legais".

    Com base nos resultados, a Zero pede o fim dos benefícios fiscais e subsídios para a compra destes veículos, referindo que estes estão estimados em mais de 43 milhões de euros para 2020 em Portugal.
    "Trata-se de um valor que está a ser desbaratado no apoio a uma tecnologia poluente e que por isso, recomenda a Zero, deve ser canalizado sem demora para tecnologias verdadeiramente verdes", defende a associação.


    A Zero entende que estes apoios devem ser reservados para carros 100% elétricos, recomendando que numa fase transitória os apoios e acesso a subsídios sejam concedidos para veículos com uma autonomia mínima de 60 quilómetros e "acesso comprovado" a pontos de carregamento.

    Já a redução do Imposto sobre Veículos deve baixar dos 75% para os 25% e as empresas só devem poder reaver metade do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) e não a totalidade, como atualmente.

    A nível europeu a Zero pede que deixem de ser atribuídos "supercréditos" à venda de carros PHEV e que os testes passem a ter por base condições reais de utilização. Sugere ainda que a Comissão Europeia legisle para que sejam contabilizadas as emissões reais, apuradas com base no uso registado no computador de bordo do veículo.

    Editado pela última vez por PauloRaposo; 23 November 2020, 11:01.

    #2
    Que novidade!

    Comentário


      #3
      Construtores de carros a aldrabar emissões de CO2 e valores de autonomia? Que estranho...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
        Construtores de carros a aldrabar emissões de CO2 e valores de autonomia? Que estranho...
        Estamos todos surpreendidos e chocados!

        Comentário


          #5
          Mais "estranho" é a UE e o nosso governo continuarem a dar benefícios a viaturas que emitem poluição. Apenas deviam dar a viaturas sem emissões.

          Sent from my RMX1931 using Tapatalk

          Comentário


            #6
            Eu não sei ( não tenho lido estudos ) sobre se os hibridos de facto em vários estudos se conclui que são piores ou melhores para o ambiente.

            O que eu sei, é que os amantes dos carros eléctricos, com ou sem razão, vão tentar doutrinar-vos para que eléctricos/hibrido é que é.

            Portanto, camaradas, aturem-nos vocês.

            Xau !

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
              Eu não sei ( não tenho lido estudos ) sobre se os hibridos de facto em vários estudos se conclui que são piores ou melhores para o ambiente.

              O que eu sei, é que os amantes dos carros eléctricos, com ou sem razão, vão tentar doutrinar-vos para que eléctricos/hibrido é que é.

              Portanto, camaradas, aturem-nos vocês.

              Xau !
              Eu não pretendo doutrinar ninguém... Quanto mais tempo a malta evitar híbridos e evs, mais tempo eu gozo dos benefícios e subsídios... ... Deixem se estar no diesel... Por favor...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por PedroF Ver Post
                Eu não pretendo doutrinar ninguém... Quanto mais tempo a malta evitar híbridos e evs, mais tempo eu gozo dos benefícios e subsídios... ... Deixem se estar no diesel... Por favor...
                Eu tou a reinar

                Quanto ao diesel: concordo ctg

                Comentário


                  #9
                  Confirmo a 100%, atualmente atribuíram-me um Xc60 T8, e é uma desgraça de consumos.
                  Quer dizer mais de 2t +de 300cv, até é poupadinho.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                    Confirmo a 100%, atualmente atribuíram-me um Xc60 T8, e é uma desgraça de consumos.
                    Quer dizer mais de 2t +de 300cv, até é poupadinho.
                    Ok, a pergunta é: e se n fosse hibrido ?

                    Comentário


                      #11
                      Bem, eu vou dizer algo chocante, por isso preparem-se:

                      todos os carros, todos mesmo, são um desastre ambiental!!!

                      Por isso as pessoas que se deixem destas conversas de m**** e se convençam que ter um automóvel particular é um cancro em termos ambientais ou senão que proíbam os mesmos de vez.

                      Odeio estas tretas do politicamente correcto que só serve para muitas pessoas fingirem que estão muito preocupadas com o mundo...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por H83 Ver Post
                        Bem, eu vou dizer algo chocante, por isso preparem-se:

                        todos os carros, todos mesmo, são um desastre ambiental!!!

                        Por isso as pessoas que se deixem destas conversas de m**** e se convençam que ter um automóvel particular é um cancro em termos ambientais ou senão que proíbam os mesmos de vez.

                        Odeio estas tretas do politicamente correcto que só serve para muitas pessoas fingirem que estão muito preocupadas com o mundo...
                        OK, mas uns são muito mais que outros, um Aygo, C1 ou Celerio a gasolina comparados com esses plug-in de +2 ton é uma simples comichão ao lado de um cancro.
                        A vigarice toda está em deixar homologar essas bisarmas na base dos primeiros 100 kms de consumo fóssil, quando deviam era basear-se numa média de 1000 kms, ou pelo menos na quilometragem de um depósito de combustível. E à conta da falcatrua legalizada o pessoal compra-os pra fintar o ISV e o IUC. Continuando com consumos de baleia ou maiores ainda.

                        Comentário


                          #13
                          O desastre acontece porque como têm motor a combustão muitos não se dão ao "trabalho" de ligar o popó à ficha à noite.

                          Conheço alguns proprietários de plug-in hybrid e só conheço um que religiosamente guarda o carro na garagem e liga à ficha. Também é o que faz mais km (C350e)

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por DoktorHans Ver Post
                            OK, mas uns são muito mais que outros, um Aygo, C1 ou Celerio a gasolina comparados com esses plug-in de +2 ton é uma simples comichão ao lado de um cancro.
                            A vigarice toda está em deixar homologar essas bisarmas na base dos primeiros 100 kms de consumo fóssil, quando deviam era basear-se numa média de 1000 kms, ou pelo menos na quilometragem de um depósito de combustível. E à conta da falcatrua legalizada o pessoal compra-os pra fintar o ISV e o IUC. Continuando com consumos de baleia ou maiores ainda.
                            Claro, mas toda a gente sabe disso mesmo. E foi a união europeia que criou estas regras estúpidas, que beneficiam esses mesmos híbridos e que penalizam os carros como o C1 ou Aygo, pois os mesmos não podem ser híbridos...

                            As marcas simplesmente se adaptaram as regras estúpidas criadas pela UE.

                            Já agora, eu acho que se deviam criar limites para o tamanho e peso dos carros, sejam a combustão, híbridos ou eléctricos. Para mim, deviam ser proibidos carros com mais de 5m de comprimento e mais de 2 toneladas de peso. Ou se calhar até mais...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por H83 Ver Post
                              Claro, mas toda a gente sabe disso mesmo. E foi a união europeia que criou estas regras estúpidas, que beneficiam esses mesmos híbridos e que penalizam os carros como o C1 ou Aygo, pois os mesmos não podem ser híbridos...

                              As marcas simplesmente se adaptaram as regras estúpidas criadas pela UE.

                              Já agora, eu acho que se deviam criar limites para o tamanho e peso dos carros, sejam a combustão, híbridos ou eléctricos. Para mim, deviam ser proibidos carros com mais de 5m de comprimento e mais de 2 toneladas de peso. Ou se calhar até mais...
                              Não precisas de proibir nada.
                              Não estejas a caminho de ditaduras sff.

                              Há é que limitar os carros e camiões mais poluentes, mas tambem com lógica.

                              Porque se formos por aí, vais proibir mesmo muita coisa.

                              Ou queres que te proibam de usares electricidade ou gás ou mesmo água ?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por H83 Ver Post
                                Claro, mas toda a gente sabe disso mesmo. E foi a união europeia que criou estas regras estúpidas, que beneficiam esses mesmos híbridos e que penalizam os carros como o C1 ou Aygo, pois os mesmos não podem ser híbridos...

                                As marcas simplesmente se adaptaram as regras estúpidas criadas pela UE.

                                Já agora, eu acho que se deviam criar limites para o tamanho e peso dos carros, sejam a combustão, híbridos ou eléctricos. Para mim, deviam ser proibidos carros com mais de 5m de comprimento e mais de 2 toneladas de peso. Ou se calhar até mais...
                                A UE e (e suas "delegações locais") não faz nada por acaso. É sempre pra beneficiar alguns.
                                Se eles fossem sérios as regras eram pra homologar sempre de bateria descarregada e publicitar a autonomia em EV. E a partir daí, quem quisesse tirar proveito da autonomia EV pois que tirasse, ficando isso ao critério de cada um e sem ganhos fiscais.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por H83 Ver Post
                                  Claro, mas toda a gente sabe disso mesmo. E foi a união europeia que criou estas regras estúpidas, que beneficiam esses mesmos híbridos e que penalizam os carros como o C1 ou Aygo, pois os mesmos não podem ser híbridos...

                                  As marcas simplesmente se adaptaram as regras estúpidas criadas pela UE.

                                  Já agora, eu acho que se deviam criar limites para o tamanho e peso dos carros, sejam a combustão, híbridos ou eléctricos. Para mim, deviam ser proibidos carros com mais de 5m de comprimento e mais de 2 toneladas de peso. Ou se calhar até mais...
                                  Caramba lá se vão os transportes públicos! E os camiões que abastecem o hipermercado onde vais às compras...caramba e puff aos tratores que lavram a terra de onde extraem os legumes que comes...

                                  Pára e pensa...não chutes cá para fora a primeira coisa que tem vem à cabeça.

                                  Isso o c1 ou aygo não poderem ser hibridos...mas podiam ser bi-fuel de origem...não podem ser hibridos plug-in mas podem ser mild hybrid...assim tipo suzuki ignis ou swift...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                                    Caramba lá se vão os transportes públicos! E os camiões que abastecem o hipermercado onde vais às compras...caramba e puff aos tratores que lavram a terra de onde extraem os legumes que comes...

                                    Pára e pensa...não chutes cá para fora a primeira coisa que tem vem à cabeça.

                                    Isso o c1 ou aygo não poderem ser hibridos...mas podiam ser bi-fuel de origem...não podem ser hibridos plug-in mas podem ser mild hybrid...assim tipo suzuki ignis ou swift...
                                    O mild hybrid nunca homologa consumos tão esmagados (e tão irrealistas) como o plug-in. Além disso, no segmento do c1 ou aygo além da dificuldade técnica de instalar baterias de 10kwh ou mais e respectivo motor eléctrico, viabilidade económica nunca teria. O carro ficava logo invendável com o aumento de preço do plug-in.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Realmente Portugal é um país mesmo rico, até dá benefícios fiscais a quem compra carros de 50 mil euros. Já quem compra Dacias não tem apoios nenhuns que é para não incentivar a compra de carro de pobre, tenho horror a pobre...

                                      Mas há quem ache bem e normal...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                                        Caramba lá se vão os transportes públicos! E os camiões que abastecem o hipermercado onde vais às compras...caramba e puff aos tratores que lavram a terra de onde extraem os legumes que comes...

                                        Pára e pensa...não chutes cá para fora a primeira coisa que tem vem à cabeça.

                                        Isso o c1 ou aygo não poderem ser hibridos...mas podiam ser bi-fuel de origem...não podem ser hibridos plug-in mas podem ser mild hybrid...assim tipo suzuki ignis ou swift...
                                        Como deves imaginar, eu estava-me a referir aos carros particulares... Claro que podes não concordar à mesma com a minha ideia mas também não é preciso levar a mesma ao extremo.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por DoktorHans Ver Post
                                          O mild hybrid nunca homologa consumos tão esmagados (e tão irrealistas) como o plug-in. Além disso, no segmento do c1 ou aygo além da dificuldade técnica de instalar baterias de 10kwh ou mais e respectivo motor eléctrico, viabilidade económica nunca teria. O carro ficava logo invendável com o aumento de preço do plug-in.
                                          15mil euros? com motor 1.2L de 4cil...a suzuki pelo menos tenta:
                                          https://www.suzukiauto.pt/precios

                                          Um aygo atual fica perto de 11.500€ com o 1.0 3cil (PSA)...
                                          https://www.toyota.pt/new-cars/aygo/index.json

                                          Dar se calhar até dava....

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por H83 Ver Post
                                            Como deves imaginar, eu estava-me a referir aos carros particulares... Claro que podes não concordar à mesma com a minha ideia mas também não é preciso levar a mesma ao extremo.
                                            Pois mas estás a ir sempre ao mexilhão...ao carro particular...estás a ver a quantidade de camiões que circulam diariamente nas nossas estradas...sem rede ferroviária tem de ser...e as alternativas ainda são onerosas.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Uma coisa é achar que estes carros não são ecológicos e não devem ter subsidios, outra coisa é dizer que são um desastre ambiental. Porque senão, lá está, qualquer carro é um desastre ambiental.

                                              E depois mais uma vez, o titulo não corresponde ao conteudo. O que o estudo fala é dos carros hibridos plug-in. Claro que os jornalistas, para dar mais sensacionalismo à coisa, colocam hibridos no titulo.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                                                Pois mas estás a ir sempre ao mexilhão...ao carro particular...estás a ver a quantidade de camiões que circulam diariamente nas nossas estradas...sem rede ferroviária tem de ser...e as alternativas ainda são onerosas.
                                                Tens toda a razão. Mas isso é devido a hipocrisia de muitos, à começar pelos governantes, que querem fingir que se importam muito com o ambiente, mas não fazem nenhum sacrifício pelo mesmo. No caso dos carros, muita gente faz-se de muito preocupada com o ambiente e pensam que estão a fazer a salvar o mundo porque compraram um eléctrico, mas antes conduziam carros a combustão sem se preocuparem com o mesmo ambiente. E se os eléctricos não existissem, continuavam a usar os carros a combustão e nem falavam do ambiente...

                                                Por isso eu digo, se essas pessoas estão assim tão preocupadas com o ambiente, então que abdiquem do automóvel particular, que mesmo eléctrico continua a ser extremamente poluente, e começamos todos a andar de transportes públicos e de bicicleta.

                                                E atenção, que eu gosto muito de carros, mas não gosto nada destas conversas, e sou o primeiro a admitir que o automóvel particular não faz sentido nenhum em termos ambientais, financeiros e logísticos para 90% das pessoas. Simplesmente todos nós gostamos de andar sozinhos no nosso carrito...
                                                Editado pela última vez por H83; 23 November 2020, 15:14.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                                                  Realmente Portugal é um país mesmo rico, até dá benefícios fiscais a quem compra carros de 50 mil euros. Já quem compra Dacias não tem apoios nenhuns que é para não incentivar a compra de carro de pobre, tenho horror a pobre...

                                                  Mas há quem ache bem e normal...
                                                  Mas e o elitismo?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                                    lá está, qualquer carro é um desastre ambiental.
                                                    E são mesmo!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Qualquer dia proibem-vos de fazer viagens inferiores a 10 KM de carro.
                                                      Vai tudo a pé.
                                                      Depois engolem vocês essas parvoíces do desastre ambiental e que devia ser proibido e afins.

                                                      Já a parvoíce, essa continua a ser tolerada por todos.

                                                      Amen.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Bom com condições climatéricas favoráveis anda tudo de bicicleta e mota elétricas....e nos dias de tempestade anda tudo de mota de água...

                                                        Não temos soluções mágicas porque se as alternativas de transportes não servem a população toda, o carro particular ainda ganha vantagem...agora o ser de combustão ou mais ecológico isso já depende da percentagem disponível de orçamento familiar para optar.

                                                        O nosso 1º ministro tem além de elétricos na frota um mercedes a gasolina hibrido plug-in que praticamente nunca foi carregado...rola sempre a gasolina.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                          Qualquer dia proibem-vos de fazer viagens inferiores a 10 KM de carro.
                                                          Vai tudo a pé.
                                                          Nas grandes cidades dos Países mais avançados, há muita gente que nem sequer tem carro.

                                                          Porque não precisam !

                                                          Claro que por cá isso ainda é uma miragem.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                                                            Realmente Portugal é um país mesmo rico, até dá benefícios fiscais a quem compra carros de 50 mil euros. Já quem compra Dacias não tem apoios nenhuns que é para não incentivar a compra de carro de pobre, tenho horror a pobre...

                                                            Mas há quem ache bem e normal...
                                                            O incentivo também existe para bicicletas eléctricas...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X