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    SUV Segmento B/C

    Boas

    Indecisão aqui sobre que SUV comprar, estava para ir para um Kia Xceed, na ideia da fiabilidade oriental, mas parece que a Kia também dá os seus problemas, e o motor 1.0 é muito gastador.

    Depois tem o Seat Arona, VW

    #2
    Seat Arona é muito fraco. Se queres segmento B, vai para o 2008 ou Captur. Se queres Segmento C, os preços já são outros..

    Segmento B não é um suv. É um pequeno crossover. Muitas vezes mais vale ir pelo semelhante não crossover. Poupas combustível e dinheiro, e tens basicamente o mesmo produto, só não está é num pseudo-andaime.

    Comentário


      #3
      SUV do segmento B que me lembre só existem os seguintes:

      R. Captur

      2008

      Puma

      Juke

      O resto não interessa, quem quer o melhor desse segmento tem que escolher um dos 4 acima, dentro desses, já vai depender do orçamento, daquilo que precisa e do gosto pessoal.

      Cumps

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por 1975 Ver Post
        SUV do segmento B que me lembre só existem os seguintes:

        R. Captur

        2008

        Puma

        Juke

        O resto não interessa, quem quer o melhor desse segmento tem que escolher um dos 4 acima, dentro desses, já vai depender do orçamento, daquilo que precisa e do gosto pessoal.

        Cumps
        E o novo Mokka (que na verdade é um 2008)

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por CorsaCorsa Ver Post
          Seat Arona é muito fraco. Se queres segmento B, vai para o 2008 ou Captur. Se queres Segmento C, os preços já são outros..

          Segmento B não é um suv. É um pequeno crossover. Muitas vezes mais vale ir pelo semelhante não crossover. Poupas combustível e dinheiro, e tens basicamente o mesmo produto, só não está é num pseudo-andaime.
          Seat Arona muito fraco?! Podes desenvolver, ou foi só falar mal porque sim?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Alfetta Ver Post
            Seat Arona muito fraco?! Podes desenvolver, ou foi só falar mal porque sim?
            Não é comigo mas se calhar quis se referir a fraco perante o Captur, 2008, Puma, etc....porque esses são os melhores do segmento.

            Cumps

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              #7
              Para segmento B o novo Renault Captur! O carro está um espanto! Alem que a versão a bi-fuel custa a mais 800€!
              Pode fechar! :-D

              Comentário


                #8
                Ja andei no puma na versão mais equipada e pelo preço que custou 23k achei bastante interessante.

                Comentário


                  #9
                  Um Fiat 500x Firefly não poderá ser opção? Apesar da base já ter uns anos, não deixa de ser uma excelente opção, na minha opinião.

                  Comentário


                    #10
                    Isto de ser o melhor crossover do segmento B é muito subjetivo, como em qualquer outro segmento.
                    O que é melhor para mim, pode não ser para o meu vizinho.

                    A melhor maneira de o descobrir é testar todos e no fim escolher o favorito.
                    Quem privilegia o comportamento mais dinâmico tem o Puma, quem quer algo mais confortável tem o Captur, quem procura interiores mais chamativos e de qualidade tem o 2008 etc....

                    Para mim, o mais consensual é o Puma.
                    Bom comportamento dinâmico, o ecoboost de 155cvs oferece bons momentos de diversão, design muito engraçado, boa relação preço/qualidade/equipamento. Neste segmento é mesmo o único que me atrai.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por 1975 Ver Post
                      Não é comigo mas se calhar quis se referir a fraco perante o Captur, 2008, Puma, etc....porque esses são os melhores do segmento.

                      Cumps
                      Ok até posso perceber se houver uma comparação direta com a concorrência, mas muito fraco também acho exagero. Não é um produto tão "fresco" como o Puma, Captur ou 2008 mas continua a ser um modelo francamente competente.

                      Comentário


                        #12
                        Achei o Stonic bastante interessante.

                        O carro não vai fazer muitos kms, o consumo mais elevado dos Kia não afecta muito.

                        E o Stonic tem mais espaço que o Rio (segmento B)

                        E tem motor de corrente, são menos umas centenas ao fim de 6 anos, dá para muita gasolina.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por elbmurcs220 Ver Post
                          Achei o Stonic bastante interessante.

                          O carro não vai fazer muitos kms, o consumo mais elevado dos Kia não afecta muito.

                          E o Stonic tem mais espaço que o Rio (segmento B)

                          E tem motor de corrente, são menos umas centenas ao fim de 6 anos, dá para muita gasolina.
                          Portanto a escolha é motor a gasolina?
                          Os SUV gastam sempre mais do que os seus equivalentes rasteirinhos, como sabes.

                          Eu estou mais por dentro das opções diesel, mas explorei recentemente tanto o segmento B (acabamos a comprar um Captur mk1) e o C (acabamos a não comprar SUV, mas sim monovolume compacto).

                          No segmento B, gostei dos coreanos, sim, e uma das razões que levou a não tomarmos essa opção foi precisamente haver mais oferta de unidades a gasolina. As unidades a gasóleo eram mais raras e algo caras, porque vinham mais carregadas de equipamento.

                          Gosto do 500X, mas o seu tamanho já quase o remete para o segmento acima. Em termos de qualidade geral, nota-se que está uns furinhos abaixo da concorrência, mas também é sempre mais barato. A ideia que tenho é que a gasolina é bastante guloso (mesmo motor que equipa o Renegade, modelo que considero um pouquinho melhor).

                          O Captur é um modelo competente na maioria dos aspectos, e a nossa unidade veio muito bem equipada (porque é uma unidade de "fim de vida"). Também tem fama de guloso nos motores a gasolina (tanto 0.9 como 1.2 do mk1, não sei como será a nova versão com os novos motores).

                          No grupo VW, não vejo que o Arona seja assim tão fraco, mas gosto inegavelmente mais do T-Cross, que em contrapartida é realmente caro para o segmento. Só compraria um se encontrasse uma excelente oportunidade de negócio. O Kamiq da Skoda é algo "estranho", porque como é apanágio da marca checa, fica sempre a espreitar o segmento acima (e neste caso o design não fica tão harmonioso como p.e. o mano mais velho Karoq).

                          Confesso que não gosto muito do 2008 (em nenhuma das versões), e o interior dos Opel também não me convenceu (Crossland X, ainda não vi o novo Mokka). Contudo, o motor 1.2 (versão turbo com 110 ou 130cv, não o atmosférico de 82cv) pode ser um trunfo.

                          No segmento C tens todo um outro mundo. Só olhei seriamente para o Tiguan e para o Countryman (acho que podemos considerar segmento C), apesar de ter sido "tentado" com a dupla Kadjar/Qashqai (mais em conta e agora com várias unidades a gasolina no mercado, 1.3 turbo com 140cv). Se ainda houver algum Contryman pré-LCI também para entrega podes conseguir fazer um bom negócio (estive perto de ir por essa opção).

                          Depois tens o 3008 (gosto mais do que do mano mais novo), o Grandland X, o Ateca, o já referido Karoq, o Tucson (que até anda um a gasolina nos diários de bordo)...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Scientist Ver Post
                            Portanto a escolha é motor a gasolina?
                            Os SUV gastam sempre mais do que os seus equivalentes rasteirinhos, como sabes.

                            Eu estou mais por dentro das opções diesel, mas explorei recentemente tanto o segmento B (acabamos a comprar um Captur mk1) e o C (acabamos a não comprar SUV, mas sim monovolume compacto).

                            No segmento B, gostei dos coreanos, sim, e uma das razões que levou a não tomarmos essa opção foi precisamente haver mais oferta de unidades a gasolina. As unidades a gasóleo eram mais raras e algo caras, porque vinham mais carregadas de equipamento.

                            Gosto do 500X, mas o seu tamanho já quase o remete para o segmento acima. Em termos de qualidade geral, nota-se que está uns furinhos abaixo da concorrência, mas também é sempre mais barato. A ideia que tenho é que a gasolina é bastante guloso (mesmo motor que equipa o Renegade, modelo que considero um pouquinho melhor).

                            O Captur é um modelo competente na maioria dos aspectos, e a nossa unidade veio muito bem equipada (porque é uma unidade de "fim de vida"). Também tem fama de guloso nos motores a gasolina (tanto 0.9 como 1.2 do mk1, não sei como será a nova versão com os novos motores).

                            No grupo VW, não vejo que o Arona seja assim tão fraco, mas gosto inegavelmente mais do T-Cross, que em contrapartida é realmente caro para o segmento. Só compraria um se encontrasse uma excelente oportunidade de negócio. O Kamiq da Skoda é algo "estranho", porque como é apanágio da marca checa, fica sempre a espreitar o segmento acima (e neste caso o design não fica tão harmonioso como p.e. o mano mais velho Karoq).

                            Confesso que não gosto muito do 2008 (em nenhuma das versões), e o interior dos Opel também não me convenceu (Crossland X, ainda não vi o novo Mokka). Contudo, o motor 1.2 (versão turbo com 110 ou 130cv, não o atmosférico de 82cv) pode ser um trunfo.

                            No segmento C tens todo um outro mundo. Só olhei seriamente para o Tiguan e para o Countryman (acho que podemos considerar segmento C), apesar de ter sido "tentado" com a dupla Kadjar/Qashqai (mais em conta e agora com várias unidades a gasolina no mercado, 1.3 turbo com 140cv). Se ainda houver algum Contryman pré-LCI também para entrega podes conseguir fazer um bom negócio (estive perto de ir por essa opção).

                            Depois tens o 3008 (gosto mais do que do mano mais novo), o Grandland X, o Ateca, o já referido Karoq, o Tucson (que até anda um a gasolina nos diários de bordo)...
                            Já está decidido para o Stonic. Estou ciente dos consumos de 7,5 litros, mas vai andar pouco, chega bem.

                            Comentário


                              #15
                              Atenção que esses motores 1.0 da Hyundai/Kia deram alguns problemas, não sei se já estão resolvidos. Algum detalhe aqui e acho que no fórum ja se debateu este tema também: https://www.konaforums.co.uk/viewtop...54462&start=70

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Scientist Ver Post
                                Portanto a escolha é motor a gasolina?
                                Os SUV gastam sempre mais do que os seus equivalentes rasteirinhos, como sabes.

                                Eu estou mais por dentro das opções diesel, mas explorei recentemente tanto o segmento B (acabamos a comprar um Captur mk1) e o C (acabamos a não comprar SUV, mas sim monovolume compacto).

                                No segmento B, gostei dos coreanos, sim, e uma das razões que levou a não tomarmos essa opção foi precisamente haver mais oferta de unidades a gasolina. As unidades a gasóleo eram mais raras e algo caras, porque vinham mais carregadas de equipamento.

                                Gosto do 500X, mas o seu tamanho já quase o remete para o segmento acima. Em termos de qualidade geral, nota-se que está uns furinhos abaixo da concorrência, mas também é sempre mais barato. A ideia que tenho é que a gasolina é bastante guloso (mesmo motor que equipa o Renegade, modelo que considero um pouquinho melhor).

                                O Captur é um modelo competente na maioria dos aspectos, e a nossa unidade veio muito bem equipada (porque é uma unidade de "fim de vida"). Também tem fama de guloso nos motores a gasolina (tanto 0.9 como 1.2 do mk1, não sei como será a nova versão com os novos motores).

                                No grupo VW, não vejo que o Arona seja assim tão fraco, mas gosto inegavelmente mais do T-Cross, que em contrapartida é realmente caro para o segmento. Só compraria um se encontrasse uma excelente oportunidade de negócio. O Kamiq da Skoda é algo "estranho", porque como é apanágio da marca checa, fica sempre a espreitar o segmento acima (e neste caso o design não fica tão harmonioso como p.e. o mano mais velho Karoq).

                                Confesso que não gosto muito do 2008 (em nenhuma das versões), e o interior dos Opel também não me convenceu (Crossland X, ainda não vi o novo Mokka). Contudo, o motor 1.2 (versão turbo com 110 ou 130cv, não o atmosférico de 82cv) pode ser um trunfo.

                                No segmento C tens todo um outro mundo. Só olhei seriamente para o Tiguan e para o Countryman (acho que podemos considerar segmento C), apesar de ter sido "tentado" com a dupla Kadjar/Qashqai (mais em conta e agora com várias unidades a gasolina no mercado, 1.3 turbo com 140cv). Se ainda houver algum Contryman pré-LCI também para entrega podes conseguir fazer um bom negócio (estive perto de ir por essa opção).

                                Depois tens o 3008 (gosto mais do que do mano mais novo), o Grandland X, o Ateca, o já referido Karoq, o Tucson (que até anda um a gasolina nos diários de bordo)...
                                Bem dito e explicado. Tens também o Volvo XC40, mas com extras razoáveis traz um preço exorbitante e é super guloso, e o excelente Mazda CX-5, mas esse é segmento C a roçar o D, também um pouco mais caro que as várias propostas que aí mencionaste (quiçá o Tiguan é o mais idêntico no preço). Mas nestes dois já estamos quase a entrar nos Premium...

                                Comentário


                                  #17
                                  SUV Segmento B/C

                                  Originalmente Colocado por mpereira Ver Post
                                  Atenção que esses motores 1.0 da Hyundai/Kia deram alguns problemas, não sei se já estão resolvidos. Algum detalhe aqui e acho que no fórum ja se debateu este tema também: https://www.konaforums.co.uk/viewtop...54462&start=70
                                  Poxa, mas afinal quais são os motores que não dão problemas? Uma pessoa já não sabe o que há de comprar.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por 1975 Ver Post
                                    SUV do segmento B que me lembre só existem os seguintes:

                                    R. Captur

                                    2008

                                    Puma

                                    Juke

                                    O resto não interessa, quem quer o melhor desse segmento tem que escolher um dos 4 acima, dentro desses, já vai depender do orçamento, daquilo que precisa e do gosto pessoal.

                                    Cumps
                                    E o CX-3.
                                    A par do Xceed os únicos a que acho alguma piada.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Bem lembrado, o CX-3! Isto se Diesel for opção. Fui espreitar o site da Mazda e têm uns descontos excelentes:

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                                      E um Nissan Juke? NA prática é um gémeo do Captur e está muito giro após o facelift.
                                      Editado pela última vez por mpereira; 26 November 2020, 00:30.

                                      Comentário


                                        #20
                                        SUV Segmento B/C

                                        O homem já escolheu o Stonic ;)

                                        (e é uma boa escolha dentro do segmento!)

                                        Comentário


                                          #21
                                          Eu andei a ver SUVs B, nomeadamente Juke e Puma e acabei por levar para casa o Focus Active que estava com campanha de valor semelhante ao Puma. Não sendo aSUVado, é aCROSSado, é mais carro em todos os aspetos e tb vem com um look especifico. Isso sim, não levanta tanto do chão, ficando a meio caminho entre o normal e o SUV. Para mim chega pq é mais por causa de lombas, rampas etc com que levo todos os dias com fartura.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por elbmurcs220 Ver Post
                                            Poxa, mas afinal quais são os motores que não dão problemas? Uma pessoa já não sabe o que há de comprar.
                                            Deixo apenas o alerta, porque é um tema que convém analisar com cuidado. Aqui tens mais info:

                                            https://forum.motorguia.net/forum-ge...2017-a-14.html

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ARMIC Ver Post
                                              Eu andei a ver SUVs B, nomeadamente Juke e Puma e acabei por levar para casa o Focus Active que estava com campanha de valor semelhante ao Puma. Não sendo aSUVado, é aCROSSado, é mais carro em todos os aspetos e tb vem com um look especifico. Isso sim, não levanta tanto do chão, ficando a meio caminho entre o normal e o SUV. Para mim chega pq é mais por causa de lombas, rampas etc com que levo todos os dias com fartura.
                                              Parece uma boa opção, e de facto apareceram aí alguns a bom preço (tanto carro como carrinha).
                                              Os interiores não são a referência do segmento, mas cumprem.

                                              Na Ford, e no Focus em concreto, aquilo que me causa "receio" é o motor 1.0, pelos consumos.
                                              Em termos de andamento sei que cumpre perfeitamente. Contudo, se não for para fazer muitos kms...
                                              Se for o 1.5 TDCi a questão não se põe, claro.

                                              Mesmo o próprio Fiesta Active é uma opção engraçada.
                                              Assim no mesmo estilo, tendo acabado o Cross Polo, só vejo o i20 Active (embora pareça estar um degrau abaixo em termos de qualidade na comparação com o Kauai/Stonic).

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                                                #24
                                                Originalmente Colocado por mpereira Ver Post
                                                Deixo apenas o alerta, porque é um tema que convém analisar com cuidado. Aqui tens mais info:

                                                https://forum.motorguia.net/forum-ge...2017-a-14.html
                                                Será melhor ir para um Seat Ateca?

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                                                  #25
                                                  Qual é o tecto de PVP? selecciona alguns modelos, tenta fazer test-drive e depois decides por aí. O Ateca ainda anda uns 2/3.000€ +/- acima de um Captur / Stonic, julgo eu, ainda é dinheiro.

                                                  Espreita também o primo Skoda: https://www.skoda-auto.pt/modelos/ga...r-M26-6dc59feb

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                                                    #26
                                                    Se está escolhido o stonic 1.0 t-gdi siga...consumos de 7,5 na melhor das hipoteses...para rolar pouco e ir fazendo mais cidade...é apontar mais para um máximo de 10...assim se fizer menos é bónus!

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                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por mpereira Ver Post
                                                      Qual é o tecto de PVP? selecciona alguns modelos, tenta fazer test-drive e depois decides por aí. O Ateca ainda anda uns 2/3.000€ +/- acima de um Captur / Stonic, julgo eu, ainda é dinheiro.

                                                      Espreita também o primo Skoda: https://www.skoda-auto.pt/modelos/ga...r-M26-6dc59feb
                                                      O Kamiq é da linha do Arona, apenas mais "insuflado".
                                                      Estava um engraçado por menos de 24 mil €, 1.6 TDi com a caixa DSG, à venda na Santogal, mas fui procurar e já aparece "vendido".
                                                      Andavam também no SV alguns 1.0 TSi na casa dos 20 mil €.

                                                      Basicamente o Kamiq fica ali algures entre o segmento B e C, tal como o T-Roc (o modelo SUV que menos me agrada na VW, já agora).
                                                      O Karoq é que está no segmento C com o Ateca, e o Tiguan fica ligeiramente acima (é efectivamente maior).

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                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por elbmurcs220 Ver Post
                                                        Será melhor ir para um Seat Ateca?
                                                        O Ateca já é do segmento superior

                                                        O concorrenre direto do Stonic, na SEAT, é o Arona.

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Scientist Ver Post
                                                          Parece uma boa opção, e de facto apareceram aí alguns a bom preço (tanto carro como carrinha).
                                                          Os interiores não são a referência do segmento, mas cumprem.

                                                          Na Ford, e no Focus em concreto, aquilo que me causa "receio" é o motor 1.0, pelos consumos.
                                                          Em termos de andamento sei que cumpre perfeitamente. Contudo, se não for para fazer muitos kms...
                                                          Se for o 1.5 TDCi a questão não se põe, claro.

                                                          Mesmo o próprio Fiesta Active é uma opção engraçada.
                                                          Assim no mesmo estilo, tendo acabado o Cross Polo, só vejo o i20 Active (embora pareça estar um degrau abaixo em termos de qualidade na comparação com o Kauai/Stonic).
                                                          Se das importância á condução, o Focus Active fica uns bons furos acima não só desses todos B SUV como da maioria do seu segm e o Active ainda mantem multi-link atrás o que lhe dá ainda uma pitada extra não só em termos de agilidade como fica mais consistente em termos de conforto.

                                                          Quanto ao ecoboost 125, anda de sobra para o que se pretende, tenho uma condução mixta ECO nas sitauções normais mas estico-o sem problemas sempre que tenho que sair de certas situações e naqueles percursos em que temos espaço para nos divertirmos. Resultado: anda nos 6,4 e ainda vai com menos de 3000 kms pelo que ainda poderá baixar umas 2 decimas facilmente até acamar. Ou seja, não é uma grande questão neste motor.

                                                          Não sei é como estão as campanhas nos Focus agora se já despacharam todos os ecoboost pré MHEV. Estes ultimos penso que vem um pouco mais caros mas nada como ver nos stands o que tem para oferecer.

                                                          Quanto aos interiores, estão na media do seu segm e acima da media dos B-SUV. Materiais soft em tudo o que está mais á vista e a montagem parece sólida. Para já, nada de grilos.

                                                          Outra que fica acima, não só no seu segm assim como obviamente dos B-SUV é na habitabilidade. A Mala sem ser enorme é muito aproveitavel por ser larga e com boca de carga ampla. Se rebatemos os bancos, ai ficamos outra vez acima não só da media do seu segm como do comum dos B-SUV.
                                                          Editado pela última vez por ARMIC; 26 November 2020, 10:27.

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                                                            #30
                                                            Queria dizer Arona.

                                                            Os problemas do motor Kia assustam, por alguma razão parece que vão substituir o motor em 2021 por outro.

                                                            O 1.0 tsi parece ter sido mais ou menos fiável, diferente do 1.4

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