Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Megane dci vs Astra cdti Vs Ceed Crdi (Decisão Final)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Megane dci vs Astra cdti Vs Ceed Crdi (Decisão Final)

    Boa tarde caros foristas.

    Estou com um pequeno dilema e necessito da vossa sábia ajuda para me tentar esclarecer.

    A minha possui um Peugeot 207 SW 1.4 Vti Premium de 2009, atualmente com 165000km.
    O que se passa é que ela passou de fazer 20km por dia para 60km, o que subiu consideravelmente o gasto em combustível.
    Atualmente ela faz uma média de 6.5l/100km neste novo percurso, o que ainda é um bocado.

    Na vossa opinião faz sentido ponderar uma troca por um carro a diesel?

    Essa troca seria, se possível sem gastar dinheiro, ou seja, o dinheiro da venda deste, seria para comprar o "novo". Pelo que tenho visto o valor rondará os 4000/4500€.

    Que modelos seriam mais fiáveis e com os consumos que valha a pena? Não fecho a porta a nenhuma marca ou modelo, mas tem de ser pelo menos segmento B e com 5 portas.

    A procura será sempre na zona norte do país, preferencialmente distrito de Braga e Porto.

    Desde já obrigado

    Cumprimentos
    Editado pela última vez por SantiMar; 28 January 2021, 21:15.

    #2
    Se for para Diesel, pelo mesmo preço talvez tenha de ser um pouco mais antigo e/ou provavelmente com mais km.

    Há a alternativa GPL, mas em carros com vários anos em cima parece-me algo arriscado. E converterem o vosso a GPL, ficaria caro? Assim sempre sabiam o que tinham.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
      Se for para Diesel, pelo mesmo preço talvez tenha de ser um pouco mais antigo e/ou provavelmente com mais km.

      Há a alternativa GPL, mas em carros com vários anos em cima parece-me algo arriscado. E converterem o vosso a GPL, ficaria caro? Assim sempre sabiam o que tinham.
      Muito obrigado pela resposta

      O facto de ser mais antigo não tem importância... Se for anterior a 07/07 ainda poupo no IUC... Em relação ao quilómetros não queria muito para além dos 200000km.

      A alternativa GPL não tinha pensado, mas é hipotese... Não sei é se este motor é indicado para isso...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por SantiMar Ver Post
        Boa tarde caros foristas.

        Estou com um pequeno dilema e necessito da vossa sábia ajuda para me tentar esclarecer.

        A minha possui um Peugeot 207 SW 1.4 Vti Premium de 2009, atualmente com 165000km.
        O que se passa é que ela passou de fazer 20km por dia para 60km, o que subiu consideravelmente o gasto em combustível.
        Atualmente ela faz uma média de 6.5l/100km neste novo percurso, o que ainda é um bocado.

        Na vossa opinião faz sentido ponderar uma troca por um carro a diesel?

        Essa troca seria, se possível sem gastar dinheiro, ou seja, o dinheiro da venda deste, seria para comprar o "novo". Pelo que tenho visto o valor rondará os 4000/4500€.

        Que modelos seriam mais fiáveis e com os consumos que valha a pena? Não fecho a porta a nenhuma marca ou modelo, mas tem de ser pelo menos segmento B e com 5 portas.

        A procura será sempre na zona norte do país, preferencialmente distrito de Braga e Porto.

        Desde já obrigado

        Cumprimentos

        6.5 l faz o meu Mokka 1.6 cdti. Não considero a média que refere como sendo alta, aliás bem pelo contrário. Depois no caso dos diesel há que ter em conta os filtros de partículas, os passeios extras para o carro fazer as regenerações,egr entupidas, etc... às tantas o que vai gastar em mudanças de óleo intermédias devido às regenerações mal feitas e que contaminam o óleo, da para pagar folgadamente o maior gasto em combustível.

        Andei recentemente com um 208 de aluguer 1.6 hdi, e o pc de bordo trazia uma média de 5.4

        Eu neste momento, se tivesse hipótese de trocar o meu Mokka, sem perder dinheiro por um igual, ano, equipamento, km trocava o meu a diesel por um a gasolina e a gpl

        Não está a valorizar a sua carrinha um pouco por baixo? Por esta pedem mais 2000 euros
        https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#278cf2afaf
        Editado pela última vez por GTTDI; 27 November 2020, 21:12.

        Comentário


          #5
          A senhora vai passar a fazer 60 km diários. Se isto não é suficiente para mudar para Diesel, será o quê? 500 km diários? Para cada lado?

          Comentário


            #6
            Se a ideia é mesmo mudar de carro vai em frente, agora monetariamente recuperar o investimento com poupança combustível talvez so a longo prazo, sem falar o que vais adquirir o seu estado será uma incógnita

            Comentário


              #7
              Mas a ideia é tentar não gastar mais na aquisição do que o obtido na venda.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por GTTDI Ver Post
                6.5 l faz o meu Mokka 1.6 cdti. Não considero a média que refere como sendo alta, aliás bem pelo contrário. Depois no caso dos diesel há que ter em conta os filtros de partículas, os passeios extras para o carro fazer as regenerações,egr entupidas, etc... às tantas o que vai gastar em mudanças de óleo intermédias devido às regenerações mal feitas e que contaminam o óleo, da para pagar folgadamente o maior gasto em combustível.

                Andei recentemente com um 208 de aluguer 1.6 hdi, e o pc de bordo trazia uma média de 5.4

                Eu neste momento, se tivesse hipótese de trocar o meu Mokka, sem perder dinheiro por um igual, ano, equipamento, km trocava o meu a diesel por um a gasolina e a gpl

                Não está a valorizar a sua carrinha um pouco por baixo? Por esta pedem mais 2000 euros
                https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#278cf2afaf

                Em relação aos consumos, por acaso ela nem tem o pé pesado e com tempo consegue essa média que é boa para o carro que é. Quando pondero o diesel, estava a pensar em algo na ordem dos 5l/100km.

                Como disse anteriormente, a solução gpl pode ser uma opção se for viável neste motor.

                O valor da carrinha, fiz uma média dos anúncios que vi e tive em atenção os quilómetros que tem a minha, apesar de ser uma versão full extras para a altura. Talvez chegue aos 5000€.

                Comentário


                  #9
                  Na minha opinião um diesel pré fap será a melhor aposta! Por exemplo um citroen C4 1.6 hdi, ali de 2006/2007 com iuc antigo e sem filtro será uma aposta ganha...

                  Por exemplo o meu megane 1.5 dci de 100 cv gasta cerca de 5 litros, tem 200000 Km e vai ser vendido em breve na casa dos 3900/4000 €.... Não fosse ter-me deixado apeado, a centraliza berrou e vai levar uma "nova", ainda ficava cá por casa: sem filtro de partículas a pagar cerca de 17€ de iuc, é daqueles carros que valem ouro!

                  Comentário


                    #10
                    17 €???

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                      17 €???
                      Mais precisamente 18,42 €/ano

                      Podes consultar tabelas de iuc aqui:

                      https://www.acp.pt/automovel/documen...-de-circulacao

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por CarLegends Ver Post
                        Na minha opinião um diesel pré fap será a melhor aposta! Por exemplo um citroen C4 1.6 hdi, ali de 2006/2007 com iuc antigo e sem filtro será uma aposta ganha...

                        Por exemplo o meu megane 1.5 dci de 100 cv gasta cerca de 5 litros, tem 200000 Km e vai ser vendido em breve na casa dos 3900/4000 €.... Não fosse ter-me deixado apeado, a centraliza berrou e vai levar uma "nova", ainda ficava cá por casa: sem filtro de partículas a pagar cerca de 17€ de iuc, é daqueles carros que valem ouro!
                        De que ano é o teu Megane 1.5 dci?

                        Comentário


                          #13
                          Se o 207 está em bom estado, eu não trocaria. Não é tão linear como o consumo mais baixo, há que ter em conta o estado e quilometragem do carro que se comprar (comprar um mais antigo para mim só faria sentido se fosse para subir de segmento/potência), a maior manutenção, etc.

                          Originalmente Colocado por CarLegends Ver Post
                          Na minha opinião um diesel pré fap será a melhor aposta! Por exemplo um citroen C4 1.6 hdi, ali de 2006/2007 com iuc antigo e sem filtro será uma aposta ganha...
                          Os 1.6 HDI só existem sem FAP se forem as versões de 90cv.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post
                            De que ano é o teu Megane 1.5 dci?
                            Fevereiro de 2004.

                            Os megane II não têm das electrónicas mais fiáveis. O meu curiosamente, até esta ocorrência tem sido bastante bom!
                            Troca de óleo de 30/30 Km, e além da manutenção programada, que me lembre tive um problema com a bomba de ar condicionado o ano passado, que levou uma recondicionado. Pelos 190 KKm troquei as capas das biela, preventivamente, e tem sido gasóleo e andar.. Gasta o belo do pneu 205/55 jante 16, e considero o carro bastante confortável.. É um 5 portas! Não fumador, o carro cheira bem no interior!
                            Levou uma moça da alavanca da cx de velocidades nova porque a original tinha perdido os números...

                            Comentário


                              #15
                              [QUOTE=Edge;1071002572]Se o 207 está em bom estado, eu não trocaria. Não é tão linear como o consumo mais baixo, há que ter em conta o estado e quilometragem do carro que se comprar (comprar um mais antigo para mim só faria sentido se fosse para subir de segmento/potência), a maior manutenção, etc.

                              O carro está em bom estado tanto de exterior como de interior. A maria cuida bem dele.

                              Em termos de gastos, tive de meter uma bomba de vácuo do óleo (200€) aos 120000km, porque estava com uma grande fuga e levou uma culassa nova por prevenção porque o carro estava a soluçar um bocado e sempre a ligar o aviso do motor e o mecânico resolveu abrir e trocar (700€) aos 155000€. Pelos vistos é crónico nestes carros e agora está bom no comportamento.

                              Comentário


                                #16
                                18 mil km/ano num carro a gasolina que gasta 6,5 embora tenha 165k km, que vocês conhecem e não aparenta ter grandes problemas...

                                Ora deixa lá ver! Vamos trocar este que conhecemos e que está bom por um diesel que vai gastar 5-5,5 cuja proveniência ignoramos e que esperamos não ter problemas!

                                Tu acreditas em milagres? Ou vais ficar com o bom carro que tens?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                  A senhora vai passar a fazer 60 km diários. Se isto não é suficiente para mudar para Diesel, será o quê? 500 km diários? Para cada lado?
                                  Com férias e feriados dá menos de 15 mil/ano. O diesel não é uma necessidade.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Não acredito em milagres e por isso mesmo estou mais inclinado a ficar tal como está.

                                    Consultando o mercado, não acredito encontrar um carro em melhores condições que o meu. E sabendo as reparações que já fiz, à partida não me irá dar problemas tão cedo.

                                    Em relação ao combustível, para os 18000km que será o normal fazer estamos a falar de um gasto de 500€ a mais do que se fosse a gasóleo, o que faz gerar a dúvida, mas continua a pender para ficar como está.

                                    Comentário


                                      #19
                                      O cerne da questão será trocar o "certo" pelo "incerto", e escrevo entre aspas porque pode dar-se o caso de passares a ter problemas no 207 e nem sequer o ter no novo, mas as probabilidades dizem o contrário.

                                      Na tua posição, se a intenção é não colocar dinheiro para comprar algo mais recente, eu não faria a troca.
                                      60 km's por dia já é alguma coisa, já justifica o diesel, mas a poupança acaba por ser pouco relevante para compensar o risco, na minha opinião.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Parece-me que estão perante 3 opções:
                                        - manter o carro como está, até "gastar", suportando o aumento da despesa em combustível
                                        - passar para GPL, com investimento reduzido
                                        - considerar aumentar o orçamento para troca por diesel

                                        Claramente que em troca por troca ficariam com um carro com mais kms, além do problema de não terem conhecimento do histórico.
                                        Isto é em teoria, porque até podem conseguir um negócio com um carro conhecido, mas o mais provável é mesmo nunca terem certeza das manutenções e afins.

                                        Sei que isto pode levantar celeuma aqui no Fórum, mas um carro com 165 mil kms não é novo.
                                        Pode aguentar muito mais kms, claro que sim, mas não é novo.
                                        Por muito bem mantido que esteja, vai começar a pedir mais e mais manutenção, porque o desgaste vai acumulando.

                                        Consideraria a hipótese de converter a GPL, sim, mas com a noção de que seria investimento "a fundo perdido".
                                        Assim sendo, parece-me que a hipótese mais viável é rolar assim como está enquanto não der problemas.
                                        Se começar a dar problemas, ou se de facto a despesa em combustível ficar difícil de gerir, avaliar seriamente a troca com um orçamento reforçado.
                                        Há uma diferença muito grande nas opções em usado que aparecem nos 5-6 mil € e depois nos 8-10 mil...

                                        Comentário


                                          #21
                                          eu ponderaria andar mais 2 anos com ele, aí até ter cerca de 200 mil, pois tendo 11 ou 12 anos e meio é igual e sempre podem dar mais 1500/2000€ daqui a 2 anos se pouparem mais algum. sempre comprariam algo de 2013 ou 2014 nessa altura. entretanto é ir para o trabalho 5 ou 10min mais cedo se possível e para cá vir mais devagar qualquer coisa. assim ao final de 1 ano esses 500€ esbatem-se em metade do valor, isto se não contarmos com avarias e só peças de desgaste normais.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Deixa-o chegar aos 300 mil km e depois compra um a hidrogénio! Se ainda formos todos vivos e houver estradas!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Boa tarde caros foristas e antes de mais bom ano a todos

                                              Decidi voltar a este tópico porque, após um mês e meio desde que a minha mulher passou a fazer o novo percurso estou a fazer a reflexão disso.

                                              Ora então, durante este período a média de quilómetros diária de segunda e sexta passou para os 68km, com uma média de consumo de 6.9l/100km. Está um pouco acima do que previ e em dinheiro ainda se revela bastante.

                                              E estou e excluir os fins de semana, que como estamos em recolhimento pouco alteraria e temos usado o meu carro quando é necessário para não modificar o "estudo".

                                              Ainda mais, por vezes a minha mulher tem sentido perdas de potência momentâneas e já acendeu a luz de erro do sistema de anti poluição por 2 vezes, que ao levar ao mecânico, diz que é o sensor da arvore de cames.

                                              Posto isto estou decidido a avançar para o troca por um modelo a diesel dentro dos valores que conseguirei na venda do atual, ou seja, no máximo 4500€. Dentro disso estive a pesquisar aqui na zona de Guimarães alguma opções que vou colocar para verem.

                                              A minhas únicas preocupações são primeiro a fiabilidade e segundo os consumos. E tem de ser de 5 lugares e 5 portas.

                                              https://www.custojusto.pt/braga/util...4-hdi-32779927
                                              https://www.custojusto.pt/braga/cita...-6hdi-33023854
                                              https://www.custojusto.pt/braga/util...gance-32295043
                                              https://www.custojusto.pt/braga/cita...cosmo-33008898
                                              https://www.custojusto.pt/braga/seda...10-cv-31161397
                                              https://www.custojusto.pt/braga/cita...-tddi-32299016

                                              Estou aberto a outras sugestões dentro da zona geográfica.

                                              Obrigado e um bom ano a todos

                                              Comentário


                                                #24
                                                Eh lá, só procuraste carros com mais de 200.000 km??

                                                Achei este bastante jeitoso para vocês, ainda para mais pela quilometragem moderada, IPO e revisão acabadas de fazer, e ainda por cima está perto:

                                                https://www.olx.pt/anuncio/fiat-punt...t-IDG8mY3.html

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                  Eh lá, só procuraste carros com mais de 200.000 km??

                                                  Achei este bastante jeitoso para vocês, ainda para mais pela quilometragem moderada, IPO e revisão acabadas de fazer, e ainda por cima está perto:

                                                  https://www.olx.pt/anuncio/fiat-punt...t-IDG8mY3.html
                                                  Foi o que apareceu, dentro dos valores que coloquei. Apenas restringi para ser abaixo dos 250000km.

                                                  Obrigado pela opção sugerida, que realmente fica muito perto para ir ver. Não está a um preço muito baixo para aquilo que é?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Eu diria que se estiver tudo bem com o carro é um bom negócio.

                                                    Eu também ando à procura de carro para a Maria até 5000 € mas é mais a gasolina, só que este apareceu-me no radar e até o tenho nos favoritos. Penso que valeria a pena espreitar este exemplar.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      eu se pudesse ia para um elétrico em 2ª mão. mesmo que fique por 8-9 mil, recupera-se depressa

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                                                        eu se pudesse ia para um elétrico em 2ª mão. mesmo que fique por 8-9 mil, recupera-se depressa
                                                        Neste momento não tenho esse excesso de dinheiro para despender e também não tenho facilidade para os carregamentos, mas obrigado

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Alguém me consegue elucidar sobre a presença de FAP nos modelos que coloquei em cima? Apenas no caso do punto tenho a certeza que tem.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            A fazer 68kms por dia a FAP não vai ser um problema, a não ser que os 38 sejam 5 de cada x.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X