Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Selo do Seguro no vidro - - obrigatório ou não?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Selo do Seguro no vidro - - obrigatório ou não?

    O meu irmão levantou um carro novo ontem. Garantiram lhe que não era preciso por o seguro no vidro, bastando tê-lo no porta luvas/folha de seguro. O homem disse que ele próprio não usava no vidro.

    Na internet, as notícias que encontro dizem que é preciso.

    Preciso de ter isto esclarecido. É ou não é preciso por o seguro (a nova carta branca), no vidro?

    #2
    É.

    Mas se não quiseres por, estás à vontade, desde que estejas disposto a pagar até 250 € pela sua ausência.
    Editado pela última vez por MetalKing; 05 December 2020, 12:58.

    Comentário


      #3
      Tanto quanto sei é o único dístico obrigatório (além do de GPL em casos específicos), que é obrigatório ter no vidro

      Comentário


        #4
        Sim, é obrigatório. E a coima são 125€. É muito pouco provável seres autuado por isso, mas não é impossível, especialmente se apanhares um agente que acordou em dia não.
        O da inspeção é que deixou de ser obrigatório.

        Comentário


          #5
          deixou de ser obrigatório praí há 5 anos. o do seguro continua, até à data, a ser obrigatório.

          Comentário


            #6
            Para quem tenha dúvidas.

            Dec. lei 291/2007

            Artigo 30.º

            Dístico

            1 - Nos veículos cuja utilização esteja sujeita ao seguro e com estacionamento habitual em Portugal, com excepção dos motociclos, ciclomotores, triciclos, quadriciclos e máquinas industriais deve ser aposto um dístico, em local bem visível do exterior, que identifique, nomeadamente, a empresa de seguros, o número da apólice, a matrícula do veículo e a validade do seguro.

            2 - Os sujeitos isentos da obrigação de segurar a que se refere o artigo 9.º devem igualmente apor um dístico, em local bem visível do exterior do veículo, que identifique, nomeadamente, a matrícula, a situação de isenção, a validade e a entidade responsável pela indemnização em caso de acidente.

            3 - A aplicação do disposto nos números anteriores fica dependente de regulamentação a aprovar por portaria conjunta dos Ministros da Administração Interna e das Finanças, que pode prever regime especial para o dístico ou placa relativos quer ao seguro de garagista quer ao seguro de automobilista, sem prejuízo do previsto no n.º 4 do artigo 6.º

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
              deixou de ser obrigatório praí há 5 anos. o do seguro continua, até à data, a ser obrigatório.
              É verdade, mas hoje em dia com os sistemas informáticos e cruzamentos de dados, já não precisam de dísticos para nada, basta acederem ao sistema com a matricula, ficam logo a saber tudo, se tens seguro em dia, IPO, multas, etc...
              Mas pronto Portugal leva-se anos para mudar algo simples por isso nada de anormal.

              Comentário


                #8
                Confirmo que é obrigatório, esta semana devido a trabalhar de noite, entro ás 23h30.

                Fui abordado por uma operação STOP, e o agente da PSP, perguntou porque não tinha o dístico do seguro no pára-brisas.

                Como estava em dia, apenas alertou que é obrigatório, sendo este o único "selo" obrigatório no vidro.

                Questionei o meu primo, que trabalha na Brigada de Transito, e confirmou que é obrigatório este e também o do GPL. Como já mencionaram, em cima.

                Se não, arrisco coima até 250€

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
                  É verdade, mas hoje em dia com os sistemas informáticos e cruzamentos de dados, já não precisam de dísticos para nada, basta acederem ao sistema com a matricula, ficam logo a saber tudo, se tens seguro em dia, IPO, multas, etc...
                  Mas pronto Portugal leva-se anos para mudar algo simples por isso nada de anormal.
                  Não é isso.

                  Se houver alguma batida em carro estacionado e o dono não estiver por perto, os dados no selo do seguro podem ser importantes para fazer um contacto sem ter de chamar a polícia.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                    Não é isso.

                    Se houver alguma batida em carro estacionado e o dono não estiver por perto, os dados no selo do seguro podem ser importantes para fazer um contacto sem ter de chamar a polícia.
                    Basta a matrícula. Qualquer seguradora ou mediador, metendo a matrícula na segurnet, em segundos vê os dados do seguro desse veículo.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
                      É verdade, mas hoje em dia com os sistemas informáticos e cruzamentos de dados, já não precisam de dísticos para nada, basta acederem ao sistema com a matricula, ficam logo a saber tudo, se tens seguro em dia, IPO, multas, etc...
                      Mas pronto Portugal leva-se anos para mudar algo simples por isso nada de anormal.
                      isso já toda a gente sabe, ainda para mais agora que a carta vai ser diferente e pelos vistos irá haver uma aplicação qualquer para seguros e assim. mas é como dizes, primeiro que haja alguma coisa...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por slblxs Ver Post
                        Confirmo que é obrigatório, esta semana devido a trabalhar de noite, entro ás 23h30.

                        Fui abordado por uma operação STOP, e o agente da PSP, perguntou porque não tinha o dístico do seguro no pára-brisas.

                        Como estava em dia, apenas alertou que é obrigatório, sendo este o único "selo" obrigatório no vidro.

                        Questionei o meu primo, que trabalha na Brigada de Transito, e confirmou que é obrigatório este e também o do GPL. Como já mencionaram, em cima.

                        Se não, arrisco coima até 250€
                        Tiveste sorte... Eu há uns poucos anos fui multado por um GNR em 30€ senão me engano porque apesar de ter o dístico no vidro não tinha o resto da carta ( isto porque tinha acabado de receber nessa semana antes da viagem que ia fazer e retirei o dístico e o resto da folha esqueci me em casa )... Isto depois de ter validado tudo e o seguro estar em dia... Senão é caça à multa não sei o que chamar a estás situações...

                        Comentário


                          #13
                          Devemos criticar quem faz as leis e não quem as faz cumprir

                          Comentário

                          AD fim dos posts Desktop

                          Collapse

                          Ad Fim dos Posts Mobile

                          Collapse
                          Working...
                          X