Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Venda de automóvel e IUC

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Venda de automóvel e IUC

    Boa noite.

    Pretendo vender o meu automóvel. No entanto, por motivos que não são pertinentes para esta questão, não me foi possível pagar o IUC do mesmo e não tenho possibilidade de o fazer neste momento.

    A minha questão é : se o vender, a responsabilidade do IUC não pago continua a ser exclusivamente minha, ou passa a ser do comprador também? O comprador fica isento de responsabilidade uma vez que o IUC em falta deveria ter sido pago por mim enquanto proprietário na altura?

    Obrigado.

    #2
    a responsabilidade é do proprietário à data do aniversário da matrícula.

    Comentário


      #3
      E se não pagares dentro do prazo tens direito a multa.

      Comentário


        #4
        A responsabilidade é tua e como disseram dá direito a multa que pode não ser pequena

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por jogador Ver Post
          A responsabilidade é tua e como disseram dá direito a multa que pode não ser pequena
          Se for o primeiro atraso são 25€.

          A partir daí já não sei.

          Comentário


            #6
            Quando vence o IUC? O prazo vai sempre até ao final do mês de matrícula do carro, independentemente do dia.

            Cabe ao comprador verificar essa situação contigo, embora também seja de bom tom avisares quanto a isso ou fazeres uma atenção no preço.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
              Quando vence o IUC? O prazo vai sempre até ao final do mês de matrícula do carro, independentemente do dia.

              Cabe ao comprador verificar essa situação contigo, embora também seja de bom tom avisares quanto a isso ou fazeres uma atenção no preço.
              não me parece que o comprador se tenha de preocupar muito, até porque à data de vencimento aparece na situação fiscal do actual proprietário (como foi o caso) mesmo que tenha prazo de X dias para pagar.

              terá de ser o proprietário a pagar do seu bolso ou mediante o negocio, solicitar o valor ao comprador e proceder ao pagamento.
              pessoalmente não me iria fiar num acordo com a entrega da ref. MB ao comprador e esperar que ele pague. é que se por algum motivo ele não pagar, os problemas fiscais serão sempre do proprietário à data.

              Comentário


                #8
                Obrigado pelas respostas.

                Sim, eu tenho conhecimento das multas que são aplicadas caso não se pague no mês correspondente.
                Ou seja, pelo que percebi, imaginemos que a data de matrícula do carro é de Outubro, quem me comprar o carro agora não vai ser chamado à responsabilidade e não vai ter qualquer problema até à data limite do iuc do próximo ano, correcto? Posso vender sem causar qualquer problema ao comprador, uma vez que o que não está pago é relativo a uma data em que o carro ainda estava em meu nome (corrijam-me se estiver errado).
                Eu pergunto isto porque quero vender o carro, não tenho possibilidade de pagar o iuc em atraso até o vender, mas não quero causar qualquer problema a quem o comprar

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Red5Alive Ver Post
                  Obrigado pelas respostas.

                  Sim, eu tenho conhecimento das multas que são aplicadas caso não se pague no mês correspondente.
                  Ou seja, pelo que percebi, imaginemos que a data de matrícula do carro é de Outubro, quem me comprar o carro agora não vai ser chamado à responsabilidade e não vai ter qualquer problema até à data limite do iuc do próximo ano, correcto? Posso vender sem causar qualquer problema ao comprador, uma vez que o que não está pago é relativo a uma data em que o carro ainda estava em meu nome (corrijam-me se estiver errado).
                  Eu pergunto isto porque quero vender o carro, não tenho possibilidade de pagar o iuc em atraso até o vender, mas não quero causar qualquer problema a quem o comprar


                  Se é de Outubro, verificarás na situação fiscal, que o mesmo IUC está em teu nome.

                  Portanto o novo adquirente, nunca será responsável pelo pagamento em si.

                  Comentário


                    #10
                    Sim, compreendo. A minha dúvida era se o comprador poderia vir a ser chamado à responsabilidade por andar a circular com um automóvel com iuc em atraso. Ou seja, o iuc acaba por ser um imposto pessoal que só levanta questões a nível fiscal, correcto? Posso circular com o automóvel na mesma, embora tenha de pagar a multa (exclusivamente) às finanças, é isso? Peço desculpa mas sou um bocado leigo nesta matéria.

                    Ou seja, falando em português claro, se vender o carro agora com o iuc por pagar, o comprador não terá qualquer tipo de problema, certo?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Red5Alive Ver Post
                      Boa noite.

                      Pretendo vender o meu automóvel. No entanto, por motivos que não são pertinentes para esta questão, não me foi possível pagar o IUC do mesmo e não tenho possibilidade de o fazer neste momento.

                      A minha questão é : se o vender, a responsabilidade do IUC não pago continua a ser exclusivamente minha, ou passa a ser do comprador também? O comprador fica isento de responsabilidade uma vez que o IUC em falta deveria ter sido pago por mim enquanto proprietário na altura?

                      Obrigado.
                      Se ele era devido antes da venda, a responsabilidade é só tua. Sim, vais ter que o pagar e não há maneira de entalares o gajo que te comprou o carro.

                      Comentário


                        #12
                        Caríssimo, agradeço o comentário, mas essa ideia de "entalar o gajo" não passa de estupidez. A minha intenção é precisamente o contrário, vender o carro com a certeza que não vou "entalar" ninguém! Caso contrário, não vendo!

                        Comentário


                          #13
                          infelizmente o IUC será sempre alto, seja ele de 220, 260 ou 600€. longe já vão os tempos em que se pagava 30 ou 42€. mas se não pudeste pagar até à data, aconselho-te que com o dinheiro da venda vás às finanças liquidar essa dívida, dizendo que te esqueceste ou algo do género. pode ser que eles fiquem de te mandar uma notificação para casa e passe ao lado...

                          quanto ao valor ir para o novo dono, ele que esteja descansado.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Red5Alive Ver Post
                            Sim, compreendo. A minha dúvida era se o comprador poderia vir a ser chamado à responsabilidade por andar a circular com um automóvel com iuc em atraso. Ou seja, o iuc acaba por ser um imposto pessoal que só levanta questões a nível fiscal, correcto? Posso circular com o automóvel na mesma, embora tenha de pagar a multa (exclusivamente) às finanças, é isso? Peço desculpa mas sou um bocado leigo nesta matéria.

                            Ou seja, falando em português claro, se vender o carro agora com o iuc por pagar, o comprador não terá qualquer tipo de problema, certo?
                            Desde que não tenhas dívidas antigas às finanças e não tenhas sido alvo de penhora, podes vender o carro sem problemas assim como ele pode circular.

                            Depois da venda não te esqueças de regularizar a situação pois é prejudicial para ti.

                            Comentário


                              #15
                              No caso da responsabilidade por ter o IUC em atraso será sempre tua, mas (porque há sempre um mas) em caso de andar a circular com o veiculo sem o IUC pago e se for o comprador o condutor não sei se será igual ou se terá também chatices porque ele como condutor deve ter toda a documentação em dia

                              "As autoridades policiais (GNR e PSP) não emitem qualquer coima devido à falta de pagamento do IUC nem solicitam a prova de liquidação do imposto. Apenas poderão realizar a apreensão da viatura caso exista um pedido por parte da Autoridade Tributária pelos valores em falta. Tal implica a imobilização do veículo enquanto persistirem as dívidas fiscais."


                              Por outro lado:

                              De qualquer das maneiras, se for comprador e se a responsabilidade pelo pagamento não for sua, conforme o que escrevi acima, não tem que se preocupar, pode comprar um carro sem o IUC pago - a responsabilidade por esse IUC em falta não é sua, isto é, a responsabilidade por eventuais pagamentos de IUC em falta ou atrasados não é transferida com o carro.

                              Fonte: https://impostosobreveiculos.info/iu...ou-o-vendedor/

                              Comentário


                                #16
                                Fiquei totalmente esclarecido.


                                Muito obrigado a todos.

                                Comentário


                                  #17
                                  Regulariza essa situação o quanto antes... eu por exemplo há 1 ano por esquecimento deixei passar cerca de 10 dias, e paguei 50€ coima e 38€ de encargos administrativos (!)... ou seja num IUC de 100€ paguei quase o dobro... por uns meros dias....

                                  Comentário

                                  AD fim dos posts Desktop

                                  Collapse

                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                  Collapse
                                  Working...
                                  X