Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Stand quer cobrar IUC 30 dias após ter comprado carro novo

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Stand quer cobrar IUC 30 dias após ter comprado carro novo

    Boas.

    Tenho um amigo que está nesta situação e gostaria de saber se é legal:


    Um carro novo foi comprado e levantado há cerca de 30 dias atrás (ainda não tinha matricula). Passados 2 dias, já a tinha.

    Na altura do levantamento, queriam cobrar o IUC em numerário, mas não podiam passar nenhuma fatura nem tinham nenhum comprovativo de nada. Apenas queriam o pagamento em dinheiro do IUC (€259,49). O meu amigo recusou, pois iria estar-se basicamente a dar dinheiro sem nenhum comprovativo ou algo que comprovasse que o deu ou para o que seria.

    O stand disse então, que podia-se fazer isso quando se tivesse um comprovativo que o IUC tinha sido pago (ou algo do género).

    Agora 30 dias depois, o meu amigo já tem o livrete do carro, etc. No portal das finanças, não aparece nada relacionado com o IUC, apenas que ele é o proprietário do veículo. E no contrato de compra e venda, não está a indicar que o comprador tem de pagar o IUC, nem nada do género.

    Agora o stand quer que se vá lá pagar o IUC em numerário (o que continua a ser estranho—porquê numerário?). Mas pelo que entendo, o meu amigo não tem nenhuma obrigação contratual de pagar o IUC. Além do mais, o IUC é sempre pago pelo 1º registo (reserva de propriedade), que neste caso é sempre do stand que importa os carros ao importador nacional da marca.

    Isto é sequer legal? O que fazer?

    Obrigado!

    #2
    A meu ver, se não aparece nada no portal das finanças para pagar, não tem que fazer pagamento nenhum, muito menos em numerário e ao stand.

    Comentário


      #3
      no entanto, ressalvo esta parte:

      Além do mais, o IUC é sempre pago pelo 1º registo (reserva de propriedade), que neste caso é sempre do stand que importa os carros ao importador nacional da marca.


      se o carro foi comprado novo, o IUC é pago pelo proprietário. logo por quem o comprou novo. no entanto, se o stand indicar para pagar, há que ir às finanças, eles pagam e depois paga o cliente com o comprovativo (ou paga logo o cliente indo os dois às finanças). enquanto não houver nada no portal das finanças não tem que se pagar, isto se realmente o livrete vem em nome do teu amigo e não da financeira. sendo da financeira acho que eles é que deveriam pagar, embora perceba que eles não queiram andar a pagar IUCs de toda a gente. é um bocado complicado, realmente...

      Comentário


        #4
        Se comprou o carro novo e é o seu primeiro proprietário a responsabilidade do pagamento do IUC é sua.
        Exceto quando há acordo com o stand para existir esse "agrado"(tal como acontece por vezes com o depósito de combustível)
        Se não houve acordo e o stand pagou o IUC penso que é normal o stand querer ser ressarcido do valor (mas tem de passar fatura)
        O IUC só é pago após atribuição da matrícula e não quando o carro vai do importador para o stand

        Comentário


          #5
          Imposto Único de Circulação, basicamente o que o teu amigo quer é circular 12 meses sem pagar imposto, ora pagar impostos é aquilo que muitos não gostamos mas por vezes tem de ser.

          Esclarecido?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por carlosBMW Ver Post
            Imposto Único de Circulação, basicamente o que o teu amigo quer é circular 12 meses sem pagar imposto, ora pagar impostos é aquilo que muitos não gostamos mas por vezes tem de ser.

            Esclarecido?
            Não me parece que tenha algo a ver com isso—o imposto será sempre pago. A questão aqui é: de quem é a responsabilidade de o pagar?

            Se não houve nenhuma obrigação contratual para o comprador pagar o IUC, e o stand teve que o pagar quando importou o carro / mandou emitir matrícula, porque o haveria o comprador ter de o pagar?

            E além do mais, porquê em numerário?

            Estranho.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por jogador Ver Post
              Se comprou o carro novo e é o seu primeiro proprietário a responsabilidade do pagamento do IUC é sua.
              Exceto quando há acordo com o stand para existir esse "agrado"(tal como acontece por vezes com o depósito de combustível)
              Se não houve acordo e o stand pagou o IUC penso que é normal o stand querer ser ressarcido do valor (mas tem de passar fatura)
              O IUC só é pago após atribuição da matrícula e não quando o carro vai do importador para o stand
              Sim, de facto, o stand foi o 1º proprietário (reserva de propriedade) e para pedirem matricula, tiveram de pagar o IUC. Agora, se no contrato não estava nada disso mencionado, o comprador é obrigado a pagar o IUC ao stand? E porquê mencionarem que tem de ser em numerário? Algo não me parece bater bem aqui.

              É obvio que querem ser ressarcidos do valor, mas se não estava escrito tal coisa no contrato de compra e venda, e acabaram por pagar o IUC—o vendedor não me parece responsável pelo seu pagamento. Mas como não tenho a certeza disto tudo, estou aqui a questionar no forum.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                Além do mais, o IUC é sempre pago pelo 1º registo (reserva de propriedade), que neste caso é sempre do stand que importa os carros ao importador nacional da marca.


                se o carro foi comprado novo, o IUC é pago pelo proprietário. logo por quem o comprou novo.
                Sim, o stand pagou o IUC ao pedir a matrícula. Mas não devia estar escrito no contrato de compra que o comprador tem de pagar o valor do IUC ao stand? (não às finanças, pois esse já foi pago pelo stand...). Se não esta mencionado em lado nenhum e o IUC está pago, porque é que o comprador havia de dar o valor do IUC ao stand?

                Comentário


                  #9
                  Vou voltar a repetir, Imposto Único de Circulação, é um imposto que é pago para os 12 meses seguintes, quem é que comprou o carro e vai circular com ele, não é o stand pois não?

                  Aliás no primeiro post escreves que o teu amigo, não pagou logo na altura em que lhe foi pedido porque o stand não lhe estava a dar nenhum documento físico em como o valor que ele estava a entregar era referente ao IUC, logo o que se entende daqui é que ele não negou pagar o IUC, negou foi pagar enquanto não houvesse um comprovativo.

                  Agora que o imposto está pago vocês andam com questões contratuais para ver se "legalmente" e por lapso ou erro do stand não ter deixado preto no banco que o IUC deveria ser líquidado no acto de entrega do carro.

                  O que vocês querem é "entalar" o stand.
                  Editado pela última vez por carlosBMW; 14 December 2020, 06:16.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Agricultor Ver Post
                    Sim, de facto, o stand foi o 1º proprietário (reserva de propriedade) e para pedirem matricula, tiveram de pagar o IUC. Agora, se no contrato não estava nada disso mencionado, o comprador é obrigado a pagar o IUC ao stand? E porquê mencionarem que tem de ser em numerário? Algo não me parece bater bem aqui.

                    É obvio que querem ser ressarcidos do valor, mas se não estava escrito tal coisa no contrato de compra e venda, e acabaram por pagar o IUC—o vendedor não me parece responsável pelo seu pagamento. Mas como não tenho a certeza disto tudo, estou aqui a questionar no forum.
                    A reserva de propriedade nada tem haver com o 1 proprietário, quase que aposto que se foi 1 financiamento normal o teu amigo é o 1 e único proprietário e a financeira apenas terá reserva de propriedade.
                    Ou seja o stand ao pedir a matrícula pagou uma conta que não era deles e agora apenas estão a pedir o dinheiro.
                    O teu amigo que diga pago mas têm que passar fatura, por norma é assim que funciona, comigo foi

                    Comentário


                      #11
                      Porra, tens de pagar, deixa de inventar desculpas para não pagar.

                      Comentário


                        #12
                        Terei sido o único a perceber que ele não se quer recusar a pagar? Apenas quer uma prova em como o fez.

                        Comentário


                          #13
                          Não tem de pagar, salvo acordo prévio e muito menos em numerário e sem fatura.
                          Acho que é simples.

                          Comentário


                            #14
                            concordo que salvo acordo/omissão é o comprador do veiculo novo que tem de pagar o IUC.
                            agora o stand é que está a falhar e criar situação desnecessária e eu era capaz de agir como o tal "amigo".

                            o iuc bem como todas as despesas, preparação, documentação, etc devem estar logo incluídas no pvp final acordado, aliás acho que no meu ultimo carro novo o IUC até veio descriminado na fatura de compra.
                            a somar a essa falha o stand ainda quer receber em numerário e recusa facturar esse recebimento.

                            Comentário


                              #15
                              Bem, quando compramos um carro novo temos de pagar o iuc, porém costuma vir incluído no preço final do carro.

                              Caso não venha incluído, o stand deveria indicar, porém é do conhecimento geral que todos temos de pagar, exceto quando temos algum tipo de acordo com o stand.

                              Comentário


                                #16
                                Por norma vem o pagamento descriminado na factura do carro por ex:

                                Ford zetec xpto : 15.000€
                                Extras: 4.000€
                                Despesas de transporte/matricula/etc: 300€
                                IUC: 200€

                                Mas muitas vezes o IUC + a comissão do vendedor se não estiver incluída só aparece na factura final.

                                Em relação ao comprovativo, não sei se te serve de muito, porque eu julgo que na primeira matricula o stand é sempre obrigado a pagar, por isso eles não te podem enganar e não ter pago.
                                Tanto no carro como na mota o primeiro comprovativo de IUC nunca me apareceu no site da finanças.

                                Na minha opinião diz ao teu amigo para pagar e não se chatear mais com isso, porque o stand já pagou e se não foi acordado que era "oferta" (por norma não costuma ser) tem mesmo que ser pago.
                                O comprovativo não te vai servir de nada, podia vir descriminado na factura inicial e ai o stand falhou, mas julgo que eles agora não possam emitir outra factura de algo que o stand não vendeu (imposto).
                                Podiam ter é algum documento de quando foi pedida a matricula e o respectivo pagamento do IUC, mas não sei bem como isso funciona.

                                No meu caso vinha descriminado na factura embora o valor estivesse errado, estavam-me a cobrar uma taxa superior, depois corrigiram, mas nunca me deram um comprovativo unicamente do IUC.

                                Comentário


                                  #17
                                  Nunca me lembro de pagar IUC, na compra de carro novo, provavelmente vinha no total a pagar.

                                  Eu sinceramente nunca pagava em numerário sem comprovativo do pagamento, até pode ser devido, mas sem documentos não aconselho a pagar.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Eles aquilo que fazem muitas das vezes é retirar o IUC do sinal que se deu no início do negócio e devolverem o restante
                                    Nunca me aconteceu vir no valor total do carro
                                    Por exemplo sinal de 500€-100€(IUC)= 400€ devolvidos
                                    Se quiserem juntar o sinal a entrada do veículo aí o IUC terá de ser pago posteriormente quando se for levantar o carro, mas pelo menos por aqui houve sempre fatura quer de 1 maneira quer de outra

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por carlosBMW Ver Post
                                      Vou voltar a repetir, Imposto Único de Circulação, é um imposto que é pago para os 12 meses seguintes, quem é que comprou o carro e vai circular com ele, não é o stand pois não?

                                      Aliás no primeiro post escreves que o teu amigo, não pagou logo na altura em que lhe foi pedido porque o stand não lhe estava a dar nenhum documento físico em como o valor que ele estava a entregar era referente ao IUC, logo o que se entende daqui é que ele não negou pagar o IUC, negou foi pagar enquanto não houvesse um comprovativo.

                                      Agora que o imposto está pago vocês andam com questões contratuais para ver se "legalmente" e por lapso ou erro do stand não ter deixado preto no banco que o IUC deveria ser líquidado no acto de entrega do carro.

                                      O que vocês querem é "entalar" o stand.
                                      Desculpe a questão, quantos veículos novos adquiriu nos últimos 4 anos? O IUC só é devido quando aparece no portal das finanças para o mesmo ser pago pelo proprietário.
                                      Os Stands nos carros novos aproveitam-se do desconhecimento dos clientes, não temos de pagar nada ao stand mas sim ás finanças quando aparecer para pagar, mas nunca ao stand.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Então, mas isso é fácil.

                                        O que ficou acordado no negócio?

                                        O que vem discriminado na fatura da compra?

                                        Tudo depende do que acordaram e do que está escrito.

                                        Comentário


                                          #21
                                          eu comprei com 3 meses e nunca me pediram nada, mas lá está, não era novo mesmo mesmo mesmo novo!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por FordSempre Ver Post
                                            Desculpe a questão, quantos veículos novos adquiriu nos últimos 4 anos? O IUC só é devido quando aparece no portal das finanças para o mesmo ser pago pelo proprietário.
                                            Os Stands nos carros novos aproveitam-se do desconhecimento dos clientes, não temos de pagar nada ao stand mas sim ás finanças quando aparecer para pagar, mas nunca ao stand.
                                            Pois eu comprei mota nova à um ano e vinha na factura o IUC (19€) e comprei carro novo este ano e vinha na factura também o IUC.
                                            Como foi pago junto com a matricula pelo stand, no site da finanças não aparece nem para pagar nem que está pago, no entanto as viaturas já aparecem no site com tudo regularizado. Na mota paguei este ano o Segundo IUC da mesma.

                                            Se o Stand não pagar o cliente tem 90 dias para efectuar o pagamento do mesmo. (Julgo que deva aparecer no site).

                                            No entanto se for pago junto com o pedido de matricula não vai aparece no site, embora apareça a nova viatura regularizada.

                                            https://noticias.automoveis-online.c...ao-de-o-pagar/

                                            "No seguimento da sua questão, no primeiro ano de matrícula é o stand que procede ao pagamento do IUC e não quem adquire a viatura, no entanto se o Stand não efectuar o pagamento quem adquiriu a viatura tem 90 dias para efectuar o pagamento do IUC."
                                            Editado pela última vez por NerdySpam; 14 December 2020, 18:20.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por FordSempre Ver Post
                                              Desculpe a questão, quantos veículos novos adquiriu nos últimos 4 anos? O IUC só é devido quando aparece no portal das finanças para o mesmo ser pago pelo proprietário.
                                              Os Stands nos carros novos aproveitam-se do desconhecimento dos clientes, não temos de pagar nada ao stand mas sim ás finanças quando aparecer para pagar, mas nunca ao stand.
                                              e o stand oferece-te o iuc?!!!
                                              das duas umas ou o stand engloba o iuc no preço do carro e nem te apercebes ou descrimina o mesmo.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por FordSempre Ver Post
                                                Desculpe a questão, quantos veículos novos adquiriu nos últimos 4 anos? O IUC só é devido quando aparece no portal das finanças para o mesmo ser pago pelo proprietário.
                                                Os Stands nos carros novos aproveitam-se do desconhecimento dos clientes, não temos de pagar nada ao stand mas sim ás finanças quando aparecer para pagar, mas nunca ao stand.
                                                Ai os stands é que se aproveitam do cliente?
                                                Só se efectivamente estiver estipulado legalmente que a entidade que vende a viatura em novo é que é responsável pelo pagamento do IUC, nesse caso temos em Portugal uma isenção de IUC durante 12 meses para quem adquirir um carro novo... realmente não sabia desta isenção.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
                                                  e o stand oferece-te o iuc?!!!
                                                  das duas umas ou o stand engloba o iuc no preço do carro e nem te apercebes ou descrimina o mesmo.
                                                  O IUC é um imposto, e só deve ser pago ás finanças alguma situação em contrario é duvidoso.
                                                  Quando se faz um contrato devemos saber o que estamos a assinar, venha ou não o imposto aparecer no preço final.
                                                  Mas nunca depois do contrato, aparecer um extra para ser pago ainda por cima em numerário.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Agricultor Ver Post
                                                    Boas.

                                                    Agora 30 dias depois, o meu amigo já tem o livrete do carro, etc. No portal das finanças, não aparece nada relacionado com o IUC, apenas que ele é o proprietário do veículo. E no contrato de compra e venda, não está a indicar que o comprador tem de pagar o IUC, nem nada do género.
                                                    Se aparece no site que ele é o proprietário e não existe pagamentos por regularizar é porque foi pago. Ponto Final. O comprovativo não te vai servir de nada, podia ter vindo descriminado na factura o valor do IUC, mas depois origina que no valor final te arrisques a pagar IVA sobre o IUC.
                                                    Por isso muitos Stands dão-te a factura do pagamento sem o IUC e no final dão-te uma factura "nova" incluindo o IUC, mas que não foi facturada.

                                                    O facto de eles quererem em dinheiro é porque por MB vão ter que pagar a comissão à SIBS de algo que eles não te venderam.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por carlosBMW Ver Post
                                                      Ai os stands é que se aproveitam do cliente?
                                                      Só se efectivamente estiver estipulado legalmente que a entidade que vende a viatura em novo é que é responsável pelo pagamento do IUC, nesse caso temos em Portugal uma isenção de IUC durante 12 meses para quem adquirir um carro novo... realmente não sabia desta isenção.
                                                      O IUC do primeiro ano é da responsabilidade do vendedor. Nunca paguei na fatura da compra IUC, mas posso ter pago indiretamente. Ágora virem pedir o valor depois nunca pagaria o mesmo

                                                      Enviado do meu Mi 9 Lite através do Tapatalk

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        O IUC é sempre da responsabilidade do proprietário.
                                                        Por norma no acto do pedido de matrícula o stand paga o mesmo e depois é ressarcido do valor mas legalmente caso não o faça o proprietário tem 90 dias para o fazer mas o imposto é pago pelo proprietário e nunca pelo stand
                                                        Deixo a leitura
                                                        https://www.economias.pt/pagamento-d...iaturas-novas/
                                                        https://impostosobreveiculos.info/iu...elacao-ao-iuc/

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por FordSempre Ver Post
                                                          O IUC do primeiro ano é da responsabilidade do vendedor. Nunca paguei na fatura da compra IUC, mas posso ter pago indiretamente. Ágora virem pedir o valor depois nunca pagaria o mesmo

                                                          Enviado do meu Mi 9 Lite através do Tapatalk
                                                          Na altura do levantamento do carro foi pedido o valor do IUC, mas não foi pago porque o cliente estava desconfiado por pagar em dinheiro e não ter o comprovativo.
                                                          Actualmente como o carro já aparece nas finanças no nome do cliente e não existe pagamentos pendentes, é sinal que o IUC foi pago pelo Stand.
                                                          O cliente pode pedir que venha descriminado o valor do IUC por receio que o mesmo não venha a ser pago, mas neste caso já está pago.

                                                          O Stand poderá pedir um comprovativo ás finanças da matricula e do IUC, mas ás vezes esses comprovativos são enviados para a sede do stand, já que o pagamento é processado pela mesma.
                                                          O facto de pedirem em numerário deverá ser porque depois têm que justificar a "venda" do IUC, ou seja o Stand está a vender um imposto o que não é tecnicamente legal, e depois também poderá ter a ver com a comissão do MB á SIBS.
                                                          Mas isto já sou eu a juntar 2+2.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Pois, mas está difícil de somar... ou de pagar...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X