Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Semi novo poupadinho para 100k ao ano ( diesel ou gasolina ?)(Ficou o Pug2008 1.6hdi)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Semi novo poupadinho para 100k ao ano ( diesel ou gasolina ?)(Ficou o Pug2008 1.6hdi)

    Olá,

    É possivel que nos próximos 2anos vá fazer mais de 100.000 km ao ano. É tudo incerto, menos a parte de comprar já em Janeiro um carro que o permita fazer se for preciso. Vai ser um tipo de condução 200km auto estrada + 50km cidade, ao dia.

    O tipo de carrros que estava a considerar era:

    - VW Golf 1.0 TSI
    - Open Crossland 1.6D
    - Open Crossland 1.2 (gasolina)
    - Renault captur 1.5dci
    - Ford focus ( ou diesel ou o gasolina).

    Qualquer que seja o carro, será usado, terá menos de 40.000, não mais de 3 anos, o modelo exacto depende do que houver disponivel no mercado.
    O critério era mesmo ser poupado, se for preciso mais espaço ou potencia, compramos um segundo carro mais tarde.

    Eu estava a considerar diesel, sempre é menos 1l ou 2l aos 100, o combustivel é ligeiramente mais barato. Mas tenho sido bombardeado com opiniões negativas sobre o diesel, tanto que é um risco de ser banido (embora isto considere altamente improvavel nos proximos 5 anos um diesel dos novos ser banido).

    Mas principalmente têm me recomendado gasolina porque os custos de um diesel, principalmente acima dos 100.000 vão disparar, desde injectores, bombas, vai ser tudo bem mais caro que gasolina e mais frequente.

    Os valores exactos dos seguros, impostos, os dos carros, não é muito importante até porque vai ser comprado e usado na Alemanha, mas gasóleo vai pagar cerca de 300€ extra ao ano em impostos e seguro.

    o 1.5dci parece que o que se poupa em combustivel é para gastar no mecanico.

    O meu problema na escolha do carro são vários, mas o principal é o custo real da manutenção de um gasoleo vs gasolina a 100.000 ao ano.

    De qualquer maneira não sei vai fazer 100k ao ano durante muitos anos, será algo temporario, ao fim de 3 anos máximo o valor de km ao ano vai cair a pique.
    Editado pela última vez por Hecho; 04 January 2021, 17:17.

    #2
    Para essa utilização o diesel é o ideal. Dificilmente vais ter problemas de FAP. Bem mantido fazes 200.000 sem grandes problemas.

    Comentário


      #3
      Vejo aí alguns dogmas com a manutenção dos diesel, mas acho que falta aí alguma informação...

      É para comprar cá em PT, ou noutro país... Nas zonas onde vais andar existem ou estão previstas limitações à circulação de viaturas diesel?

      Por fim, para tantos km, eu procuraria algo do segmento acima, mesmo com esses 1.5/1.6 da praxe.

      Comentário


        #4
        Iria para o Captur.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Hecho Ver Post
          Olá,

          É possivel que nos próximos 2anos vá fazer mais de 100.000 km ao ano. É tudo incerto, menos a parte de comprar já em Janeiro um carro que o permita fazer se for preciso. Vai ser um tipo de condução 200km auto estrada + 50km cidade, ao dia.

          O tipo de carrros que estava a considerar era:

          - VW Golf 1.0 TSI
          - Open Crossland 1.6D
          - Open Crossland 1.2 (gasolina)
          - Renault captur 1.5dci
          - Ford focus ( ou diesel ou o gasolina).

          Qualquer que seja o carro, será usado, terá menos de 40.000, não mais de 3 anos, o modelo exacto depende do que houver disponivel no mercado.
          O critério era mesmo ser poupado, se for preciso mais espaço ou potencia, compramos um segundo carro mais tarde.

          Eu estava a considerar diesel, sempre é menos 1l ou 2l aos 100, o combustivel é ligeiramente mais barato. Mas tenho sido bombardeado com opiniões negativas sobre o diesel, tanto que é um risco de ser banido (embora isto considere altamente improvavel nos proximos 5 anos um diesel dos novos ser banido).

          Mas principalmente têm me recomendado gasolina porque os custos de um diesel, principalmente acima dos 100.000 vão disparar, desde injectores, bombas, vai ser tudo bem mais caro que gasolina e mais frequente.

          Os valores exactos dos seguros, impostos, os dos carros, não é muito importante até porque vai ser comprado e usado na Alemanha, mas gasóleo vai pagar cerca de 300€ extra ao ano em impostos e seguro.

          o 1.5dci parece que o que se poupa em combustivel é para gastar no mecanico.

          O meu problema na escolha do carro são vários, mas o principal é o custo real da manutenção de um gasoleo vs gasolina a 100.000 ao ano.

          De qualquer maneira não sei vai fazer 100k ao ano durante muitos anos, será algo temporario, ao fim de 3 anos máximo o valor de km ao ano vai cair a pique.
          Relativamente ao mesmo carro diesel vs gasolina, pressupondo um acréscimo de 2l aos 100 + diferença de preço de combustível, estamos a falar, números redondos, de uma diferença de cerca de 4000€ de combustível em 100.000km. Esse custo acrescido é relevante?

          Se sim, preferes um SUV a um hatchback simples? O SUV será menos eficiente, especialmente em AE, estamos a falar de uma diferença entre meio a 1l aos 100.

          Se eu necessitasse de uma viatura nessas condições, quase certamente optaria por um focus diesel.

          Comentário


            #6
            Para fazer km fui para um bmw 116d advantage e saiu melhor que a encomenda dado que não o esperava tão confortável.

            Não pode é ter a suspensão sport.

            Das opções que apontas para fazer tanto km, ia para um Golf.

            Comentário


              #7
              Com 250 km/dia ficas muito longe de fazer os 100 mil km/ano. Com feriados e fins de semana farás uns 60 mil km/ano.

              Recomendo um diesel. Se é economia que pretendes um segmento B ou C. Para estourar um carro em tão pouco tempo ia para um B com motor 1.3 ou 1.6 JTD, ou 1.5 DCI.

              Comentário


                #8
                Pela poupança iria sem dúvida para 1 dos 1.5/1.6 diesel que há em tantas marcas no mercado, para essa quilometragem o custo da gasolina fará muita diferença
                Pelo conforto sem dúvida um segmento C
                Não recomendaria um segmento B e muito menos SUV, irias notar muito a resistência aerodinâmica em AE além do acréscimo nos consumos

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Topolino Ver Post
                  Com 250 km/dia ficas muito longe de fazer os 100 mil km/ano. Com feriados e fins de semana farás uns 60 mil km/ano.

                  Recomendo um diesel. Se é economia que pretendes um segmento B ou C. Para estourar um carro em tão pouco tempo ia para um B com motor 1.3 ou 1.6 JTD, ou 1.5 DCI.
                  Depende se só faz esses km's de segunda a sexta ou se são por exemplo + 1 dia.
                  E falta saber se são 250 dia ou se são mais alguns extra, por isso a quilometragem até pode ser próxima daquele valor.

                  De resto não há que enganar, como é "carne para canhão" eu nem poria outra hipótese a não ser diesel, e esquecia os SUV's, por mais pequenos que sejam, por isso seria mesmo como dizes, segmento B ou C, sendo aqui uma questão de preferência conformo o espaço, qualidade e conforto que um C poderá proporcionar algo mais em tantos km's seguidos.

                  Eu ia mesmo ver os mais económicos de todo dentro dos 1.5/1.6, e ter em conta coisas como medidas e preços de pneus e revisões.
                  Também preferia algo com menos km's possíveis, pode ser a diferença entre ter dentro de 2 anos de mudar correia de distribuição ou não. Se for novo melhor ainda, durante uns meses é sempre a rolar.

                  Comentário


                    #10
                    O user refere que a viatura vai ser comprada e usada na Alemanha. Atenção à contas que são apresentadas aqui, têm em consideração a realidade portuguesa e não a alemã. Em Portugal a diferença de preço do combustível é bem mais favorável ao Diesel. Na Alemanha, o Diesel é apenas ligeiramente mais barato que a gasolina, mas depois tem um custo extra anual em impostos e seguros. Eu diria que ficará ela por ela.

                    O que me parece que o user quer saber é se a manutenção adicional e mais dispendiosa que um Diesel normalmente tem, não elimina a vantagem de um Diesel em termos de consumo.
                    Editado pela última vez por PauloRaposo; 14 December 2020, 12:45.

                    Comentário


                      #11
                      Só reparei agora que o carro vai ser usado na Alemanha...nesse sentido o que disse pode não ter tanta lógica e é preciso ver as especificidades do país, apesar de não dever fugir muito disso.

                      Comentário


                        #12
                        Para tantos kms, o primeiro ponto para mim é o conforto e silêncio a bordo.
                        De seguida a manutenção (não teria receio de diesel, aliás, o caso descrito parece ser o mais vantajoso de sempre para um diesel)
                        Dito isto, eu iria sempre para um segmento C (e o user já deixa duas boas hipóteses: Golf ou Focus)

                        Como é na Alemanha, eu se calhar iria para o Golf 1.0TSI, isto porque considero que um motor gasolina é sempre menos ruidoso que um diesel.

                        Boa sorte.

                        Comentário


                          #13
                          Qual a diferença de preços de combustível aí na Alemanha?

                          Se não fores gajo de andar em AE acima dos 140 km/h acho que era capaz de te compensar um Toyota Corolla Hibrído, até porque dizes que vais fazer 50 km/dia em cidade.

                          Comentário


                            #14
                            ora aí está, mesmo com o acréscimo em impostos por causa de ser diesel, é ver se compensa ou compensa pouco, mesmo perdendo alguma coisa. um focus ou golf seriam boas apostas, porventura um polo com o 1.6. os 1.5dci hoje em dia e já há alguns bons anos para cá são bem fiáveis. eu apontaria para um segmento C ou B confortável. ver as medidas de pneus, jante 16 com medidas normais, procurar ou pedir ajuda na net para preços de peças em marcas sobretudo europeias. se é para "utilizar e deitar fora" daqui a uns 2 ou 3 anos, se calhar um generalista europeu será mesmo o melhor. daí o tal focus, um C4, um megane, octavia ou um mais modesto scala ou então um leon. mas se calhar golfs arranjas aí com maior facilidade, focus também, como indiquei ao início.

                            é fazer depois as contas a gasolina e a diesel e se não for muita a diferença e achares que poupas alguma coisa no diesel, então siga. geralmente aguentam-se melhor que os gasolinas a fazer tantos kms por dia. mas olha que 250kms 5x por semana fica quase por metade da quilometragem do que tu indicaste...

                            Comentário


                              #15
                              Para tantos km, eu diria para 1º veres quais os que têm os intervalos de manutenção mais espaçados, pois se sempre fizeres 100k km, tens logo aí uma despesa extra considerável, ja que:

                              - intervalos de 30 em 30k = 3 revisões /ano
                              - intervalos de 25 em 25k = 4 revisões /ano
                              - intervalos de 20 em 20k = 5 revisões /ano

                              A opção hibrido que o msantos trouxe para a discussão parece-me muito válida; na onda dos gasolina, do que vejo nas reviews, o 1.0 tsi será o mais poupado a par dos 1.2 100 ou 130cv PSA. Essencial ter caixa de 6 para reduzir consumos em AE e abandonar a ideia de carroçaria SUV/MPV.

                              Um Clio ou Corsa GPL não pode entrar na equação? se calhar o custo / km ainda seria mais baixo.

                              Comentário


                                #16
                                Tantos kms diesel ainda compensa, na minha opinião.

                                Comentário


                                  #17
                                  obrigado pelas respostas!

                                  O medo do hibrido é basicamente com a duração da bateria, e os custos associados à bateria, além que para tanto quilometro não sei bem quão eficiente vai ser e de um ponto de vista mais pratico nem tinha onde o deixar ligado a carregar neste momento.

                                  A quilometragem é difícil dizer o valor exacto, mas muitos dias podem chegar aos 340km por dia, incluindo alguns fins de semana, mas também pode ser menos, só 4x por semana, é difícil saber ao certo, mas diria que pelo menos 60k vai fazer, e no limite máximo 120k. Será sempre será algo para 2 anos máximo, se a coisa ficar mesmo permanente a casa muda de sitio.

                                  Já estou a esquecer o SUV então, tenho conduzindo um Opel crossland alugado, e até gosto do tipo SUV/MVP mas fica para outra altura.

                                  Em termos de poupança, um carro alemão na alemanha não a ideia mais econômica, no sentido que os franceses e outros têm melhores preços e de oficina, mas nem sempre é grande diferença. O custo do combustível nem sei os valores exactos, mas o carro vai ser abastecido muito frequentemente na Austria onde (ainda) o diesel é mais barato.

                                  Vi um ford fiesta 1.5 diesel, 30.000km, 12.000€ mas tenho receio que os 85cavalos em auto-estrada não dê para uma boa velocidade (140km/h?) sem o consumo disparar. O focus de 2019, 1.5diesel de 120CV por 16.500€ talvez valha a diferença.

                                  De qualquer maneira como não vou comprar hoje o carro os stands só voltam a abrir com sorte a 10 janeiro .

                                  GLP não é de todo popular por aqui, nem sei onde o abastecer, acho que não seria pratico.

                                  Vou ver melhor o 1.5dci, se os mais recentes já não têm a fama dos antigos talvez seja uma boa opção, não morro de amores pelo focus, ou fiesta, apenas tem sido das melhores opções em termos de números que tem aparecido.

                                  Mesmo que a poupança não seja grande no diesel pelos impostos e tudo mais, psicologicamente preferia ir menos vezes atestar o carro . Em principio os carros diesel com normal Euro6 estão seguros, pelo menos por enquanto (2023 mínimo) de não serem banidos nas cidades.


                                  O que me (fazem) assustar no diesel é os custos de turbos e afins que muitos projectam que vai começar a acontecer a partir dos 100k elevando muito a manutenção do carro.

                                  A ideia da revisão foi boa! nunca tinha pensado nisso, pelo que vejo o Focus diesel tem manutenção a cada 20.000km. Ou seja manutenção a cada 3 meses no pior cenário.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Eu esquecia o GPL irias andar a abastecer dia sim dia não
                                    Em relação ao turbo desde que a manutenção a tempo e horas e não deve haver stress
                                    Tive um 1.6hdi até aos 250k e foi tranquilo apenas foi visto por precaução

                                    Comentário


                                      #19
                                      Como referido, a proceder à devida manutenção, não haverá por que recear aos turbos e afins... mas aí está... é usar por exemplo óleos indicados.

                                      Não esquecer que o existir esse receio de turbos... também terá de ser aplicado às viaturas enumeradas a gasolina, já que também as ditas, os tem.

                                      Comentário


                                        #20
                                        O Clio V 1.5 a revisão é de 30k em 30k. Recomendo. Faço 130 km/dia e tenho médias de 4,2, às vezes de 4,0 e 3,9. Também andei com um megane, segmento acima, confortável e também poupado.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Hecho Ver Post

                                          O que me (fazem) assustar no diesel é os custos de turbos e afins que muitos projectam que vai começar a acontecer a partir dos 100k elevando muito a manutenção do carro.

                                          A ideia da revisão foi boa! nunca tinha pensado nisso, pelo que vejo o Focus diesel tem manutenção a cada 20.000km. Ou seja manutenção a cada 3 meses no pior cenário.
                                          Manda esses projectistas da treta às malvas e vai para o Diesel! Hoje em dia, salvo muito má utilização ou quilometragens extremamente elevadas, um turbo dura tanto como o próprio motor/carro.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Não sei como é por ai, mas por cá a toyota, kia entre outras, oferecem prazos alargados nas baterias

                                            Agora, para tantos kms, punha o hibrido da toyota (os outros desconheço...) de parte, isto porque as revisões são a cada 15k kms. Também me parece que vais fazer muitos kms em AE, pelo que o diesel será sem dúvida o mais vantajoso.

                                            É escolher um com provas dadas, para encher de kms com as menores chatices possíveis e despachar ao fim de 3 anos. Um francês cabe bem aqui

                                            Cump.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                              Manda esses projectistas da treta às malvas e vai para o Diesel! Hoje em dia, salvo muito má utilização ou quilometragens extremamente elevadas, um turbo dura tanto como o próprio motor/carro.
                                              Até porque hoje em dia os gasolina tem praticamente todos turbo.
                                              O user fala em 140 Km/hora em AE. Nessa situação os consumos a gasolina disparam.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Hecho Ver Post
                                                obrigado pelas respostas!

                                                O medo do hibrido é basicamente com a duração da bateria, e os custos associados à bateria, além que para tanto quilometro não sei bem quão eficiente vai ser e de um ponto de vista mais pratico nem tinha onde o deixar ligado a carregar neste momento.

                                                A quilometragem é difícil dizer o valor exacto, mas muitos dias podem chegar aos 340km por dia, incluindo alguns fins de semana, mas também pode ser menos, só 4x por semana, é difícil saber ao certo, mas diria que pelo menos 60k vai fazer, e no limite máximo 120k. Será sempre será algo para 2 anos máximo, se a coisa ficar mesmo permanente a casa muda de sitio.

                                                Já estou a esquecer o SUV então, tenho conduzindo um Opel crossland alugado, e até gosto do tipo SUV/MVP mas fica para outra altura.

                                                Em termos de poupança, um carro alemão na alemanha não a ideia mais econômica, no sentido que os franceses e outros têm melhores preços e de oficina, mas nem sempre é grande diferença. O custo do combustível nem sei os valores exactos, mas o carro vai ser abastecido muito frequentemente na Austria onde (ainda) o diesel é mais barato.

                                                Vi um ford fiesta 1.5 diesel, 30.000km, 12.000€ mas tenho receio que os 85cavalos em auto-estrada não dê para uma boa velocidade (140km/h?) sem o consumo disparar. O focus de 2019, 1.5diesel de 120CV por 16.500€ talvez valha a diferença.

                                                De qualquer maneira como não vou comprar hoje o carro os stands só voltam a abrir com sorte a 10 janeiro .

                                                GLP não é de todo popular por aqui, nem sei onde o abastecer, acho que não seria pratico.

                                                Vou ver melhor o 1.5dci, se os mais recentes já não têm a fama dos antigos talvez seja uma boa opção, não morro de amores pelo focus, ou fiesta, apenas tem sido das melhores opções em termos de números que tem aparecido.

                                                Mesmo que a poupança não seja grande no diesel pelos impostos e tudo mais, psicologicamente preferia ir menos vezes atestar o carro . Em principio os carros diesel com normal Euro6 estão seguros, pelo menos por enquanto (2023 mínimo) de não serem banidos nas cidades.


                                                O que me (fazem) assustar no diesel é os custos de turbos e afins que muitos projectam que vai começar a acontecer a partir dos 100k elevando muito a manutenção do carro.

                                                A ideia da revisão foi boa! nunca tinha pensado nisso, pelo que vejo o Focus diesel tem manutenção a cada 20.000km. Ou seja manutenção a cada 3 meses no pior cenário.
                                                Esquece segmentos B para esses km. A menos que o objectivo seja cumprir alguma penitência. No mínimo um segmento C, mas se conseguisses um segmento D, Passat 1.6, Talisman 1.5/1.6, 508 1.5, Mondeo 1.5, S/V60 2.0, talvez fosse a minha escolha.

                                                Com esse tipo de utilização dificilmente terás os tipicos problemas que os profetas apregoam nos diesel. O "problema" dos diesel é quando os compram para "ir ao pão". Para teres uma ideia, a minha Megane deu a 1ª grande despesa agora aos 206 mil km, tendo levado embraiagem/bimassa e amortecedores (que nas mãos de alguns ainda faziam mais 100 ou 200 mil km).

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  e circulando em AE, de embraiagem deve estar descansado, a não ser que o material seja de fraca qualidade!

                                                  se não gostas de focus, um megane com o 1.5 ou 1.6dci (de 130cv tem, salvo erro, 300nm de binário!) ou então um C4/308, todos aí com 2 anos e pico e até 40 mil kms. parecem-me as opções mais equilibradas. ou isso ou um fiat tipo sempre 1.6, que é outro bom motor. de resto e como dizem, turbos, injetores, se o carro for bem assistido e com óleos indicados, despachas aos 200, 225 mil e ainda vai com muita saúde, sem teres feito grandes intervenções nele. mais uma vez reitero a situação da suspensão, que deverá vir com jante 16. se fores para uma de 17´, mesmo as estradas sendo boas, vais pagar mais um pneu em cada jogo e será sempre mais dura e seca. ah, verifica as medidas normais! normalmente 205/55R16, que é a medida universal, por assim dizer. cerca de 65€ cada pneu. se partes para 205/45/R17 ou 225/45R17, pagas logo cerca de 100 euros por pneu, isto falando em marcas conhecidas em ambos os casos, logicamente.

                                                  o ponto das revisões é importante. eu tentaria apontar para modelos com 25 ou 30 mil kms entre cada uma delas, nem que fizesse 5 mil kms mais cedo a revisão.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Compra um carro com o motor 1.6 Mjet 120cv , tens ai Alfas Romeo baratos semi-novos =)

                                                    Não percebi o pk de dizer não ao toyota CHR/Corolla 1.8/2.0 hybrid visto que vai fazer tantos klms em AE nas descidas em modo B , consegues facilmente carregar a bateria toda e andar na cidade quase sempre em electrico se andares com o pedal acelarador em cima.

                                                    Toyota 2.0 hybrid, era a minha escolha motor bom para AE msm sem turbo, e com bateria maior que o 1.8, para andar na cidade em electrico.

                                                    Cps
                                                    Editado pela última vez por Silent123; 15 December 2020, 08:56.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Um segmento C 1.5 ou 1.6 diesel será a escolha racional.

                                                      Depois há critérios mais específicos e mais pessoais que fwved ter em conta.

                                                      Para tanto km escolhe um modelo onde te sintas confortável, desde bancos, posição de condução, etc. É de preferência algo silencioso e confortável.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Eu volto ao tema das revisões pois, se fosse eu, para mim seria um ponto muito importante, pois são 2/3/4 dias por ano sem carro e isso será importante para quem terá que fazer deslocações tão longas diariamente (chatice em tirar dias, etc). Isso e a substituição da correia distribuição o mais espaçada possivel, pois a fazer tantos km/ano, rapidamente se chega a essa "dolorosa".

                                                        Um plano de 30 em 30k seria o ideal e parece-me que o Fiesta pode enquadrar-se nesse âmbito, dependendo do modelo: https://www.etis.ford.com/fordservic...cheduleForm.do
                                                        O motor parece suficientemente expedito para AE, 85cv, 215nm e 175km/h de vel. máxima. Médias sprint motor bem abaixo dos 5l também é um bom indicador. Cerca de 4.000€ de diferença para o Focus dá para as revisões e afins.

                                                        Pormenor importante referido acima, o tamanho dos pneus - vais ter que trocar o set no inverno /neve? Pneus e jantes, convém ser uma medida simpática ou estão aí uns bons trocos.

                                                        Talvez seja de olhar também para os Peugeot 208 / Citroen C3, o 1.6 hdi 100cv também é poupadinho, tal como qualquer VAG 1.6 tdi. Ah, e a questão dos modelos que tenham Adblue, é mais um extra para ir atestando várias vezes ao ano.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Eu não compraria nada abaixo de segmento C com essa utilização, e mesmo nesse segmento tentaria andar de volta do mercado em busca de uma motorização 2.0 diesel... Pode não ser tão recente (porque são mais caros na mesma), mas provavelmente será a melhor aposta.
                                                          Estou a pensar p.e. em Golf 2.0 TDi, Focus 2.0 TDCi ou 308 2.0 HDi, acreditando que na Alemanha a oferta será maior do que por estes lados.

                                                          Segmento B vai rapidamente tornar-se cansativo, por muito bom que seja.
                                                          Se a escolha fosse pelo lado SUV/MPV, se calhar dava prioridade a MPV, mas uma carrinha "normal" deve ser melhor (mais estável).

                                                          Como também já foi dito por aí, fugiria de versões "sport", com jantes superiores a 17" (pneus mais caros e tendencialmente mais desconfortáveis, embora um bom acerto faça esquecer isso e beneficie a dinâmica).

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Vou lançar aqui alguns para a discussão:

                                                            https://www.autoscout24.com/offers/s...dtsrc=listPage

                                                            https://www.autoscout24.com/lst/volk...=2017&atype=C&

                                                            https://www.autoscout24.com/offers/f...dtsrc=listPage

                                                            https://www.autoscout24.com/offers/p...dtsrc=listPage

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X