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Euro 7 - Agora sim, o fim dos motores a combustão?

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    Euro 7 - Agora sim, o fim dos motores a combustão?

    Será desta?


    Euro 7. Vem aí a norma que pode acabar com os motores de combustão
    A norma Euro 7 será implementada em breve. Muitas marcas acreditam que o grau de exigência, em relação às emissões, tornará os custos dos motores de combustão proibitivos, a ponto de acabar com eles.

    Depois da Euro 6, que nos tem servido nos últimos anos, a União Europeia vai impor a Euro 7, a partir de 2025. A diferença entre ambas as normas – destinadas a limitar a quantidade de poluentes que os motores dos veículos novos podem emitir – é grande, o que leva muitos construtores a acreditarem que isto pode significar a morte dos motores convencionais, exclusivamente alimentados por gasolina, gasóleo ou qualquer combustível fóssil.

    Na essência, a norma Euro 7 representa um passo em frente em relação à actual Euro 6d, no sentido da redução de poluentes e do CO2, que não sendo nefasto para a saúde humana, é-o para o planeta, contribuindo para o aquecimento global.

    De acordo com o Automotive News Europe, as emissões de NOx no Euro 7 baixam para apenas 30 mg/km, sensivelmente o que agora é a margem de erro de um valor muito superior. A partir de Janeiro de 2021, os veículos novos não poderão ultrapassar as 80 mg, não só nos testes em banco de ensaio, como igualmente em condições reais de utilização, excluindo uma margem de erro de 34 mg/km.

    Face à implementação para dentro de quatro anos da nova norma, um engenheiro sénior da VW afirmou que, com o Euro 7, o construtor alemão não será capaz de continuar a comercializar o Polo por 15.000€, devido à quantidade de acessórios necessários para minimizar as suas emissões. De acordo com a VW, nem mesmo com a ajuda de sistemas mild hybrid a 48V será possível cumprir os requisitos das situações mais extremas.

    Como se isto não bastasse, o técnico da marca, que preferiu não ser identificado, revela ainda que “não só o preço baixo não será possível de manter, como os veículos deixarão de ser divertidos de conduzir, como se tivessem tomado comprimidos para dormir”. Isto poderá levar a que muitos condutores que possuam carros antigos, mais poluentes, os mantenham em vez de os abandonar e trocar por outros menos poluentes. Mas esta estratégia poderá colidir com a decisão de diversas cidades e países em fechar determinadas zonas a veículos não conformes com as mais recentes normas antipoluição.

    Segundo a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA), não há provas de que o limite de 30 g de NOx seja exequível, sobretudo nas condições mais exigentes, como as subidas, condução em altitude e velocidade mais elevada. A confirmar-se, os motores convencionais, sem uma forte electrificação, estão condenados.
    Fonte:
    https://observador.pt/2020/12/13/eur...-de-combustao/

    #2
    Ainda havemos de chegar à Euro 353, aí por volta do ano 2135, em que os carros têm de produzir uma certa quantidade de O2 puro sob pena de não poderem circular...

    Comentário


      #3
      Muito chora esta gente, não querem, não querer, depois são apanhados na curva, pode ser que depois os Chineses lhes queiram comprar as marcas.

      E noticia de fabricas de baterias a serem construídas na Europa? isso é que era.

      Comentário


        #4
        Vamos ver como é que as marcas se vão adaptar a esta norma.

        Continuo a achar que a União Europeia está completamente desfasada da realidade e não vão gostar dos custos diretos e indiretos que este tipo de regras vai originar.

        Ainda para mais agora que vivemos uma pandemia. A ordem é para cortar e optimizar custos. Não gastar rios de dinheiro a cumprir estas normas. Ou se cumprem, vão ter de cortar no outro lado que são as pessoas.

        Comentário


          #5
          Não é novidade para ninguém que esse dia vai chegar, agora o prazo definido é que me parece completamente irrealista, 2025 é já aqui ao lado!
          A margem de manobra é muito escassa para as marcas adaptarem-se

          Comentário


            #6
            a UE quer ter mesmo a certeza que ficamos nas mãos dos asiáticos com as baterias.

            Quando correr mal, a culpa, não será de ninguém.

            Comentário


              #7
              A UE tanto quer ficar bem na fotografia de defensora do ambiente e politicamente correcto, que um dia destes vão rebentar com a indústria automóvel europeia de tal maneira, que ainda os vou ver a pedir aos europeus para comprarem carros, mesmo movidos com motores de combustão...

              Se bem que a indústria automóvel tem os dias contados de qualquer maneira...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                a UE quer ter mesmo a certeza que ficamos nas mãos dos asiáticos com as baterias.

                Quando correr mal, a culpa, não será de ninguém.
                Não é só a UE a fazer asneirada.

                Hyundai confirms its $1.1 billion acquisition of Boston Dynamics

                It now controls 80 percent of the robotics company, with Softbank retaining a 20 percent stake.
                Editado pela última vez por topspeedPT; 14 December 2020, 14:26.

                Comentário


                  #9
                  Os idiotas que comandam a UE continuam a fazer de tudo para punir o consumidor europeu e rebentar com a indústria automóvel. Os EUA e a China agradecem tanta idiotice.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Alfetta Ver Post
                    Não é novidade para ninguém que esse dia vai chegar, agora o prazo definido é que me parece completamente irrealista, 2025 é já aqui ao lado!
                    A margem de manobra é muito escassa para as marcas adaptarem-se
                    Desculpa, mas quando li este teu comentário até cuspi o café de tanto rir.

                    Não é nada contra ti, mas tu descreveste precisamente este sentimento "ah coitadas das marcas, é daqui a 4 anos", e é esse sentimento absurdo que me revolta.

                    Oh pá, ponham a tocar um violino microscópico às marcas. As marcas podem fazer a elas exactamente o que elas fizeram aos consumidores dos seus carros, que é fornicarem-se a elas próprias.

                    O Euro 6 está em vigor desde 2014, e já conheciam esse standard há muitos mais anos. A atitude das marcas? Enganar os consumidores, enganar os agentes reguladores, aldrabar os testes, mentir e esconder.

                    Em vez de meterem os seus departamentos de R&D e engenharia a investigar melhores baterias e a desenhar carros híbridos / eléctricos, andaram a perder tempo a assobiar ao lado.

                    Coitadas das marcas? Coitados é dos consumidores que compraram carros que estavam ilegais para circular. Coitados das pessoas em geral que tiveram de levar com mais gases nocivos nas trombas.

                    É impressionante como um escândalo desta natureza, que levou a multas recordes, uma humilhação à VW, à prisão do CEO da Audi, e ironicamente a acelerar a indústria alemã para lançar carros eléctricos, é agora um "ah coitadinhos".

                    Quero que se forniquem. NÃO HÁ DESCULPAS para não ter as gamas a cumprir as metas de Euro-7 em 2025. Tirassem os dedos do rabo e mexessem-se. Se não se mexeram, é bem feito, e espero bem que não haja excepções.

                    Comentário


                      #11


                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por PortuguesAoVolante Ver Post
                        Desculpa, mas quando li este teu comentário até cuspi o café de tanto rir.

                        Não é nada contra ti, mas tu descreveste precisamente este sentimento "ah coitadas das marcas, é daqui a 4 anos", e é esse sentimento absurdo que me revolta.

                        Oh pá, ponham a tocar um violino microscópico às marcas. As marcas podem fazer a elas exactamente o que elas fizeram aos consumidores dos seus carros, que é fornicarem-se a elas próprias.

                        O Euro 6 está em vigor desde 2014, e já conheciam esse standard há muitos mais anos. A atitude das marcas? Enganar os consumidores, enganar os agentes reguladores, aldrabar os testes, mentir e esconder.

                        Em vez de meterem os seus departamentos de R&D e engenharia a investigar melhores baterias e a desenhar carros híbridos / eléctricos, andaram a perder tempo a assobiar ao lado.

                        Coitadas das marcas? Coitados é dos consumidores que compraram carros que estavam ilegais para circular. Coitados das pessoas em geral que tiveram de levar com mais gases nocivos nas trombas.

                        É impressionante como um escândalo desta natureza, que levou a multas recordes, uma humilhação à VW, à prisão do CEO da Audi, e ironicamente a acelerar a indústria alemã para lançar carros eléctricos, é agora um "ah coitadinhos".

                        Quero que se forniquem. NÃO HÁ DESCULPAS para não ter as gamas a cumprir as metas de Euro-7 em 2025. Tirassem os dedos do rabo e mexessem-se. Se não se mexeram, é bem feito, e espero bem que não haja excepções.
                        Estou de acordo com muita coisa que disseste, mas o EV ainda não está pronto (nem vai estar nos próximos 4 anos) quer da parte dos fabricantes, quer da parte dos consumidores. A Autonomia ainda não satisfaz muita gente, e os preços ainda são elevados. As proprias infraestruturas ainda se estão a adaptar para a realidade elétrica que vai chegar.

                        em 2025 ainda não estamos prontos para o 100% elétrico, pelo menos uma grande parte ainda não estará.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver Post
                          Estou de acordo com muita coisa que disseste, mas o EV ainda não está pronto (nem vai estar nos próximos 4 anos) quer da parte dos fabricantes, quer da parte dos consumidores. A Autonomia ainda não satisfaz muita gente, e os preços ainda são elevados. As proprias infraestruturas ainda se estão a adaptar para a realidade elétrica que vai chegar.

                          em 2025 ainda não estamos prontos para o 100% elétrico, pelo menos uma grande parte ainda não estará.
                          Sabes porque não estão prontos para os segmentos utilitários e a preços menores?

                          Precisamente porque não arrancaram a transição mais cedo. Mais uma vez, a culpa é 100% dos fabricantes.

                          Começassem cedo, 5 anos mais cedo, e de certeza que o preço da bateria por kW era metade do de hoje; hoje já deve ser significativamente mais baixo do que há 5 anos atrás!

                          A autonomia não é um argumento. A rede de abastecimentos sim, é um argumento.

                          Reclamar que as autonomias "não são suficientes" quando em 99% dos casos ninguém faz mais de 200 km / dia é... argumento de petrolíferas. Vai dizer isso ao alemão dono de um model S que já fez mais de um milhão de Km com o carro, que ele engasga-se a rir.

                          Claro que nem todos os países estão em condições de cumprirem o prometido, que é banir a venda de carros ICE a partir de 2025 ou 2030, mas os países ricos sim. E Portugal, que andava desde o tempo do Sócrates a falar que renováveis é que é, e Portugal na vanguarda, e somos os primeiros bla bla, andamos é a ver os países do centro e leste europeu a ultrapassar-nos pela esquerda e a acenar adeus.

                          E, no típico gesto tuga, é encolher os ombros e dizer "olha, não há nada a fazer".

                          Tretas. Para mim, a UE foi é muito paciente com isto tudo.

                          Comentário


                            #14
                            Não é a autonomia que tem de satisfazer é a rede.

                            NZ com mais de 2x a área de Portugal. Estações a cada ~50km.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                              Não é a autonomia que tem de satisfazer é a rede.

                              NZ com mais de 2x a área de Portugal. Estações a cada ~50km.
                              Sempre achei isto. Poucas motas têm mais de 2xxkm de autonomia e o pessoal não deixa de fazer grandes viagens nelas. Porquê? Porque a rede de abastecimento é grande, rápida e fiável. A minha última mota acendia a reserva ao fim de 250km (220 em autoestrada) e não deixei de fazer coisas como 800 ou 900km num dia. Se eu conseguir que um carro elétrico se abasteça rapidamente em "qualquer sítio", também deixa de se falar da autonomia.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por PortuguesAoVolante Ver Post
                                Sabes porque não estão prontos para os segmentos utilitários e a preços menores?

                                Precisamente porque não arrancaram a transição mais cedo. Mais uma vez, a culpa é 100% dos fabricantes.

                                Começassem cedo, 5 anos mais cedo, e de certeza que o preço da bateria por kW era metade do de hoje; hoje já deve ser significativamente mais baixo do que há 5 anos atrás!

                                A autonomia não é um argumento. A rede de abastecimentos sim, é um argumento.

                                Reclamar que as autonomias "não são suficientes" quando em 99% dos casos ninguém faz mais de 200 km / dia é... argumento de petrolíferas. Vai dizer isso ao alemão dono de um model S que já fez mais de um milhão de Km com o carro, que ele engasga-se a rir.

                                Claro que nem todos os países estão em condições de cumprirem o prometido, que é banir a venda de carros ICE a partir de 2025 ou 2030, mas os países ricos sim. E Portugal, que andava desde o tempo do Sócrates a falar que renováveis é que é, e Portugal na vanguarda, e somos os primeiros bla bla, andamos é a ver os países do centro e leste europeu a ultrapassar-nos pela esquerda e a acenar adeus.

                                E, no típico gesto tuga, é encolher os ombros e dizer "olha, não há nada a fazer".

                                Tretas. Para mim, a UE foi é muito paciente com isto tudo.
                                As autonomias para mim já são mais do que suficientes, mas tal como dizes a rede de abastecimentos é um argumento e continua a ser um grande problema.

                                Outra questão para mim é a rapidez com que se consegue carregar, isto porque conseguimos abastecer um depósito em menos de 2 minutos, enquanto que mesmo com um Super Charger ou o quer que seja, isso não é possivel de o fazer em menos de 30 / 45 min...

                                E por fim, diria que 90% das pessoas não tem parqueamento e mesmo os outros 10% é uma mistura, pois grande parte dos parqueamentos não estão preparados para elétricos. Mas enfim, esta última parte vai lá com o tempo.

                                Comentário


                                  #17
                                  O problema vai passar pelo mesmo.

                                  As pessoas não compram os mais recentes menos poluentes e vão continuar a usar carros antigos poluentes.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                    O problema vai passar pelo mesmo.

                                    As pessoas não compram os mais recentes menos poluentes e vão continuar a usar carros antigos poluentes.
                                    A menos que comecem a existir restrições à circulação das viaturas mais poluentes.

                                    Esse argumento que referes vai valer durante alguns anos, mas pouco... É quase como a malta hoje andar à procura de um IUC pré-2007, ou um diesel pré-FAP.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por PortuguesAoVolante Ver Post
                                      Desculpa, mas quando li este teu comentário até cuspi o café de tanto rir.

                                      Não é nada contra ti, mas tu descreveste precisamente este sentimento "ah coitadas das marcas, é daqui a 4 anos", e é esse sentimento absurdo que me revolta.

                                      Oh pá, ponham a tocar um violino microscópico às marcas. As marcas podem fazer a elas exactamente o que elas fizeram aos consumidores dos seus carros, que é fornicarem-se a elas próprias.

                                      O Euro 6 está em vigor desde 2014, e já conheciam esse standard há muitos mais anos. A atitude das marcas? Enganar os consumidores, enganar os agentes reguladores, aldrabar os testes, mentir e esconder.

                                      Em vez de meterem os seus departamentos de R&D e engenharia a investigar melhores baterias e a desenhar carros híbridos / eléctricos, andaram a perder tempo a assobiar ao lado.

                                      Coitadas das marcas? Coitados é dos consumidores que compraram carros que estavam ilegais para circular. Coitados das pessoas em geral que tiveram de levar com mais gases nocivos nas trombas.

                                      É impressionante como um escândalo desta natureza, que levou a multas recordes, uma humilhação à VW, à prisão do CEO da Audi, e ironicamente a acelerar a indústria alemã para lançar carros eléctricos, é agora um "ah coitadinhos".

                                      Quero que se forniquem. NÃO HÁ DESCULPAS para não ter as gamas a cumprir as metas de Euro-7 em 2025. Tirassem os dedos do rabo e mexessem-se. Se não se mexeram, é bem feito, e espero bem que não haja excepções.
                                      A norma 6 existe desde 2014, mas tem vindo a ser actualizada e cada vez mais restritiva.

                                      Se é verdade que os grandes fabricantes andaram a enganar? Sim, Se é verdade que ganharam milhões durante anos? Sim.
                                      Se é verdade que já deviam ter começado a mudar de ideias mais cedo? Sim.

                                      Mas Impor a uma industria medidas que mudam radicalmente os gastos de R&D e linhas de produção e tudo, é sempre complicado de gerir.
                                      A Tesla (que tu tens) nasceu para fazer eléctricos. Se agora alguém dissesse que afinal as baterias fazem mal e que têm até 2030 de mudar e deixar a baterias e passar a hidrogénio queria ver o que é que faziam...

                                      Além disso este tipo de obrigações e limites, mesmo a empresas leva a um exagero no desperdício com a troca de veículos só porque sim, e apenas por quem pode.
                                      Tu bem sabes que nos países nórdicos, os ricos compraram EV's pelos benefícios fiscais, e mantiveram os seus ICE. Ou seja aumentaste a pegada de carbono com a produção.

                                      Não é tão preto no branco como queres meter.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                        A menos que comecem a existir restrições à circulação das viaturas mais poluentes.

                                        Esse argumento que referes vai valer durante alguns anos, mas pouco... É quase como a malta hoje andar à procura de um IUC pré-2007, ou um diesel pré-FAP.
                                        Ou seja, só os ricos é que vão poder andar de carro?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                          Ou seja, só os ricos é que vão poder andar de carro?
                                          Não veria a coisa dessa forma tão simplista, afinal hoje em dia já existem restrições à circulação, até em território nacional.

                                          Mas, se tivesse que apostar, diria que no fim do dia, vai sair mais caro ter carro que hoje em dia. A menos que os chineses venham rebentar isto com viaturas verdadeiramente lowcost.

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                                            #22
                                            Quero ver onde as pessoas vão carregar as viaturas.... eu tenho um hibrido, inicialmente ainda tentei utilizar a rede da MOBI para satisfazer os carregamentos, passado pouco tempo tive de instalar um ponto de carregamento no meu parqueamento. Vão ver os subúrbios e ver quantos pessoas têm garagens para carregar as viaturas, isto apenas vai prejudicar as classes mais baixas que têm utilitários e não vão ter onde carregar, duvido que em cinco anos se consiga fazer alguma coisa. Estou a ver nos comentários anteriores a caírem em cima dos construtores e não vejo em cima do estado, onde vão estas pessoas carregar as viaturas??? Estão a meter a carroça à frente dos bois...

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                              Ou seja, só os ricos é que vão poder andar de carro?
                                              Exatamente. Vamos andar 50 anos para trás...

                                              Eu troco bem o meu Mitsubishi Carisma 1.3 por um elétrico. Se mo pagarem troco já amanhã.

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                                                #24
                                                Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                Ou seja, só os ricos é que vão poder andar de carro?
                                                No limite sim, até porque já há uma série de coisas que só os ricos conseguem fazer, não vejo porque não o direito de utilização de uma viatura própria possa vir a ser uma delas no futuro.

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por BlackKnight Ver Post
                                                  Quero ver onde as pessoas vão carregar as viaturas.... eu tenho um hibrido, inicialmente ainda tentei utilizar a rede da MOBI para satisfazer os carregamentos, passado pouco tempo tive de instalar um ponto de carregamento no meu parqueamento. Vão ver os subúrbios e ver quantos pessoas têm garagens para carregar as viaturas, isto apenas vai prejudicar as classes mais baixas que têm utilitários e não vão ter onde carregar, duvido que em cinco anos se consiga fazer alguma coisa. Estou a ver nos comentários anteriores a caírem em cima dos construtores e não vejo em cima do estado, onde vão estas pessoas carregar as viaturas??? Estão a meter a carroça à frente dos bois...

                                                  Não te preocupes que a €DP vai arranjar uma solução...

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                                                    Não te preocupes que a €DP vai arranjar uma solução...
                                                    Não estou a ver mesmo como carregar os milhares de carros que ficam na rua, só se for osmose...
                                                    Os carros podem ter as melhores baterias...bla, bla... Mas se não temos uma rede fiável e com dimensão para carregar, não serve...ponto.
                                                    Editado pela última vez por BlackKnight; 14 December 2020, 16:31.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por BlackKnight Ver Post
                                                      Não estou a ver mesmo como carregar os milhares de carros que ficam na rua, só se for osmose...
                                                      Tal como agora não se atestam os carros em qualquer lado, também não deverão ser carregado em qualquer lado. O que não invalida que quem tenha possibilidades, não possa vir a efetuar o carregamento em casa.

                                                      O mais certo é serem necessárias instalações elétricas centralizadas, dedicadas ao carregamento destas viaturas.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                        Ou seja, só os ricos é que vão poder andar de carro?
                                                        Vai ser como na Alemanha comunista. Só a malta do partido é que comprava os trabant.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                          A norma 6 existe desde 2014, mas tem vindo a ser actualizada e cada vez mais restritiva.

                                                          Se é verdade que os grandes fabricantes andaram a enganar? Sim, Se é verdade que ganharam milhões durante anos? Sim.
                                                          Se é verdade que já deviam ter começado a mudar de ideias mais cedo? Sim.

                                                          Mas Impor a uma industria medidas que mudam radicalmente os gastos de R&D e linhas de produção e tudo, é sempre complicado de gerir.
                                                          A Tesla (que tu tens) nasceu para fazer eléctricos. Se agora alguém dissesse que afinal as baterias fazem mal e que têm até 2030 de mudar e deixar a baterias e passar a hidrogénio queria ver o que é que faziam...

                                                          Além disso este tipo de obrigações e limites, mesmo a empresas leva a um exagero no desperdício com a troca de veículos só porque sim, e apenas por quem pode.
                                                          Tu bem sabes que nos países nórdicos, os ricos compraram EV's pelos benefícios fiscais, e mantiveram os seus ICE. Ou seja aumentaste a pegada de carbono com a produção.

                                                          Não é tão preto no branco como queres meter.
                                                          Em primeiro, eu tenho a perfeita noção que comprar/usar um Tesla aqui é uma exigência bem diferente do que em Portugal. Um dono de VE em Portugal sofre muito mais do que um dono de um VE aqui, na Holanda ou na Suécia.

                                                          A pegada de carbono por fazer mais carros não é um bom argumento, SilverArrow. As pessoas também muitas vezes compram um carro porque precisam de um, não é pelo gosto de conduzir.

                                                          Se a necessidade está lá, então que haja opção de escolha, e que essa escolha seja competitiva. Já disse aqui que o argumento ecológico não foi o que me moveu, mas sim o económico ( para a classe do carro que é ).

                                                          Nota também que os fabricantes automóveis foram parceiros na UE para definir as metas de emissões; foram parceiros, não vítimas.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por BlackKnight Ver Post
                                                            Não estou a ver mesmo como carregar os milhares de carros que ficam na rua, só se for osmose...


                                                            BlackKnight, mas mesmo que em 2025 esta legislação passe a efectiva não quer dizer que todos os Europeus vão a correr para adquirir viatura nova (nem pouco mais ou menos). Por exemplo eu possuo uma viatura de 1997 (está comigo há 23 anos) e outra de 2010 (está também comigo há 10 anos) e de certeza absoluta que em 2025 ainda as terei em minha posse.

                                                            Acredito que o futuro será a mobilidade eléctrica e progressivamente irão ser implementados inúmeros postos de carregamento.

                                                            Comentário

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