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Comprar carro até 4000€ - mas tem de ser "maroto"

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    Comprar carro até 4000€ - mas tem de ser "maroto"

    Olá a todos!

    Antes de mais, o meu nome é Fernando, tenho 31 anos, e não é a minha estreia neste fórum!
    Foi na altura da compra de uma carrinha 406! [https://forum.motorguia.net/forum-ge...e-1500-a.html]

    Entretanto já a vendi, durante o período que a tive, não tive problemas de maior e comprei um Volvo 440 Turbo com 170km. Neste momento vou precisar de um carro para o dia-a-dia e preferia um carro mais recente, já que o 440 Turbo tem os seus Q's de ser um carro com 30 anos. Não posso ter dois carros, assim vou vendê-lo e comprar um mais recente.

    Assim sendo, ando à procura de um carro com (pelo menos) 100cv, talvez do ano 2000+, que não tenha um motor que seja um presente envenenado e que a manutenção seja relativamente barata. Não estou preocupado com consumos. Idealmente, um carro que não perca, ou até ganhe valor futuro.

    1. Que tipo de carros gostas? Gosto de qualquer carro. Preferências para carros desportivos, sleepers preferencialmente.
    2. Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc)? B; C; Desportivo...
    3. Que marcas e modelos gostas e equacionas? Getz G1, Lupo 1.4 16v 100cv, Citroen C2 VTS, Twingo GT, etc... Mas pode ser BMW... Mercedes... Volvo... a questão é que estes poderão ter um custo futuro de manutenção mais elevado...
    4. Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência? Raramente. Mas valorizo ter essa possibilidade.
    5. Precisarás de levar carga com frequência? Raramente.
    6. Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos? 10.000km
    7. Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas? Durante a semana entre cidade e alguma AE. Ao fds mais AE. Diria 50%/50%.
    8. Os consumos terão grande importância? Nem por isso.
    9. A potência do motor terá grande importância? Essencialmente uma boa relação peso/cv. Igual ou melhor que o meu volvo 440.
    10. Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos? Apenas as estradas municipais.
    11. Que orçamento tens, valor mínimo e máximo? Entre 2000€ a 4000€. Obviamente que tenho em conta o valor de consumo/manutenção, ou seja, posso chegar à conclusão que será melhor investir mais 500€ num carro, para poupar isso no próx. ano.
    12. Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano? Usado, devido ao valor que posso gastar. Ano é indiferente, mas preferencialmente acima de 2000.

    Em resumo, andei a ver estas máquinas (abaixo). Valorizo a performance/custos de manutenção. Mas tb valorizo segurança.

    - VW Passat 1.8T: https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#ad8c994e14 (Sim, não é propriamente um pocket rocket, mas penso ser meio que rocket )

    - Citroen C2 VTS: https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#be4cdc19f9 (Um pouco acima do orçamento)

    - Twingo GT: https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8OTyC3.html (Não sei se compensa o valor vs a performance que tem)

    - Lupo 1.4 100Cv: https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#f322d16727 (Acho mt piada ao carro e qualidd de construção VW é sempre acima da média. Sei que estes motores deram alguns problemas... falei com o sr. do stand e ele confirmou isso, mas disse que este carro em específico estava bom... vale o que vale - Há poucos em PT)

    - Getz G1: https://www.olx.pt/anuncio/hyundai-g...tml#6eb07438f6 (O ponto é ter 110Cv e ser uma edição especial... Mas a Hyundai na altura, não é a Hyundai de agora...)

    Podem ser outros carros... Digam de vossa justiça e obrigado!


    #2
    Esse Passat aparenta não ser muito mau negócio...
    Contras:
    - pouco equipamento
    - algo caro (gasolina, 17 anos...)
    - comportamento (pode ser melhorado)

    Prós:
    - bom estradista
    - espaçoso
    - robusto

    Este motor 1.8T 150cv aguenta-se bem, tem manutenção como todos os veículos, mas não é muito problemático.

    Em relação às outras opções, este é mais "carro".

    Comentário


      #3
      https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#73bfc238e1 este será só decente mas a plataforma não tem muito de desportivo...

      https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#73bfc238e1 anterior a 2000...

      https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#73bfc238e1 um pouco farto em km, mas tens outras propostas volvo...

      https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#af97204d18 quilometragem excecionalmente baixa...

      https://www.olx.pt/anuncio/audi-a4-1...tml#ee10b4e549 um pouco acima dos 4mil mas com melhor imagem que o passat.

      Comentário


        #4
        Obrigado @Drifting. Vou falar com o homem do stand para saber mais informação!

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
          https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#73bfc238e1 este será só decente mas a plataforma não tem muito de desportivo...

          https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#73bfc238e1 anterior a 2000...

          https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#73bfc238e1 um pouco farto em km, mas tens outras propostas volvo...

          https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#af97204d18 quilometragem excecionalmente baixa...

          https://www.olx.pt/anuncio/audi-a4-1...tml#ee10b4e549 um pouco acima dos 4mil mas com melhor imagem que o passat.
          Obrigado! Por acaso já tinha visto o Scenic... Mas em termos de carro, lá está, a plataforma é pouco desportiva e meio que pesadote. O audi 1.8t tb me parece ser uma boa opção... Os restantes, são um pouco antigos ou com excesso de kms. Apesar de adorar o S60 T5... Mas acredito que a nível de manutenção, um carro destes, qualquer peça/problema seja bastante caro...

          Uma outra limitação que tenho é que gostava de comprar um carro com o máx. de 150k KM, se possível.

          Comentário


            #6
            https://www.olx.pt/anuncio/opel-cors...tml#4996296f59

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              #7
              esses 1.8T com 150cv (embora haja de 180) não devem dar grandes chatices. tiveram potências até aos 225 mil. um TT poderia ser porreiro também, mas se calhar são já muito antigos e rodados. tens é que definir se queres carros grandes ou carros pequenos. misturas muito os segmentos.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Pneucareca Ver Post

                Já vi alguns sim. Também pode ser uma boa opção. Agora fico na dúvida entre dar uns 4k/5k€ por este, ou por um C2, por exemplo? Ou por um Lupo 100cv, que é metade do preço e não perde assim tanto em performance (penso eu).

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                  esses 1.8T com 150cv (embora haja de 180) não devem dar grandes chatices. tiveram potências até aos 225 mil. um TT poderia ser porreiro também, mas se calhar são já muito antigos e rodados. tens é que definir se queres carros grandes ou carros pequenos. misturas muito os segmentos.

                  Pois, tenho ideia que devem ser motores fiáveis. Mas por exemplo, um audi 1.8t, em termos de manutenção, não será mais caro do que um VW passat? E por sua vez, mais caro que um lupo ou c2?

                  Os TT são caros... 7k/8k...

                  Sobre os segmentos, sim, não tenho problema entre um Passat ou um Lupo. Gosto dos dois tipos, estou mais preocupado com performance, manutenção e estar original e com pouca perda de valor futuro.

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                    #10
                    O Getz G1 seria interessante pela raridade, mas tinha de ter mais potência.

                    Twingo só um RS, mas foge ao preço.

                    Os Punto HGT enquadram no orçamento, mas encontrar um em bom estado pode ser difícil.

                    Comentário


                      #11
                      Se o espaço não é uma prioridade, procura algo leve e fiável, tipo isto. A potência não é muita, mas o carro é leve, recente, tem garantia, poucos km's e curva bem:
                      https://www.standvirtual.com/anuncio...h_results_link

                      Uma alternativa já do segmento acima, com um bom chassis e um motor razoável é o Focus 1.6, tipo isto : https://www.olx.pt/anuncio/ford-focu...tml#a67394cb71

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por filipeGtturbo Ver Post
                        O Getz G1 seria interessante pela raridade, mas tinha de ter mais potência.

                        Twingo só um RS, mas foge ao preço.

                        Os Punto HGT enquadram no orçamento, mas encontrar um em bom estado pode ser difícil.
                        Sim o G1 tenho receio dos 110cv serem curtos... mas o preço e a exclusividade são favoráveis e 110cv num carro leve, é sempre qlqr coisa...

                        O twingo rs foge ao preço sim. Já o Punto HGT, tb podia ser uma hipótese...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                          Se o espaço não é uma prioridade, procura algo leve e fiável, tipo isto. A potência não é muita, mas o carro é leve, recente, tem garantia, poucos km's e curva bem:
                          https://www.standvirtual.com/anuncio...h_results_link

                          Uma alternativa já do segmento acima, com um bom chassis e um motor razoável é o Focus 1.6, tipo isto : https://www.olx.pt/anuncio/ford-focu...tml#a67394cb71
                          Obrigado pelas dicas! Mas honestamente falta "marotice" nestes carros. Gostava, idealmente de ter mais potência e exclusividade, mesmo que possa ter mais anos o carro. Daí o Lupo, G1 ou C2 VTS... Não queria dar um passo muito atrás na performance, vs o 440 Turbo que tenho...

                          Comentário


                            #14
                            https://www.olx.pt/anuncio/bmw-318-i...d72cb;promoted 140cv

                            https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#c525a34382

                            Comentário


                              #15
                              Outra hipótese caso pudesses esticar um pouco o orçamento seria um Swift Sport:

                              https://www.olx.pt/anuncio/vendo-suz...tml#3a2535b2d2

                              1.6 125cv, peso reduzido e comportamento interessante

                              Comentário


                                #16
                                Eventualmente considerar uma hipotese a diesel tipo um Vag VP ou PD...

                                Comentário


                                  #17
                                  Acho que a minha típica recomendação de ir mais atrás do que estiver em melhor estado, se aplica especialmente neste caso, dado que pocket rockets estão mutíssimas vezes associados a azeitisses, alterações, etc.
                                  Por outro lado tambem é verdade que regra geral são conduzidos por quem gosta, e respeita o motor a frio, etc.

                                  É pena ser um estoirar de gasolina, pneus, dinheiro e pontos na carta, porque caso contrário a minha maria já teria 1 Saxo CUP ou um Clio II 1.6 16v ou...outra das sugestões aí dadas hehehe.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                                    Eventualmente considerar uma hipotese a diesel tipo um Vag VP ou PD...
                                    Eh pah ó Meia Noite Afro Americana / Afro Americano da Meia Noite, então estamos a falar de pocket rocket / mini desportivos e tu vens falar de motores de tractores agrícolas ?????

                                    Mas queres resolver isto lá fora é?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                      Eh pah ó Meia Noite Afro Americana / Afro Americano da Meia Noite, então estamos a falar de pocket rocket / mini desportivos e tu vens falar de motores de tractores agrícolas ?????

                                      Mas queres resolver isto lá fora é?
                                      epah está bem...mas um pd de 130cv é um belo trator agrícola num A3 por exemplo...não se apanha é nenhum com 150mil km...

                                      Não entra nesta discussão mas tens noção que o novo S5 da audi só tem motor de trator agricola não tens?
                                      Editado pela última vez por midnightblack; 18 December 2020, 16:56.

                                      Comentário


                                        #20
                                        São duas boas hipóteses. Questões que tenho são. Manutenção de um BMW é mais cara que a manutenção de um C2 não?

                                        Sobre o Peugeot, tem tudo, o único ponto são os potenciais problemas que um descapotável possa ter. Infiltrações, problemas com o hard top... Não sei...Mas o carro é mt fixe.

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por filipeGtturbo Ver Post
                                          Outra hipótese caso pudesses esticar um pouco o orçamento seria um Swift Sport:

                                          https://www.olx.pt/anuncio/vendo-suz...tml#3a2535b2d2

                                          1.6 125cv, peso reduzido e comportamento interessante
                                          Também vi esse...o ponto é o preço que está meio que esticado... decisions decisions

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                            Se o espaço não é uma prioridade, procura algo leve e fiável, tipo isto. A potência não é muita, mas o carro é leve, recente, tem garantia, poucos km's e curva bem:
                                            https://www.standvirtual.com/anuncio...h_results_link

                                            Uma alternativa já do segmento acima, com um bom chassis e um motor razoável é o Focus 1.6, tipo isto : https://www.olx.pt/anuncio/ford-focu...tml#a67394cb71
                                            isso não andar um chavelho para o que ele quer. são motores completamente normais. ele quer motores com potência.

                                            em relação ao lupo, eu não me metia. raros, mas caixas de fósforos e depois se queres alguma peça de chapa ficas a chuchar no dedo. o corsa 1.8 nunca tinha visto tal nessa versão. os TT continuam a não descer de preço. há anos que se mantêm praticamente nos 9 ou 10 mil. só baixaram 1000 ou 1500€, pelos vistos e aposto que são quase todos de 99 ou 2000.

                                            um volvo T4 poderia ser uma hipótese? devem é estar carregados de kms! esse 206 anda aqui um igual, de 2002 ou 2003, mas de matrícula diferente, também importado. até pensei que seria o mesmo, pois póvoa de lanhoso é perto daqui, mas já vi que é diferente. importaram-no com uns bons anos também. penso que esse motor tenha 180cv.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                              isso não andar um chavelho para o que ele quer. são motores completamente normais. ele quer motores com potência.

                                              em relação ao lupo, eu não me metia. raros, mas caixas de fósforos e depois se queres alguma peça de chapa ficas a chuchar no dedo. o corsa 1.8 nunca tinha visto tal nessa versão. os TT continuam a não descer de preço. há anos que se mantêm praticamente nos 9 ou 10 mil. só baixaram 1000 ou 1500€, pelos vistos e aposto que são quase todos de 99 ou 2000.

                                              um volvo T4 poderia ser uma hipótese? devem é estar carregados de kms! esse 206 anda aqui um igual, de 2002 ou 2003, mas de matrícula diferente, também importado. até pensei que seria o mesmo, pois póvoa de lanhoso é perto daqui, mas já vi que é diferente. importaram-no com uns bons anos também. penso que esse motor tenha 180cv.
                                              O Corsa parece ser uma boa opção. 125cv e não é mt comum. Os TT estão fora de orçamento.

                                              O Volvo T4 é um sonho antigo, mas o ponto é que é um carro que potencial manutenção será sempre cara, é a ideia que tenho. Daí que estava disposto a ter um carro mais "comum", tipo um corsa, um c2, um lupo, mas que seja mais fácil qualquer problema que tenha meter alguma peça. Além do mais, acabava por ter um carro mais recente e com menos KMs.

                                              O 206 2.0 tem 136 Cv se não estou em erro. O meu único tema é ser descapotável, porque o normal, não custa 3.8k€... fica mais certamente...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por fsnogueira Ver Post
                                                São duas boas hipóteses. Questões que tenho são. Manutenção de um BMW é mais cara que a manutenção de um C2 não?

                                                Sobre o Peugeot, tem tudo, o único ponto são os potenciais problemas que um descapotável possa ter. Infiltrações, problemas com o hard top... Não sei...Mas o carro é mt fixe.
                                                Não sei responder em relação ao BMW...

                                                Em relação ao peugeot, se fosse a versão comum 2p era 'perfeito'. Parece mesmo em excelente estado, bancos em pele.... E esse 2.0 é bastante interessante.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                                                  epah está bem...mas um pd de 130cv é um belo trator agrícola num A3 por exemplo...não se apanha é nenhum com 150mil km...

                                                  Não entra nesta discussão mas tens noção que o novo S5 da audi só tem motor de trator agricola não tens?
                                                  Não tenho noção, opah e nem quero saber

                                                  Só que a definição de diesel não encaixa no modo desportivo, ou mesmo que seja " desportivo " .

                                                  E nem tens direito a contestar, mai nada

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Cuidado que o 206CC com o 2.0 de 136 atendendo ao peso "acrescido" do sistema da capota, acaba por "castrar" o mesmo... com isto, o mesmo será digamos equivalente a um segmento B normal, que tenha uns 110cv...

                                                    Digamos assim... se é que dá para perceber a ideia.


                                                    Mas nada como experimentar eventuais viaturas, para ficar com ideia mesmo das ditas.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                      Cuidado que o 206CC com o 2.0 de 136 atendendo ao peso "acrescido" do sistema da capota, acaba por "castrar" o mesmo... com isto, o mesmo será digamos equivalente a um segmento B normal, que tenha uns 110cv...

                                                      Digamos assim... se é que dá para perceber a ideia.


                                                      Mas nada como experimentar eventuais viaturas, para ficar com ideia mesmo das ditas.
                                                      Atenção que esses motores 2.0 são raçudos.

                                                      ~1250 kg

                                                      0-100 abaixo de 9s

                                                      É muito semelhante ao swift sport de 125cv.

                                                      https://zeperfs.com/pt/duel282-1655.htm

                                                      O 206 comum é 100kg mais leve... Extremamente raro por aqui.

                                                      https://zeperfs.com/pt/duel282-284.htm

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                                                        Atenção que esses motores 2.0 são raçudos.

                                                        ~1250 kg

                                                        0-100 abaixo de 9s

                                                        É muito semelhante ao swift sport de 125cv.

                                                        https://zeperfs.com/pt/duel282-1655.htm

                                                        O 206 comum é 100kg mais leve... Extremamente raro por aqui.

                                                        https://zeperfs.com/pt/duel282-284.htm



                                                        Sim, eu sei que sim...

                                                        Mas vai de encontro ao referido... que equiparam-se a viaturas com menos "qualquer coisa", devido ao seu maior peso.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Tdi's?!

                                                          https://www.standvirtual.com/anuncio...h_results_link

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por fsnogueira Ver Post
                                                            O Corsa parece ser uma boa opção. 125cv e não é mt comum. Os TT estão fora de orçamento.

                                                            O Volvo T4 é um sonho antigo, mas o ponto é que é um carro que potencial manutenção será sempre cara, é a ideia que tenho. Daí que estava disposto a ter um carro mais "comum", tipo um corsa, um c2, um lupo, mas que seja mais fácil qualquer problema que tenha meter alguma peça. Além do mais, acabava por ter um carro mais recente e com menos KMs.

                                                            O 206 2.0 tem 136 Cv se não estou em erro. O meu único tema é ser descapotável, porque o normal, não custa 3.8k€... fica mais certamente...
                                                            Por norma tento sempre procurar o preço dos principais componentes, tipo embraiagem+bimassa, radiador, travões, MAF, etc.

                                                            Cheguei a experimentar uma V40 T4, mas não avancei devido ao estado de conservação... acabei por avançar para o S80 T5, e aí já doi a manut€nção.

                                                            Comentário

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