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    Ferrari - All-Wheel-Drive

    Ao que parece, a Ferrari está a desenvolver uma nova transmição, designada insertable 4x4. O sistema só irá actuar em perdas de tracção, mas tem a particularidade de ser possivel desligar a opção AWD e ficar apenas RWD.

    http://www.autoblog.com/2006/10/11/f...ps-4wd-system/

    #2
    Mais uns que viram a luz. :D

    Comentário


      #3
      Evoluir é bom.

      Comentário


        #4
        pessoalmente não sei se é bom ou mau. para já ainda não tenho opinião formada.

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por AF147

          pessoalmente não sei se é bom ou mau. para já ainda não tenho opinião formada.
          Se for apenas e só par perdas de tracção acho bem.
          Se for algo permanente, fico mais receoso.

          Comentário


            #6
            diria duas coisas :

            1. Peso

            2. Futuro Cayenne by Ferrari

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

              citação:Originalmente colocada por AF147

              pessoalmente não sei se é bom ou mau. para já ainda não tenho opinião formada.
              Se for apenas e só par perdas de tracção acho bem.
              Se for algo permanente, fico mais receoso.
              agrada-me muito pelo menos o facto de ser desligável e poder ficar apenas como RWD. mas o peso do sistema está lá, esse não dá para "desligar".

              Comentário


                #8
                Ok, mas quanto é q é esse peso a mais ?! 100 kg, 200 kgs, 300 kgs?!

                Não há-de ser uma tonelada com certeza.... é que em motores com 400 cv não deve fazer assim grande mossa...digo eu ! ;)

                Comentário


                  #9
                  O peso adicional é compensado por uma utilização na vida real das nossas estradas.

                  Purismos é muito bonito mas para condições controladas. É muito bom poder usufruir da cavalaria na maior parte das situações com que nos deparamos.

                  E se a Ferrari faz um SUV, dá um tiro no pinhal e só tem a perder.

                  (bem, diziam o mesmo da Jaguar em relação ao diesel...) :D

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por hpventura

                    Ok, mas quanto é q é esse peso a mais ?! 100 kg, 200 kgs, 300 kgs?!

                    Não há-de ser uma tonelada com certeza.... é que em motores com 400 cv não deve fazer assim grande mossa...digo eu ! ;)
                    mas o peso não afecta só as perfomances, afecta tambem a dinâmica.

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

                      citação:Originalmente colocada por AF147

                      pessoalmente não sei se é bom ou mau. para já ainda não tenho opinião formada.
                      Se for apenas e só par perdas de tracção acho bem.
                      Se for algo permanente, fico mais receoso.
                      Discordo. Uma solução permanente permite-nos saber com o que contar. Dar vida própria a um sistema encarregue de meter 500 cavalos no chão não me parece boa ideia.

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por hpventura

                        Ok, mas quanto é q é esse peso a mais ?! 100 kg, 200 kgs, 300 kgs?!

                        Não há-de ser uma tonelada com certeza.... é que em motores com 400 cv não deve fazer assim grande mossa...digo eu ! ;)
                        Faz sempre mossa, mas a questao é que a ferrari é toda apologista do baixo peso, e criar um sistema só para perdas de traccao com o peso que normalmente um sistema desses tem..
                        Vejo mais um Suv como diz o V7

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por rui_cruz

                          O peso adicional é compensado por uma utilização na vida real das nossas estradas.

                          Purismos é muito bonito mas para condições controladas. É muito bom poder usufruir da cavalaria na maior parte das situações com que nos deparamos.

                          E se a Ferrari faz um SUV, dá um tiro no pinhal e só tem a perder.

                          (bem, diziam o mesmo da Jaguar em relação ao diesel...) :D
                          só porque vai lançar um sistema AWD não significa que o fará (o que não quer dizer que não o faça). a Lamborghini usa sistema AWD e (ainda) não tem nenhum SUV.

                          Comentário


                            #14
                            O objectivo da Ferrari com este sistema é de tornar as suas máquinas mais controláveis quando as condições de aderência se deterioram.

                            A vantagem é que se tem o melhor de dois mundos, dado ser perfeitamente possivel desligar a tracção às 4.
                            Puro e duro RWD para se ter um pouco de diversão
                            E muda-se pra tracção às 4 pra ir papando uns 911 turbo numa estrada de montanha em dia de tempestade. lol.

                            Pelo que li, o acréscimo de peso é minimo.

                            E não. A ferrari não vai ingressar pelos SUV.
                            Isto é uma resposta aos pedidos de clientes, que só costumam usar os seus preciosos em dias de sol.
                            Assim, em dias molhados, já não são papados por qualquer chasso. lol

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por AF147

                              citação:Originalmente colocada por rui_cruz

                              O peso adicional é compensado por uma utilização na vida real das nossas estradas.

                              Purismos é muito bonito mas para condições controladas. É muito bom poder usufruir da cavalaria na maior parte das situações com que nos deparamos.

                              E se a Ferrari faz um SUV, dá um tiro no pinhal e só tem a perder.

                              (bem, diziam o mesmo da Jaguar em relação ao diesel...) :D
                              só porque vai lançar um sistema AWD não significa que o fará (o que não quer dizer que não o faça). a Lamborghini usa sistema AWD e (ainda) não tem nenhum SUV.
                              Óptimo. Mesmo sem SUV, viram finalmente a luz! Estava difícil e demoraram anos, hein?! [}]

                              Comentário


                                #16
                                Se conseguirem fabricar um sistema eficas cm pouco peso... acho que ficara algo brutal. Se n vai ser mais um carro pa "engorda" cmo todos hj em dia.

                                Cumps

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por rui_cruz

                                  citação:Originalmente colocada por AF147

                                  citação:Originalmente colocada por rui_cruz

                                  O peso adicional é compensado por uma utilização na vida real das nossas estradas.

                                  Purismos é muito bonito mas para condições controladas. É muito bom poder usufruir da cavalaria na maior parte das situações com que nos deparamos.

                                  E se a Ferrari faz um SUV, dá um tiro no pinhal e só tem a perder.

                                  (bem, diziam o mesmo da Jaguar em relação ao diesel...) :D
                                  só porque vai lançar um sistema AWD não significa que o fará (o que não quer dizer que não o faça). a Lamborghini usa sistema AWD e (ainda) não tem nenhum SUV.
                                  Óptimo. Mesmo sem SUV, viram finalmente a luz! Estava difícil e demoraram anos, hein?! [}]
                                  não sei se isto será um passo em frente ou um para trás. [8)]
                                  está a ceder à democratização deste tipo de carros.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Já estou a ver que os Porsche's 997 Turbo e Cayenne estão a fazer mossa lá para os lados de Itália...


                                    :D

                                    ;)

                                    Comentário


                                      #19
                                      isso é um sistema semelhante ao do skyline entao, mas com a vantagem de se poder manualmente selecionar só rwd.

                                      Comentário


                                        #20
                                        É claro que é um passo em frente. E não se trata de democratizar - ninguém deixa de comprar um Ferrari por não poder "apertar" com ele, que é nisso que este novo sistema ajuda.

                                        Haverão outros motivos! (€€€)

                                        Comentário


                                          #21
                                          a estratégia de disponibilizar 4wd nos seus modelos, é semlhante à opção que a porsche fez nos anos 80 com o 911.

                                          Os clientes pediam por mais controlo, mais facilidade de condução e a Porsche resolveu isso introduzindo o Carrera 4.

                                          Actualmente os Carrera 4, são os mais vendidos na gama 911

                                          Comentário


                                            #22
                                            Italianos a fumarem uma moca?

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por c r a s h

                                              a estratégia de disponibilizar 4wd nos seus modelos, é semlhante à opção que a porsche fez nos anos 80 com o 911.

                                              Os clientes pediam por mais controlo, mais facilidade de condução e a Porsche resolveu isso introduzindo o Carrera 4.

                                              Actualmente os Carrera 4, são os mais vendidos na gama 911

                                              Pois. O RWD é muito bonito mas no dia a dia a eficácia e a segurança também contam. Vai daí tracção às quatro.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Sou um dos adeptos da tracção integral, se temos 4 rodas capazes de proporcionar tracção porque não?! Quando bem feito são só vantagens.

                                                [DREAM MODE=ON]
                                                A Peugeot é que já se lembrava disso para o 407, com 60% da potência atrás... ;)
                                                [DREAM MODE=OFF]

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por v7

                                                  diria duas coisas :

                                                  1. Peso

                                                  2. Futuro Cayenne by Ferrari
                                                  X2

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    A lamborghini tem um jipe sim senhor, ou melhor tem um jipão com 455cv. Acho muito mal o Ferrari ter tracção integral. Um desportivo na verdadeira acepção da palavra é RWD desde sempre. O incremento de segurança e eficácia que a tracção integral permite é muito positivo mas afecta gravemente o prazer de condução de um desportivo..e a Ferrari vive desse prazer. Cump.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por homemdonorte

                                                      A lamborghini tem um jipe sim senhor, ou melhor tem um jipão com 455cv. Acho muito mal o Ferrari ter tracção integral. Um desportivo na verdadeira acepção da palavra é RWD desde sempre. O incremento de segurança e eficácia que a tracção integral permite é muito positivo mas afecta gravemente o prazer de condução de um desportivo..e a Ferrari vive desse prazer. Cump.
                                                      Ah e tal... mas olha que sabe muito bem meter 300cv no chão a abusar e sentir completa confiança nas nossas estradas - sem ter medo da junta de dilatação, sem ter medo do buraco, sem ter medo de areia na estrada, sem ter medo de correcções de trajectória, sem ter medo de acelerar à saída da curva, sem ter medo de travar apoiado.

                                                      Ou seja, sem medos de aproveitar aquilo que compramos.[:X]

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Ah e tal...mas olha que sabe ainda melhor, depois de conheceres o carro de 300cv, acelerar e vê-lo fugir contigo a controlar todos os seus movimentos...uma ligação homem/máquina única. Com a tracção integral é tudo muito mais fácil mas também desinteressante e monótono...Quanto á parte do sem ter medo de acelerar á saída da curva, depois de conheceres o teu RWD perdes o medo, ganhas a confiança, e depois não queres outra coisa. È sempre uma emoção a viagem.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por homemdonorte

                                                          Ah e tal...mas olha que sabe ainda melhor, depois de conheceres o carro de 300cv, acelerar e vê-lo fugir contigo a controlar todos os seus movimentos...uma ligação homem/máquina única. Com a tracção integral é tudo muito mais fácil mas também desinteressante e monótono...Quanto á parte do sem ter medo de acelerar á saída da curva, depois de conheceres o teu RWD perdes o medo, ganhas a confiança, e depois não queres outra coisa. È sempre uma emoção a viagem.
                                                          Não é uma questão de ser fácil, porque um 4WD também foge de traseira. E o que não faltam são exemplos de 4WD que são tudo menos monótonos. :D

                                                          Sei por exemplo que um jipe igual ao meu Toyota em "modo" RWD se torna emocionante de conduzir ao ponto de patinar em 4ª em alcatrão.

                                                          E também não é uma questão de medo ou de confiança. É uma questão de poder aproveitar aquilo onde gasto o dinheiro todo o ano em todo o lado em quaisquer condições. ;)

                                                          PS: E antes de se falar na questão da chuva versus RWD, também ando num desses com piso molhado. :D

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                                                            #30
                                                            tudo bem há bons exemplos de 4WD emocionantes mas regra geral sabes bem que não é assim. Por exemplo um TT quattro a meu ver de emoção não tem nada excepto o motor a subir de rotação. Por exemplo um Carrera é muito mais emocionante do que um Carrera 4 etc. Quanto aos jipes não estou bem dentro do assunto mas é claro que um jipe com binário gigantesco deve ser complicado transmitir só as rodas de tras. Hoje em dia existem aqueles dispositvos electrónicos alguns com vários modos de permissão de abusos que pode ser uma optima escolha para quem quer um RWD divertido e seguro. Olha o meu carro é RWD não tem controlo de tracção nem de estabilidade e é o meu carro do dia-a-dia faça chuva faça sol. É uma questão de hábito. Tanto que sabe bem ir para as aulas ás 8:30 da manha com os animos ao rubro depois muitas rotundas. abraço

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