É o meu pai. Ele vai amanhã às finanças até por outra situação relacionada com o IUC ( só pérolas... ) e aproveita e se calhar fala disso.
Eu ainda estou nos 103 euros, porque o meu ainda é NEDC.
A malta do WLTP de facto anda nestas salganhadas......vamos ver até quando isto estoira publicamente.
Uma coisa é certa: há falhas entre Finanças/IMT/Alfândega.
Já agora LuisPedro, os carros a GPL não pagam menos, apesar de poluirem menos. Estive da outra vez a ler.
O que está previsto de pagar menos, são os carros exclusivamente a GPL. Que é coisa que não existe.
Enfim, que se há-de fazer....
Se bem que a diferença de lucro tambem não seria muita para o estado. Os carros a GPL são pouquíssimos.
Boas,
Vou dar como exemplo o meu caso pessoal.
Tenho um Megane IV 1.3TCE 140 DPF de 2019...o ano passado foi pago o valor de €137,14.
Este ano lembrei-me de ir ao site das finanças ver qual o valor a pagar...qual não é o meu espanto e aparece lá o valor de €171,70.
Pelo que deu para eu perceber contabilizaram como o meu carro emitisse mais que 141g/km de CO2 quando na realidade é de 139g/km.
Usei o atendimento e-balcão do próprio site das finanças a expor a situação e passado 1 semana estava corrigido o valor.
Este ano ficou igual ao ano anterior, €137,14.
Daí recomendar a toda a gente verificar no site das finanças se o valor é o correcto e, caso não, contactar as finanças a questionar a situação.![]()
Sim, é verdade. No entanto referia-me ao facto do GPL, enquanto combustível, resultar em menor emissão de CO2 em relação à gasolina, entre 10 a 12%.
Por exemplo, o Duster TCE 1000 100cv, emite 145g co2 na sua versão gasolina e 129g na versão bi-fuel
http://dsg-dacia.co.uk/uploads/documents/Duster.pdf
Em portugal, isto resulta que o proprietário do bi-fuel paga 103€ de IUC, enquanto o outro paga 137€...
Última edição por LuisPedro : 12-01-21 às 11:31:05
Agr imaginem aquele pessoal que nao resmunga confiando que é um aumento de impostos e acaba por pagar o valor €€€€€.
Cps
Vai haver muita gente a não verificar valores...a pagar...e o estado a arrecadar mais uns milhares de forma "incorrecta".![]()
Obrigado ao OP
Eu já tinha tirado a guia e nem tinha reparado no valor a mais, no meu caso 181,77€ em vez de 147,21€!
Por sorte ainda não tinha pago e calhou vir aqui espreitar.
Já submeti o pedido de correção no e-Balcão, a ver se são expeditos e se resolvem a questão da guia já emitida.
Ainda ontem, ao final da tarde, recebi a resposta da AT à reclamação que tinha apresentado no e-Balcão!
Na resposta apenas indicaram como proceder para anular a guia que já tinha emitido. Embora não refiram nada a respeito da correcção do valor do IUC, o que é certo é que agora já está o valor correto.
Mais uma vez obrigado ao OP por expor aqui o problema e espero que sirva de alerta para outros users.
Como li este tópico, fui verificar o IUC dos meus carros (ambos pré 07/07)
Um deles está igual ao habitual, o outro baixa uns 10€.
Achei muito estranho, mas não vou refilar claro.
Há anos que pago mais ou menos o mesmo por cada... 40 e picos euros.
Este ano um 40 e picos e outro 30 e picos... que se terá passado?
Até porque são ambos do mesmo ano... ambos de 2007 justamente. mesma cilindrada e tudo. Os valores da emissão é que podem ser diferentes.
Pois no meu a gasóleo que é para pagar no mês de Fevereiro baixou dos 146,79€ para 137,14€.
Não sei se é normal ou não, mas também não vou dizer nada :D
Pois não sei, era preciso eu estar dentro da AT para saber se estes enganos são recorrentes.
De qq forma acho que este topico não retrata o discurso barato de que tudo funciona mal e os politicos e administrativos do estado são todos uns ladrões.
Compreendo o que dizes mas acho que aqui apenas é 1 tópico técnico sobre 1 erro que à partida vai sair caro ao estado pois no futuro terá de devolver.
Não...em WLTP.
Essa informação é possível obter também no site das finanças, no separador "Veículos".
Deixo aqui o meu exemplo:
info_financas.jpg
P.S.: Deixo aqui a resposta da AT à minha exposição sobre o assunto:
AT
A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) agradece o seu contacto.
Na sequência da análise ao seu pedido, cumpre informar que foi detetada a incoerência e que a mesma já se encontra corrigida pelo que já é possível proceder à emissão da nota de cobrança do IUC com o valor correto.
Com os melhores cumprimentos
AT- Autoridade Tributária e Aduaneira
Última edição por Vipauer : 13-01-21 às 15:32:39
Já chegou à comunicação social.
https://www.rtp.pt/noticias/pais/iuc...Bh_DJ-9MbyMZNg