IUC de Dacia Duster aumenta para dobro. - Página 2

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Título: IUC de Dacia Duster aumenta para dobro.

  1. #31
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    Citação Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
    O contrario, pegam nos novos valores novos medidos (ou extrapolados) em WLTP e aplicam os escalões de NEDC...

    Basicamente, quem está de volta daquilo na autoridade tributária não percebe nada do assunto, ou o informático fez asneira da grossa.


    Os carros eram testados em NEDC para efeitos de homologação de consumos médios e emissões CO2... Dado ser um padrão bastante desatualizado que pouco espelhava a utilização real de dia-a-dia, foi substituído pelo ciclo WLTP, mais exigente e realista, daí as emissões e consumos médios terem, regra geral, subido.

    O problema é efetivamente o número de carros vendidos sem se saber muito bem qual a norma a que respeitam, dado que isso não é indicado no 'livrete'. O meu carro, 06/2019, foi-me vendido como 136 NEDC o primeiro IUC fazia referência a 158 WLTP... Ou seja, ele foi medido em NEDC mas a sua taxa foi actualizada para estar em concordância com a novo ciclo WLTP, resultando em 158 g/km WLTP. De qualquer forma, acabou por ser irrelevante dado que pertence ao mesmo escalão de custo em ambos os ciclos.


    O caso do tópico nada tem a ver, é um erro grosseiro no cálculo do IUC e deve ser reportado.
    É isso. Troquei-me lol.

    Mas tás a ver a pipa de massa que entretanto entra nas finanças.....


  2. #32
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    Citação Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
    O meu carro, o ano passado, teve três IUCs diferentes nos simuladores. No fim, tanto o meu como os outros que conheço, pagaram o que era suposto, sem qualquer intervenção de qualquer um dos "lesados". Este ano o meu já vai em 2 preços. um certo, outro errado, e ainda só vamos em dia 11.

    O que é que eu acho disto? Até o simulador deixar de ser simulador e passar a ter caracter vinculativo, é como fazer uma tempestade num copo que até podia ter água mas está vazio.

    Estes problemas no simulador são chatos para quem quer comprar carro novo ou importar, e precisa de fazer contas antes de o fazer. Quem tem o carro nas mãos e até já pagou o ano passado, só tem que se preocupar se, quando chegar à altura de pagar, aparecer um valor diferente do que é suposto (não é o caso).

    Barraca vai dar sempre. Não que haja razão para isso, é que hoje em dia tanto faz fazer bem, mal, assim assim, fazer ou não fazer, vai sempre haver ofendidos cheios de razão e verdade.
    Como assim?
    Se há valores cobrados erradamente, é normal que as pessoas fiquem fulas.

  3. #33
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    Citação Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
    É igual ao meu: 0.9 TCE GPL caixa manual 4x2 , não stepway.
    Infelizmente estás também a ser roubado... Esse carro, ainda para mais a GPL, nunca na vida passou de 108g NEDC para mais de 140g WLTP.


    Imagino a quantidade de pessoas na mesma situação...
    Última edição por LuisPedro : 11-01-21 às 17:45:03

  4. #34
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    Citação Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
    Infelizmente estás também a ser roubado... Esse carro, ainda para mais a GPL, nunca na vida passou de 108g NEDC para mais de 140g WLTP.


    Imagino a quantidade de pessoas na mesma situação...
    É o meu pai. Ele vai amanhã às finanças até por outra situação relacionada com o IUC ( só pérolas... ) e aproveita e se calhar fala disso.
    Eu ainda estou nos 103 euros, porque o meu ainda é NEDC.
    A malta do WLTP de facto anda nestas salganhadas......vamos ver até quando isto estoira publicamente.
    Uma coisa é certa: há falhas entre Finanças/IMT/Alfândega.

  5. #35
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    Já agora LuisPedro, os carros a GPL não pagam menos, apesar de poluirem menos. Estive da outra vez a ler.

    O que está previsto de pagar menos, são os carros exclusivamente a GPL. Que é coisa que não existe.

    Enfim, que se há-de fazer....

    Se bem que a diferença de lucro tambem não seria muita para o estado. Os carros a GPL são pouquíssimos.


  6. #36
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    Boas,

    Vou dar como exemplo o meu caso pessoal.

    Tenho um Megane IV 1.3TCE 140 DPF de 2019...o ano passado foi pago o valor de €137,14.

    Este ano lembrei-me de ir ao site das finanças ver qual o valor a pagar...qual não é o meu espanto e aparece lá o valor de €171,70.

    Pelo que deu para eu perceber contabilizaram como o meu carro emitisse mais que 141g/km de CO2 quando na realidade é de 139g/km.

    Usei o atendimento e-balcão do próprio site das finanças a expor a situação e passado 1 semana estava corrigido o valor.
    Este ano ficou igual ao ano anterior, €137,14.


    Daí recomendar a toda a gente verificar no site das finanças se o valor é o correcto e, caso não, contactar as finanças a questionar a situação.
    mpereira gosta disto.

  7. #37
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    Citação Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
    Já agora LuisPedro, os carros a GPL não pagam menos, apesar de poluirem menos. Estive da outra vez a ler.

    O que está previsto de pagar menos, são os carros exclusivamente a GPL. Que é coisa que não existe.

    Enfim, que se há-de fazer....

    Se bem que a diferença de lucro tambem não seria muita para o estado. Os carros a GPL são pouquíssimos.


    Existe carros "exclusivamente" a gás... os que funcionam a gás natural... só que em Portugal as vendas terão sido residuais, devido às poucas estações de serviço existentes.

  8. #38
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    Citação Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
    Já agora LuisPedro, os carros a GPL não pagam menos, apesar de poluirem menos. Estive da outra vez a ler.

    O que está previsto de pagar menos, são os carros exclusivamente a GPL. Que é coisa que não existe.

    Enfim, que se há-de fazer....

    Se bem que a diferença de lucro tambem não seria muita para o estado. Os carros a GPL são pouquíssimos.
    Sim, é verdade. No entanto referia-me ao facto do GPL, enquanto combustível, resultar em menor emissão de CO2 em relação à gasolina, entre 10 a 12%.

    Por exemplo, o Duster TCE 1000 100cv, emite 145g co2 na sua versão gasolina e 129g na versão bi-fuel

    http://dsg-dacia.co.uk/uploads/documents/Duster.pdf

    Em portugal, isto resulta que o proprietário do bi-fuel paga 103€ de IUC, enquanto o outro paga 137€...
    Última edição por LuisPedro : 12-01-21 às 11:31:05
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  9. #39
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    Citação Originalmente Colocado por nto Ver Post
    Existe carros "exclusivamente" a gás... os que funcionam a gás natural... só que em Portugal as vendas terão sido residuais, devido às poucas estações de serviço existentes.
    Ligeiros? Pensava que era só pesados.

  10. #40
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    Citação Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
    Ligeiros? Pensava que era só pesados.


    O grupo VW,,, já vendeu... não sei se ainda vende (isto em Portugal).

    Até na FORD por exemplo... também chegou a existir.

  11. #41
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    Agr imaginem aquele pessoal que nao resmunga confiando que é um aumento de impostos e acaba por pagar o valor €€€€€.

    Cps

  12. #42
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    Vai haver muita gente a não verificar valores...a pagar...e o estado a arrecadar mais uns milhares de forma "incorrecta".

  13. #43
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    Obrigado ao OP

    Eu já tinha tirado a guia e nem tinha reparado no valor a mais, no meu caso 181,77€ em vez de 147,21€!
    Por sorte ainda não tinha pago e calhou vir aqui espreitar.
    Já submeti o pedido de correção no e-Balcão, a ver se são expeditos e se resolvem a questão da guia já emitida.

  14. #44
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    Citação Originalmente Colocado por nto Ver Post
    O grupo VW,,, já vendeu... não sei se ainda vende (isto em Portugal).

    Até na FORD por exemplo... também chegou a existir.
    Ok, mas de qq forma é marginal e no mundo dos ligeiros é....o mesmo que nada, para o caso de GPL.

  15. #45
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    Citação Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
    Ok, mas de qq forma é marginal e no mundo dos ligeiros é....o mesmo que nada, para o caso de GPL.

    Claro que existem, mas que de facto acabam por ser residuais em Portugal, pela falta de postos...

  16. #46
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    Citação Originalmente Colocado por Vipauer Ver Post
    Boas,

    Vou dar como exemplo o meu caso pessoal.

    Tenho um Megane IV 1.3TCE 140 DPF de 2019...o ano passado foi pago o valor de €137,14.

    Este ano lembrei-me de ir ao site das finanças ver qual o valor a pagar...qual não é o meu espanto e aparece lá o valor de €171,70.

    Pelo que deu para eu perceber contabilizaram como o meu carro emitisse mais que 141g/km de CO2 quando na realidade é de 139g/km.

    Usei o atendimento e-balcão do próprio site das finanças a expor a situação e passado 1 semana estava corrigido o valor.
    Este ano ficou igual ao ano anterior, €137,14.


    Daí recomendar a toda a gente verificar no site das finanças se o valor é o correcto e, caso não, contactar as finanças a questionar a situação.
    Isso em NEDC?

    Um dos carros cá de casa em ciclo NEDC pagaria esses 137.14€, mas em ciclo WLTP (foi homologado assim) paga 171.170€ por 2 gramas. É o que é...

  17. #47
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    Citação Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
    Como assim?
    Se há valores cobrados erradamente, é normal que as pessoas fiquem fulas.
    Mesmo que não haja, vai sempre haver ofendidos, não interessa o motivo. É moda

    Ficar fulo na internet é muito fixe e dá muitos likes, mas não é lá que se resolvem esses problemas.

    Apesar da publicidade e discurso da moda, são mesmo casos pontuais
    nto gosta disto.

  18. #48
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    Citação Originalmente Colocado por PP Ver Post
    Obrigado ao OP

    Eu já tinha tirado a guia e nem tinha reparado no valor a mais, no meu caso 181,77€ em vez de 147,21€!
    Por sorte ainda não tinha pago e calhou vir aqui espreitar.
    Já submeti o pedido de correção no e-Balcão, a ver se são expeditos e se resolvem a questão da guia já emitida.
    Ainda ontem, ao final da tarde, recebi a resposta da AT à reclamação que tinha apresentado no e-Balcão!

    Na resposta apenas indicaram como proceder para anular a guia que já tinha emitido. Embora não refiram nada a respeito da correcção do valor do IUC, o que é certo é que agora já está o valor correto .

    Mais uma vez obrigado ao OP por expor aqui o problema e espero que sirva de alerta para outros users.
    nto e NerdySpam gostam disto.

  19. #49
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    Citação Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
    Mesmo que não haja, vai sempre haver ofendidos, não interessa o motivo. É moda

    Ficar fulo na internet é muito fixe e dá muitos likes, mas não é lá que se resolvem esses problemas.

    Apesar da publicidade e discurso da moda, são mesmo casos pontuais
    Como é que sabes? Tens acesso à base de dados da AT?

    Em 40 respostas de tópico haver 4 ou 5 casos parece-me tudo menos pontual.
    Última edição por LuisPedro : 13-01-21 às 11:34:04
    Drive4Fun e NerdySpam gostam disto.

  20. #50
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    Como li este tópico, fui verificar o IUC dos meus carros (ambos pré 07/07)

    Um deles está igual ao habitual, o outro baixa uns 10€.

    Achei muito estranho, mas não vou refilar claro.

    Há anos que pago mais ou menos o mesmo por cada... 40 e picos euros.

    Este ano um 40 e picos e outro 30 e picos... que se terá passado?

  21. #51
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    Citação Originalmente Colocado por 00bjz00 Ver Post
    Como li este tópico, fui verificar o IUC dos meus carros (ambos pré 07/07)

    Um deles está igual ao habitual, o outro baixa uns 10€.

    Achei muito estranho, mas não vou refilar claro.

    Há anos que pago mais ou menos o mesmo por cada... 40 e picos euros.

    Este ano um 40 e picos e outro 30 e picos... que se terá passado?



    Estranho...

    Ainda que há uns anos... com o decorrer de antiguidade da viatura, passava para outro escalão e passava a pagar menos.

    Mas esse regime, entretanto foi "congelado" e isso não ocorre (mudança de escalão por antiguidade)
    00bjz00 gosta disto.

  22. #52
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    Até porque são ambos do mesmo ano... ambos de 2007 justamente. mesma cilindrada e tudo. Os valores da emissão é que podem ser diferentes.

  23. #53
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    Pois no meu a gasóleo que é para pagar no mês de Fevereiro baixou dos 146,79€ para 137,14€.
    Não sei se é normal ou não, mas também não vou dizer nada :D
    00bjz00 gosta disto.

  24. #54
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    Citação Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
    Mesmo que não haja, vai sempre haver ofendidos, não interessa o motivo. É moda

    Ficar fulo na internet é muito fixe e dá muitos likes, mas não é lá que se resolvem esses problemas.

    Apesar da publicidade e discurso da moda, são mesmo casos pontuais
    Pois não sei, era preciso eu estar dentro da AT para saber se estes enganos são recorrentes.
    De qq forma acho que este topico não retrata o discurso barato de que tudo funciona mal e os politicos e administrativos do estado são todos uns ladrões.
    Compreendo o que dizes mas acho que aqui apenas é 1 tópico técnico sobre 1 erro que à partida vai sair caro ao estado pois no futuro terá de devolver.

  25. #55
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    Citação Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
    Isso em NEDC?

    Um dos carros cá de casa em ciclo NEDC pagaria esses 137.14€, mas em ciclo WLTP (foi homologado assim) paga 171.170€ por 2 gramas. É o que é...

    Não...em WLTP.

    Essa informação é possível obter também no site das finanças, no separador "Veículos".

    Deixo aqui o meu exemplo:
    info_financas.jpg





    P.S.: Deixo aqui a resposta da AT à minha exposição sobre o assunto:

    AT

    A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) agradece o seu contacto.
    Na sequência da análise ao seu pedido, cumpre informar que foi detetada a incoerência e que a mesma já se encontra corrigida pelo que já é possível proceder à emissão da nota de cobrança do IUC com o valor correto.
    Com os melhores cumprimentos
    AT- Autoridade Tributária e Aduaneira
    Última edição por Vipauer : 13-01-21 às 15:32:39
    Eliselotus, Ecoflex and A4B5 like this.

  26. #56
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    Citação Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
    Como é que sabes? Tens acesso à base de dados da AT?

    Em 40 respostas de tópico haver 4 ou 5 casos parece-me tudo menos pontual.
    Se souberes onde procurar, chegas à info que precisas.

    Com base nos 4/5 casos em 40 posts, quantos casos haverá em pt? 10% do parque automóvel? Menos? Mais?

  27. #57
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    Citação Originalmente Colocado por Vipauer Ver Post
    Não...em WLTP.

    Essa informação é possível obter também no site das finanças, no separador "Veículos".

    Deixo aqui o meu exemplo:




    P.S.: Deixo aqui a resposta da AT à minha exposição sobre o assunto:

    AT

    A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) agradece o seu contacto.
    Na sequência da análise ao seu pedido, cumpre informar que foi detetada a incoerência e que a mesma já se encontra corrigida pelo que já é possível proceder à emissão da nota de cobrança do IUC com o valor correto.
    Com os melhores cumprimentos
    AT- Autoridade Tributária e Aduaneira
    O meu tem 1499cc e os mesmos 103Kw de potência, mas emite 142g de CO2 em WLTP. Passa para o escalão seguinte.

  28. #58
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    Já chegou à comunicação social.

    https://www.rtp.pt/noticias/pais/iuc...Bh_DJ-9MbyMZNg

  29. #59
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    Citação Originalmente Colocado por elzeus Ver Post
    No grupo do Ford Focus houve pessoal a queixar-se do mesmo (embora o aumento não fosse tão grande, passou de 103€ para 137€).
    No entanto o pessoal reclamou e a AT reconheceu o erro e corrigiu. Aconcelho a que o teu amigo peça esclarecimento na AT.
    Com o meu carro acontece o mesmo este ano sobe para 137,nao sei porquê

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