Anúncio

Collapse
No announcement yet.

IUC de Dacia Duster aumenta para dobro.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    IUC de Dacia Duster aumenta para dobro.

    Boas.
    Tenho um amigo que tem um Dacia Duster 1600 a GPL de 2019 que me mostrou no site das finanças que o IUC tinha subido de 2020 para 2021 praticamente para o dobro.
    Custou-me a acreditar, mas de facto é verdade de 170€ passou para 330€.
    Andei a tentar perceber o aumento e pareceu-me ter a ver com forma de cálculo da emissões poluentes (NEDC ou WLTP).

    O que é estranho é que num ano foi calculado usando uma formula e este ano está a ser usada outra, o que faz com que os carros que emitem até 180g/km paguem 171€ e os que emitirem 181g/km em diante paguem 327€ o DACIA emite 182g/km.
    Ou seja por UMA grama a diferença é praticamente o dobro do preço!!
    Acho a situação caricata..




    Ao tentar pesquisar as diferenças e o porquê das formulas NEDC ou WLTP a informação não é muito clara e o mais estranho é no ano passado terem usado uma formula e neste estarem a usar outra...

    Saber se é NEDC ou WLTP

    De forma muito simples, para não complicar, NEDC e WLTP são métodos de medir as emissões de CO2.
    Como saber se um carro é NEDC ou WLTP? Vendo a documentação do carro - DUA, COC, manual, sítio do fabricante, etc.
    Se a documentação não estiver disponível, em geral é assim (pode haver excepções):
    • automóveis novos vendidos até 2017 são NEDC
    • automóveis novos vendidos em 2018 e 2019 podem ser NEDC ou WLTP
    • automóveis novos vendidos em 2018 são maioritariamente NEDC
    • automóveis novos vendidos em 2019 são maioritariamente WLTP
    • qualquer automóvel novo vendido a partir de 2020 é WLTP

    O mesmo carro (modelo/versão) pode ter sido medido pelos dois métodos mas, só pagará consoante aquele com que foi matriculado - acontece especialmente nos carros vendidos em novo nos anos 2018 e 2019 (não se aplica a carros vendidos novos noutros anos).
    Na dúvida, simule pelos dois métodos para ficar com uma ideia de ambos os valores.
    Tenha em atenção que as emissões pelo método WLTP são sempre mais elevadas, cuidado para não cometer o erro de simular pelo método WLTP com os valores de CO2 do método NEDC - os valores e os escalões são sempre diferentes pelo que se cometer este erro o resultado da simulação poderá estar incorrecto.
    Ficheiros anexados

    #2
    Originalmente Colocado por NerdySpam Ver Post
    Boas.
    Tenho um amigo que tem um Dacia Duster 1600 a GPL de 2019 que me mostrou no site das finanças que o IUC tinha subido de 2020 para 2021 praticamente para o dobro.
    Custou-me a acreditar, mas de facto é verdade de 170€ passou para 330€.
    Andei a tentar perceber o aumento e pareceu-me ter a ver com forma de cálculo da emissões poluentes (NEDC ou WLTP).

    O que é estranho é que num ano foi calculado usando uma formula e este ano está a ser usada outra, o que faz com que os carros que emitem até 180g/km paguem 171€ e os que emitirem 181g/km em diante paguem 327€ o DACIA emite 182g/km.
    Ou seja por UMA grama a diferença é praticamente o dobro do preço!!
    Acho a situação caricata..




    Ao tentar pesquisar as diferenças e o porquê das formulas NEDC ou WLTP a informação não é muito clara e o mais estranho é no ano passado terem usado uma formula e neste estarem a usar outra...
    É pedir esclarecimentos à AT ...

    Comentário


      #3
      Dacia de 2019 sempre pagou IUC pela tabela WLTP. Qual é a novidade?

      Já agora, tem jante 16 ou 17? Se tiver 17, sempre são mais alguns gramas e faz passar de escalão.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
        Dacia de 2019 sempre pagou IUC pela tabela WLTP. Qual é a novidade?

        Já agora, tem jante 16 ou 17? Se tiver 17, sempre são mais alguns gramas e faz passar de escalão.
        Ele o ano passado pagou 170€ e este ano está a aparecer nas finanças para pagar 330€ o que acaba por ser uma GRANDE novidade não? Pelo menos para mim seria..

        O tamanho das jantes não lhe perguntei, mas tenho a impressão que são 16.

        Comentário


          #5
          isso não será anticonstitucional ou coisa que o valha? por 2 gramas paga mais, mas isso acontece a todos. agora num ano pagar uma coisa e noutro outra, isso é completamente absurdo. caso n
          ao dessem uma solução na hora, seria de escrever uma carta à AT e referir isso mesmo, que num ano paga uma coisa e noutro paga outra, sem aviso nenhum, sem alterações escritas nem nada.

          Comentário


            #6
            O erro da AT pode ter sido no passado, e chamar a atenção para ele pode dar despesa

            Se bem que a AT não se faça rogada em cobrar correcções que faz por si própria - uma vez no rendimento de um familiar houve uma correcção de número de artigo numa parcela (trabalho vs. pensão) que deu direito a pagar mais mil euros de IRS dois anos depois. E o original tinha sido por preenchimento automático

            Comentário


              #7
              Pois isto é de facto peculiar até as definições das normas NEDC ou WLTP são tudo menos claras.

              • automóveis novos vendidos até 2017 são NEDC
              • automóveis novos vendidos em 2018 e 2019 podem ser NEDC ou WLTP
              • automóveis novos vendidos em 2018 são maioritariamente NEDC
              • automóveis novos vendidos em 2019 são maioritariamente WLTP
              • qualquer automóvel novo vendido a partir de 2020 é WLTP


              Quer dizer o dele foi matriculado em 2019 e pode ser NEDC ou WLTP, o ano passado foi considerado WLTP, este ano estão a considerar NEDC...

              Mas de facto por 2 gramas pagar quase o dobro é uma formula de cálculo manhosa e nem quero imaginar aqueles que têm 181g/km ou seja de 180 para 181 o IUC passa para o dobro :D
              Acho que devia existir alguma progressividade, mas o mais certo é o governo aumentar o IUC dos que estão abaixo para equiparar os mais caros..

              Comentário


                #8
                Já agora, que valores de CO2 indica o DUA do veículo?

                O Dacia Duster passa, por exemplo, de 140 gr/Km para 141 gr/Km caso tenha a roda sobressalente quando colocada em opção.

                Comentário


                  #9
                  Alguma coisa aí não está bem.

                  As emissões desse carro situam-se entre 139 e 141 NEDC OU 181 a 182 g/km em WLTP. As emissões corrigidas são de facto superiores na norma WLTP porém o 'escalão' nesta norma engloba entre 141 a 205 g/km.

                  Em ambos os casos, paga os 171€.

                  Comentário


                    #10
                    As emissões que estão no site das finanças nas características do veiculo são 182g/km, julgo que no livrete esteja igual.

                    Ou seja a partir de 181g/km em NEDC são 327,22€, no ano anterior ele pagou 170€ dando a entender que foi usada a norma WLTP para o cálculo.

                    Não faz nenhum sentido agora estarem a usar outra norma para cálculo.. agravando para o dobro.

                    Isto para mim é novidade nem sabia destas normas. "xpto"

                    O meu carro a gasóleo até baixou de 146€ para 137€ este ano e no a gasolina que comprei o ano passado vou pagar 103€.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por NerdySpam Ver Post
                      As emissões que estão no site das finanças nas características do veiculo são 182g/km, julgo que no livrete esteja igual.

                      Ou seja a partir de 181g/km em NEDC são 327,22€, no ano anterior ele pagou 170€ dando a entender que foi usada a norma WLTP para o cálculo.

                      Não faz nenhum sentido agora estarem a usar outra norma para cálculo.. agravando para o dobro.

                      Isto para mim é novidade nem sabia destas normas. "xpto"

                      O meu carro a gasóleo até baixou de 146€ para 137€ este ano e no a gasolina que comprei o ano passado vou pagar 103€.
                      Isso que estás a dizer não faz sentido nenhum. As emissões em método WLTP são sempre superiores às do mesmo carro em NEDC.
                      Estão a simular isso tudo mal no simulador.
                      Vê mas é o que aparece no livrete.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por ffar00 Ver Post
                        Isso que estás a dizer não faz sentido nenhum. As emissões em método WLTP são sempre superiores às do mesmo carro em NEDC.
                        Estão a simular isso tudo mal no simulador.
                        Vê mas é o que aparece no livrete.
                        Esta ai exatamente o erro.

                        No ano passado usaram a tabela WLTP e as emissoies WLTP.

                        Este ano estao a utilizar as emissoes WLTP mas a tabela NEDC !

                        Esse carro pelo que pude apurar faz cerca de 150g NEDC e 180 WLTP.

                        Comentário


                          #13
                          Alguém leu o que eu escrevi?

                          NEDC entre 121 e 180 g/km paga 171€, acima de 180 g/km paga 327€
                          WLTP entre 141 e 205 g/km paga 171€, acima de 205 g/km paga 327€


                          O carro emite 139-141 g/km na norma NEDC e 181-182 g/km em WLTP. Não misturem as duas normal porque têm limites de co2 diferentes em cada escalão.

                          O post inicial tem a simulação mal feita, o carro emite entre 139 e 141 g/km em NEDC.

                          Esse carro paga 171€ de IUC.
                          Editado pela última vez por LuisPedro; 11 January 2021, 09:32.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                            Alguém leu o que eu escrevi?

                            NEDC entre 121 e 180 g/km paga 171€, acima de 180 g/km paga 327€
                            WLTP entre 141 e 205 g/km paga 171€, acima de 205 g/km paga 327€


                            O carro emite 139-141 g/km na norma NEDC e 181-182 g/km em WLTP. Não misturem as duas normal porque têm limites de co2 diferentes em cada escalão.

                            O post inicial tem a simulação mal feita, o carro emite entre 139 e 141 g/km em NEDC.

                            Esse carro paga 171€ de IUC.
                            O erro foi das financas o OP estava apenas a tentar perceber qual foi o erro quando fez essa simulacao.

                            Comentário


                              #15
                              No grupo do Ford Focus houve pessoal a queixar-se do mesmo (embora o aumento não fosse tão grande, passou de 103€ para 137€).
                              No entanto o pessoal reclamou e a AT reconheceu o erro e corrigiu. Aconcelho a que o teu amigo peça esclarecimento na AT.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por NothingFace Ver Post
                                O erro foi das financas o OP estava apenas a tentar perceber qual foi o erro quando fez essa simulacao.
                                Pois... Bico de obra para resolver.

                                Engraçado que os 'erros' prejudicam sempre o mesmo lado...
                                Editado pela última vez por LuisPedro; 11 January 2021, 09:45.

                                Comentário


                                  #17
                                  É muita massa! Estamos a falar de mais 160 euros/ano! Se mantiver o carro nem que seja apenas mais 5 anos são 800 biscas e será mais difícil de vender porque o potencial comprador vai ficar assustado com esse IUC!

                                  Vou ficar atento ao dos carros lá de casa também!!!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por elzeus Ver Post
                                    No grupo do Ford Focus houve pessoal a queixar-se do mesmo (embora o aumento não fosse tão grande, passou de 103€ para 137€).
                                    No entanto o pessoal reclamou e a AT reconheceu o erro e corrigiu. Aconcelho a que o teu amigo peça esclarecimento na AT.
                                    Confirmo que também tinha visto no site das finanças o IUC do meu 2008 1.2 (de 2020) passar este ano para 137€ e hoje já voltou aos 103€ (que paguei 2020).

                                    Comentário


                                      #19
                                      Acabei de simular do 500x 1.3 Diesel, manteve os 108.14€

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por ffar00 Ver Post
                                        Isso que estás a dizer não faz sentido nenhum. As emissões em método WLTP são sempre superiores às do mesmo carro em NEDC.
                                        Estão a simular isso tudo mal no simulador.
                                        Vê mas é o que aparece no livrete.
                                        Usamos o simulador para tentar perceber o porquê de no site das FINANÇAS este ano estar para pagar 327€ quando no ano anterior aparece lá 170€ pagos...

                                        Mas ainda faltam 2 ou 3 meses para o pagamento, ele pagou de outro carro e viu aquele valor do Dacia e ficou a bater mal (pudera).
                                        Talvez aguardar mais 1 mês a ver se actualizam o valor se não o melhor será mesmo pedir esclarecimento à AT.

                                        Obrigado pelas dicas.
                                        Editado pela última vez por NerdySpam; 11 January 2021, 13:20.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                                          Alguém leu o que eu escrevi?

                                          NEDC entre 121 e 180 g/km paga 171€, acima de 180 g/km paga 327€
                                          WLTP entre 141 e 205 g/km paga 171€, acima de 205 g/km paga 327€


                                          O carro emite 139-141 g/km na norma NEDC e 181-182 g/km em WLTP. Não misturem as duas normal porque têm limites de co2 diferentes em cada escalão.

                                          O post inicial tem a simulação mal feita, o carro emite entre 139 e 141 g/km em NEDC.

                                          Esse carro paga 171€ de IUC.
                                          Ora aí está o problema.
                                          O 2º Sandero cá de casa, de 2019, está no mesmo bico de obra, em vez de pagar 103 euros como o meu, paga 137 , e tudo porque, segundo o que analisei no ano passado, eles metem os valores NEDC na nova tabela WLTP.
                                          De qualquer forma o proprietário do carro foi às finanças, e eles ficaram baralhados.
                                          Mas acabaram por ganhar, porque a funcionária foi buscar o papel da alfândega, e lá já mostra um valor WLTP diferente.

                                          Eu nem sei que diga....

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                            É muita massa! Estamos a falar de mais 160 euros/ano! Se mantiver o carro nem que seja apenas mais 5 anos são 800 biscas e será mais difícil de vender porque o potencial comprador vai ficar assustado com esse IUC!

                                            Vou ficar atento ao dos carros lá de casa também!!!
                                            É de ficar atento é.

                                            Há uns bons meses eu acho que tinha alertado para isto no topico do IUC mas n surtiu grande efeito.

                                            Só para quem paga é que surte

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por NothingFace Ver Post
                                              Esta ai exatamente o erro.

                                              No ano passado usaram a tabela WLTP e as emissoies WLTP.

                                              Este ano estao a utilizar as emissoes WLTP mas a tabela NEDC !

                                              Esse carro pelo que pude apurar faz cerca de 150g NEDC e 180 WLTP.
                                              E mesmo o ano passado fizeram isso !

                                              Isto ainda vai dar barraca....

                                              Comentário


                                                #24
                                                NEDC= com vaselina!

                                                WLTP= à bruta ou, quando muito, um pouco de saliva!!!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Pois mas ó petrus, se é pa nos fuckingar, ao menos que paguem, e não o inverso !

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    O meu carro, o ano passado, teve três IUCs diferentes nos simuladores. No fim, tanto o meu como os outros que conheço, pagaram o que era suposto, sem qualquer intervenção de qualquer um dos "lesados". Este ano o meu já vai em 2 preços. um certo, outro errado, e ainda só vamos em dia 11.

                                                    O que é que eu acho disto? Até o simulador deixar de ser simulador e passar a ter caracter vinculativo, é como fazer uma tempestade num copo que até podia ter água mas está vazio.

                                                    Estes problemas no simulador são chatos para quem quer comprar carro novo ou importar, e precisa de fazer contas antes de o fazer. Quem tem o carro nas mãos e até já pagou o ano passado, só tem que se preocupar se, quando chegar à altura de pagar, aparecer um valor diferente do que é suposto (não é o caso).

                                                    Barraca vai dar sempre. Não que haja razão para isso, é que hoje em dia tanto faz fazer bem, mal, assim assim, fazer ou não fazer, vai sempre haver ofendidos cheios de razão e verdade.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                      Ora aí está o problema.
                                                      O 2º Sandero cá de casa, de 2019, está no mesmo bico de obra, em vez de pagar 103 euros como o meu, paga 137 , e tudo porque, segundo o que analisei no ano passado, eles metem os valores NEDC na nova tabela WLTP.
                                                      De qualquer forma o proprietário do carro foi às finanças, e eles ficaram baralhados.
                                                      Mas acabaram por ganhar, porque a funcionária foi buscar o papel da alfândega, e lá já mostra um valor WLTP diferente.

                                                      Eu nem sei que diga....
                                                      O contrario, pegam nos novos valores novos medidos (ou extrapolados) em WLTP e aplicam os escalões de NEDC...

                                                      Basicamente, quem está de volta daquilo na autoridade tributária não percebe nada do assunto, ou o informático fez asneira da grossa.


                                                      Os carros eram testados em NEDC para efeitos de homologação de consumos médios e emissões CO2... Dado ser um padrão bastante desatualizado que pouco espelhava a utilização real de dia-a-dia, foi substituído pelo ciclo WLTP, mais exigente e realista, daí as emissões e consumos médios terem, regra geral, subido.

                                                      O problema é efetivamente o número de carros vendidos sem se saber muito bem qual a norma a que respeitam, dado que isso não é indicado no 'livrete'. O meu carro, 06/2019, foi-me vendido como 136 NEDC o primeiro IUC fazia referência a 158 WLTP... Ou seja, ele foi medido em NEDC mas a sua taxa foi actualizada para estar em concordância com a novo ciclo WLTP, resultando em 158 g/km WLTP. De qualquer forma, acabou por ser irrelevante dado que pertence ao mesmo escalão de custo em ambos os ciclos.


                                                      O caso do tópico nada tem a ver, é um erro grosseiro no cálculo do IUC e deve ser reportado.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                        O 2º Sandero cá de casa, de 2019, está no mesmo bico de obra, em vez de pagar 103 euros como o meu, paga 137 , e tudo porque, segundo o que analisei no ano passado, eles metem os valores NEDC na nova tabela WLTP.
                                                        Motor e versão? CVT? 4x4?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Não é caso único: https://impostosobreveiculos.info/iu...021/#principal

                                                          O simulador está correcto, o problema parece estar na troca de emissões ou de protocolos de emissões (que têm escalões diferentes) na base de dados da AT, que por sua vez tem origem no IMT.

                                                          Na dúvida calculem o IUC manualmente, as instruções estão aqui: https://impostosobreveiculos.info/iu...-2021/#Jul2007

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                                                            Motor e versão? CVT? 4x4?
                                                            É igual ao meu: 0.9 TCE GPL caixa manual 4x2 , não stepway.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X