Anúncio

Collapse
No announcement yet.

(Grandes) descidas de segmento na troca de carro

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Mercado] (Grandes) descidas de segmento na troca de carro

    Bom dia!

    Este é para ser um tópico não demasiado sério, mas que pode expor algumas histórias engraçadas.

    Então, basicamente o que quero saber é de casos que conheçam em que alguém vosso conhecido, não interessa muito por que razões, ao trocar de carro desceu pelo menos 2 segmentos ou passou, por exemplo, para um carro com metade da potência, etc. A idade não é factor aqui.

    Dou como exemplo o de um conhecido que passou de um BMW 725tds para uma... Skoda Fabia 1.4 TDI!

    E vocês, que situações deste tipo conhecem?
    Editado pela última vez por LinoMarques; 04 February 2021, 11:27.

    #2
    Às vezes não são histórias engraçadas. São situações financeiras que se deterioram, perda de emprego, divórcios... a vida dá muitas voltas e nem sempre para melhor.

    Comentário


      #3
      Conheci quem tivesse trocado um E34 por um Clio 0kms.

      Não foi questão monetária (pelo que se soubesse).

      Comentário


        #4
        Há muitos anos, quando decidi sair de casa dos paizinhos e ter a minha primeira casa, troquei um Fiat Barchetta com 50.000 km por um Clio mais antigo e com 130.000 km.
        Basicamente, usava muito pouco o carro e ia para uma casa sem garagem. Ou seja, o carro ia ficar muito tempo parado na rua. Nesse sentido, vendi e fui à procura de um "xaço".

        Ainda tive esse Clio durante 6 anos. Não me afetou nada, sinceramente. Até me deu mais jeito.

        Comentário


          #5
          O meu pai tinha um jaguar XJ 2.7d que tinha comprado novo e deu problemas chatos de eletrónica e passados 3 ou 4 anos trocou por um DS3 1.6 THP.

          Eu passei dum saab 9-3 2.8 V6 Turbo de 255cv com 9 anos para um 106 rallye com 25 anos.
          Editado pela última vez por LuisAlmeida1234; 03 February 2021, 11:26.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
            Conheci quem tivesse trocado um E34 por um Clio 0kms.

            Não foi questão monetária (pelo que se soubesse).
            Olha, o e34 que deu origem ao meu nick foi trocado por um Clio Storia dci com 5 anos e 140 mil km. O meu irmão era estudante, precisava de um carro económico e o e34 estava a dar problemas.

            Comentário


              #7
              Já troquei muitas vezes de carros, umas vezes para mais recentes e mais potentes outras vezes o contrário.
              Felizmente nunca por questões monetárias

              Ora as minhas trocas:

              Ibiza 1.2 2004 por Ceed SW 1.6 Crdi 2010

              Ibiza 1.9 Tdi 2000 por Fiat 500 1.2 de 2009

              Ceed SW 1.6 Crdi 2010 por 308 SW 1.6 Hdi de 2008

              308 SW 1.6 Hdi de 2008 por Touran 1.4 TSI 2006

              Touran 1.4 TSI 2006 por F45 1.5d de 2015

              Fiat 500 1.2 por Kadjar 1.6 Dci 2016

              F45 1.5d de 2015 por F34 2.0d de 2013

              Kadjar 1.6 Dci 2016 por G. Vitara 2.0Td de 1998

              E é isto. Motivo? Panca da hora. [emoji23]

              Em nenhuma das situações senti despromoção na troca quer fosse pelo ano, pela cilindrada ou segmento.

              Foi apenas e só porque na hora me apeteceu.
              Editado pela última vez por MikePug82; 03 February 2021, 11:39.

              Comentário


                #8
                O meu pai passou de um R11 TSE de 84 para um Clio 1.1 RL de 91.

                Comentário


                  #9
                  Pessoalmente, e graças a Deus, nunca me vi "forçado" a descer radicalmente de segmento. A única vez que o fiz foi 1 segmento e por opção. Como carro principal gosto sempre de ter algo espaçoso. No entanto, não ponho de parte um dia descer do meu actual segmento E para um C, desde que seja um dos mais espaçosos da categoria.

                  Comentário


                    #10
                    Bem, o meu pai começou por trocar uma macal por um corsa A em 94

                    Em 98 ele troca o corsa A 1.2 por um corsa B 1.0 (o manco dos mancos)

                    em 2009 troca o manco pelo corolla de 2002 que ainda o mantem hoje. eu fico com o manco.

                    mantenho o manco e a macal até 2017 quando compro o auris de 2007 que tenho hoje

                    No meu caso foi sempre a promover, exceto quando houve a troca do corsa A pelo manco

                    Comentário


                      #11
                      Nunca fui promovido nem despromovido. Sempre na mesma linha e com o mesmo veiculo em 13 anos de carta.

                      Mas dado o veiculo em causa (106), se fosse para um panda, i10, celerio, a despromoção nem seria por aí além. Até teria melhorias no campo da habitabilidade.

                      Comentário


                        #12
                        Megane de 2004 -» C3 de 2011

                        A4 de 2000 por um Clio de 2010

                        Razão ? Apeteceu-me

                        Agora acho que baixar de segmentos em que exista 10 anos de diferença, acabamos por não sentir nada devido á evolução dos segmentos.

                        Hoje em dia um Clio de 2020 parece uma nave a comparar com um Megane de 2004.

                        Comentário


                          #13
                          Epah percebo perfeitamente o ponto do Lino.

                          Qdo precisamos de alguma coisa mais adequada a um propósito é uma coisa.

                          Outra coisa é uma pessoa querer continuar a ter niveis de conforto/performance/refinamento whatever de um Classe E 6 cilindros de 2008 e troca por um cla 220.

                          Comentário


                            #14
                            Seja que situação for, a vida corra bem ou menos bem, existe um patamar que nunca irei ultrapassar na compra de um carro, que são os 60 mil euros (PVP).
                            Esse valor só seria ultrapassado se me saísse o Euromilhões mas como deixei de jogar não me saí de certeza.
                            Adoro carros mas é um mau investimento, se puder comprar um carro de 40 mil euros que preencha os requisitos que procuro ou valorizo não vou gastar mais ou se estiver indeciso entre o modelo x e modelo y, compro o mais barato.

                            Cumps

                            Comentário


                              #15
                              S500 -> smart for two

                              Ganhei?

                              Comentário


                                #16
                                A nível pessoal, 2 segmentos nunca ocorreu. Mas não vejo que tenha de ser um problema. Há várias razões para o fazer e por vezes nem é uma questão económica. É uma questão de estilo de vida.

                                Comentário


                                  #17
                                  Audi A4 -> Lancia Musa.

                                  Motivo: Deixou de ter o carro que achava que precisava e passou para o tipo de carro que realmente lhe fazia sentido.

                                  Comentário


                                    #18
                                    No meu caso:
                                    Xantia 1.9 TD 90cv VSX+ para C1 1.0i 68cv ( o objectivo era trocar por algo moderno e mais racional/económico em manutenção )
                                    C5 mk1 2.0 HDI 110 SX para Dacia Sandero TCE 90 GPL ( a mesma coisa do caso acima , mas aqui tambem pelo factor GPL )

                                    Os meus pais:
                                    C5 mk2 2.0 HDI 136 Exclusive Auto cheio de equipamento para Dacia Sandero 0.9 TCE 90 igual ao meu. ( C5 II revelou-se pouco confortável para os meus pais, ao nível de bancos, e para a minha maria tambem, eu por acaso achei bom. E tambem a questão de ser mais caro de manter devido ao IUC, seguro, pneus, e ser apenas para viagens curtas, não fazia sentido mantê-lo )


                                    Quando desço de segmento, fico agradado com maior economia, mais agilidade, mais barato de manter, pneus, etc. Quando subo de segmento, gosto do espaço extra, conforto, etc.

                                    Cada vez mais gosto de conduzir, mas cada vez menos gosto de gastar dinheiro em carros e vou para o mais racional e que me leve menos vezes à oficina por avarias.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Em 2017, eu troquei um Golf MK7 2015 com 21.000km por um Renault twingo 2007 com 120.000km (olha que ainda fiquei com o renaultzito por um ano e vendi com 135.000km) ..... Época que casei e mudei para o apartamento novo

                                      Comentário


                                        #20
                                        Não acho, de forma alguma, que descer de segmento seja um problema. O que faz sentido hoje, pode não fazer amanhã e não tem de ser, obrigatoriamente, por questões financeiras. Há imensas pessoas que podem comprar automóveis dos segmentos mais altos e não o fazem apenas por opção, seja porque gostam da estética ou porque querem apenas ter uma carroçaria mais fácil de estacionar.

                                        Isto até se aplicar nos segmentos mais baixos. Ter um segmento B não é sempre melhor do que um A, assim como ter um C não é sempre melhor do que ter um B. Depende de inúmeros fatores.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Depende da vida e das necessidades de cada um, passar para um carro mais barato pode ser uma decisão perfeitamente adequada, mesmo que não existam dificuldades financeiras.

                                          Mas são casos raros. O mais comum é manter-se no segmento.

                                          Comentário


                                            #22
                                            nesse aspecto o meu pai deve ser a pessoa mais incoerente/irracional que conheço.
                                            troca de carro conforme vai dando na telha, independentemente do ano, segmento, combustível ou valor, e arranja sempre justificações estapafúrdias para as opções.... ou dói a perna e quer um auto, ou é pequeno e quer um grande, ou gasta muito e que economico, ou quer algo mais emocionante etc..
                                            desde que me lembro de ser gente que já perdi a conta aos carros que já teve.

                                            assim por alto e de cabeça, neste ultimos 3 anos a coisa foi mais ao menos : rover 75cdti tourer - smart roadster- 508sw 1.6hdi - cr-z 1.5 ima - c30 1.6d - mb w211 270cdi

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                              Bom dia!

                                              Este é para ser um tópico não demasiado sério, mas que pode expor algumas histórias engraçadas.

                                              Então, basicamente o que quero saber é de casos que conheçam em que alguém vosso conhecido, não interessa muito por que razões, ao trocar de carro desceu pelo menos 2 segmentos ou passou, por exemplo, para um carro com metade da potência, etc. A idade não é factor aqui.

                                              Dou como exemplo o de um conhecido que passou de um BMW 725tds para uma... Skoda Fabia 1.4 TDI!

                                              E vocês, que situações deste tipo conhecem?
                                              Não é que se enquadre nos 2 segmentos, nem na potência, mas passei de uma Mazda 5 para um série 1 N47.

                                              A nível de espaço não há comparação, a Mazda tinha até 7 lugares, com 5 tinha uma mala super generosa, era super prática para passear com amigos ou familiares.

                                              Já o série 1 é super acanhado, cabem 2 adultos atrás e não podem ser muito gordos ou altos .


                                              Mudei simplesmente porque estava farto de ser o escolhido para todas as viagens, como tinha um carro maior pensavam logo em mim, depois porque sou novo e queria algo mais dinâmico.



                                              Hoje em dia sinto falta dos lugares traseiros da Mazda, dava espaço para muita brincadeira...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
                                                nesse aspecto o meu pai deve ser a pessoa mais incoerente/irracional que conheço.
                                                troca de carro conforme vai dando na telha, independentemente do ano, segmento, combustível ou valor, e arranja sempre justificações estapafúrdias para as opções.... ou dói a perna e quer um auto, ou é pequeno e quer um grande, ou gasta muito e que economico, ou quer algo mais emocionante etc..
                                                desde que me lembro de ser gente que já perdi a conta aos carros que já teve.

                                                assim por alto e de cabeça, neste ultimos 3 anos a coisa foi mais ao menos : rover 75cdti tourer - smart roadster- 508sw 1.6hdi - cr-z 1.5 ima - c30 1.6d - mb w211 270cdi
                                                Juro que eu não sou o teu pai [emoji23]

                                                Fora de brincadeiras também sou um bocado assim.
                                                Neste momento estou a ver se controlo os meus impulsos... [emoji51]

                                                Ou melhor, a minha mulher está a ver se controla os meus impulsos [emoji23]
                                                Editado pela última vez por MikePug82; 03 February 2021, 16:27.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Conta lá...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                                    Não acho, de forma alguma, que descer de segmento seja um problema. O que faz sentido hoje, pode não fazer amanhã e não tem de ser, obrigatoriamente, por questões financeiras. Há imensas pessoas que podem comprar automóveis dos segmentos mais altos e não o fazem apenas por opção, seja porque gostam da estética ou porque querem apenas ter uma carroçaria mais fácil de estacionar.

                                                    Isto até se aplicar nos segmentos mais baixos. Ter um segmento B não é sempre melhor do que um A, assim como ter um C não é sempre melhor do que ter um B. Depende de inúmeros fatores.
                                                    É verdade, há muita coisa a ter em consideração.

                                                    Basta pensar assim:

                                                    Mercedes A180d novo vs C200d 4 anos vs E220d 8 anos

                                                    São segmentos diferentes, mas também têm idades diferentes, alguns preferem carros mais velhos e maiores e mais potentes, outros carros mais recentes

                                                    Outro exemplo, agora tudo coma mesma idade:

                                                    520d vs 330d vs M2

                                                    Qual é que representa uma "despromoção" em relação a qual ?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      O 520d é uma brutal despromoção em performances em relação ao M2!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        A maioria das pessoas que conheço que o fez, foi devido ao crescimento dos filhos. Assim que sairam de casa dos papás, deixou de haver necessidade de carros tão grandes. O vulgo segmento E/D/C Station banheira para um segmento C hatch ou B.

                                                        Outros casos que conheço que tinham segmentos D/C com alguns anos e optaram pelos novos B também. Nas palavras de um deles: "Este novo Ibiza mais parece um Leon dos antigos. Além disso, têm todas as mariquices e mais algumas. Não justificava dar mais 12k pelo novo Leon".

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Para essa diferença de preço, certamente havia também grandes diferenças na motorização. Mas há pessoas para quem um 1.0 com 75 CV é uma "máquina"!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Eu passei de andar em num 520 F11 para um w177 a180d

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X