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    CX

    alguém se lembra de quando vai comprar um carro saber qual o seu cx?
    isso pode influenciar os consumos? a estabilidade a alta velocidade?
    o CX era tão falado nos anos 80 principio dos anos 90 e de repente deixou de se falar porquê? a altura ao solo tem alguma coisa haver com o CX?
    qual tem melhor CX, o opel calibra ou o audi TT?
    comentem

    #2
    o calibra 2.0 16v tinha um Cx de 0.26, duvido que algum audi se compare

    o Cx trata-se grosso modo do valor da resistencia ao ar, influencia tudo, consumos, acelarações, velocidade maxima, estabilidade, dinamica

    alem do Cx tens tb o valor de referencia SCx que indica a area de resistencia ao ar

    Comentário


      #3
      não sei qual o valor de CX pra um audi tt, mas o calibra ainda tem uns referenciais 0.26.
      Este valor só agora é acompanhado por alguns, como o Mercedes classe S ou o Toyota Prius.

      Não acredito que o TT tenha esse valor.

      Mas tão ou mais importante que o CX é o S.Cx, que joga com o valor de área frontal. Também funciona como o Cx. Quanto menor, melhor.


      O Cx influencia claramente os consumos e obtenção de velocidade máxima.
      Só pra ter uma ideia:
      O concept Opel Speedster equipado com uma variante do 1.2 CTDI com 112 cv alcançava 250km/h
      Nos anos 90, a Pininfarina tinha realizado um concept que vinha equipado com um 1.1 da Fiat, que, com 55cv alcançava 200km/h.

      A estabilidade é outra questão.
      Um carro pode ter um Cx baixo e ser altamente instável a alta velocidade.
      Aí existem outras questões como o Drag, e os valores de sustentação negativa a alta velocidade.
      Uma coisa que o 1º TT não é alheio e que levou a alguns acidentes e à introdução daquele pequeno spoiler na traseira.

      Comentário


        #4
        atenção, apenas a versão base 2.0 16v do calibra tinha um cx de 0.26, o turbo 4x4 ja tinha um cx banal

        Comentário


          #5
          nops. a diferença deveria ser de apenas uma décima.
          em vez de 0.26, seria 0.27.

          não existe grande diferença entre as diversas versões.
          as versões mais potentes, que trazem pneus mais largos e quanto muito entradas de ar maiores, afectam o valor de Cx, mas a diferença nunca é demasiado grande

          Comentário


            #6
            a acreditar no que li na altura, excepto o 2.0 base, todos os restantes calibras tinham um cx de 0.29

            Comentário


              #7
              calibra .. o vectra esculpido pelo vento ;)

              1.2 CTDI com 112 cv alcançava 250km/h ?? [:0][:0][:0] incrivel

              Comentário


                #8
                porra, isso é uma diferença enorme.

                mesmo o novo classe S, que se não estou em erro tem um Cx de 0.25, para as versões mais potentes como o S600, apenas perde uma décima

                E no Calibra não me recordo de haver diferenças externas entre as versões mais básicas e a turbo.
                A não ser nos pneus mais largos

                Comentário


                  #9
                  Xiii o que se foram lembrar, realmente nso anos 80 isso era uma luta das marcas tentar obter o CX mais baixo, agora os carros são quase todos monovolumes e o que se procura é o espaço.
                  Daqui a pouco começamos a ter carros como os americanos.

                  Mas realmente o Calibra tinha um cx baixissimo, esculpido pelo vento.

                  Comentário


                    #10
                    Não era aquele o peixe da mercedes que tinha um CX de .22 ?

                    Comentário


                      #11
                      Mesmo assim, continua a haver um trabalho excepcional no desenvolvimento da aerodinâmica.
                      Um dos mais recentes, mostra que os carros altos também podem ser extremamente aerodinâmicos.
                      Um projecto que me fascina particularmente, devido à forma que chegaram... à forma.


                      Cx de apenas 0.19

                      Comentário


                        #12
                        0.7 to 1.1 - typical values for a Formula 1 car (downforce settings change for each circuit)
                        0.7 - Caterham Seven
                        at least 0.6 - a typical truck
                        0.57 - Hummer H2, 2003
                        0.51 - Citroën 2CV
                        over 0.5 - Dodge Viper
                        0.44 - Toyota Truck, 1990-1995
                        0.42 - Lamborghini Countach, 1974
                        0.42 - Triumph Spitfire Mk IV, 1971-1980
                        0.42 - Plymouth Duster, 1994
                        0.39 - Dodge Durango, 2004
                        0.39 - Triumph Spitfire, 1964-1970
                        0.38 - Volkswagen Beetle
                        0.38 - Mazda Miata, 1989
                        0.374 - Ford Capri Mk III, 1978-1986
                        0.372 - Ferrari F50, 1996
                        0.37 - Renault Twingo
                        0.36 - Eagle Talon, mid-1990s
                        0.36 - Citroën DS, 1955
                        0.36 - Ferrari Testarossa, 1986
                        0.36 - Opel GT, 1969
                        0.36 - Honda Civic, 2001
                        0.36 - Citroën CX, 1974 (the car was named after the term for drag coefficient)
                        0.355 - NSU Ro 80, 1967
                        0.34 - Ford Sierra, 1982
                        0.34 - Ferrari F40, 1987
                        0.34 - Chevrolet Caprice, 1994-1996
                        0.34 - Chevrolet Corvette Z06, 2006
                        0.338 - Chevrolet Camaro, 1995
                        0.33 - Dodge Charger, 2006
                        0.33 - Audi A3, 2006
                        0.33 - Subaru Impreza WRX STi, 2004
                        0.33 - Mazda RX-7 FC3C, 1987-91
                        0.33 - Citroen SM, 1970
                        0.32064 - Volkswagen GTI Mk V, 2006 (0.3216 with ground effects)
                        0.32 - Toyota Celica,1995-2005
                        0.31 - Citroën AX, 1986
                        0.31 - Citroën GS, 1970
                        0.31 - Eagle Vision
                        0.31 - Ford Falcon, 1995-1998
                        0.31 - Mazda RX-7 FC3S, 1986-91
                        0.31 - Renault 25, 1984
                        0.31 - Saab Sonett III, 1970
                        0.31 - Audi A4 B5, 1995-2000
                        0.30 - Audi 100, 1983
                        0.30 - BMW E90, 2006
                        0.30 - Porsche 996, 1997
                        0.30 - Saab 92, 1947
                        0.29 - Dodge Charger Daytona, 1969
                        0.29 - Honda CRX HF 1988
                        0.29 - Subaru XT, 1985
                        0.29 - BMW 8-Series, 1989
                        0.29 - Porsche Boxster, 2005
                        0.29 - Chevrolet Corvette, 2005
                        0.29 - Mazda RX-7 FC3S Aero Package, 1986-91
                        0.29 - Lexus LS 400, 1990
                        0.29 - Lancia Dedra, 1990-1998
                        0.29 - Honda Accord Hybrid, 2005
                        0.29 - Lotus Elite, 1958
                        0.29 - Mercedes-Benz W203 C-Class Coupe, 2001 - 2007
                        0.28 - Rumpler Tropfenwagen, 1921
                        0.28 - Toyota Camry and sister model Lexus ES, 2005
                        0.28 - Porsche 997, 2004
                        0.28 - Renault 25 TS, 1984
                        0.28 - Saab 9-3, 2003
                        0.27 - Infiniti G35, 2002 (0.26 with "aero package")
                        0.27 - Mercedes-Benz W203 C-Class Sedan, 2001 - 2007
                        0.27 - Rumpler, 1921
                        0.27 - Toyota Camry Hybrid, 2007
                        0.26 - Alfa Romeo Disco Volante, 1952
                        0.26 - Hotchkiss Gregoire, 1951
                        0.26 - Lexus LS 430, 2001 (0.25 with air suspension)
                        0.26 - Mercedes-Benz W221 S-Class, 2006
                        0.26 - Toyota Prius, 2004
                        0.26 - Vauxhall Calibra, 1989
                        0.25 - Audi A2 1.2 TDI, 2001
                        0.25 - Dymaxion Car, 1933
                        0.25 - Honda Insight, 1999
                        0.25 - SmILE (an experimental car)
                        0.212 - Tatra T77 a, 1935
                        0.20 - Loremo Concept, 2006
                        0.20 - Opel Eco Speedster Concept, 2003
                        0.195 - General Motors EV1, 1996
                        0.19 - Alfa Romeo BAT Concept, 1953
                        0.19 - Dodge Intrepid ESX Concept , 1995
                        0.19 - Mercedes-Benz "Bionic Car" Concept, 2005 [5] (based on the boxfish)
                        0.16 - Daihatsu UFEIII Concept, 2005
                        0.16 - General Motors Precept Concept, 2000
                        0.14 - Fiat Turbina Concept, 1954
                        0.137 - Ford Probe V prototype, 1985
                        0.117 - Summers Brothers Goldenrod Bonneville race car, 1965

                        Comentário


                          #13
                          mais alguns

                          0.137 1986 Ford Probe V (Concept car)
                          0.19 1996 GM EV1 (Electric car)
                          0.25 1999 Honda Insight (Hybrid car)
                          0.25 2000 Lexus LS430
                          0.25 2000 Audi A2 "3-litre"
                          0.26 1989 Opel Calibra 2.0i base model
                          0.26 2000 Mercedes C180
                          0.27 1996 Mercedes E230
                          0.27 1997 VW Passat
                          0.27 1997 Lexus LS400
                          0.27 1998 BMW 318i
                          0.27 2000 Mercedes C-class

                          Comentário


                            #14
                            Já agora um tijolo tem um coeficiente de 2.1 e uma bicicleta de 0,9

                            Comentário


                              #15
                              Cá está ele:



                              CX: 0.117

                              Comentário


                                #16
                                O A2 tem assim um cx baixo?

                                Já agora quem viu na sic a vida e bela o gajo a testar o caterham?

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por SCOoOTER


                                  Já agora quem viu na sic a vida e bela o gajo a testar o caterham?
                                  vi, e orgulham-se de anunciar o teste em estrada aberta ao publico [8)] belo exemplo

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por cromados

                                    citação:Originalmente colocada por SCOoOTER


                                    Já agora quem viu na sic a vida e bela o gajo a testar o caterham?
                                    vi, e orgulham-se de anunciar o teste em estrada aberta ao publico [8)] belo exemplo
                                    Tb vi isso... A dizerem que o gajo era um piloto habituado a velocidade e que o teste tinha sido feito em estrada aberta,...

                                    Depois aparece escrito no ecrã: Filmado em circuito fechado... E eles a cruzarem-se com carros.

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por SilverArrow

                                      citação:Originalmente colocada por cromados

                                      citação:Originalmente colocada por SCOoOTER


                                      Já agora quem viu na sic a vida e bela o gajo a testar o caterham?
                                      vi, e orgulham-se de anunciar o teste em estrada aberta ao publico [8)] belo exemplo
                                      Tb vi isso... A dizerem que o gajo era um piloto habituado a velocidade e que o teste tinha sido feito em estrada aberta,...

                                      Depois aparece escrito no ecrã: Filmado em circuito fechado... E eles a cruzarem-se com carros.
                                      deve ter sido no circuito do Mónaco. [8)]

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por SilverArrow

                                        citação:Originalmente colocada por cromados

                                        citação:Originalmente colocada por SCOoOTER


                                        Já agora quem viu na sic a vida e bela o gajo a testar o caterham?
                                        vi, e orgulham-se de anunciar o teste em estrada aberta ao publico [8)] belo exemplo
                                        Tb vi isso... A dizerem que o gajo era um piloto habituado a velocidade e que o teste tinha sido feito em estrada aberta,...

                                        Depois aparece escrito no ecrã: Filmado em circuito fechado... E eles a cruzarem-se com carros.
                                        :D exacto a gaja diz que é aberta e depois aparece escrito que é em circuito fechado..

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                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por SCOoOTER

                                          citação:Originalmente colocada por SilverArrow

                                          citação:Originalmente colocada por cromados

                                          citação:Originalmente colocada por SCOoOTER


                                          Já agora quem viu na sic a vida e bela o gajo a testar o caterham?
                                          vi, e orgulham-se de anunciar o teste em estrada aberta ao publico [8)] belo exemplo
                                          Tb vi isso... A dizerem que o gajo era um piloto habituado a velocidade e que o teste tinha sido feito em estrada aberta,...

                                          Depois aparece escrito no ecrã: Filmado em circuito fechado... E eles a cruzarem-se com carros.
                                          :D exacto a gaja diz que é aberta e depois aparece escrito que é em circuito fechado..

                                          [8)] eu ate dizia outra coisa....

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                                            #22
                                            Para um desportivo, tão importante como o Cx é o Cy, coeficiente de sustentação. Foi aqui que o Audi TT falhou.

                                            É curiosa esta moda dos construtores. Durante uns tempos foi a aerodinâmica, depois foi a segurança. Agora são as emissões. São modas, porque vão e vêm consoante o público é "sugestionado". Não deixam de ser consideradas aquando dos projectos, mas são mais ou menos comunicadas consoante aquilo que o público quer ver e ouvir.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Infelizmente hoje em dia a performance aerodinâmica é sacrificada em relação à estética.
                                              O Cx já nem sequer é argumento de vendas e normalmente não vem nas características técnicas dos carros.
                                              Vêm-se modelos de marcas de topo super agressivos que devem ter um Cx próximo de um portão de garagem. Assim de repente lembro-me do Crossfire e do TT que tiveram que meter uma asinha atrás para o carro não levantar voo. Claro o carro foi desenhado pelo estilista...
                                              A aerodinâmica é tão importante que as equipas de F1 têm tuneis de vento a trabalhar 24 sobre 24 horas com turnos de engenheiros. Por alguma coisa deve ser...
                                              Um bocado à parte mas relacionado com a aerodinâmica, não percebo como é que querem "fechar" os LMP's quando está mais que provado que os voos dos Mercedes em Le Mans e do 911 GT1 em Road Atlanta se deveram à aerodinâmica dos carros.

                                              Comentário


                                                #24
                                                O melhor CX de um carro vendido ao publico é o do Honda Insight.

                                                [^][^][^]

                                                Boa Onda!!! :D:D;)

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                                                  #25
                                                  o audi A2?? ooooooo

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por Two

                                                    Infelizmente hoje em dia a performance aerodinâmica é sacrificada em relação à estética.
                                                    O Cx já nem sequer é argumento de vendas e normalmente não vem nas características técnicas dos carros.
                                                    Vêm-se modelos de marcas de topo super agressivos que devem ter um Cx próximo de um portão de garagem. Assim de repente lembro-me do Crossfire e do TT que tiveram que meter uma asinha atrás para o carro não levantar voo. Claro o carro foi desenhado pelo estilista...
                                                    A aerodinâmica é tão importante que as equipas de F1 têm tuneis de vento a trabalhar 24 sobre 24 horas com turnos de engenheiros. Por alguma coisa deve ser...
                                                    Um bocado à parte mas relacionado com a aerodinâmica, não percebo como é que querem "fechar" os LMP's quando está mais que provado que os voos dos Mercedes em Le Mans e do 911 GT1 em Road Atlanta se deveram à aerodinâmica dos carros.
                                                    O cx de um audi TT deve andar pelos 0.31, 0.33.
                                                    Não é um mau valor.
                                                    Mas o problema está na forma do carro, sobretudo no perfil, que se assemelha bastante a uma asa de avião.
                                                    Daí os problemas de estabilidade do Audi TT, sobretudo quando se desacelarava ou travava a partir de uma velocidade inicial elevada.

                                                    A forma ideal para um automóvel é o de uma asa invertida ou então o chamado perfil em cunha, já que permite, naturalmente, um baixo valor de sustentação negativa.

                                                    Quando tal não acontece recorre-se a soluções como asas e spoilers para manter o carro estável a alta velocidade e capaz de lidar com as transferências de massas quando se trava.

                                                    Basta ver o 911. Recorre à forma da gota de água, com prejudicio natural da estabilidade a alta velocidade. Mas graças ao spoiler retráctil, e outros pequenos ajustes é uma das referências a nivel aerodinâmico. o 996 GT3 conseguia a proeza de não apresentar qualquer tipo de sustentação negativa a 200km/h.

                                                    Outro exemplo: os alfas 156, 159 não são referências em valores de Cx, longe disso, mas dado o seu perfil em cunha são bastante estáveis a alta velocidade, resultando em baixos valores de sustentação negativa e sem recurso a spoilers ou asinhas.

                                                    Com a evolução de cavalagens e velocidades em todos os carros torna-se cada vez mais importante esculpir a zona inferior do carro, de modo a manter linhas limpas em cima e garantir estabilidade a altas velocidades, sobretudo quando acontecem transferências de massas.

                                                    Por isso, convém separar as águas quando se fala na aerodinâmica de um carro.
                                                    Um bom valor de Cx não significa automaticamente boa estabilidade a alta velocidade.
                                                    Um bom valor de sustentação negativa, não significa bom cx.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por eL niNo

                                                      o audi A2?? ooooooo
                                                      Sim! O carro foi todo feito com o propósito de gastar pouco! É construído em alumínio pra baixar o peso e tem uma forma muito aerodinâmica que, reparando, é parecido com a do prius e a desse mercedes peixe! Por alguma coisa tem aquele preço...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por Automobilista

                                                        O melhor CX de um carro vendido ao publico é o do Honda Insight.

                                                        [^][^][^]

                                                        Boa Onda!!! :D:D;)
                                                        e antes disso, Calibra que foi de 89 a 99 o melhor ;)

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por Chewbacca

                                                          citação:Originalmente colocada por eL niNo

                                                          o audi A2?? ooooooo
                                                          Sim! O carro foi todo feito com o propósito de gastar pouco! É construído em alumínio pra baixar o peso e tem uma forma muito aerodinâmica que, reparando, é parecido com a do prius e a desse mercedes peixe! Por alguma coisa tem aquele preço...
                                                          o preço alto tem a ver com o material utilizado.
                                                          O processo de produção sai bem mais caro.

                                                          Mas o a2 prova que até carros altos, tendencialmente pouco aerodinamicos, até o conseguem ser.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por GJP

                                                            citação:Originalmente colocada por SCOoOTER

                                                            citação:Originalmente colocada por SilverArrow

                                                            citação:Originalmente colocada por cromados

                                                            citação:Originalmente colocada por SCOoOTER


                                                            Já agora quem viu na sic a vida e bela o gajo a testar o caterham?
                                                            vi, e orgulham-se de anunciar o teste em estrada aberta ao publico [8)] belo exemplo
                                                            Tb vi isso... A dizerem que o gajo era um piloto habituado a velocidade e que o teste tinha sido feito em estrada aberta,...

                                                            Depois aparece escrito no ecrã: Filmado em circuito fechado... E eles a cruzarem-se com carros.
                                                            :D exacto a gaja diz que é aberta e depois aparece escrito que é em circuito fechado..

                                                            [8)] eu ate dizia outra coisa....
                                                            GJP, acho que ninguém percebeu..! [}][}][}]

                                                            Também vi esse teste ao Caterham, e para ser sincero até eu, só de ver o condutor dentro daquilo, me senti apertado...aquilo é mesmo pequeno...

                                                            Comentário

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